Zaíla Maria de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2414664215974179
  • Última atualização do currículo em 19/03/2018


Doutora em Gestão - especialidade em Marketing e Estratégia, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal (2017). Mestre em Marketing pela mesma Universidade (2008), Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Tem larga experiência na área de Gestão, no setor bancário (Brasil) e em empresas de varejo e serviços (Portugal), com ênfase em procedimentos administrativos/financeiros, atuando principalmente nas seguintes áreas: estruturação dos procedimentos internos, supervisão e orientação da performance dos colaboradores, definição de políticas de comunicação, análise de propostas da concorrência e gestão de clientes. No magistério já atuou como coordenadora de curso de pós graduação (2015) e foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso Superior de Tecnologia em Marketing (FATENE). Atualmente, tem atuado como docente, ministrando diversas unidades curriculares nas áreas de Marketing e Gestão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Zaíla Maria de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Z., M.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2017
Doutorado em Gestão.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Título: Aferição de Métodos de Medição da Imagem de Destino Turístico, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Pedro Manuel dos Santos Quelhas Taumaturgo de Brito.
Palavras-chave: Atributos da imagem; Destino Turístico; Imagem do destino; Marketing Turístico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
2005 - 2008
Mestrado em Mestrado em Marketing.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Título: A Imagem de Portugal como Destino Turístico em Fortaleza, no Brasil,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Pedro Quelhas Brito.
Palavras-chave: Imagem do destino; Atributos da imagem; Destino Turístico; Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
1985 - 1989
Graduação em Administraçaõ de empresas.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Produtividade e Gestão de Tempo. (Carga horária: 5h).
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, FAMETRO, Brasil.
1989 - 1989
Curso de Formação de Programador/Operador de micro. (Carga horária: 394h).
Banco do Nordeste do Brasil S.A, BNB, Brasil.
1988 - 1988
I Semana de Marketing. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
1985 - 1985
Organização e Métodos. (Carga horária: 20h).
Confederação Nacional da Indústria, CNI, Brasil.
1983 - 1983
Curso Introdutório Serviços Gerais/Técnicos. (Carga horária: 40h).
Banco do Nordeste do Brasil S/A., BNB, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, FAMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: ,, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Disciplinas: Comércio Internacional; Gestão da Qualidade; Fundamentos de Marketing; Gestão Empreendedora; Sistemas de Informações Gerenciais.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Cursos: Administração / Gestão Comercial / Recursos Humanos / Estética e Cosmética / Sistemas de Informação - Disciplinas ministradas: Cultura e Mudança; Gestão Contemporânea; Gerência de Vendas; Gestão Mercadológica; Empreendedorismo e Negócios; Comportamento do Consumidor; Gestão Empreendedora; Gestão da Qualidade; Projeto Integrador; Gestão de Vendas e Negociação. Coordenadora: MBA em Marketing Curso: Pós Graduação em Direito Imobiliário; Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico. Curso: Pós Graduação em Gestão de Pessoas; Disciplina: Comunicação Empresarial e Marketing de Relacionamento.


Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: ,, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Curso: Administração; Disciplinas: Gestão de Pessoas I; Consultoria Empresarial


Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
MBA em Inteligência de Mercado; Disciplina: Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado


Instituto Dom José, IDJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Curso: MBA em Atuação Estratégica em Gestão de Pessoas; Disciplina: Consultoria em em Gestão de Pessoas. Curso: Especialização em Psicologia Organizacional; Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Curso: Especialização em Logística Empresarial. Disciplina: Transporte e Distribuição Física

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Curso: Especialização em Logística Empresarial; Disciplina: Orientação (Trabalho de Conclusão de Curso


Faculdade Tecnologica do Nordeste, FATENE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Cursos: Graduação Tecnológica em Marketing e Gestão Tecnológica de Informação; Disciplinas: CRM e Relacionamento, Gestão de Vendas e Pós Vendas, Comportamento do Consumidor, Gestão de Marketing e Vendas, Gestão de Processos e Resultados, Empreendedorismo, Seminários Avançados em Marketing, Comunicação Empresarial, Marketing de Varejo e Serviços, Gestão de Serviços, Produtos e Marcas, TGA.


Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará, IDECC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Disciplinas: Administração e Organização de Eventos; Modelos Organizacionais Contemporâneos; Gestão de Qualidade.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Disciplinas: Administração e Organização de Eventos; Modelos Organizacionais Contemporâneos; Gestão de Qualidade.


Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Curso: Pós Graduação em Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Humano; Disciplina: Consultoria em Marketing


Audisegur-Segurança no Trabalho e Hig.Alimentar, Ltda., AUDISEGUR, Portugal.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Administrativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Agreements-Cons. de Telecomunicações Ltda, AGREEMENTS, LTDA, Portugal.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Comercial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Inspecção Serviços Médicos, Ltda, CISM, Portugal.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Administrativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Gonçalves & Raul Silva, Ltda, GRS, Portugal.
Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe de Setor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


PL ? Planej. e Gestão de Projetos, Ltda., PL, Portugal.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Escriturária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Banco do Nordeste do Brasil S/A., BNB, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Financeiro,Depto. Mercado Capitais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Profissional concursada Atividades: Criação e acompanhamento programa correção da restituição do imposto de renda pessoa física; atualização das taxas diárias de mercado praticadas e divulgação para rede de agências; análise e acompanhamento de diversos processos serviços bancários.

Vínculo institucional

1985 - 1989
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Secretária de Direcção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Escriturária, Agência de Brasília, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Actividades: análise de propostas de crédito

Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Superintendencia Financeira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1979 - 1983
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Recepcionista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: MARKETING.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Certificado de Honra ao Mérito, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENESES, N. E. O.2015MENESES, N. E. O. ; OLIVEIRA, Z., M. . Liderança Feminina: os desafios da mulher no mercado empresarial brasileiro. Revista Diálogos Acadêmicos, v. 04, p. 127, 2015.

2.
OLIVEIRA, Z., M.2009 OLIVEIRA, Z., M.; Brito, P.Q. . A imagem turística de Portugal no Brasil - a influência dos atributos na formação da imagem de um destino turístico. REVISTA PORTUGUESA E BRASILEIRA DE GESTÃO (LISBOA), v. 8, p. 39-50, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Brito, P.Q. ; OLIVEIRA, Z., M. ; FAM, K. . Destination Image Concept ? nevertheless a black box. In: Internacional Conference on Emerging Tourism Destinations: Challenges and Opportuniities, 2016, Dili. ICETD 2016, 2016.

2.
OLIVEIRA, Z., M.; OLIVEIRA, O. V. ; PESSOA, R. A. ; SOUZA, C. M. A. ; FEITOSA, A. . Comportamento do Consumidor de Sex Shop: perfil e hábitos dos consumidores da cidade de Fortaleza. In: XI SIMPOSIO DE EXCELENCIA EM GESTAO E TECNOLOGIA, 2014, RESENDE-RJ. Comportamento do Consumidor de Sex Shop: perfil e hábitos dos consumidores da cidade de Fortaleza, 2014.

3.
OLIVEIRA, Z., M.; SOUZA, C. M. A. ; PESSOA, R. A. ; OLIVEIRA, O. V. ; ARAUJO, F. C. M. . O perfil do consumidor universitario de e-commerce de Fortaleza. In: XI SIMPOSIO DE EXCELENCIA EM GESTAO E TECNOLOGIA, 2012, RESENDE-RJ. O perfil do consumidor universitario de e-commerce de Fortaleza, 2014.

4.
OLIVEIRA, Z., M.; Brito, P.Q. . A imagem turística de Portugal no Brasil: a influência dos atributos na formação da imagem de um destino turístico. In: Slade Brasil 2008 - 2º Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 2008, Lisboa- Portugal. Estratégias empresariais e globalização de mercados, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PESSOA, R. A. ; SILVA, L. M. ; SENA, F. S. ; OLIVEIRA, Z., M. ; PONTES JUNIOR, J. E. . Marketing Viral - Uma Estratégia Competitiva no Vestibular: um Estudo de Caso na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO. In: 7º CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE ADMINISTRAÇÃO, 2015, Fortaleza. CONNA 2015, 2015.

