Treyce Ellen Silva Goulart

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3254301016849707
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014-2016), formada pela mesma Instituição em História Bacharelado, no ano de 2010. Atuou como presidente do Centro Acadêmico de História "Angelina Gonçalves" na gestão 2008-2009. Atuou como coordenadora adjunta do Programa de Extensão PROEXT/MEC/SESu 2012-13 Comunidades FURG - COMUF. Em 2013, foi coordenadora acadêmica do Programa de Apoio ao Ingresso aos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS Indígena e Quilombola: Novas conexões de saberes. É membro do Nós do Sul Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas e possui área de pesquisa e interesse no estudo de Relações Étnico-raciais, Interseccionalidade de Gênero, Raça e Classe, Feminismos das mulheres negras, Decolonialidade e Intelectualidade Negra. Tem experiência na execução de formações e oficinas/mini cursos relacionadas/os à efetivação da Lei 10.639/03, feminismos das mulheres negras e decolonialidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Treyce Ellen Silva Goulart
Nome em citações bibliográficas
GOULART, T. E. S.;GOULART, TREYCE ELLEN SILVA

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Assistencia Social Direitos Humanos, Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos.
Praça Cristiano Ottoni
Centro
20221250 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23349549


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: E não sou eu uma intelectual? - Projeções autobiográficas de si e representações no devir intelectual de professoras negras em universidades gaúchas,
Orientador: Mary Rangel.
Coorientador: Marcio Caetano.
2014 - 2016
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Narrativas entrecruzadas de professoras negras: trajetórias, pactos políticos e prática docente,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcio Rodrigo Vale Caetano.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Palavras-chave: Narrativas; Docência; mulheres negras.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Graduação em Historia Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: As representações na Umbanda: estudo de caso da Tenda de São Jorge.
Orientador: Jean Tiago Baptista.
Bolsista do(a): Ministério da Educação - Secretaria de Apoio à Extensão, MEC -SUPEXT, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Oficina Gênero, Sexualidades e Racismo. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em II Formação em Patrimônio Comunitário. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em III Formação em Patrimônio Comunitário. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em I Formação em Patrimônio Comunitário. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERGS

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação ? IE, .

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação ? IE, .


Rede de Pontos de Memória e Iniciat. Com. em Memória e Museol. Soc. do RS, REPIM RS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Articuladora Regional Sul, Carga horária: 10
Outras informações
A Rede de Pontos de Memória e Iniciativas Comunitárias em Memória e Museologia Social do RS, tem o intuito de articular as diversas iniciativas, na intenção de promover formações, e incentivo a criação de novos processos museais comunitários.



Linhas de pesquisa


1.
Educação, Políticas de Corpo e Modos de Subjetivação
2.
Estudos Feministas, Queer e Educação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As identidades político-sexuais: acordos e tensões nos currículos escolares

