Mábia Aline Freitas Sales

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  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


DOUTORA em História Social, pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Cursou MESTRADO em História Social da Amazônia (2012), ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Cultura e Organização Social (2010) e GRADUAÇÃO em Licenciatura e Bacharelado em HISTÓRIA (2009) todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência em docência nos níveis Fundamental, Médio e Superior nas áreas de História Geral e do Brasil com ênfase em: História do Brasil Império, História Regional da Amazônia e Ensino de História. Atuou de 2010 a 2015 como Professora Pesquisadora Colaboradora no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). É membra dos Grupos de Pesquisas: OITOCENTOS, Grupo de Pesquisa de História da Amazônia (UFPA/CNPq); NEABI, Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (IFPA/Capes); SOGERE, Sociedade, Gestão e Relações Epistêmicas (IFPA/Capes); da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO OITOCENTOS - SEO (UFF/CNPq); e do CENTRO DE ESTUDOS DO OITOCENTOS - CEO (UFF/CNPq). É membra efetiva da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Estado do Pará (ARQPEP). Desenvolveu pesquisa sobre a influência das navegações de longo curso para a recepção de novos hábitos e costumes na Província do Pará entre 1840 e 1870. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comércio português em Belém nos meados do século XIX e atuou como professora substituta do IFPA-Campus Castanhal (PA) de 2014 a 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mábia Aline Freitas Sales
Nome em citações bibliográficas
SALES, Mábia Aline Freitas;FREITAS-SALES, Mábia Aline

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Santarém.
Avenida Marechal Castelo Branco - de 1817/1818 ao fim
Interventoria
68020820 - Santarém, PA - Brasil
Telefone: (91) 35223757
URL da Homepage: http://www.santarem.ifpa.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em História Social.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Negócios e negociantes lusitanos: o comércio dos portugueses em Belém nos meados do oitocentos, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Carlos Gabriel Guimarães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em História Social da Amazônia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Viagem das Coisas e das Ideias: o movimento das embarcações e produtos estrangeiros nos meados da Belém oitocentista,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: William Gaia Farias.
Coorientador: Leila Mourão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Amazônia.
2009 - 2010
Especialização em Educação, Cultura e Organização Social. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Jogos de Poder, Práticas e Aprendizagens na constituição do Assentamento Serra Azul - Monte Alegre-PA.
Orientador: Sônia Maria da Silva Araújo.
2005 - 2009
Graduação em LICENCIATURA E BACHARELADO EM HISTÓRIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: CAMPESINATO E SOBREVIVÊNCIA: A LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO SERRA AZUL - MONTE ALEGRE - PA (1997-2007).
Orientador: Leila Mourão.




Formação Complementar


2012 - 2012
Mini-curso: ANTROPOLOGIA E HISTÓRIA. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
FUENTES ORALES, INTERDISCIPLINARIDAD Y EXPERIENCIA. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.
2011 - 2011
HISTÓRIA E CONSUMO. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.
2010 - 2010
O CEGO E O ESPELHO. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
O ENSINO DE HISTÓRIA E NATUREZA. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Seção Pará, ANPUH-PA, Brasil.
2010 - 2010
UM OUTRO MUNDO SÓ É POSSÍVEL SEM RACISMO. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
ETNOGRAFIA HISTÓRICA. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2007 - 2007
CULTURA, CULTURA POPULAR E CIRCULARIDADE. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2006
IMAGEM E REPRESENTAÇÃO AFRICANA NO MODERNISMO BRAS. (Carga horária: 15h).
Associação Nacional de História - Seção Pará, ANPUH-PA, Brasil.
2003 - 2003
PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENS DE LING MATERNA. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Educaçã Básica, Tecnológica e Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Ministra aula no Ensino Médio Integrado, no Curso subsequente em Técnico em Meio Ambiente e no Curso de Graduação em Aquicultura. Orientação de Trabalho Monográfico de Graduação em Educação do Campo.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
As atividades desenvolvidas na instituição incluem: ORIENTAÇÃO de Trabalhos de Conclusão de Curso em nível de graduação e especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS de defesa de monografias. DOCÊNCIA em Curso de Graduação e Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais. Disciplinas ministradas: A África na sala de aula (20 horas), Metodologia da Pesquisa Científica (60 horas), Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História (100 horas), História da Educação Brasileira (60 horas) e Antropologia Educacional (60 horas).

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Aqüicultura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Histórica e Social da Amazônia
02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História e Cultura (60 horas)
01/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal.

Atividade realizada
Orientação de Trabalho de monografia de graduação.
01/2014 - 05/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Educacional (60 horas)
01/2014 - 05/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História (100 horas)
01/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira (60 horas)
07/2012 - 12/2012
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural (60 horas)
01/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira (60 horas)
07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da História (100 horas).
01/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica (60 horas)
07/2010 - 03/2011
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal.

Atividade realizada
Orientação de trabalho monográfico de especialização.
09/2010 - 09/2010
Ensino, Educação para as Relações Etnicorraciais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A África na Sala de Aula (20 horas)

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutoramento
Outras informações
Homepage: http://www.historia.uff.br/stricto/ Desenvolvimento de atividades de pesquisa, como requisito de formação do curso de doutoramento em História Social.

