Rhoberta Santana de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7360901793592230
  • Última atualização do currículo em 29/06/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). Integrante do Grupo de Pesquisas do Ensino Superior-GEPES/ICED/UFPA e da Rede Universitas BR. Desenvolve pesquisas na área de financiamento e expansão do ensino superior, economia da educação e desenvolvimento regional. Atualmente compõe o quadro técnico da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, expansão, financiamento, autonomia, parceria público privada, desenvolvimento regional, economia da educação, formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rhoberta Santana de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Reitoria.
Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil - Caixa-postal: 479
Telefone: (91) 32017000
Fax: (91) 32017000
URL da Homepage: www.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A política de expansão da UFPA e o PDRS Xingu: o caso do Campus Universitário de Altamira, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Vera Lúcia Jacob Chaves.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A IMPLANTANTAÇÃO DO REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: VERA LÚCIA JACOB CHAVES.
Palavras-chave: Ensino superior, Reforma, REUNI.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2004
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: OS EGRESSOS DE PEDAGOGIA EM ALTAMIRA.
Orientador: LINDAMIR HOINAISKY.




Formação Complementar


2010 - 2010
Curso Prática Docente no Ensino Superior. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTAMIRA, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EDUCAÇÃO GERAL, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AUXILIAR ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professora formadora PARFOR, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO,GESTÃO E AVALIAÇÃ, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , INSTITUTO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, .


CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES CASTRO, CFC CASTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DIRETORA DE ENSINO, Carga horária: 20


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora formadora do curso de pedagogia PARFOR, ministrando disciplina dos Fundamentos da Educação (Política Educacional, Legislação da Educação, Sociedade Estado e Educação, História da Educação, Gestão de Sistemas, Pesquisa Educacional), Cada disciplina com carga horária de 60h


Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: PESQUISADORA, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 5
Outras informações
INTEGRANTE DA REDE UNIVERSITAS BR, VINCULADA AO GT11 DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.



Linhas de pesquisa


1.
GRUPO DE PESQUISAS DO ENSINO SUPERIOR - GEPES


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Mulheres na Amazônia: um estudo sobre a contribuição feminina no desenvolvimento do Território da Transamazônica-Xingu
Descrição: Descrição: Pretende-se com a proposta analisar o papel e contribuição da mulher em área de fronteira agrícola, Amazônia Paraense, e para tanto se faz um arranjo de pesquisa que perpassa as diferentes temáticas previstas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, verificando o acesso e condições a política para as mulheres rurais, bem como suas contribuições para o desenvolvimento territorial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Desenvolvimento Social, trabalho e genêro: as relações socioeconômicas no contexto da Transamazônica e Xingu
Descrição: Investigar as repercussões dos empreendimentos econômicos na messoregião do Xingu para o trabalho da mulher. Diagnosticando a absorção da mão de obra de trabalho feminina, os postos ocupados, o nível de remuneração, a escolaridade, bem como as políticas de incentivo a qualificação da mulher para ocupação desses postos de trabalho.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Política de Financiamento da Educação Superior no Brasil uma análise dos Planos Nacionais de Educação
Descrição: Descrição: A pesquisa tem por finalidade aprofundar o estudo sobre o financiamento da educação superior que propicie análises mais complexas do ponto de vista do tratamento estatístico e comparativo dos dados quantitativos extraídos de bases e levantamentos nacionais de forma a contribuir para indicar o montante de recursos necessários para o atendimento das metas estabelecidas nos Planos Nacionais de Educação. Um estudo dessa natureza se faz necessário porque o financiamento da educação superior pública constitui-se num dos principais desafios para o Brasil, em face da adoção, nos últimos anos, de políticas neo ou ultraliberais com conseqüências comprometedoras na qualidade da produção do conhecimento e da formação de profissionais para o país. Nesse contexto é importante destacar que a Constituição Federal brasileira de 1988 estabeleceu vinculações mínimas dos impostos nos âmbitos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais que devem obrigatoriamente ser aplicados em educação. A aplicação apenas do percentual mínimo tem levado à utilização de volumes de recursos financeiros que não ultrapassam o equivalente a 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Aplicar valores financeiros que ultrapassem esse percentual é, portanto, um desafio que exige um enorme esforço conjunto da União, dos Estados, do DF, dos Municípios e da sociedade brasileira e devem estar expressos na política educacional e nos Planos Nacionais de Educação que estabelecem metas para o período de 10 anos no país. Considerando que: a) a Lei nº 10.172/2001 do I PNE estabelecia uma expansão de 30% da taxa de matrícula líquida no ensino superior até 2010 e que não se conseguiu atingir a metade desse percentual (13,9%, em 2009); b) os recursos gastos com a educação brasileira até 2010 não atingiram 5% do PIB e no nível superior ficaram em apenas 0,9% do PIB; c) a necessidade de se ter dados concretos sobre o montante de recursos necessários para o atendimento das metas de expansão da educação superior estabelecida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHAVES, V. L. J.2011 CHAVES, V. L. J. ; ARAÚJO, R. S. . POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS VIA CONTRATO DE GESTÃO UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 48, p. 64-75, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, R. S.. A expansão do ensino superior no Brasil e o discurso desenvolvimentista:estratégia para superação das assimetrias regionais°. In: CASTRO, Alda; CABRAL NETO Antônio; CABRITO, Belmiro; CERDEIRA, Luísa; CHAVES, Vera Jacob. (Org.). A expansão do ensino superior no Brasil e o discurso desenvolvimentista:estratégia para superação das assimetrias regionais?. 4ed.LISBOA: EDUCA, 2018, v. 1, p. 71-88.