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio Rodrigo Vale Caetano em 23/09/2015.
Descrição: Com os recursos biotecnológicos fomos apresentados a vários estilos de vida que nos possibilitaram ampliar nossas experiências, corporalidades e, por vez, identidades. Dialogando com os Estudos Culturais nos propomos a investigar os discursos sobre gênero, sexualidade e seus desdobramentos com classe e raça que produziram corporalidades/identidades e interpelaram com seus interesses os currículos em escolas da educação básica do sudeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com professores/as que participaram de cursos de formação continuada nas temáticas gênero e sexualidade ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os anos de 2006-2013. A produção de dados ocorrerá a partir de três abordagens metodológicas: a aplicação de entrevistas analíticas, execução de grupos focais e análises de documentos. Com os dados, buscaremos os modos como as identidades (gêneros/sexuais, raças/etnias, classes e profissionais) produziram tensões e acordos nos currículos. Esperamos que as análises produzidas auxiliem práticas de enfrentamento ao sexismo, à homofobia e ao racismo nas escolas e, mais amplamente, nas políticas públicas de educação dos municípios investigados. Temos a expectativa de contribuir para a consolidação do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo, viabilizando assim a produção e o intercâmbio científico, acenando à possibilidade de ampliação dessa experiência em outros contextos nacionais e internacionais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Treyce Ellen Silva Goulart - Integrante / Marcio Rodrigo Vale Caetano - Coordenador / Claudia Penalvo - Integrante / Mary Rangel - Integrante / Dinah Quesada Beck - Integrante / Carlos José Borges Silveira - Integrante / Dinorah Amaral Matte - Integrante / Luiz Otavio Borges - Integrante / Carmem Berenice Cougo de Cougo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11
2012 - 2014
As políticas de identidades e suas dimensões nos projetos políticos pedagógicos e nos currículos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio Rodrigo Vale Caetano em 17/12/2014.
Descrição: Na atualidade somos seduzidos por vários estilos de vida que nos são apresentados pelas novas tecnologias internet, biomedicina, cirurgias plásticas, etc. nos possibilitando ampliar nossas experiências, corporalidades e identidades. Com isso, os reconhecidos marcadores identitários, a exemplo dos sexuais, ainda que produzam assimetrias, eles por si, já não servem para legitimar e confirmar as expectativas de nascimento e, tampouco, para estabilizar os sujeitos frente às identidades disponíveis. Dialogando com os Estudos Culturais nos propomos a investigar os discursos sobre sexualidade e seus desdobramentos em torno de gênero, classe e raça que produziram corporalidades/identidades e interpelaram com seus interesses os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e os currículos praticados em escolas da educação básica da Cidade de Rio Grande- Rio Grande do Sul. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com professores e professoras da educação básica a partir de três abordagens metodológicas: a aplicação de entrevistas analíticas, execução de grupos focais e análises de documentos. Com elas, buscaremos dar ênfase às identidades (gêneros, raças/etnias, sexuais, classes e profissionais) e como elas produzem tensões e acordos nos PPP e nos currículos praticados. Com as entrevistas, os grupos focais e os documentos se buscará construir um corpo de dados, que posteriormente será discutido com base nas análises discursivas de perspectiva foucaultiana. Esperamos que o projeto proposto apresente dados à comunidade científica e escolar sobre as questões políticas e educacionais relativas a sexualidade e seus desdobramentos e arranjos com gênero, raça/etnia e classe. A análise e as considerações dos dados obtidos permitirão formular propostas que poderão auxiliar a definição de outras ações nas escolas pelos professores e professoras, além dos gestores e gestoras da educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2013
Programa de Extensão Comunidades FURG (COMUF)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jean Tiago Baptista em 23/02/2015.
Descrição: O programa Comunidades-FURG se propõe a agir sobre demandas sociais apresentadas à universidade contemporânea ao ressaltar seu papel de agente conectado às comunidades. Procura reunir alternativas sociais de caráter transformador sobre a realidade, em especial a partir da Museologia Social e da História. Nesse sentido, procura criar mecanismos de mediação entre os interesses das comunidades e os canais que a universidade possui para dar visibilidade aos problemas, prestar serviços e disponibilizar apoio técnico-científico, quando solicitada, na concretização de ações de proteção e reconhecimento de práticas-saberes tradicionais, políticas de inclusão e ações pró-patrimônio. Nesse sentido, o COMUF é composto por alunos provenientes de comunidades diretamente afetadas pelas pressões da modernização do município de Rio Grande e do Rio Grande do Sul, assim como de cotistas e outros universitários interessados em combater desigualdades, racismos, processos de exclusão e deteriorização do patrimônio mediante a construção de ações fundamentadas na História, Museologia Social, Constituição Brasileira, Legislação Patrimonial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Treyce Ellen Silva Goulart - Integrante / Jean Tiago Baptista - Coordenador / Helissa Renata Gründemann - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA JUNIOR, P. M.2018SILVA JUNIOR, P. M. ; CAETANO, Marcio. ; GOULART, TREYCE ELLEN SILVA . ?Ele queria ser a Cinderela?: Construções queer à leitura das masculinidades no Ensino Fundamental. REVISTA PERIÓDICUS, v. 1, p. 87-102, 2018.

2.
Caetano, Marcio2017Caetano, Marcio ; GAIVIZZO, S. B. ; GOULART, T. E. S. . Multiculturalismo e justiça social: reflexões sobre as políticas de ação afirmativa e o Ensino Superior. TEXTURA - ULBRA, v. 1, p. 93-113, 2017.

3.
GOULART, T. E. S.;GOULART, TREYCE ELLEN SILVA2017GOULART, T. E. S.; Caetano, Marcio ; RANGEL, Mary . Narrativas entrecruzadas de professoras negras em terras de gaudérios. margens interdisciplinar, v. 11, p. 44-58, 2017.

4.
CAETANO, M.2016 CAETANO, M. ; MELGACO, P. ; GOULART, T. E. S. . Famílias, masculinidades e racialidades na escola: provocações queer e decoloniais. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, v. 25, p. 127-143, 2016.

5.
CAETANO, M.2016CAETANO, M. ; GOULART, T. E. S. ; SILVA, M. . Ensaios sobre a heteronormatividade: modos curriculares de aprendizagem das sexualidades e do gênero. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 11, p. 634-655, 2016.

6.
LIMA, C. H. L.2016LIMA, C. H. L. ; CAETANO, Marcio. ; GOULART, TREYCE ELLEN SILVA . Subalternidade e Heterotopia: Ensaio sobre a destituição da heteronormatividade com o Bom-Crioulo. Eutomia (Recife), v. 1, p. 53-69, 2016.

7.
SILVA JUNIOR, PAULO MELGAÇO DA2016SILVA JUNIOR, PAULO MELGAÇO DA ; Caetano, Marcio ; GOULART, T. E. S. . Famílias, masculinidades e racialidades na escola: provocações queer e decoloniais. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, v. 25, p. 127-143, 2016.

8.
CAETANO, MARCIO RODRIGO VALE2016 CAETANO, MARCIO RODRIGO VALE ; SILVA JUNIOR, PAULO MELGAÇO DA ; GOULART, TREYCE ELLEN SILVA . MASCULINIDADES HEGEMÔNICAS E DISSIDÊNCIAS: TENSÕES CURRICULARES EM COTIDIANOS DE ESCOLAS DA PERIFERIA. Reflexão e Ação (Online), v. 24, p. 214-232, 2016.

