Edmilson Minoru Torisu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0058009945610234
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Licenciatura Plena em Matemática, Especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto e Doutorado em Educação (linha de pesquisa: Educação Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche na Rutgers - University of the State of New Jersey - USA. Tem grande interesse em estudos na área de Psicologia da Educação Matemática, em particular: afetividade, crenças, autoconceito e suas implicações no processo de ensino aprendizagem em Matemátca. Estudos envolvendo a Teoria da Atividade e a Educação Matemática Crítica também são de grande interesse. É professor adjunto do departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, professor e coordenador do programa de pós-graduação em Educação Matemática desta mesma instituição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edmilson Minoru Torisu
Nome em citações bibliográficas
TORISU, E. M.;Torisu, Edmilson Minoru

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas.
Rua Quatro,786 Campus Morro do Cruzeiro
Bauxita
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil
Telefone: (31) 35591241
URL da Homepage: http://www.iceb.ufop.br/demat/perfil/perfil.php?id=19


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em The State University of New Jersey - New Brunswick (Orientador: Arthur B. Powell).
Título: Motivos para envolvimento em tarefas investigativas em aulas de Matemática à luz da Teoria da Atividade, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Jussara de Loiola Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Crenças de autoeficácia e motivação para Matemática: um estudo com alunos do nono ano de uma escola pública de Ouro Branco, Minas Gerais., Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ana Cristina Ferreira.
Palavras-chave: Crenças de autoeficácia; Educação Matemática, Teoria Social Cognitiva; Ensino e aprendizagem de Matemática.
2006 - 2008
Especialização em Especializaçao em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Um estudo sobre as atitudes e o autoconceito em relação à matemática dos alunos de 4a 6a séries da cidade de Ouro Branco - MG.
Orientador: Ana Cristina Ferreira.
2010 - 2011
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais, UTRAMIG, Brasil.
1989 - 1992
Graduação em Bacharelado em Matemática.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, PUC - MINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 8


Faculdade Batista de Minas Gerais, FBMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Discreta


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Tutor EAD, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 4


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2013
Vínculo: professor Ensino Médio, Enquadramento Funcional: .PROFESSOR, Carga horária: 20


Gerdau Açominas, GA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2009
Vínculo: Professor do Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Nesse projeto, denominado "Educando para a Qualidade", a Gerdau Açominas oferecia aos funcionários os ensinos fundamental e médio, além de várias opções de cursos técnicos.


Colégio Batista Mineiro, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2011
Vínculo: professor do Ensino Médio, Enquadramento Funcional: .Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor dos ensinos Fundamental e Médio


