Adenilson de Barros de Albuquerque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3547828230181996
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Professor de Língua Portuguesa e Espanhola no IFPR/campus de Umuarama. Possui graduação em Letras Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Especializações em Língua Espanhola e em História do Brasil pela mesma instituição. Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Cascavel, linha de pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Doutorado em andamento em Letras, pela mesma instituição. Membro dos Grupos de Pesquisa: EDIFICARE - Grupo de Estudos em Educação, e Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização. O trabalho docente apresenta ênfase no ensino das Línguas Portuguesa e Espanhola, Literaturas Brasileira, Hispano-americana e Comparada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adenilson de Barros de Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, IFPR/campus de Umuarama.
Rodovia PR-323 - de 5701/5702 ao fim
Parque Industrial
87507014 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200
URL da Homepage: http://umuarama.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A palavra armada: configurações ficcionais da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870),
Orientador: Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck.
Palavras-chave: Guerra do Paraguai (1864-1870); romance histórico contemporâneo; Literatura Comparada; guerra e poder.
2011 - 2013
Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Narrativas canudenses: conflitos além da guerra,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck.
Bolsista do(a): Fundação Araucária, F.A., Brasil.
2010 - 2010
Especialização em História do Brasil. (Carga Horária: 360h).
Uniao Paranaense de Ensino, UPE, Brasil.
Título: História e ficção em Terra Papagalli: o Brasil sob a versão do Bacharel de Cananéia.
Orientador: Prof. Dr. Wagner de Souza.
2009 - 2009
Especialização em Língua Espanhola. (Carga Horária: 360h).
Uniao Paranaense de Ensino, UPE, Brasil.
Título: Palabras sobre Dos palabras.
Orientador: Prof. Ms. Anilton César Feldaus.
2006 - 2008
Graduação em Letras - Português, Espanhol.
Uniao Paranaense de Ensino, UPE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Analise de narrativas híbridas de história e ficção - módulo II: análises n. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Analise de narrativas híbridas de história e ficção - módulo I: teoria e pr. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
1ro Workshop de Inovação - IFPR. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2016 - 2016
2ndo Workshop de Inovação. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2016 - 2016
3ro Workshop de Inovação. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação de Tutores do e-Tec Idiomas. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2014 - 2014
Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Ação 2014 - NRE Toledo - 1º Semestre. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Estudos das teorias contemporâneas de análise literária - Segunda fase. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2013 - 2013
Encontro de Formação das Equipes Multidisciplinares-C. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
A Prova Brasil/ Saeb, Saep e o trabalho docente. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2013 - 2013
Caravana da Poesia Vinicius de moraes. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2013
Extensão universitária em Literatório: a literatura em prática nas escolas - Segunda fase. (Carga horária: 166h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2011 - 2013
Extensão universitária em Estudos das teorias contemporâneas de análise literária - Segunda fase. (Carga horária: 166h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2012 - 2012
Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Ensino de Língua Portuguesa por meio das sequências didáticas. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Encontro de Formação das Equipes Multidisciplinares-B. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2011
A Escola Pública como espaço de promoção da aprendizagem. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2011
O Valor da Escola Pública. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Atividades

04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFPR/campus de Umuarama, .

03/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa. Língua Espanhola.

Colégio Estadual Jardim Maracanã, CEJAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Colégio Estadual João Arnaldo Ritt, CEJAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Colégio Estadual Diamante D'Oeste, C.E.D.D., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Escola Estadual Indígena Kuaa Mbo'e, E.E.I.K.M., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Escola Estadual Indígena Araju Porã, E.E.I.A.P., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Literatura, história e memória.

Objetivo: Estudar romances históricos sobre a Guerra de Canudos e a Guerra do Paraguai; aspectos da memória nas obras Aleilton Fonseca, Narlan Matos e por meio de entrevistas com idosos moradores da região Umuarama/PR..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.
Palavras-chave: História, Ficção, Versão, Discurso.; Narrativas canudenses. Romance histórico.; Narrativas da Guerra do Paraguai..


