Fabson Calixto da Silva

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  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Possui Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (2012), e Mestrado em Educação (2014) pela mesma instituição. Foi professor substituto da UFAL do Centro de Educação (CEDU); é professor de Sociologia pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-AL) , foi Professor da Faculdade Raimundo Marinho. Atualmente desempenha a função de Articulador de Ensino da SEDUC-AL.Foi Tesoureiro da ABECS- Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Faz parte do Grupo de Pesquisa ERER - Educação e Relações Étnico-Raciais e é Pesquisador do Grupo de Pesquisa Xingó - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política de ações afirmativas, educação das relações étnico-raciais, cotas raciais, educação e religiosidade afro-brasileira e ensino de sociologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabson Calixto da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. C.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria da educação de Alagoas.
Rua Wilson Gama, Conjunto Inocoop
Cidade Universitária
57072330 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 33222820


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Ação Afirmativa, Tensões e Relações Raciais na Educação: Repercussão em Torno da Política de Cotas da Universidade Federal de Alagoas,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Amurabi Pereira de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Política de Cotas; Alunos Cotistas; Relações Étnico-Raciais; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação das Relações Étnico-Racias.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia.
2008 - 2012
Graduação em ciências sociais.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Os Pressupostos Antidemocráticos do Pensamento Democrático Contemporâneo da Ciência Política.
Orientador: Júlio Cezar Gaudencio da Silva.




Formação Complementar


2012 - 2012
Habilitação em Tutoria. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2012 - 2012
Teorias Contemporâneas do Crime. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2012 - 2012
Introdução a Tutoria à distância. (Carga horária: 60h).
Senado Federal, SENADO, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em O Neocontratualismo de John Rawls. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Metodologia do Ensino de Sociologia. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Raimundo Marinho, FRM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

07/2014 - 12/2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia 2
07/2014 - 12/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
07/2014 - 12/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política 1

Colégio Santa Amélia, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor de sociologia e filosofia, Carga horária: 20

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Secretaria de Educação e Esporte de Alagoas, SEE-AL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: professor- monitor, Enquadramento Funcional: Professor de sociologia, Carga horária: 26

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor- Aperfeiçoamento Docente em EAD, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: professor- monitor, Enquadramento Funcional: Professor da Escola Estadual Margarez Lacet, Carga horária: 10

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/2010 - 01/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - Mestrado em Educação, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor na disciplina de Política II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 1
01/2016 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Profissão Docente
01/2016 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 2
03/2015 - Atual
Ensino, ciências sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 3
03/2015 - Atual
Ensino, ciências sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 4
03/2015 - Atual
Ensino, ciências sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 1
04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .

10/2012 - 03/2013
Estágios , Centro de Educação, .

Estágio realizado
Estágio Docente na disciplina Política e Organização da Educação Básica no Brasil.
10/2009 - 12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa e Diagnóstico das Potencialidades Sócio-econômicas dos Assentamentos Rurais do Estado de Alagoas
2.
História e Política da Educação
3.
Educação das Relações Étnico-Raciais