2.
SILVA, A. L. B. ; PESSOA, R. A. ; OLIVEIRA, Z., M. ; SOUZA, C. M. A. . A Utilização do Endomarketing para o Sucesso da Organização: o Estudo de Caso da Empresa Sobi Imóveis. In: 6º CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE ADMINISTRAÇÃO, 2014, Belém. CONNA 2014, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
Brito, P.Q. ; OLIVEIRA, Z., M. . Latin America Conference 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Brito, P.Q. ; OLIVEIRA, Z., M. ; FAM, K. . International Conference on Emerging Tourism Destinations: Challenges and Opportunities. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PESSOA, R. A. ; SILVA, L. M. ; PONTES JUNIOR, J. E. ; SENA, F. S. ; OLIVEIRA, Z., M. . Marketing Viral: uma estratégia competitiva no vestibular, um estudo de caso na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza-FAMETRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, A. L. B. ; PESSOA, R. A. ; OLIVEIRA, Z., M. ; SOUZA, C. M. A. . A utilização do endomarketing para o sucesso da organização: um estudo de caso da empresa Sobi Imoveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
OLIVEIRA, Z., M.; SOUZA, C. M. A. ; PESSOA, R. A. ; OLIVEIRA, O. V. ; ARAUJO, F. C. M. . O Perfil do Consumidor Universitário de E-commerce de Fortaleza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
OLIVEIRA, Z., M.; OLIVEIRA, O. V. ; PESSOA, R. A. ; SOUZA, C. M. A. ; FEITOSA, A. . Comportamento do Consumidor de Sex Shop:Perfil e Hábitos dos Consumidoresda Cidade de Fortaleza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
OLIVEIRA, Z., M.; Brito, P.Q. . A imagem turística de Portugal no Brasil: a influência dos atributos na formação da imagem de um destino turístico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, T. G. G. G.; OLIVEIRA, Z., M.; FARIAS, D. M.. Participação em banca de Francisca Cleia Mendes da Costa. Gestao estrategica de pessoas: um estudo de caso sobre desafios e possibilidades. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestao de Pessoas) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, L. O.; OLIVEIRA, Z., M.; SOBRAL, A. V. C.. Participação em banca de Emílio Lima Frazão.Avaliação do programa de atenção total ao cliente em uma revenda Volkswagen, em Fortaleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Christus.

2.
CASTELO, L. A.; ROCHA, V. F. T.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Larissa da Silva Menezes.A importância da retenção de talentos: um estudo realizado em uma empresa do ramos de bebidas de Fortaleza-Ce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Christus.

3.
Rodrigues, R.R.F.S; OLIVEIRA, Z., M.; Feitosa, T.V.N.. Participação em banca de Anna Kelvia Sampaio Silva.A gestão do clima organizacional e seu impacto no desempenho dos colaboradores: estudo de caso em uma empresa distribuidora de gás. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

4.
NERI, F. E. T.; OLIVEIRA, Z., M.; STEFE, R.. Participação em banca de Francisco das Chagas Vieira Pinto.Mercado de bicicleta no Brasi(1994-2013): as vendas não cresceram. Um problema de economia ou de gestão pública?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

5.
Rodrigues, R.R.F.S; Feitosa, T.V.N.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Sandreania Alves Araújo.Gestão de Pessoas - estratégias de retenção de talentos:um estudo de caso em uma empresa de tintas. 2015 - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

6.
Carneiro, D.S.; Furtado, M.T.M.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Ana Raquel P. Menezes e Manoella Amaro Herbster.Plano de Negocio - MR Trainer Ltda.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

7.
Carneiro, D.S.; VIANA, A. F.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Rude Silva Correia.Responsabilidade social empresarial: estudo na empresa Nucleo Informatica de Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