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.


Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Homepage: http://www.ufopa.edu.br/ Atividades desenvolvidas na instituição: DOCÊNCIA e ORIENTAÇÃO de Trabalhos de Conclusão de Curso no curso de Licenciatura em História e Geografia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Disciplinas ministradas: História Moderna (60 horas), História do Brasil Imperial (60 horas), História Contemporânea I (60 horas) e História da Amazônia II (60 horas)

Atividades

03/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências da Educação - ICED, Instituto de Ciências da Educação - ICED.

Atividade realizada
Orientação de trabalho monográfico de graduação.
01/2014 - 05/2014
Ensino, Licenciatura Integrada em História e Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea I (60 horas)
07/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Integrada em História e Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil Imperial (60 horas)
01/2013 - 06/2013
Ensino, Licenciatura Integrada em História e Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil Imperail (60 horas)
História Contemporânea I (60 horas)
07/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura Integrada em História e Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Moderna (60 horas)

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa
Outras informações
Gupo de Pesquisa: OITOCENTOS Sítio eletrônico do Grupo de Pesquisa: http://www.gpoitocentos.blogspot.com.br/p/quem-somos.html - - O grupo de pesquisa Oitocentos reúne professores e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia/IFCH/UFPA; bem como vinculados à Faculdade de História do Campus de Belém; à Faculdade de História do Campus de Bragança e à Faculdade de História do Campus de Cametá, todos com curso de graduação em História e sub-unidades acadêmicas da UFPA. Também conta com a participação de professores e pesquisadores vinculados à Escola de Aplicação da UFPA, desenvolvendo atividades de ensino de história no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todos os professores envolvidos no grupo já possuem atividades de pesquisa sobre o período oitocentista na Amazônia, havendo apresentação de trabalhos em congressos acadêmicos, publicação de artigos, capítulos de livros, organização de livros e livros. Também possuem bolsistas de iniciação científica (graduação), orientandos de graduação e de pós-graduação incorporados ao grupo.

Atividades

07/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Oitocentos: Grupo de Pesquisa da História da Amazônia, .


Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos, SEO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações
Homepage: http://www.seo.uff.br/ A SOCIEDADE DE ESTUDOS DO OITOCENTOS (SEO) tem por objeto o incentivo à pesquisa, a divulgação e o ensino da História Moderna e Contemporânea, no período de 1750 a 1930, bem como seus campos afins. São finalidades da SEO: A) Incentivar o estudo, o ensino, atividades de extensão e de pesquisa no âmbito da História do ?longo século XIX? (1750-1930); B) Promover discussões e intercâmbios sobre os temas de interesse dos pesquisadores e sobre os resultados alcançados em pesquisas desenvolvidas; C) Divulgar os resultados das pesquisas feitas pelos associados da SEO; D) Divulgar artigos, livros e outras produções acadêmicas elaborados pelos associados; E) Incentivar a elaboração de sínteses historiográficas a partir dos novos trabalhos; F) Divulgar entre os Professores de ensino básico os resultados das pesquisas desenvolvidas, incentivando a preparação de material didático para esse nível de ensino; G) Promover reuniões científicas com o objetivo de realizar intercâmbio de informações entre seus associados e os de associações similares; H) Apoiar a revista eletrônica ALMANACK de acordo com as normas e formato aprovado pela Diretoria ad referendum da Assembleia Geral; I) Apoiar outras revistas acadêmicas, dentro dos objetivos da SEO, que venham a ser criadas em qualquer formato, de acordo com as normas e mediante aprovação da Diretoria ad referendum da Assembleia Geral; J) Estimular a produção e difusão de instrumentos de pesquisa e projetos colaborativos , abrindo a possibilidade de instituir um sistema de informação sobre o século XIX; K) Agir no interesse dos associados e representá-los junto a órgãos públicos e privados; L) Promover seminário a cada dois anos a ser realizado em lugar proposto pela Diretoria e aprovado na Assembleia Geral; M) Estimular e apoiar encontros de pesquisa dentro dos Simpósios das ANPUHs; N) Promover o intercâmbio e a cooperação com associados e entidades da mesma natureza.


Centro de Estudos do Oitocentos, CEO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações
Homepage: http://www.ceo.uff.br/ O CEO (Centro de Estudos do Oitocentos) é um espaço interinstitucional direcionado para o estudo da história do que convencionamos denominar de longo século XIX (crise do sistema colonial, em fins do século XVIII, até o final da chamada República Velha). Reúne núcleos, laboratórios, linhas de pesquisa, professores e alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes instituições e com os seguintes objetivos: 1. Elaborar sínteses historiográficas a partir dos novos trabalhos de pesquisas realizados, sem perder de vista o contexto global; 2. Estimular a difusão de bancos de dados alimentados por pesquisas individuais e/ou coletivas, incrementado sua circulação entre os estudiosos do século XIX, abrindo a possibilidade de instituir um sistema de informação sobre o século XIX atualizado com a colaboração de todos; 3. Formar novos bancos de dados, por fundo documental ou temático, de autoria individual ou coletiva; 4. Circular a experiências de montagem de banco de dados; 5. Promover discussões e intercâmbios sobre os temas de interesse dos pesquisadores e sobre os resultados alcançados em investigações desenvolvidas; 6. Divulgar os resultados das pesquisas feitas pelos associados no site do CEO, facilitando o intercâmbio acadêmico; 7. Divulgar artigos e livros escritos pelos associados; 8. Divulgar entre os professores de 1 e 2 º graus os resultados das pesquisas desenvolvidas, preparando inclusive material didático para esses níveis de ensino; 9. Convocar seminários regionais e nacionais, para incrementar a troca de experiências e o diálogo; 10 Realizar, entre os membros pertencentes às universidades sediadas no Rio de Janeiro, atividades periódicas de troca acadêmica, de tal modo a constituir uma linha permanente de pesquisa.


