Aline Batista Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2490221851752990
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2007), Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (2009) e Mestrado em Linguística, na área de concentração Ensino-Aprendizagem de Línguas pela Universidade Federal do Pará (2012). Cursa doutorado em letras na Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Belém, além de atuar na docência superior na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem; leitura; estratégias; subjetividade; escrita- reescrita e análise do discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Batista Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, Aline Batista

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Educação de Belém.
Avenida Governador José Malcher, 1291
Nazaré
66060230 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32195441


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA, QUESTÕES DE LEITURA E O LIVRO DIDÁTICO: RELAÇÕES DE PODER E DE SUBJETIVIDADE,
Orientador: Gessiane Lobato Picanço.
Coorientador: Fátima Cristina Pessoa.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Ensino-aprendizagem; Ensino de leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Subjetividade e autoria: a reescrita acadêmica pós-intervenção do professor.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Thomar Massao Fairchild.
Palavras-chave: Subjetividade; escrita, reescrita; Letras; Linguística; Ensino-aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2008 - 2009
Especialização em Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. (Carga Horária: 377h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: As estratégias de Leitura com textos publicitários.
Orientador: Profª. Dra. Iaci de Nazaré Silva Abdon.
2002 - 2007
Graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Os recursos argumentativos presentes nos textos publicitários voltados à mulher.
Orientador: Profa. Dra. Iaci de Nazaré Silva Abdon.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Noções de Biblioteconomia. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação - Belém, SEMEC, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Educação - Belém, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Programa Mais Educação, Carga horária: 20


Faculdades Integradas Brasil Amazônia, FIBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História e Diversidade da LP

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Pós-Graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do curso de Pós-graduação Lato-sensu Ensino-aprendizagem de língua portuguesa e suas práticas literárias: reflexões e ações

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Pós-Graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do curso de Pós-Graduação lato-sensu Língua Portuguesa e Literaturas

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Leitura e Produção Textual, Carga horária: 40
Outras informações
Ministro a referida disciplina no Curso de Serviço Social

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estrutura do enunciado da língua portuguesa
Outras informações
Professor do curso de Pós-Graduação Leitura e Produção Textual.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Metodologia Científica
Outras informações
Ministro a referida disciplina no curso de Serviço Social

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: O uso do português brasileiro
Outras informações
Ministro essa disciplina no curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa e suas literaturas. O nome completo é "O uso do português brasileiro: uma perspectiva sociolinguística"

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: O Uso do Português Contemporâneo
Outras informações
Professora no Curso de Especialização em Língua Portuguesa e suas Literaturas

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Letras, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Linguística II, Carga horária: 10
Outras informações
A carga horária da disciplina é de 80h

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Linguística I, Carga horária: 10
Outras informações
A carga horária da disciplina é de 80h

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de TCC1, Carga horária: 8
Outras informações
A caga horária da disciplina é de 40h. Essa disciplina visa ensinar o aluno a elaborar seu pré-projeto de trabalho de conclusão de curso, bem como as configurações textuais próprias de um tcc.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Est de Linguagem I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Est de Linguagem II, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Linguística 3
Outras informações
A disciplina Linguística 3 traz um estudo introdutório de Semântica, Pragmática e Análise do Discurso

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZONIA - FIBRA, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e suas Práticas Literárias: reflexões e ações.
10/2017 - Atual
Direção e administração, FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZONIA - FIBRA, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas.
10/2017 - Atual
Extensão universitária , FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZONIA - FIBRA, .

Atividade de extensão realizada
Contribuição para a formação do professor: outras práticas, novos olhares sobre o ensino-aprendizagem da leitura.
10/2017 - Atual
Extensão universitária , FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZONIA - FIBRA, .

Atividade de extensão realizada
CineFibra: Entre Letras.
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZONIA - FIBRA, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras.

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidenta da Representação Discente do PPGL
Outras informações
Fui eleita em maio de 2017 Presidenta da Representação Discente no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará.