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Literatura, memória e histórias: estudos comparados
Descrição: Este projeto de pesquisa (desenvolvido na modalidade PIBIC-Jr de março de 2015 a fevereiro de 2016. Atualmente, segue em andamento registrado no COPE - IFPR/campus Umuarama) sugere a realização de estudos comparados a partir da leitura de textos literários ? em que o discurso suscitado pela memória em narradores, personagens e vozes poéticas tenha relevância central ? e de entrevistas com pessoas idosas, representantes de diferentes segmentos ideológicos e grupos sociais. Os temas a serem pesquisados em campo relacionam-se à região da cidade de Umuarama/PR. Os pesquisadores são professores e, especialmente, estudantes do Ensino Médio do IFPR/campus de Umuarama que terão, com o desenvolvimento deste projeto, meio de inicialização de seus estudos científicos, além de enriquecimento pessoal, histórico e cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
ASTROCORDEL: a literatura e o Universo no ensino de Ciências
Descrição: A proposta deste projeto é relacionar o estudo e a produção da literatura de cordel com os conhecimentos relacionados à astronomia enquanto conteúdo estruturante contemplado nas diretrizes curriculares orientadoras da educação do estado do Paraná, como parte da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. Tendo em vista que a literatura de cordel é uma modalidade poética sustentada pela adequação aos mais diversos temas, os quais chegam de maneira atraente a públicos que vão desde o mais erudito até os grupos heterogêneos de pessoas no cotidiano das cidades, entendemos que os estudos de astronomia podem ser relacionados ao cordel para torná-los acessíveis, porém não destituídos do caráter científico de suas proposições..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adenilson de Barros de Albuquerque - Coordenador / Otávio Akira Sakai - Integrante / Géssica da Silva dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária - Bolsa.


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal do Paraná


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Revista Prática Docente


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Espanhola.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Redação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Diploma de español como lengua extranjera DELE - B2, Instituto Cervantes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, Maria Eduarda P.2017PEREIRA, Maria Eduarda P. ; BASSO, S. E. O. ; ALBUQUERQUE, Adenilson B. . Narrador e sociedade: uma leitura do romance de Aleilton Fonseca Nhô Guimarães. Revista Literatura e Cultura (Rio de Janeiro), v. 13, p. 00-00, 2017.

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2017ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . EL HONOR DE LA RETIRADA: LA 'PALABRA ARMADA' EN LA NOVELA HISTÓRICA BRASILEÑA SOBRE LA GUERA DEL PARAGUAY. LL JOURNAL, v. 12, p. 1-9, 2017.

3.
ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2017ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE. LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS. Revista Prática Docente, v. 2, p. 216-228, 2017.

4.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2015ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . A narrativa canudense de Angela Gutiérrez: um romance histórico contemporâneo de mediação. Revista Crioula (USP), v. 1, p. 1-2, 2015.

5.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2014 ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Os nossos quintais e a poesia de Narlan Matos em Elegia ao Novo Mundo e outros poemas. LL Journal, v. 9, p. 00, 2014.

6.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2011 ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . Leituras canudenses no limiar entre literatura, história e memória. Revista de Literatura, História e Memória (Impresso), v. 7, p. 15-29, 2011.

7.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2009ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Kafka e a Linguistica Textual em O processo. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 2, p. 170-177, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A pesquisa em literatura e leitura na formação docente: experiências da pesquisa acadêmica à pratica profissional no ensino. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2018. v. 3.

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . CANUDOS: conflitos além da guerra - entre o multiperspectivismo de Vargas Llosa (1981) e a mediação de Aleilton Fonseca (2009). 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015. v. 1. 196p .

