Sabrina Padilha de Menezes

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  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Possui curso Normal (Magistério) pelo Instituto de Educação Olavo Bilac (IEOB), Santa Maria-RS; graduação em História Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria-RS; especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba-PR; e, mestrado acadêmico Interdisciplinar pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia (PTDSA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Trabalhou como professora de filosofia, metodologia científica e Elaboração de Projetos Educacionais para o Ensino Superior enquanto coordenadora de Extensão da Faculdade Metropolitana de Marabá, também, possui experiência com Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio. Sua linha de pesquisa e trabalho volta-se ao campo da História Social, Estudos Culturais, Arte e Educação, Estética e Filosofia, Povos Tradicionais, Metodologia e Orientação da Pesquisa Acadêmica e Metodologia do Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabrina Padilha de Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, S. P.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Interdisciplinar em Dinâmicas Territoriais e Sociedade da Amazônia.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: CULTURA ESTÉTICA INDíGENA HÍBRIDA: Uma abordagem interdisciplinar acerca da pintura corporal Parkatêjê,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Phd. Alexandre da Silva Santos Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura estética indígena; Hibridismo cultural indígena; Arte corporal Parkatêjê.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2016
Especialização em Metodologia do ensino na educação superior. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: O ensino superior e a cultura indígena: A aprendizagem dos Gaviões do Oeste.
Orientador: Camila Izabela Gonçalves Brocco.
2005 - 2010
Graduação em história.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: Os líderes do Trabalhismo Reformista no cenário político de Santa Maria.
Orientador: Lenir Cassel Agostini.
1997 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Normal (Magistério).
Instituto de Educação Olavo Bilac, IEOB, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 200h).
Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Carga horária: 240h).
Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DO ENSINO MÉDIO. (Carga horária: 240h).
Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 280h).
Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.
2016 - 2016
Método Paulo Freire. (Carga horária: 80h).
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia, IMAZON, Brasil.
2016 - 2016
Influência Indígena na Cultura Brasileira. (Carga horária: 80h).
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia, IMAZON, Brasil.
2016 - 2016
O Período Brasil Colonial. (Carga horária: 80h).
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia, IMAZON, Brasil.
2016 - 2016
Cultura Afro Brasileira e Africana. (Carga horária: 80h).
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia, IMAZON, Brasil.
2015 - 2016
Gestão e Política Ambiental. (Carga horária: 80h).
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia, IMAZON, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Formação em arte educação - Arte Mural/ 2013. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência Ensino Superior, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como professora estagiária da disciplina de Estética e Filosofia da Arte do Curso de graduação de Artes Visuais, na condição de Estágio Docente CAPES.


Colégio Alvorada, C.A, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhou como professora de história, sociologia, empreendedorismo e ética do Ensino Médio e Ensino Fundamental II, Sistema de Ensino Pitágoras.


Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente Ensino Médio, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalhou como professora estagiária de apoio pedagógico da disciplina de história do Ensino Médio no Colégio G10, Santa Maria-RS.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Acadêmica, Carga horária: 12
Outras informações
Trabalhou como monitora da disciplina de História da América Hispânica do curso de graduação de História Licenciatura Plena.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Acadêmica, Carga horária: 12
Outras informações
Trabalhou como monitora da disciplina de História da América Pré-colombiana do curso de graduação de História Licenciatura Plena.


Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou no Centro de Apoio Psicossocial -Álcool e drogas (CAPES-AD) como coordenador de Grupos de Estudos Sociais de Reabilitação Cultural, na condição de estágio acadêmico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Franciscana (UFN).

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência Educação Infantil, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalhou como professora estagiária dos anos finais da educação infantil, na Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora das Dores, enquanto acadêmica do Curso de História Licenciatura Plena da Universidade Franciscana (UFN).


