Irene Porzio Zavala

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2317733558969611
  • Última atualização do currículo em 15/08/2014


Possui Graduação em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Mestrado em Práticas Interpretativas-Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: o papel do corpo na interpretação musical, gesto, piano e interpretação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irene Porzio Zavala
Nome em citações bibliográficas
PORZIO, Irene

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Curso de Música da UNILA.
AV. Tancredo Neves, 6731.
Triplice fronteira
85867-970 - Foz do Iguacu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767303
URL da Homepage: http://www.unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: As inter-relações entre o gesto musical e o gesto corporal na construção da interpretação da peça para piano solo,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Cristina Capparelli Gerling.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Héctor Tosar; Gesto; Gesto Corporal; Gesto Musical; piano.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 - 2009
Graduação em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Bacharelado em Piano.
Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
Ano de interrupção: 2006




Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Dedicação exclussiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas 3/2012- Atual Piano I Piano II Piano III Piano IV Piano V Piano Suplementar I Piano Suplementar II Piano Suplementar III Laboratório de execuçao Instrumental - piano I Laboratório de execuçao Instrumental - piano II Laboratório de esecuçao Instrumental - piano III Laboratório de execuçao Instrumental - piano IV América Latina Una e Diversa Fundamentos de América Latina II Fundamentos de América Latina IV Prática de conjunto I Prática de conjunto II Prática de conjunto III


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina "Análise Musical" na Pós-Graduaçao da UFRGS


Orquestra Sinfonica de Porto Alegre, OSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Pianista correpetidor, Carga horária: 6


Centro de Extensao em Música da Universidade Federal de MInas Gerais, CEM - UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiária de graduaçao, Enquadramento Funcional: Professora de Piano, Carga horária: 8


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pianista acompanhador BIG BAND, Carga horária: 4


Escola de Música Estaçao Musical, E.M., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Piano,Mús. de Câmera e Correpet, Carga horária: 8


Escola Municipal Maria Assunçao de Marco, E.M., Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contratada ONG Terra Verde, Enquadramento Funcional: Professora de Musicalizaçao, Carga horária: 8


Instituto Musical Gameland, I.M.G., Uruguai.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de piano, teclado e musicalizaçao, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Uma proposta para o estudo do idiomatismo vocal dos generos musicais de fronteira: os casos da guarania e o chamamé
Descrição: O projeto propõe a realização de uma análise do idiomatismo vocal utilizado pelos intérpretes de guarânias e chamamés no período que vai do momento em que cada um destes gêneros alcança a sua forma canônica até o primeiro momento de expansão para além da zona fronteiriça. Seguindo os procedimentos adotados pelo método de escuta de época realizar-se-á um mapeamento das diferentes condutas e expressões vocais dos artistas (os que acabam por configurar o idiomatismo vocal próprio) que, naquele momento de canonização , tiveram participação de destaque no processo de industrialização desses gêneros. A partir da identificação desses parâmetros vocais fundacionais , pretende-se refletir a respeito daqueles elementos que acabaram sendo escolhidos para definir o modelo de interpretação e conduta vocal do cantar de cada um desses gêneros e compreender em que medida as fronteiras afetaram ou não esses modelos de conduta vocal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Irene Porzio Zavala - Integrante / Analia Chernavsky - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Musicalizando para a integraçao
Descrição: O projeto visa contribuir para a iniciação à música de crianças entre 7 e 9 anos, moradoras do bairro Vila C. Nas aulas, é trabalhado repertório principalmente latino-americano, tanto erudito quanto popular, canções, brincadeiras e histórias em espanhol e português, realizando uma busca por integrar vários métodos de ensino musical de diferentes países. Um dos pilares do projeto é possibilitar aos alunos do curso de música a experiência prática em sala de aula, o que implica também a realização do planejamento e avaliaçao das aulas. De forma complementar, o projeto prevê a realização de recitais didáticos no Conselho Comunitário Vila C, contando com a participação de alunos do curso de música da UNILA e moradores do bairro.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Irene Porzio Zavala - Coordenador / Mideiros, Sofia - Integrante / Theobald, Paula Dahiana - Integrante / Svetka Ramirez - Integrante / Rosana Riveros - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: PRÁTICAS INTERPRETATIVAS.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Primeiro Premio no Concurso de Jovens Intérpretes de SUDEI, Uruguai, SUDEI.
2011
Categoria A Concurso "Juventudes Musicales de Uruguay", Juventudes Musicales.
2009
Concurso BDMG, MInas Gerais, BDMG.
2009
"Segunda Muical", Minas Gerais, Teatro da Assembleia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORZIO, Irene2009PORZIO, Irene. Sonatina Nº2 de Héctor Tosar: aspectos históricos y analíticos. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes, v. 1, p. 52, 2009.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PORZIO, Irene. Danzas criollas Latino-americanas. Revista Peabiru, 11 jun. 2013.

