Adenilson de Barros de Albuquerque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3547828230181996
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Professor de Língua Portuguesa e Espanhola no IFPR/campus de Umuarama. Possui graduação em Letras Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Especializações em Língua Espanhola e em História do Brasil pela mesma instituição. Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Cascavel, linha de pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Doutorado em andamento em Letras, pela mesma instituição. Membro dos Grupos de Pesquisa: EDIFICARE - Grupo de Estudos em Educação, e Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização. O trabalho docente apresenta ênfase no ensino das Línguas Portuguesa e Espanhola, Literaturas Brasileira, Hispano-americana e Comparada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adenilson de Barros de Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, IFPR/campus de Umuarama.
Rodovia PR-323 - de 5701/5702 ao fim
Parque Industrial
87507014 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200
URL da Homepage: http://umuarama.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: A palavra armada: configurações ficcionais da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870),
Orientador: Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck.
Palavras-chave: Guerra do Paraguai (1864-1870); romance histórico contemporâneo; Literatura Comparada; guerra e poder.
2011 - 2013
Mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Narrativas canudenses: conflitos além da guerra,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck.
Bolsista do(a): Fundação Araucária, F.A., Brasil.
2010 - 2010
Especialização em História do Brasil. (Carga Horária: 360h).
Uniao Paranaense de Ensino, UPE, Brasil.
Título: História e ficção em Terra Papagalli: o Brasil sob a versão do Bacharel de Cananéia.
Orientador: Prof. Dr. Wagner de Souza.
2009 - 2009
Especialização em Língua Espanhola. (Carga Horária: 360h).
Uniao Paranaense de Ensino, UPE, Brasil.
Título: Palabras sobre Dos palabras.
Orientador: Prof. Ms. Anilton César Feldaus.
2006 - 2008
Graduação em Letras - Português, Espanhol.
Uniao Paranaense de Ensino, UPE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Analise de narrativas híbridas de história e ficção - módulo II: análises n. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Analise de narrativas híbridas de história e ficção - módulo I: teoria e pr. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
1ro Workshop de Inovação - IFPR. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2016 - 2016
2ndo Workshop de Inovação. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2016 - 2016
3ro Workshop de Inovação. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação de Tutores do e-Tec Idiomas. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2014 - 2014
Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Ação 2014 - NRE Toledo - 1º Semestre. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Estudos das teorias contemporâneas de análise literária - Segunda fase. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2013 - 2013
Encontro de Formação das Equipes Multidisciplinares-C. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
A Prova Brasil/ Saeb, Saep e o trabalho docente. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2013 - 2013
Caravana da Poesia Vinicius de moraes. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2013
Extensão universitária em Literatório: a literatura em prática nas escolas - Segunda fase. (Carga horária: 166h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2011 - 2013
Extensão universitária em Estudos das teorias contemporâneas de análise literária - Segunda fase. (Carga horária: 166h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2012 - 2012
Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Ensino de Língua Portuguesa por meio das sequências didáticas. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Encontro de Formação das Equipes Multidisciplinares-B. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2011
A Escola Pública como espaço de promoção da aprendizagem. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2011 - 2011
O Valor da Escola Pública. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFPR/campus de Umuarama, .

03/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa. Língua Espanhola.

Colégio Estadual Jardim Maracanã, CEJAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Colégio Estadual João Arnaldo Ritt, CEJAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Colégio Estadual Diamante D'Oeste, C.E.D.D., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Escola Estadual Indígena Kuaa Mbo'e, E.E.I.K.M., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Escola Estadual Indígena Araju Porã, E.E.I.A.P., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: PSS-Processo Seletivo Simpl., Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Literatura, história e memória.