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Estrangeira (Inglês), Carga horária: 4
Outras informações
Atuei ministrando a referida disciplina, para o curso de Educação do Campo (Lic. Hab. em Ciências Naturais) no Campus Universitário de Abaetetuba, pelo Plano Nacional de Formação Docente/PARFOR.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Estágio IV, Carga horária: 8
Outras informações
Atuei ministrando a referida disciplina, para o curso de Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa no Campus Universitário de Belém, no município de Bujaru, pelo Plano Nacional de Formação Docente/PARFOR.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Metod. do ensino da educação de jovens e adul, Carga horária: 4
Outras informações
Atuei ministrando a referida disciplina, para o curso de Educação do Campo (Lic. Hab. em Ciências Naturais) no Campus Universitário de Abaetetuba, pelo Plano Nacional de Formação Docente/PARFOR.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Psicogênese da Linguagem Oral e escrita, Carga horária: 5
Outras informações
Atuei ministrando a referida disciplina no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, no Polo Belém, no Município de Salvaterra, pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR).

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Leitura e Produção Textual, Carga horária: 4
Outras informações
Atuei ministrando a referida disciplina no curso de Pedagogia no município do Moju, em regime modular, para a turma 10

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Leitura e Produção Textual, Carga horária: 4
Outras informações
Atuei ministrando a referida disciplina, no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, no Polo Belém, no Município de Salvaterra, pelo Programa de Formação de Professores (PARFOR).

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Leitura e Produção Textual, Carga horária: 5
Outras informações
Atuei ministrando a referida disciplina, no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, no Polo Belém, no Município de Salvaterra, pelo Programa de Formação de Professores (PARFOR).

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Leitura e Produção Textual, Carga horária: 4
Outras informações
Atuei ministrando a referida disciplina, no Curso de Pedagogia, no Município de Moju em Regime Modular, para a Turma 05


Secretaria Municipal de Educação do Acará, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Mais Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Iniciei trabalhando como Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, após três meses assumi a coordenação do Projeto Mais Educação.


Colégio de Ensino Fundamental e Médio Icoaraciense, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 14


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assitente Técnico em Letras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília, CESPEUNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 20


Centro de Estudos Profissionalizantes de Belém SS, CEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidora Privada, Enquadramento Funcional: Professora de Lìngua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Atuava como professora do Ensino Fundamental e Médio, ministrando a disciplina Língua Portuguesa


Escola Superior Madre Celeste, ESMAC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidora privada, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40
Outras informações
Atuava como professora do Ensino Fundamental e Médio da Escola Madre Celeste, ministrando a disciplina Língua Portuguesa


O Redator, OR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação
Outras informações
O Redator é um curso livre de Língua Portuguesa e Produção Textual.



