Marco Aurélio Cunha Camargos

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  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2013). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA INGLESA e LÍNGUA PORTUGUESA. Atualmente coordenador de ensino de inglês em curso livre e professor de inglês e português em escolas regulares de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marco Aurélio Cunha Camargos
Nome em citações bibliográficas
CAMARGOS, M. A. C.;CAMARGOS, Marco Aurélio


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Conhecimento Fonológico de Retroflexos em inglês-L2,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Thaïs Cristófaro Alves da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Fonologia de Uso; Teoria de Exemplares; Retroflexo; Róticos; Detalhe Fonético.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2009
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Language, Use and Cognition. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Atividades

02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
09/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
09/2015 - 11/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
03/2015 - 06/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
05/2014 - 06/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe do Português III
03/2014 - 04/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe do Português II
01/2014 - 02/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Diacrônicos do Português
10/2013 - 11/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua e Variação I
09/2013 - 10/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística do Texto
07/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe do Português I
05/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
03/2013 - 04/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos
11/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Temáticos II
11/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Temáticos I
10/2012 - 11/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Outro (especifique) Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 07/2009
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Monitor da disciplina Fonologia II.
2008 - 2009
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras.

Linhas de pesquisa
Fonética e Fonologia
03/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Bolsista Laboratório de Línguas - ICHS.


Linhas de pesquisa


1.
Fonética e Fonologia


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Difusão Lexical: uma abordagem dinâmica da organização lexical
Descrição: Este projeto tem por objetivo principal contribuir com o debate sobre a natureza dinâmica das representações mentais, com ênfase nas representações fonológicas (Bybee 2001, 2010; Ellis e Larsen-Freeman 2006; Ellis et alli 2009; Pierrehumbert, 2010). Para atingir tal objetivo serão investigados estudos de casos do português brasileiro relacionados com: a) variação sonora, b) aquisição de língua materna e c) aprendizado de língua estrangeira. A hipótese central desta pesquisa pode ser formulada como: a organização lexical reflete a dinamicidade da organização linguística, considerando-se efeitos de gradiência fonética e de freqüência lexical. Nesta perspectiva o léxico é o lócus da organização gramatical. A organização gramatical tem natureza dinâmica, com padrões emergentes que se auto-organizam em tendências gerenciadas por parâmetros probabilísticos do componente fonológico. Argumenta-se que a organização lexical é articulada em vários níveis de abstração como, por exemplo, padrões fonotáticos, morfológicos, semânticos. A organização lexical opera em redes alinhavadas que implementam a dinamicidade das línguas naturais (Bybee, 1985, 1995, 2001; Pierrehumbert, 2010), criando estruturas estáveis e gerenciando a variabilidade. Os estudos de caso de variação sonora, aquisição de língua materna e aprendizado de língua estrangeira por falantes do português brasileiro pretendem oferecer evidências para esta linha de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marco Aurélio Cunha Camargos - Integrante / SILVA, THAIS CRISTÓFARO - Coordenador / Daniela Mara Lima Oliveira-Guimarães - Integrante / Maria Cantoni - Integrante / Jamila Rodrigues - Integrante / Ingrid Faria - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2009
Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano
Descrição: Este projeto de iniciação científica foca a realização fonética das vogais do inglês americano. A relevância de se estudar as características fonéticas das vogais do inglês americano se justifica pelo fato de que essa é uma das duas variedades mais usadas no ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil. Primeiramente, será feita uma análise acústica das vogais em questão para caracterizá-las acusticamente em termos de qualidade e quantidade vocálica. Posteriormente, os resultados serão comparados com aqueles obtidos em pesquisa similar, realizada por Marusso (2003) sobre as vogais do inglês britânico e as vogais do português brasileiro. Este estudo, além de enriquecer as descrições fonéticas do inglês, fornecerá os dados empíricos necessários para a segunda etapa da pesquisa que visa a comparar a realização das vogais do inglês por falantes brasileiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marco Aurélio Cunha Camargos - Integrante / Adriana Sílvia Marusso - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA INGLESA.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, THAIS CRISTÓFARO2016 SILVA, THAIS CRISTÓFARO ; CAMARGOS, Marco Aurélio . Conhecimento fonológico e apropriação de róticos em inglês L2 por falantes nativos de português brasileiro. Ilha do Desterro (UFSC), v. 69, p. 049-060, 2016.

2.
BATISTA, H. R.2013BATISTA, H. R. ; CAMARGOS, M. A. C. . Origem de 'uai': uma hipótese caipira. Linguagem. Estudos e Pesquisas (UFG), v. 17, p. 251-265, 2013.