9.
FEIJÓ, C.2014FEIJÓ, C. ; VIVIAN, D. ; BAPTISTA, Jean. ; ALMEIDA, L. O. ; BOITA, Tony ; GOULART, T. E. S. . A CARTA DAS MISSÕES Documento da Rede dos Pontos de Memória e Iniciativas Comunitárias em Memória e Museologia Social do Rio Grande do Sul (Repim- RS). Cadernos do CEOM, v. 27, p. 437-443, 2014.

10.
GOULART, T. E. S.;GOULART, TREYCE ELLEN SILVA2012GOULART, T. E. S.. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em Sala de Aula: a Implementação da Lei 11.645/08 nas Escolas. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 4, p. 564-576, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CAETANO, Marcio. ; SILVA JUNIOR, P. M. ; GOULART, T. E. S. . "Eu me sentia assim, meio excluído": Performances hegemônicas e as dissidências na escola.. In: Suely Messeder, Mary Garcia Castro e Laura Moutinho (Org.). (Org.). Enlaçando sexualidades: uma tessitura interdisciplinar no reino das sexualidades e relacões de gênero.. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 157-178.

2.
CAETANO, Marcio. ; GOULART, TREYCE ELLEN SILVA ; SILVA, M. . Heteronormatividade e os modos curriculares de produção do gênero. In: Carmen Lúcia Guimarães de Mattos; Luis Paulo Cruz Borges; Paula Almeida de Castro. (Org.). Didática e avaliação: educação, cidadania e exclusão na contemporaneidade. 1ed.Paraíba: Realize Editora, 2016, v. 1, p. 179-201.

3.
LIMA, C. H. L. ; CAETANO, Marcio. ; GOULART, TREYCE ELLEN SILVA . Corpos polissêmicos: inspirações cinematográficas de reflexões sobre a vida na escola. In: Carlos Henrique Lucas Lima; Gilmaro Nogueira. (Org.). Um corpo possível: ensaios sobre abjeção e existência cultural. 1ed.Rio de Janeiro: Anthology Editora, 2016, v. 1, p. 241-278.

4.
BAPTISTA, Jean. ; AMARAL, M. G. ; GOULART, TREYCE ELLEN SILVA ; BOITA, Tony . O processo de reconhecimento do Quilombo Macanudo e a geração das vagas quilombolas na FURG: ações de extensão universitária empreendidas pelo Programa de Extensão Comunidades FURG (Comuf). In: Vilmar Alves Pereira Sirlei Nadia Schirmer Daniele Barros Jardim. (Org.). A política de ações afirmativas na FURG:um espaço de Formação Permanente. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. 1, p. 60-71.

5.
GOULART, T. E. S.; SERAFIM, T. ; CAETANO, M. . Docência feminina e negritude: pautas que se cruzam no corpo na efetividade da lei nº. 10.639/2003. In: Fernando Seffner, Marcio Caetano. (Org.). Discurso, discursos e contra-discursos latino americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. 1ed.Rio Grande: Realize e Edfurg, 2015, v. , p. 1586-1600.

6.
GOULART, T. E. S.; Baptista, J.T . Ações afirmativas e extensão universitária: avanços e desafios à implementação da lei 10.639/03 na comunidade rio-grandina. In: Hardalla Santos do Valle; Rita de Cássia Grecco dos Santos. (Org.). Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2014, v. 20, p. 199-220.

7.
GOULART, T. E. S.; DUARTE, V. L. ; BOITA, T. ; Baptista, J.T . XII Acampamento Regional de cultura Afro: memória e resistência da Comunidade Negra. In: BAPTISTA, J; FEIJÓ, C.. (Org.). Práticas Comunitárias e Educativas em Memória e Museologia Social. 1ed.RIO GRANDE: Editora da Universidade Federal do Rio Grande, 2013, v. 1, p. 117-132.

8.
GOULART, T. E. S.; AMARAL, M. G. . Extensão Universitária e conquista de direitos Quilombolas: o processo de reconhecimento da Comunidade Quilombola dos Macanudos. In: BAPTISTA, J; FEIJÓ, C.. (Org.). Práticas Comunitárias e Educativas em Memória e Museologia Social. 1ed.RIO GRANDE: Editora da Universidade Federal do Rio Grande, 2013, v. 1, p. 214-234.

9.
GOULART, T. E. S.; Baptista, J.T ; BOITA, T. ; ALVES, R. H. A. . Extensão Universitária, Ações Afirmativas e Museologia Social: articulações para consolidação de direitos de Comunidades Rurais, Indígenas, Quilombolas e LGBT's. In: BAPTISTA, J; FEIJÓ, C.. (Org.). Práticas Comunitárias e Educativas em Memória e Museologia Social. 1ed.RIO GRANDE: Editora da Universidade Federal do Rio Grande, 2013, v. 1, p. 155-183.