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Ethos e Subjetividade: as vozes incorporadas nos escritos universitários à constituição da subjetividade dos aluno
Descrição: Esta pesquisa visa analisar como ocorre a constituição da subjetividade do aluno como sujeito de sua escrita no processo da reescrita, se nas versões de escrita ocorrem intervenções do professor, logo a inserção do ethos do professor interferindo no ethos do aluno, o que implica na constituição da subjetividade deste. Para isso, irei pesquisar diversas concepções de sujeito, Outro, ethos e teorias psicanalíticas. Para isso, situarei meu texto em dois campos teóricos de estudo, a saber: Ensino-Aprendizagem e Análise do Discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino - DISSE formou-se em 2009 e congrega professores e estudantes em diversos momentos de sua formação. As pesquisas realizadas pelo grupo pautam-se na tomada do ensino como acontecimento discursivo e na premissa de que, sob essa pespectiva, a escola vem sendo afetada pelas mutações nas subjetividades contemporâneas, marcadas pela fragmentação dos saberes e pela fragilização das grandes referências simbólicas da cultura. O grupo discute possibilidades de construção do ensino que façam frente às demandas produzidas pelas formas como os sujeitos de hoje se relacionam com a linguagem e o conhecimento. Para tanto, o grupo toma como base preceitos da Análise do Discurso de Linha Francesa e da Psicanálise Lacaniana. As pesquisas realizadas pelo grupo analisam dados diversos, como peças escritas por alunos e professores, documentos relacionados a cursos de formação de professores e registros de práticas de ensino. Os trabalhos do grupo dão ênfase à discussão de questões relacionadas à constituição universidade brasileira, à formação de professores e às práticas de ensino na Educação Básica e no Ensino Superior.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Aline Batista Rodrigues - Integrante / Rosinélio Rodrigues Trindade - Integrante / Leila Telma Lopes Sodré - Integrante / Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva - Integrante / Lana Carolina de Ariano Nascimento Silva - Integrante / Luciana de Nazaré Guedes Bandeira Lavareda - Integrante / Maria do Socorro Morato Lopes - Integrante / Thomas Massao Fairchild - Coordenador / Sulemi Fabiano Campos - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
CineFibra: Entre Letras
Descrição: O projeto CineFibra: Entre Letras está vinculado ao curso de Letras da Faculdade Integrada Brasil Amazônia e tem por fim recorrer ao cinema como ferramenta pedagógica, bem como instaurar a prática do CineClubismo entre os alunos da referida faculdade. Uma vez por mês, há exibição de algum filme eleito em reunião e, ao fim de cada sessão, promovemos debate para discutirmos a temática e subtemáticas do filme..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Aline Batista Rodrigues - Coordenador / Marco Antonio Moreira - Integrante.Financiador(es): Faculdade do Instituto Brasil de Ciência e Tecnologia - Remuneração.
2017 - Atual
CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: OUTRAS PRÁTICAS, NOVOS OLHARES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA
Descrição: O referido projeto visa refletir sobre como os professores de língua portuguesa trabalham a leitura em suas aulas, observando o espaço destinado para as práticas que envolvem o ato de ler. A fim de suscitar tal discussão, estamos lendo materiais teóricos, para, posteriormente, analisarmos materiais didáticos e observar as aulas dos professores. Depois de analisarmos os materiais, intentamos produzir materiais que discutam práticas de leitura em sala de aula do ensino fundamental maior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Aline Batista Rodrigues - Coordenador / Marcos Valério Reis - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Mestre, Universidade Federal do Pará.
2009
Especialista, UFPA.
2008
Graduado, UFPA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, Aline Batista2018RODRIGUES, Aline Batista; PESSOA, F. C. C. . O dispositivo implicado no trabalho da sala de leitura nas escolas municipais de Belém (Pa): alguma coisa está fora da ordem?. Caderno de Letras da UFF, v. 28, p. 01-492, 2018.

2.
RODRIGUES, Aline Batista2017 RODRIGUES, Aline Batista; OLIVEIRA, C. B. . Arya Stark, donzela-guerreira?. TRAVESSIAS, v. 11, p. 158-331, 2017.

3.
RODRIGUES, Aline Batista2010RODRIGUES, Aline Batista. Os recursos argumentativos nos textos publicitários voltados à mulher. Laterna, v. 3, p. 5-166, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, Aline Batista; Rosinélio Trindade . Língua portuguesa, linguagem e linguística. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2017. v. 1. 154p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, Aline Batista; SILVA, I. R. ; GUEDES, N. K. M. . SOCIOLINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA E CULTURAL NA LÍNGUA PORTUGUESA. In: 1º Congresso Internacional de Língua Portuguesa, 2017, Bacabal. Anais do 1º Congresso Internacional de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. v. 1. p. 04-1870.

2.
RODRIGUES, Aline Batista. A Subjetividade na Escrita Acadêmica. In: XVI Fórum de Letras da Amazônia, 2011, Belém. Um galo sozinho não tece o amanhã - Revista do XVI Fórum de Letras, 2010.

3.
RODRIGUES, Aline Batista; Rosinélio Trindade . Procedimentos de Distanciamento na Interação Face a Face: entrevista do Presidente Lula ao Programa Canal Livre. In: Congresso Internacional do Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia, 2011, Belém. III CIELLA, 2011. v. 3.

