Mateus Romanini

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  • Última atualização do currículo em 26/10/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é docente do Instituto Federal Paraná Campus Avançado Barracão. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: karl popper, teoria dos três mundos, ciência, ética e problema de compton. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mateus Romanini
Nome em citações bibliográficas
ROMANINI, Mateus

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Barracão.
Rodovia BR 163, Km 01 - Saída para Santo Antônio
Industrial
85700000 - Barracão, PR - Brasil
Telefone: (41) 91028824
URL da Homepage: http://reitoria.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Realismo Moral: Proposta e a Partir da teoria popperiana dos Três Mundos, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Albertinho Luiz Gallina.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ética; Filosofia; Karl Popper; Realismo Moral.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2010 - 2012
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Realismo e Pluralismo: A Filosofia da Ciência de Karl R. Popper,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Albertinho Luiz Gallina.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência; Karl Popper; Realismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência.
2006 - 2010
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O Dilema da Ação Coletiva: Estudo de Casos em Condomínios Residenciais da Cidade de Santa Maria.
Orientador: Reginaldo Teixeira Perez.




Formação Complementar


2013 - 2013
Minicurso de Introdução à Metaética. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periód. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Razões para agir: questões de fundamentação. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Leitura Acadêmica em Língua Francesa. (Carga horária: 40h).
Casa de Leitura Línguas, CLS, Brasil.
2006 - 2006
Leitura Acadêmica em Língua Inglesa - I. (Carga horária: 40h).
Casa de Leitura Línguas, CLS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Paraná Câmpus Avançado Barracão, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I, Filosofia II, Filosofia III, Filosofia IV, Sociologia I, Sociologia II, Sociologia III, Sociologia IV e Metodologia Científica e da Pesquisa (Curso Técnico em Administração). Filosofia I e Sociologia I (Curso Técnico em Informática)
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia II
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia III
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica e da Pesquisa
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia I
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia II
02/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia III
03/2015 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Pesquisa e ExtensãoCapanema - COPE Capanema, .

Cargo ou função
Presidente.
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia II
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia I
02/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia II
08/2015 - 06/2016
Direção e administração, Campus Avançado Barracão, .

Cargo ou função
Chefe de Seção de Ensino, Pesquisa e Extensão.
06/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atividade de Ensino: "O Poder dos Mitos"
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia I

Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Bolsista CAPES.


Escola Estadual Professora Edna May Cardoso, EDNA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 1



