Luciane Rosa Monte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1891377607516410
  • Última atualização do currículo em 29/12/2015


Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) tem como foco a formação de profissionais capacitados a resolver problemas, cujos desafios envolvem de forma multi/transdisciplinar em diferentes domínios. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciane Rosa Monte
Nome em citações bibliográficas
MONTE, L. R.


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em Modelagem Computacional.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil. Orientador: Viviane Leite Dias de Mattos.
2012
Graduação em andamento em Matemática Aplicada.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em matematica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Lemos Junior, C. E. L. J., Brasil.
1990 - 1998
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Ensino Fundamental 13 de Maio, 13 DE MAIO, Brasil.




Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Alternativo RS, COL. ALT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhando com séries inicias e séries finais.



Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência-PIBID
Descrição: Esse programa tem como objetivo propiciar uma melhoria da educação básica, proporcionar a iniciação à docência de licenciandos, além da formação continuada de professores. Entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: Ciências e Matemática de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Física, Química, Biologia e Matemática para o Ensino Médio...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Arte e Matemática possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo
Descrição: Visa à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Arte no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciane Rosa Monte - Coordenador / Marília Nunes Dall'Asta - Integrante.
2013 - 2013
Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na Educação Básica
Descrição: O Programa 'Arte e Matemática: Possibilidades Interdisciplinares na Educação Básica' tem por objetivo constituir um grupo de alunos e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da universidade para promover ações extensionistas sobre a interdisciplinaridade entre a Arte e a Matemática no ambiente escolar. No programa, estão previstos 5 projetos que convergem a um mesmo objetivo, integrar a formação inicial e continuada de professores em um trabalho conjunto dentro do espaço escolar e da universidade, visando a criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Arte e Matemática no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos. O programa destina-se a 40 professores de Artes e Matemática e a 1200 estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande/RS, as quais são responsáveis pela educação de um número expressivo de crianças e adolescentes em situação de risco social. O programa terá como encerramento de suas atividades a realização do II Seminário Interdisciplinaridade na Escola que terá como público-alvo 300 participantes (150 professores da Educação Básica, 100 acadêmicos dos cursos de licenciatura e 50 alunos da pósgraduação), os quais terão a oportunidade de conhecer as múltiplas possibilidades do trabalho interdisciplinar no ambiente educativo. ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciane Rosa Monte - Coordenador / Tiago Dziekaniak Figueiredo - Integrante / Marília Nunes Dall'Asta - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
Arte e Matemática possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo
Descrição: Visa à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Arte no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM
Descrição: O Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática, pretende criar um espaço de discussão entra a formação inicial e continuada de professores, sobre as possibilidades do trabalho interdisciplinar. Neste sentido, buscaremos constituir uma comunidade aprendente na busca por identificar e compreender os novos desafios para o educador do século XXI. Com encontros semanais de estudos, buscaremos promover ações que visem a melhoria da qualidade do ensino de Arte e Matemática no contexto interdisciplinar nos espaços educativos, visto que o mesmo conta com a participção de professores atuantes em escolas da educação básica do município de Rio Grande/RS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciane Rosa Monte - Coordenador / Marília Nunes Dall'Asta - Integrante.
2011 - 2011
Arte e Matemática possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo
Descrição: Visa à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Arte no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciane Rosa Monte - Integrante / Marília Nunes Dall'Asta - Coordenador.
2011 - Atual
Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM
Descrição: O Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática, pretende criar um espaço de discussão entra a formação inicial e continuada de professores, sobre as possibilidades do trabalho interdisciplinar. Neste sentido, buscaremos constituir uma comunidade aprendente na busca por identificar e compreender os novos desafios para o educador do século XXI. Com encontros semanais de estudos, buscaremos promover ações que visem a melhoria da qualidade do ensino de Arte e Matemática no contexto interdisciplinar nos espaços educativos, visto que o mesmo conta com a participção de professores atuantes em escolas da educação básica do município de Rio Grande/RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciane Rosa Monte - Coordenador / Marília Nunes Dall'Asta - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Programa Mais Educação
Descrição: O Programa Mais Educação, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Prêmios e títulos


2012
Trabalho destacado na apresentação "Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo", FURG.
2011
Trabalho destacado na apresentação "Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo", FURG.
2011
Trabalho destacado na apresentação "Arte e Matemática: construindo formas, transformando cores", FURG.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Celiane Machado ; MONTE, L. R. ; D?AVILA, T. G. ; denise ; Priscila Pedroso Moço . CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO ESTUDO DE GEOMETRIA ESPACIAL. In: III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática, 2010, passo fundo. CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO ESTUDO DE GEOMETRIA ESPACIAL, 2010.

2.
MONTE, L. R.; denise ; Liliane Silva Antiqueira ; Suvania ; Maritza Costa Moraes . Oficina de matemática para Alunos Especiais. In: X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010, rio grande. Oficina de matemática para Alunos Especiais, 2010.

3.
MONTE, L. R.; Liliane Silva Antiqueira ; Liliane Medeiros ; Suvania ; denise . O APRENDIZADO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática Dias 20, 21, 22 e 23 de outubro de 2010, 2010, Canoas. O APRENDIZADO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA, 2010.

4.
Cássia D'Avila ; Liliane Medeiros ; Liliane Silva Antiqueira ; MONTE, L. R. ; Maritza Costa Moraes ; Suvania . Matemática e Copa do Mundo. In: Semana Acadêmica de matemática FURG, 2010, rio grande. Semana Acadêmica de matemática FURG, 2010.