4.
RODRIGUES, Aline Batista. O professor fomentador da autonomia no processo de leitura. In: XVI Fórum Paraense de Letras, 2010, Belém-Pa. Fórum de Letras - Unama. Belém: Unama, 2010.

5.
RODRIGUES, Aline Batista. O ensino de leitura por meio de estratégias. In: XV Fórum Paraense dos Estudantes de Letras, 2009, Belém. Um galo sozinho não tece o amanhã. Belém: UNAMA, 2009. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
RODRIGUES, Aline Batista. O professor fomentador da autonomia no processo de leitura. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, Aline Batista. A formação histórica da sala de leitura no município de Belém. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RODRIGUES, Aline Batista. Estudos linguísticos: discurso e texto em movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RODRIGUES, Aline Batista. Análise do Discurso e Práticas de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, Aline Batista. O professor de língua portuguesa e o livro didático: a imposição silenciosa de poder. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
RODRIGUES, Aline Batista; Rosinélio Trindade . Práticas de ensino-aprendizagem: a formação do professor de língua materna e a constituição dos saberes docentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
RODRIGUES, Aline Batista. A história da sala de leitura no município de Belém: implicações práticas e curriculares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RODRIGUES, Aline Batista. A produção do conhecimento acadêmico: a história, a linguagem e o discurso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RODRIGUES, Aline Batista. Práticas de ensino e vivências escolares: discutir é preciso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RODRIGUES, Aline Batista. Práticas de ensino e vivência escolares: discutir é preciso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
RODRIGUES, Aline Batista. Minicurso Desenvolvendo ideias sem ruído. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RODRIGUES, Aline Batista. O pensar sobre o material didático: questão de autoria ou de reprodução. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RODRIGUES, Aline Batista. O pensar sobre o material didático: questão de autoria ou de reprodução?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
RODRIGUES, Aline Batista. Desenvolvendo ideias sem ruído. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RODRIGUES, Aline Batista; Rosinélio Trindade . Os sujeitos do ensino e os objetos da aprendizagem: um olhar sobre o lugar do texto nas aulas de língua portuguesa nas escolas públicas municipais de Belém. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
RODRIGUES, Aline Batista; Rosinélio Trindade . Os movimentos da escrita acadêmica: percurso de construção e reconstrução. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
RODRIGUES, Aline Batista. O trabalho de Leitura e a Prática da sala de aula: uma dicotomia?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
RODRIGUES, Aline Batista. A sala de aula: o espaço da leitura num ambiente em que a leitura não se faz presente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RODRIGUES, Aline Batista. Subjetividade na escrita de TCC: a constituição dos alunos como sujeito da escrita no processo de reescrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RODRIGUES, Aline Batista; Rosinélio Trindade . Procedimentos de distaciamento na interação face a face: entrevista do presidente Lula no programa Canal Livre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RODRIGUES, Aline Batista. Subjetividade na escrita de TCC: a constituição dos alunos como sujeito da escrita no processo de reescrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RODRIGUES, Aline Batista. O professor fomentador da autonomia no processo de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RODRIGUES, Aline Batista. Princípio de Subjetividade na Escritura de TCC: a constituição dos alunos como sujeito da escrita no processo de reescrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RODRIGUES, Aline Batista. Princípio de Subjetividade na Escritura de TCC: a constituiçaõ do aluno como sujeito da escrita np processo de reescrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
RODRIGUES, Aline Batista. Princípio de subjetividade na escritura de TCC: a constituição do aluno como sujeito da escrita no processo de reescrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RODRIGUES, Aline Batista. Gênero, Leitura e Escrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
RODRIGUES, Aline Batista. A heterogeneidade mostrada e marcada nos trabalhos de conclusão de curso: a evidenciação do discurso Outro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RODRIGUES, Aline Batista. O ensino de leitura por meio de estratégias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RODRIGUES, Aline Batista. As estratégias de leitura com textos publicitários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
RODRIGUES, Aline Batista. As estratégias de leitura com textos publicitários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
RODRIGUES, Aline Batista. Membro de Comissão Científica da 10ª Jornada de Pós-Graduação da FIBRA. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, Aline Batista; Sônia Albuquerque . Africanidades e brasilidades. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
RODRIGUES, Aline Batista; Jorge Resque ; LAGE, Gabriel. . Ensino-aprendizagem de línguas na contemporaneidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
RODRIGUES, Aline Batista; REIS, M. V. . Práticas de leitura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
RODRIGUES, Aline Batista. A produção do conhecimento acadêmico: a história, a linguagem e o discurso. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, Aline Batista. A leitura como instrumento de poder. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUES, Aline Batista. Minicurso Práticas de Letramento e Reflexões sobre o processo de ensino. 2017. .