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Análise e Diagnóstico das Instituições Sociais Públicas no Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF)
Descrição: O presente projeto visa, em primeiro lugar, fomentar a pesquisa sobre instituições sociais públicas de modo geral e, mais especificamente, aquelas que são encontradas nos municípios que formam o Consórcio Intermunicipal da Fronteira, doravante intitulado CIF. Em segundo lugar, o projeto tem por finalidade estimular e propiciar experiência acadêmico-profissional para as discentes envolvidas de modo a familiarizá-las com o âmbito da pesquisa acadêmica. Com esses objetivos, inicialmente far-se-á uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, de modo a tornar claro em que consistem as instituições sociais públicas, tornando possível delimitar a segunda parte do trabalho, a saber, uma pesquisa de campo visando mapear as principais instituições sociais existentes nos municípios do CIF. Tendo sido feito tanto o levantamento e análise de dados bibliográficos quanto a investigação sobre as instituições sociais públicas de cada município, buscar-se-á difundir o conhecimento sobre o que são instituições sociais públicas, bem como seu papel na vida da comunidade através da apresentação de trabalhos e da produção de, pelo menos, um artigo em veículo ainda a ser analisado. Ao término da pesquisa, espera-se que haja maior compreensão por parte da comunidade sobre o que são as instituições sociais públicas, permitindo um olhar diferenciado sobre elas. Além disso, se espera elencar todas as instituições registradas nos municípios que fazem parte do CIF bem como suas funções sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Agentes Sociais e Promoção da Ação Coletiva: Estudo de Associações Civis nos Municípios do Consórcio Intermunicipal da Fronteira
Descrição: O presente projeto tem por objetivo fazer levantamento e análise de dados sobre as principais associações civis nos municípios de Barracão/PR, Bom Jesus do Sul/PR e Dionísio Cerqueira/SC, com o intuito de compreender melhor como a ação coletiva é engendrada nesses grupos societários. Através dessa análise, busca-se maior compreensão sobre como ocorre o fenômeno da ação coletiva nessas organizações, quais suas principais características, qual o papel dos atores envolvidos e quais os melhores meios para otimizar esse tipo de ação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Grupo de Estudos em Metafísica e Epistemologia - GEME
Descrição: Grupo de pesquisa com sede no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Mateus Romanini - Integrante / Albertinho Luiz Gallina - Integrante / Rogério Fabianne Saucedo Corrêa - Coordenador / Alexandre Noronha Machado - Integrante / Carlos Augusto Sartori - Integrante / Flavio Williges - Integrante / Jose Lourenco Pereira da Silva - Integrante / Rogério Passos Severo - Integrante / Bruno Angeli Faez - Integrante / Diorge Vieira Rosa - Integrante / Eleandro Luis Zeni - Integrante / Gilson Olegario da Silva - Integrante / Ícaro Zimmermann Leal - Integrante / Jefferson Polidoro Dias - Integrante / Jonatan Willian Daniel - Integrante / Karen Giovana Videla da Cunha Naidon - Integrante / Laura Machado do Nascimento - Integrante / Marcelo Fischborn - Integrante / Mariana Sortica Giacomini - Integrante / Rafael Luiz Soares - Integrante.
2009 - 2011
Fundação e Normatividade do Conhecimento
Descrição: Aquilo que conhecemos geralmente está baseado em outros conhecimentos, isto é, muito do que conhecemos depende ou está diretamente relacionado a outros conhecimentos que os precedem. Nossa crença de que uma pessoa se aproxima pode estar sendo suportada por outra crença, a saber, de que estamos ouvindo passos no corredor, e assim por diante. Esta relação direta entre crenças, de que umas são inferidas de outras, deu início a uma importante questão: Dada essa cadeia de crenças, há um nível no qual uma crença está baseada numa crença que não requer nenhuma outra crença para lhe dar suporte? Uma resposta positiva a essa questão nos é apresentada pelo fundacionismo, cuja defesa de uma fundação para o conhecimento se apóia na existência de crenças auto-evidentes. O presente projeto procura elucidar a abordagem fundacionista e apresentar as críticas a esse modo de entender a tarefa epistemológica. Também procurará investigar a pertinência das críticas endereçadas aos fundacionistas no intento de saber acerca da validade da justificação proposta. Neste sentido, o projeto se insere no contexto do estudo sobre problemas filosóficos nas teorias epistemológicas contemporâneas, mais particularmente os problemas relacionados à justificação fundacionista do conhecimento e das abordagens anti-fundacionistas. Razão pela qual a pesquisa centrar-se-á no debate entre as abordagens fundacionistas de H. H. Price e Roderick Chisholm e as críticas feitas por Wilfrid Sellars e W. O. Quine. O problema que caracteriza o presente projeto é o de saber se a critica à dimensão normativa da epistemologia procede. Esse problema será enfrentado por duas vias complementares: saber se a justificação é um conceito central para a epistemologia; saber se a justificação é um conceito essencialmente normativo. Por fim, orientados pelas análises de Laurence Bonjour e Jaegwon Kim, trata-se de saber se procede a perspectiva epistemológica que propõe a redução da epistemologia ao problema da aquisição de crenç.