Objetivo: Estudar romances históricos sobre a Guerra de Canudos e a Guerra do Paraguai; aspectos da memória nas obras Aleilton Fonseca, Narlan Matos e por meio de entrevistas com idosos moradores da região Umuarama/PR..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.
Palavras-chave: História, Ficção, Versão, Discurso.; Narrativas canudenses. Romance histórico.; Narrativas da Guerra do Paraguai..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção ? vias para a descolonização
Descrição: Objetivamos com esse projeto passar pelas instâncias teóricas do processo de leitura, escrita e tradução e suas inter-relações, revelando o caminho que vai da importância da leitura e da escrita na sociedade contemporânea à formação do gosto e hábito da leitura que cremos ser função primordial do Ensino Fundamental até o aprendizado da Leitura crítica e uso consciente da palavra escrita que deve aparecer no Ensino Médio e daí estender-se pela vida do cidadão; além de estudar os processos e práticas de tradução que sempre foram elemento vital ao longo do período histórico-cultural das nações latino-americanas. [...]. São três, pois, os momentos importantes sobre as quais nos concentramos na execução desse projeto: a- O processo de leitura e escrita: formação do hábito à sua instituição crítica e prática escritural; b- Literatura Comparada na América Latina: as escritas híbridas e suas ressignificações do passado como vias de descolonização; c- a tradução como via de leitura do outro: diálogos e aproximações entre os países latino-americanos. No primeiro a formação do hábito de leitura nosso foco de atenção será a Literatura Infantil e Infanto-juvenil, com enfoque nas fases e tipos de leitura e a sua importância no período do Ensino Fundamental. Já na segunda etapa desse processo fase da leitura crítica e consolidação da formação do leitor e uso consciente da escrita a área da Literatura Comparada será nossa âncora, entre outras. Aqui, os gêneros híbridos da contemporaneidade serão enfoque essencial e, entre eles, destacamos as leituras da história pela ficção expressas em romances históricos de diferentes modalidades. Todo o processo histórico da leitura e escrita na América latina está vinculado também ao processo de tradução e interpretação. Nesse aspecto nos voltaremos para questões referentes às possibilidades de diálogo e melhor conhecimento do outro pela instituição de uma política de tradução na América Latina que caminhe numa via que busque expandir a prática da tradução de nossas línguas às estrangeiras e não a continuação da prática colonizadora apenas da tradução das línguas estrangeiras para as nossas como tem sido praxe ao longo da história..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
EDIFICARE - Grupo de Estudos em Educação
Descrição: Dos estudos sobre a história institucional à discussão sobre currículo, que entendemos como essencial para qualquer instituição educacional, e fundamental para a instituição pluricurricular que é o Instituto Federal do Paraná, o Edificare congrega profissionais das mais diversas áreas, que dedicados ao magistério, se propõem ao estudo e produção científica que alicerce a formação continuada dos trabalhadores da educação, em nível local e regional, colaborando também no debate já estabelecido e solidificado em outras instituições de ensino básico e superior pelo Brasil, por meio da participação em eventos nacionais. Tudo com o propósito maior, que entendemos movimentar todas as ações: a construção da escola que ainda não temos, numa sociedade que ainda não somos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adenilson de Barros de Albuquerque - Integrante / Géssica da Silva dos Santos - Integrante / Silvia Eliane de Oliveira Basso - Coordenador / Maria Eduarda Pinto Pereira - Integrante / David Fernandes de Souza - Integrante / Elisangela Andrade Angelo - Integrante / José Adolfo Mota de Almeida - Integrante / Júnior Cezar Castilho - Integrante / Karla Oliveira Sampaio - Integrante / Leila Silvana Pontes - Integrante / Lilian Patricia de Oliveira - Integrante / Marcelo Mazzetto - Integrante / Maria Cristina de Castro Pereira - Integrante / Netúlio Alarcon Fioratti - Integrante / Paulo Alexandre Gaiotto - Integrante / Talita Rafaele D'Agostini Mantovani - Integrante / Terezinha dos Anjos Abrantes - Integrante.
2015 - 2017
Literatura, memória e histórias: estudos comparados
Descrição: Este projeto de pesquisa (desenvolvido na modalidade PIBIC-Jr de março de 2015 a fevereiro de 2016. Atualmente, segue em andamento registrado no COPE - IFPR/campus Umuarama) sugere a realização de estudos comparados a partir da leitura de textos literários ? em que o discurso suscitado pela memória em narradores, personagens e vozes poéticas tenha relevância central ? e de entrevistas com pessoas idosas, representantes de diferentes segmentos ideológicos e grupos sociais. Os temas a serem pesquisados em campo relacionam-se à região da cidade de Umuarama/PR. Os pesquisadores são professores e, especialmente, estudantes do Ensino Médio do IFPR/campus de Umuarama que terão, com o desenvolvimento deste projeto, meio de inicialização de seus estudos científicos, além de enriquecimento pessoal, histórico e cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
ASTROCORDEL: a literatura e o Universo no ensino de Ciências
Descrição: A proposta deste projeto é relacionar o estudo e a produção da literatura de cordel com os conhecimentos relacionados à astronomia enquanto conteúdo estruturante contemplado nas diretrizes curriculares orientadoras da educação do estado do Paraná, como parte da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. Tendo em vista que a literatura de cordel é uma modalidade poética sustentada pela adequação aos mais diversos temas, os quais chegam de maneira atraente a públicos que vão desde o mais erudito até os grupos heterogêneos de pessoas no cotidiano das cidades, entendemos que os estudos de astronomia podem ser relacionados ao cordel para torná-los acessíveis, porém não destituídos do caráter científico de suas proposições..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adenilson de Barros de Albuquerque - Coordenador / Otávio Akira Sakai - Integrante / Géssica da Silva dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária - Bolsa.