8.
PESSOA, R. A.; OLIVEIRA, Z., M.; VASCONCELOS, D. C.. Participação em banca de Lissandro Moreira da Silva.Marketing viral - uma estrategia competitiva no vestibular: estudo de caso na Faculdade Metropolitana de Fortaleza-FAMETRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

9.
Neto, A.B.M; SOUZA, C. M. A.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Ana Paula Pires Lopes.Profissionalização na Gestão de Empresa Familiar: um estudo de caso em empresa do segmento farmaceutico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

10.
Filho, W.G.; OLIVEIRA, Z., M.; VIANA, A. F.. Participação em banca de Sarah Daisy de Sousa Rodrigues.A Caracterização do Microempreendedor Individual: estudo de caso no mercado central de Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

11.
PESSOA, R. A.; VIEIRA, M. P. C.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Alessandro Henrique Rodrigues Jucá.A Influência do Marketing no Comportamento do Consumidor Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

12.
SOUZA, C. M. A.; OLIVEIRA, O. V.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Patricia Vasconcelos Silva.O Endomarketing como Ferramenta de Motivação de Funcionários: um estudo de caso em uma empresa do ramo de construção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

13.
OLIVEIRA, O. V.; OLIVEIRA, Z., M.; SOUZA, C. M. A.. Participação em banca de Verena Alves Lima.Responsabilidade Social do Consumidor: seu papel e suas práticas de consumo consciente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

14.
VASCONCELOS, D. C.; PONTES JUNIOR, J. E.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Gilailson de Oliveira Souza.A importãncia do uso de indicadores de desempenho no gerenciamento e tomada de decisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

15.
FELIX, G. R. A.; PAIVA FILHO, A. S.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Priscila Carvalho Damasceno.Empresa Familiar: desafios no processo de sucessão - estudo de caso da LBM Premium. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

16.
FARIAS, D. M.; OLIVEIRA, Z., M.; CALDAS, R. C. C.. Participação em banca de Fátima Cristiane de Freitas Silva.O Planejamento Sucessório como fator determinante para continuidade de uma empresa familiar de médio porte: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

17.
FERNANDES, M. G.; CASTRO NETO, F. C.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de José Ildegard Melo Cruz.A importancia do planejamento, programação e controlde da produção em uma indústria de alta complexidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

18.
Carneiro, D.S.; OLIVEIRA, Z., M.; FERNANDES, M. G.. Participação em banca de Geanny de Holanda Oliveira.O papel do sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará como indicador de qualidade para a gestão escolar: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

19.
FERNANDES, M. G.; VASCONCELOS, D. C.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Ana Maria do Nascimento.A importancia da padronização dos processos no gerenciamento da qualidade em uma empresa de curtimento de couro, em Fortaleza/CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

20.
PAIVA FILHO, A. S.; OLIVEIRA, O. V.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Kamilla Nascimento Montenegro.As melhores práticas de ecoturismo em hotéis de Jericoacoara/CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

21.
PAIVA FILHO, A. S.; FARIAS, D. M.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Jacqueline Rodrigues Moura.Marketing de relacionamento como estratégia competitiva no mercado de empréstimo consignado: estudo aplicado na empresa Neprom FInanceira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

22.
PAIVA FILHO, A. S.; OLIVEIRA, Z., M.; DOURADO, V. B.. Participação em banca de Maria das Graças Coelho da Silva.Ferramentas de endomarketing utilizadas na motivação dos funcionários: um estudo de caso aplicado em uma pequena empresa do ramo farmaceutico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

23.
PAIVA FILHO, A. S.; OLIVEIRA, Z., M.; FARIAS, D. M.. Participação em banca de Cláudio da Silva Fernandes.A sucessão como fator determinante da eficacia organizacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

24.
NERI, F. E. T.; VIANA, A. F.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Andrea de Freitas Martins e Christiane Kesia de Freitas.Plano de Negocio: locadora de carro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

25.
NERI, F. E. T.; VIANA, A. F.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Jefferson Almeida Gomes.Plano de Negocio: Loja de Roupas Femininas Charmosa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