10.
PEREIRA NETO, A. ; HALLAL, M. C. L. ; VALENTINI, R. A. B. ; GOULART, T. E. S. . O caso do contestado. In: Júlia Silveira Matos; Derocina Campos Sosa; Carmem G. Burgert Schiavon. (Org.). História, Imprensa, discurso e representação: das revoltas republicanas ao golpe do Estado Novo. 1ed.rio grande: pluscom, 2010, v. 1, p. 23-29.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOULART, T. E. S.. Transmulheres Negras. Revista Memória LGBT:, http://www.memorialgbt.com/, p. 16 - 19, 20 jan. 2014.

2.
GOULART, T. E. S.. 'Entre as mulheres eu sou negra, entre as negras, eu sou lésbica...'. Revista Memória LGBT: Afro Gays; Afro Lésbicas; Afro Trans, http://www.memorialgbt.com, p. 7 - 9, 20 out. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOULART, TREYCE ELLEN SILVA; RANGEL, M. . Narrativas entrecruzadas de professoras negras no extremo sul: (re)invenções (im)possíveis. In: Fazendo Gênero 11 & Mundos de Mulheres, 2018, Florianópolis. Anais Eletrônicos do Fazendo Gênero 11 & Mundos de Mulheres, 2017. p. 1-12.

2.
GOULART, TREYCE ELLEN SILVA; CAETANO, Marcio. ; BORGES, L. O. ; RANGEL, M. . Corporalidades negras e prática pedagógica antirracista: movimentos curriculares em disputa. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal/RN. Anais do III Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1. p. 10-20.

3.
GOULART, T. E. S.; MENDES, L. ; CAETANO, M. . ?Eu escondida aqui desse lado, porque tinha que ser escondido, ... tudo tinha que ser escondido? ou dos bastidores ao centro: (re)arranjos sociais e tensionamentos em torno da Lei Federal 10.639/2003. In: IV Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. Anais do Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015.

4.
PENALVO, C. ; MEDEIROS, T. ; GOULART, T. E. S. ; CAETANO, M. . AS FORMAÇÕES CONTINUADAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE E RELIGIÃO: ATRAVESSAMENTOS (IM)PENSÁVEIS. In: XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualdidades, 2015, Campina Grande. Anais Gênero e Sexualidade XI - (2015), 2015. v. 1.

5.
PENALVO, C. ; GOULART, T. E. S. . Homofobia e escola: uma busca cartográfica em formações continuadas para professoras/es. In: I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015, Rio Grande. Anais do I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015.

6.
GOULART, T. E. S.; PENALVO, C. . (Re)arranjos sociais e tensionamentos em torno da Lei Federal 10.639/2003: algumas reflexões. In: I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015, Rio Grande. Anais do I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015.

7.
GOULART, T. E. S.; CAETANO, M. . (RE)EXISTÊNCIA DE PROFESSORAS NEGRAS E A PRÁTICA DOCENTE POLITICAMENTE COMPROMETIDA: TENSIONAMENTOS A PARTIR DA LEI FEDERAL 10.639/2003. In: II Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul - II Copene Sul, 2015, Curitiba. Anais do II Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul - II Copene Sul, 2015.

8.
SERAFIM, T. ; GOULART, T. E. S. ; CAETANO, Marcio. . DOCÊNCIA FEMININA E NEGRITUDE: PAUTAS QUE SE CRUZAM NO CORPO NA EFETIVIDADE DA LEI 10.639/2003. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, 2014, Rio Grande. Anais do VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, 2014.

9.
GOULART, T. E. S.; CAETANO, M. . Mulheres que se fizeram quilombolas: narrativas e a invenção de si. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, 2014, Rio de Janeiro. [VI CIPA] VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, 2014.

10.
GOULART, T. E. S.; CAETANO, M. . PARENTESCO POLÍTICO E EMPODERAMENTO DE PROFESSORAS NEGRAS NA EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/03. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2014: MODOS DE ?LER-ESCREVER? EM MEIO À VIDA, 2014, Cuiabá/MS. Anais do SEMIEDU 2014, 2014.

11.
GOULART, T. E. S.; Baptista, J.T ; BOITA, T. ; ALVES, R. H. A. . Ações extensionistas junto a comunidades periféricas: o programa de extensão Comunidades FURG e a cidade de Rio Grande. In: IV Colóquio Internacional Ação Pública e Problemas Sociais em Cidades Intermediárias, 2013, Lisboa. Anais do IV Colóqui Internacional da Universidade Nova de Lisboa: Ação pública e problemas sociais em cidades Intermediárias., 2013. v. 3. p. 5-17.

12.
GOULART, T. E. S.. Identidade negra e quilombola no Rio Grande do Sul: estudo de caso sobre a primeira comunidade quilombola de Rio Grande. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

13.
GOULART, T. E. S.. O HISTORIADOR A SERVIÇO DAS DEMANDAS COMUNITÁRIAS: O PROJETO QUILOMBOLAS SOMOS NÓS E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE RIO GRANDE E DISTRITOS. In: XI Encontro Estadual de História, 2012, Rio Grande. Anais Eletrônicos XI Encontro Estadual de História, 2012.

