Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8207025699078601
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Doutora em Administração pela EBAPE/ FGV (2013) e mestre em Administração pelo Ibmec (2006). Tem pós-graduação em Marketing (1998) e em Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública (2000). É graduada em Letras (1991) e em Comunicação Social - Jornalismo (1990). Tem interesse de pesquisa em Metodologias de Pesquisa e em Estudos de Consumo. É professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ e da ESPM Rio. Tem mais de 15 anos de experiência executiva em Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública, tendo gerenciado e realizado estudos para empresas como Unilever, L´Oréal, Infoglobo, TVs Globo, SBT, Band e Record, Oi, Embratel, Bradesco, Itaú, Shell, entre outras, além de estudos para administrações públicas e campanhas eleitorais. Atuou também como consultora do Ibope Inteligência. Como jornalista, foi repórter da revista Veja e do Jornal do Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia
Nome em citações bibliográficas
GOUVEIA, T. M. O. Almeida;Gouveia, Tania Maria Almeida;DE OLIVEIRA ALMEIDA GOUVEIA, TANIA MARIA;GOUVEIA, Tânia Almeida


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Administração.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Corporeidade e segurança ontológica no contexto padronizador do mercado., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Eduardo André Teixeira Ayrosa.
Bolsista do(a): Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
2005 - 2006
Mestrado profissional em Administração.
Ibmec RJ, IBMEC RJ, Brasil.
Título: Os homens e seus carrinhos...de compras. Um estudo sobre o comportamento do consumidor masculino no supermercado, Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Edson José Dalto.
1999 - 2000
Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Uma visão geral do curso.
Orientador: Jorge Hélio Santos.
1997 - 1998
Especialização em Especialização em Marketing. (Carga Horária: 380h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: A contribuição do marketing para uma faculdade de arquitetura.
1988 - 1991
Graduação em Letras (Inglês/ Literaturas).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1987 - 1990
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Estratégias de Comunicação Aplicadas a Docentes. (Carga horária: 24h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Saberes da Docência.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração de Estudos de Caso.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Dinâmica de Grupo.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Enriqueça Sua Aula com Recursos Audiovisuais.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Aplicação do Método de Estudo de Caso em Aula.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração de Questões Objetivas.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Produção de Conteúdo para EAD. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2010
Tutorial de professores.
Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Negociação Empresarial. (Carga horária: 18h).
Ibmec, IBMEC, Brasil.
1991 - 1991
Curso Abril de Jornalismo em Revistas. (Carga horária: 160h).
Editora Abril, EDITORA ABRIL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Adjunto da Faculdade de Administração e Finanças Coordenador Adjunto do Mestrado em Ciências Contábeis - PPGCC (2018)

Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante especialização
Outras informações
Professora convidada do Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, oferecido pelo Departamento de Comunicação Social. Ministra a disciplina Análise Qualitativa.


Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa "Consumo e Sociabilidades", cadastrado no CNPQ

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de graduação e de pós-graduação de disciplinas da área de Marketing.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadora de Iniciação Científica

Atividades

05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Propaganda e Marketing, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Propaganda e Marketing, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade.

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante
Outras informações
Professora da disciplina Cultura e Consumo do MBA em Gestão e Produção Cultural


Ibope Inteligência, IBOPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Desenvolvimento de projetos de pesquisa


Faculdades Integradas Helio Alonso, FACHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar
Outras informações
Professora da graduação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda.


FGV Online, FGV ONLINE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: tutora convidada, Enquadramento Funcional: tutora convidada
Outras informações
Tutora de cursos online na área de Marketing


Funcefet, FUNCEFET, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante especialização
Outras informações
Professora convidada para o MBA em Administração de Marketing.


IDS Marketing Intelligence, IDS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente da Divisão de Pesquisa Qualitativa


Enfoque Pesquisa de Merketing, ENFOQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa Qualitativa


Retrato Consultoria e Marketing, RETRATO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de pesquisa


Jornal do Brasil, JORNAL DO BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter


Editora Abril - Revista Veja, VEJA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Repórter