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mateus Romanini - Integrante / Albertinho Luiz Gallina - Coordenador / Karen Giovana Videla da Cunha Naidon - Integrante / Laura Machado do Nascimento - Integrante / Krishna Lila Palandi - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Ludoteca para o Ensino Médio
Descrição: Para muitos alunos, o estudo da Matemática, da Química, de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Filosofia e Sociologia ainda é visto e vivenciado como algo maçante e monótono, o que se justifica, em partes, pela forma tradicional e mecanizada de se trabalhar os conteúdos, a qual é caracterizada pela ênfase predominante na memorização de conceitos, fórmulas, nomenclaturas, regras e normas. O excesso de trabalho com materiais e exemplos abstratos por parte dos professores contribui para que os estudantes criem uma antipatia por suas disciplinas, o que prejudica em muito a construção e a exploração do conhecimento. Assim, esse projeto se propõe a dar subsídio à prática docente no ensino das disciplinas de Matemática, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Filosofia e Sociologia por meio da construção e divulgação de materiais que favoreçam o desenvolvimento frequente de atividades lúdicas em ambiente escolar. Acreditando-se, conforme afirma Gallagher (1997), que as habilidades e competências adquiridas a partir de atividades realizadas sob condições agradáveis, ficam retidas por longos períodos de tempo. Mediante a isso, serão criados, planejados, desenvolvidos, construídos e reproduzidos diversos jogos envolvendo materiais de baixo custo e, concomitantemente, será elaborada uma apostila que sirva como guia ao professor para trabalhar com os jogos propostos. A existência concreta desses materiais propiciará, então, a implantação de uma Ludoteca no Campus Avançado do IFPR de Barracão, o qual oferece espaço físico para tal. Espera-se que, após a estruturação consistente da Ludoteca, esta possa servir como apoio e inspiração para as aulas dos professores da região de Barracão, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Saraula
Descrição: A música e os sons são parte importante na formação das pessoas. Nesse sentido a música pode servir como um poderoso instrumento tanto para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, quanto para criar um ambiente saudável de convívio e compartilhamento de experiências, ideias e conhecimentos. Busca-se através desse projeto construir um ambiente no qual os estudantes compartilhem seus saberes, desenvolvam e aperfeiçoem suas competências e habilidades, consigam trabalhar em grupo, desenvolvam e pratiquem o respeito e a tolerância frente aos diferentes gostos. Para que isso ocorra, inicialmente desenvolveremos quatro grupos de trabalho distintos e inter-relacionados: o primeiro sendo formado por estudantes interessados em aprender a tocar violão; o segundo constituído por estudantes que já possuem familiaridade com algum instrumento e que formarão grupos para executar as músicas que serão trabalhadas; o terceiro, formado por todos os participantes do projeto, tendo como finalidade os estudos teóricos tanto em música quanto nas ciências humanas; e o quarto grupo do qual participarão os estudantes interessados em estudar a relação entre música e negócios. Serão feitas reuniões semanais e atividades para serem feitas em casa visando os estudos nas disciplinas de ciências humanas e música. Inicialmente será feito um levantamento das músicas e conteúdos que serão trabalhados no decorrer do projeto. A partir disso, os estudantes produzirão materiais relacionando as músicas trabalhadas com os conteúdos dessas disciplinas de modo a demonstrar como é possível trabalhar essas músicas nas aulas, bem como ensaiarão essas músicas para tocar em grupo. Concomitantemente, buscaremos fazer grupos de estudo sobre teoria da música, visando sempre o aperfeiçoamento dos estudantes e dos professores envolvidos. Planejamos também fazer workshops e oficinas com profissionais ligados à música de modo a possibilitar um contato mais próximo dos estudantes com esse meio. O objetivo geral do projeto é estimular a aprendizagem nas disciplinas da área de ciências humanas (mais especificamente, administração, geografia, história, filosofia e sociologia) através da música e fomentar o estudo e a prática de atividades musicais no campus..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Ciclo de Debates sobre a obra "O Eu e Seu Cérebro" de Karl Popper e John C. Eccles.