3.
RODRIGUES, Aline Batista. O pensar sobre o material didático: questão de autoria ou de reprodução. 2015. .

4.
RODRIGUES, Aline Batista. Atualização em Língua Portuguesa: o estudos do texto. 2012. .

5.
RODRIGUES, Aline Batista. Autonomia e Motivação no ensino-aprendizagem. 2010. (Palestra).

6.
RODRIGUES, Aline Batista. A Autonomia no Processo de Aprendizagem. 2010. (Palestra).

7.
RODRIGUES, Aline Batista. Laboratório de Redação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
RODRIGUES, Aline Batista. Curso de Leitura e produção textual. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tereza Lopes; RODRIGUES, Aline Batista; Karina Gaya. Participação em banca de Perseu Baia de Oliveira. O ensino de língua sob a perspectiva reflexiva-interacionista: professores e alunos interagindo de forma reflexiva a práxis de ensino-aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará.

2.
RODRIGUES, Aline Batista. Participação em banca de Mariceli Vasconcelos da Silva. O uso de HQ's para letramento do fundamental II. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem) - Universidade Federal do Pará.

3.
RODRIGUES, Aline Batista. Participação em banca de Débora Monteiro Elleres. Gráficos latrinários das portas de banheiros de uma universidade pública em Belém do Pará. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem) - Universidade Federal do Pará.

4.
PESSOA, F. C. C.; RODRIGUES, Aline Batista; PESSOA, B. J. B.. Participação em banca de Ronaldo Alex Raiol de Carvalho. A relevância do sistema braille como auxílio no processo de inclusão da pessoa cega na escola regular. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

5.
PESSOA, F. C. C.; RODRIGUES, Aline Batista; SILVA, H. E. F.. Participação em banca de Roberta Ferreira. Roteiro de análise para textos publicitários. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

6.
RODRIGUES, Aline Batista; BRASIL, R. M. S.. Participação em banca de Jerd Santiago Andrade. DO DISCURSO AO PÉ DA LETRA: Uma proposta de leituras e produções textuais a partir do gênero propaganda, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

7.
RODRIGUES, Aline Batista; BRASIL, R. M. S.. Participação em banca de Joseanny de Nazaré Pinheiro. O Gênero Reportagem como Ensino-Aprendizagem para leitura. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Jorge Resque; RODRIGUES, Aline Batista; Sônia Albuquerque. Participação em banca de Ariane Souza Matos e Brenda dos Santos Pinto.A figura da mulher negra na obra de Maya Angelou - Ainda assim eu me levanto: a literatura e a mulher negra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

2.
Viviane Jerônimo; RODRIGUES, Aline Batista; REIS, M. V.. Participação em banca de Gabriel de Sousa Ribeiro Garcia.O ensino da língua portuguesa como língua estrangeira: reflexos da formação do professor no ensino da língua no projeto AIESEC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

3.
Viviane Jerônimo; RODRIGUES, Aline Batista; Marco Antonio Camelo. Participação em banca de Alyne de Oliveira Ribeiro.A promoção da leitura na educação infantil por meio da literatura infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