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A abordagem interpretativista em Administração Pública e Contabilidade
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as relações sociais que se estabelecem no contexto da Administração Pública e da Contabilidade à luz da abordagem interpretativista. Em linha com Burrell e Morgan (2005), ao adotar a abordagem interpretativista buscamos compreender como o mundo social se manifesta, considerando que sua construção acontece em processo contínuo. Nesse sentido, procuramos gerar compreensão sobre os significados das ações humanas nos campos da Administração Pública e da Contabilidade e, portanto, enfatizamos, como afirma Schwandt (2000), ?a contribuição da subjetividade humana ao conhecimento, sem sacrificar o conhecimento objetivo?.Na busca por significados subjacentes à vida social, o interpretativismo mergulha na subjetividade do ator para compreender suas motivações, crenças e desejos, com a preocupação de entender o mundo social a partir de sua consciência individual. Equivale dizer que a teoria construída por meio do interpretativismo contempla o ponto de vista e as experiências subjetivas dos próprios atores que participam da ação (SCHWANDT, 2000; VERGARA E CALDAS, 2005). Boeira e Vieira (2010: 35) argumentam que a ciência social ?só pode compreender realmente as relações sociais ao incorporar em seus enfoques analíticos o universo interior dos indivíduos ? e, sobretudo, a dimensão do sentido que os mesmos conferem a suas ações?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Competências docentes para metodologias ativas no ensino da Administração Pública e da Contabilidade
Descrição: Como proposta de inovação no ensino da Administração Pública e da Contabilidade, estão os métodos ativos de aprendizagem. Tais métodos são estratégias e técnicas pedagógicas que concebem os estudantes como agentes principais responsáveis pela sua aprendizagem. Fundamentam-se em princípios socio-construtivistas (Vygotysky) e socio-interacionistas (Piaget) e nos princípios da aprendizagem significativa (Ausubel e Novak). Dentre os inúmeros métodos ativos, pode-se citar: o Ensino Baseado em Problemas (EBP), conhecido como PBL (Problem Based Learning); a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), ou TBL (Team Based Learning), ou ainda a aprendizagem colaborativa; a Problematização; a Aprendizagem Baseada em Projetos; o método do caso (ou Case Based Learning); a sala de aula invertida; o Design Thinking; e a aprendizagem baseada em jogos (Game Based Learning), como os jogos de negócio (IZUKA, 2008; FARIAS et al., 2015; BERGMANN e SAMS, 2016; BROWN e WYATT, 2010; GONSALES, 2014; MATTAR, 2010)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia - Integrante / Leonel Estevao Finkelsteinas Tractenberg - Integrante / Renata Georgia Motta Kurtz - Coordenador.
2017 - Atual
Inovação na Gestão Pública
Descrição: Atualmente, muitos órgãos da administração pública adotam novas tecnologias de gestão, oferecem serviços originais ou otimizados, estabelecem estratégias e processos inovadores, implantam mudanças organizacionais, desenvolvem produtos que modificam o status da sociedade, estabelecem campanhas inovadoras de marketing, entre outros tipos de inovação. Essas ações modificam os modelos de gestão pública, o que pode gerar reais oportunidades de pesquisa para pesquisadores, técnicos e alunos. O objetivo desse projeto de pesquisa é identificar, estudar, analisar e propor soluções de inovação, caracterizadas por mudanças paradigmais na administração pública, com a inserção na sociedade de novos ou melhorados: produtos, processos, modelos organizacionais, serviços e campanhas de marketing. A temática da inovação na gestão pública tem, por característica, a predominância metodológica dos estudos de casos, onde são realizadas investigações sobre o estágio do desenvolvimento de atividades, bem como sobre os indicadores que possam ser usados no seu acompanhamento e controle. A relevância para a realização desse trabalho de pesquisa, de caráter multidisciplinar, se dá porque esses estudos caracterizam o contexto governamental das regiões estudadas e em alguns casos, há sucessos, enquanto em outros são mostrados conflitos e problemas, muitas vezes decorrentes da dificuldade de implementação das legislações vigentes, bem como, de discussões de caráter ideológico e cultural, que afetam a inserção de inovações no cotidiano das pessoas usuárias da administração pública. É importante ressaltar que estas opiniões divergentes são observadas tanto no contexto brasileiro quanto no internacional, em decorrência do entendimento múltiplo das mudanças na sociedade provenientes de inovações. Como resultado, espera-se contribuir no país e internacionalmente, para formação de recursos humanos; ampliar as publicações sobre o tema; identificar casos passíveis de serem multiplicados em diferentes localidades, por terem sido considerados como melhores práticas de gestão; explorar o potencial dos projetos de sucesso; gerar produtos tecnológicos inovadores; criar elementos que possam ser incorporados às políticas públicas; contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental, social, entre outros, observando-se as diferentes regiões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Gestão social e controle da administração pública
Descrição: O estudo propõe desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão com as seguintes finalidades: promover a participação cidadã na gestão de políticas públicas por meio dos conselhos gestores municipais; aumentar o capital social dos conselhos de políticas públicas por meio da capacitação dos conselheiros; fortalecer os conselhos de gestão de políticas públicas e o controle social sobre a Administração Pública.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Corpo e segurança ontológica no contexto padronizador do mercado
Descrição: Partindo de diferentes noções sobre o sujeito e sua (im)possibilidade de agência, a pesquisa proposta busca discutir a maestria do indivíduo em relação à sua aparência física, tendo como pano de fundo o mercado que a todo tempo diz qual deve ser seu peso, que roupa deve usar e que corte de cabelo lhe cai melhor, entre outras infindáveis definições de como ele deve (querer) ser. O objetivo final deste estudo é analisar o discurso e as práticas dos indivíduos em relação a seus próprios corpos e o papel da aparência física na construção de um sentido pessoal para a vida, dentro de um contexto de normatividade estética definida pelo mercado. faremos uma coleta de dados primários por meio de auto-observação acompanhadas de entrevistas em profundidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Contextos e Pesquisas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Melhores papers VIII Enec - Encontro Nacional de Estudos do Consumo, Universidade Federal Fluminense.
2014
Melhor trabalho da área Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade no IV Casi - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, Universidade Federal Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Kamlot, Daniel2018Kamlot, Daniel ; PADINHA, A. T. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Influência da marca na escolha de refrigerante sabor guaraná. PENSAMENTO & REALIDADE, v. 33, p. 19-36, 2018.

2.
Tenório, F.2018Tenório, F. ; SOARES, V. B. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; BARROS, A. C. R. . Turismo e Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise das Atividades Turísticas em uma Comunidade Pacificada do Rio de Janeiro. DESENVOLVIMENTO EM QUESTÃO, v. 16, p. 422-452, 2018.

3.
Noblat, Francine2017Noblat, Francine ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Comunicação das Liquidações: Uma Análise do Discurso da Propaganda Digital do Varejo de Moda Feminina.. COMUNICOLOGIA (BRASÍLIA), v. 10, p. 182-199, 2017.

4.
OLIVEIRA DA SILVA, ROSANA2017OLIVEIRA DA SILVA, ROSANA ; FRANCA BARROS, DENISE ; DE OLIVEIRA ALMEIDA GOUVEIA, TANIA MARIA . Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares e a vulnerabilidade do consumidor. Revista ADM.MADE, v. 21, p. 34-50, 2017.

5.
OLIVEIRA, GABRIELA PACHECO2017OLIVEIRA, GABRIELA PACHECO ; GOUVEIA, Tânia Almeida . Beleza via web: motivações e freios à compra de cosméticos online. Diálogo com a Economia Criativa, v. 2, p. 57-70, 2017.