2.
ARAÚJO, R. S.; CHAVES, V. L. J. . EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ POR MEIO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: O CASO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE EM ALTAMIRA-PA. In: Suely Ferreira; João Ferreira de Oliveira. (Org.). UNIVERSIDADES PÚBLICAS: MUDANÇAS, TENSÕES E PERSPECTIVAS. 1ed.Campinas SP Brasil: MERCADO DE LETRAS, 2016, v. 1, p. 129-156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, R. S.. O DISCURSO DA POLÍTICA DESENVOLVIMENTISTA NO BRASIL SOB A PREVALÊNCIA DO CAPITAL: o caso da UHE de Belo Monte. In: VII Jornada internacional Políticas Públicas, 2015, São Luís/ Maranhão - Brasil. VII Jornada internacional Políticas Públicas, 2015.

2.
ARAÚJO, R. S.; MARQUES, G. S. . Usina Hidrelétrica de Belo Monte: autoritarismo revisitado sob a ditadura do capital. In: ESADR, 2013, Évora. ESADR, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, R. S.; OLIVEIRA, L.F. . EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR:PREVALÊNCIA PRIVATISTISTA E NAS ASSIMETRIAS REGIONAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, J. P. C. ; ARAÚJO, R. S. . Financeirização e Oligopolização no ensino superior privado-mercantil brasileiro: a sestra e a destra perversa no amago da. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAÚJO, R. S.. A política de expansão e financiamento da UFPA no contexto de construção do UHE de Belo Monte: O caso do Campus de Altamira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAÚJO, R. S.. Expansão do ensino superior no Brasil e desenvolvimento: uma articulação possível. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ARAÚJO, R. S.. As novas diretrizes das licenciaturas e os impactos nos projetos pedagógicos da UFPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARAÚJO, R. S.. As novas diretrizes curriculares das licenciaturas e impacto nos projetos pedagógicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ARAÚJO, R. S.. Expansão do ensino superior e desenvolvimentismo:limites e contradições sob a hegemonia do capital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARAÚJO, R. S.; ALVES, A.S . As políticas de expansão do acesso ao ensino superior nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva: continuidade ou ruptura?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARAÚJO, R. S.. O que propõe o novo PNE sobre financiamento da educação superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ARAÚJO, R. S.. A reforma do Estado e os efeitos da política de focalização do FUNDEF para o financiamento do ensino médio no Estado do Maranhão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CHAVES, V. L. J. ; ARAÚJO, R. S. . A IMPLANTAÇÃO DO REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: A EXPANSÃO SOB O FOCO DE ANÁLISE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARAÚJO, R. S.. REFORMA UNIVERSITÁRIA DO GOVERNO LULA DA SILVA: O REUNI EM QUESTÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ARAÚJO, R. S.; CHAVES, V. L. J. . REUNI:APROXIMAÇÕES ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DO PLANO NA UNIVERSIDADE FDERAL DO PARÁ- CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ARAÚJO, R. S.. NOVAS FACES DA REFORMA UNIVERSITÁRIA: O REUNI NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
ARAÚJO, R. S.. Pedagogo e os desafios impostos a construção da sua identidade profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ARAÚJO, R. S.. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PORTADORES DE NESECIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAÚJO, R. S.; MEGUINS, R. C.; COSTA, J. M.. Participação em banca de MARIA INÊS MONTEIRO GOMES.AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES E PROFESSORAS PARA EDUCAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECUTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