3.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O BRASIL DE 1500 a 1533: literatura e história em Terra Papagalli. 1. ed. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 108p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Visiones literarias de la Guerra de la Triple Alianza (1864-1870). In: Cristian Javier López; Gilmei Francisco Fleck; Hugo Eliecer Dorado Mendez; Leila Shaí Del Pozo González. (Org.). El universo literario en la enseñanza de español como lengua extranjera. 1ed.Porto Alegre: Unioeste: Evangraf/ Exclamação, 2018, v. , p. 131-145.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O ROMANCE HISTÓRICO DE MANUEL GÁLVEZ NAS ESCENAS DE LA GUERRA DEL PARAGUAY. In: V Cielli, 2018, Maringá. Anais do V Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2018. p. 1417-1424.

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. El hombre Víbora (2013): um romance latino-americano. In: Diálogos Literários, 2017, Campo Mourão. Anais do 1º Encontro Nacional de Diálogos Literários: um olhar para as poéticas contemporâneas, 2016. p. 377-382.

3.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. CONFLUÊNCIAS DA LATINO-AMERICANIDADE NA ANTOLOGÍA POÉTICA BILÍNGÜE DE NARLAN MATOS. In: I Seminário de Práticas de Ensino de Línguas e Literaturas no âmbito do Parfor, 2017, Cascavel. ANAIS DO SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NO ÂMBITO DO PARFOR, 2017.

4.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A palavra armada em Menina, de Paulo Stucchi: a Guerra do Paraguai como pretexto. In: Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá. Anais do V CONALI, 2017. p. 1469-1478.

5.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Apresentar armas: inspecionando paratextos - olhares sobre a Guerra do Paraguai. In: IV CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Anais 2016, 2016. p. 1572-1583.

6.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. MEMÓRIA E IDENTIDADE NOS POEMAS A VIA CRUCIS E NUMA PRAIA DESERTA DA CALIFÓRNIA, DE NARLAN MATOS. In: 17ª JELL, 2014, Marechal Cândido Rondon. Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2014.

7.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Dois romances, duas memórias, duas histórias da Guerra do Paraguai. In: XI SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA e II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO, 2013, Cascavel. CONFLUÊNCIAS ENTRE LITERATURA, CULTURA E OUTROS CAMPOS DO SABER, 2013.

8.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . Os jagunços (1898): conflitos históricos e a personagem de ficção. In: III SNEL, 2012, Cascavel. Anais do I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem e III Seminário Nacional de Estudos da Linguagem - Políticas linguísticas: diálogos, identidades e fronteiras, 2012.

9.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . CANUDOS E OS CAMINHOS DA REPRESENTATIVIDADE EM JOSÉ J. VEIGA E ANGELA GUTIÉRREZ. In: 15.ª JELL, 2012, Marechal Cândido Rondon. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2012.

10.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . O pêndulo de Euclides (2009): ainda há o que revelar sobre Canudos (1897). In: XX CELLIP, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

11.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . Literatura, história e memória em romances canudenses. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011, Cascavel. I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011.

12.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . Poética da guerra: as histórias de uma gente sem história. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL ROA BASTOS: ARQUIVOS DE FRONTEIRA, 2011, Foz do Iguaçu. Arquivos de fronteira.

13.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Tupi or not tupi: eis a questão. In: 4ª JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2011, Marechal Cândido Rondon. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2011.

14.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O discurso perfeito: uma análise do conto Dos palabras. In: 1º CIELLI, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

15.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A Terra dos Papagaios na visão de um degredado que se deu bem. In: 1º CIELLI, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

16.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Lampião como um d'Os desvalidos: a versão de um bandoleiro sobre suas escolhas e ações. In: II Seminário Nacional em Estudos da LInguagem, 2010, Cascavel. Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010.