4.
RODRIGUES, Aline Batista; Lídia Carla Holanda; Roberto França. Participação em banca de Ana Paula Fialho Ribeiro.O Conde de Monte Cristo x Revenge: um estudo comparativo da vingança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

5.
RODRIGUES, Aline Batista; Lídia Carla Holanda; Roberto França. Participação em banca de Izadora de Nazaré Aguiar da Costa.A figura do vampiro da era vitoriana a pós moderna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

6.
RODRIGUES, Aline Batista; Ângela Pereira; Áustria Brito. Participação em banca de Bianor Souza Rabelo Neto.O ensino da gramática hoje: uma abordagem para o 8º ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

7.
RODRIGUES, Aline Batista; Thaís Fernandes de Amorim. Participação em banca de João Pauo Seabra Nascimento.O ensino significativo da gramática discursiva em língua portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

8.
RODRIGUES, Aline Batista; Núbia Luzia Alencar Fonseca Dias; Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis. Participação em banca de Elliany Brito Santiago.Exercícios de fonética e fonologia e literatura inglesa: a leitura de poemas de Emily Dickinson numa turma de ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

9.
RODRIGUES, Aline Batista; Nisreene Abou Matar; Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis. Participação em banca de Luciana Souza Pena.Os desafios da interpretação no cenário amazônico: análise de problemas estruturais, físicos e linguísticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.

10.
RODRIGUES, Aline Batista; Núbia Luzia Alencar Fonseca Dias; Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis. Participação em banca de Andreza Setubal Ferreira.Português língua estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação docente para professores do ambiente virtual. 2016. (Oficina).

2.
II Encontro de Literatura de Expressão Amazônica - A produção literária na Amazônia paraense "do grande hotel à academia do peixe frito". 2015. (Encontro).

3.
25ª Jornada Nacional do Gelne. Os movimentos da escrita acadêmica: percurso de construção e reconstrução. 2014. (Congresso).

4.
25ª Jornada Nacional do Gelne: Grupo de estudos linguísticos e literários do Nordeste. 2014. (Congresso).

5.
25ª Jornada Nacional do GELNE: grupo de estudos linguísticos e literários do Nordeste. Os sujeitos do ensino e os objetos da aprendizagem: um olhar sobre o lugar do texto nas aulas de língua portuguesa nas escolas públicas municipais de Belém. 2014. (Congresso).

6.
Semana de Letras da Faculdade Brasil Amazônia.Sujeitos do Ensino e os objetos da aprendizagem: um olhar sobre o lugar do texto nas aulas de língua. 2014. (Encontro).

7.
De Leitores a Contadores de História. 2013. (Oficina).

8.
II Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura. 2012. (Congresso).

9.
III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2011. (Congresso).

10.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Ethos e Subjetividade: a constituição dos alunos como sujeito de sua escrita. 2011. (Congresso).

11.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).

12.
A auto-formação continuada de professores (Palestra). 2010. (Outra).

13.
Ensino-Aprendizagem de Línguas-Culturas na Amazônia. 2010. (Seminário).

14.
III Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Língua. 2010. (Congresso).

15.
III Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. 2010. (Congresso).

16.
II Pré-conferência do livro, leitura e literatura. 2010. (Encontro).

17.
Introdução à Gramaticalização. 2010. (Oficina).

18.
I Seminário de Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas. 2010. (Seminário).

19.
Possibilidades de auto-formação cooperada dos professores em contexto de mudança. 2010. (Outra).

20.
Seminário de Pesquisa em Andamento.Princípio de Subjetividade na Escritura de TCC: a constituição dos alunos como sujeito da escrita np processo de reesrita. 2010. (Seminário).

21.
Sujeito e Linguagem na ética bakhtiniana. 2009. (Oficina).

22.
VII Seminário do Curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa.As estratégias de Leitura com textos publicitários. 2009. (Seminário).