26.
NERI, F. E. T.; VIANA, A. F.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Antonio José Miranda Ferreira e José Wilton Ribeiro.Plano de Negocio: Empresa Life Metrologia e Tecnologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

27.
NERI, F. E. T.; VIANA, A. F.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Diego Rodrigues da Silva Macedo e Meiremar da Silva Matos.Plano de Negocio: Provedor de Internet Pam Telecom. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

28.
OLIVEIRA, O. V.; SOUZA, C. M. A.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Simone Cristina Reis Braulino.Qualidade de Vida no Trabalho como Fator de Retenção de Talentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

29.
SOUZA, C. M. A.; VIANA, A. F.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Francisco Stênio Colares Chagas.Avaliação do Nível de Satisfação dos Usuários em Relação à Qualidade do Transporte Público Rodoviário da Cidade de Fortaleza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

30.
OLIVEIRA, O. V.; SOUZA, C. M. A.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Wanderlea Magalhaes Siqueira.Empreendedorismo Individual: motivos da informalidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

31.
FARIAS, D. M.; OLIVEIRA, Z., M.; Carneiro, D.S.. Participação em banca de Talita Mayara Alves dos Santos.Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo realizado na organizacao INC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

32.
FARIAS, D. M.; OLIVEIRA, Z., M.; COSTA, T. G. G. G.. Participação em banca de Tatianny Cavalcante Brito.A importancia da implantacao da gestao de pessoas em uma pequena empresa de servico na area de saude em Caucaia-CE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

33.
Carneiro, D.S.; FARIAS, D. M.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Maria Jose Veras.Analise da qualidade de atendimento nos servicos de loja de pequeno porte no setor de moda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

34.
FARIAS, D. M.; Sugahara, J.W.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Antonio de Padua Ribeiro Marques.O setor de TED como ferramenta para a prevencao e controle dos acidentes de trabalhodo gari coletor: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

35.
Carneiro, D.S.; Moraes, P.A.B.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Fabiana Sombra da Costa.Uma analise dos impactos dos sites de compras coletivas para a venda de servicos Pet Shop. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

36.
PESSOA, R. A.; OLIVEIRA, O. V.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Laerte Martins Mendes.Satisfação dos Consumidores dos Restaurantes de Fortaleza-Ce que Adquiriram o Cupom de dDsconto através dos Sites de Compra Coletiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

37.
GOMES, J. A.; OLIVEIRA, Z., M.; PESSOA, R. A.. Participação em banca de Lilia Maria Porto Moreira.Fatores Condicionantes à Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresasno Comércio de Panificação de Fortaleza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

38.
GOMES, J. A.; OLIVEIRA, Z., M.; MUNIZ, M. A.. Participação em banca de Antonio Capistrano de Abreu Filho.A Importância do Planejamento Estratégico para o Sucesso das Micro e Pequenas EMpresas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

39.
FELIX, G. R. A.; OLIVEIRA, Z., M.; VALE, A. O.. Participação em banca de Ana Paula Abreu Bandeira.Cpmportamento do Consumidor: um estudo de caso no Mercado Central. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

40.
FARIAS, D. M.; OLIVEIRA, Z., M.; PESSOA, R. A.. Participação em banca de Edivânia de Souza Azevedo.A Dificuldade de Implementação de Mudanças na Cultura Organizacional na Micro e Pequena Empresa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

41.
FARIAS, D. M.; Carneiro, D.S.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Danielle Coelho Timbó.A Importancia da Capacitação dos Profissionais de Saude no Atendimento aos Pacientes em uma Unidade Básica de Saude em Fortaleza:um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

42.
GOMES, J. A.; PESSOA, R. A.; OLIVEIRA, Z., M.. Participação em banca de Lilian dos Santos Nascimento.Empresas Familiares: conflitos no processo de sucessão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