3.
MARUSSO, A. S.2010 MARUSSO, A. S. ; CAMARGOS, M. A. C. . Correlatos Acústicos das Vogais do Inglês Americano e Britânico e do Português Brasileiro: uma análise contrastiva. Revista da Pesquisa & Pós-Graduação, v. 10, p. 120-128, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
MARUSSO, A. S. ; CAMARGOS, M. A. C. . Caracterização acústica das vogais do inglês americano. In: Sonia Zyngier; Vander Viana. (Org.). Avaliações & Perspectivas: estudos empíricos em Letras. Rio de Janeiro: Publit, 2010, v. , p. -.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGOS, M. A. C.; MEDINA, Victor Hugo . Efeitos de Frequência de L1 na construção de padrões segmentais em L2. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MEDINA, Victor Hugo ; CAMARGOS, M. A. C. . Frequency Effects in L2: Learning 3rd person singular present forms in English. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MARUSSO, A. S. ; CAMARGOS, M. A. C. . Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MARUSSO, A. S. ; CAMARGOS, M. A. C. . Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARUSSO, A. S. ; CAMARGOS, M. A. C. . Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARUSSO, A. S. ; CAMARGOS, M. A. C. . Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MARUSSO, A. S. ; CAMARGOS, M. A. C. . Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MARUSSO, A. S. ; CAMARGOS, M. A. C. . Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA, M. S. P.; PIMENTA, P. F.; CAMARGOS, M. A. C.. Participação em banca de Adelaine de Rezende Côrtes.Preconceito linguístico e o livro didático de língua portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.

2.
VIEIRA, M. S. P.; PIMENTA, P. F.; CAMARGOS, M. A. C.. Participação em banca de Eliane de Paula Santana.Preconceito linguístico e o livro didático de língua portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.

3.
MACHADO, J. C.; MARTINS, R. M. F.; CAMARGOS, Marco Aurélio. Participação em banca de Edgard Lucas Silva Carvalho.O tratamento da variação linguística nos livros didáticos da coleção Português Linguagens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.

4.
MACHADO, J. C.; MARTINS, R. M. F.; CAMARGOS, M. A. C.. Participação em banca de Marina Bhering da Silva Carvalho.O tratamento da variação linguística nos livros didáticos da coleção Português Linguagens. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.

5.
CANO, M. R. O.; MARTINS, R. M. F.; CAMARGOS, M. A. C.. Participação em banca de Marcio Torres Gotierre Lopes.A construção discursiva da religiosidade islâmica na Revista Veja. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.

6.
MACHADO, A. F.; MARTINS, R. M. F.; CAMARGOS, Marco Aurélio. Participação em banca de Aliny Simões Bruno Carvalho.A influência positiva da oralidade padrão na escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.

7.
MACHADO, A. F.; MARTINS, R. M. F.; CAMARGOS, Marco Aurélio. Participação em banca de Sueli Aparecida da Silva.A variação linguística como fator de percepção sociocultural dos alunos de uma escola "rurbana" no município de Cambuí - MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.

8.
MACHADO, A. F.; MARTINS, R. M. F.; CAMARGOS, Marco Aurélio. Participação em banca de Maria Helena Ribeiro.Preconceito Linguístico como causa de evasão escolar e exclusão social: caso da variedade linguística mineira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.

9.
MACHADO, A. F.; MARTINS, R. M. F.; CAMARGOS, Marco Aurélio. Participação em banca de Sandraeleia de Arantes Cândido Corrêa.Preconceito Linguístico como causa de evasão escolar e exclusão social: caso da variedade linguística mineira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro Internacional de Ciência da Fala.Frequency effects in L2: Learning 3rd person singular present forms in English. 2011. (Encontro).

2.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. EFEITOS DE FREQÜÊNCIA DE L1 NA CONSTRUÇÃO DE PADRÕES SEGMENTAIS EM L2. 2011. (Congresso).

3.
II Seminário de Atividades Acadêmicas do Departamento de Letras.Aspectos fonéticos ds vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2009. (Seminário).

4.
X Encontro de Ciência Empírica em Letras. Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2009. (Congresso).

5.
XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2009. (Seminário).

6.
I Seminário de Atividades Acadêmicas do Departamento de Letras.Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2008. (Seminário).

7.
X Semana de Letras da UFOP. Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2008. (Congresso).

8.
XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Aspectos fonéticos das vogais do inglês: Caracterização acústica das vogais do inglês americano.. 2008. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edilene Batista Martins dos Reis. Eixo oralidade no currículo nacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.

2.
Simone Gonçalves Calazans dos Santos. Eixo oralidade no currículo nacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.

3.
Lídia Maria do Nascimento. Variação linguística no português brasileiro: relação entre o ensino de língua materna na escola e o preconceito linguístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.

4.
Anadir Rosália Matos Orlando. Erros ortográficos no uso de S e Z. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.

5.
Ademir Jorge. Erros ortográficos no uso de S e Z. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.

6.
Alessandra Nara Lima Oliveira Silveira. A variação linguística nos livros didáticos e sua aplicação em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.

7.
Elisângela Soares de Aquino. O professor de Língua Portuguesa e a produção textual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.

8.
Irabel da Paz Nascimento. O professor de Língua Portuguesa e a produção textual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.

9.
Marcos Felipe Alcântara Fonseca. A variação linguística nos livros didáticos e sua aplicação em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Lavras. Orientador: Marco Aurélio Cunha Camargos.




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