Thamiris Oliveira de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7095416809985788
  • Última atualização do currículo em 22/09/2018


Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Pós-graduada em Linguística Aplicada: o ensino de língua inglesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Hoje trabalha como professora de inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Maricá. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de tecnologias na aprendizagem de inglês, construção identitária de professores, produção de material de ensino de inglês como língua estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thamiris Oliveira de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, Thamiris O.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Katia Cristina do Amaral Tavares.
2012 - 2014
Mestrado em ESTUDOS DA LINGUAGEM.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Paisagens identitárias de professoras de inglês da rede municipal do Rio de Janeiro: um estudo de práticas narrativas e avaliativas,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Inés Kayón de Miller.
Coorientador: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Linguística aplicada: o ensino de língua inglesa. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Teacher-generated material for a reading class in English at a technical school: a case study.
Orientador: Ricardo Luiz Teixeira de Almeida.
2007 - 2010
Graduação em Letras: Português/ Inglês.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Aula e Material de leitura de língua inglesa: a formação do sujeito leitor.
Orientador: Isabel Cristina Rangel Moares Bezerra.
Bolsista do(a): CETREINA, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Formação para Novos Servidores do IFFluminense. (Carga horária: 83h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2017 - 2017
TESOL Training Program. (Carga horária: 140h).
Northern Virginia Community College, NOVA, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de inglês EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Práticas de Ensino - inglês, Carga horária: 25
Outras informações
Professora das seguintes disciplinas: Estágio de língua inglesa I Metodologia de ensino de língua inglesa Fundamentos e práticas de ensino de língua inglesa III


Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de inglês do Ensino Médio (2011-2012) e do Centro de Idiomas (2013-2014).


Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, SME-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de inglês do 1º e 2º segmento do Ensino Fundamental


Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Carteira de trabalho, Enquadramento Funcional: Professora de inglês e espanhol, Carga horária: 10


Externato Hilmar, E.H., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora de inglês do 1º segmento do E.F., Carga horária: 20