Associação Nacional de História - Seção PA, ANPUH - PA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações
Homepage: http://www.anpuh.org/ A presente Associação tem por objetivos o aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis; o estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História; a defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos; a defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História; a representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas.


Prefeitura Municipal de Monte Alegre, PMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História: Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Este semestre foi dedicado ao curso pré-vestibular gratuito oferecido pelo município.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de História: Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovação en concurso público para o cargo de Professora Licenciada Plena em História

Atividades

03/2005 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Potuguês, Matemática, História e Geografia, Ciências, Artes e Religião nas séries iniciais e História no Ensino Fundamental e Médio
08/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Espaço Cultural Opicional, ECO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola de Educação Infantil Cristã Paz, EEICP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora das séries iniciais, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, História e Geografia, Ciências, Artes, Religião


Linhas de pesquisa


1.
Nação, Cidadania e Modernidade

Objetivo: Discutir os processos sociais, políticos e econômicos presentes na construção/invenção do Estado e da nacionalidade brasileiros na Amazônia oitocentista; envereda pelas múltiplas problemáticas da construção da nacionalidade e a produção coletiva da cidadania presentes em movimentos sociais que marcaram o cenário de disputas políticas e econômicas no século XIX; procura debater as variadas intersecções entre as realidades históricas de crise do Antigo Regime, do processo de Independência e formação da modernidade na Amazônia..
Grande área: Ciências Humanas
2.
Ensino de História da Amazônia Oitocentista

Objetivo: Fomentar a discussão sobre a relação entre a pesquisa e a transposição didática das temáticas ligadas ao século XIX na Amazônia. Em outras palavras, por um lado, trata-se de constituir espaço para a produção de pesquisas em torno da constituição da história como disciplina escolar na Amazônia oitocentista, envolvendo estudos sobre história das idéias pedagógicas, história das instituições escolares, história da educação e representações, imprensa e educação, currículos, saberes e práticas escolares, formação docente, metodologias de ensino, cotidiano escolar, manuais didáticos, processo de ensino e aprendizagem, relação professor-aluno, alfabetização e letramento, educação e saúde. Por outro lado, trata-se de espaço de discussão e produção de instrumentos pedagógicos que facilitem a transposição didática das temáticas de pesquisa da História da Amazônia oitocentista para a sala de aula dos dias de hoje..
Grande área: Ciências Humanas
3.
Mundos do trabalho, corpo e relações interétnicas

Objetivo: Análise das múltiplas determinações e dimensões do trabalho e da sociabilidade na Amazônia ao longo do século XIX; análise das conexões entre a pluralidade de culturas, linguagens, tradições e identidades dos diversos agentes sociais ? identidades de classe, religião, etnia, gênero, território e outras ? e as múltiplas formas e sentidos de suas associações, sejam elas organizações formais (movimentos sociais institucionalizados ou suas lutas de caráter explicitamente político) ou o conjunto de ações coletivas, formas de sociabilidade e solidariedade, alianças e conflitos estabelecidos. As reflexões desenvolvidas pelos integrantes da linha abrangem a história e a historiografia das múltiplas dimensões dos mundos do trabalho (relações escravistas, relações de ?transição? e relações assalariadas de produção) e das formas de articulação de interesses dos atores sociais nelas engendrados. Compõe ainda o quadro de preocupações dos integrantes da linha de pesquisa a análise da relação entre o corpo e as marcas da estrutura social: relação corpo e trabalho; corpo e imaginário; corpo, saúde e doença; corpo e sexualidade; corpo e identidade.
Grande área: Ciências Humanas
4.
Trabalho, Comércio e Negócios

Objetivo: Compreender a relação entre capital e trabalho, mediada pela cultura e pelo campo das relações interétnicas. Encontros e confrontos culturais. Cultura e mundos do trabalho. Conhecer os principais atores do mundo dos negócios na Amazônia oitocentista. Conhecer os negociantes e as principais atividades mercantis desenvolvidas na Província do Pará do oitocentos..
Grande área: Ciências Humanas
5.
Economia e Sociedade na passagem à modernidade

Objetivo: A historiografia já tem demonstrado que a trilogia trabalho, poupança e promoção social, não compõem apenas a mitologia da imigração, mas era uma possibilidade viável e concreta em cidades que se expandiam e se modernizavam, "tendo no comércio uma de suas molas propulsoras". Compreender como a imigração de portugueses contribuiu com o crescimento da Economia da Amazônia do século XIX e, como, especificamente a Cidade do Pará (Belém) experimentou essa passagem à modernidade..
Grande área: Ciências Humanas