14.
GOULART, T. E. S.; Baptista, J.T ; BORGES, A. ; GRUNDEMANN, H. R. . Programa Comunidades FURG ? COMUF. In: 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2012, Porto Alegre. 5º CBEU ? CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

15.
Baptista, J.T ; GRUNDEMANN, H. R. ; BORGES, A. ; PIRES, J. ; GOULART, T. E. S. ; A. L. ; BOITA, T. . PROGRAMA DE EXTENSÃO COMUNIDADES FURG (COMUF): HISTÓRIA, DIREITOS HUMANOS E PATRIMÔNIOS DAS COMUNIDADES DE RIO GRANDE. In: Anais do 30º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul Extensão, 2012, Rio Grande. Anais do 30º SEURS Seminário de Extensão Universitária da Região Sul Extensão, memória e patrimônio, 2012.

16.
GOULART, T. E. S.; Baptista, J.T ; ADILIO, M. ; BASSO, S. . História, Comunidades E Extensão Universitária: Interfaces Conceituais E Práticas a partir da Carta das Missões e do Programa de Extensão Comunidades Furg (Comuf). In: I Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas, 2012, Chapecó. Anais do I CONSUDI, 2012.

17.
GOULART, T. E. S.. MEMÓRIA SOCIAL E HISTÓRICA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS EM RIO GRANDE E DISTRITOS. In: I Congresso Internacional de História Regional, 2011, Passo Fundo. ANAIS ELETRÔNICOS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA REGIONAL, 2011. v. II.

18.
Baptista, J.T ; BORGES, A. ; GOULART, T. E. S. . Programa Comunidades FURG: defesa do patrimônio comunitário e ampliação das ações afirmativas na universidade.. In: V Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011, Porto Alegre. Anais do V Congresso Brasileiro de Extensão, 2011, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PENALVO, C. ; GOULART, T. E. S. ; CAETANO, Marcio. . FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS/ES, HOMOFOBIA E ESCOLA: UMA VISÃO CARTOGRÁFICA. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador. Anais do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, M. C. F. S. ; GOULART, T. E. S. ; CAETANO, M. . COLETIVO MACANUDOS DE ESTUDANTES NEGRAS E NEGROS DA FURG: RESISTÊNCIA E MILITANCIA NEGRA UNIVERSITÁRIA EM PROL DA EQUIDADE NA REGIÃO SUL. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2014, Belém/PA. Anais doVIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2014. v. 1.

2.
GOULART, T. E. S.; OLIVERA, E. D. . Formação continuada: deslocamentos identitários e outras dimensões curriculares. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, 2014, Juiz de Fora/MG. Anais [do] VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; II Encontro Gênero e Diversidade na Escola, 2014. v. 1. p. 3849-3849.

3.
GOULART, T. E. S.. Comunidade-território-identidade: história, memória e a retomada de direitos. In: I Copene Sul, 2013, Pelotas. Caderno de Resumos do I Copene Sul, 2013.

4.
GOULART, T. E. S.; CAETANO, M. . Docência Feminina e negritude na efetivação da Lei 10.639/2003. In: I Copene Sul, 2013, Pelotas. Caderno de Resumos I Copene Sul, 2013.

5.
GOULART, T. E. S.. O historiador a serviço das demandas comunitárias: O Projeto Quilombolas Somos Nós e as comunidades quilombolas de Rio Grande e distritos. In: XI Encontro Estadual de História, 2012, Rio Grande. Caderno de Resumos XI Encontro Estadual de História, 2012.

6.
GOULART, T. E. S.; A. L. . A DIVULGAÇÃO DO DECRETO 4.887/2003 NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: A EXTENSÃO FUNDAMENTADA NOS DIREITOS HUMANOS. In: Mostra de Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 11.

7.
GOULART, T. E. S.; PIRES, J. . Quilombolas Somos Nós: Auto-Reconhecimento, Valorização das Memórias Sociais e Empoderamento das Comunidades Quilombolas Distritais de Rio Grande e São José Do Norte. In: XII Mostra de Produção Universitária, 2012, Rio Grande. Anais da MPU. Rio Grande: Editora da FURG, 2012. v. 11.