Descrição: O presente Projeto de Extensão visa constituir um Ciclo de Debates sobre a obra O Eu e seu Cérebro, escrita pelo filósofo Karl R. Popper e pelo neurobiologista John C. Eccles. Com esse projeto pretendemos estabelecer um espaço para a discussão e intercâmbio intelectual entre áreas distintas do saber, propiciando uma constante troca de experiência acumuladas sobre o tema proposto. Também a promoção de um Ciclo de Debates público e aberto a comunidade em geral, permitindo que outras pessoas possam interagir com grupos acadêmicos e enriquecer o debate sobre o tema envolve tanto questões de natureza filosófica, quanto do conhecimento científico alcançado pela neurobiologia. Visto que todas as atividades serão abertas a comunidade acadêmica dos diversos centros da UFSM, de outras instituições e da nossa Sociedade, isso permitirá o estabelecimento de um espaço de interação entre os corpos docente e discente de diversas áreas do conhecimento de diferentes instituições e das pessoas com interesses comuns..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mateus Romanini - Integrante / Albertinho Luiz Gallina - Coordenador / Bruno Angeli Faez - Integrante / Karen Giovana Videla da Cunha Naidon - Integrante / Marcio Felipe Salles Medeiros - Integrante / Luiz Edmundo Pinto Bonilha - Integrante / PABLO RAFAEL ROLIM DOS SANTOS - Integrante / RAISA LAMMEL CANFIELD - Integrante / MARILIA FERNANDES REHERMANN FREITAS - Integrante / NATHALIA FONTOURA DA SILVA VALLE - Integrante / GUILHERME PINTO RAVAZI - Integrante.
2010 - 2010
Paradigma e Ciência: Leitura e Debate do livro "A estrutura das revoluções científicas" de Thomas Kuhn
Descrição: Leitura e debate sobre as noções de paradigma, ciência normal, ciência extraordinária e revolução científica, a partir da obra "A estrutura das revoluções científicas" de Thomas Kuhn, tendo em vista o desenvolvimento de uma perspectiva histórica não cumulativa do desenvolvimento das realizações científicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mateus Romanini - Integrante / Karen Giovana Videla da Cunha Naidon - Integrante / Paulo de Tarso Andrade Aukar - Coordenador / Valesca Daiana Both Ames - Integrante / Rubia Machado de Oliveira - Integrante / Fernando Meireles - Integrante / Camyla Antonioli - Integrante / Luiz Edmundo Pinto Bonilha - Integrante.
2009 - 2010
Projeto de Extensão em Instituições Políticas
Descrição: O presente Projeto de Extensão pretende agregar conhecimento acerca das Instituições Políticas aos alunos do Curso de Ciências Sociais e da sociedade em geral. A metodologia do recurso audiovisual associada a seminários/debates/discussões serão os elementos norteadores do mesmo. A lógica de funcionamento do projeto consiste em que sejam passados filmes com periodicidade mensal, que serão objeto de comentário e discussão por parte dos integrantes desta ação de extensão, supervisionada e dirigida pelo professor coordenador. Todas as atividades serão abertas à comunidade acadêmica e não acadêmica, na tentativa de criar um espaço de interação entre o corpo de pesquisadores na área de Instituições Políticas; buscar-se-á agregar cidadania. Assim, estão previstos grupos de discussão, seminários e palestras. Ao término do projeto, espera-se que o público interessado e envolvido no projeto amplie seu horizonte de perspectivas sobre o conhecimento relativo às Instituições Políticas. Quanto aos alunos em específico, deseja-se que ampliem as suas perspectivas de atuação profissional e de aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto das Ciências Sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Mateus Romanini - Integrante / Reginaldo Teixeira Perez - Coordenador / Marcos Pascotto Palermo - Integrante / Maristela Rempel Ebert - Integrante / Daiane Deponti Bolzan - Integrante / Marcio Felipe Salles Medeiros - Integrante / Antonio Belamar Oliveira de Bitencourt - Integrante / Jorge Armindo Sell - Integrante / Santiago Artur Berger Sito - Integrante / Luis Guilherme Camfield Barbosa - Integrante / Anderson Denardim Cardoso - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2016
Projeto Xadrez Campus Avançado Barracão
Descrição: Projeto voltado ao ensino de Xadrez vinculado ao Programa Bolsa Atleta - IFPR..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Projeto Tênis de Mesa Campus Avançado Barracão
Descrição: Projeto voltado ao ensino do Tênis de Mesa vinculado ao Programa Bolsa Atleta - IFPR..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
2017 - Atual
Periódico: INTUITIO (PORTO ALEGRE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROMANINI, Mateus2014 ROMANINI, Mateus. Crítica de Karl Popper ao Problema da Indução e suas Consequências para o Princípio de Verificabilidade. KALAGATOS - REVISTA DE FILOSOFIA (VERSÃO ON-LINE), v. 10, p. 305-335, 2014.