23.
XV Fórum Paraense de Letras.Os tipos de leituras e suas estratégia. 2009. (Simpósio).

24.
 I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (I CIELLA). 2007. (Congresso).

25.
Leitura de Texto - ASLIPA. 2007. (Oficina).

26.
Curso de Redação Jornalística ? Casa da Linguagem. 2003. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, Aline Batista; REIS, M. V. ; LAGE, Gabriel. . III Encontro de Tradução, Interpretação e Linguagem - Linguagens e Traduções: os desafios da contemporaneidade. 2017. (Outro).

2.
RODRIGUES, Aline Batista. XIV Seminário de Pesquisa em Andamento. 2017. (Outro).

3.
RODRIGUES, Aline Batista. Semana de Letras - Práticas de ensino-aprendizagem: lugares de reflexão. 2016. (Outro).

4.
RODRIGUES, Aline Batista. 1º Encontro de Tradução, Interpretação e Linguagem. 2015. (Outro).

5.
RODRIGUES, Aline Batista. Semana de Letras - linguagens e códigos contemporâneos: caminhos e perspectivas. 2015. (Outro).

6.
RODRIGUES, Aline Batista. I Encontro de Tradução, Interpretação e Linguagem - a língua que todos deveriam falar. 2015. (Outro).

7.
RODRIGUES, Aline Batista. I Seminário de Educação do Campo - Parfor. 2013. (Outro).

8.
RODRIGUES, Aline Batista; Rosinélio Trindade ; Thomas Fairchild ; SODRE, L. T. L. ; Socorro Morato . II SISEL-Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas. 2011. (Congresso).

9.
RODRIGUES, Aline Batista. I Seminário de Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas. 2010. (Outro).

10.
RODRIGUES, Aline Batista. Possibilidades de auto-formação cooperada dos professores em contextos de mudança (palestra proferida por Pedro Francisco González). 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Anunciada Gaia dos Santos. A coerência textual: leitura de mundo e leitura de palavras em textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

2.
Patrícia Reis Costa. A leitura e o mito do prazer. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

3.
Debora Rodrigues Ribeiro. Mecanismo de progressão referencial utilizados no gênero ata. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

4.
Brena Pollyana Pereira da Mota. Uso de vídeos regionais para a abordagem da variação linguística no primeiro ano do ensino médio técnico. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

5.
Jonilson Pinheiro Moraes. Práticas de Letramento de um projeto de extensão: reflexões sobre o letramento escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

6.
Douglas Lima de Brito. Estratégias de progressão referencial em redações de alunos do curso de Letras - LIBRAS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariele dos Santos Ribeiro e Léon Ribeiro Assunção. A língua portuguesa em relação de poder: heranças indígenas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

2.
Adria Larissa Matos Queiroz. Memória e ensino: a representação da mulher no livro didático de língua portuguesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

3.
Susan Fernanda Rocha Diniz. Linguística computacional: o linguista e a tecnologia, relações necessárias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

4.
Luiz Henrique Santos Cunha. O ethos feminino e os novos espartilhos: culto à beleza ou alienação às ideologias dominantes?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

5.
Najla Kethlyn Miranda Guedes. Me diz o que tu lês, que eu te digo quem és: a construção de um ethos feminino do caderno mulher. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

6.
Luisa Begot Valente. As histórias em quadrinhos e as lutas feministas: outros sentidos para as aulas de língua portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

7.
Thomaz de Aquino Santos Oliveira. Práticas de ensino nos livros didáticos de língua portuguesa: reflexões sobre fonética e fonologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

8.
Raimundo Anselmo Pimenta. O preconceito linguístico e as práticas escolares: por que não fazer?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

9.
Rose Kelly Vieira de Menezes. O machismo, a misoginia, o patriarcalismo e o século XXI: a constituição de um ethos da mulher à imagem e semelhança de Cristiane "Love School". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

10.
Helber Diogenes da Silva Pontes Júnior. Melancolia, desespero e suicídio: Elena, um ethos de muitas vozes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

11.
Suellen Cristina Soares Pereira. A imagem da mulher nas propagandas de cerveja: uma análise do ethos da cerveja "bottled instinct". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