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Ação Afirmativa, Tensões e Relações Raciais na Educação: Um Estudo Sobre o "Lugar" dos Alunos Cotistas da Universidade Federal de Alagoas
Descrição: Investigar a universidade através da política de cotas (re) produtora das desigualdades raciais entre estudantes brancos (as) e estudantes negros (as). ? Caracterizar historicamente as desigualdades raciais existentes no território brasileiro possibilitando na construção da desigualdade racial institucionalizada; ? Analisar a inserção das políticas de ações afirmativas no ensino superior a exemplo da política de cotas raciais; ? Investigar se a universidade propicia um ambiente racialmente democrático; ? Identificar os estigmas sofridos por estudantes cotistas dentro do espaço acadêmico; ? Identificar em quais cursos há um número maior de negros e a possível razão; ? Identificar as relações sócio-raciais no interior da universidade; ? Identificar quais concepções se tem sobre o estudante negro na universidade, considerando as representações sociais destes; ? Analisar o desempenho acadêmico dos estudantes cotista; ? Caracterizar as ações e medidas que são tomadas para permanência e desempenho diferenciado dos estudantes cotistas; ? Caracterizar um perfil dos estudantes ingressos na universidade via cotas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabson Calixto da Silva - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2011 - Atual
Cotas Universitárias, Assistência Estudantil e o Papel Social da Universidade Federal de Alagoas
Descrição: Considerando os aspectos relativos ao papel do Estado quanto a implementação de políticas públicas no âmbito educacional, bem como os debates atuais em torno da reforma e da expansão do ensino superior, um questão ainda se coloca como premente, o desafio de se encontrar soluções que respondam de maneira satisfatória à questão das desigualdades sociais quanto ao acesso e permanência nas universidade públicas brasileiras. Nesse aspecto, embora aparentemente arrefecido, o debate a cerca da adoção de políticas de cotas para o ensino superior, se mostra como de profunda relevância. Uma vez que a possibilidade de continua discussão acerca dos aspectos que a definem, assim como dos resultados alcançados em contextos sociais particulares, permitem ainda mais almejar a modificações no âmbito das universidades, que permitam o melhor atendimento as demandas políticas e sociais. E como uma das universidades brasileiras que atualmente utiliza esse sistema de seleção, a Universidade Federal de Alagoas apresenta-se como um espaço privilegiado, a partir do qual é possível realizar um estudo sistemático sobre as experiências vividas por parte dos alunos assistidos pelo programa de cotas adotado pela instituição ? Curso de Ciências Sociais, Direito, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Isso permitiria construir um panorama geral acerca dos resultados obtidos desde a implementação do programa, permitindo também construir uma avaliação acerca do grau de inserção e implementação do mesmo junto à sociedade alagoana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabson Calixto da Silva - Integrante / Julio Cezar Gaudêncio - Coordenador.
2009 - 2010
Pesquisa e Diagnóstico das Potencialidades Sócio-econômicas dos Assentamentos Rurais do Estado de Alagoas
Descrição: Objetivo: Este Projeto tem como objetivo consolidar o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar-Camponesa e da Economia Solidária (CAFES), através de pesquisa e diagnóstico das potencialidades econômicas dos Assentamentos Rurais de Alagoas, tendo em vista a integração de cinco estratégias: (a) Desenvolvimento Agrário e Territorial, (b) Economia Solidária do e no Campo, (c) Microcrédito Produtivo Orientado à Agricultura Familiar e Camponesa (d) Educação do Campo e (e) Saúde Alimentar. Desenvolverá as seguintes metas: a) Realizar pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar; b) Identificar as potencialidades econômicas, condições de saúde e alimentar, em 80 Assentamentos, a partir do estudo e análise dos seguintes aspectos: pesquisa, estudo e análise das condições do solo e disposição da área nos Assentamentos; pesquisa, estudo e análise das fontes, nascentes, disponibilidade e adequação da água para irrigação e geração de energia; estudo e análise dos tipos de cultura, possíveis e adequadas para plantio, de acordo com as condições climáticas, condições do solo, água e viabilidade econômica; potencial de sustentação de populações de abelhas, pecuária, caprino cultura, ovino cultura, entre outras.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Fabson Calixto da Silva - Integrante / Ciro de Oliveira Bezerra - Coordenador / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
As narrativas de si e os efeitos das políticas de ações afirmativas para os cotistas e africanos da Universidade Federal de Alagoas
Descrição: Muitos estudantes cotistas e africanos estão na Universidade Federal de Alagoas realizando suas atividades e não há um estudo sistemático na atualidade no campo da educação para entender o que pensam essas pessoas quando chegam na universidade, as suas dificuldades e os desafios a serem enfrentados. Não há tampouco no momento atual uma compreensão aprofundada sobre os efeitos das políticas de ações afirmativas da UFAL para com esses estudantes. Dentro dessa realidade falta um acompanhamento sistemático que possibilite uma reflexão sobre si mesmo. Muitos cotistas inclusive, ao longo do caminho na UFAL vão ?se embranquecendo? por não terem suas identidades fortalecidas. Por outro lado, os estudantes não cotistas desconhecem que as cotas e a vinda dos africanos para o Brasil e, especialmente, para Alagoas, estão dentro das atuações denominadas de políticas de ações afirmativas. Essas ações são esforços coletivos para combater o preconceito e contribuir com situações que oportunizem a entrada na Universidade de pessoas que historicamente estão em desvantagem social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabson Calixto da Silva - Coordenador / Roseane Maria de Amorim - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciência Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Concurso Público - Professor Substituto (Estágio Supervisionado em Ciências Sociais). Aprovado e classificado em 1º Lugar, Universidade Federal de Alagoas.
2014
Concurso Público - Professor Efetivo (Sociologia). Aprovado e Classificado em 7º Lugar., Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas.
2014
Concurso Público - Professor Efetivo (Ciência Política). Aprovado em 2º Lugar, Universidade Federal de Alagoas.
2010
Excelência Acadêmica, Universidade Federal de Alagoas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, F. C.2015SILVA, F. C.; AMORIM, R. M. ; SILVA, A. G. A. . Estudantes Negros e Africanos: sujeitos presentes, vozes ausentes. Educação (Rio Claro. Online), v. 25, p. 374-389, 2015.