6.
Vasconcelos, Mariana A T2016Vasconcelos, Mariana A T ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Ciberpublicidade: diferentes táticas de uma narrativa de marca. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 1, p. 161-177, 2016.

7.
BARROS, Denise Franca2016BARROS, Denise Franca ; MERABET, D. O. B. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . A Representação de Crianças na Comunicação de Marketing: Uma Discussão sob a Perspectiva do Macromarketing. Revista ADM.MADE, v. 20, p. 57-78, 2016.

8.
Gouveia, Tania Maria Almeida2016Gouveia, Tania Maria Almeida; AYROSA, EDUARDO ANDRÉ TEIXEIRA ; CERCHIARO, ISABEL BALLOUSSIER ; GRADVOHL, DAVID MACEDO . A Análise de Discurso na Pesquisa Acadêmica em Estratégia. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 15, p. 06-19, 2016.

9.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida2015GOUVEIA, T. M. O. Almeida; Conti, Claudio R. . Um comparativo entre o positivismo e a complexidade como epistemologias na teoria dos custos das transações e na teoria de imersão de redes. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 9, p. 35-50, 2015.

10.
Kamlot, Daniel2015Kamlot, Daniel ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; GOUVEA, A. L. O. . Propaganda enganosa na internet: Percepções por meio de mapas de calor. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 5, p. 59-75-75, 2015.

11.
Guimarães, Clara M. Abdo2015Guimarães, Clara M. Abdo ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Vida em filtros: construções identitárias no aplicativo Instagram. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 1, p. 21-29, 2015.

12.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida2014GOUVEIA, T. M. O. Almeida; TAVARES, F. . O imperativo das emoções positivas na comunicação das empresas na internet. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 1, p. 115-125, 2014.

13.
LOPES, M. P. M.2013LOPES, M. P. M. ; BARROS, Denise Franca ; COSTA, Alessandra Mello ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Interpretações acerca da influência das informações nutricionais na escolha de alimentos infantis. Gestão e Sociedade (UFMG), v. 7, p. 4, 2013.

14.
BARROS, R. A. F.2013BARROS, R. A. F. ; BARROS, Denise Franca ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Crianças como Pequenos Adultos? Um Estudo Sobre a Percepção da Adultização na Comunicação de Marketing de Empresas de Vestuário Infantil. Sociedade, Contabilidade e Gestão (UFRJ), v. 8, p. 6-20, 2013.

15.
VANZELLOTTI, C. A.2013VANZELLOTTI, C. A. ; CARNEIRO, M. G. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Investimento em mídias digitais. Revista da ESPM, v. 1, p. 114-119, 2013.

16.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida2009 GOUVEIA, T. M. O. Almeida; DALTO, Edson J. . Os homens e seus carrinhos... de compras. Um estudo sobre o comportamento do consumidor masculino em supermercado.. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 15, p. ed.62, no1, 2009.

17.
Bacellar, Fátima C. T.2008Bacellar, Fátima C. T. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; MIRANDA, Liliana C. . Atitudes, opiniões e hábitos de homens que vão às compras em supermercados. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá), v. 12, p. 89-121, 2008.

18.
LIMA-CARDOSO, A.2006LIMA-CARDOSO, A. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; CHAGAS, A. C. . A relação das habilidades interpessoais do gestor e o desempenho de equipes de sistemas de informação. RBGP. Revista Brasileira de Gerenciamento de Projetos, v. 4, p. 11-16, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Análise de conteúdo. In: Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Leonardo Marques de Abreu. (Org.). Técnicas de pesquisa para design.. 1ed.Rio de Janeiro: Topbooks, 2018, v. , p. 61-74.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, V. M. ; VEIGA, C. F. ; KURTZ, R. G. M. ; TRACTENBERG, L. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Terceirizar ou primarizar? Caso de Ensino sobre a Operacionalização de Serviços de Departamento de Pessoal numa Empresa do Setor de Petróleo e Gás. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ, 2018, Porto Alegre. Terceirizar ou primarizar? Caso de Ensino sobre a Operacionalização de Serviços de Departamento de Pessoal numa Empresa do Setor de Petróleo e Gás, 2018.

2.
PAES, A. ; CORREA, T. ; KURTZ, R. ; TRACTENBERG, L. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Até Que Ponto Vale A Pena Tentar Salvar O Próprio Negócio? O Dilema Ético de Um Contador. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnAnpad, 2018, Curitiba. Até Que Ponto Vale A Pena Tentar Salvar O Próprio Negócio? O Dilema Ético de Um Contador, 2018.

3.
LEAL, B. B. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Percepção de Qualidade do Serviço de Transporte Público em Grandes Eventos: O Caso Rock In Rio 2017. In: Pluris 2018 - 8o. Congresso Luso-Brasileiro para Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável, 2018, Coimbra. Percepção de Qualidade do Serviço de Transporte Público em Grandes Eventos: O Caso Rock In Rio 2017, 2018.

4.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; VIEGAS, R. ; PAES, A. ; KURTZ, R. ; TRACTENBERG, L. . A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil. In: IX AdCont - Congresso Nacional de Administração e Contabilidade, 2018, Rio de Janeiro. A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil, 2018.

5.
SILVA, R. O. ; BARROS, Denise Franca ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; MERABET, D. O. B. . Vulnerabilidade do consumidor: uma discussão necessária do ponto de vista acadêmico e social. In: VII Congresso de Administração e Contabilidade - AdCont 2016, 2016, Rio de Janeiro. VII Congresso de Administração e Contabilidade - AdCont 2016, 2016.

6.
SILVA, R. O. ; BARROS, Denise Franca ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares. In: VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2016, Niterói. VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2016.