2.
ROMANINI, Mateus2013 ROMANINI, Mateus. O PLURALISMO DE KARL R. POPPER: CRÍTICAS AO PRINCÍPIO DA INVIOLABILIDADE DO MUNDO FÍSICO. Cognitio-Estudos (PUC-SP. Online), v. 10, p. 74-84, 2013.

3.
ROMANINI, Mateus2012ROMANINI, Mateus. Aplicação do modelo clássico de ciência: uma análise da teoria ética de Brentano. Intuitio (Porto Alegre), v. 5, p. 61-73, 2012.

4.
ROMANINI, Mateus2011ROMANINI, Mateus. Uma Reflexão Sobre o Ensino de Filosofia. Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM), v. 87, p. 18-24, 2011.

5.
ROMANINI, Mateus2010 ROMANINI, Mateus. TEORIAS CIENTÍFICAS E NÃO-CIENTÍFICAS NA TEORIA DA AÇÃO DE VILFREDO PARETO. Poros (Uberlândia), v. 2, p. 49-61, 2010.

6.
ROMANINI, Mateus2010ROMANINI, Mateus. O IDEAL AXIOMÁTICO DE CIÊNCIA: A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE ARISTÓTELES COMO FUNDAMENTO PARA O MODELO CLÁSSICO DE CIÊNCIA. Revista seara Filosófica (Online), v. 2, p. 99-110, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROMANINI, Mateus. Proposta de um Realismo Moral a Partir da Teoria dos Três Mundos de Karl R. Popper. In: III Congresso de Filosofia Moral e Política, 2014, Pelotas. Sobre Responsabilidade: Anais do III Congresso de Filosofia Moral e Política - Contemporaneidade. Pelotas: Dissertatio Studia, 2013. p. 365-384.

2.
ROMANINI, Mateus. ENTRE A GENÉTICA E A CULTURA: CONSIDERAÇÕES E RELAÇÕES ENTRE JESSE PRINZ E KARL R. POPPER. In: III Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia Da Universidade Federal de Santa Maria, 2013, Santa Maria - RS. Anais da III Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2012. p. 71-83.

3.
ROMANINI, Mateus. A DEMARCAÇÃO ENTRE TEORIAS CIENTÍFICAS E NÃO-CIENTÍFICAS NA TEORIA PARETIANA. In: II Jornada Regional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia - UFSM e Minter UFSM - Unijuí, 2010, Santa Maria. Anais da II Jornada Regional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia, 2010.

4.
ROMANINI, Mateus; NAIDON, Karen G. V. da Cunha ; GALLINA, Albertinho Luiz . UMA TEORIA EVOLUCIONISTA DA LINGUAGEM: A SOLUÇÃO DE KARL POPPER PARA O PROBLEMA DE COMPTON. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

5.
NAIDON, Karen G. V. da Cunha ; ROMANINI, Mateus ; GALLINA, Albertinho Luiz . O DUALISMO ESQUEMA-CONTEÚDO EM QUINE. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROMANINI, Mateus. A Teoria dos Três Mundos: Proposta de um Realismo Moral a partir da Filosofia de Karl R. Popper. In: Simpósio Internacional de Filosofia - Ética e Meta-Ética: Lei moral, reino dos fins e o sumo bem no mundo, 2011, Santa Maria. Caderno de Resumos, 2011. p. 25-25.

2.
ROMANINI, Mateus; GALLINA, Albertinho Luiz . A Ética como Ciência: Análise da Teoria Ética de Brentano sob o Prisma do Modelo Clássico de Ciência. In: I Congresso de Iniciação científica e Pós-Graduação - Sul Brasil, 2010, Florianópolis. Livro Resumos CICPG, 2010.

3.
ROMANINI, Mateus. Análise da Teoria Ética de Brentano segundo o Modelo Clássico de Ciência. In: IX Semana Acadêmica do curso de Filosofia - FAPAS: Sociedade Pós-Moderna Luzes e Sombras, 2010, Santa Maria. Caderno de Resumos da IX semana Acadêmica do Curso de Filosofia - FAPAS. Santa Maria: Biblos, 2010. p. 69-70.

4.
ROMANINI, Mateus; NAIDON, Karen G. V. da Cunha ; GALLINA, Albertinho Luiz . A CRÍTICA DE KARL POPPER AO VERIFICACIONISMO: O FALSIFICACIONISMO COMO CRITÉRIO DE DEMARCAÇÃO DE TEORIAS. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

5.
NAIDON, Karen G. V. da Cunha ; ROMANINI, Mateus ; GALLINA, Albertinho Luiz . KUHN, DAVIDSON E A TESE DA INCOMENSURABILIDADE DE TEORIAS. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

6.
ROMANINI, Mateus. Demarcação entre Ciência e Metafísica e a Origem da Verdade e do Erro: A Teoria da Ação de Pareto sob a Crítica de Popper. In: 25º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010, Santa Maria. Anais da 25º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010.

7.
ROMANINI, Mateus. O Dilema da Ação Coletiva: Estudo de Casos em Condomínios Residenciais na Cidade de Santa Maria. In: XXII Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria. ANAIS 22ª JAI, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANTUNES, Cleidimara I. M. ; ROMANINI, Mateus ; ANTUNES, C. R. M. . Análise Das Instituições Curativas Nos Municípios do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). In: Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2017, Pinhais/PR. Anais do VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR ? SE²PIN, 2017. p. 46-46.

2.
PINNO, Bianca, R. ; PINTO, Taíza B. ; SMIDERLE, Milena ; SANTOS, Mariana P. dos ; GRANOWSKI, Aline E. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento ; ROMANINI, Mateus . Ludoteca Para o Ensino Médio. In: VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2017, Pinhais/PR. Anais do VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR ? SE²PIN, 2017. p. 247-247.