8.
GOULART, T. E. S.. Memória Social e Histórica das comunidades tradicionais quilombolas em Rio Grande e Distritos. In: I Congresso Internacional de História Regional, 2011, Passo Fundo. Caderno de Programação e Resumos, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GOULART, T. E. S.. Ser negro/a nos bancos escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOULART, T. E. S.. Interfaces da descolonização filosófica na diáspora africana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOULART, T. E. S.; COSTA, C. S. . Gênero e relações etnicorraciais nas políticas públicas de formação de professores/as. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GOULART, T. E. S.. Racismo e saúde mental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOULART, T. E. S.. Mesa Redonda: Mulheres Negras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GOULART, T. E. S.. Mesa Redonda: Afirmação e Identidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
GOULART, T. E. S.; CAETANO, M. ; SERAFIM, T. . Docência Feminina e Negritude: Pautas que se Cruzam no Corpo na Efetividade da Lei 10639/03. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOULART, T. E. S.; OLIVERA, E. D. ; CAETANO, M. . Formação continuada: deslocamentos identitários e outras dimensões curriculares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOULART, T. E. S.. Feminismo da Mulher Negra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GOULART, T. E. S.. Extensão e pesquisa acadêmica a serviço das demandas comunitárias: empoderamento de comunidades e efetivação das políticas afirmativas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GOULART, T. E. S.; FERREIRA, C. ; PEREIRA, V. A. . Educação Superior Indígena e Quilombola: Políticas Afirmativas e a Retomada de Espaços de Direito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GOULART, T. E. S.; AMARAL, M. G. . Relações Etnicorraciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GOULART, T. E. S.. Roda de Conversa Políticas Públicas para Iniciativas Comunitárias em Memória e Museologia Social no Rio Grande do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GOULART, T. E. S.. O Processo de Criação de Vagas específicas no Ensino Superior para Comunidades Quilombolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GOULART, T. E. S.. Memória e Patrimônio Cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GOULART, T. E. S.. Mesa de Discussão - Consciência Negra: cultura, política e sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GOULART, T. E. S.. Comunidades Quilombolas no Extremo Sul: O projeto Quilombolas Somos Nós. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GOULART, T. E. S.. .O HISTORIADOR A SERVIÇO DAS DEMANDAS COMUNITÁRIAS: O PROJETO QUILOMBOLAS SOMOS NÓS E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE RIO GRANDE E DISTRITOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOULART, T. E. S.. As relações étnico-raciais no ambiente escolar: apontamentos e contraposições. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GOULART, T. E. S.. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em sala de aula: A implementação da lei 11.645/08 nas escolas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GOULART, T. E. S.. QUILOMBOLAS SOMOS NÓS: AUTO-RECONHECIMENTO, VALORIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS SOCIAIS E EMPODERAMENTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DISTRITAIS DE RIO GRANDE E SÃO JOSÉ DO NORTE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GOULART, T. E. S.; Baptista, J.T ; ADILIO, M. ; BASSO, S. . História, comunidades e extensão universitária: interfaces conceituais e práticas a partir da carta das missões e do programa de extensão comunidades FURG (Comuf). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOULART, T. E. S.. Curso de Formação em História e Cultura Afro Brasileira: A Aplicação da Lei 10.639/03. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
Baptista, J.T ; GOULART, T. E. S. ; BORGES, A. ; GRUNDEMANN, H. R. . Programa Comunidades FURG ? COMUF. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Baptista, J.T ; NUNES, G. H. L ; GOULART, T. E. S. ; GOMES, A. S. ; MIRANDA, A. . Caderno de Resumos do I Congresso dos Pesquisadores Negros da Região Sul. Rio Grande: Editora da Universidade Federal do Rio Grande, 2013 (Caderno de Resumos).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BOITA, T. ; Baptista, J.T ; GOULART, T. E. S. . . XII Acampamento Regional de Cultura Afro. 2012; Tema: Evento realizado em parceria com o programa Comunidades FURG e o movimento negro no Rio Grande do Sul.. (Blog).

2.
BOITA, T. ; Baptista, J.T ; GOULART, T. E. S. ; FEIJÓ, C. ; VIVIAN, D. . Rede de Pontos de Memória e Inciativas Comunitárias em Memória e Museologia Social.. 2012; Tema: Blog da rede de articuladores dos Pontos de Memória do Rio Grande do Sul. (Blog).

3.
BOITA, T. ; Baptista, J.T ; GOULART, T. E. S. . Programa de Extensão Comunidades FURG. 2012; Tema: Memória Social, Patrimônio, Museologia, Ações Afirmativas e História. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOULART, TREYCE ELLEN SILVA. Mini-curso: Feminismos e (de)colonialidade: abordagens feministas e antirracistas na produção do conhecimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOULART, TREYCE ELLEN SILVA. Discurso, discursos e contra-discursos latino-americanos sobre a diversidade sexual e de gênero. 2016. (Preparação de obra bibliográfica).

3.
GOULART, T. E. S.; SILVA, M. . Mini-curso Feminismos, (De)colonialidade e Poder. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GOULART, T. E. S.; CAVALHEIRO, A. S. ; CAETANO, M. . Mini curso Feminismos, resistência política e estética das mulheres negras na Diáspora. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GOULART, TREYCE ELLEN SILVA. Cenas latino-americanas da diversidade sexual e de gênero: práticas, pedagogias e políticas públicas. 2015. (Preparação de obra bibliográfica).

6.
PENALVO, C. ; INOCENCIO, M. ; SILVA, M. ; MEDEIROS, T. ; GOULART, TREYCE ELLEN SILVA . Cenas latino-americanas da diversidade sexual e de gênero: práticas, pedagogias e políticas públicas. 2015. (Revisão de obra bibliográfica).

7.
PENALVO, C. ; AMORIM, B. ; GOULART, T. E. S. . Diálogos: Guias de Direitos Humanos para População LGBT. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder Educação em Saúde).

8.
GOULART, T. E. S.. Curso de formação em história e cultura afro-brasileira: a aplicação da lei 10.639/03. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
GOULART, T. E. S.; Baptista, J.T . História e Direitos Quilombolas. 2012. .