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Negócios e negociantes lusitanos: O comércio dos portugueses em Belém dos meados do oitocentos
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar o comércio praticado pelos portugueses em Belém em suas múltiplas facetas, considerando tanto o comércio de grosso trato como o de pequeno trato. Dessa maneira, verificaremos a importância dos portugueses no processo de formação do capital mercantil que favoreceu o crescimento do comércio a partir do final da década de 1830 até 1870. Trata-se de uma proposta de pesquisa que buscará compreender os negociantes que atuavam na província do Pará, os tipos de atividades desenvolvidas, bem como os grandes e pequenos pecúlios investidos nessas atividades mercantis e o processo de integração e conflitos engendrados pelo comércio dos portugueses..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Mábia Aline Freitas Sales - Coordenador / Carlos Gabriel Guimarães - Integrante.
2010 - 2012
Viagem das coisas e das idéias: O movimento das embarcações e produtos estrangeiros nos meados da Belém oitocentista.
Descrição: Nos meados do século XIX houve uma intensidade das entradas de embarcações estrangeiras no porto de Belém, levando em consideração o aumento contínuo das visitas no período que sucedeu a Cabanagem no Pará. Parte-se da noção de que nos meados do século XIX o processo civilizador ao se consolidar na Europa se espraiou para várias partes do mundo, tendo alcançado significativa apropriação na Província do Pará por possuir um porto que lhe colocou em contato direto com os portos Americanos, Portugueses, Ingleses e Franceses. Através da apresentação historiográfica e do levantamento realizados em periódicos e em um manifesto de importação de mercadorias portuguesas traçou-se um quadro quantitativo da presença de embarcações estrangeiras na Província, sem ignorar os aspectos simbólicos que permearam a sua inserção no conjunto da modernidade nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mábia Aline Freitas Sales - Coordenador / Leila Mourão - Integrante / William Gaia Farias - Integrante.
2008 - 2009
Campesinato e Sobrevivência: a luta pela terra no assentamento Serra Azul, Monte Alegre - PA (1997-2007)
Descrição: O objetivo desta pesquisa é discorrer sobre a ocupação do assentamento Serra Azul e o processo de implantação de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável - PDS - nessa área, localizada no município de Monte Alegre - Oeste do Pará, no período de 1997 a 2007. Nesse intervalo, discutiu-se intensamente a criação e implantação de um projeto de Reforma Agrária que culminou na elaboração de um projeto na modalidade PDS. O projeto foi estabelecido pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em 2005, a partir da luta de trabalhadores rurais pela posse de terra, que acarretou conflitos de diversas ordens. Questões interferentes, como a ambiental, as disputas políticas locais, a presença de uma empresa madeireira, através da construção de estradas na região do assentamento, e a morosidade do INCRA na operacionalização e execução do projeto, foram analisadas na busca de compreender os caminhos e os descaminhos do PDS Serra Azul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mábia Aline Freitas Sales - Coordenador / Leila Mourão - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Pré-Tec
Descrição: Projeto de Extensão e Ensino preparatório para ingresso no Ensino Técnico.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Feira das Profissões
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Luz, Câmera, Reflexão
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Pré-ENEM Social - PENSO
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social da Amazônia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Imigração e Comércio na Amazônia Imperial.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Metodologia do Ensino de História.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALES, Mábia Aline Freitas2013 SALES, Mábia Aline Freitas; MOURÃO, Leila . Hierarquias, fortunas e artigos importados em Belém, 1840-1870.. Revista Eletrônica Trilhas da História, v. 2, p. 24-47, 2013.

2.
SALES, Mábia Aline Freitas2012 SALES, Mábia Aline Freitas; FARIAS, William Gaia . Da Civilização aos Trópicos (1840-1870). Veredas da História, v. 5, p. 21-40, 2012.

3.
SALES, Mábia Aline Freitas2011 SALES, Mábia Aline Freitas; MOURÃO, Leila . Viagem das coisas e das idéias: Portos, embarcações e produtos importados nos meados da Belém oitocentista. Caminhos da História (UNIMONTES), v. 16, p. 101-118, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SALES, Mábia Aline Freitas. Porto, navegação e artigos importados em Belém, 1840-1870. In: Gladys Sabina Ribeiro; Ismênia de Lima Martins; Tânia Bessone da Cruz Ferreira. (Org.). O OITOCENTOS sob nova perspectiva. 1ed.Rio de Janeiro: Alameda, 2014, v. , p. 53-76.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALES, Mábia Aline Freitas; GUIMARÃES, C. G. . ENTRE A REVOLUÇÃO DO PORTO E A CABANAGEM: COMÉRCIO, NAVEGAÇÃO E OS NEGÓCIOS DOS PORTUGUESES EM BELÉM. In: V Congresso Latino Americano de História Econômica, 2016, São Paulo. Anais do V CLADHE. São Paulo, 2016. v. 1. p. 1-12.