7.
Tavares, Mariana Ayres ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Ciberpublicidade e a Copa do Mundo da Coca-Cola 2014. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. XV Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

8.
SILVA, A. C. T. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Tudo pela metade do preço: Um estudo sobre hábitos, atitudes e emoções das consumidoras nas liquidações. In: 4o. Semic - ESPM, 2015, São Paulo. Tudo pela metade do preço: Um estudo sobre hábitos, atitudes e emoções das consumidoras nas liquidações, 2015.

9.
BARROS, Denise Franca ; MERABET, D. O. B. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Público alvo ou consumidor vulnerável? Histórico da legislação sobre publicidade infantil em uma perspectiva de macromarketing. In: VI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade, 2015, Rio de Janeiro. Público alvo ou consumidor vulnerável? Histórico da legislação sobre publicidade infantil em uma perspectiva de macromarketing, 2015.

10.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; AYROSA, Eduardo A.T. . Identidade, Consumo e Segurança Ontológica: Tentando Viver à Margem da Norma Estética. In: XXXVII! EnAnpad, 2014, Rio de Janeiro. XXXVIII Enanpad, 2014.

11.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; AYROSA, Eduardo A.T. ; CERCHIARO, I. . A análise de discurso e as possibilidades de sua aplicação na pesquisa acadêmica de marketing. In: IV Casi - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2014, Volta Redonda. IV Casi - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2014.

12.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; AYROSA, Eduardo A.T. . Que imagem o espelho reflete? Um estudo sobre a gestão do corpo no contexto normativo do mercado de consumo.. In: XXXVII Encontro Nacional da Anpad, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII EnANPAD, 2013.

13.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; AYROSA, Eduardo A.T. . Esse corpo (não) me pertence: Reflexões sobre a possibilidade de agência do indivíduo no mercado estético-normativo. In: VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo e II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, 2012, Rio de Janeiro. VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo e II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, 2012.

14.
BARROS, R. A. F. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; BARROS, Denise Franca . Filha pode usar a mesma roupa que a mãe? Um estudo preliminar sobre a adultização da moda infantill. In: VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo e II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, 2012, Rio de Janeiro. VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo e II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo, 2012.

15.
Tenório, Fernando Guilherme ; Brulon, Vanessa ; Barros, Ana Clara Rodrigues ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Turismo e desenvolvimento sustentável: uma análise das atividades turísticas em uma comunidade passificada à luz da sustentabilidade. In: XII Colóquio Internacional sobre o Poder Local, 2012, Salvador. XII Colóquio Internacional sobre o Poder Local. Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios, 2012.

16.
CONDE, Patricia C ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . A influência das mídias sociais no resgate de traços culturais identitários. O caso da retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro. In: V Congreso Latinoamericano de Opinión Pública, 2012, Bogotá. V Congreso Latinoamericano de Opinión Pública, 2012.

17.
ESTEVES, Wagner ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; Soares, Leonardo . O ambiente virtual como inexorável campo de pesquisa. Um estudo de uma novela da Rede Globo. In: 5 Congresso Brasileiro de Pesquisa, 2012, São Paulo. V Congreso Latinoamericano de Opinión Pública, 2012.

18.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; Conti, Claudio R. . As epistemologias positivista e da complexidade como paradigmas nos estudos organizacionais. In: EnEpq - Encontro de ensino e pesquisa em administração e contabilidade, 2011, João Pessoa. EnEpq - Encontro de ensino e pesquisa em administração e contabilidade, 2011.

19.
Lewandowski, Oscar ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Finanças: epistemologia positivista?. In: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2011, Volta Redonda. Congresso Brasileiro de Administração Sociedade e Inovação, 2011.

20.
BARROS, Denise Franca ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; COSTA, Alessandra Mello ; AYROSA, Eduardo A.T. ; Tucci, Flora . Alternatives forms of consumption: (Im)possibilities in consumers' discourse. In: The 18th annual international conference promoting bussiness ethics, 2011, New York. The 18th annual international conference promoting bussiness ethics, 2011.

21.
BARROS, Denise Franca ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; COSTA, Alessandra Mello ; AYROSA, Eduardo A.T. . Formas Alternativas de Consumo: Motivações e (Im)Possibilidades no Discurso dos Consumidores.. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Mudanças, permanências e desafios sociológicos, 2011.

22.
Soares, Leonardo ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; ESTEVES, Wagner . O analfabetismo tecnológico e seus impactos na votação eletrônica.. In: IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da World Association for Public Opinion Research, 2011, Belo Horizonte. IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da Wapor, 2011.

23.
Soares, Leonardo ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; CONDE, Patricia C ; BRANCATO, Ana P. . Entre dois amores: uma abordagem quali e quanti para a escolha de endorsers.. In: 4o Congresso Brasileiro de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, 2010, São Paulo. 4o Congresso Brasileiro de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, 2010.

24.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; Soares, Leonardo . Latent Class Analysis: Quando quali e quanti se falam mais de perto. In: 3o Congresso Brasileiro de Pesquisa, 2008, São Paulo. 3o Congresso Brasileiro de Pesquisa, 2008.

25.
LIMA-CARDOSO, A. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . A relação das habilidades interpessoais do gerente e o desempenho de equipes de tecnologia da informação.. In: I Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, 2006, Florianópolis. I Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, 2006.

26.
Bacellar, Fátima C. T. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; MIRANDA, Liliana C. . Homens vão às compras no supermercado: atitudes, opiniões e hábitos. In: IX Seminários em Administração, 2006, São Paulo. IX Seminários em Administração, 2006.