3.
ROMANINI, Mateus; PEREZ, R. T. ; SCHMIDT, Karen. T. . AGENTES SOCIAIS E PROMOÇÃO DA AÇÃO COLETIVA: ESTUDO DE ASSOCIAÇÕES CIVIS NOS MUNICÍPIOS DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA FRONTEIRA. In: 6° Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFSC (2016), 2016, Florianópolis. Anais 6º SIC Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFSC, 2016. p. 21-21.

4.
ROMANINI, Mateus; ANTUNES, C. R. M. ; SILVA, Elisandra M. . ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS PÚBLICAS NO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA FRONTEIRA (CIF). In: 6° Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFSC (2016), 2016, Florianópolis. Anais 6° Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFSC (2016), 2016. p. 25-25.

5.
ROMANINI, Mateus; PEREZ, R. T. ; SCHMIDT, Karen. T. . Agentes Sociais e Promoção da Ação Coletiva: Estudo de Associações Civis nos Municípios do Consórcio Intermunicipal da Fronteira. In: II Seminário de Iniciação Científica de Capanema, 2016, Capanema. ANAIS ? SICCAP ? 2016, 2016. p. 5-5.

6.
ROMANINI, Mateus; DOPKE, T. W. ; ANTUNES, C. R. M. ; SILVA, Elisandra M. ; ARRUDA, P. M. S. . Análise e Diagnóstico de Instituições Sociais Públicas no Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). In: II Seminário de Iniciação Científica de Capanema, 2016, Capanema. ANAIS ? SICCAP ? 2016, 2016. p. 6-6.

7.
ROMANINI, Mateus; ANTUNES, C. R. M. ; ARRUDA, P. M. S. ; DOPKE, T. W. . Análise e Diagnóstico Das Instituições Sociais Públicas no Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). In: IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015, Curitiba. Anais do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015. v. 4. p. 55-55.

8.
ROMANINI, Mateus. A Objetividade e a Autonomia da Ideia de Bem. In: V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2014, Santa Maria. Caderno de Resumos, 2014. p. 33-33.

9.
ROMANINI, Mateus. ENTRE A GENETICA E A CULTURA: CONSIDERAÇÕES E RELAÇÕES ENTRE JESSE PRINZ E KARL R. POPPER. In: III Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2013, Santa Maria - RS. Caderno de Resumos da III Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2012. p. 22-22.

10.
ROMANINI, Mateus. A REALIDADE DOS FATOS E PROPRIEDADES MORAIS SOB O VIÉS DA ONTOLOGIA DE KARL R. POPPER. In: IV Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2013, Santa Maria - RS. Caderno de Resumos da IV Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2013. p. 25-26.

11.
ROMANINI, Mateus. A solução popperiana ao problema de Compton: Como é possível significados influirem sobre o mundo físico?. In: XV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE, 2010, Toledo. Livro de Resumo da XV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da UNIOESTE. Toledo: GFM, 2010. p. 184-185.

12.
ROMANINI, Mateus. Demarcação entre teorias científicas e não-científicas na teoria paretiana. In: (Im) Possibilidades da Relação Razão, Ciência e Fé, 2009, Santa Maria. Anais da VII - Semana acadêmica do Curso de Filosofia, 2009.