10.
GOULART, T. E. S.. Relatório FURG+Quilombola: demanda, justificativa e potencialidades da criação de vagas para estudantes quilombolas na FURG. 2012. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAETANO, M.; GOULART, T. E. S.; LOSE, M. L.. Participação em banca de Roberta Sexas.Educação e Gênero: as múltiplas faces de um conceito em construção.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GOULART, T. E. S.; MARQUES, C. B.. Participação em banca de Ana Carolina Paes."Ser homem/mulher é ser legal" Jovens e Padrões Normativos de Gênero e Sexualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
CAETANO, M.; GOULART, T. E. S.; MEDEIROS, T.. Participação em banca de Lara Jacob Gonçalves.Multiculturalismo e Educação: Uma Reflexão Sobre a Diversidade Cultural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MAGALHAES, J. C.; GOULART, T. E. S.. 13ª Mostra de Produção Universitária. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo.Mini curso: Feminismos e (De)Colonialidades: Provocações Feministas e Antirracistas à Produção do Conhecimento. 2018. (Seminário).

2.
Fazendo Gênero 11 & Mundos de Mulheres. Narrativas entrecruzadas de professoras negras no extremo sul: (re)invenções (im)possíveis. 2017. (Congresso).

3.
XII Colóquio nacional representações de gênero e de sexualidades.. 2016. (Outra).

4.
 I Encontro de Pós Graduação em Educação ?  A Formação Docente e a Pesquisa .(RE)ARRANJOS SOCIAIS E  TENSIONAMENTOS EM  TORNO  DA  LEI  FEDERAL  10.639/2003: ALGUMAS  REFLEXÕES. 2015. (Encontro).

5.
 I Encontro de Pós Graduação em Educação ?  A Formação Docente e a Pesquisa .HOMOFOBIA E ESCOLA: UMA BUSCA CARTOGRÁFICA EM FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA PROFESSORAS/ES. 2015. (Encontro).

6.
II Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul - II Copene Sul. (Re) Existência de professoras negras e a prática docente politicamente comprometida: Tensionamentos a partir da Lei Federal 10.639/2003. 2015. (Congresso).

7.
II Congresso Nacional de Educação. A escola como espaço de (re)existência: racialidades, feminismos e políticas públicas. 2015. (Congresso).

8.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero.FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS/ES, HOMOFOBIA E ESCOLA: UMA VISÃO CARTOGRÁFICA. 2015. (Seminário).

9.
IV Seminário Enlaçando Sexualidades.?Eu escondida aqui desse lado, porque tinha que ser escondido, ... tudo tinha que ser escondido? ou dos bastidores ao centro: (re)arranjos sociais e tensionamentos em torno da Lei Federal 10.639/2003. 2015. (Seminário).

10.
XI COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES.AS FORMAÇÕES CONTINUADAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE E RELIGIÃO: ATRAVESSAMENTOS (IM)PENSÁVEIS. 2015. (Outra).

11.
II Fórum de Educação.Projetos políticos pedagógicos: dimensões cotidianas do diálogo escolar. 2014. (Outra).

12.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade.Formação continuada: deslocamentos identitários e outras dimensões curriculares. 2014. (Seminário).

13.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. 2014. (Seminário).

14.
Seminário de Educação - Semiedu 2014.Parentesco Político e Empoderamento de Professoras Negras na Efetivação da Lei 10.639/03. 2014. (Seminário).

15.
Seminário de Educação - Semiedu 2014. 2014. (Seminário).

16.
Teia Nacional da Diversidade.REDE DOS PONTOS DE MEMÓRIA E INICIATIVAS COMUNITÁRIAS EM MEMÓRIA E MUSEOLOGIA SOCIAL DO RIO GRANDE DO SUL REPIMRS. 2014. (Outra).

17.
VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. Mulheres que se fizeram quilombolas: narrativas e a invenção de si. 2014. (Congresso).

18.
VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. 2014. (Congresso).

19.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. DOCÊNCIA FEMININA E NEGRITUDE: PAUTAS QUE SE CRUZAM NO CORPO NA EFETIVIDADE DA LEI 10.639/2003. 2014. (Congresso).

20.
#COTASSIM 2013. 2013. (Outra).

21.
Dia do Museólogo.(Ação) Pesquisa- Ação, Educação Não Formal e Promoção de Direitos Sociais: Caminhos Possíveis para o Trabalho com Comunidades. 2013. (Seminário).

22.
Dia do Museólogo.(Ação) Pesquisa- Ação, Educação Não Formal e Promoção de Direitos Sociais: Caminhos Possíveis para o Trabalho com Comunidades. 2013. (Seminário).

23.
Encontro Estadual de Estudantes de Museologia RS.Comunidades quilombolas, Auto-reconhecimento e Certificação: Metodologias Extensionistas para a Conquista de Direitos Humanos. 2013. (Encontro).

24.
I Copene Sul. Docência feminina e negritude na efetividade da lei 10.639/2003. 2013. (Congresso).

25.
I Copene Sul. Comunidade-território-identidade: História, Memória e a Retomada de Direitos. 2013. (Congresso).

26.
I Copene Sul. 2013. (Congresso).

27.
II Seminário de Diversidade Cultural.Memórias e Narrativas Quilombolas: Resistência, Empoderamento e Acesso às Políticas Públicas. 2013. (Seminário).

