Maria Tereza de França Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2818462535841384
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Maria Tereza possui carreira desenvolvida na área Educacional, atuando na elaboração e implantação de Projetos Sociais, Programas de Educação Emocional e Práticas Educativas, voltados ao primeiro, segundo e terceiro setor, em todo o território nacional. Criação de programas de desenvolvimento baseados nas habilidades de relacionamento interpessoal, social e emocional, materiais teóricos, conteúdos e cursos EAD e consultoria personalizada, conforme a necessidade do cliente. Concepção de briefings para elaboração e produção de materiais pedagógicos (livros didáticos, livros digitais interativos, recursos psicopedagógicos e cursos EAD) de educação emocional e social: delimitação do eixo teórico, conteúdos e estrutura dos materiais. Implantação e gestão da plataforma de educação à distância (moodle), junto à equipe terceirizada, para User Experience do público alvo. Coordenação e capacitação profissional das áreas de Produção Editorial, Comunicação e dos consultores pedagógicos, no interior de SP, Nordeste e França, ministrando treinamento de aculturação, para apresentar conteúdos, produtos e serviços oferecidos, bem como a implantação, elaboração de materiais e o acompanhamento do programa junto ao cliente, durante a vigência do contrato. Treinamento de Educação Emocional e Social para Gestores Escolares, Professores, equipe técnica das Secretarias de Educação e de ONGs. Participação em palestras e reuniões comerciais estratégicas, apresentando o referencial teórico utilizados nos programas educacionais e report de resultados para clientes. Avaliação e acompanhamento das agendas dos consultores, para organização das implantações de programas e projetos em desenvolvimento e avaliação de resultados dos programas desenvolvidos, garantindo a utilização de instrumentos mais eficazes, base de dados confiáveis e melhoria contínua, condizentes com a realidade dos clientes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Tereza de França Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, M. T. F.;Belchio, Maria Tereza de França Souza;BELCHIOR, M. T. F. S.;Souza, Maria Tereza de França Souza