5.
MONTE, L. R.; D?AVILA, T. G. . RESGATANDO PITÁGORAS. In: 1ª Semana Acadêmica do Instituto de Matemática, Estatística e Física-Imef da Universidade Federal do Rio Grande-FURG., 2009, rio grande. RESGATANDO PITÁGORAS, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MONTE, L. R.; DALLASTA, M. N. . Vivenciando a Prática. In: XI Encontro Sobre Investigação na Escola - Tecendo saberes docentes em rodas de conversa no pampa, 2012, Bagé/RS. Anais do xi Investigação na escola. Rio Grande: Editora da Unipampa, 2012. v. 1. p. 1-1.

2.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . REFLEXÕES E RECONSTRUÇÕES A PARTIR DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR. In: XI ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2012. ANAIS DO XIEIE, 2012.

3.
MONTE, L. R.; FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. . A EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS NO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA. In: XI ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2012. ANAIS DO XIEIE, 2012.

4.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . ARTE E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR. In: XI ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2012. ANAIS DO XIEIE, 2012.

5.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DO PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA. In: XI ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2012, Bagé/RS. ANAIS DO XIEIE, 2012.

6.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . A INTERDISCIPLINARIDADE AJUDANDO A COMPLEMENTAR O ENSINO ESCOLAR. In: XI ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2012. ANAIS DO XIEIE, 2012.

7.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . PROJETO ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO AMBIENTE EDUCATIVO. In: XI ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2012. ANAIS DO XIEIE, 2012.

8.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . PROJETO ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO AMBIENTE EDUCATIVO. In: XI ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR, 2012. ANAIS DO XIEIE, 2012.

9.
denise ; Suvania ; Liliane Silva Antiqueira ; MONTE, L. R. ; Celiane Machado . METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: IX Mostra da Produção Universitária, 2010, rio grande. METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIREDO, T. D. ; MONTE, L. R. ; DALLASTA, M. N. . PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

2.
MONTE, L. R.; FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. . TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM. CANOAS: Editora da Ulbra, 2013.

3.
FIGUEIREDO, T. D. ; COSTA, J.A.F. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM. CANOAS: Editora da Ulbra, 2013.

4.
GAUTERIO, N. B. ; MONTE, L. R. ; DALLASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1.

5.
GONZALEZ, J. O. ; MONTE, L. R. ; DALLASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA SAINDO DO CONVENCIONAL: O TANGRAM DO BI AO TRIDIMENSIONAL. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-1.

6.
MONTE, L. R.; DALLASTA, M. N. . Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo. In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-1.

7.
DIAS, J. O. ; MONTE, L. R. ; DALLASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA: EXPLORANDO A SIMETRIA NA ILUSÃO DE ÓTICA DE ESCHER (OP ART). In: 11ª Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da 11ª MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 1. p. 1-1.

8.
MONTE, L. R.; FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA : POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. In: 11º MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2012. ANAIS DA 11MPU, 2012.

9.
MONTE, L. R.; FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. . PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES ENTRE ARTE E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 11º MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2012. ANAIS DA 11MPU, 2012.

10.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES ARTE E MATEMÁTICA - GEIAM. In: 11º MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2012. ANAIS DA 11MPU, 2012.

11.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . ARTE E MATEMÁTICA : POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO SUPERIOR. In: 11º MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2012. ANAIS DA 11MPU, 2012.

12.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . CURSO DE PINTURA INTERDISCIPLINAR: ARTICULANDO ARTE E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO. In: 11º MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2012. ANAIS DA 11MPU, 2012.

13.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL. In: 11º MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2012. ANAIS DA 11MPU, 2012.

14.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . DO MAIS AO MENOS, ARTE E MATEMÁTICA EM MOVIMENTO. In: 11º MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2012. ANAIS DA 11MPU, 2012.

15.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . ARTE E MATEMÁTICA: CONSTRUINDO FORMAS TRANSFORMANDO CORES. In: ANAIS DA 10MPU, 2011. 10ª MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2011.

16.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO AMBIENTE EDUCATIVO. In: 10ª MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 2011. ANAIS DA 10MPU, 2011.

17.
MONTE, L. R.. CONTEXTUALIZANDO MATRIZES. In: VIII Mostra da Produção Universitária - Anais do Evento, 2009, rio grande. CONTEXTUALIZANDO MATRIZES, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTE, L. R.; FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. . ARTE E MATEMÁTICA: O MOVIMENTO CUBISTA REVELADO NAS FORMAS DA GEOMETRIA ESPACIAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FIGUEIREDO, T. D. ; DALLASTA, M. N. ; MONTE, L. R. . PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MONTE, L. R.; Liliane Medeiros ; Liliane Silva Antiqueira ; Suvania ; Maritza Costa Moraes ; denise . O APRENDIZADO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MONTE, L. R.. Metodologia Diferenciada no Ensino da Matematica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MONTE, L. R.. Oficinas de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MONTE, L. R.. Oficina de Matemática para Alunos Especias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MONTE, L. R.. 1º Concurso Cultural de Mosaicos - As cores que revelam formas, as formas que revelam sentimentos.. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Nacional Interdisciplinariedade.Os desafio que geram possibilidades. 2012. (Seminário).

2.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. O APRENDIZADO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA. 2010. (Congresso).

3.
III Jornada Nacional de Educação Matematica. Construção de Sólidos Geométricos no Estudo de Geometria. 2009. (Congresso).

4.
I Semana Acadêmica do IMEF.Resgatando Pitágoras. 2009. (Outra).

5.
VIII Mostra de Produção Universitária.Contextualizando Matrizes. 2009. (Outra).

6.
Olimpíada de Matemática. Olimpíada de Matemática. 2008. (Olimpíada).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTE, L. R.. 1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola- Os desafios que geram possibilidades. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 15:20:04