27.
MOURÃO, Yuri B. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; LIMA-CARDOSO, A. ; CHAGAS, A. C. ; PARANHOS, Paula . Um estudo sobre habilidades empáticas e sua importância nos relacionamentos interpessoais no ambiente organizacional. In: II SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2005, Resende. II SEGET - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, V. M. ; VEIGA, C. F. ; KURTZ, R. ; TRACTENBERG, L. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Terceirizar ou primarizar? Caso de ensino sobre a operacionalização de serviços de departamento de pessoal numa empresa do setor de petróleo e gás. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, 2018.

2.
VIEGAS, R. ; PAES, A. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; KURTZ, R. ; TRACTENBERG, L. . A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil. SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R. O. ; BARROS, Denise Franca ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; MERABET, D. O. B. . Vulnerabilidade do consumidor: uma discussão necessária do ponto de vista acadêmico e social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CONDE, Patricia C ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . I am enjoying life, Iam tired of voting. An exploratory study on abstention from voting among the Brazilian elderly. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Reflexões sobre meu guarda-roupas. Um estudo sobre o uso de diários de auto-observação como estratégia de investigação qualitativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BARROS, Denise Franca ; MERABET, D. O. B. ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Crianças na propaganda: uma discussão sob a perspectiva do macromarketing. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; AYROSA, Eduardo A.T. . Identidade, Consumo e Segurança Ontológica: Tentando Viver à Margem da Norma Estética. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CONDE, Patricia C ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Vovó viu a rede. Um estudo sobre o comportamento dos cidadãos de terceira idade nas redes sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; AYROSA, Eduardo A.T. ; CERCHIARO, I. . A análise de discurso e as possibilidades de sua aplicação na pesquisa acadêmica de marketing. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; AYROSA, Eduardo A.T. . Que imagem o espelho reflete? Um estudo sobre a gestão do corpo no contexto normativo do mercado de consumo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BARROS, Renata Armelin Ferreira ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida ; BARROS, Denise Franca . Filha pode usar a mesma roupa que a mãe? Um estudo preliminar sobre a adultização da moda infantill. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida; AYROSA, Eduardo A.T. . Esse corpo (não) me pertence: Reflexões sobre a possibilidade de agência do indivíduo no mercado estético-normativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CONDE, Patricia C ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . A influência das mídias sociais no resgate de traços culturais identitários. O caso da retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CONDE, Patricia C ; GOUVEIA, T. M. O. Almeida . Vovó viu a rede. Um estudo sobre o comportamento dos cidadãos da terceira idade nas redes sociais 2015 (Nota de investigação - Revista Latinoamericana de Opinión Pública).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador da Revista Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. 2018.

2.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador Ad Hoc da Revista Contemporânea de Contabilidade. 2018.

3.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos submetidos ao XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018. 2018.

4.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos submetidos ao VIII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA. 2018.

5.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Coordenadora da mesa 'Moda, Juventude e Sustentabilidade' na I Jornada de Pesquisa sobre Consumo e Sociabilidades'. 2018.

6.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos submetidos ao IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade (IX AdCont). 2018.

7.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador AdHoc da Revista Desenvolvimento em Questão. 2018.

8.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Mentor no II Encontro Cultura e Consumo Brasil. 2018.

9.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista da Revista Diálogo com a Economia Criativa (v.3 n.8). 2018.

10.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista dos Cadernos Ebape.br. 2017.

11.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos submetidos ao XLI Enanpad. 2017.

12.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos submetidos ao VIII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade (Adcont). 2017.

13.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista da revista Desenvolvimento em Questão ? Unijuí. 2017.

14.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Mentor no I Encontro Cultura e Consumo Brasil. 2017.

15.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos do X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - X Casi. 2017.

16.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista dos Cadernos Ebape.br. 2016.

17.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos submetidos ao XL EnAnpad. 2016.

18.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista do livro 'Consumo e sociabilidades: espaços, significados e reflexões', da coleção Contextos e Pesquisas. 2016.

19.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista da Revista do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento - Unijuí. 2016.

20.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos submetidos ao Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, edição de 2016. 2016.

21.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista dos Cadernos Ebape.br. 2015.

22.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de artigos submetidos ao XXXIX Enanpad. 2015.

23.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista dos Cadernos Ebape.br. 2014.

24.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de trabalhos no XXXVIII Enanpad. 2014.

25.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador de trabalhos no VI Encontro de Marketing - EMA - Anpad. 2014.

26.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador da sessão de projetos de dissertação da Unigranrio. 2014.

27.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista dos Cadernos Ebape.br. 2013.

28.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Referee do II Casi - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. 2012.

29.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista dos Cadernos Ebape.br. 2012.

30.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Parecerista dos Cadernos Ebape.br. 2011.

31.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Referee do I Casi - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. 2011.

32.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Avaliador do II Emapegs - Encontro Mineiro de Administração Pública, Economia Solidária e Gestão Social. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. A mesma classe C, agora mais seletiva. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Steibel, Fabro; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; TEIXEIRA, E. A.. Participação em banca de Veronica Bidart de Castro Nelson Machado. Espalha que é aula, junta que é livro: o ensino da economia criativa no ambiente digital. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

2.
Kamlot, Daniel; Teixeira, Eduardo Ariel; Gouveia, Tania Maria Almeida. Participação em banca de Rafael Liporace de Souza Pereira. Plano de Negócio Sistema Gerencial para Eventos: Sistema para Integrar Informações e Gerar Indicadores para o Mercado de Entretenimento. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

3.
SILVA, B. R. C. S..; SILVA JUNIOR, D. S.; DUQUE, A. P. O.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; SAUERBRONN, F. F.; SILVA, H. H. C.. Participação em banca de Daique Alexandre Nonato de Souza. Um estudo sobre práticas de gestão de conhecimento na Contadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Jacubowski, V.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; TEIXEIRA, E. A.. Participação em banca de Patrícia Cardoso Machado. Economia Criativa no Rio de Janeiro: Panorama e Proposta de um Evento na Relação Hélice Tríplice. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