Endereço


Endereço Profissional
Araujo|Inteligência Relacional, Liga Pela Paz.
Rua São José - de 1400/1401 a 2098/2099
Jardim Sumaré
14025180 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (016) 35053100
URL da Homepage: http://www.inteligenciarelacional.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Especialização em andamento em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 420h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2018
Especialização em neuropsicologia aplicada a neurologia infantil. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Mudanças no comportamento e na granularidade emocional após educação emocional e social com crianças.
Orientador: Mateus Silvestrin.
2015 - 2016
Especialização em Educación emocional y social y bienestar. (Carga Horária: 400h).
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: Aprendendo com Emoções Um Programa de Educação Emocional para crianças de 3 a 6 anos.
Orientador: Profª Drª Ruth Ortiz.
2014 - 2016
Especialização em Psicopedagocia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 604h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: POR QUE EDUCAR PARA AS EMOÇÕES? UM PERCURSO HISTÓRICO DE UM TEMA QUE COMEÇA A GANHAR DESTAQUE NA ATUALIDADE..
Orientador: Profª Drª Bruna Fantanelli Grigolli..
2006 - 2011
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Conciliação família e trabalho:a perspectiva de crianças sobre o cotidiano familiar.
Orientador: Regina Helena Lima Caldana.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2018
MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 420h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Design Instrucional. (Carga horária: 12h).
Udemy, UDEMY, Estados Unidos.
2018 - 2018
Gestão Ágil com Scrum. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2018 - 2018
Liderança. (Carga horária: 24h).
Veduca, Veduca, Brasil.
2018 - 2018
Gestão de pessoas. (Carga horária: 24h).
Veduca, Veduca, Brasil.
2018 - 2018
Responsabilidade Social. (Carga horária: 24h).
Veduca, Veduca, Brasil.
2018 - 2018
Design Thinking. (Carga horária: 24h).
Escola de Design Thinking - ECHOS, ECHOS, Brasil.
2018 - 2018
Metodologia Ágil. (Carga horária: 10h).
Descola Cursos Inovadores, DESCOLA, Brasil.
2013 - 2013
Educação Integral: Contribuições do Programa Mais Educação. (Carga horária: 36h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2012
Desenvolvimento de Programas de Intervenção. (Carga horária: 9h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento de Habilidades Sociais em Escolas. (Carga horária: 9h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
2010 - 2010
Psicologia Clínica- comunitária. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2010 - 2010
Psychopathy: origins, development, and implication. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2009 - 2009
Fenomenologia do cuidado na perspectiva da gestalt. (Carga horária: 5h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2009 - 2009
Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 9h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento teórico prático em TCC. (Carga horária: 50h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento teórico prático em TAC. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Seleção por competências. (Carga horária: 16h).
Officina Psi, OFFICINA PSI, Brasil.
2008 - 2008
Morte: Por que é tão difícil falar da unica certe. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos de Serviço Social em Saúde, CESSS, Brasil.
2008 - 2008
Família: novos desafios frente aos Modelos atuais. (Carga horária: 8h).
Centro de Estudos de Serviço Social em Saúde, CESSS, Brasil.
2007 - 2007
Crianças e adolescentes e o sistema atual. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Neurobiologia e terapia cognitivo-comportamental. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Psicologia da arte. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Intervenção Psicossocial. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2003
Espanhol. (Carga horária: 315h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1998 - 2003
English language. (Carga horária: 513h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, FCM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Araujo|Inteligência Relacional, AIR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Idealização e briefing para produção materiais pedagógicos (livros didáticos, recursos psicopedagógicos e cursos EAD): delimitação do eixo teórico, conteúdos e estrutura dos materiais. Definição de MVP e criação de materiais e serviços personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Coordenação e capacitação profissional das áreas de Produção Editorial, Comunicação e dos consultores pedagógicos, no interior de SP, Nordeste e França, ministrando treinamento de aculturação, para apresentar conteúdos, produtos e serviços oferecidos, bem como a implantação, elaboração de materiais e o acompanhamento do programa junto ao cliente, durante a vigência do contrato. Acompanhamento das ações da equipe interna (Ribeirão Preto e Nordeste) junto aos clientes para posterior orientações, feedbacks e ajustes, tanto da equipe quando dos programas implantados. Seleção de instrumentos de avaliação e análise de resultados dos programas implantados, identificação de melhorias e feedback às áreas responsáveis. Representação da organização em palestras e reuniões comerciais estratégicas e com clientes de maior relevância, apresentando o referencial teórico seguido pela empresa, os programas de Educação Emocional e Social comercializados e indicando possibilidades de implantação de acordo com a realidade de cada cliente. Análise e feedback dos materiais criados pelas áreas de Produção Editorial e Comunicação da Empresa para ajustes de conteúdo. Coautoria de livros de Educação Emocional e Social para 8º e 9º anos do EF, 1º e 2º anos do EM e livro 1 EJAI. Elaboração do projeto de revisão e atualização dos livros de 1º ao 5º ano, de acordo com a BNCC. Elaboração de Cursos EAD para prevenção ao Bullying para Secretaria Estadual de Educação da Paraíba.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder da Área Pedagógica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estruturação do modelo de implantação, desenvolvimento e avaliação de programas de educação emocional voltados para escolas públicas, privadas e terceiro setor e famílias de todo território nacional. Implantação e gestão da plataforma de educação a distância (moodle) junto a equipe terceirizada contrata para sua customização e adequação à realidade do público da Inteligência Relacional. Colaboração na produção materiais pedagógicos (livros didáticos, recursos psicopedagógicos e cursos EAD) de educação emocional e social: delimitação do eixo teórico, conteúdos e estrutura dos materiais. Acompanhamento das ações da equipe interna (Ribeirão Preto, Nordeste e Sul) junto aos clientes para posterior orientações, feedbacks e ajustes, tanto da equipe quando dos programas implantados. Representação da organização em palestras e reuniões comerciais, apresentando o referencial teórico seguido pela empresa, os programas de Educação Emocional e Social comercializados e indicando possibilidades de implantação de acordo com a realidade de cada cliente. Planejamento e organização das implantações dos produtos e serviços junto aos clientes. Treinamento e gestão dos consultores pedagógicos (Ribeirão Preto, Nordeste e Sul) para implantações e acompanhamentos dos programas em desenvolvimento. Seleção dos colaboradores para área pedagógica. Reuniões de devolutiva e report de resultado para clientes

