Thiago Matias de Sousa Araújo

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  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, vinculado ao grupo de Pesquisa - História, Sociedade e Educação no Brasil: HISTEDBR/UFSCar. Pedagogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lotado na assessoria acadêmica do Centro de Tecnologia/ UFRN. Tem experiência nas áreas de Fundamentos da Educação, Políticas da Educação, Trabalho e Educação, e Educação e América Latina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Matias de Sousa Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, Thiago. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia.
Campus Universitário Lagoa Nova, Centro de Tecnologia, sala 09 - Assessoria Acadêmica
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153883


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A Escola no Estado Plurinacional da Bolívia (2005 - 2019),
Orientador: Amarílio Ferreira Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A Experiência Educativa do Lições de Cidadania (2005 - 2013),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Walter Pinheiro Barbosa Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO POPULAR; EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; Direitos Humanos.
2012 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Reflexões Sobre o Soterramento das Contradições Epistemológicas na Formação do Pedagogo: o Caso dos Fundamentos Psicológicos da Educação.
Orientador: Walter Pinheiro Barbosa Júnior.
2002 - 2009
Graduação em Direito.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A Destinação das Terras da Reforma Agrária.
Orientador: FRANCISCO DE SALES MATOS.




Formação Complementar


2010 - 2010
II CURSO ESSENCIAL EM JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO. (Carga horária: 24h).
Ministério da Justiça, MJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Professor pesquisador do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social na modalidade a distância, com orientação de TCC dos alunos concluintes.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista Pronatec

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente externo, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Formação de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Rio Grande do Norte - Escola de Conselhos Ministrante de módulo de 72h/a

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente externo, Carga horária: 10
Outras informações
NÚCLEOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS DOS DIREITOS E CONSELHEIROS TUTELARES DO RIO GRANDE DO NORTE ? ESCOLA DE CONSELHOS

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Atividade de extensão Universidade, Movimentos Sociais e Educação Popular

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Extensionista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalho de Educação Popular em Direitos Humanos desenvolvido pelo Programa de Lições de Cidadania em Comunidades Urbanas e Rurais, em ambientes Penitenciários e de Educação Popular em Direitos Humanos Infantil.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação
02/2018 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação
02/2018 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação
09/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sociofilosóficos da Educação
07/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
02/2015 - 12/2015
Ensino, Técnico em Segurança do Trabalho, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Direito Aplicado à Segurança do Trabalho

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

04/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
04/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação
04/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico Brasileiro
04/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação

Faculdade Vale do Jaguaribe, FVJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor de Disciplina de Pós, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10

Atividades

08/2014 - 09/2014
Ensino, Especialização em Gestão e Coordenação Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Legislação Educacional

Centro de Assessoria Multiprofissional, CAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador popular, Carga horária: 40