13.
ROMANINI, Mateus. SER HUMANO COMO ANIMAL IDEOLÓGICO: ANÁLISE PARETIANA SOBRE A AÇÃO HUMANA. In: XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2009, Toledo. Anais do XIV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHMIDT, Karen. T. ; ROMANINI, Mateus ; PEREZ, Reginaldo T. . AGENTES SOCIAIS E PROMOÇÃO DA AÇÃO COLETIVA: ESTUDO DE ASOCIAÇÕES CIVIS NOS MUNICÍPIOS DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA FRONTEIR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ROMANINI, Mateus. Introdução às Abordagens Não-Cognitivistas em Epistemologia Moral: Características e Problemas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROMANINI, Mateus. A Objetividade e a Autonomia da Ideia de Bem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROMANINI, Mateus. Proposta de um Realismo Moral a Partir da Teoria dos Três Mundos de Karl R. Popper. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROMANINI, Mateus. A Realidade dos Fatos e Propriedades Morais sob o viés da Ontologia de Karl R. Popper. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROMANINI, Mateus. Entre a Genética e a Cultura: Considerações e Relações entre Jesse Prinz e Karl R. Popper. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROMANINI, Mateus. Entre o Determinismo e o indeterminismo: a solução de Karl Popper ao problema de Compton. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROMANINI, Mateus. A Teoria dos Três Mundos: Proposta de um Realismo Moral a Partir da Filosofia de Karl R. Popper. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ROMANINI, Mateus; GALLINA, Albertinho L. . A Ética como Ciência: Análise da Teoria Ética de Brentano sob o Prisma do Modelo Clássico de Ciência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROMANINI, Mateus. Análise da Teoria Ética de Brentano Segundo o Modelo Clássico de Ciência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROMANINI, Mateus; NAIDON, Karen G. V. da Cunha ; GALLINA, Albertinho L. . Uma Teoria Evolucionista da Linguagem: A Solução de Karl Popper ao Problema de Compton. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ROMANINI, Mateus. Demarcação entre Ciência e Metafísica e a Origem da Verdade e do Erro: A Teoria da Ação de Pareto sob a Crítica de Popper. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ROMANINI, Mateus. A INFLUÊNCIA DE ARISTÓTELES SOBRE O MODELO CLÁSSICO DE CIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROMANINI, Mateus. O Problema da Demarcação entre Ciência e Não-Ciência na Teoria da Ação de Vilfredo Pareto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROMANINI, Mateus. Demarcação entre teorias científicas e não-científicas na teoria paretiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROMANINI, Mateus. Relato de Experiência de Estágio Curricular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
ROMANINI, Mateus. O Dilema da Ação Coletiva: Estudo de Casos em Condomínios Residenciais na Cidade de Santa Maria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROMANINI, Mateus; MARTINS, Valcir . Dia da Consciência Negra - Café com Notícias Tribuna Regional. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ROMANINI, Mateus; OLIVEIRA, Cicera ; MARTINS, Valcir . Dia da Consciência Negra. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ROMANINI, Mateus; COELHO, P. V. ; CARRIER, M. ; BOFF, U. F. ; HOMERICH, C. . Panta Rhei. 2004.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE CAPANEMA.Análise e Diagnóstico de Instituições sociais públicas no consórcio intermunicipal da fronteira (CIF). 2016. (Seminário).

2.
II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE CAPANEMA.Agentes sociais e Promoção da ação coletiva: estudo de associações civis nos municípios do consórcio intermunicipal da fronteira. 2016. (Seminário).

3.
V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria. Ética I. 2014. (Congresso).

4.
III Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política. Proposta de um Realismo Moral a Partir da Teoria dos Três Mundos de Karl R. Popper. 2013. (Congresso).

5.
Grupo de Estudos em Metafísica, Epistemologia, Linguagem e Lógica.Entre o Determinismo e o indeterminismo: a solução de Karl Popper ao problema de Compton. 2012. (Seminário).

6.
III Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia.Entre a Genética e a Cultura: Considerações e Relações entre Jesse Prinz e Karl R. Popper. 2012. (Seminário).

7.
Simpósio Internacional de Filosofia - Ética e Meta-Ética: Lei moral, reino dos fins e o sumo bem no mundo.A Teoria dos Três Mundos: Proposta de um Realismo Moral a partir da Filosofia de Karl R. Popper. 2011. (Simpósio).

8.
25º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Demarcação entre Ciência e Metafísica e a Origem da Verdade e do Erro: A Teoria da Ação de Pareto sob a Crítica de Popper. 2010. (Congresso).

9.
Eleições 2010: transição e perspectivas do novo governo. 2010. (Seminário).

10.
I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação. 2010. (Congresso).

11.
I Congresso de Iniciação científica e Pós-Graduação - Sul Brasil. A Ética como Ciência: Análise da Teoria Ética de Brentano sob o Prisma do Modelo Clássico de Ciência. 2010. (Congresso).

12.
II Jornada Regional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia - UFSM e Minter UFSM - Unijuí.O Problema da Demarcação entre Ciência e Não-Ciência na Teoria da Ação de Vilfredo Pareto. 2010. (Seminário).

13.
II Jornada Regional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia - UFSM e MINTER UFSM - Unijuí. 2010. (Seminário).

14.
IX Semana Acadêmica do curso de Filosofia - FAPAS: Sociedade Pós-Moderna Luzes e Sombras.Análise da Teoria Ética de Brentano Segundo o Modelo Clásscio de Ciência. 2010. (Seminário).

15.
VII Semana Acadêmica de Filosofia.A INFLUÊNCIA DE ARISTÓTELES SOBRE O MODELO CLÁSSICO DE CIÊNCIA. 2010. (Outra).

16.
XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Uma Teoria Evolucionista da Linguagem: A Solução de Karl Popper ao Problema de Compton. 2010. (Simpósio).