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica, Carga horária: 44
Outras informações
Planejamento e organização das implantações dos programas educacionais junto aos clientes.- Elaboração da capacitação oferecida aos clientes no processo de implantação e desenvolvimentos dos programas educacionais. Treinamento dos demais consultores pedagógicos (Ribeirão Preto, Nordeste e Sul) para implantação e acompanhamento dos produtos e serviços junto aos clientes. Apoio a liderança na gestão da agenda dos demais consultores pedagógicos (Ribeirão Preto, Nordeste e Sul) para organização das implantações e acompanhamentos dos programas em desenvolvimento. Treinamento de gestores escolares, equipes técnicas de secretarias de educação, professores e equipes de Ongs em educação emocional e social em todo território nacional. Acompanhamento do desenvolvimento dos programas de Educação Emocional e Social junto aos clientes de todo território nacional. Representação da organização em palestras e reuniões comerciais, apresentando o referencial teórico seguido pela empresa, os programas de Educação Emocional e Social comercializados e indicando possibilidades de implantação de acordo com a realidade de cada cliente. Seleção dos colaboradores para área pedagógica (consultores pedagógicos). Apoio na produção materiais pedagógicos (livros didáticos, recursos psicopedagógicos e cursos EAD): sugestão e descrição de atividades. Reuniões de devolutiva e report de resultados para clientes


Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Atendimento Clínico, Carga horária: 6
Outras informações
Realizou o estágio "Aconselhamento de adolescentes na Abordagem Centrada na Pessoa", junto ao Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP - USP, desenvolvendo as seguintes atividades, em um total de 144 (cento e quarenta e quatro) horas: - Atendimento individual de dois adolescentes com sessões semanais; - Transcrição de todas as sessões; - Supervisão semanal, em grupo, dos casos em atendimento; - Leituras de textos da abordagem e sobre as temáticas que emergiam das sessões com os clientes.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em atuação sócio-comunitária, Carga horária: 12
Outras informações
Realizou o estágio "Atuação em Psico-oncologia: atenção multiprofissinal a mulheres com câncer de mama", junto ao REMA (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP), desenvolvendo as seguintes atividades, em um total de 438 (quatrocentos e trinta e oito) horas: - Participação do momento de atividades físicas das pacientes; - Atendimento em grupo; -Reunião pós-grupo para discussão com a equipe e preenchimento de prontuários das pacientes; - Atendimento individual de quatro pacientes; - Supervisão dos atendimentos em grupo; - Supervisão dos atendimentos individuais - Transcrição de todas as sessões (individuais e em grupo); - Leituras de textos da abordagem e sobre as temáticas que emergiam das sessões com os clientes.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em psicologia escolar, Carga horária: 7
Outras informações
Estágio realizado como comprimento das atividades da disciplina-estágio: "Produção de Subjetividade e Escola I", que possui como objetivos gerais propiciar aos alunos um contato inicial com o referencial da Esquizoanálise em suas aplicações às instituições escolares; e objetivos específicos: levar os alunos a: a - Conhecer as concepções fundamentais da Esquizoanálise; b - Iniciar-se na compreensão da complexidade dos processos de ensino-aprendizagem escolar, situando-os em suas diversidades, multiplicidades, diferenciações e polivocidades sígnicas, para além das estratificações e modelizações que caracterizam o seu cotidiano; c - Desenvolver estratégias de investigação e intervenção na escola, a partir deste referencial teórico; d - Realizar atuações processuais buscando a promoção do Devir-Mestre, no professor, e do Devir-Criança no aluno, através de dispositivos de processualidade, preferencialmente grupais; e - Contribuir para a flexibilidade das estratificações e modelizações dos Agenciamentos escolares através de reuniões de debate e discussão com seus dirigentes e docentes, ao final das atividades de intervenção.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Atendimento Clínico, Carga horária: 6
Outras informações
Realizou o estágio "Ludoterapia na Abordagem Centrada na Pessoa", junto ao Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP - USP, desenvolvendo as seguintes atividades, em um total de 312 (trezentas e doze) horas: - Atendimento individual de três crianças com sessões semanais; - Transcrição de todas as sessões; - Supervisão semanal, em grupo, dos casos em atendimento; - Leituras de textos e discussões teóricas da abordagem e sobre as temáticas que emergiam das sessões com os clientes.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESP, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A família é algo muito antigo, porém, paradoxalmente é algo muito novo, já que ela se remodela e transforma segundo a sociedade em que está inserida. Na Idade Média e no Brasil colonial, a família tinha apenas a função de transmitir a vida, bens e nome, sem maiores vínculos de afetividade. Com a sociedade burguesa surge o sentimento de infância e a família passa a se organizar em torno da criança. A manutenção da família burguesa se dá com o pai como provedor financeiro e a mãe como responsável pelas tarefas domésticas e educação das crianças. Esta estrutura é transformada quando a mulher passa a trabalhar fora do lar e o cuidado das crianças é destinado a outros. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo conhecer melhor como é a situação da família em termos da divisão das tarefas domésticas, e do contato e convivência entre pais e filhos, sob a perspectiva da criança, em situações em que ambos os pais exercem profissão fora do ambiente doméstico. O referencial teórico metodológico utilizado será o da Rede de Significações, constituindo-se em um estudo de natureza qualitativa, tendo na entrevista realizada com crianças o material empírico. Essas entrevistas serão chamadas de ?conversas?, sendo uma mescla de entrevista semi-estruturada tradicional com desenhos e jogos. Utilizaremos três participantes, entre 6 e 10 anos, com os quais realizar-se-ão três encontros temáticos. Também serão feitas entrevistas semi-estruturadas com os pais. Todas as entrevistas serão gravadas e transcritas na íntegra, e analisadas qualitativamente.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Atendimento Clínico, Carga horária: 10
Outras informações
Realizou o estágio "Terapia Cognitivo-Comportamental para adultos ", junto ao Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP - USP, desenvolvendo as seguintes atividades, em um total de 255 (duzentas e cinquenta e cinco) horas: - Atendimento individual de dois clientes com sessões semanais; - Transcrição de todas as sessões; - Supervisão semanal, em grupo, dos casos em atendimento; - Leituras de textos e discussões teóricas da abordagem e sobre as temáticas que emergiam das sessões com os clientes.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia Escolar, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio como comprimento das atividades da disciplina Psicologia e Educação Objetivos Gerais do estágio: Apresentar e discutir, com base em teorias psicológicas, os principais temas e questões educacionais, contemplando as possíveis contribuições (e limitações) do conhecimento psicológico para a análise e intervenção na área educacional. Específicos: Oferecer subsídios teóricos capazes de embasar a atuação profissional do psicólogo em instituições educacionais Proporcionar uma experiência inicial de contato e reflexão sobre as práticas educativas escolares, fundamentada no conhecimento psicológico.