2.
SALES, Mábia Aline Freitas; GUIMARÃES, C. G. . NEM TUDO ERA CRISE: NEGÓCIOS E NEGOCIANTES EM BELÉM NO PÓS CABANAGEM. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL NO SÉCULO XIX, 2016, Londrina. ANAIS DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA SEO. Niterói: SEO, 2016. v. 2. p. 1-12.

3.
SALES, Mábia Aline Freitas. O COMÉRCIO DOS PORTUGUESES E O ANTILUSITANISMO NA PROVÍNCIA DO PARÁ. In: XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, Florianopólis. Lugares dos Historiadores: Novos e velhos desafios. Florianopólis: ANPUH, 2015. v. 1. p. 1-10.

4.
SALES, Mábia Aline Freitas; GUIMARÃES, C. G. . ENTRE MARES, COISAS E SIGNIFICADOS: A RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE BELÉM-PORTUGAL NO PÓS INDEPENDÊNCIA. In: XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XII CONLAB), 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015. Lisboa: Leading Congressos, 2015. v. 1. p. 10638-10648.

5.
SALES, Mábia Aline Freitas. OS NEGOCIANTES DE GROSSO TRATO EM BELÉM: POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM EM TERMOS DE REDES SOCIAIS, c.1840 ? c.1870. In: I Seminário Internacional Brasil no século XIX, 2014, Vitória - ES. Anais do Seminário Internacional Brasil no Século XIX. Niterói - RJ: Sociedade de Estudos do Oitocentos - SEO, 2014. v. 1. p. 1-26.

6.
SALES, Mábia Aline Freitas. TRAZIDOS DO ALÉM-MAR: IDEIAS E PRODUTOS NO COTIDIANO DA CIDADE DE BELÉM, 1840-1870. In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal - RN. XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social. Natal - RN: ANPUH-RN, 2013. v. 27. p. 1-17.

7.
SALES, Mábia Aline Freitas; FARIAS, William Gaia ; MOURÃO, Leila . O MOVIMENTO DO PORTO: A ENTRADA DE EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRAS NOS MEADOS DA BELÉM OITOCENTISTA. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo -SP: ANPUH-SP, 2011. v. 26. p. 1-17.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SALES, Mábia Aline Freitas; MOURÃO, Leila . ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E RESERVA LEGAL NO ASSENTAMENTO SERRA AZUL EM MONTE ALEGRE - OESTE DO PARÁ. In: IV Sapis - Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, 2009, Belém - Pará. Áreas Protegidas e Inclusão Social. Rio de Janeiro, 2009. v. 4. p. 337-339.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALES, Mábia Aline Freitas. OS NEGOCIANTES DE GROSSO TRATO EM BELÉM: POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM EM TERMOS DE REDES SOCIAIS, c.1840-c.1870. In: I Seminário Internacional da SEO: 'BRASIL NO SÉCULO XIX', 2014, Vitória. ANAIS DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL da SEO, 2014. p. 140-141.

2.
SALES, Mábia Aline Freitas. O COMÉRCIO DOS PORTUGUESES: POSSIBILIDADES DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS IMIGRANTES PORTUGUESES EM BELÉM, 1840-1870. In: IX Encontro Regional de História, 2014, Belém. Memória e Cidadania: Diálogos entre História e Política. Belém: IFCH-UFPA, 2014. p. 50-50.

3.
SALES, Mábia Aline Freitas; MOURÃO, Leila . TRAZIDOS DO ALÉM-MAR: IDEIAS E PRODUTOS NO COTIDIANO DA CIDADE DE BELÉM, 1840-1870. In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal - RN. Conhecimento histórico e diálogo social. Natal - RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. v. 1. p. 801-801.

4.
SALES, Mábia Aline Freitas. PORTO, NAVEGAÇÕES E IMPORTAÇÃO ESTRANGEIRA EM BELÉM DO OITOCENTOS, 1840-1870. In: X Conferência da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, 2013, Juiz de Fora - MG. X Congresso Brasileiro de História Econômica. Juiz de Fora - MG: UFJF, 2013. p. 18-18.

5.
SALES, Mábia Aline Freitas. DA CIVILIZAÇÃO AOS TRÓPICOS: A DIVULGAÇÃO DE IMPORTADOS NA BELÉM OITOCENTISTA (1840-1870). In: III Encontro Internacional de História da Amazônia, 2010, Belém. Saberes práticas e pluralidades na Amazônia: O ensino e a pesquisa em História. Belém: Editora Açai, 2010. p. 36-36.