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal do Paraná


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Revista Prática Docente


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Espanhola.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Redação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Diploma de español como lengua extranjera DELE - B2, Instituto Cervantes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, Maria Eduarda P.2017PEREIRA, Maria Eduarda P. ; BASSO, S. E. O. ; ALBUQUERQUE, Adenilson B. . Narrador e sociedade: uma leitura do romance de Aleilton Fonseca Nhô Guimarães. Revista Literatura e Cultura (Rio de Janeiro), v. 13, p. 00-00, 2017.

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2017ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . EL HONOR DE LA RETIRADA: LA 'PALABRA ARMADA' EN LA NOVELA HISTÓRICA BRASILEÑA SOBRE LA GUERA DEL PARAGUAY. LL JOURNAL, v. 12, p. 1-9, 2017.

3.
ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2017ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE. LITERATURA, SALA DE AULA E AS PALAVRAS PONTIAGUDAS. Revista Prática Docente, v. 2, p. 216-228, 2017.

4.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2015ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . A narrativa canudense de Angela Gutiérrez: um romance histórico contemporâneo de mediação. Revista Crioula (USP), v. 1, p. 1-2, 2015.

5.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2014 ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Os nossos quintais e a poesia de Narlan Matos em Elegia ao Novo Mundo e outros poemas. LL Journal, v. 9, p. 00, 2014.

6.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2011 ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . Leituras canudenses no limiar entre literatura, história e memória. Revista de Literatura, História e Memória (Impresso), v. 7, p. 15-29, 2011.

7.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.;ALBUQUERQUE, ADENILSON DE BARROS DE2009ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Kafka e a Linguistica Textual em O processo. Revista Científica Multidisciplinar Unimeo, v. 2, p. 170-177, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . CANUDOS: conflitos além da guerra - entre o multiperspectivismo de Vargas Llosa (1981) e a mediação de Aleilton Fonseca (2009). 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015. v. 1. 196p .