2.
PORZIO, Irene; CHERNAVSKY, A. . Notas sobre Calabacitas tiernas, de Tin Tan. Revista Peabiru, 19 mar. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORZIO, Irene. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na interpretação musical. In: CONGRESSO 2011 DA ANPPOM, 2011, UBERLÂNDIA. MUSICA, COMPLEXIDADE, DIVERSIDADE E MULTIPLICIDADE: REFLEXÕES E APLICAÇÕES PRÁTICAS, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
PORZIO, Irene; MIDEROS, J. S. ; RAMIREZ, S. . Musicalización e integración latino-americana en la triple frontera. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PORZIO, Irene; Mideiros, J.S ; RAMIREZ, S. ; Theobald, P.D. ; RIVEROS, R. . Projeto de Extensao: Musicalizando para a integraçao. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PORZIO, Irene; Mideiros, J.S ; RIVEROS, R. ; RAMIREZ, S. ; Theobald, P.D. . Musicalizando para la integración. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PORZIO, Irene. Interrelationship between musical and body gestures in the context of musical meaning. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PORZIO, Irene; CHERNAVSKY, A. . Música popular afro-latinoamericana: samba e candombe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PORZIO, Irene. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na performance. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MARTINEZ, Viviana ; GERLING, C. M. P. C. ; PORZIO, Irene . Liszt "Padagögium". Porto Alegre: Sulina, 2012. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PORZIO, Irene; RICOBOM, G. ; GONCALVES, E. ; XAVIER, M. ; PENA, A. L. . Comissao de Seleçao de alunos. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PORZIO, Irene; KISS, F. . Reciclasom. 2013. (Workshop construçao de instrumentos com material reciclável).


Produção artística/cultural
Música
1.
PORZIO, Irene; CHERNAVSKY, A. ; SIMOES, L. . Posdata musical: homenagem a Cortazar e Paz. 2014. Interpretação.

2.
PORZIO, Irene; MOREIRA, G. F. ; CHERNAVSKY, A. ; LOPES, A. ; REZENDE, G. ; MARTINEZ, Viviana ; PARPINELLI, Duany ; SIMOES, L. . Recital dos Professores do Curso de Música-UNILA. 2014. Interpretação.

3.
PORZIO, Irene. Recital comentado: Danzas criollas latinoamericanas. 2013. Interpretação.

4.
PORZIO, Irene; CHERNAVSKY, A. . Apresentaçao-palestra Cinelatino. 2013. Interpretação.

5.
PORZIO, Irene. Apresentaçao no Ciclo de música contemporânea 'Música em Poa'. 2013. Interpretação.

6.
PORZIO, Irene; CHERNAVSKY, A. ; REZENDE, G. ; LOPES, A. . Apresentaçao na 9a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. 2013. Interpretação.