5.
SAUERBRONN, J. F. R.; FRANCA BARROS, DENISE; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Alessandra Mendonça Cardoso de Souza. Sociedade de consumo e o corpo: Uma análise das representações sociais dos jovens universitários da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Qualificações de Mestrado
1.
CRUZ, L. M. M. S.; REIS FILHO, P. O.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Fábio Maia Ferreira dos Santos. Meu filho, meu roqueiro: análise de experiências culturais entre pais e filhos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

2.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Mariléa da Silva Oliveira. As características da auditoria da inovação tecnológica relacionadas à utilização dos incentivos fiscais previstos na Lei do Bem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Jacubowski, V.; Teixeira, Eduardo Ariel; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Patricia Cardoso Machado. Rio de Janeiro: Uma cidade criativa?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

4.
Kamlot, Daniel; TEIXEIRA, E. A.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Rafael Liporace de Souza Pereira. Plano de Negócios: Sistema Gerencial para Eventos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Kamlot, Daniel; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Marina Pinesi Georgetti.O comportamento do consumidor no mercado matrimonial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

2.
Kamlot, Daniel; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Ahmad Ahmad Salah Al Assar.Um princípio religioso pode mudar a percepção do indivíduo? Um estudo com os muçulmanos do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

3.
REIS, P.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; RAMOS, F. F.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Guilherme Felipe Alves Bastos de Oliveira et al.PGE: Murot Hotel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

4.
REIS, P.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; RAMOS, F. F.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Caroline de Souza Teixeira Ostwald Luz et al.PGE: Friend Zone. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

5.
REIS, P.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; RAMOS, F. F.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Edmundo Eugênio Villa Verde Salazar.PGE: My Closet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.

6.
Kamlot, Daniel; Razuk, Ricardo; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de André Gifford Carneiro.Plano de Negócios: Cerrado Esportes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

7.
Kamlot, Daniel; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; FONTOURA, Y. S. R.. Participação em banca de Mariah Atalla Medeiros.Percepção do consumidor de farofa industrializada quanto aos diferentes tipos de embalagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

8.
FONTOURA, Y. S. R.; Kamlot, Daniel; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Bernardo de Castro Paradela.Para além da binaridade de gênero. Um estudo sobre o não-binário como consumidor de moda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

9.
Kamlot, Daniel; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Marina Macieira de Mello.O impacto da marca sobre a percepção de qualidade de bebidas sabor cola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

10.
Kamlot, Daniel; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Pedro Antunes Pinto Sarmento Martins.O rótulo como um elo de comunicação entre organização e consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

11.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; ARRUDA, A. C.. Participação em banca de Ana Carolina Chaves Ferreira da Silva.Não é chinelo, é Havaianas. Breve análise sobre o posicionamento das Havaianas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

12.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; Cândido, F.. Participação em banca de Camila Rodrigues da Silveira.Estudo de caso da Globo Marcas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

13.
Vidal, Elaine; Cândido, F.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Evânia Vieira da Silva e Thaynara Pinheiro.Centro Educacional Hemã: Planejamento de campanha e redesign da marca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

14.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; ARRUDA, A. C.. Participação em banca de Laís Gonçalves Pereira Guimarães.Buzz marketing voltado para o mercado casamenteiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

15.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; ARRUDA, A. C.. Participação em banca de Maryah Bessa Rodrigues.Indústria da beleza: apontamentos sobre a influência da mídia no comportamento do consumo feeminino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

16.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Pablo Campos de Miranda e Flávio Soares Rodrigues.Rótulo: O portifólio criativo da Facha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

17.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Camila Ferreira de Figueiredo.A influência da publicidade na compra de cosméticos. 2014 - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

18.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Tiago do Valle Pereira.O vício pela imagem e o uso abusivo dos selfies. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

19.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Nathália Luciana Machado e Juliana Santos Freitas.Plano de comunicação de marketing da ótica Arte da Visão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

20.
Vidal, Elaine; Cândido, F.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Tainá Carvalho Santos.Pedra, papel e tela: a mutação do suporte. Apontamentos sobre a transição para o digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

21.
Vidal, Elaine; Cândido, F.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Paolla Rocha Cortez.Análise do crescimento de uma empresa auxiliado por comunicação interna. Um estudo de caso.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

22.
Vidal, Elaine; GOUVEIA, T. M. O. Almeida; Amazonas, E.. Participação em banca de Marcelo Aquino da Silva.A crise sem varejo. Uma análise de posicionamento da marca Casa e Vídeo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

23.
Vidal, Elaine; Cândido, F.; GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Rodrigo Soares Pires.Construção da marca Colorado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

24.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Felipe Forte Camorim Curvo.O conceito de marca aplicado ao setor público. Um estudo de caso sobre o valor de marca na polícia militar do estado do Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

25.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Luiz Felipe Cunha Guimarães.Análise de peças publicitárias sob o escopo dos processos inconscientes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

26.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Marcella Souza Barbosa.A diferença de consumo entre gerações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

27.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Juliana Vianna Ávlia.Valor de marca e comportamento do consumidor de bolsas e acessórios de luxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

28.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Breno Marcelino Bentim.Estudo sobre os elementos capazes de influenciar a percepção dos consumidores e a decisão de compra de jogos no varejo virtual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

29.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Bruna Rodrigues de Mello Coimbra.A atitude das pessoas da terceira idade em relação às compras pelo varejo virtual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

30.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Renata Armelin Ferreira Barros.As influências das comunicações de marketing das empresas de vestuário infantil na entrada prematura das crianças no mundo adulto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

31.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Gabriel Mello Duarte Morais.Análise do comportamento do consumidor da música digital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

32.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Andreia Brandão Daltro Sodré.Shoujo ou shounen? Uma análise semiótica de mangás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

33.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Carolina Daxbacher Romanguera Louro.Avaliação do interesse, confiança e lembrança de conteúdo de mídia digital out of home em ônibus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

34.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Juliana Almeida Santos.Consumo e classe média brasileira ao longo dos anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

35.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Vitor Khawam.Os elementos de impacto na retenção de clientes Oi pós-pago na cidade do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

36.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Maria Gabryela Fulco de Araújo.O perfil do cliente da marca Ação Children. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

37.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Rafael Gustavo Melo.Os determinantes da satisfação dos clientes no varejo: um estudo em postos de combustíveis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.