Colégio Carlos Drummond de Andrdade, CCDA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Professor do Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Transpondo muros: o Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP e a formação inicial/continuada de professores de Ouro Preto
Descrição: O Objetivo desse projeto é levar ao conhecimento dos professores da rede pública de ensino de Ouro Preto e região, alguns produtos elaborados no Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP que possam auxiliá-los em sua prática diária de sala de aula,. Isso pode alargar as possibilidades de aprendizagens expansivas em relação à Matemática, tanto dos discentes das escolas e discentes da licenciatura em Matemática da UFOP, quanto dos docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edmilson Minoru Torisu - Coordenador.
2016 - Atual
OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - OIIIIPe
Descrição: O presente projeto de pesquisa enseja uma reflexão sobre a pedagogia na universidade, propondo analisar os elementos que caracterizam a inovação pedagógica no processo de formação docente. O conceito de inovação pedagógica apresentado nesse projeto diz respeito às práticas formativas que se caracterizam por elementos suscetíveis à rupturas paradigmáticas reconfiguração de saberes, interculturalidade, epistemologia social (legitimação de novas formas de conhecimento), desinstitucionalização (continuidade e descontinuidade das racionalidades institucionais), protagonismo, participação e outros que podemos agregar no avançar dos estudos. Pretendemos desenvolver, manter e disseminar narrativas contemporâneas acerca das relações inclusivas, pedagogicamente inovadoras e interculturais no processo de formação de educadoras e educadores das universidades parceiras neste projeto; promover e participar de eventos, conferências, relatórios e artigos que tenham como enfoque o crescimento, a consolidação e o fortalecimento das relações entre as universidades parceiras; e publicamente promover o projeto aqui proposto, por meio de atividades colaborativamente planejadas e executadas entre nossas universidades. As metodologias de pesquisa pretendem problematizar concepções culturais colonialistas que podem ser subestimadas no cotidiano da vida acadêmica, buscando possibilitar que as universidades participantes identifiquem, reflitam criticamente e adotem mudanças institucionais que fortaleçam relações orientadas pela inclusão, pela inovação pedagógica e pela interculturalidade. Para tanto, este projeto se baseará em diferentes abordagens metodológicas, explicitadas no decorrer do texto, como: etnografia digital, pesquisa colaborativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Outras metodologias poderão ser incorporadas ao projeto na medida em que outras universidades participantes incluírem/apresentarem seus subprojetos de pesquisa que serão recortes desse projeto. A seguir, será discorrido a respeito de cada metodologia adotada, de acordo com a demanda de cada universidade participante.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Edmilson Minoru Torisu - Coordenador / Marco Antonio Melo Franco - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Integrante / Reinaldo Fleury - Integrante / Sandra Cordeiro de Melo - Integrante / Claudio Furtado - Integrante / era Lucia Messias Fialho Capellin - Integrante / Vicente J. Llorent - Integrante / Mylene Cristina Santiago - Integrante / Marcilene Magalhães da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Transpondo muros: o Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP e a formação inicial/continuada de professores de Ouro Preto
Descrição: Os Mestrados Profissionais são uma realidade cada vez mais presente nas universidades brasileiras. Nesta modalidade de pós-graduação stricto sensu a pesquisa se volta para que, ao final, além da dissertação, o estudante apresente uma proposta de ação que tenha impacto no sistema ao qual se dirige e que temos denominado produto. No caso dos mestrados profissionais em Educação esses produtos, muitas vezes, constituem-se como novas propostas para o ensino de algum conteúdo. Este trabalho apresenta o relato de uma experiência vivenciada ao longo do segundo semestre de 2016, como parte das ações de um projeto extensionista, cujo propósito foi apresentar à comunidade de professores de escolas públicas da cidade de Ouro Preto, Brasil, produtos oriundos do mestrado profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Um grupo composto por um professor coordenador, um bolsista e dois professores utilizaram akguns produtos em turmas de sexto e nono anos. Pôde-se concluir que este uso possibilitou, aos professores, acesso a novas opções de exploração de conteúdos matemáticos em sala de aula, constituindo-se como rotas alternativas interessantes na escolha por caminhos que despertem a curiosidade dos alunos para a aprendizagem matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edmilson Minoru Torisu - Coordenador / Ricardo Alexandre de Figueiredo - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2017 - 2017
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2017 - 2017
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2018 - 2018
Periódico: ALEXANDRIA (UFSC)
2018 - 2018
Periódico: ZETETIKÉ (ON LINE)
2018 - 2018
Periódico: revista sergipana de educação matemática
2018 - 2018
Periódico: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
5BOSCO, C. S.2018BOSCO, C. S. ; SANTOS, M. O. ; TORISU, E. M. . DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. MOMENTO: DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 27, p. 208-225, 2018.

2.
1Torisu, Edmilson Minoru2018 Torisu, Edmilson Minoru. Motivos para Participação em Tarefas Investigativas na Aula de Matemática: uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental. Bolema (Rio Claro), v. 32, p. 549-569, 2018.

3.
3OLIVEIRA, L. M.2018OLIVEIRA, L. M. ; TORISU, E. M. . DESENVOLVIMENO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DURANTE A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. REV. TRIANGULO, v. 11, p. 156-174, 2018.

4.
4FRANCO, M. A. M.2018FRANCO, M. A. M. ; SILVA, M. M. ; TORISU, E. M. . INCLUSÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 1320-1333, 2018.

5.
Torisu, Edmilson Minoru2018Torisu, Edmilson Minoru. Sentidos e significados atribuídos por um grupo de estudantes às tarefas matemáticas. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 390-403, 2018.