2.
ARAÚJO, R. S.; MEGUINS, R. C.; COSTA, J. M.. Participação em banca de IRANILZA NASCIMENTO DE OLIVEIRA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

3.
ARAÚJO, R. S.; MEGUINS, R. C.; CARDOSO, M.L.M. Participação em banca de ANA REGINA COUTINHO FURTADO.ATENÇÃO DA ESCOLA ÀS CRIANÇAS QUE TÊM EXPERIÊNCIAS DO FRACASSO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

4.
ARAÚJO, R. S.. Participação em banca de Wanessa de Fátima S. Cohen.O Pedagogo e as mudanças do trabalho: Reflexões acerca das possibilidades e limites de práxis pedagógica nas empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.Financeirização e Oligopolozação no ensino privado mercantil brasileiro: a sestra e a destra perversas no amago da. 2017. (Encontro).

2.
Políticas de Expansão da Educação Superior: avaliação e financiamento.Políticas de Expansão da Educação Superior: Avaliação e Financiamento. 2016. (Seminário).

3.
VII Seminário do GEPES.Universidade mundializada:perspectivas sobre capitalização do conhecimento brasileiro e sua inserção na economia do conhecimento global. 2016. (Seminário).

4.
XXIV Seminário Nacional do UNIVERSITAS/BR: Dívida pública e educação superior.Expansão e Financiamento da UFPA no contexto de instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: o caso do PDRS Xingu. 2016. (Seminário).

5.
6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comporada.Expansão do ensino superior e desenvolvimentismo:limites e contradições sob a hegemonia do capital. 2014. (Encontro).

6.
IV Seminário GEPES: Avaliação de políticas educacionais: Gestão, financiamento e internacionalização.Avaliação de políticas educacionais: Gestão, financiamento e internacionalização. 2014. (Seminário).

7.
XXII Encontro de Pesquisa Eduacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).

8.
III Seminário de Política de Financiamento da Educação superior.Mesa redonda: O que propõe o PNE sobre o financiamento da educação superior. 2013. (Seminário).

9.
XXI Encontro de pesquisa educacional norte e nordeste.As políticas de expansão do acesso ao ensino superior nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva: continuidade ou ruptura?. 2013. (Encontro).

10.
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Políticas, Planos Gestão da Educação: democratização e qualidade social. 2013. (Simpósio).

11.
Seminário PARFOR-UFPA.Os desafios da formação docente no PARFOR-UFPA. 2011. (Seminário).

12.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2011. (Seminário).

13.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Educação, culturas e diversidades. 2011. (Encontro).

14.
I Seminário do Projeto: Política de Financiamento na expansão da educação superior.Política de Financiamento na Expansão da Educação Superior. 2010. (Seminário).

15.
Mini curso: Trabalho docente. 2010. (Outra).

16.
Curso de Formação de Disseminadores de Educação Fiscal.Disseminadores de Educação Fiscal. 2009. (Outra).

17.
I Colóquio sobre formação inicial e continuada de professores.A formação inicial e continuada de professores: relações entre a escola básica e a Universidade. 2009. (Outra).

18.
III Seminário de Avaliação das Políticas Públicas em Educação.Avaliação de Políticas Públicas em Educação. 2009. (Seminário).