Departamento da Polícia Federal, SR - DPF - RN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Educação Andrógina: O Conflito entre os princípios feminino e masculino no Grande Sertão de Rosa
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo o conflito entre os princípios feminino e masculino na obra ?Grande Sertão: veredas?. Objetiva-se identificar e problematizar o conflito entre o masculino e feminino existente em Riobaldo e Diadorim, na perspectiva de pensar as possibilidades de uma educação andrógina. O estudo será orientado pelas seguintes questões: Como se apresentam os conflitos entre masculino e feminino em Riobaldo e Diadorim? Quais as implicações de uma educação que desnaturalizando feminino e masculino toma o ser humano em sua inteireza? Tomaremos como fonte a Obra Grande Sertão: veredas e outras pertinentes ao objeto de estudo. A pesquisa em sua totalidade soma-se ao processo de produção do grupo de pesquisa que busca tecer uma matriz educacional orientada pelo Sertão brasileiro sempre movente e nunca totalizado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Psicologia, Antropologia e Sociologia: Fundamentos da Educação em Diálogo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Thiago Matias de Sousa Araújo - Integrante / WALTER PINHEIRO BARBOSA JÚNIOR - Coordenador / Blenda C. D. Medeiros - Integrante.
2014 - 2014
MÉTODO DE EDUCAÇÃO POPULAR
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Implantação do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Rio Grande do Norte - Escola de Conselhos
Descrição: O projeto a seguir é resultado da interlocução do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Pro-Reitoria de Extensão, Departamento de Serviço Social, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pelo Gabinete Civil da Governadora, com vistas à implantação da ?Escola de Conselhos?, que venha a garantir processo de educação/capacitação permanente aos representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar do Estado do Rio Grande do Norte. Pretende contribuir para potencializar as ações de tais órgãos, sobretudo em razão do seu caráter público e de partilha de poder, compromisso e responsabilidade entre sociedade civil e Governo, que ambos têm no que diz respeito à garantia dos direitos às crianças, adolescentes e suas famílias. Nesse sentido, a aprovação do Programa Nacional de Direitos Humanos ? 3 (PNDH-3) confere um salto porque procura unificar em princípios e objetivos estratégicos, os projetos em vigor que repercutem nos diversos âmbitos da vida social, por meio da defesa dos direitos humanos como a base constituinte e, portanto, transversal a todas elas. Em que pese o caráter relacional de todo o Programa, especialmente quanto à incorporação das dimensões de classe, gênero, raça/etnia, ressaltam-se os objetivos estratégicos definidos no Eixo Orientador III: Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades, sobretudo a Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em consonância com tais objetivos, tem, por excelência, a preocupação com o processo de ensino aprendizagem. No entanto, tem a clareza de que o conhecimento não pode ser descontextualizado da realidade. Tanto assim, que para atender o estabelecido em sua missão de ?Educar, produzir e disseminar o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade, contribuindo para a conquista da justiça social, a democracia e a cidadania?, criou, dentre os vários projetos de ensino e pesquisa, o Programa ?Escola de Governo?, como ação extensionista. O princípio desta Escola é ?[...] reunir esforços e provocar a interlocução entre conteúdos e disciplinas acadêmicas no âmbito da Universidade, ao tempo em que são elaboradas e implantadas respostas capazes de garantir efetividade de políticas públicas, da gestão pública, nos vários níveis, e de ações de Organizações Não-Governamental?. Conta com estrutura física própria e disponibilizará uma sala que agilizará a operacionalização e administração técnico-pedagógica da Escola de Conselhos, constituindo-se como sua sede. A implantação da Escola de Conselhos no RN representará o avanço na consolidação das políticas públicas e de defesa de direitos, porque, além de atender à demanda, o fará com a participação democrática dos agentes diretamente responsáveis e voltados a esses compromissos. Para tanto, o Conselho Gestor do referido projeto contará com a representação dos seguintes órgãos: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte (CONSEC), Gabinete Civil da Governadora (GAC), Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), Associação Estadual de Conselheiros Tutelares e ex-conselheiros, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA- CASA RENASCER)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Thiago Matias de Sousa Araújo - Coordenador / Iris Maria de Oliveira - Integrante.