6.
6Torisu, Edmilson Minoru2018Torisu, Edmilson Minoru. Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 1, p. 96-107, 2018.

7.
8TORISU, E. M.2016TORISU, E. M.. MOTIVOS DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAÇÃO EM TAREFAS INVESTIGATIVAS NA AULA DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. ALEXANDRIA (UFSC), v. 9, p. 349-367, 2016.

8.
7TORISU, E. M.2016TORISU, E. M.; SILVA, M. M. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 270-285, 2016.

9.
9TORISU, E. M.2009TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . A TEORIA SOCIAL COGNITIVA E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA/The social cognitive theory and the mathematic teaching-learning process: considerations on the self-efficacy beliefs. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO (UFRJ), v. 14(03), p. 168-177, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TORISU, E. M.. TRANSPONDO MUROS: O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP E A FORMAÇÃO INICIAL/CONTINUADA DE PROFESSORES DE OURO PRETO. In: VIII Congresso Ibero Amricano de Educação Matemática, 2017, Madri. Libro de Actas, 2017. p. 168-176.

2.
TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. ; SILVA, A. C. A. . A INSERÇÃO DE RECÉM-DOUTORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EL PROFESSORADO PRINCIPIANTE Y LA INDUCCIÓN A LA DOCENCIA, 2016, SANTO DOMINGO. Anais, 2016.

3.
TORISU, E. M.. DIÁLOGO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO NA COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA. In: Simpósio Educação Matemática em debate (SIMPEMAD), 2014, Joinvile. Anais simpemad, 2014.

4.
TORISU, E. M.; ARAUJO, J. L. . UMA ANÁLISE DO CARÁTER POLIMOTIVACIONAL DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM, 2013.

5.
TORISU, E. M.. ACOMPANHAMENTO EXTRACLASSE E FORTALECIMENTO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA.. In: V SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, PETRÓPOLIS. ANAIS DO V SIPEM, 2012.

6.
TORISU, E. M.; ARAUJO, J. L. . CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE: POSSIBILIDADES DE SINTONIA ENTRE MOTIVO E OBJETO. In: XVI EBRAPEM - ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, CANOAS. ANAIS DO XVI EBRAPEM, 2012.

7.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: o caso de Daso de Daay. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. trabalhos, 2010.

8.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E MOTIVAÇÃO PARA MATEMÁTICA: um estudo com aluos do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Branco. In: XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de estudantes de pós graduação em Educação Matemática - Educação Matemática - Diversidades e particularidades no cenário nacional, 2010, Campo Grande. trabalhos, 2010.

9.
TORISU, E. M.; Ferreira, Ana Cristina . CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE OURO BRANCO - MG. In: XIII EBRAPEM, 2009, Goiania. Trabalhos 2009. goiania, 2009.

10.
TORISU, E. M.; CARVALHO, M. L. O ; MONTEIRO, Eliziê Frans de Castro . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENQUANTO CAMPO DO SABER: BREVE HISTÓRICO E TENDÊNCIAS BRASILEIRAS. In: IV EEMOP - Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2009, Ouro Preto. Trabalhos IV EEMOP, 2009.

11.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . ATITUDES E AUTOCONCEITO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5 E 7 ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE OURO BRANCO-MG. In: (IV SIPEM) IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Brasília. Anais -, SIPEM - UCB - 2009, 2009.

12.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE OURO BRANCO-MG. In: (V EMEM) V ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, LAVRAS. ANAIS V EMEM - 2009, 2009.

13.
TORISU, E. M.; CARVALHO, M. L. O ; VIEIRA,C.R . SIMETRIAS NOS PADRÕES DE REPETIÇÃO NA TEORIA DOS GRUPOS.. In: I EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2008, Ipatinga. Trabalhos EREM, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, J. L. ; CAMPOS, I. S. ; TORISU, E. M. . MOTIVES TO VOLUNTARILY PARTICIPATE IN A MATHEMATICAL MODELLING PROJECT. In: Conference of the International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications, 2015, Nottingham. ANAIS, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. O. ; BOSCO, C. S. ; TORISU, E. M. . E AGORA, COMO FAZER?: O PROCESSO DE INSERÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. In: V Semináio Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2017, Belo Horizonte. Anais do V SENEPT, 2017. p. 50-50.