Apresentações de Trabalho
1.
SALES, Mábia Aline Freitas; GUIMARÃES, C. G. . ENTRE A REVOLUÇÃO DO PORTO E A CABANAGEM: COMÉRCIO, NAVEGAÇÃO E OS NEGÓCIOS DOS PORTUGUESES EM BELÉM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SALES, Mábia Aline Freitas; GUIMARÃES, C. G. . ENTRE MARES, COISAS E SIGNIFICADOS: A RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE BELÉM-PORTUGAL NO PÓS INDEPENDÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SALES, Mábia Aline Freitas. O COMÉRCIO DOS PORTUGUESES E O ANTILUSITANISMO NA PROVÍNCIA DO PARÁ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SALES, Mábia Aline Freitas. OS NEGOCIANTES DE GROSSO TRATO EM BELÉM: possibilidades de abordagem em termos de redes sociais, c.1840-c.1870. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SALES, Mábia Aline Freitas. O COMÉRCIO DOS PORTUGUESES: POSSIBILIDADES DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS IMIGRANTES PORTUGUESES EM BELÉM, 1840-1870. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SALES, Mábia Aline Freitas. O OITOCENTOS PELO OLHAR DO VIAJANTE: Perspectivas de abordagens para escrita da história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SALES, Mábia Aline Freitas. PORTO, NAVEGAÇÃO E ARTIGOS IMPORTADOS EM BELÉM, 1840-1870. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SALES, Mábia Aline Freitas; MOURÃO, Leila . TRAZIDOS DO ALÉM-MAR: IDEIAS E PRODUTOS NO COTIDIANO DA CIDADE DE BELÉM, 1840-1870. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SALES, Mábia Aline Freitas. PORTO, NAVEGAÇÕES E IMPORTAÇÃO ESTRANGEIRA EM BELÉM DO OITOCENTOS, 1840-1870. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SALES, Mábia Aline Freitas. COISAS DO ALÉM-MAR: A IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS ESTRANGEIROS PARA BELÉM EM MEADOS DO SÉCULO XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SALES, Mábia Aline Freitas. O MOVIMENTO DO PORTO: A ENTRADA DE EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRAS NOS MEADOS DA BELÉM OITOCENTISTA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SALES, Mábia Aline Freitas. DIÁLOGOS E INTERCÂMBIOS: A CIDADE DE BELÉM E OS OBJETOS IMPORTADOS ENTRE 1840 E 1870. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SALES, Mábia Aline Freitas. GRUPO DE TRABALHO: CIDADES E SERTÕES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SALES, Mábia Aline Freitas; ANGELO, H. B. P. . MINICURSO: O PARÁ OITOCENTISTA A PARTIR DOS OBJETOS: HISTORIOGRAFIA E FONTES PARA O ESTUDO DE CULTURA MATERIAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SALES, Mábia Aline Freitas. DA CIVILIZAÇÃO AOS TRÓPICOS: A DIVULGAÇÃO DE IMPORTADOS NOS MEADOS DA BELÉM OITOCENTISTA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SALES, Mábia Aline Freitas; MOURÃO, Leila . ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E RESERVA LEGAL NO ASSENTAMENTO SERRA AZUL EM MONTE ALEGRE - OESTE DO PARÁ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SALES, Mábia Aline Freitas. HISTÓRIA, CONFLITOS E LUTAS POLÍTICAS: UM ESTUDO SOBRE OS ASSENTAMENTOS SERRA AZUL E VIROLA JATOBÁ (1997-2007). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SALES, Mábia Aline Freitas. CONFLITOS DESVELADOS: A ATUAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO ASSENTAMENTO SERRA AZUL - MONTE ALEGRE (PA). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SALES, Mábia Aline Freitas. CAMPESINATO E SOBREVIVÊNCIA: O COTIDIANO DE TRABALHADORES RURAIS NA LUTA PELA TERRA NA COMUNIDADE DE SERRA AZUL - MONTE ALEGRE - PA (2001-2007). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, Gleice Izaura da Costa; SALES, Mábia Aline Freitas; NASCIMENTO, Érica Cristina R.. Participação em banca de MARIA DAYANE DA SILVA E SILVA e PATRICIA DE BRITO TAVARES. Bom prazer em ler para o bom futuro do Poacê, uma experiência de comunidades pertencentes e remanescentes de quilombo do território de Jambuaçu ? Moju/PA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAURINDO JUNIOR, L. C.; SALES, Mábia Aline Freitas. Participação em banca de Angelina Alves da Silva e Maria Caetana Bentes Mota.Resistência escrava no Baixo Amazonas, segunda metade do século XIX: História, historiografia e possibilidades de pesquisa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

2.
AUGUSTO, I. T. C.; SALES, Mábia Aline Freitas. Participação em banca de ANA CÉLIA SANTOS DA COSTA e ANTÔNIA CONCÍDIA MOTA DA SILVA.Breve Análise sobre a instrução pública nos municípios do Baixo Amazonas na primeira república. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

3.
AUGUSTO, I. T. C.; SALES, Mábia Aline Freitas. Participação em banca de ISAURA ARAÚJO DOS SANTOS e LAÍDE SOUZA DE CARVALHO MARANHÃO.História da Amazônia no livro didático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

4.
AUGUSTO, I. T. C.; SALES, Mábia Aline Freitas. Participação em banca de LUCILÉIA SILVA DE SOUSA e ROSIANE SILVA DOS SANTOS.A inserção de município de Monte Alegre na economia do Pará durante a primeira república (1908-1930). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

5.
ANJOS JUNIOR, W. F.; SALES, Mábia Aline Freitas. Participação em banca de RAIMUNDO RODRIGUES VIEIRA.O uso de documentos históricos em sala de aula: os vestígios arqueológicos tapajônicos na EMEF Pretextato da Costa Alvarenga (Prainha, Pará). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

6.
NASCIMENTO, S. S.; SALES, Mábia Aline Freitas; BARROS, C. M. R.. Participação em banca de LUCIANA FERREIRA LOPES e JOÃO MANOEL TEIXEIRA NOGUEIRA.Jogo e Educação Multisseriada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

7.
SALES, Mábia Aline Freitas; SILVA, M. S. R; SOUSA, R. M. C. P.. Participação em banca de Manoel Maria Pantoja.Diagnóstico das práticas de leitura e escrita no 1º ano da Escola de Ensino Fundamental Santo Antonio, no município de São Domingos do Capim - PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.