Autônoma, AU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 30
Outras informações
Elaboração de cursos e treinamentos segunda necessidade do cliente. Elaboração de recursos pedagógicos com base na experiência do usuário. Elaboração de modelos de implantação, desenvolvimento e avaliação de programas voltados para primeiro, segundo e terceiro setor.



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Mudanças no comportamento e na granularidade emocional após educação emocional e social com crianças
Descrição: Treinamento em Educação Emocional de 30 professores do Ensino Fundamental I da rede pública municipal e capacitação para aplicação do programa de Educação Emocional e Social. Avaliação das mudanças comportamentais e de granularidade emocional de 900 alunos de 06 a 13 anos por meio de ECI-B, QRSH-PR, SDQ e Registro do momento emocional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Tereza de França Souza - Coordenador / Mateus Silvestrin - Integrante.
2015 - 2017
Aprendiendo con Emociones un Programa de Educación Emocional para niños de 3 a 6 años
Descrição: Criação do programa de educação emocional para crianças de 3 a 6 anos, integrado a LDB, com aplicação para mais de 5 mil crianças. Acompanhamento do projeto piloto com 3 professores e 50 alunos, capacitação de aproximadamente 250 professores da educação infantil, em 4 estados (PB, PE, MG e SP)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Tereza de França Souza - Coordenador / Ruth Ortín - Integrante.
2008 - 2010
Conciliação família e trabalho: a perspectiva da criança sobre o cotidiano familiar
Descrição: A família é algo muito antigo, porém, paradoxalmente é algo muito novo, já que ela se remodela e transforma segundo a sociedade em que está inserida. Na Idade Média e no Brasil colonial, a família tinha apenas a função de transmitir a vida, bens e nome, sem maiores vínculos de afetividade. Com a sociedade burguesa surge o sentimento de infância e a família passa a se organizar em tomo da criança. A manutenção da família burguesa se dá com o pai como provedor financeiro e a mãe como responsável pelas tarefas domésticas e educação das crianças. Esta estrutura é transformada quando a mulher passa a trabalhar fora do lar e o cuidado das crianças é destinado a outros. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo conhecer melhor como é a situação da família em termos da divisão das tarefas domésticas, e do contato e convivência entre pais e filhos, sob a perspectiva da criança, em situações em que ambos os pais exercem profissão fora do ambiente doméstico. O referencial teórico metodológico utilizado foi o da Rede de Significações, constituindo-se em um estudo de natureza qualitativa, tendo na entrevista realizada com crianças o material empírico. Essas entrevistas foram chamadas de "conversas", sendo uma mescla de entrevista semi-estruturada tradicional com desenhos e jogos. Utilizamos 4 participantes, entre 6 e 10 anos, com os quais foram realizadas três encontros temáticos. Também foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os pais. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, e analisadas qualitativamente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Tereza de França Souza - Integrante / Regina Helena Lima Caldana - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de ensino