2.
SILVA, F. C.2013SILVA, F. C.. AS RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO, A OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE DAS COTAS SÓCIO-RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR. Revista ABPN, v. 5, p. 181-195, 2013.

3.
SILVA, F. C.2012SILVA, F. C.. Descolonização e Desalienação do Homem de Cor. Realis Revista de Estudos Antiutilitaristas e Poscoloniais, v. 2, p. 150, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, M. F. B. ; SILVA, F. C. . Por uma Educação Antirracista: reflexão acerca da Lei 10.639 nas instituições escolares brasileiras. In: Amurabi Oliveira; Camila Ferreia; Simonie Natividade.. (Org.). Pesquisas Contemporâneas em Educação. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2016, v. 1, p. 59-72.

2.
SILVA, F. C.; OLIVEIRA, A. ; BRUM, C. K. . Políticas de Cotas Raciais: anotações sobre a pluralidade e formas de acesso no Brasil - os casos da UFSM e da UFAL. In: Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante; Inalda Maria dos Santos. (Org.). História e Política da Educação: teoria e práticas. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2015, v. , p. 139-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. C.. Percorrendo o caminho dos livros didáticos: entre a formação, constituição e identidade. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, São Cristovão. Anais do VI Educon, 2012.

2.
SILVA, F. C.. As Relações Raciais na Educação, a Objetividade e Subjetividade das Cotas Sócio-Raciais no Ensino Supeiror. In: IV Encontro Nacional de História: história, racismo e religiosidades negras, 2012, Maceió. Anais do IV Encontro Nacional de História, 2012.

3.
SILVA, F. C.. Os Pressupostos Antidemocráticos do Pensamento Democrático Contemporâneo da Ciência Poliítica. In: XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais e Pré-ALAS Brasil, 2012, Teresina- Pi. Anais XV CISO, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. C.. Política de Cotas e Ascensão Social e Educacional no Ensino Superior (?): Os Casos dos Cursos de Direito e Medicina da UFAL. In: V Reunião Equatorial de Antropologia / XIV Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste, 2015, Maceió. Anais REA/ABANNE, 2015.

2.
SILVA, F. C.. O 'lugar' do Cotista na Universidade Pública Brasileira. In: Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça, 2014, Brasília. SERNEGRA. Brasília: Editora do IFB, 2014. p. 68-70.

3.
SILVA, F. C.. O Paradoxo da Ciência Política: A Doutrina Clássica e a Concepção Minimalista/Elitista da Democracia. In: CONGRESSO ACADÊMICO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA COM INCLUSÃO SOCIA, 2010, MACEIÓ. ANAIS, 2010.