FOLLOW ME, FOLLOW ME, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Mobile learning: um estudo sobre o uso de aplicativos educacionais para ensinar e aprender inglês
Descrição: Este projeto de pesquisa discute a relação entre os dispositivos móveis e a aprendizagem da língua inglesa, em especial, através do uso de aplicativos educacionais. Tendo em vista a existência de uma enorme quantidade de aplicativos para dispositivos móveis, gratuitos ou não, voltados para a aprendizagem de inglês, o objetivo da pesquisa é empreender um levantamento desses aplicativos, analisando suas características gerais para o ensino das quatro habilidades linguísticas, a saber, produção escrita, produção oral, compreensão escrita e compreensão oral, dentre outros aspectos pertinentes aos aplicativos, como feedback, acessibilidade, preço e nivelamento. Outro objetivo deste estudo é investigar o uso de aplicativos educacionais para o ensino e aprendizagem de inglês em diversos lugares do mundo, através da leitura de livros didáticos, teses, periódicos e blogs educacionais. Busca-se, assim, contribuir para a reflexão teórica e prática sobre as possibilidades e dificuldades do uso de aplicativos educacionais para fins pedagógicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Ensinar e aprender inglês na era dos dispositivos móveis: investigando o uso de aplicativos educacionais dentro e fora da escola
Descrição: Projeto de pesquisa fomentado pelo programa Jovens Talentos da Faperj, que tem como objetivo empreender um levantamento de aplicativos de dispositivos móveis, analisando suas propostas didáticas para a aprendizagem das quatro habilidades linguísticas. Pretende-se também investigar o uso de aplicativos educacionais para o ensino-aprendizagem de inglês por professores e alunos do Ensino Médio da cidade de Maricá..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Aulas e material de leitura: uma perspectiva da formação docente em língua inglesa
Descrição: A formação do professor de línguas estrangeiras (LE de agora em diante) compreende um processo de educação inicial e continuada (Moita Lopes, 1996; PCN-LE, 1998; Miller e Moraes Bezerra, 2004) que lhe permita ter o contato com um arcabouço teórico-metodológico a partir do qual possa construir sua prática docente. No entanto, isso não significa tomar tais construtos como elementos herméticos, sendo o professor apenas um implementador de teorizações ou de propostas metodológicas (Moraes Bezerra, 2006). Para isso, é preciso que, durante sua formação, além das questões teóricas da área, haja espaço para que o licenciando possa planejar, implementar e refletir sobre o fazer docente, estabelecendo um diálogo entre teoria e prática. O presente projeto insere-se exatamente neste espaço por oferecer ao licenciando de língua inglesa não apenas a oportunidade de desenvolver sua competência de uso social da língua inglesa, de construir conhecimentos sobre o ensino de leitura, planejar e implementar atividades visando o desenvolvimento dessa habilidade lingüística, mas, principalmente, de entender suas ações e decisões durante o processo ao refletir sobre sua prática pedagógica. Com isso, o licenciando poderá construir uma perspectiva da dimensão social da ação docente, especialmente da ação do professor de língua estrangeira no contexto brasileiro..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
App English at Enem: o ensino-aprendizagem da língua inglesa através de dispositivos móveis
Descrição: Este projeto de extensão pretende desenvolver um aplicativo educacional que revise conteúdos textuais, lexicais e gramaticais de língua inglesa, a partir de exercícios sobre as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Mobile Learning: a aprendizagem da língua inglesa através de aplicativos educacionais
Descrição: Este projeto de extensão pretende desenvolver na comunidade escolar do município de Maricá novas práticas educacionais com a utilização de tecnologias móveis, especialmente o uso de aplicativos para a aprendizagem da língua inglesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Divulgação da pesquisa e do patrimônio local através da Wikipédia: o uso de tecnologias educacionais na divulgação do conhecimento
Descrição: O Projeto busca desenvolver novas práticas educacionais por meio da utilização de ferramentas de pesquisa como sites na internet, onde o conhecimento poderá ser reformulado ou inserido na web, posicionando o educando de forma ativa na construção do conhecimento, interagindo com sites de divulgação do conhecimento. Com esta ação, busca-se atingir a comunidade escolar da mesoregião de atuação do Campus, facilitando também o conhecimento e reconhecimento da região, e contribuindo para a divulgação de informações e para o compartilhamento de experiências para futuras ações de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Best presenter (student category), Second Canadian International Conference on Advances in Education, Teaching and Technology.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, Thamiris O.2018 ARAUJO, Thamiris O.. Avaliando as potencialidades do telefone celular na aprendizagem de inglês para fins específicos. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1, 2018.

2.
ARAUJO, Thamiris O.2014 ARAUJO, Thamiris O.. MAS VOCÊS ACHAM QUE ELES APRENDEM?: PAISAGENS IDENTITÁRIAS EM NARRATIVAS E AVALIAÇÕES DE PROFESSORAS DE INGLÊS. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line), v. 2014, p. 1, 2014.