Apresentações de Trabalho
1.
TORISU, E. M.. ESCPECIALIZR-SE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS PORQUÊS DAS ESCOLHAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, F. A. R. E. ; TORISU, E. M. . O papel da Educação em Ciências e Matemática para a Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TORISU, E. M.. DIÁLOGO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO NA COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
TORISU, E. M.; ARAUJO, J. L. . UMA ANÁLISE DO CARÁTER POLIMOTIVACIONAL DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TORISU, E. M.. ACOMPANHAMENTO EXTRACLASSE E FORTALECIMENTO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
TORISU, E. M.; ARAUJO, J. L. . CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE: POSSIBILIDADES DE SINTONIA ENTRE MOTIVO E OBJETO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TORISU, E. M.. COMPREENDENDO A MOTIVAÇÃO DO ALUNO PARA APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
TORISU, E. M.; Ferreira, Ana Cristina . CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E MOTIVAÇÃO PARA MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE OURO BRANCO-MINAS GERAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . . CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE OURO BRANCO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TORISU, E. M.; MONTEIRO, Eliziê Frans de Castro ; CARVALHO, M. L. O . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENQUANTO CAMPO DO SABER: BREVE HISTÓRICO E TENDÊNCIAS BRASILEIRAS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE OURO BRANCO-MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . ATITUDES E AUTOCONCEITO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5 E DO 7 ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE OURO BRANCO-MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CARVALHO, M. L. O ; TORISU, E. M. ; VIEIRA,C.R . SIMETRIAS NOS PADRÕES DE REPETIÇÃO NA TEORIA DOS GRUPOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TORISU, E. M.. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICACRÍTICA NA VISÃO DE ARTHUR POWELL. Campo Mourão: Revista Paranaense de Educação Matemática, 2017 (Entrevista).

2.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina . Actitudes y auto concepto con respecto a la Matemática: Un estudio con alumnos de 5o e 7o año de la enseñanza básica en Brasil 2009 (Resumo em revista de Educação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TORISU, E. M.. PARECERISTA AD HOC DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM). 2016.

2.
TORISU, E. M.. PARECERISTA AD HOC DA QUARTA ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DO SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL PIBID - MATEMÁTICA. 2014.

3.
TORISU, E. M.. COORDENADOR DE SESSÃO ORAL NO XI ENEM - ENCONTRO DE NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTIAGO, M. C. ; TORISU, E. M. . Diálogos Interculturais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTIAGO, M. C. ; TORISU, E. M. . Inovação Pedagógica, certezas e incertezas: os desafios da docência. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
TORISU, E. M.. Sessão de Trabalhos - XXII Ebrapem. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
TORISU, E. M.. O MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, L. M. ; TORISU, E. M. . Oficinas de Matemática para a Educação Integral: A oficina do Banco Imobiliário e sugestões para trabalhar de forma interdisciplinar. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educacional).

2.
CARDOSO, P. R. ; TORISU, E. M. . Experiências na Educação Estatística de alunos Surdos do terceiro ano do Ensino Médio. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto educacional).