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O BRASIL DE 1500 a 1533: literatura e história em Terra Papagalli. 1. ed. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 108p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Visiones literarias de la Guerra de la Triple Alianza (1864-1870). In: Cristian Javier López; Gilmei Francisco Fleck; Hugo Eliecer Dorado Mendez; Leila Shaí Del Pozo González. (Org.). El universo literario en la enseñanza de español como lengua extranjera. 1ed.Porto Alegre: Unioeste: Evangraf/ Exclamação, 2018, v. , p. 131-145.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. El hombre Víbora (2013): um romance latino-americano. In: Diálogos Literários, 2017, Campo Mourão. Anais do 1º Encontro Nacional de Diálogos Literários: um olhar para as poéticas contemporâneas, 2016. p. 377-382.

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. CONFLUÊNCIAS DA LATINO-AMERICANIDADE NA ANTOLOGÍA POÉTICA BILÍNGÜE DE NARLAN MATOS. In: I Seminário de Práticas de Ensino de Línguas e Literaturas no âmbito do Parfor, 2017, Cascavel. ANAIS DO SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS NO ÂMBITO DO PARFOR, 2017.

3.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A palavra armada em Menina, de Paulo Stucchi: a Guerra do Paraguai como pretexto. In: Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017, Maringá. Anais do V CONALI, 2017. p. 1469-1478.

4.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Apresentar armas: inspecionando paratextos - olhares sobre a Guerra do Paraguai. In: IV CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Anais 2016, 2016. p. 1572-1583.

5.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. MEMÓRIA E IDENTIDADE NOS POEMAS A VIA CRUCIS E NUMA PRAIA DESERTA DA CALIFÓRNIA, DE NARLAN MATOS. In: 17ª JELL, 2014, Marechal Cândido Rondon. Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2014.

6.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Dois romances, duas memórias, duas histórias da Guerra do Paraguai. In: XI SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA e II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO, 2013, Cascavel. CONFLUÊNCIAS ENTRE LITERATURA, CULTURA E OUTROS CAMPOS DO SABER, 2013.

7.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . Os jagunços (1898): conflitos históricos e a personagem de ficção. In: III SNEL, 2012, Cascavel. Anais do I Seminário Internacional de Estudos da Linguagem e III Seminário Nacional de Estudos da Linguagem - Políticas linguísticas: diálogos, identidades e fronteiras, 2012.

8.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . CANUDOS E OS CAMINHOS DA REPRESENTATIVIDADE EM JOSÉ J. VEIGA E ANGELA GUTIÉRREZ. In: 15.ª JELL, 2012, Marechal Cândido Rondon. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2012.

9.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . O pêndulo de Euclides (2009): ainda há o que revelar sobre Canudos (1897). In: XX CELLIP, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

10.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . Literatura, história e memória em romances canudenses. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011, Cascavel. I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2011.

11.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Tupi or not tupi: eis a questão. In: 4ª JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2011, Marechal Cândido Rondon. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2011.

12.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, G. F. . Poética da guerra: as histórias de uma gente sem história. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL ROA BASTOS: ARQUIVOS DE FRONTEIRA, 2011, Foz do Iguaçu. Arquivos de fronteira.

13.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O discurso perfeito: uma análise do conto Dos palabras. In: 1º CIELLI, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

14.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A Terra dos Papagaios na visão de um degredado que se deu bem. In: 1º CIELLI, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

15.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Lampião como um d'Os desvalidos: a versão de um bandoleiro sobre suas escolhas e ações. In: II Seminário Nacional em Estudos da LInguagem, 2010, Cascavel. Diversidade, Ensino e Linguagem, 2010.