2017 - Atual
Formação Continuada em Estilos educativos em Educação Emocional e Social - 2017/2018
Descrição: Formação continuada EAD disponível para os professores que desenvolveram a metodologia de Educação Emocional - Liga Pela Paz no ano de 2015 e 2016, em plataforma LMS, moodle. Foram abordados os seguintes temas: - Estilos educativos - Consciência emocional - Regulação emocional - Autonomia emocional - Habilidade social - Habilidade de vida e bem-estar.
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Empresa.
Em relação a temática: Projetos de curso, Projeto de Intervenção, Ensino e aprendizagem, Integração social(escola, familia, comunidade), Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Capacitar a equipe pedagógica das escolas que desenvolvem a metodologia Liga Pela Paz em estilos educativos que proporcionam o desenvolvimento de competências emocionais nos alunos. Orientar o desenvolvimento de projetos envolvendo tais temáticas..
2016 - 2017
Formação Continuada em Estilos Parentais - 2016/2017
Descrição: Curso de capacitação para equipes mediadoras de cursos de estilos parentais para famílias em situação de vulnerabilidade. Curso disponível em plataforma LMS da Inteligência relacional durante os anos 2016 e 2017, em 4 módulos. Foram abordados os estilos parentais segundo John Gottman, associados a práticas de educação emocional e sociais e mediação de conflitos..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Empresa.
Em relação a temática: Ação inclusiva, Integração social(escola, familia, comunidade), Projetos de curso, Formação inicial ou continuada de professores, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Capacitar a equipe mediadoras de cursos de estilos parentais para famílias em situação de vulnerabilidade para execução dos cursos, proporcionar a troca de experiências entre as várias equipes do território nacional e orientar o desenvolvimento de projetos..
2015 - 2016
Formação Continuada em Comunicação não violenta - 2015/2016
Descrição: Formação continuada EAD disponível para os professores que desenvolveram a metodologia de Educação Emocional - Liga Pela Paz no ano de 2015 e 2016, em plataforma LMS, moodle. Foram abordados os seguintes temas: - Comunicação não violenta - Consciência emocional - Regulação emocional - Habilidades sociais - Práticas dialógicas - Habilidades de vida e bem-estar.
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Empresa.
Em relação a temática: Projeto de Intervenção, Projetos de curso, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Capacitar a equipe pedagógica das escolas que desenvolvem a metodologia Liga Pela Paz em práticas de Comunicação não violenta e competências emocionais. Orientar o desenvolvimento de projetos envolvendo tais temáticas..
2015 - 2016
Aprendiendo con Emociones
Descrição: Programa de Educação Emocional para crianças de 3 a 6 anos, compreendendo: - Elaboração e disponibilização de material pedagógico com atividades e projetos para um ano letivo; - Formação de 16h para professor que desenvolveram o programa; - Acompanhamento pedagógico durante o ano letivo; - Avaliação dos resultados do programa..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Aprendizagem por projetos, Projeto de Intervenção, Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: - Inserir o desenvolvimento de competências socioemocionais de forma estruturada na educação infantil; - Assegurar o desenvolvimento das seguintes competências socioemocionais: consciências emocional (identificação e nomeação adequada das emoções alegria, tristeza, medo, calma e raiva); regulação emocional (aprendizado de práticas lúdicas para se acalma, manutenção de foco e distração de estímulos aversivos) e habilidades sociais (práticas de socialização saudável)..
2014 - 2015
Formação Continuada de Educadores em Cultura de Paz - 2014
Descrição: Formação continuada EAD disponível para os professores que desenvolveram a metodologia de Educação Emocional - Liga Pela Paz no ano de 2014, em plataforma LMS, moodle. Foram abordados os seguintes temas: - Paradigma da Complexidade (Edgar Morin), - Conceitos de Violência e Paz (Jean Marie Muller) - Práticas dialógicas (David Bohm) - Comunicação não violenta (Marshall Rosenberg).
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Empresa.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Projetos de curso.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Capacitar os educadores para o desenvolvimento da metodologia Liga Pela Paz e fomentar práticas de mediação de conflitos no ambiente escolar..
2012 - 2018
Formação Continuada de Educadores em Cultura de Paz - 2013
Descrição: Elaboração de cursos EAD para formação continuada de professores em educação emocional, mediação de conflitos e cultura de paz, disponíveis no ano de 2013 na plataforma LMS da Inteligência Relacional a todos os professores usuários (média de 5 mil usuário por ano).
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Empresa.
Em relação a temática: Projetos de curso, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Capacitar os professores para implementação de práticas de mediação de conflitos e Cultura de Paz..
2011 - 2018
Liga Pela Paz - Educação Emocional e Social
Descrição: Desenvolvimento de Material Pedagógico e treinamento de professores para implementação de programas de educação emocional e social para alunos da educação infantil ao ensino médio da rede pública brasileira..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Empresa.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Desenvolver competências socioemocionais em alunos da rede pública brasileira. Capacitar professores para desenvolvimento de programas de educação emocional..


