Marcos Antonio Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7626962098180297
  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Ibirapuera (1999), Pós graduação em nível de Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Iguaçu (2007), Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Atualmente é Coordenador Pedagógico de Escola Municipal Jatobá e Professor Universitário da Faculdade Polis das Artes em Embu das Artes SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil, Fundamental e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Educador Infantil, Coordenação pedagógica, Atividades acadêmicas na formação de professores: Formação do educador infantil, Corpo Movimento e Lazer, Currículo, Legislação, Antropologia e Mídias na Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Antonio Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, M. A.;05281224875;Nascimento,M.A.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Embu, Secretaria Municipal.
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves
São Paulo
06804200 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 47043030
Fax: (011) 47853559
URL da Homepage: Em_janaina@yahoo.com.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Atendentes de Desenvolvimento Infantil se formam professoras: um olhar sobre o Curso Normal Superior Fora de Sede da Uniararas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Porfª Drª Maria Simões Puccinelli Tancredi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Especealização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 1060h).
Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
Título: Gestores em processo de formação continuada:aperfeiçoamento profissional e integração.
Orientador: Lucinéia Silva Lima.
1996 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Título: Ensino e aprendizagem.
Orientador: Profª Maria de Lurdes.




Formação Complementar


2016 - 2016
O professor que Conta Histórias. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2013 - 2013
Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. (Carga horária: 26h).
Editora Melhoramentos e Secretaria de Embu das Artes, ED MELHORAMENTOS, Brasil.
2005 - 2005
Fundamentos, Concepção e Politicas da EAD - tutor. (Carga horária: 30h).
IESDE BRASIL, IESDE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Metodologias de ensino dos componentes curriculares do Ciclo I do Ensino Fu. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Polis das Artes, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Municipal Girassol, EM. GIRASSOL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 9
Outras informações
Programa de Formação de Professores


EM Jatobá, EM JATOBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


EM.Janaina Agostinho Oliveira, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Municipal Elza Marreiro, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto da Rede Municipal de Embu SP atuando como Diretor de Escola na Rede de Ensino de Ensino deste mesmo Município conforme rege o Plano de Carreira.


Secretaria Municiapl de Educação de Embu-SP, SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Ensino, Carga horária: 40


EM josé Salvador Julianelli, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciou como Professor de 1º ano do ensino fundamental - Atuou 06 meses como Coordenador Pedagógico e assumiu por 03 anos a Direção da Escola.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Descrição: Contribuições do brincar na fase IV da educação infantil CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR NA FASE IV DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NASCIMENTO, M. A.. Hidroponia na Educação. Jornal Grande São Paulo, Embu das Artes, p. 06 - 07.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, M. A.. O portfólio como processo de Aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NASCIMENTO, M. A.. A importância do Lúdico na Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NASCIMENTO, M. A.; Aurineide . ll Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NASCIMENTO, M. A.; LINDOMAR PEIXOTO . 8º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 2008 -. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
NASCIMENTO, M. A.. Curso Normal Superior Fora de Sede: contribuições para a formaçao de professores. Sao Carlos - SP: Portal dosprofessores UFSCar, 2009 (Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, M. A.; Matos, Rosemary de Matos . Em debate a base comum curricular. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
NASCIMENTO, M. A.; Matos, Rosemary de Matos . Base Nacional Comum. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Nascimento,M.A.. Contação de História. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Nascimento,M.A.. Projeto Brincadeiras musicais da Palavra Cantada. 2013. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Nascimento,M.A.. Juiz de paz na roça. 2012. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, M. A.. Participação em banca de Elizabeth Santos Carvalho Duarte Milena Pereira dos Santos.Contribuições do brincar na fase IV da educação infantil. 2015.

2.
NASCIMENTO, M. A.. Participação em banca de Maria Neide Cândida Bezerra.Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e Novas Tecnologiano Ensino da Matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
NASCIMENTO, M. A.; CECÍLIA FIGUEIREDO SAMPAIO; SILVA, C. S.; SILVA, K. R.; SILVA, L. N.; PEREIRA, R. B. F.; SOUSA, S. T.; NASCIMENTO, M. A.. A importância da contação de histórias na fase III da educação infantil.. 2016. Faculdade Polis das Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Companhando Saberes: (Re) Construindo a leitura e Escrita no séc XXI. Comissao de Infraestrutura. 2016. (Congresso).

2.
CRIANÇA É VIDA.Formação em exercício para professores. 2016. (Oficina).

3.
3º Seminario de educação Fisica e Esporte Escolar. 2015. (Seminário).

4.
I Congresso de Educação da Faculdade Polis das Artes - Compartilhando Saberes: Sonhos, Experiências e Possibilidades.. Base comum curricular. 2015. (Congresso).

5.
I Congresso de Educação da Faculdade Polis das Artes - Compartilhando Saberes: Sonhos, Experiências e Possibilidades.. O Portfólio como processo de aprendizagem. 2015. (Congresso).

6.
Semana Pedagógica da Faculdade Polis das Artes.O Som que Existe em Mim. 2015. (Oficina).

7.
Reflexões sobre a Educação Escolar e a Educação Prisional. 2014. (Seminário).

8.
V seminario de metodologias de ensino de educação Fisica.Descobrindo o som que há dendro de mim. 2014. (Seminário).

9.
Banca de trabalho final de curso.especialização em planejamento, implementação e gestão da educação a distãncia. 2013. (Outra).

10.
1ª \semana Científica.A infância nas diferentes culturas. 2012. (Seminário).

11.
1ª Semana Pedagógica.Fazeres e Saberes na Educação Infantil: ``O ludico na Educalçao Infântil´´. 2012. (Seminário).

12.
ll Seminário Internacional "Darwinismo hoje". 2009. (Seminário).

13.
VIII Conferência Municipal da Criança e Adolescente.VIII Conferência Municipal da Criança e Adolescente. 2009. (Outra).

14.
8º Seminário de Educação de Embu - 1º momento - Trocas..8º Seminário de Educação 2008. 2008. (Oficina).

15.
8º Seminário de Educação de Embu - Direitos Humanos e Educação.Direito a Educação e a Dignidade. 2008. (Encontro).

16.
ll Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.Educação e Trabalho. 2008. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Alunos do curso de Pedagogia. A Infância nas Diferentes Culturas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Polis das Artes. Orientador: Marcos Antonio Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, M. A.. O portfólio como processo de Aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, M. A.; Matos, Rosemary de Matos . Em debate a base comum curricular. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Projeto de pesquisa:Formação de Professores Iniciais do Curso Normal Superior Fora de Sede: a ótica das Alunas



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 21:24:37