Alexandre Marciano da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7946897451736709
  • Última atualização do currículo em 24/06/2018


Mestre em Políticas e Práticas em Adolescente em Conflito com a Lei, pela Universidade Bandeirante-Anhanguera-UNIAN. Possui graduação em Pedagogia. Experiência, práticas e pesquisa na área da pedagogia social - focado nas medidas socioeducativas. Pós- graduação Lato Sensu em psicopedagogia institucional. Especialização em inclusão educacional (artigo científico publicado na revista do professor - jan à março/2011) conselho tutelar; projeto de pesquisa: OCA - Orçamento Criança e Adolescente nas medidas socioeducativas ( artigo cientifico publicado no seminário internacional de Sociologia da Universidade de Évora-Portugal em abril de 2014). Trabalhou como professor de idiomas e traduções nas escolas: Pink and Bue - English e Español (2009-2012); Skill Inglês e Espanhol(2010-2011); Professor PEB II do Estado de São Paulo (2010-2013). Articulador e conscientizador (através de palestras) da importância das políticas públicas voltada à criança e ao adolescente; capacitação de conselheiros tutelares. Foi conselheiro tutelar dos direitos da criança e do adolescente em duas gestões (2007-2013). Participou das plenárias populares na construção do ECA (1988). Foi do movimento nacional de meninos e meninas de rua (1989). Tutor virtual no Instituto Federal de Educação da Rede e-TEC Brasil ? IFSP(2012-2014);capacitação de professores do Ensino Médio de escolas públicas parceiras do programa Jovem de Futuro do Instituto Lucena em parceria com o Instituto Unibanco(2014-2015); professor colaborador eventual na UNIFAL -Universidade Federal de Alfenas (2013-2015).Gerente da República Jovem - AGES - conveniada com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo - Região - Lapa. Técnico/pedagogo em medida socioeducativa em meio aberto na região de Pirituba-São Paulo (2013-2016). Coordenador Pedagógico no projeto Oratório no SAICA- Serviço de Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente- Casa Naim em Taipas-São Paulo/SP(2016-2016). Pedagogo na ONG-ALPS. Contato: marcianoespanhol@yahoo.com.br. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Marciano da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. M.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado profissional em Adolescente em Conflito com a Lei.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: Conselho Tutelar, Orçamento Criança e a Politica socioeducativa, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dra. Irandi Pereira.
Coorientador: Prof.Dra.Adriana Palheta.
Palavras-chave: Terceiro Setor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
2009 - 2010
Especialização em psicopedagogia institucional. (Carga Horária: 440h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: O Órgão Conselho tutelar numa visão psicopedagogica.
Orientador: Professora Lisnéia Rampazzo.
2018
Graduação em andamento em Licenciatura em Geografia.
Centro Universitário Claretianos, CEUCLAR, Brasil.
Título: Didática e metodologia do Ensino da Geografia.
Orientador: Victor Hugo Junqueira.
2006 - 2009
Graduação em Pedagogia -licenciatura.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: Educação do Surdo Cego.Transpondo Obstáculos através do Estabelecimento da Comunicação.
Orientador: Laura Cabral Cava.