3.
TORISU, E. M.. Fundamentos cognitivos do processo de ensino aprendizagem: abordagem epistemológica genética e abordagem sócio-interacionista. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
TORISU, E. M.. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENQUANTO CAMPO DO SABER: BREVE HISTÓRICO E TENDÊNCIAS BRASILEIRAS. 2010. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REIS, F. S.; SANTOS, E. C.; GARCIA, N. A. B.; TORISU, E. M.. Participação em banca de Márcio Antônio Cometti. DISCUTINDO O ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS NO CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA 3D PARA A APRENDIZAGEM. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
FERREIRA, Ana Cristina; PASSOS, C. M.; TORISU, E. M.. Participação em banca de LUDMILA GERALDA DE PAULA. DESENVOLVENDO A MATEMACIA COM O PROJETO ÁGUA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE OURO PRETO (MG). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
CAMPOS, D. F.; PINTO, M. M. F.; TORISU, E. M.. Participação em banca de Edmar Luiz Gomes Junior. A ELABORAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO PAUTADAS EM SITUAÇÕES HISTÓRICAS: O SISTEMA HIDRÁULICO DA ALHAMBRA E O BLOCO GRANDEZAS E MEDIDAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
VIANA, M. C. V.; SILVA, A. M.; TORISU, E. M.. Participação em banca de ALINE AMANDA SOUSA LOPES SODRÉ. REFLEXÕES SOBRE SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
FERREIRA, Ana Cristina; BZUNECK, J. A.; TORISU, E. M.. Participação em banca de JUCILEIDE DAS DORES LUCAS TOLENTINO. MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: ANÁLISE DO POTENCIAL DE UM GRUPO DE ESTUDOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Teses de doutorado
1.
ARAUJO, J. L.; CALDEIRA, A. D.; TOMAZ, V. S.; ALMEIDA, L. M. W.; KAWASAKI, T. F.; TORISU, E. M.. Participação em banca de ilaine da Silva Campos. A DIVISÃO DO TRABALHO NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA SEGUNDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
DAVID, M. M. M. S.; KAWASAKI, T. F.; BORBA, M. C.; ARAUJO, J. L.; SILVA, D. S.; MILL, D. R. S.; TORISU, E. M.; CUNHA, M. A. A.. Participação em banca de Jorge Luis Costa. ARTEFATOS MEDIADORES NA EAD NA ATIVIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO GRADATIVO DE UTILIZAÇÃO, APROPRIAÇÃO E MUDANÇAS. 2016. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
ARAUJO, J. L.; CALDEIRA, A. D.; TOMAZ, V. S.; TORISU, E. M.. Participação em banca de Ilaine da Silva Campos. A DIVISÃO DO TRABALHO NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA SEGUNDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
VIANA, M. C. V.; TORISU, E. M.; SILVA, A. M.. Participação em banca de ALINE AMANDA SOUSA LOPES SODRÉ. REFLEXÕES SOBRE SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
TORISU, E. M.; GARCIA, N. A. B.; REIS, F. S.. Participação em banca de Márcio Antônio Cometti. DISCUTINDO O ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS NO CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA 3D PARA A APRENDIZAGEM. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FERREIRA, Ana Cristina; TORISU, E. M.; GOMES, M. L. M.. Participação em banca de Jucileide das Dores Lucas Tolentino. MOTIVAÇÃO PARA APRENDER MATEMÁTICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FERREIRA, Ana Cristina; TORISU, E. M.; PASSOS, C. M.. Participação em banca de Ludmila Geralda de Paula. EXPLORANDO NOÇÕES DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: ANÁLISE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE OURO PRETO (MG). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
TORISU, E. M.; FERREIRA, Ana Cristina; BOSCO, C. S.; DEODATO, A. A.. Participação em banca de Luan Martins de Oliveira. CONSTRUÇÃO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORISU, E. M.; GUALBERTO, J.; CARVALHO, R.. Participação em banca de Gislaine Kelly Tavares Rocha.MATEMÁTICA: METODOLOGIAS DE ENSINO EMPREGADAS PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas.

2.
TORISU, E. M.; RIBEIRO, F.; CARVALHO, R.. Participação em banca de Isabella da Cruz Moreira.JOGOS MATEMÁTICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas.

3.
TORISU, E. M.. Participação em banca de Marina de Sena Dias e Paulo César Leite Xavier.O ENSINO DE PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS NO NONO ANO DO ENSINO MÉDIO, PAUTADO NO MODELO DE VAN HIELE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TORISU, E. M.; DETONI, A. R.; FRANCHI, R. H. O. L.. Concurso para professor efetivo do Departamento de Educação Matemática. 2018. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
MOREIRA, P. C.; TORISU, E. M.; VIANA, M. C. V.. Concurso para professor substituto do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL, INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA- OIIIIPe.Diálogos Interculturais. 2018. (Encontro).

2.
VI ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL, INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA- OIIIIPe.Inclusão, lugar de um lugar de todos: da educação básica ao ensino superior.. 2018. (Encontro).