28.
Novembro Negro: Escola Comvida é Escola Consciente.Políticas Afirmativas - Sistemas de Cotas. 2013. (Seminário).

29.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos.Pautas que se cruzam no corpo: docência feminina e negritude na efetividade da Lei 10.639/2003. 2013. (Seminário).

30.
Universidade, Ações Afirmativas e Projeto de Nação. 2013. (Outra).

31.
XXVII Simpósio Nacional de História.Identidade negra e quilombola no Rio Grande do Sul: estudo de caso sobre a primeira comunidade quilombola de Rio Grande. 2013. (Simpósio).

32.
30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Programa de Extensão Comunidades FURG (COMUF): História. Direitos HUmanos e Patrimônios das Comunidades de Rio Grande. 2012. (Seminário).

33.
I Congresso Sul Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas. História, comunidades e extensão universitária: interfaces conceituais e práticas a partir da Carta das Missões e do Programa de Extensão Comunidades FURG (COMUF). 2012. (Congresso).

34.
V Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia.PROGRAMA DE EXTENSÃO EM DEFESA DO PATRIMÔNIO COMUNITÁRIO COMUNIDADES FURG ? COMUF. 2012. (Encontro).

35.
VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Comunidades Quilombolas no Extremo Sul: O projeto Quilombolas Somos Nós. 2012. (Congresso).

36.
XI Encontro Estadual de História.O HISTORIADOR A SERVIÇO DAS DEMANDAS COMUNITÁRIAS: O PROJETO QUILOMBOLAS SOMOS NÓS E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE RIO GRANDE E DISTRITOS. 2012. (Encontro).

37.
XII Acampamento Regional de Cultura Afro. 2012. (Outra).

38.
XVIII Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História, Imagens e Mídias.As relações étnico-raciais no ambiente escolar: apontamentos e contraposições. 2012. (Outra).

39.
XVIII Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História, Imagens e Mídias. 2012. (Outra).

40.
XVIII Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História, Imagens e Mídias.História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em sala de aula: A implementação da lei 11.645/08 nas escolas. 2012. (Outra).

41.
5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Programa Comunidades FURG: defesa do patrimônio comunitário e ampliação das ações afirmativas na universidade. 2011. (Congresso).

42.
I Congresso Internacional de História Regional. Memória Social e Histórica das Comunidades Tradicionais Quilombolas em Rio Grande e Distritos. 2011. (Congresso).

43.
I Encontro de Estudantes Negras e Negros do Ensino Superior. 2011. (Encontro).

44.
I Encontro Estadual de Educação Escolar Quilombola. 2011. (Encontro).

45.
Seminário de Extensão.QUILOMBOLAS SOMOS NÓS: MEMÓRIA SOCIAL E HISTÓRICA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS QUILOMBOLAS EM RIO GRANDE E DISTRITOS. 2011. (Seminário).

46.
XIII Ciclo de Conferências Históricas. 2010. (Outra).

47.
IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOULART, T. E. S.; RODRIGUES, T. N. ; AVILA, L. ; AMARAL, R. M. ; JOHN, J. C. ; ETCHEVERRY, J. .  I Seminário de Negras e Negros de Rio Grande: contra a fantástica fábrica de cadáveres, a fúria negra ressuscita outra vez - Nós por nós. 2015. (Outro).

2.
GOULART, T. E. S.; CAETANO, M. ; PENALVO, C. ; SILVA, M. ; MENDES, L. ; MEDEIROS, T. . VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH). 2014. (Congresso).

3.
SOUZA, S. ; GOULART, T. E. S. . I COPENE SUL. 2013. (Congresso).

4.
A. L. ; GOULART, T. E. S. . Plenária de Regionalização do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS. 2012. (Outro).

5.
GOULART, T. E. S.; CUNHA, B. . II Fórum Internacional da Temática Indígena. 2012. (Outro).

6.
GOULART, T. E. S.; Baptista, J.T ; BOITA, T. ; DUARTE, V. L. . XII Acampamento Regional de Cultura Afro. 2012. (Festival).

7.
GOULART, T. E. S.; PEDRUZZI, A. ; PEREIRA NETO, A. ; RIBEIRO, L. G. ; SANTOS, B. ; SILVA, T. M. ; SILVEIRA, M. ; SOUZA, C. . XIII Semana Acadêmica de HIstória -. 2009. (Outro).

8.
GOULART, T. E. S.; PEDRUZZI, A. ; RIBEIRO, L. G. ; SANTOS, B. ; SILVA, T. M. ; SILVEIRA, M. ; SOUZA, C. . I Seminário de Integração e Estudos de História Antiga. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lara Jacob Gonçalves. Multiculturalismo e Educação: Uma Reflexão Sobre a Diversidade Cultural. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GOULART, T. E. S.; CAVALHEIRO, A. S. ; CAETANO, M. . Mini curso Feminismos, resistência política e estética das mulheres negras na Diáspora. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PENALVO, C. ; AMORIM, B. ; GOULART, T. E. S. . Diálogos: Guias de Direitos Humanos para População LGBT. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder Educação em Saúde).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 5:01:04