Faculdade Metropolitana de Marabá, CEMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Extensão Acadêmica, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalhou como professora de Filosofia (modalidade presencial e a distância) com os cursos de graduação de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Engenharia de Produção, Bacharelados em Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica, Administração, Contabilidade, Sistemas de Informação, Fisioterapia e Enfermagem. Também trabalhou com a disciplina de Metodologia Científica (modalidade presencial) com os cursos de Bacharelados em Sistemas de Informação e Enfermagem.


Unidade de Ensino Continuado em Saúde, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino Básico, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou como coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio pelo sistema COC de Ensino, Colégio COC Marabá.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalhou como professora de metodologia científica no Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade do Centro Oeste Pinelli Henriques (FACOPH).

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 25
Outras informações
Trabalhou com Sistema Anglo de Ensino enquanto professora de História, Artes, Sociologia, Filosofia no Ensino Médio professora de História no Ensino Fundamental II.


Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalhou como professora de Sociologia no Colégio Estadual de Ensino Médio Dra. Zilda Arns Neumann, Guaratuba-PA.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhou como professora de história dos Ensinos Fundamental II e Médio no Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, Guaratuba-PA.


Instituto de Educação Olavo Bilac, IEOB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente no Ensino Fundamental II, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou como professora estagiária da 2ª série B do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, na condição de estágio docente do curso Normal IEOB.

