Adnê Jefferson Moura Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1466091091556278
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Doutorando em História da Ciência e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST/UFPA). Bacharel e Licenciado Pleno em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa População, Família e Migração na Amazônia - RUMA (CNPq/UFPA). Durante a graduação, fez parte do Projeto "O Conhecimento Histórico na Escola: Prática Docente, Pesquisa e Historiografia", como bolsista de iniciação à docência (PIBID/CAPES). Desenvolveu, ainda, atividades como monitor na disciplina História do Brasil, pela Universidade do Estado do Pará, e como bolsista do projeto de extensão Quintas de História e Educação, vinculado a Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de História, discutindo temas como História da Infância; História da Educação e Ensino de História; História da Saúde, das Instituições e das políticas de Assistência; Fotografia e Visualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adnê Jefferson Moura Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, A. J. M.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Infância, ciência e filantropia: o Instituto de Proteção e Assistência a Infância do Pará (Belém, 1912-1951),
Orientador: Luiz Otávio Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Infâncias Revistas: representações de crianças, saúde e educação infantis em revistas ilustradas (Belém, 1919-1942),Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Profa. Dra. Cristina Donza Cancela.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Infância.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Amazônia.
2009 - 2014
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Orientador: Prof. Dr. Maurício Zeni.
2009 - 2013
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Orientador: Profa. Dra. Cristina Donza Cancela.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina: História da Educação Brasileira e da Amazônia Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia Turma: 2017 Intervalar Faculdade de Educação (FACED/UFPA - Campus Bragança)

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia (PARFOR) Faculdade de Educação (FACED/UFPA - Campus Bragança)

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Partcipou como Bolsista do Projeto "O Conhecimento Histórico na Escola: Prática docente, Pesquisa e Historiografia", vinculado ao Programa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes), coordenado pela Professora Dra. Franciane Gama Lacerda.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do projeto de extensão "Quintas de história e Educação", vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFPA) e coordenado pelo Prof. Dr Márcio Couto Henrique.


Editora Estudos Amazônicos, EAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Iconográfico, Carga horária: 36
Outras informações
Pesquisador de iconografias para a elaboração de livros didáticos e paradidáticos de História e Estudos Amazônicos.


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor da Disciplina História do Brasil, vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, sob a orientação do Prof. Dr. Jairo de Jesus do Nascimento Silva.


Arquivo Público do Estado do Pará, APEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário (voluntário), Carga horária: 20
Outras informações
Estágio voluntário no Arquivo Público Do Estado do Pará (APEP), realizando atividades de leitura e transcrição de documentos dos séculos XVIII e XIX. Carga horária total: 45 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário (voluntário), Carga horária: 20
Outras informações
Estágio voluntário no Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), realizando atividades de tratamento técnico da documentação, como: identificação, higienização, reparos técnicos e acondicionamento. Carga horária total: 40 horas.



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
O CONHECIMENTO HISTÓRICO NA ESCOLA: PRÁTICA DOCENTE, PESQUISA E HISTORIOGRAFIA
Descrição: O subprojeto PIBID da área de história intitulado "O conhecimento histórico na escola: prática docente, pesquisa e historiografia", desenvolvido na Escola Estadual Deodoro de Mendonça, localizada no bairro de Nazaré, na cidade de Belém, pretende uma aproximação do graduando de história com a prática do ensino, de forma que o estudante do curso consiga adaptar seus conhecimentos e abordagens historiográficas, para o ensino fundamental e médio. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Adnê Jefferson Moura Rodrigues - Integrante / Patrícia santana da Luz - Integrante / Cybelle Ingrid da Rocha Loureiro - Integrante / Luciana Maria Serrao Backsmann - Integrante / Franciane Gama Lacerda - Coordenador.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Quintas de História e Educação
Descrição: O projeto tem por finalidade contribuir para uma melhor formação dos alunos do curso de História da Universidade Federal do Pará, no que diz respeito à formação para a licenciatura. Pretende-se realizar, uma vez por mês, no Laboratório de História, atividades pedagógicas que capacitem os graduandos a fazerem a transposição didática dos conteúdos adquiridos ao longo da graduação, discutindo como determinados temas podem ser abordados em sala de aula e que tipo de material didático pode favorecer a compreensão dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Adnê Jefferson Moura Rodrigues - Integrante / Paloma Freitas de Godoy - Integrante / Marilene Andreza Guerreiro de Souza - Integrante / Márcio Couto Henrique - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, A. J. M.2015 RODRIGUES, A. J. M.. Infância, ciência e imagem: a construção de um modelo de saúde infantil em anúncios e fotografias (Belém, 1919-1942). REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS, v. 11, p. 06-33, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, A. J. M.; GODOY, P. F. . Reflexões sobre o projeto de extensão Quintas de História e Educação. In: Márcio Couto Henrique. (Org.). Diálogos entre História e Educação. 1ed.Belém: Editora Açaí, 2014, v. , p. 155-165.