2011 - 2012
Curso de Formação de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Rio Grande do Norte
Descrição: O curso é uma das ações do Projeto de Implantação do Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do RN - Escola de Conselhos. Tem como objetivo desenvolver a formação de conselheiros de direitos e tutelares do RN com vistas a uma melhor contribuição desses sujeitos na garantia da proteção integral a criança e ao adolescente. O público alvo, conforme já exposto, são os conselheiros de direitos e tutelares de 84 municípios do Estado. Cada turma tem a participação de 06 (seis) membros dos Conselhos de Direitos e 05 (cinco) membros dos Conselhos Tutelares de cada município que a integra. Os seis membros dos conselhos de direitos serão necessariamente 03 representantes governamentais e 03 da representação da sociedade civil no conselho. Em termos de tempo de participação no conselho, a composição prioritária dos participantes será daqueles que estão iniciando o tempo de mandato, tanto nos Conselhos de Direitos quanto nos Conselhos Tutelares. Ressalta-se que, já na escolha dos municípios está se priorizando aqueles nos quais os conselheiros estão em início de mandato. Os 03 Módulos do Curso serão realizados em 06 cidades-pólo, conforme estratégia operacional a seguir: Realização de 03 módulos formativos para 17 turmas em 06 cidades-polos: Natal Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Umarizal, Santo Antônio; Serão ministrados 03 módulos do Curso de Formação de Conselheiros para cada turma, com carga horária de 24 horas cada módulo. Realização de atividades programadas com os cursistas utilizando-se da modalidade de ensino à distância como atividade complementar realizada no intervalo entre um módulo e outro, com carga horária de 20 horas, totalizando 60 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
Lições de Cidadania: Assentamentos Rurais e Movimentos Sociais da Reforma Agrária
Descrição: Trata-de um projeto que visa a educação jurídica popular (EJUP) e a educação em direitos humanos em ambiente rural, notadamente assentamentos do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Nesse sentido, trabalhar a atuação política dos movimentos sociais envolvidos na luta pela terra e operacionalizar os assentados com meios jurídicos pertinentes ao alcance de seus direitos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Thiago Matias de Sousa Araújo - Integrante / JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO - Coordenador.
2010 - 2011
FORMAÇÃO/SELEÇÃO DO PROGRAMA LIÇÕES DE CIDADANIA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Thiago Matias de Sousa Araújo - Integrante / MARIANA DE SIQUEIRA - Coordenador.
2009 - 2010
Lições de Cidadania em Comunidades Urbanas
Descrição: O Lições de Cidadania, enquanto proposta de intervenção social e ação comunitária, e agora imbuído pelo Projeto Pacificar, do Ministério da Justiça, bem como baseado na metodologia paulo-freireana e na vivência da construção da Educação Jurídica Popular, encontra na realização de atividades de formação e capacitação de agentes e sobretudo multiplicadores comunitários, voltada para mediação, composição e construção conjunta de indicativos de resolução de conflitos, uma prática que de fato venha à assegurar o acesso à justiça para as populações dos territórios em situação de vulnerabilidade social. Assim, no intuito de acontecer esta proposta nestas áreas de Especial Interesse - tanto para aqueles que desejam trazer à realidade a efetividade da justiça, quanto para aqueles que desejam o contrário; Através do contato com as Lideranças Comunitárias, congregaremos os estudantes partícipes do projeto, as associações de bairro e as demais organizações da sociedade civil destas comunidades, para que atuem como mediadores nas comunidades onde vivem e fomentem nestas a justiça..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) .
Integrantes: Thiago Matias de Sousa Araújo - Integrante / JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO - Coordenador.
2009 - 2010
Lições de Cidadania em assentamentos rurais