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência no Ensino Básico, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalhou como professora substituta das séries da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, no Instituto de Educação Olavo Bilac BILAC-RS, na categoria de estágio docente voluntário.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente na Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou como professora do Maternal II na Escola de Educação Infantil Balão Mágico, na condição de estágio voluntário pelo Curso Normal do IEOB.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
DIÁLOGO INTERCULTURAL DA FORMA VIVA NA ESTÉTICA DA VISUALIDADE AMAZÔNICA: UMA ABORDAGEM INTERSTICIAL
Descrição: A premissa surge a partir da iniciativa de reunir os fatores simbólicos e distintivos do mundo sensível com base no conceito da forma viva (beleza na concepção schilleriana). Parti-se então de estabelecer uma conexão essencial com o modo de existência da produção artística de mulheres, considerando que há uma proximidade da experiência feminina em função da natureza na cultura estética Amazônia. Desse modo, buscou-se examinar o problema da forma viva na estética em deslocamento na visualidade Amazônica, a partir de uma perspectiva intersticial da produção artística de mulheres em Belém e Marabá. O diálogo intercultural, interdisciplinaridade e hibridização passaram a ser aspectos envolventes na metodologia aplicada. Resultando assim em uma analítica sobre a estética visual hibrida amazônica, tendo com pano de fundo a influência do capital econômico em expansão na Amazônia paraense, o qual influi nos modos de viver das artistas paraenses, sendo estas afetadas na identidade poética, na relação com o belo, na forma de sobrevivência do pensar, fazer e sentir arte na comunidade local a partir da aceitação, rejeição, segregação e adaptação de valores mediados pela globalização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
O PROBLEMA DA FORMA VIVA NA ESTÉTICA TOCANTINA: UMA ABORDAGEM INTERSTICIAL E SISTÊMICA DA ARTE PRODUZIDA EM MARABÁ
Descrição: rata-se de examinar o problema da forma viva na Estética Tocantina, na perspectiva intersticial e sistêmica da produção artística em Marabá, no contexto do desenvolvimento regional, mediado pelo problema central da forma viva na estética tocantina, resultante da dinâmica do sistema de produção estética e poética. Tais as implicações estão sujeitas a teorização estética, histórica e filosófica sob dois movimentos distintos: um capaz de determinar a beleza na forma dos elementos visuais na referida amazonidade, a fim de libertar no fenômeno um interstício de sensações oriundas do meio ambiente cultural regional;e outro de perceber na forma da técnica, condições de mediação em torno da beleza objetiva, caracterizada pela ação poética da minoria e/ou dos produtores culturais marginalizados. Detendo-se, assim, no conhecimento dos quatros caminhos da tese: a) a beleza intersticial como liberdade no fenômeno da poética das minorias; b) a técnica como condição objetiva de elaboração da beleza no interstício da comunidade; c) o estilo e a maneira na criação artística como forma de expressão dos urbanos marginalizados e dos culturalmente marginalizados; d) a beleza propriamente dita em circulação no interstício da comunidade, por meio do aspecto subjetivo e objeto na fronteira do conflito entre a história pedagógica e a estética hegemônica no território de análise e reflexão crítica da produção tocantina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
A INFLUÊNCIA DO TRABALHISMO REFORMISTA NO CENÁRIO POLÍTICO DE SANTA MARIA (1960-1964)
Descrição: O presente trabalho é uma investigação acerca da influência do trabalhismo reformista no cenário político de Santa Maria, durante os anos de 1960 a 1964. Neste sentido, buscou-se identificar nas Atas da Câmara Municipal as diferentes propostas políticas dos vereadores que compunham o legislativo santa-mariense, para identificá-los como Reformista ou Getulista. Dentro desse contexto, identificar os representantes políticos do reformismo em Santa Maria, como eles atuavam politicamente e quais eram as repercussões políticas frente à sociedade. Também identificar no legislativo os problemas que permeiam a sociedade santa-mariense, quais eram as reclamações, pedidos e necessidade da população e, de forma mais concreta, identificar se estas propostas foram atendidas. Os resultados encontrados apontam para uma representação que estava politicamente atuante no legislativo santa-mariense e a grande maioria dos vereadores petebistas seguia a ideologia reformista. Paralelamente, haviam vereadores petebistas que faziam uma simbiose entre o getulismo e o reformismo. Também, percebeu-se a presença de edis de outras agremiações políticas que demonstravam simpatias pelas idéias do trabalhismo reformista, através das idéias de Alberto Pasqualini. Nessa perspectiva, entende-se que o Trabalhismo Reformista esteve presente significativamente na política santa-mariense..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2005 - 2006
GEAI - Grupo de Estudos de América Indígena
Descrição: O presente estudo preocupou-se em conhecer as antigas civilizações indígenas mesoamericanas, localizadas onde hoje se encontra a América central e parte da América Latina. A fim de compreender os saberes daqueles povos que constituíram grandes organizações sociais na América Pré-colombiana; (re)pensando suas enunciações culturais na história do Novo Mundo. Neste universo, entende-se que quando se trata de índios envolve-se uma multiplicidade cultural que permeia desde organizações tribais a grandes civilizações. Isto não implica em entender estas diferenças acerca de uma escala hierárquica. Uma vez que toda essa multiplicidade indígena incide na unicidade, quando se têm como referencia os não indígenas. Conquanto, os povos indígenas mesoamericanos constituíram uma historia paralela as demais organizações indígenas das Américas, estando mais próximo político e economicamente dos europeus do que os seus conterrâneos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: história social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos culturais pós-coloniais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Populações Tradicionais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estudos Amazônicos.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: ARTE E EDUCAÇÃO.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio PROPIT de Pós-graduação, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, S. P.. O Trabalhismo reformista e sua influência política em Santa Maria (1960-1964). In: XI Simpósio de Pesquisa e Extensão e 3 Salão de Iniciação Científica, 2007, Santa Maria. XI Simpósio de Pesquisa e Extensão e 3º Salão de Iniciação Científica. Santa Maria: Unifra, 2007. v. único.

Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, S. P.; BRITO, G. F. ; MARINHO, C. . Técnicas de Oratória e e de produção de Power Point e e de produção de Power Point. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENEZES, S. P.; ALMEIDA, T. ; PANTOJA, B. M. X. . Técnicas de Oratória e e de produção de Power Point e e de produção de Power Point. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MENEZES, S. P.; ALMEIDA, T. . Artigos Científicos: Como elaborar e quais são as relevâncias nos desenvolvimentos socioculturais, acadêmicos e profissionais?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MENEZES, S. P.. Mesa de discussão interdisciplinar: Arte e Política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MENEZES, S. P.; SANTOS FILHO, A. S. . A APRENDIZAGEM DOS GAVIOES DO OESTE NO ENSINO SUPERIOR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MENEZES, S. P.; SANTOS FILHO, A. S. . A história vivida dos gaviões do oeste no ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MENEZES, S. P.; Medeiros, O.S. ; CONGILIO, C. R. . A LUTA POR CIDADANIA DAS DIFERENÇAS CULTURAIS: Abordagem intertextual acerca dos discursos políticos e das ações performáticas dos movimentos negro e indígena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENEZES, S. P.. Oficinas de Produções Acadêmicas segundo ABNT. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MENEZES, S. P.; TORRES, F. ; MACHADO, R. A. G. ; ROCHA, L. C. S. ; SOUSA, E. M. . Curso de Programação de Computadores no Ensino Fundamental. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MENEZES, S. P.; TORRES, F. ; BRITO, G. F. ; PACHECO, B. F. ; OLIVEIRA, W. S. . Curso de Programação de Computadores no Ensino Médio. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MENEZES, S. P.; TORRES, F. ; SANTANA, G. S. R. ; SOUZA, M. V. S. . Curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores no Ensino Médio. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MENEZES, S. P.; SANTOS, J. S. . I Sábado do Saber Metropolitana. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MENEZES, S. P.; PANTOJA, B. M. X. . Grupo de Dança Metropolitana. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALESSIO JUNIOR, L. E.; MANCO, S. G. S. V.; MENEZES, S. P.. Participação em banca de Murilo Alves Arante. Prevalência e Motivação de pacientes adultos na Clínica UNESC. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ortodontia) - FACULDADE DO CENTRO OESTE PINELLI HENRIQUES.

2.
ALESSIO JUNIOR, L. E.; MANCO, S. G. S. V.; MENEZES, S. P.. Participação em banca de Jolson Tavares. O uso de aparelhos na ortodontia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ortodontia) - FACULDADE DO CENTRO OESTE PINELLI HENRIQUES.

3.
MENEZES, S. P.; ALESSIO JUNIOR, L. E.; MANCO, S. G. S. V.. Participação em banca de Marlos Gabriel Martins Dos Santos Brito. Sistemas Adesivos utilizados para Colagem Direta de Brackets Ortodônticos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ortodontia) - FACULDADE DO CENTRO OESTE PINELLI HENRIQUES.

4.
MENEZES, S. P.; ALESSIO JUNIOR, L. E.; MANCO, S. G. S. V.. Participação em banca de Angelo Mohr Bonatto. Recidiva do Tratamento de Apinhamento Anterior. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ortodontia) - FACULDADE DO CENTRO OESTE PINELLI HENRIQUES.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENEZES, S. P.; OLIVEIRA FILHO, F. I.; BRITO, G. F.. Participação em banca de João Pedro Alves Monteiro.Projeto de Software para agendamento de uma Clínica de Fisioterapia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - FACULDADE METROPOLITANA.

2.
MENEZES, S. P.; LIMA, I. C.; LOURINHO, S. S.. Participação em banca de Denise Aptudi Xerente.CULTURA INDÍGENA E EDUCAÇÃO: Alimentos tradicionais do povo Xerente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

3.
MENEZES, S. P.; SANTOS FILHO, A. S.; SILVA, S. R.. Participação em banca de Daniela da Silva.FAE: A Formação Continuada dos docentes em arte-educação da educação básica do município de Marabá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

4.
MENEZES, S. P.; SANTOS FILHO, A. S.; ANJOS, C. P.. Participação em banca de Alyne Oliveira da Silva.Conceito de criança e infância no Núcleo de Educação Infantil São Felix, no município de Marabá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

5.
MENEZES, S. P.; SANTOS FILHO, A. S.; ANJOS, C. P.. Participação em banca de Marconys Silva das Chagas.O processo e a construção do grafismo infantil na escola Emilia Ferreiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

6.
MENEZES, S. P.; SANTOS FILHO, A. S.; ANJOS, C. P.. Participação em banca de Mariana Trindade Paz Wanzeler.A influência da ideologia adulto em miniatura na formação cultural da criança do município de Marabá/Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

7.
MENEZES, S. P.; SANTOS FILHO, A. S.; ANJOS, C. P.. Participação em banca de Eliglelly Aires Ribeiro da Silva.Jogos na educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MENEZES, S. P.; ARAUJO, C. M. A.; OLIVEIRA, P. E.; OTTONI, S. A.. 1˚ Mostra de Iniciação Científica. 2018. FACULDADE METROPOLITANA.