38.
GOUVEIA, T. M. O. Almeida. Participação em banca de Rafael Munk.Por que transformar um atleta em uma marca?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getulio Vargas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EnAnpad - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.Até Que Ponto Vale A Pena Tentar Salvar O Próprio Negócio? O Dilema Ético de Um Contador. 2018. (Encontro).

2.
Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Research on Intersectional Structuring of Consumption,. 2018. (Encontro).

3.
II Encontro Cultura e Consumo Brasil. 2018. (Encontro).

4.
IX AdCont - Congresso Nacional de Administração e Contabilidade. A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil. 2018. (Congresso).

5.
I Encontro Cultura e Consumo Brasil. 2017. (Encontro).

6.
I Jornada de Apresentação de Projetos de Pesquisa, com a temática Consumo Alimentar e Sociedade.Consumo alimentar nas praias cariocas. 2017. (Outra).

7.
5 Seminário de Iniciação Científica da Escola Superior de Propaganda e Marketing.Comunicação das liquidações: uma análise do discurso de propaganda e vitrines do varejo de moda feminina. 2016. (Seminário).

8.
VII Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2016. Vulnerabilidade do consumidor: Uma discussão necessária do ponto de vista acadêmico e social. 2016. (Congresso).

9.
VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares. 2016. (Encontro).

10.
4o Seminário de Iniciação Científica da ESPM.Tudo pela metade do preço: Um estudo sobre hábitos, atitudes e emoções das consumidoras nas liquidações. 2015. (Seminário).

11.
V Fórum Internacional ABA de Pesquisa e Inteligência Competitiva.V Fórum Internacional ABA de Pesquisa e Inteligência Competitiva. 2015. (Outra).

12.
IV Fórum Internacional ABA Rio de Pesquisa. 2014. (Outra).

13.
VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Crianças na propaganda: uma discussão sob a perspectiva do macromarketing. 2014. (Encontro).

14.
XXXVIII EnAnpad.Identidade, Consumo e Segurança Ontológica: Tentando Viver à Margem da Norma Estética. 2014. (Encontro).

15.
I Fórum Internacional ABA Rio de Branding. 2013. (Outra).

16.
XXXVII EnAnpad. Que imagem o espelho reflete? Um estudo sobre a gestão do corpo no contexto normativo do mercado de consumo.. 2013. (Congresso).

17.
III Fórum Internacional ABA Rio de Pesquisa e Inteligência Comompetitiva. 2012. (Outra).

18.
V Congreso Latinoamericano de Opinión Pública WAPOR. A influência das mídias sociais no resgate de traços culturais identitários. O caso da retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

19.
V Fórum ABA Rio de Marketing Cultural. 2012. (Outra).

20.
VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo e II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo.Filha pode usar a mesma roupa que a mãe? Um estudo preliminar sobre a adultização da moda infantill. 2012. (Encontro).

21.
Encontro de ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ/ Anpad.As epistemologias positivista e da complexidade como paradigmas nos estudos organizacionais. 2011. (Encontro).

22.
Ante/Organised creativity & Organisational Inquiry in crisis. 2010. (Seminário).

23.
Engajando a Administração (Pública e Privada) com o Mercado. 2010. (Seminário).

24.
Publishing in Academic Journal. 2010. (Seminário).

25.
III Congresso Brasileiro de Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep). LCA: Quando quali e quanti se falam mais de perto. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORREA, S. B. ; DUBEUX, V. J. C. ; GOUVEIA, Tânia Almeida ; PINTO, M. L. . I Jornada de Pesquisa sobre Consumo e Sociabilidades. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Victor Marques de Oliveira. A visáo do discente em relação à produção acadêmica ao longo do mestrado em Ciências Contábeis. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gizelle Villardi Torres. Avaliação da qualidade da prestação de serviços de contabilidade para micro e pequenas empresas do município do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thais Kohlmann de Junod. Portal Corporativo: A visão da força de trabalho de auditoria interna de uma empresa brasileira. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

2.
Rosemary Barreto. A contribuição da pesquisa de clima organizacional para a compreensão de aspectos relativos à liderança e à comunicação no campus Salvador da Universidade Petrobras. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

3.
Fernando Ferreira da Silva. Transparência ou exagero na comunicação? Análise dos press releases elaborados pela Petrobras em janeiro de 2015. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

4.
Ana Letícia Czelusniak. Utilização de pesquisa para a construção de diagnóstico e monitoramento de imagem na Petrobras. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

5.
Welita Couto Soares. O patrocínio ao projeto MPB Petrobras - Um estudo de caso. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

6.
Rafael Figueiredo Cruz e Silva. Retorno sobre investimento em comunicação? Reflexões sobre métodos de mensuração de resultados em comunicação. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

7.
Paula de Oliveira Almada Moraes. Gestão de assessoria de imprensa em situações de crise operacional ? Caso Chevron no campo de Frade. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

8.
Elen Barbosa Simplício Bazan. Nas entrelinhas: estudo de caso da pesquisa sobre os veículos de comunicação da Petrobras/ UO-BA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

9.
Renato Reis de Medeiros e Camara. O papel da avaliação financeira na definição de royalties: um estudo introdutório. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