Descrição: O Lições de Cidadania trabalha com assentamentos rurais desde 2007, contabilizando 3 edições e 7 assentamentos ao todo. O projeto foi originariamente pensado para trabalhar com esse público, foi só ao longo dos anos e com o surgimento de novas oportunidades, como a parceria com o projeto Pacificar do Ministério da Justiça que nos possibilitou estender os nossos campos de atuação. Essa proposta de intervenção social e ação comunitária em ambientes rurais se iniciou através do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, entidade representante dos estudantes de direito da UFRN, e atualmente possui uma coordenação formada por estudantes de direito, pedagogia e psicologia. Tem os objetivos maiores de democratizar o conhecimento jurídico, realizar um processo de alfabetização jurídica, e promover a cidadania e acesso a justiça, autonomia e liberdade da sociedade potiguar, com base na crença na educação e no Direito como agentes de transformação da realidade social, assim como disseminar formas pacificas de solução de conflitos, primordialmente a mediação. A presente proposta, além visar pela implementação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento da Universidade, primando pela interação com a sociedade, possui outras pretensões as quais serão arrazoadas a seguir..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) .
Integrantes: Thiago Matias de Sousa Araújo - Integrante / JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO - Coordenador.
2009 - 2009
DIREITOS FUNDAMENTAIS NA REALIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE
Descrição: Na preocupação de colocar a Educação Jurídica Popular e os Direitos Fundamentais no centro das discussões acadêmicas, o evento acadêmico seria um ciclo de mini-cursos sobre Direitos Fundamentais na realidade norte-riograndense cuja coroação do ano de atividades de extensão acontece com publicação da produção acadêmica. Os três mini-cursos têm uma carga horária de 4 horas cada e se dividirião nos temas que fundamentam a extensão. A Educação Jurídica Popular será tratada de forma transversal e temas serão os Direitos Humanos e Criança e adolescente; Direitos Humanos em ambiente penitenciário e Direito do Consumidor Será uma contribuição à comunidade acadêmica a irradiação de toda temática pesquisada que vem a fundamentar a extensão e a essência do projeto. A coroação desse ciclo de eventos serve para a publicação do produto, um livro com todas as produções da pesquisa já tratada nos mini-cursos. A temática desse último evento será o mesmo da linha ?Lições de Cidadania: a proteção e a defesa dos direitos fundamentais no Rio Grande do Norte? e terá como carga horária a mesma dos mini-cursos. Além do retorno à comunidade acadêmica, tais eventos servirão também como formação para os extensionistas, estudantes de direito da UFRN interessados em participar da extensão nessa edição do programa Lições de Cidadania..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Thiago Matias de Sousa Araújo - Integrante / JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO - Coordenador.
2008 - 2009
LIÇÕES DE CIDADANIA
Descrição: O Lições de Cidadania é uma proposta de intervenção social e ação comunitária, que se iniciou através do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, entidade representante dos estudantes de direito da UFRN, e atualmente possui uma coordenação multidisciplinar formada por estudantes de direito, engenharia de produção, serviço-social e psicologia. Está ligado ao Departamento de Direito Público, coordenado pelo Professor José Orlando, e tem os objetivos maiores de democratizar o conhecimento jurídico, realizar um processo de alfabetização jurídica, e promover a cidadania, autonomia e liberdade da sociedade potiguar, com base na crença na educação e no Direito como agentes de transformação da realidade social. É uma proposta de ensino, pesquisa e extensão que visa, conforme resoluções do CONSEPE, a extensão per si, ou seja, a intervenção na sociedade que circunda o ambiente universitário, devolvendo à comunidade o investimento que a nação faz nos estudantes. É um projeto de educação em duas vias, pois em contrapartida à alfabetização jurídica, o Lições de Cidadania promove a formação humanitária do estudante de Direito, fazendo-o consciente de seu papel social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (37) .
Integrantes: Thiago Matias de Sousa Araújo - Integrante / JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA TRANSGRESSÕES
2018 - Atual
Periódico: REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e América Latina.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAÚJO, Thiago. M. S.2010ARAÚJO, Thiago. M. S.. Direito à moradia, um breve olhar sobre conflitos e políticas públicas. ESTUDOS SOBRE A AMÉRICA LATINA, v. 1, p. 2025, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; MACEDO, C. T. M. . Pobreza, Desigualdade social e Educação: Reflexões à luz das ciências humanas e sociais. In: Kilza Fernanda Moreira de Viveiros; Alexandre Remo Miranda de Araújo; Bruno de Oliveira Lima; Janaína Lopes Barbosa; Maria da Paz Siqueira de Oliveira; Pedro Isaac Ximenes Lopes (Orgs). (Org.). Pobreza, Desigualdade social e Educação: Reflexões à luz das ciências humanas e sociais. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2018, v. 1, p. 429-445.