3.
ARAUJO, Thamiris O.2013ARAUJO, Thamiris O.. Charges brasileiras sobre a Copa do Mundo de 2014: uma análise multimodal. Aquila (Rio de Janeiro), v. IV, p. 11-24, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, Thamiris O.. 'Ih voltou querendo fingir que é professora': (Re)construção de identidades em narrativas e avaliações de professoras de inglês. In: Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAUJO, Thamiris O.; BARTOLO, M. . A gamificação em apps educacionais: investigando as potencialidades de Memrise e Upmind para a aprendizagem da língua inglesa. Seda - Revista de Letras da Rural - RJ, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, Thamiris O.. Reflexões sobre o projeto de extensão 'APP ENGLISH AT ENEM'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARAUJO, Thamiris O.. Avaliando as potencialidades do telefone celular na aprendizagem de inglês para fins específicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAUJO, Thamiris O.. The use of apps as complementary tools in teaching English as a foreign language at a public school in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARAUJO, Thamiris O.; BARTOLO, Mariana G. . A gamificação em apps educacionais: investigando as potencialidades de Memrise e Upmind para a aprendizagem da língua inglesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARAUJO, Thamiris O.. A gamificação e a aprendizagem da lingua inglesa através de aplicativos educacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ARAUJO, Thamiris O.. 'Ih voltou querendo fingir que é professora': (Re)construção de identidades em narrativas e avaliações de professoras de inglês.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAUJO, Thamiris O.. Mobile Learning: um estudo de aplicativos educacionais para ensinar e aprender inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARAUJO, Thamiris O.. 'Mas vocês acham que eles aprendem?' Paisagens identitárias no discurso de professores de inglês da rede municipal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARAUJO, Thamiris O.. A multimodalidade do gênero charge e sua aplicabilidade na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARAUJO, Thamiris O.. Paisagens identitárias de professoras de inglês da rede municipal do Rio de Janeiro: um estudo de práticas narrativas e avaliativas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAUJO, Thamiris O.. Teacher-generated material for a reading class in English at a technical school: a case study.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ARAUJO, Thamiris O.. Charges brasileiras sobre a Copa do Mundo de 2014: uma análise multimodal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ARAUJO, Thamiris O.. Paisagens identitárias de professoras de inglês da rede pública: um estudo de práticas narrativas e avaliativas (pôster). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ARAUJO, Thamiris O.. Avaliação do ensino de inglês na escola técnica: investigando o olhar discente sob a perspectiva sistêmico-funcional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo . Produção de material didático para ensino de leitura em inglês (demonstraçao de aula). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ARAUJO, Thamiris O.. O gênero publicitário na produção de materiais de leitura em língua inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo ; DALSÓQUIO, Lais . Atividades de leitura em língua inglesa e multissemioses: a formação do sujeito leitor (pôster). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo . Unidades de leitura: um olhar ao processo e aos entendimentos (pôster). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo . Produção e implementação de material de leitura: um olhar sobre o processo (pôster). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo . Oficina de leitura em língua inglesa: um olhar reflexivo (coordenação da oficina). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo . Produção de material didático para o ensino de leitura em inglês (oficina). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo ; Coordenador . Produção de Material em Língua Inglesa (oficina). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo ; Coordenador ; DALSÓQUIO, Lais ; Integrante . Curso de Extensão: Leitura em Língua Inglesa: aprofundando saberes (ministrante). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
ARAUJO, Thamiris O.. Fita Verde no Cabelo: o processamento da linguagem no conto de Guimarães Rosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ARAUJO, Thamiris O.; OLIVEIRA . Uma proposta para o ensino de figuras de linguagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ARAUJO, Thamiris O.. Reflexão acerca do feminino nas obras de Alencar e Azevedo: As donzelas enfermas nas escolas românticas e realistas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo . Questionando nosso processo de produção de material de leitura em língua inglesa: entendendo nossas dificuldades (pôster). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, Thamiris O.. Congresso Abralin em Cena IFFluminense (Parecerista da equipe técnico-científica). 2016. (Parecerista da equipe técnico-científica).

2.
ARAUJO, Thamiris O.. Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico dos cursos do Eixo de Infraestrutura. 2015. (Comissão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.A gamificação em apps educacionais: investigando as potencialidades de Memrise e Upmind para a aprendizagem da língua inglesa. 2017. (Simpósio).

2.
II Semana de Pesquisa, Extensão e Cultura do IFF-Maricá.Oficina Mobile Learning. 2017. (Encontro).

3.
IX Mostra de Extensão (IFFluminense - UENF - UFF). 2017. (Exposição).

4.
Second Canadian International Conference on Advances in Education, Teaching and Technology. The use of apps as complementary tools in teaching English as a foreign language at a public school in Brazil. 2017. (Congresso).

5.
Congresso Abralin em Cena IF Fluminense. A gamificação e a aprendizagem da lingua inglesa através de aplicativos educacionais. 2016. (Congresso).

6.
I Semana de Pesquisa, Extensão e Cultura do IFF-Maricá.Oficina Mobile Learning. 2016. (Oficina).

7.
I Semana de Pesquisa, Extensão e Cultura do IFF-Maricá. 2016. (Encontro).

8.
IX Enplirj - Encontro de professores de língua inglesa do Rio de Janeiro.Questões étnico-raciais nas aulas de língua inglesa: do livro didático à Web 2.0. 2016. (Encontro).

9.
VIII Mostra de Extensão (IFFluminense - UENF - UFF). 2016. (Exposição).

10.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Mobile Learning: um estudo de aplicativos educacionais para ensinar e aprender inglês. 2015. (Simpósio).

11.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. 'Ih voltou querendo fingir que é professora': (Re)construção de identidades em narrativas e avaliações de professoras de inglês. 2015. (Congresso).