3.
VI ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL, INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA- OIIIIPe.Inovação Pedagógica, certezas e incertezas: os desafios da docência. 2018. (Encontro).

4.
VI ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL, INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA- OIIIIPe.MOSTRA DE SABERES. 2018. (Encontro).

5.
XI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (IX EEPEMP. 2018. (Encontro).

6.
XXII Encontro Brasileiro de Pesquisa em Educação Matemática - XII EBRAPEM.Sessão de apresentação de trabalhos. 2018. (Encontro).

7.
VIII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática. TRANSPONDO MUROS: O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP E A FORMAÇÃO INICIAL/CONTINUADA DE PROFESSORES DE OURO PRETO. 2017. (Congresso).

8.
Simpósio Educação Matemática em Debate (SIMPEMAD).Diálogo em sala de aula de Matemática: uma forma de comunicação na cooperação investigativa. 2014. (Simpósio).

9.
V Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática de Ouro Preto o.Do mestrado profissional em Educação Matemática na UFOP ao doutorado em Educação na UFMG: o caminho percorrido. 2013. (Encontro).

10.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática - XI ENEM.Uma análise do caráter polimotivacional de uma atividade investigativa à luz da Teoria da Atividade. 2013. (Encontro).

11.
V SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Acompanhamento Extraclasse e Fortalecimento das Crenças de Autoeficácia Matemática.. 2012. (Seminário).

12.
XVI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática - As Tintas na Pesquisa em Educação Matemática nos Papeis Sociais. os nos.Cenários para investigação Matemática como Atividade: possibilidade de sintonia entre motivo e objeto.. 2012. (Encontro).

13.
II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Compreendendo a motivação do aluno para aprender Matemática por meio das crenças de autoeficácia. 2011. (Encontro).

14.
34 PME - Conference of the international group for the psychology of Mathematics Education. 2010. (Congresso).

15.
XIV EBRAPEM - Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional.Crenças de autoeficácia e motivação para Matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Branco, MG. 2010. (Encontro).

16.
(IV SIPEM) IVSIimpoósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemáticatica.Atitudes e autocencieto em relação à Matemática: um estudo de caso com alunos 5 e 7 anos do ensino fundamental ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE OURO BRANCO-MG. 2009. (Simpósio).

17.
(VII SIMPOED) VII Simpósio de formação e profissão docente. 2009. (Simpósio).

18.
IV EEMOP - Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.A educacão Matemática enquanto campo do saber: breve histórico e tendências brasileiras. 2009. (Encontro).

19.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática.em Matemática: estudo de caso envolvendo um grupo de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Branco - MG. 2009. (Encontro).

20.
XIII EBRAPEM - Educação Matemática: A relação entre pesquisa e as práticas pedagógicas em sala de aula.Crenças de auto-eficácia e desempenho em Matemática: estudo de caso envolvendo um grupo de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Branco/MG. 2009. (Encontro).

21.
I EREM - Encontro Regional de Educação Matemática de Ipatinga.Simetrias nos padrões de repetição e na teoria dos grupos. 2008. (Encontro).

22.
IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007. (Encontro).

23.
IV Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2006. (Encontro).

24.
II Seminário Internacional de Educação -. 2004. (Seminário).

25.
III Encontro Mineiro de Educação Matemática - Desafios atuais do professor de Matemática. 2003. (Encontro).

26.
III Seminário de Educação Supletiva do Sistema FIEMG. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORISU, E. M.; REIS, F. S. ; VIANA, M. C. V. ; CAMPOS, D. F. ; FERREIRA, N. S. ; SILVA, N. M. ; PINTO, R. A. ; ROCHA, M. D. . VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto/VIII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Silva Mendes. UMA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA BEM-SUCEDIDO EGRESSO DA EAD. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Rossely Valoni de Jesus. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Cristian Quintão Assis. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
LUAN MARTINS DE OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORA E PESQUISADOR NA PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Edmilson Minoru Torisu.

2.
Pablo Ricardo Cardoso. Programa Etnomatemática e Estudos Surdos: interlocuções na Educação Estatística de alunos surdos em uma escola pública inclusiva. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, . Orientador: Edmilson Minoru Torisu.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 4:44:53