17.
XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Simpósio).

18.
(Im) Possibilidades da Relação Razão, Ciência e Fé.Demarcação entre teorias científicas e não-científicas na teoria paretiana. 2009. (Outra).

19.
(Im) Possibilidades da Relação Razão, Ciência e Fé. 2009. (Outra).

20.
Filosofia e Práticas Curriculares. 2009. (Outra).

21.
II Noites de Psicologia. 2009. (Outra).

22.
IV Seminário de Filosofia na Escola.Relato de Experiência de Estágio Curricular. 2009. (Seminário).

23.
IV Seminário de Filosofia na Escola. 2009. (Seminário).

24.
XIII Colóquio Conesul de Filosofia das Ciências Formais. 2009. (Outra).

25.
III Seminário Local - FILOSOFIA NA ESCOLA. 2008. (Seminário).

26.
MARX - ATUALIDADE E CONTROVÉRSIA. 2008. (Seminário).

27.
XII Colóquio Conesul de Filosofia e Ciências Formais - "Visualização". 2008. (Outra).

28.
XXII Jornada Acadêmica Integrada.O Dilema da Ação Coletiva: Estudo de casos em condomínios residenciais na cidade de Santa Maria. 2007. (Outra).

29.
XXII Jornada Acadêmica Integrada.O dilema da ação coletiva: estudo de casos em codomínios residenciais na cidade de Santa Maria. 2007. (Outra).

30.
I Colóquio sobre comportamento e instituições políticas. 2006. (Outra).

31.
As ciências sociais debatem: Antropologia e diversidades. 2005. (Outra).

32.
As ciências sociais debatem: A participação popular nas gestões. 2005. (Outra).

33.
I Jornada integrada de direitos humanos. 2005. (Outra).

34.
XXV Congresso - ALAS (Associação Latino-Americana de Sociologia. 2005. (Congresso).

35.
Ciclo de Palestras - Guerra no Iraque. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IOTTI, Valdenir ; PERATZ, Tatiane ; GRAVE, Fernanda M. ; DOPKE, T. W. ; ROMANINI, Mateus ; BOHRER, Marcos . Mostra de Curso. 2015. (Exposição).

2.
PERATZ, Tatiane ; ROMANINI, Mateus . Seminário 1º Negócio. 2015. (Outro).

3.
ROMANINI, Mateus. VI Colóquio Internacional de Ética. 2014. (Outro).

4.
ROMANINI, Mateus. V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia. 2014. (Outro).

5.
SANSON, L. ; VENDRUSCULO, R. ; ROMANINI, Mateus . Empreendedorismo no Meio Acadêmico. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Barbara Ribeiro. Saraula ? Relacionando Música e Negócios. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Paraná Câmpus Avançado Barracão. Programa de Bolsas de Inclusão Social - DAES. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Bianca Ribeiro Pinno. Ludoteca para o Ensino Médio. 2017. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico Integrado em Administração) - Instituto Federal do Paraná, Programa Institucional de Extensão do Instituto Federal do Paraná. Orientador: Mateus Romanini.

2.
Elisandra Morinel da Silva. Análise e Diagnóstico dasInstituições Sociais Públicas no Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná, Programa de Bolsas de Inclusão Social - DAES. Orientador: Mateus Romanini.

3.
Karen Thaísa Schmidt. Agentes Sociais e Promoção da Ação Coletiva: Estudo de Associações Civis nos Municípios do Consórcio Intermunicipal da Fronteira. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná, Programa de Bolsas de Inclusão Social - DAES. Orientador: Mateus Romanini.

4.
Patrícia Maria da Silva Arruda. Análise e Diagnóstico das Instituições Sociais Públicas no Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal Paraná Câmpus Avançado Barracão. Orientador: Mateus Romanini.

5.
Cleidiane Rafaela M. Antunes. Análise e Diagnóstico das Instituições Sociais Públicas no Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF). 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal Paraná Câmpus Avançado Barracão, Programa de Bolsas de Inclusão Social - DAES. Orientador: Mateus Romanini.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


a) Coordenador do Ciclo de Debates sobre a Obra "O Eu e Seu Cérebro" de Karl R. Popper e John C. Eccles, com carga horária de 48h, no período de março a julho de 2011.

b)Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira/UFSM 2010 - Inglês.

c)Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira/UFSM 2012 - Espanhol.



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