12.
I Afro IFF. 2015. (Encontro).

13.
III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. 2015. (Congresso).

14.
I Roda de Conversa. 2015. (Encontro).

15.
Palestra: Programa Wikipédia na Educação. 2015. (Outra).

16.
Palestra Wikipédia: Princípios básicos para professores. 2015. (Outra).

17.
III Simpósio sobre Ensino de Línguas Estrangeiras CEFET-RJ."Mas vocês acham que eles aprendem?" Paisagens identitárias no discurso de professores de inglês da rede municipal. 2014. (Simpósio).

18.
V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. A multimodalidade do gênero charge e sua aplicabilidade na sala de aula. 2014. (Congresso).

19.
VIII Jornada de Estudos da Linguagem.Paisagens identitárias de professores de inglês da rede municipal do Rio de Janeiro: um estudo de práticas narrativas e avaliativas. 2014. (Simpósio).

20.
Workshop Maximize the use of readers and posters. 2014. (Outra).

21.
II CDL (Ciclo de Debates em Linguagem): Tendências e Teses..Paisagens identitárias de professoras de inglês da rede pública: um estudo de práticas narrativas e avaliativas. 2013. (Seminário).

22.
IV Simpósio de Pós-graduação lato sensu em Letras..Teacher-generated material for a reading class in English at a technical school: a case study.. 2013. (Simpósio).

23.
V Jornada de Estudos do Discurso.Charges brasileiras sobre a Copa do Mundo de 2014: uma análise multimodal.. 2013. (Simpósio).

24.
Workshop: Creative Teaching Practices. 2013. (Outra).

25.
VI Jornada de Estudos do Discurso.Avaliação do ensino de inglês na escola técnica: investigando o olhar discente sob a perspectiva sistêmico-funcional. 2012. (Outra).

26.
7º ENPLIRJ (Encontro de professores de língua inglesa do Rio de Janeiro).Produção de material didático para ensino de leitura em inglês. 2010. (Encontro).

27.
III Encontro Articulando a Universidade e a Escola Básica no Leste Fluminense.Produção de material didático para ensino de leitura em inglês. 2010. (Oficina).

28.
IV SEMINÁRIO FFP PARA TODOS.Oficina de leitura em língua inglesa: um olhar reflexivo. 2010. (Oficina).

29.
Linguagem: múltiplos olhares - UFRRJ.Produção de material em língua inglesa. 2010. (Oficina).

30.
Música e Literaturas de Língua Inglesa. 2009. (Encontro).

31.
Oficina: A importância das inferências nas tirinhas e quadrinhos. 2009. (Oficina).

32.
Oficina: Teoria da Modernidade: O expectro do Barroco. 2009. (Encontro).

33.
Palestra: Interações Virtuais com Foco Interativo. 2009. (Outra).

34.
X Encontro Anual de Prática Exploratória.A produção de material didático: explorando nossos questionamentos. 2009. (Encontro).

35.
XIII Congresso Nacional de Linguística e Folologia. Monitoria. 2009. (Congresso).

36.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Fita Verde no Cabelo: O processamento da linguagem no conto de Guimarães Rosa. 2009. (Encontro).

37.
VIII Seminário de Línguas e Literaturas. 2008. (Seminário).

38.
VII Seminário de Línguas e Literaturas. 2007. (Seminário).

39.
Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, Thamiris O.; LOBO, Rodrigo ; MORAES BEZERRA, Isabel Cristina Rangel ; RODRIGUES, R. L. A. . Curso Leitura em Língua Inglesa: aprofundando saberes (monitoria). 2010. (Outro).

2.
ARAUJO, Thamiris O.. Congresso Nacional de Linguística e Filologia (Membro da Comissão de Apoio). 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Gabryella Granado, Eliza Paolielo e Eryck Lourenço. Investigando o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de professores de inglês da rede municipal de Maricá. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Fluminense. (Orientador).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, Thamiris O.. The use of apps as complementary tools in teaching English as a foreign language at a public school in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Colocação em concursos públicos:

4º lugar - Concurso para professor de inglês da Fundação de Apoio à Escola Técnica (2010);
1º lugar - Concurso para professor substituto de Metodologia de Ensino de Língua Inglesa da UERJ (2013);
2º lugar - Concurso para professor de inglês do Instituto Federal Fluminense (2014).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 23:25:18