2.
MENEZES, S. P.; ARAUJO, C. M. A.; GASPAR, P. A.; OTTONI, S. A.. 2˚ Mostra de Iniciação Científica˚ Mostra de Iniciação Científica. 2018. FACULDADE METROPOLITANA.

3.
MENEZES, S. P.; CASTRO, K. K. V.. VIII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. 2018. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 3º Salão de Iniciação Científica.O trabalhismo Reformista e sua Influência Política em Santa Maria (1960-1964). 2007. (Simpósio).

2.
XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 3º Salão de Iniciação Científica. 2007. (Simpósio).

3.
12ª Jornada Nacional de Educação. 2006. (Congresso).

4.
I Ciclo de Cinema Histórico: Latinos em um lugar qualquer. 2005. (Seminário).

5.
II Ciclo de Cinema Histórico: Sangue no calor; lágrimas no frio. 2005. (Seminário).

6.
IV Ciclo de Cinema Histórico: Sessões Especiais de Política. 2005. (Seminário).

7.
Visões da Idade Média: Luz e Trevas. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENEZES, S. P.; RABELO, L. C. C. ; SANTOS, L. C. G. ; COSTA, E. F. . V Congresso Paraense de Educação Especial. 2018. (Congresso).

2.
MENEZES, S. P.. Vestibular Faculdade Metropolitana. 2018. (Concurso).

3.
MENEZES, S. P.; OTTONI, S. A. ; OLIVEIRA, P. E. . Intensivo Pré-Universitário #PartiuAula. 2018. (Outro).

4.
MENEZES, S. P.. Vestibular Faculdade Metropolitana. 2017. (Concurso).

5.
MENEZES, S. P.. I Seminário Produção e incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no PDTSA. 2014. (Outro).

6.
MENEZES, S. P.; BRASIL, R. A. ; AGOSTINI, L. C. . Comemoração dos Cinquentenário do Curso de História: América latina Contemporânea - Interfaces socioculturais e políticas. 2007. (Congresso).

7.
MENEZES, S. P.; MOREIRA, E. . XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2º Salão de Iniciação Científica. 2007. (Congresso).

8.
MENEZES, S. P.; TREVISAN, G. M. . 12ª Jornada de educação e 2º Congresso Internacional de Educação. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lenir Cassel Agostini. Trabalhismo Reformista e o Legislativo Santa-mariense (1960-1964). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história) - Universidade Franciscana. Orientador: Sabrina Padilha de Menezes.

Orientações de outra natureza
1.
Evanir Mello. Grupos de estudos terapêuticos com ênfase na inclusão social e reabilitação de dependentes químicos. 2007. Orientação de outra natureza. (história) - Universidade Franciscana. Orientador: Sabrina Padilha de Menezes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MENEZES, S. P.; BRITO, G. F. ; MARINHO, C. . Técnicas de Oratória e e de produção de Power Point e e de produção de Power Point. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MENEZES, S. P.; ALMEIDA, T. ; PANTOJA, B. M. X. . Técnicas de Oratória e e de produção de Power Point e e de produção de Power Point. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MENEZES, S. P.; ALMEIDA, T. . Artigos Científicos: Como elaborar e quais são as relevâncias nos desenvolvimentos socioculturais, acadêmicos e profissionais?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MENEZES, S. P.. Oficinas de Produções Acadêmicas segundo ABNT. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MENEZES, S. P.; SANTOS, J. S. . I Sábado do Saber Metropolitana. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


"Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, contatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade" - Paulo Freire -



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