8.
SALES, Mábia Aline Freitas; SILVA, M. S. R; SOUSA, R. M. C. P.. Participação em banca de Rita Pereira dos Santos; Valdina Santana Neves.Gestão escolar democrática: Um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Libertador no município de Concórdia do Pará.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.

9.
SALES, Mábia Aline Freitas; SILVA, M. S. R. Participação em banca de Cleide do Socorro Santos Cunha; Irailde Cruz Lessa.O Lúdico como proposta educativa: um estudo de caso numa turma de Educação Infantil - Bujaru/Pa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SALES, Mábia Aline Freitas. PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGA DE HISTÓRIA PARA O CARGO DE PROFESSOR EBTT. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO - IX SICTI.MATERNIDADE E REDE DE APOIO À MATERNAGEM EM BELÉM DO PARÁ. 2017. (Seminário).

2.
IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO - IX SICTI.ELABORAÇÃO DO LÉXICO GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICO DA ÁREA DO CAMPUS MARABÁ RURAL ? IFPA. 2017. (Seminário).

3.
IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO - IX SICTI.O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ?TIRADORES? DE CARANGUEJO-UÇÁ EM VIGIA, PA. 2017. (Seminário).

4.
IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO - IX SICTI.AUTOIDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO E ATUAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES NA PRAIA DO CRISPIM/PA. 2017. (Seminário).

5.
IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO - IX SICTI.VALORES PESSOAIS DOS ESTUDANTES DE UM CAMPUS COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. 2017. (Seminário).

6.
IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO - IX SICTI.MULHERES NEGRAS E MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES E TRABALHADORAS NO SUDESTE DO PARÁ. 2017. (Seminário).

7.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL NO SÉCULO XIX.Nem tudo era crise: negócios e negociantes em Belém no pós cabanagem. 2016. (Seminário).

8.
V CONGRESSO LATINO AMERICANO DE HISTÓRIA ECONÔMICA (CLADHE V). Entre a Revolução do Porto e a Cabanagem: Comércio, navegação e os negócios dos portugueses em Belém. 2016. (Congresso).

9.
XII CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO (XII CONLAB). Entre mares, coisas e significados: a relação comercial entre Belém-Portugal no pós independência. 2015. (Congresso).

10.
XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. O comércio dos portugueses e o antilusitanismo na província do Pará. 2015. (Congresso).

11.
I ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DO BAIXO AMAZONAS: ?Política, trabalho e sociedade?..Mesa Redonda: Brasil perspectivas do Oitocentos. 2014. (Encontro).

12.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL NO SÉCULO XIX.OS NEGOCIANTES DE GROSSO TRATO EM BELÉM: possibilidades de abordagem em termos de redes sociais, c.1840 ? c.1870.. 2014. (Seminário).

13.
IX ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA da ANPUH-PA.O COMÉRCIO DOS PORTUGUESES: possibilidades de recepção e integração dos imigrantes portugueses em Belém, 1840 ? 1870. 2014. (Encontro).

14.
SEMINÁRIO CEO 10 ANOS - ASSOCIAÇÃO NACIONAL.Porto, navegação e artigos importados em Belém, 1840-1870. 2013. (Seminário).

15.
SIMPÓSIO DIÁLOGO BRASIL-EUA DE HISTÓRIA AMBIENTAL: Definindo agendas e estratégias de pesquisa em comum. 2013. (Simpósio).

16.
XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: Conhecimento histórico e diálogo socialcial.Trazidos do além-mar: artigos importados em Belém do oitocentos, 1840-1870. 2013. (Simpósio).

17.
I CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO e VII ENCONTRO REGIONAL NORTE DE HISTÓRIA ORAL. 2012. (Congresso).

18.
IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL. 2012. (Encontro).

19.
OFICINA PARFOR: socializando experiências e apresentando propostas. 2012. (Oficina).

20.
4º SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA POPULAÇÃO: Juventude e Migrações na perspectiva da História das populações. 2011. (Simpósio).

21.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DO PARFOR-PARÁ: Partilhando vivências pedagógicas. 2011. (Seminário).

22.
II SEMINÁRIO PARFOR-UFRA: A formação de professores no contexto da sociedade tecnológica. 2011. (Seminário).

23.
I JORNADA DO OITOCENTOS.Diálogos e Intercâmbios: A cidade de Belém e os objetos importados entre 1840 e 1870. 2011. (Outra).