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Educação emocional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Bacharel em Psicologia, FFCLRP - Universidade de São Paulo.
2011
Formação de Psicólogo, FFCLRP - Universidade de São Paulo.
2010
Bacharel especial em pesquisa, FFCLRP - Universidade de São Paulo.
2005
Diploma de Español como lengua extranjera (Nível superior), Instituto cervantes.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, M. T. F.; CALDANA, Regina Helena Lima . Conciliação família e trabalho:a visão de pais sobre a perspectiva que seus filhos têm do cotidiano familiar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SOUZA, M. T. F.; CALDANA, Regina Helena Lima . CONCILIAÇÃO FAMÍLIA TRABALHO: A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS SOBRE O CUIDADO DO LAR.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOUZA, M. T. F.; CALDANA, Regina Helena Lima . Conciliação família e trabalho:a perspectiva de crianças sobre o trabalho dos pais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUZA, M. T. F.; SILVA, Daniele . Muda-se a panela, mantém-se a mulher: o acesso à memória discursiva e a atualidade da formação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, M. T. F.; CALDANA, Regina Helena Lima . Conciliação família e trabalho:a perspectiva de crianças sobre o cotidiano familiar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SOUZA, M. T. F.; CALDANA, Regina Helena Lima . Conciliação família e trabalho:a perspectiva de crianças sobre o cotidiano familiar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUZA, M. T. F.; NEUFELD, Carmem Beatriz . Estudo de caso de fobia social e transtorno de personalidade dependente utilizando TCC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, J. R. ; KROLL, K. ; RIBEIRAO, L. ; BELCHIOR, M. T. F. S. ; KAWAMATA, R. N. . Competências de Vida e Bem-estar e os Sete Saberes de Edgar Morin - Livro 9 - Educando. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
ARAUJO, J. R. ; KROLL, K. ; RIBEIRAO, L. ; BELCHIOR, M. T. F. S. ; KAWAMATA, R. N. . Competências de Vida e Bem-estar e os Sete Saberes de Edgar Morin - Livro 9 - Educador. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
ARAUJO, J. R. ; KROLL, K. ; RIBEIRAO, L. ; Belchio, Maria Tereza de França Souza ; KAWAMATA, R. N. . Educação Para a Vida - Compreensão Diálogo e Perdão - Ensino Médio Volume 1 - Livro Educando. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
ARAUJO, J. R. ; KROLL, K. ; RIBEIRAO, L. ; BELCHIOR, M. T. F. S. ; KAWAMATA, R. N. . Educação Para a Vida - Compreensão Diálogo e Perdão - Ensino Médio Volume 1 - Livro Educador. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
SOUZA, M. T. F.. Conciliação família e trabalho: a perspectiva de crianças sobre o cotidiano familiar. 2010. (Monografia de Bacharelado).

