Washington Pinto Lisboa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5067803336101638
  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2006). Atua em pesquisa e desenvolvimento na área de eletrônica e automação industrial. Possui vasta experiência em desenvolvimento de hardware dentre eles: placas de instrumentação analógica e digital utilizadas em sistemas de testes, placas processadoras baseadas em microcontroladores de diversos fabricantes, placas utilizadas em sistemas de comunicação digital com tecnologias cabeadas como RS485, RS422, Ethernet e tecnologias sem fio como Wi-fi 802.11, Zigbee 802.15 dentre outras. Possui experiência em desenvolvimento de firmware em diversas plataformas dentre elas: Intel 8088, 8051, Atmel, Microchip, ESP8266, Arduino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Washington Pinto Lisboa
Nome em citações bibliográficas
LISBOA, W. P.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Desembargador Paulo do Anjos Feitoza.
Av. Danilo de Matos Areosa, 1170
Distrito Industrial.
69077000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 993410606
URL da Homepage: http://www.fpftech.com/


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
UML em projetos de Sistemas Embarcados. (Carga horária: 21h).
Anacom, ANACOM, Brasil.
2008 - 2008
Compatibilidade Eletromagnética & Desenvolvimento. (Carga horária: 32h).
EMCert Consultoria, EMCERT, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões, UNI-SOL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Placibras da Amazonia, PLACIBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Eletronica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvia sistemas de testes junto a engenharia. Atuava no desevolvimento de firmwares e de placas de circuito utilizadas em instrumentação eletrônica.


Fundação Desembargador Paulo do Anjos Feitoza, FPF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de desenvolvimento


2010 - 2012
Desenvolvimentode Hardware Universal Inovador para Modernização e Evolução Tecnológica e Industrial de Produtos de Telecomunicações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cicero Ferreira Fernandes Costa Filho em 12/11/2014.
Descrição: Descrição: A Universidade Federal do Amazonas, através do Centro de Tecnologia Eletrônica e da Informação - CETELI, mantém, desde 2010, uma parceira com a empresa Trópico Sistemas e Telecomunicações. Os recursos que financiam essa parceria são oriundos da própria empresa, através de obrigações que a mesma tem com a lei de informática. No ano de 2009 submetemos um projeto conjunto à FINEP, através do edital 01/2009 FUNTEL. Esse projeto foi aprovado no início de 2010. O objetivo do mesmo é desenvolver uma plataforma universal de hardware com tecnologia inovadora em circuito integrado (programável ou customizável), que permita incorporar as várias funções do hardware comercializado e produzido pela Trópico, destinado a prover serviços de telecomunicações baeados em IP, tendo como produto final um protótipo industrial "por excelência", na medida que abrange o desennvolvimento do processo produtivo básico, de ferramentas de teste e validação e sistemas de gestão do processo produtivo.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) ..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2009
Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Central Trópico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cicero Ferreira Fernandes Costa Filho em 12/11/2014.
Descrição: Descrição: Em face da evolução exponencial da tecnologia de fabricação de circuitos integrados, a atualização tecnológica surge como uma necessidade estratégica das empresas para manterem-se competitivas no mercado. Produtos como centrais telefônicas, que têm vida útil longa, podem ser facilmente inviabilizados por conta da obsolescência dos circuitos integrados e da mudança das tecnologias de manufatura das placas de circuito impresso. Neste contexto, traça-se o primeiro objetivo deste programa: atualização tecnológica dos produtos Trópico. Já o segundo objetivo está relacionado com a validação do produto Trópico em ambiente fabril. Após a fase de montagem manual e automática, as placas e módulos que irão compor a central telefônica devem ser testados segundo suas especificações técnicas para garantir a funcionalidade dos mesmos. Para isso, é necessário o desenvolvimento de sistemas de teste inteligentes que realizem a validação funcional mencionada. Sendo assim, traça-se o segundo objetivo deste programa: o desenvolvimento de sistemas de teste capazes de realizar de maneira automatizada a validação funcional das placas e módulos que compõem as centrais telefônicas de tecnologia Trópico. . Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (2) ..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2008
Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Central Trópico
Descrição: Projeto financiado com recursos da lei de informática. Nesse ano do projeto foram desenvolvidas as seguintes atividades. 1 Sistema de teste da placa GBT 2 Desenvolvimento de pilha de protocolo para aplicações em Sistemas de testes 3 Sistema de teste da placa ICC-1 e ICC-T - Fase II 4 Sistema de Teste para Placa PAI 5 Drivers para PCEL 6 Sistema de Testes para PCI Equipada RSV - fase I 7 Sistema de Testes para PCI Equipada RSV - fase II 8 Sistema de Teste para PCI Equip SBGT 9 Jina - Migração de hardwrae e software para plataforma Trópico RA - CCD 10 Jina - Atualização de software de teste das PCIs ULD-32, ULD-4, UTP-30, ROT 11 Jina - Migração de hardwrae e software para plataforma Trópico RA - CIT 12 Sistema de Testes para VIA-PE..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Washington Pinto Lisboa - Integrante / Mitsuioshi Nishi de Carvalho - Integrante / Orlens da Silva Melo - Integrante / André Luiz Duarte Cavalcante - Integrante / Hillerman Osmídeo - Integrante / Cicero Ferreira Fernandes Costa Filho - Coordenador.Financiador(es): Tropico Sistemas e Telecomunicações - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Desenvolvimento de Sistemas de Informação para a Central Trópico
Descrição: Duplicação da Jiga JBM (OS-005/05 em andamento) Jiga de Fontes Jiga de Teste do Controlador de Ethernet Automação das Jigas de Teste Além desses sistemas de teste, também será desenvolvido no ano de 2006 o sistema de teste para a placa Interface de Canal Comum - ICC . Para o ano de 2006 está prevista a inauguração de uma nova fase no projeto trópico. Essa nova fase, para qual estamos assinando termo de confidencialidade com o CPQd da Telebrás, diz respeito ao desenvolvimento não mais de sistemas de teste, mas sim de produto. Quando se trata da Trópico, ao nos referirmos a produto, estamos fazendo menção ao desenvolvimento de novas placas tanto para a Central Trópico RA, como para a Central Trópico NGN. O primeiro projeto de placa do qual o CETELI participará será o da placa adaptadora de interface (PAI). Ao longo do ano de 2006 serão definidas outras atividades semelhantes a essa..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletrônica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Medidas Elétricas.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 7:23:33