12.
Marina Moraes Sampaio. O ENEM, certas práticas docentes e relação de poder: uma reflexão sobre o (não) ensino de textos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

13.
Camilo Raimundo Ribeiro. A desconstrução do heroi: Tyrion Lannister da narrativa da série game of thrones. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

14.
Ana Carolina Torres da Silva. Práticas de ensino de adaptação literária com base no livro "a turma do sítio a semana de 22: uma aventura modernista". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

15.
Alex de Sena Rodrigues. Proposta de ensino de língua inglesa por meio de gêneros textuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

16.
Verônica Tainá Ferreira e Ferreira. Os discursos ideológicos e a capa da revista veja: uma relação de poder. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

17.
Adriano Luis Guedes Menezes. A figura da mulher de 1940 comparada a mulher contemporânea baseada na obra de Nelson Rodrigues: o vestido de noiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

18.
Carlos Augusto Brito Oliveira. Distopia feminina e a desconstrução do gênero feminino: a personagem Arya Stark na narrativa em série as crônicas de gelo e fogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

19.
Dayse Maria Acácio Gomes. Propaganda devassa: o ethos feminino na publicidade da marca e seu discurso erótico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

20.
Luana Pinheiro Pinto. Cadê o tu que não está ali? O discurso dominante e a legitimidade de uma variação no livro didático de ple. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

21.
Larissa Freire Lima Ramos. A pintura em aquarela e o ethos discursivo: um caso de múltiplos sentidos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

22.
Paula Natasha Mendes Siqueira. Estratégias de argumentação nas propagandas publicitárias: uma análise das propagandas de perfumaria feminina de o boticário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

23.
Nancielene de Paula Sarges. O tratamento da variação linguística no livro didático de língua portuguesa: uma questão de análise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

24.
Venilton Gomes Coelho. Pegar o beco! Uma análise sociolinguística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

25.
Bianca Luiza Alcântara Santos. Variação linguística e o livro didático: o lugar nenhum do certo e do errado na língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

26.
Cleifso Barroso de Souza. Coesão e coerência: uma questão de análise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

27.
Leonan Lopes da Silva. Os gêneros do discurso presentes na obra the picture of dorian gray: uma análise comparativa tradutória-discursiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

28.
Alexandre Cunha da Silva. Música regional e o ensino de língua: um estudo acerca da educação musical como alternativa do ensino da Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

29.
Luiz Alberto de Melo Pontes. Imagem e ideologia: um estudo da logomarca e de cartazes de data-base do sindicato dos urbanitários do Pará entre 2002 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

30.
José Serruya Bitran. Análise dos fatores de textualidade com ênfase na coesão e na coerência textual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.

31.
Antonio Carlos Pereira Morais. Texto, textualidade e rede social: uma proposta de ensino de leitura e produção de textos para o ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Integradas Brasil Amazônia. Orientador: Aline Batista Rodrigues.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RODRIGUES, Aline Batista2017 RODRIGUES, Aline Batista; OLIVEIRA, C. B. . Arya Stark, donzela-guerreira?. TRAVESSIAS, v. 11, p. 158-331, 2017.


Livros e capítulos
1.
RODRIGUES, Aline Batista; Rosinélio Trindade . Língua portuguesa, linguagem e linguística. 1. ed. Ponta Grossa: Atena, 2017. v. 1. 154p .


Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, Aline Batista. O trabalho de Leitura e a Prática da sala de aula: uma dicotomia?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, Aline Batista. Práticas de ensino e vivência escolares: discutir é preciso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RODRIGUES, Aline Batista. Análise do Discurso e Práticas de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, Aline Batista; REIS, M. V. . Práticas de leitura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RODRIGUES, Aline Batista. A produção do conhecimento acadêmico: a história, a linguagem e o discurso. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, Aline Batista. I Seminário de Educação do Campo - Parfor. 2013. (Outro).

2.
RODRIGUES, Aline Batista. 1º Encontro de Tradução, Interpretação e Linguagem. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 11:48:00