19.
XVI Seminário Nacional do Universitas.Políticas de Acesso e Permanência ao Ensino Superior. 2009. (Seminário).

20.
III SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO: AVALIAR COMPETÊNCIAS E COMPETÊNCIA PARA AVALIAR. 2008. (Seminário).

21.
A formação profissional que interessa aos trabalhadores.A formação profissional que interessa aos trabalhadores. 2007. (Outra).

22.
Planejamento Estratégico.Planejamento Estratégico. 2007. (Outra).

23.
Elaboração de Projetos Pedagógicos.Elaboração de Projetos Pedagógicos. 2006. (Outra).

24.
O papel do pedagogo na Sociedade atual:discutindo a pedagogia em ambientes escolarestes. 2004. (Outra).

25.
A importância da pesquisa na formação docente.A importância da pesquisa na formação docente. 2001. (Outra).

26.
Atendimento Especializado nas relações de gênero.Atendimento Especializado nas relações de gênero. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, R. S.. Gestão e Financiamento da Educação Superior - III Seminário Crise do Capital e Políticas para Educação Superior no Brasile e Portugal. 2012. (Outro).

2.
ARAÚJO, R. S.. PROCESSO SELETIVO SERIADO. 2009. (Concurso).

3.
ARAÚJO, R. S.. I SEMINÁRIO TRABALHO DOCENTE E POLÍTICA EDUCACIONAL. 2009. (Outro).

4.
ARAÚJO, R. S.. I Seminário Trabalho Docente e Política Educacional. 2009. (Outro).

5.
ARAÚJO, R. S.. PROCESSO SELETIVO MOBILIDADE ACADÊMICA EXTERNA. 2008. (Concurso).

6.
ARAÚJO, R. S.. PROCESSO SELETIVO MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNA. 2008. (Concurso).

7.
ARAÚJO, R. S.. CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO PARÁ. 2008. (Concurso).

8.
ARAÚJO, R. S.. 1° JORNADA MULTI DISCIPLINAR DA TRANSAMAZÔNICA. 2008. (Exposição).

9.
ARAÚJO, R. S.. CONSULTA ACADÊMICA PARA ORGANIZAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA/UFPA. 2008. (Outro).

10.
ARAÚJO, R. S.. PROCESSO SELETIVO SERIADO. 2008. (Concurso).

11.
ARAÚJO, R. S.. PROCESSO SELETIVO SERIADO. 2007. (Concurso).

12.
ARAÚJO, R. S.. PROCESSO SELETIVO MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNA. 2007. (Concurso).

13.
ARAÚJO, R. S.. PROCESSO SELETIVO MOBILIDADE ACADÊMICA EXTERNA. 2007. (Concurso).

14.
ARAÚJO, R. S.. CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE SOLDADOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ. 2007. (Concurso).

15.
ARAÚJO, R. S.. MULTICAMPARTES. 2004. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ARAÚJO, R. S.; CHAVES, V. L. J. . EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ POR MEIO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS: O CASO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE EM ALTAMIRA-PA. In: Suely Ferreira; João Ferreira de Oliveira. (Org.). UNIVERSIDADES PÚBLICAS: MUDANÇAS, TENSÕES E PERSPECTIVAS. 1ed.Campinas SP Brasil: MERCADO DE LETRAS, 2016, v. 1, p. 129-156.


Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, R. S.. A política de expansão e financiamento da UFPA no contexto de construção do UHE de Belo Monte: O caso do Campus de Altamira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, R. S.. Gestão e Financiamento da Educação Superior - III Seminário Crise do Capital e Políticas para Educação Superior no Brasile e Portugal. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS NA AÉREA DE EDUCAÇÃO:
1. PROFESSOR EDUCAÇÃO GERAL, ANO 2006 PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTAMIRA
2. TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS/ SEDUC/PA
3. PEDAGOGO/ CENTRO FEDERAL TECNOLOGICO
4. TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - UFPA
5. MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR -UFPA/CASTANHAL - MATÉRIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
6. MAGISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR - UFPB/JOÃO PESSOA - MATÉRIA POLITICA EDUCACIONAL

MONITORIA DOCÊNCIA ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL  CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROFESSORA: Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves
Carga Horária: 60h



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 15:40:20