43.
STEFE, R.; OLIVEIRA, Z., M.; CUNHA, G. F. S. N.. Participação em banca de Natália do Nascimento Mesquita.A Sustentabilidade e os Cosméticos: o que as empresas Natura e Bio Extrratus fazem para compensar a retirada de ativos da natureza?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

44.
STEFE, R.; OLIVEIRA, Z., M.; PAIVA FILHO, A. S.. Participação em banca de Raimundo Kayzer Bonfim de Mesquita.E-commerce: o mercado e seus consumidores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

45.
PAIVA FILHO, A. S.; OLIVEIRA, Z., M.; NERI, F. E. T.. Participação em banca de Roberto Cunha Ferreira.Fatores que Contribuem para a Escolha de uma IES; estudo aplicado para os alunos de um curso de administração. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Grandes Encontros de Marketing - O Poder do Consumidor: conectando consumidores com experiências positivas, ferramentas colaborativas e teses sociaises. 2015. (Encontro).

2.
6º CONNA - Congresso Norte e Nordeste de Administração. A utilização do endomarketing para o sucesso da organização: um estudo de caso da empresa Sobi Imóveis. 2014. (Congresso).

3.
X Semana Academica: Comunicação e Diversidades.Mediadora. 2014. (Outra).

4.
XVIII FORUM BANCO DO NORDESTE DE DESENVOLVIMENTO - XVII ENCONTRO REGIONAL DE ECONOMIA. 2012. (Encontro).

5.
Conferencia Internacional: O turismo como indutor do desenvolvimento, da inclusão social e da integração regional.. 2011. (Outra).

6.
Palestra: Didática no Ensino Superior. 2011. (Outra).

7.
!ªs Conferências de Marketing. 2009. (Congresso).

8.
II Seminário Mercados de Electricidade e Gás Natural. 2009. (Seminário).

9.
IJUP 09 - Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto. 2009. (Congresso).

10.
Slade Brasil 2008 - 2º Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia.A imagem turística de Porugal no Brasil: a influência dos atributos na formação da imagem de um destino turístico. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Z., M.; HOLANDA, A. P. P. . GRANDES ENCONTROS DE MARKETING - O poder do consumidor : conectando consumidores com experiências positivas, ferramentas colaborativas e redes sociais.. 2015. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Z., M.. I FEIRA DO EMPREENDEDOR. 2014. .

3.
OLIVEIRA, Z., M.. II FEIRA DO EMPREENDEDOR - "VAMOS EMPREENDER!". 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Francisco Rogerio Feitoza Nunes. Percepções dos trabalhadores sobre o sentido do trabalho. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestao de Pessoas) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natalia Eliza Oliveira Meneses. Liderança feminina: os desafios da mulher no mercado empresarial brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

2.
Camila Guedes Lima. A importancia da comunicação interna nas organizações: um estudo de caso em uma distribuidora de autopeças, em Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

3.
Suênia Vanessa Lima do Nascimento. Gestão ambiental: o reaproveitamento da água e a sustentabilidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

4.
Carlos Tallys Fonseca Silva e Davi Ribeiro de Oliveira. Plano de Negócio - FS Treinamento e Consultoria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

5.
Samuel Aragão de A Cavalcante e Rodrigo Sales Severiano. Plano de Negócio - Veneza Serviços Administrativos, Ltda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

6.
Regina Claudia Sousa Silva. Qualidade na prestação dos serviços: a percepção dos clientes externos em um salão de beleza, no municipio de Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

7.
Flabia Gonçalves da Cruz Fonseca. Comunicação interna como estratégia organizacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

8.
Maria Aurilene de Oliveira Sousa. Desafios da liderança em organizações publicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

9.
Carlos Alberto Sousa Junior e Aldenora Targino de Oliveira. plano de Negócio - Loja Summer Hits. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

10.
Ana Paula Gomes de Lima. Os beneficios do programa microempreendedor individual para a formalização do trabalho informal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

11.
Fernando dos Santos Deodoro e Washington F. E. de Oliveira. Plano de Negócio - Lavanderia Washdoro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