7.
PORZIO, Irene; CHERNAVSKY, A. . Apresentaçao de Repertorio Latino-americano. 2012. Interpretação.

8.
PORZIO, Irene; CHERNAVSKY, A. . Recital de fim de ano. 2012. Interpretação.

9.
PORZIO, Irene. Segundo Recital de Mestrado UFRGS. 2011. Interpretação.

10.
PORZIO, Irene. Recital de piano solo no Teatro Solís-Sala de Conferencias. 2011. Interpretação.

11.
PORZIO, Irene. Recital de piano solo no Museu de San Jose. 2011. Interpretação.

12.
PORZIO, Irene. Recital de piano solo UFPEL. 2011. Interpretação.

13.
PORZIO, Irene; ZAMITH, M. ; FREITAS, S. . Recital de piano Instituto Goethe, Porto Alegre. 2011. Interpretação.

14.
ZAMITH, M. ; PORZIO, Irene ; FREITAS, S. . Recital de piano Auditório Tasso Correia. 2011. Interpretação.

15.
Fernandes, Thais ; PORZIO, Irene . Recital de mestrado Thais Fernandes: flauta e piano. 2011. Interpretação.

16.
Fernandes, Thais ; PORZIO, Irene . Concerto música de câmera com Thais Fernandes, Canoas, RS. 2011. Interpretação.

17.
PORZIO, Irene; Magalhães, A.C. . Recital graduação em flauta A.C. MAGALHAES. 2011. Interpretação.

18.
PORZIO, Irene. Beethoven-Brahms na Universidade Federal de Pelotas. 2011. Interpretação.

19.
PORZIO, Irene. Recital Casa da Cultura Uberlandia. 2011. Interpretação.

20.
PORZIO, Irene. Primeiro Recital de Mestrado UFRGS. 2010. Interpretação.

21.
PORZIO, Irene. Recital de piano na "Estação Musical". 2010. Interpretação.

22.
PORZIO, Irene; ORQESTRA UFMG . Recital de formatura em piano UFMG. 2009. Interpretação.

23.
PORZIO, Irene; Mattos, L. . Concerto Mus. Contemporânea MOCÓ (Compositores UFMG). 2009. Interpretação.

24.
PORZIO, Irene. Concerto Cátedra de Mús. Contemporânea Ana Claudia Assis. 2009. Interpretação.

25.
PORZIO, Irene. Concerto VII ENCUN (Encontro de Compositores Universitarios). 2009. Interpretação.

26.
PADOVANNI, J.H. ; PORZIO, Irene . Concerto Gotaria de Ouvir (Compositores de Belo Horizonte). 2009. Interpretação.

27.
PORZIO, Irene. Recital Premio BDMG. 2009. Interpretação.

28.
PORZIO, Irene; MAGALHAES, D. ; UFMG ORQ . Recital solo com orquestra alunos UFMG. 2009. Interpretação.

29.
PORZIO, Irene. Concerto Mus Câmera Contemporânea UFMG. 2008. Interpretação.

30.
PORZIO, Irene; B.B. UFMG . Recital com Big Band UFMG. 2007. Interpretação.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, G. F.; PORZIO, Irene; SALDANHA, L.. Concurso Público para Professor de Piano na UNILA. 2014.

Outras participações
1.
PORZIO, Irene; LOPES, A.; CHERNAVSKY, A.; WOLFF, D.; LARSEN, J.; REZENDE, G.; DOMENICI, C.; VAZQUEZ, E. P.. Comissao Implantaçao Curso de Musica. 2012. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Seminario del Foro Latino-americano de Educación Musical.Participante. 2013. (Seminário).

2.
V Conference of the International Society for Gesture Studies. Participante. 2012. (Congresso).

3.
Encontro Internacional de Pianistas Tatui.Conferencias e Masterclasses de Piano e Performance. 2011. (Encontro).

4.
XXI Congresso ANPPOM. As inter-relaçoes entre os gestos musicais e os gestos corporais na interpretaçao musical. 2011. (Congresso).

5.
XXI Congresso ANPPOM. Grupo de Trabalho em Performance. 2011. (Congresso).

6.
II ENCONTRO RIOGRANDENSE DE MEDICINA DO MUSICO. 2010. (Encontro).

7.
Sexta Semana da Música de Ouro Branco.Masterclasses de Piano. 2009. (Seminário).

8.
Simpósio Internacional de Educação Musical - Swanwick. 2008. (Simpósio).

9.
Curso "Notación Musical en Mozart" Pablo Rilla.Trio Kegelstatt. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORZIO, Irene; FRANÇA, C.C. . Simpósio INternacional de Educaçao Musical. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Franko Fiori. O papel da FLADEM na Integraçao Latino-americana. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gustavo Amarilla. Musicalizando para la integración. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Viviana Jaramillo. Musicalizando para la integración. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Diego Ortega Gomez. Repensando a teoria da territorialização dos gêneros musicais a partir de um gênero de fronteira: a guarânia. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Irene Porzio Zavala.

2.
Ariana Mara da Silva. Os comos e porquês das adaptaçoes temáticas e linguisticas realizadas no processo de expansao das guaranias e chamamés para o interior das fronteiras. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História - Direitos Humanos Na América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Irene Porzio Zavala.

Orientações de outra natureza
1.
MIDEROS, J.S; THEOBALD, P.D.; RAMIREZ, S. ; RIVEROS, Rosana. Musicalización e integración latino-americana en la triple frontera. 2013. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Irene Porzio Zavala.

2.
MIDEROS, Jennnifer Sofia. Monitoria Prática de Conjunto. 2013. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Irene Porzio Zavala.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:47:42