10.
Pedro Lima Zamberlan. Análise da percepção dos empregados sobre a comunicação interna do jurídico da Petrobras. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Empresarial) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

11.
Fabiana Modesto Pereira Favarin. Imagem corporativa: Ganhos institucionais por meio de ações de patrocínio cultural. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em pesquisa de mercado e opinião púb) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

12.
Mariana Ayres Tavares. Ciberpublicidade e a Copa do Mundo da Coca-Cola 2014. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em pesquisa de mercado e opinião púb) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

13.
Clara Maria Abdo Guimarães. Vida em filtros: construções identitárias no aplicativo Instagram. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em pesquisa de mercado e opinião púb) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

14.
Suelen Delgado Monteiro de Castro. A pesquisa de mercado como ferramenta na tomada de decisão. Um estudo de caso sobre o consumo de cerveja.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

15.
Nathalie Besouro Cintra. A classe C no controle: Desafio para o conteúdo esportivo na TV paga. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

16.
Joyce de Oliveira Macedo. A invasão das séries norte americanas e o sucesso de Game of Thrones. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em pesquisa de mercado e opinião púb) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

17.
Iva Xavier da Silva. Questionários mal elaborados. Impactos nos resultados de uma pesquisa de marketing. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em pesquisa de mercado e opinião pú) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

18.
Vanessa Magdaleni Pereira. Motivações de compra em sites de compras coletivas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

19.
Iza da Silva Andrade. A inserção do turismo nas compras coletivas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

20.
Vivian Pinheiro de Macedo. Consumo de smartphones por usuários brasileiros. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

21.
Marcela Cividanes Gomes. Geração Y e trabalho: percepções e atitudes frente ao contexto geracional. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

22.
Francine da Rocha Tavares. O entretenimento como recurso no relacionamento entre organizações e seus públicos nas redes sociais. Uma análise da atuação do Ponto Frio no Facebook. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

23.
Bruna Letícia Silva de Vasconcellos. Consumo erótico feminino.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

24.
Jackeline Castanheira. Implantação das UPPs: Percepção do morador do asfalto do bairro da Penha em relação à implantação da UPP na comunidade da Vila Cruzeiro no Complexo do Alemão. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

25.
Fernanda Bijani Santos. O uso da metodologia qualitativa em estudos para empresas do ramo imobiliário. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

26.
Rachel de Souza Aragão. Beleza na Web. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

27.
Diego Zainho. O mercado de empresas de formatura sob o olhar dos formandos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

28.
Alexsandra Santos. Um estudo sobre o uso de esmaltes. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pesquisa de Mercado e O. Pública) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Pacheco de Oliveira. E-commerce de beleza: motivações e freios para compra online. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

2.
Caroline dos Santos Elesbão. Marketing de relacionamento e o público infantil: um estudo sobre ações mercadológicas direcionadas às crianças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

3.
Gabriel Stephens de Mattos. Percepção de qualidade de serviços aplicada ao curso de Administração da Uerj. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

4.
Thaís Moura Brito. A influência do boca a boca gerado no facebook no consumo de seriados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

5.
Bruna C. Zimmermann e Camila B. Montes. Estudo de Caso Rádio Ibiza: A implantação do estímulo sensorial olfativo em uma empresa carioca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

6.
Carolina Bruno Barbosa et al. Plano de negócios para uma loja online colaborativa de blusas personalizadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

7.
Maciela Paulino Rodrigues e Zilma Maria de Almeida Silva. Plano de negócios para a implantação de um fashion truck na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

8.
Eliane do Nascimento Silva et al. Implantação de uma assessoria para casamentos na Baixada Fluminense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

9.
Amanda Coelho Wanderley et al. Plano de negócios para a implantação de um Pub Temático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

10.
Eduardo Santos Prado de Souza et at. Plano de negócios: Espaço Gamer Lounge. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

11.
Cristiane Redivo Prochownik. Neuromarketing e sua aplicação no mercado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

12.
Leandro da Silva Martins. Plano de Negócio: Empresa de decoração e cerimonial de casamentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

13.
Amanda Coelho Wanderley et al. Plano de negócios para a implantação de um pub temático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

14.
Cristiane Redivo Prochownik. Um estudo teórico sobre neuromarketing e sua aplicação no mercado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

15.
Eduardo Santos Prado de Souza et al. Plano de negócios: Espaço Gamer Lounge. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

16.
Leandro da Silva Martins et al. Plano de negócios de uma empresa de decoração e cerimonial de casamentos na cidade do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

17.
Ivandir Schettini Neto. Ações sinérgicas no mercado editorial. O caso Elsevier. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

18.
Jossiê Rodrigo Elias. A curva de audiência do Jornal Nacional em comparação à curva de acesso à internet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

19.
Mariana Ribeiro Coutinho. Sound branding como estratégia para humanização das marcas: o caso Metrô Rio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

20.
Monaliza Freitas. A influência das redes sociais na formação da opinião pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

21.
Amanda Barbosa de Luna. Literatura Fantástica. Uma investigação sobre seu apelo entre os leitores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

22.
Juliana da Silva Barros. O humor na internet. Uma avaliação do canal Porta dos Fundos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

23.
Taíse Caroline dos Santos e Camila Morena Magaldi. Prática de arquitetura da informação em uma loja virtual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

Iniciação científica
1.
Francine de Faria Noblat de Oliveira. ?Comunicação das liquidações: uma análise do discurso de propaganda e vitrines do varejo de moda feminina. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

2.
Ana Carolina Cura Tonin da Silva. Tudo pela metade do preço: um estudo sobre hábitos, atitudes e emoções das consumidoras em liquidações. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.

3.
Camila Gouvea Belmiro. Em busca do corpo perfeito. Um estudo netnográfico sobre a aparência física que o jovem deseja para si mesmo.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ. Orientador: Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 24:43:57