2.
RODRIGUES, A. J. M.; ALVES RABELO, J. A. ; LUZ, P. S. . Os objetos e a história da cidade. In: Franciane Gama Lacerda. (Org.). História e natureza nas aulas de Estudos Amazônicos. 1ed.Belém: Estudos Amazônicos, 2012, v. , p. 29-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, A. J. M.. ?CHEIAS DE VIDA QUE TANTO PROMETEM PARA O FUTURO?. IMAGENS DA SAÚDE INFANTIL EM FOTOGRAFIAS E ANÚNCIOS (BELÉM, 1920-1940). In: V Seminário Internacional História e Historiografia, 2016, Recife. ANAIS DO V SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 1056-1065.

2.
RODRIGUES, A. J. M.. ?Mais dificultoso educar do que instruir': educação e formação para a nação nas páginas da revista A Semana (Belém, anos 1920). In: II Simpósio de História em Estudos Amazônicos, 2015, Belém. Anais do II II Simpósio de História em Estudos Amazônicos. Belém: Açaí, 2015. v. II. p. 3-13.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, A. J. M.. 'Cheias de vida que tanto prometem para o futuro': imagens da saúde infantil em fotografias e anúncios (1920-1940). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES, A. J. M.. 'Homens e mulheres robustas de amanhã tomam hoje a Emulsão de Scott': representações de saúde infantil em fotografias e anúncios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RODRIGUES, A. J. M.. 'Quando a chrysalida se tornar borboleta, quando a menina for mulher': crianças e mulheres em concursos de beleza (1922-1930). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, A. J. M.. 'Para torna-las úteis a si, a sociedade e a pátria': a fundação do Instituto de Proteção e Assistência à Criança Desvalida do Pará, 1912.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RODRIGUES, A. J. M.. A Infância em imagens: fotografias de crianças em revistas ilustradas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RODRIGUES, A. J. M.. 'Mais dificultoso educar do que instruir': educação e formação para a nação nas páginas da revista A Semana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RODRIGUES, A. J. M.. A Educação Superior como perspectiva para o futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RODRIGUES, A. J. M.. Educação para o trânsito: uma reflexão crítica acerca do Projeto Operação Volta às Aulas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RODRIGUES, A. J. M.. Infância de Revista, entre imagens e propagandas (Anos 1920). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RODRIGUES, A. J. M.; SOUSA, M. C. L. ; SILVA, T. M. . DST's, gravidez e aborto: abordando o que se tem e debatendo o que se vê. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Exposição Miriti das Águas - projeto Nazaré em todo canto. Mediador de ações educativas. 2013. (Exposição).

2.
Seminário Infância e Adolescência: diversas narrativas. 2013. (Seminário).

3.
VII Jornada de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia.Educação para o trânsito: uma reflexão crítica acerca do Projeto Operação Volta às Aulas. 2013. (Seminário).

4.
VII Jornada de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia.A Educação Superior como perspectiva para o futuro. 2013. (Seminário).

5.
Exposição Miriti das Águas - projeto Nazaré em todo canto. Mediador de ações educativas. 2012. (Exposição).

6.
IV Encontro Internacional de História Colonial. 2012. (Congresso).

7.
Minicurso - Imagem e História VIII Encontro Regional de História - ANPUH Seção Pará: Sociabilidades e Diversidades na Amazônia. 2012. (Encontro).

8.
1ª Semana Acadêmica de Pedagogia (UEPA). 2011. (Encontro).

9.
III Seminário Nacional e V Seminário Regional sobre Formação de de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2011. (Seminário).

10.
Curso de História e Cinema. 2010. (Oficina).

11.
Seminário Diálogos Interdisciplinares: Novas perspectivas em História. 2010. (Seminário).

12.
Palestra Quintas de História e Educação, tematica: A escravidão nas aulas de história. 2009. (Outra).

13.
Palestra Quintas de História e Educação, tematica: A musica nas aulas de historia. 2009. (Outra).

14.
Segundo Encontro Paraense de Estudantes de História. 2009. (Encontro).

15.
Seminario Novas Faces da Pesquisa Sobre Religião da Amazônia. 2009. (Seminário).



Outras informações relevantes


Defesa da Dissertação de Mestrado: 05 de Outubro de 2017. Banca Examinadora: Profa. Dra. Cristina Donza Cancela (Orientadora - PPHIST/UFPA); Prof. Dr. Érico Silva Muniz (FAHIST-Bragança/UFPA); Profa. Dra. Franciane Gama Lacerda (PPHIST/UFPA); Profa. Dra. Maria Izilda de Matos (PUC-SP)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 19:27:17