12.
Karlla Mª da Silva Souza e Cristiane Mª Sales Almeida. Plano de Negócio - Confeitaria Sabor Nordestino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

13.
Renata de Freitas Nunes. Plano de Negocio: Miss Nails Esmalteria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

14.
Nataline Costa da Silva. Perspectivas de empregabilidade do aluno de administração ao mercado de trabalho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

15.
Ismael Mendes da Silva. Marca propria - vantagem competitiva para o varejo: um estudo de caso em uma empresa varejista do segmento farmaceutico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

16.
Dayane da Silva Junqueira. Responsabilidade social coorporativa sob a perspectiva do colaborador: um estudo de caso em uma instituição bancaria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

17.
Natalia Ferreira da SIlva. Abordagem do marketing de relacionamento: um estudo de caso no mercado imobiliario. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

18.
Herbenia Barbosa Moreira. Retenção de talentos: um desafio de liderança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

19.
Maria Auridete da Silva. Qualidade de vida no trabalho:motivação dos profissionais de uma unidade de saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

20.
Meirilane de Abreu Lopes Aragão. A influencia da liderança na rotatividade de pessoal: o caso de uma rede de moveis e eletrodomestico, em Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

21.
Pedro Jorge Camelo Menezes. As praticas que estimulam o intraempreendedorismo: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

22.
Ana Glória da Silva e Suzane Maria Rodrigues. Plano de Negócio - Pizzaria Bom Gosto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

23.
Elaine de Albuquerque Fernandes e Graciele Kelly A Alencar. Plano de Negocio - Esmalteria Beautiful Nails. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

24.
Ma. Amanda S. Farias e Ana Taline Marques Freitas. Plano de Negocio - Cakes e Delicias Confeitaria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

25.
Ana Lucia Lima Raulino. O INEC e a Responsabilidade Social: projeto que desenvolve a inclusão social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

26.
Camila Carvalho Cavalcante. Análise da qualidade de atendimento no serviço público em uma autarquia minucipal de transito. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

27.
Douglas Torres Freitas. O microcrédito e a autossustentabilidade de pequenos empreendedores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

28.
Francisco Wilton Teofilo Brito. Plano de Negócio: Britotech Informática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

29.
Natanael da Silva Macário. Sistemas de Gestão de Qualidade em Empresas Cosntrutoras: um estudo dos resultados gerados em construtoras da cidade de Fortaleza/CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

30.
Roberta de Oliveira Bezerra. O Comportamento do Consumidor da classe C no E-Commerce. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

31.
Rochele Rocha Sousa. Avaliação da Qualidade na Prestação dos Serviços: a percepção dos clientes internos em uma agência bancária de Fortaleza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

32.
Andreia de Lima Brito. O Networking no Ambiente Universitário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

33.
Alexandre Carvalho Adriano. Influências da Liderança na Motivação dos Colaboradores: um estudo de caso na empresa Fazauto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

34.
Thamires Matos Raulino. Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso em uma pequena empresa do ramo automotivo em Fortaleza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

35.
Francisca Silva Lima. Qualidade de Vida no Trabalho e Produtividade: um estudo de caso no setor da construcao civil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

36.
Italo Rios de Paiva. A Importância do Marketing de Relacionamento para a Fidelização de Clientes nas Operadoras de Saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

37.
Adriene Feitosa. O Perfil do Consumidor de Sex Shop de Fortaleza-Ce. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

38.
Francisca Camille Martins Araújo. O Consumidor de E-commerce: estudo sobre o perfil do consumidor de nível superior que realiza suas compras na internet. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

39.
Mariana Pessoa Silva. Os Beneficios do Programa 5s: a percepção dos colaboradores do setor da construção civil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.

40.
Renata Melo Rodrigues. O Perfil Intraempreendedor dos colaboradores: a percepção dos gestores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Orientador: Zaíla Maria de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Z., M.; HOLANDA, A. P. P. . GRANDES ENCONTROS DE MARKETING - O poder do consumidor : conectando consumidores com experiências positivas, ferramentas colaborativas e redes sociais.. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:11:55