6.
SOUZA, M. T. F.. Projeto Brincar. 2006. (Voluntária).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Conciliação família e trabalho:a visão de pais sobre a perspectiva que seus filhos têm do cotidiano familiar. 2010. (Simpósio).

2.
XL Reunião anual da SBP. Conciliação família e trabalho:a perspectiva de crianças sobre o trabalho dos pais. 2010. (Congresso).

3.
XV Encontro Científico do CINDEDI.CONCILIAÇÃO FAMÍLIA TRABALHO: A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS SOBRE O CUIDADO DO LAR.. 2010. (Encontro).

4.
17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Conciliação família e trabalho:a perspectiva de crianças sobre o cotidiano familiar. 2009. (Simpósio).

5.
57º Seminário do GEL.Muda-se a panela, mantém-se a mulher: o acesso à memória discursiva e a atualidade da formação. 2009. (Seminário).

6.
II Encontro de Saúde Mental. 2009. (Encontro).

7.
VIII Semana da Psicologia. 2009. (Encontro).

8.
XXXIX Reunião anual da SBP. Conciliação família e trabalho:a perspectiva de crianças sobre o cotidiano familiar. 2009. (Congresso).

9.
I Encontro de Saúde Mental - "A Loucura Dessamarrada". 2008. (Encontro).

10.
VII Semana da Psicologia - Eu e Você: Milhões de Elementos. 2008. (Outra).

11.
As ciências do sonho. 2007. (Simpósio).

12.
AS CIÊNCIAS DO SONHO: UM DIÁLOGO ENTE NEUROCIÊNCIA E PSICANÁLISE. 2007. (Simpósio).

13.
I SIMPÓSIO DO GRUPO FELIZIDADE "APRENDENDO A SER HUMANO". 2007. (Simpósio).

14.
VI SEMANA DA PSICOLOGIA - "NO UNIVERSO DA PSICOLOGIA O CENTRO ESTÁ EM TODA PARTE. 2007. (Outra).

15.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psiologia. 2007. (Congresso).

16.
V SEMANA DA PSICOLOGIA - "SOMOS TODOS IGUAIS, MAS SOMOS TODOS DIFERENTES". 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, M. T. F.. 57º Seminário do GEL. 2008. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ARAUJO, J. R. ; KROLL, K. ; RIBEIRAO, L. ; Belchio, Maria Tereza de França Souza ; KAWAMATA, R. N. . Educação Para a Vida - Compreensão Diálogo e Perdão - Ensino Médio Volume 1 - Livro Educando. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
ARAUJO, J. R. ; KROLL, K. ; RIBEIRAO, L. ; BELCHIOR, M. T. F. S. ; KAWAMATA, R. N. . Educação Para a Vida - Compreensão Diálogo e Perdão - Ensino Médio Volume 1 - Livro Educador. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
ARAUJO, J. R. ; KROLL, K. ; RIBEIRAO, L. ; BELCHIOR, M. T. F. S. ; KAWAMATA, R. N. . Competências de Vida e Bem-estar e os Sete Saberes de Edgar Morin - Livro 9 - Educando. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
ARAUJO, J. R. ; KROLL, K. ; RIBEIRAO, L. ; BELCHIOR, M. T. F. S. ; KAWAMATA, R. N. . Competências de Vida e Bem-estar e os Sete Saberes de Edgar Morin - Livro 9 - Educador. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Outras informações relevantes


Atuou como supervisora do estágio "Ludoterapia na Abordagem Centrada na Pessoa" e do estágio "Aconselhamento de Adolescentes na Abordagem Centrada na Pessoa", no Centro de Psicologia Aplicado da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, devido as férias da supervisora responsável pelos estágios. Sobre os afazeres atuais, consultar: http://www.inteligenciarelacional.com.br/liga-pela-paz



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 21:52:54