2.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; RIBEIRO, M. F. . O CURRÍCULO E A (RE)SOCIALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. In: Kilza Fernanda Moreira de Viveiros; Alexandre Remo Miranda de Araújo; Bruno de Oliveira Lima; Janaína Lopes Barbosa; Maria da Paz Siqueira de Oliveira; Pedro Isaac Ximenes Lopes (Orgs).. (Org.). O CURRÍCULO E A (RE)SOCIALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2018, v. 1, p. 1325-1340.

3.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . Educação Especial e Inclusiva: Algumas Contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Educação Especial e Inclusiva: Algumas Contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 5, p. 95-104.

4.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Atena Editora. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 94-104.

5.
ARAÚJO, Thiago. M. S.. Educação popular em direitos humanos para crianças, jovens e adultos: o modelo do programa Lições de Cidadania da UFRN. In: Sandra Rufino; Thiago Nogueira. (Org.). Circuito de Experiências: Tecnologia, metodologia e avanços na extensão universitária para o desenvolvimento. 1ed.Ouro Preto: UFOP, 2012, v. , p. 125-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; BARBOSA JUNIOR, W. P. . Descolonizar el Piensamiento para ser Más: Experiências de Extensión Hacia el Sur. Visión Docente Con-Ciencia, Puerto Vallarta, México, p. 13 - 20, 01 jun. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . Educação Especial e Inclusiva: algumas contribuições a partir da Psicologia Histórico-Cultural. In: IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2017, João Pessoa. Anais do CONEDU. Campina Grande: Realize, 2017. v. 1.

2.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . Experiência educativa com crianças e adolescentes: conscientização para o uso da internet. In: II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2016, Natal - RN. Anais do II ENAPPE., 2016.

3.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; MEDEIROS, B. C. D. . Fundamentos da Educação do Campo e a (re)construção da escola. In: II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2016, Natal, RN. Anais do II ENAPPE., 2016.

4.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . A PRESENÇA DO SUJEITO NA PESQUISA: AS IMPLICAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2016, Natal. Anais III CONEDU, 2016. v. 1.

5.
LIMA, D. E. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. ; FERREIRA, A. L. ; SOUZA, A. K. A. S. E. . Estratégias de Socialização e Aprendizagem na Modalidade EAD: Uma Análise da Turma de Pedagogia da UFRN. In: Simpósio Internacional de Educação à Distância, 2016, São Carlos. Anais do Simpósio Internacional de Educação á Distância, 2016. v. 1.

6.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO TEÓRICO A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE. In: III Congresso Brasileiro de Educação - CONEDU, 2016, Natal. Anais do III CONEDU, 2016. v. V. 1.

7.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. ; FRANCISCHINI, R. . Perspectivas de participação infantil e cidadania ativa: um estudo teórico reflexivo. In: I Colóquio Internacional de Psicologia Social Comunitaria en nuestra America. Una mirada a los Pueblos originários, 2013, México D.F.. Anais do I Colóquio Internacional de Psicologia Social Comunitaria en nuestra America. Una mirada a los Pueblos originários, 2013.

8.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . POPULAÇÃO DE RUA E ORGANIZAÇÃO POPULAR: PERSPECTIVAS DE PARTICIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO. In: II Encuentro de Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración en el Cono Sur-Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, 2013, Bogotá. Anales del I Encuentro de Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración en el Cono Sur-Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, 2013.

9.
LEITE, J. F. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA JUNTO A MULHERES NO CONTEXTO DA REFORMA AGRÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MOTYRUM RURAL. In: 1er Congreso Latinoamericano de Psicología Rural, 2013, Posadas. Anales del 1er Congreso Latinoamericano de Psicología Rural. Corrientes: Universidad de la cuenca del Plata, 2013. v. 1. p. 1-12.

10.
LEITE, J. F. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . Gênero e autonomia das mulheres do assentamento Paulo Freire III. In: II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, 2013, São Carlos, SP. Anais do II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, 2013.

11.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; BARBOSA JUNIOR, W. P. . Educação para liberdade em contextos de opressão: a construção da experiência educativa do Programa Lições de Cidadania. In: I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2012, Natal. Anais do I ENAPPE, 2012.

12.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. ; BEZERRA, M. A. . Mobilização comunitária, resilliência e crianças: narrativas em assentamentos urbanos na periferia de Natal - RN. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2012, Niterói. Anais do I CONINTER, 2012.