4.
SILVA, F. C.. Riqueza Versus Pobreza: a concentração fundiária e o desenvolvimento do capitalismo no campo brasileiro. In: VI Encontro Alagoano de Geografia, 2009, União dos Palmares - AL. Anais EAG, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. C.. O 'lugar' do Cotista na Universidade Pública Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, F. C.. A procura de um currículo de sociologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, F. C.; GOMES, J. S. . Uma questão de ensino: existe um currículo de sociologia no ensino médio em Alagoas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, F. C.. Relações Étnico-Raciais no Ensino Superior: a centralidade da 'raça' e a política de cotas em questão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, F. C.. Os Pressupostos Antidemocráticos do Pensamento Democrático Contemporâneo da Ciência Poliítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, F. C.. Percorrendo o caminho dos livros didáticos: entre a formação, constituião e identidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, F. C.. As Relações Raciais na Educação e a Subjetividade das Cotas Raciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, F. C.. A Abordagem Elitista da Democracia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, F. C.. DEMOCRACIA? REPRESENTAÇÃO, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E A BUSCA POR RECONHECIMENTO DAS MINORIAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, F. C.; LOPES, R. M. . Reflexões do Ensino de Sociologia na Escola de Nível Médio: da Legitimidade a Questões Metodológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, F. C.. O PARADOXO DA CIÊNCIA POLÍTICA: A DOUTRINA CLÁSSICA E A CONCEPÇÃO MINIMALISTA/ELITSTA DA DEMOCRACIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, F. C.. Riqueza versus Pobreza: a concentração fundiária e o desenvolvimento do capitalismo no campo brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, F. C.. Acerca do Conceito de Representação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, F. C.. Apropriação do Território Brasileiro e a Presença do Capital no Campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, F. C.. Políticas de Igualdade Racial em Alagoas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, F. C.. Comunidade Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, F. C.. Religiões de Matriz Africana e o Espaço Habitado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SILVA, F. C.. Encontro Alagoano de Ensino de Sociologia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SILVA, F. C.. Questão de Gênero e Diversidade Sexual na Sociedade: transformações e preconceitos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
SILVA, F. C.. Encontro com Professores de Ciências Sociais no Ensino Médio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
SILVA, F. C.. Religião e Diversidades:A Liberdade de Crença em Relação às Outras Liberdades Individuais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
SILVA, F. C.. Ensino Religioso e Estado Laico: Podemos falar de Racismo Institucional?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
SILVA, F. C.. O Estatuto da Igualdade Racial, Religião e Escola. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
SILVA, F. C.. Relações do Negro na Atualidade - Ações Afirmativas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

11.
SILVA, F. C.. O Lugar Social e Cultural do Negro na Contemporaneidade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

12.
SILVA, F. C.. Ciências Sociais e Educação: diálogos possíveis, aproximações necessárias. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

13.
SILVA, F. C.. Formação de professores e o racismo na escola brasileira: a busca por uma pedagogia antirracista. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

14.
SILVA, F. C.. Quebrando coronéis... rezando xangô... Educação, políticas e o real das relações étnico-raciais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

15.
SILVA, F. C.; LOPES, R. M. . Trajetórias sociais e escolares e a relação do sujeito com o conhecimento. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
SILVA, F. C.; LOPES, R. M. . A Motivação frente aos desafios da profissão docente na Educação Básica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

17.
SILVA, F. C.. As Políticas de Ações Afirmativas: o que podemos dizer? E o que podemos aprender. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

18.
SILVA, F. C.. Afirmando Direitos: O debate entre Raça e Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

19.
SILVA, F. C.. Uma conversa sobre Política de Cotas Raciais com estudantes do Ensino Médio. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

20.
SILVA, F. C.. Multiculturalismo, diversidade e políticas de ações afirmativas: tensões e desafios. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

21.
SILVA, F. C.. As Cotas nas Universidades. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, F. C.. Educação e Política de Ações Afirmativas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, F. C.. Sociologia no Ensino Médio. 2014. (Coordenação Grupo de Trabalho).

3.
SILVA, F. C.. Raça, Educação e Política de cotas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, F. C.. Proposta Curriculares, Exames Nacionais e Livro Didático: Quem define o currículo de Sociologia no Ensino Médio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, F. C.. Cultura, Educação e Politica de Ações Afirmativas. 2013. (Coordenação Grupo de Trabalho).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, F. C.; OLIVEIRA, E. A. F.; SILVA, W. P.. Participação em banca de Amanda Kelly dos Santos Barbosa.Professores de Sociologia no Ensino Médio, na Rede Estadual em Maceió: sobre a formação e os contratos de trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
SILVA, F. C.; OLIVEIRA, E. A. F.; SILVA, W. P.. Participação em banca de Michelle Rôse Lima de Almeida.As Tecnologias e a Sociologia o Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
SILVA, F. C.; AMORIM, R. M.; PIMENTEL, A.. Participação em banca de Ana Paula Alves Palmeira e Betiene da Silva Santos.Preconceito Racial: Breve Reflexão Sobre Personagens Negros em Livros para Crianças e Adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
SILVA, F. C.; FLORENCIO, M. A. L.. Participação em banca de Flavia Maria Luiz de Mendonça e Halanna Gomes Souto.População em Situação de Rua em Maceió: O tema em debate.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Raimundo Marinho.