17.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Calar, obedecer e fugir: aspectos comuns em três personagens de Francisco J. C. Dantas. In: XIX CELLIP, 2009, Cascavel. Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Canudos e romances: expressões latino-americanas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Insurgências da palavra armada em Viva o povo brasileiro e A república dos bugres. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A palavra armada em Menina, de Paulo Stucchi: a Guerra do Paraguai como pretexto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. La guerra del fin del mundo (1981) e O pêndulo de Euclides (2009): momentos decisivos no conjunto das narrativas canudenses. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Propriedade Intelectual: uma visão geral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. El hombre víbora (2013): um romance latino-americano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Cunhataí: romance, história e cultura mediados pela Guerra do Paraguai. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Função Terapêutica: Linguagens e Práticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Literatura, sala de aula e as palavras pontiagudas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Terra Papagalli: um romance histórico contemporâneo de mediação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O estudo de Língua Portuguesa e de Literatura em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Os Jagunços (1898): conflitos históricos e a personagem de ficção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Conflitos além da Guerra de Canudos: apontamentos para uma trajetória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Tupi or not tupi: eis a questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . O pêndulo de Euclides (2009): ainda há o que revelar sobre Canudos (1897). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Poética da guerra: histórias de uma gente sem história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Lampião como um d'Os desvalidos: a versão de um bandoleiro sobre suas escolhas e ações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O discurso perfeito: uma análise do conto Dos palabras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A Terra dos Papagaios na visão de um degredado que se deu bem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Calar, obedecer e fugir: aspectos comuns em três personagens de Francisco J. C. Dantas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Kafka e a Lingüística Textual em O Processo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Narrativas hibridas de história e ficção sobre a guerra de Canudos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Castro Alves 2017 - XII Colóquio de Literatura Baiana. 2017. (Outra).

2.
I Encontro Nacional Diálogos Literários.Coordenação do Simpósio: Literatura Latino-Americana: Perspectivas Comparatistas. 2016. (Simpósio).

3.
I Encontro Nacional Diálogos Literários.El hombre víbora (2013): um romance latino-americano. 2016. (Simpósio).

4.
II Jornada de Estudos Acadêmicos I Feira da Profissões. A literatura no Ensino Médio. 2016. (Feira).

5.
15ª Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Canudos e os caminhos da representatividade em José. J. Veiga e Angela Gutiérrez. 2012. (Seminário).

6.
II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. 2010. (Seminário).

7.
PELCA - Programa de Ensino de Literatura e Cultura.Leitura de Terra Papagalli. 2010. (Oficina).

8.
Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 2008. (Outra).

9.
Fera com Ciência.Na Voz e na Dança, o Retrato do Brasil. 2008. (Encontro).

10.
II Jornada Integrada de Cursos (IX Jornada Acadêmica de Administração, VII Jornada Acadêmica de Sistemas de informação e IV Jornada Acadêmica das Licenciaturas). 2008. (Encontro).

11.
Condutas disciplinares de joves e adolescentes na aualidade. 2007. (Outra).

12.
Muito além de Vidas secas. 2007. (Oficina).

13.
Ser professor e o Ser professor. 2007. (Outra).

14.
2ª Semana das Licenciaturas - Matemática, Pedagogia, Letras, História e Geografia.. 2006. (Encontro).

15.
9ª Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. 2006. (Encontro).

16.
Diferente sim, improdutivo não. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAKAI, O. A. ; ALBUQUERQUE, Adenilson B. . IV Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos. 2016. (Outro).

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. III Feira Tecnológica - IFTech. 2015. .

3.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. III Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos - SETEC e I Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação - SE2PIN. 2015. (Outro).

4.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Projeto Poli Afro-Brasil. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Géssica da Silva dos Santos. ASTROCORDEL: a literatura e o Universo no ensino de Ciência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. Fundação Araucária. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Maria Eduarda Pinto Pereira. O narrador e o ouvinte: a experiência como forma de ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Química) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Adenilson de Barros de Albuquerque.

2.
Maria Eduarda Pinto Pereira. Literatura, memória e histórias: estudos comparados. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Química) - Instituto Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Adenilson de Barros de Albuquerque.

3.
Maria Eduarda Pinto Pereira. Literatura e memória a partir d'Legião Negra, de Oswaldo Faustino. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Química Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Adenilson de Barros de Albuquerque.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 22:00:43