13.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; MEDEIROS, B. C. D. . Extensão universitária e educação popular com foco no gênero: relato de experiência do programa Trilhas Potiguares-UFRN. In: IV Seminário Internacinal de Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação das crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2012, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário Internacinal de Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação das crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. ; BEZERRA, M. A. . MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA, RESILIÊNCIA E CRIANÇAS: NARRATIVAS EM ASSENTAMENTOS URBANOS NA PERIFERIA DE NATAL - RN. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012, Niterói. Anais do CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, Thiago. M. S.. Elaboração de Projetos de Intervenção em Comunidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MEDEIROS, B. C. D. ; ARAÚJO, Thiago. M. S. . População de rua e organização popular: perspectivas de participação e construção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; MEDEIROS, B. C. D. . Perspectivas de participação infantil e cidadania ativa: um estudo teórico reflexivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; BARBOSA JUNIOR, W. P. . Educação para liberdade em contextos de opressão: a construção da experiência educativa do Programa Lições de Cidadania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ARAÚJO, Thiago. M. S.. Direito à moradia, um breve olhar sobre conflitos e políticas públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ARAÚJO, Thiago. M. S.. Principios e Caminhos do Direito a Moradia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; BEZERRA, H. M. S. ; VALENCA, D. A. . Direito a moradia e Movimentos Sociais: Uma experiência do MLB em Natal/RN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; MEDEIROS, B. C. D.; LIMA, B. M.. Participação em banca de Keila Gomes de Lima Toscano. A Atuação do Assistente Social no Âmbito Escolar Frente à Pobreza. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; MEDEIROS, B. C. D.; LIMA, B. M.. Participação em banca de Carina Taíse de Medeiros Macedo. A Pobreza e as Condicionalidades da Educação no Programa Bolsa Família. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; MEDEIROS, B. C. D.; LIMA, B. M.. Participação em banca de Ana Maria dos Santos. As Condicionalidades do Bolsa Família. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; LIMA, B. M.; MEDEIROS, B. C. D.. Participação em banca de Márcio Fernandes Ribeiro. Currículo: Possibilitando a (Re)Socialização do Adolescente em Conflito com a Lei. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; LIMA, B. M.; MEDEIROS, B. C. D.. Participação em banca de Izabel Cristina Gabriel de Castro. O Serviço Social e Seu Papel no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
MEDEIROS, B. C. D.; VALENCA, D. A.; ARAÚJO, Thiago. M. S.. Participação em banca de Thaíse de Santana Lopes. Classes Hospitalares do Rio Grande do Norte: a importância da regulamentação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
VALENCA, D. A.; MEDEIROS, B. C. D.; ARAÚJO, Thiago. M. S.. Participação em banca de Luiz Gomes da Silva Filho. Licenciatura em educação do campo da UFERSA: um caminho para o ser-tão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
VALENCA, D. A.; MEDEIROS, B. C. D.; ARAÚJO, Thiago. M. S.. Participação em banca de Izabela Filgueira de Medeiros Souza. A Relação Entre Famílias Homoparentais e a Escola: Avanço Recente nos Direitos Humanos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINHEIRO, R. K. B. S.; BARBOSA JUNIOR, W. P.; ARAÚJO, Thiago. M. S.. Participação em banca de MARIA MADALENA SILVA OLIVEIRA.A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DOS MOVIMENTOS DE EVASÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA SOCORRO AMARAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade. 2015. (Seminário).

2.
I Colóquio Internacional de Psicologia Social Comunitaria en nuestra America. Una mirada a los Pueblos originários. Perspectivas de participação infantil e cidadania ativa: um estudo teórico reflexivo. 2013. (Congresso).

3.
II Encuentro de Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración en el Cono Sur-Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América,.POPULAÇÃO DE RUA E ORGANIZAÇÃO POPULAR: PERSPECTIVAS DE PARTICIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO. 2013. (Encontro).

4.
Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades,. Mobilização comunitária, resilliência e crianças: narrativas em assentamentos urbanos na periferia de Natal - RN. 2012. (Congresso).