16.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Calar, obedecer e fugir: aspectos comuns em três personagens de Francisco J. C. Dantas. In: XIX CELLIP, 2009, Cascavel. Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Canudos e romances: expressões latino-americanas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. La guerra del fin del mundo (1981) e O pêndulo de Euclides (2009): momentos decisivos no conjunto das narrativas canudenses. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Insurgências da palavra armada em Viva o povo brasileiro e A república dos bugres. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A palavra armada em Menina, de Paulo Stucchi: a Guerra do Paraguai como pretexto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Propriedade Intelectual: uma visão geral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. El hombre víbora (2013): um romance latino-americano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Cunhataí: romance, história e cultura mediados pela Guerra do Paraguai. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Função Terapêutica: Linguagens e Práticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Literatura, sala de aula e as palavras pontiagudas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Terra Papagalli: um romance histórico contemporâneo de mediação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O estudo de Língua Portuguesa e de Literatura em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Os Jagunços (1898): conflitos históricos e a personagem de ficção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Conflitos além da Guerra de Canudos: apontamentos para uma trajetória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Tupi or not tupi: eis a questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; FLECK, Gilmei F. . O pêndulo de Euclides (2009): ainda há o que revelar sobre Canudos (1897). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Poética da guerra: histórias de uma gente sem história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Lampião como um d'Os desvalidos: a versão de um bandoleiro sobre suas escolhas e ações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. O discurso perfeito: uma análise do conto Dos palabras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. A Terra dos Papagaios na visão de um degredado que se deu bem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.; SOUZA, Wagner de. . Calar, obedecer e fugir: aspectos comuns em três personagens de Francisco J. C. Dantas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Kafka e a Lingüística Textual em O Processo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Castro Alves 2017 - XII Colóquio de Literatura Baiana. 2017. (Outra).

2.
I Encontro Nacional Diálogos Literários.El hombre víbora (2013): um romance latino-americano. 2016. (Simpósio).

3.
I Encontro Nacional Diálogos Literários.Coordenação do Simpósio: Literatura Latino-Americana: Perspectivas Comparatistas. 2016. (Simpósio).

4.
II Jornada de Estudos Acadêmicos I Feira da Profissões. A literatura no Ensino Médio. 2016. (Feira).

5.
15ª Jornada Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Canudos e os caminhos da representatividade em José. J. Veiga e Angela Gutiérrez. 2012. (Seminário).

6.
II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. 2010. (Seminário).

7.
PELCA - Programa de Ensino de Literatura e Cultura.Leitura de Terra Papagalli. 2010. (Oficina).

8.
Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 2008. (Outra).

9.
Fera com Ciência.Na Voz e na Dança, o Retrato do Brasil. 2008. (Encontro).

10.
II Jornada Integrada de Cursos (IX Jornada Acadêmica de Administração, VII Jornada Acadêmica de Sistemas de informação e IV Jornada Acadêmica das Licenciaturas). 2008. (Encontro).

11.
Condutas disciplinares de joves e adolescentes na aualidade. 2007. (Outra).

12.
Muito além de Vidas secas. 2007. (Oficina).

13.
Ser professor e o Ser professor. 2007. (Outra).

14.
2ª Semana das Licenciaturas - Matemática, Pedagogia, Letras, História e Geografia.. 2006. (Encontro).

15.
9ª Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. 2006. (Encontro).

16.
Diferente sim, improdutivo não. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAKAI, O. A. ; ALBUQUERQUE, Adenilson B. . IV Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos. 2016. (Outro).

2.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. III Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos - SETEC e I Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação - SE2PIN. 2015. (Outro).

3.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. III Feira Tecnológica - IFTech. 2015. .

4.
ALBUQUERQUE, Adenilson B.. Projeto Poli Afro-Brasil. 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Géssica da Silva dos Santos. ASTROCORDEL: a literatura e o Universo no ensino de Ciência. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. Fundação Araucária. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Maria Eduarda Pinto Pereira. O narrador e o ouvinte: a experiência como forma de ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Química) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Adenilson de Barros de Albuquerque.

2.
Maria Eduarda Pinto Pereira. Literatura, memória e histórias: estudos comparados. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Química) - Instituto Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Adenilson de Barros de Albuquerque.

3.
Maria Eduarda Pinto Pereira. Literatura e memória a partir d'Legião Negra, de Oswaldo Faustino. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Química Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Adenilson de Barros de Albuquerque.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 11:27:41