5.
OLIVEIRA, E. A. F.; SILVA, F. C.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Marcelo Antônio Rocha Lima Júnior.Problemas da disciplina Sociologia na rede privada de Ensino Médio, em Maceió. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, F. C.; OLIVEIRA, E. A. F.; Lage. Seleção Bolsistas do Subprojeto Ciências Sociais - PIBID. 2015. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana Internacional de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas. As Políticas de Ações Afirmativas: o que podemos dizer? E o que podemos aprender. 2014. (Congresso).

2.
Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça - SERNEGRA. O "lugar" do Cotista na Universidade Pública Brasileira. 2014. (Congresso).

3.
1º Encontro Estadual de Sociologia na Educação Básica da Paraíba. Uma questão de ensino: existe um currículo de socologia no ensino médio em Alagoas?. 2013. (Congresso).

4.
1º Encontro Estadual de Sociologia na Educação Básica da Paraíba.Uma questão de ensino: existe um currículo de sociologia no ensino médio em Alagoas?. 2013. (Encontro).

5.
I Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. A procura de um currículo de sociologia. 2013. (Congresso).

6.
VI Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileiras.Relações Étnico-Raciais no Ensino Superior: a centralidade da "raça" e a política de cotas em questão. 2013. (Seminário).

7.
Colóquio Desvendando Religiões. 2012. (Outra).

8.
Ensino de História e Cultura Afrobrasileira na Sala de Aula. 2012. (Oficina).

9.
III Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais - Nordeste.A Abordagem Elitista da Democracia. 2012. (Encontro).

10.
II Semana de Filosofia Francesa Contemporânea da UFAL. 2012. (Seminário).

11.
IV Encontro Nacional de História: história, racismo e religiosidades negras. As Relações Raciais na Educação, a Objetividade e Subjetividade das Cotas Sócio-Raciais no Ensino Supeiror. 2012. (Congresso).

12.
Seminário Juventudes Contemporâneas: Rupturas, Permanências e Inventidadedes. 2012. (Seminário).

13.
VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Percorrendo o caminho dos livros didáticos: entre a formação, constituição e identidade. 2012. (Congresso).

14.
XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-ALAS Brasil. Os Pressupostos Antidemocráticos do Pensamento Democrático Contemporâneo da Ciência Poliítica. 2012. (Congresso).

15.
II Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais. 2011. (Encontro).

16.
Semana de Pedagogia: A atuação do pedagogo na contemporaneidade: desafios e possibilidades.Reflexões do Ensino de Sociologia na Escola de Nível Médio: da Legitimidade a Questões Metodológicas. 2011. (Simpósio).

17.
Seminário Gênero, Sexualidade e Cidadania: debatendo homofobia em Alagoas.DEMOCRACIA? REPRESENTAÇÃO, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E A BUSCA POR RECONHECIMENTO DAS MINORIAS. 2011. (Seminário).

18.
Congresso Acadêmico da UFAL. O Paradoxo da Ciência Política: a doutrina clássica e a concepção minimalista/elitista da democracia. 2010. (Congresso).

19.
II Fórum de Pós-Graduação em Sociologia. 2010. (Outra).

20.
Jornada de Estudos "Alagoas: Espaço e Mobilidade no Século XXI". 2010. (Seminário).

21.
XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Geografia. 2010. (Encontro).

22.
Congresso Acadêmico da UFAL. Acerca do conceito de Representação. 2009. (Congresso).

23.
ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS - ERECS. 2009. (Encontro).

24.
I Ciclo de debates sobre Sociologia no Ensino Médio. 2009. (Seminário).

25.
I Fórum de Pós-Graduação em Sociologia. 2009. (Outra).

26.
VI Encontro Alagoano de Geografia.RIQUEZA VERSUS POBREZA: A CONCENTRAÇAÕ FUNDIÁRIA E O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NO CAMPO BRASILEIRO. 2009. (Encontro).

27.
VIII Semana de História da UFAL. 2009. (Seminário).

28.
XXIV Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais. 2009. (Encontro).

29.
ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE CiÊNCIAS SOCIAIS - ENECS. 2008. (Encontro).

30.
I Seminário da Atualidade da Filosofia Marxista. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, F. C.. I Congresso da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. 2013. (Congresso).

2.
SILVA, F. C.. II Simpósio Alagoano de Ciências Sociais. 2009. (Outro).




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