24.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH: 50 ANOS.O MOVIMENTO DO PORTO: A entrada de embarcações estrangeiras nos meados da Belém oitocentista.. 2011. (Simpósio).

25.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA: Saberes, Práticas e Pluralidades na Amazônia - Ensino e Pesquisa em História.DA CIVILIZAÇÃO AOS TRÓPICOS: a divulgação de importados nos meados da Belém oitocentista (1840-1870). 2010. (Simpósio).

26.
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. 2009. (Outra).

27.
III ENCONTRO DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA TOCANTINA: Cultura, Trabalho e Educação nas Amazônias.CONFLITOS DESVELADOS NO ASSENTAMENTO SERRA AZUL: AS ONG?S E SUAS DEFESAS. 2009. (Encontro).

28.
III SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE DEFESA E FRONTEIRA NA AMAZÔNIA. 2009. (Seminário).

29.
IV SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS E INCLUSÃO SOCIAL (IV SAPIS).Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal no assentamento Serra Azul em Monte Alegre - Oeste do Pará. 2009. (Seminário).

30.
SIMPÓSIO MULHERES E MOVIMENTOS: Participação e Representação Política nas democracias contemporâneas. 2009. (Simpósio).

31.
II ENCONTRO DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO BAIXO-TOCANTINS: História Afro-Amazônica: Trabalho, Cultura, Identidade, Religiosidade, Educação e Gênero.Campesinato e sobrevivência: o cotidiano de trabalhadores rurais na luta pela terra na comunidade de Serra Azul ? Monte Alegre-PA (2001-2007). 2008. (Encontro).

32.
I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO. 2008. (Seminário).

33.
I ENCONTRO DE HISTÓRIA DO BAIXO-TOCANTINS: Cametá em Pauta: Parafraseando uma discussão historiográfica. 2007. (Encontro).

34.
II SEMANA PEDAGÓGICA DE MONTE ALEGRE: Novos paradigmas do processo ensino-aprendizagem: uma discussão fundamental. 2007. (Seminário).

35.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA (VI Encontro Regional de História ANPUH-Núcleo Pará): Entre mares, matas e rios: Amazônias e Áfricas. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALES, Mábia Aline Freitas. SEMANA INTEGRADA DO IFPA CAMPUS SANTARÉM. 2017. (Outro).

2.
SALES, Mábia Aline Freitas. VI emana Integrada: Educação e Diversidade Cultural: diálogo das diferenças. 2017. (Congresso).

3.
SALES, Mábia Aline Freitas. II Encontro de História da Região do Baixo Tocantins: História Afro-Amazônica: Trabalho, Cultura, Identidade, Religiosidade, Educação e Gênero.. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ERINALDO FURTADO CARDOSO; NIEDA DAMASCENO DE SOUZA. IMAGENS REFLETIDAS, VISÕES OMITIDAS: Um breve estudo sobre a visibilidade da imagética do negro no Livro Didático de História do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Cônego Leitão - Castanhal-PA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

2.
AMANDA SHEYLLA D. DE MENEZES; MARLI LIRA D. DE MENEZES. RECURSO MIDIÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO: um estudo de percepção dos professores de História, Arte e Literatura. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARA LÚCIA OLIVEIRA DA SILVA e ROSIANA PEREIRA DE ALMEIDA. Aplicabilidade da Lei 10639/03, onze anos após sua promulgação: uma análise com alunos de 9º ano da EMEF Rosália Simões Barbosa (Monte Alegre, PA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

2.
ANA SÍGLIA VASCONCELOS FERREIRA e FRANCISCO DAS CHAGAS B. JR. Um estudo sobre a relação entre o ensino religioso e o ensino da História na EMEF e EJA Professora Rosália Simões Barbosa, em Monte Alegre, PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

3.
MARIA DE FÁTIMA GOMES AGOSTINHO e LUCILENE SILVA ROCHA. MEMÓRIAS DO BALNEÁRIO MENINO DEUS: As águas sulfurosas em Monte Alegre - Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

4.
MARIA DE JESUS LEONEL VASCONCELOS. PLURALIDADE CULTURAL EM SALA DE AULA: problematizando a intolerância na turma de 7º ano da EM de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Antônio Joaquim Moreira (Monte Alegre, PA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Integrada em História e Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

5.
MARIA SELMA MOREIRA DE ALMEIDA e VALDIRENE DA SILVA DIAS. A questão racial na escola: Concepção de Diretores, Professores e Estudantes do Campo e da Cidade de Bujaru referente à Lei 10.693/03. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

6.
MARIA DA PENHA SANTANA COSME; ROSILENE CHAVES GONÇALVES GALO. RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: Representações de crianças do 5º ANO sobre a ausência da família na escola - Concórdia/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

7.
ALANDIENIS SOUZA e OZILENI PALHETA. Identidade ribeirinha no currículo e prática da Escola do Campo Florência Inglis de Paiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.

8.
MARA ELIANE HENRIQUE DA SILVA e SILVANA MARIA DA C. OLIVEIRA. ENTRE O REAL E O LEGAL: a (ex)inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual na escola Aloysio da Costa Chaves - Concórdia/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Mábia Aline Freitas Sales.



Inovação



Projeto de extensão



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