5.
I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação,.Educação para liberdade em contextos de opressão: a construção da experiência educativa do Programa Lições de Cidadania. 2012. (Encontro).

6.
6º ENCONTRO ANUAL da ANDHEP.Direito a moradida e movimentos sociais: uma experiência do MLB em Natal/RN. 2010. (Encontro).

7.
ERED - ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE DIREITO.O LIMITE DA PROPRIEDADE DE TERRA. 2010. (Encontro).

8.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A AMÉRICA LATINA.Direito à moradia, um breve olhar sobre conflitos e políticas públicas. 2010. (Encontro).

9.
OFICINA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO HBB. 2010. (Oficina).

10.
SEMINÁRIO - COLOCANDO LIMITES EM QUEM NÃO TEM: O LIMITE DA TERRA E JUSTIÇA SOCIAL.SEMINÁRIO - COLOCANDO LIMITES EM QUEM NÃO TEM: O LIMITE DA TERRA E JUSTIÇA SOCIAL. 2010. (Seminário).

11.
SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS. 2010. (Seminário).

12.
SEMINÁRIO - SE O CAMPO NÃO PLANTA, A CIDADE NÃO JANTA! DIALOGOS SOBRE JUSTIÇA SOCIAL, SAÚDE E MEIO AMBIENTE.SEMINÁRIO - SE O CAMPO NÃO PLANTA, A CIDADE NÃO JANTA! DIALOGOS SOBRE JUSTIÇA SOCIAL, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. 2010. (Seminário).

13.
UFRN E AS AÇÕES JUNTO ÀS POPULAÇÕES DO CAMPO. 2010. (Outra).

14.
XVIII - Semana de Humanidades.Principios e Caminhos do Direito a Moradia. 2010. (Outra).

15.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL - CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: ESTADO E SOCIEDADE. 2009. (Congresso).

16.
XXVIII ENED - ENCONTRO NACIONAL D@S ESTUDANTES DE DIREITO. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, Thiago. M. S.. SEMINÁRIO - COLOCANDO LIMITES EM QUEM NÃO TEM - O limite da Propriedade de Terra e a Justiça Social. 2010. (Outro).

2.
ARAÚJO, Thiago. M. S.. SEMINÁRIO - SE O CAMPO NÃO PLANTA, A CIDADE NÃO JANTA! DIALOGOS SOBRE JUSTIÇA SOCIAL, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Keila Gomes de Lima Toscano. A Atuação do Assistente Social no Âmbito Escolar Frente à Pobreza. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Thiago Matias de Sousa Araújo.

2.
Izabel Cristina Gabriel de Castro. O Serviço Social e Seu Papel no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Thiago Matias de Sousa Araújo.

3.
Ana Maria dos Santos. As Condicionalidades do Bolsa Família. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Thiago Matias de Sousa Araújo.

4.
Márcio Fernandes Ribeiro. Currículo: Possibilitando a (Re)Socialização do Adolescente em Conflito com a Lei. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Thiago Matias de Sousa Araújo.

5.
Carina Taíse de Medeiros Macêdo. A Pobreza e as Condicionalidades da Educação no Programa Bolsa Família. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Thiago Matias de Sousa Araújo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; BARBOSA JUNIOR, W. P. . Educação para liberdade em contextos de opressão: a construção da experiência educativa do Programa Lições de Cidadania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARAÚJO, Thiago. M. S.; MEDEIROS, B. C. D. . Perspectivas de participação infantil e cidadania ativa: um estudo teórico reflexivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovado em Concurso Público para o Magistério Superior na Universidade Federal do Oeste da Bahia para a área de Construção do Pensamento Político, 2014. Aprovado em Concurso Público para o Magistério Superior na Universidade Federal de Campina Grande para a área de Prática Pedagógica em Educação do Campo, 2016. Aprovado em Concurso Público para Técnico Administrativo em Educação, Classe E, cargo de Pedagogo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017



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