Formação Complementar


2018 - 2018
A geografia dos serviços e suas transposição didática. (Carga horária: 18h).
Learncafe Ensino Online Eireli - Me, LC, Brasil.
2018 - 2018
Ensino de Ciências Humanas - História e Geografia. (Carga horária: 4h).
universidade Corporativa do Ceará, UNIEDUCAR, Brasil.
2018 - 2018
Ensino de Ciências Humanas - História e Geografia. (Carga horária: 4h).
universidade Corporativa do Ceará, UNIEDUCAR, Brasil.
2015 - 2015
Reciclagem de Tutores Virtuais do Projeto Jovem de. (Carga horária: 20h).
Instituto Lucena, LC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em FORMAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES. (Carga horária: 30h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Tutores virtuais do projeto jovens do. (Carga horária: 6h).
Lucena / Instituto Unibanco, LC, Brasil.
2014 - 2014
Tutores virtuais do projeto jovem do futuro. (Carga horária: 60h).
Lucena / Instituto Unibanco, LC, Brasil.
2011 - 2011
Educação Integral e Educação Social. (Carga horária: 4h).
FAculdade de Educação Therez Porto Marques, FAETEC, Brasil.
2010 - 2010
A atuação conselheira e a realidade do Est. de SP. (Carga horária: 30h).
Associação dos Conselheiros do Estado de São Paulo, ACTESP, Brasil.
2010 - 2010
Curso preparatório para conselheiros tutelares. (Carga horária: 6h).
CMDCA de jacareí, CMDCA, Brasil.
2009 - 2010
Atualização e práticas do conselheiro tutelar. (Carga horária: 96h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2008 - 2008
Implementação do SINASE. (Carga horária: 8h).
Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, CASA, Brasil.
2008 - 2008
A atuação conselheira e a realidade do Est. de SP. (Carga horária: 40h).
Associação dos Conselheiros do Estado de São Paulo, ACTESP, Brasil.
2008 - 2008
Formação do Sist. de Gar.dos Direitos da Criança e. (Carga horária: 8h).
Rede Social de São Paulo, CONDECA, Brasil.
2008 - 2008
Workshop - PBF NET. (Carga horária: 3h).
Pink and Blue Freedom, PBF, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Metodologia na área do conhecimento pedag. (Carga horária: 8h).
Editora Positivo, POSITIVO, Brasil.
2007 - 2008
Español. (Carga horária: 60h).
Instituto Cervantes, I C, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em VII Forúm de Educação: Inclusão Social. (Carga horária: 4h).
FAculdade de Educação Therez Porto Marques, FAETEC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em O Atendimento em Rede da Criança, do adolescente e. (Carga horária: 30h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2007 - 2007
Preparacón para Maestros. (Carga horária: 20h).
Pink and Blue Freedom, PBF, Brasil.
2007 - 2007
Atendimento em Abrigos. (Carga horária: 30h).
Pastoral do Menor, PAMEN, Brasil.
2007 - 2007
Conferência Municipal da assistência. (Carga horária: 6h).
SMAS de Jacareí ( assist. social), SMAS, Brasil.
2007 - 2007
Curso preparatório para conselheiros tutelares. (Carga horária: 9h).
CMDCA de jacareí, CMDCA, Brasil.
2006 - 2006
Métodos do Por Supuesto. (Carga horária: 20h).
Pink and Blue Freedom, PBF, Brasil.
2006 - 2006
Método Por Supuesto. (Carga horária: 20h).
Pink and Bue - English e Español, PBF, Brasil.
1998 - 1998
La España de la democracia y las comunidades autón. (Carga horária: 2h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
1998 - 1998
Lengua Española. (Carga horária: 16h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
1994 - 1995
curso de español para extranjero. (Carga horária: 156h).
Fundación Universitaria Luis Amigó, ULA, Colômbia.


Atuação Profissional



Associação de Lutas e Promoção Social, ALPS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagogo em SAICA, Carga horária: 40
Outras informações
Pedagogo Técnico em Serviço de Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente.


Associação Civil Aliança de Misericórdia, AM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico/Proj. Oratório-C.Naim, Carga horária: 40
Outras informações
Serviço de acolhimento institucional que oferece moradia, cuidados e proteção para crianças e adolescentes (0 a 17 anos) em situação de risco pessoal, social e de abandono. Está dividido em 2 casas com capacidade para 44 crianças, ao total, e para amenizar o impacto da institucionalização, a longo prazo, busca proporcionar uma modalidade de serviço que promova maior aproximação da estrutura familiar. Tem, ainda, como objetivo resgatar concretamente a educação, dignidade e confiança das crianças para o retorno à sua família ou para uma família extensa (adotiva).


Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador Eventual, Carga horária: 8
Outras informações
Especialização Lato Sensu em Educação Infantil I ? Fundamentos da Educação Infantil 1. Infâncias e crianças na cultura contemporânea e nas políticas de Educação Infantil: diretrizes nacionais e contextos municipais

Atividades

05/2013 - Atual
Ensino, Especialização em Educação infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Infantil:
Infâncias e crianças na cultura contemporânea e nas políticas de Educação Infantil: diretrizes nacionais e contextos municipais

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR VIRTUAL: TRAB.ESCOLAR E TEORIAS ADM., Carga horária: 6
Outras informações
Tutorear alunos do curso: Diretoria Escolar: orientar; corrigir exercícios, aplicar testes e provas;

Atividades

10/2012 - Atual
Ensino, Formação de Professores, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Memorial Descritivo I ; Trabalho Escolar e Teorias Administrativas
Memorial Descritivo II
Memorial Descritivo III
Produção Textual na
Secretaria Escolar
Secretaria Escolar Administração de Materiais
Tutoria virtual:Orientar os alunos a respeito da execução dos desafios profissionais. Atuar como sensor imediato de qualidade dos desafios aplicados.Correção das atividades da disciplina metodologia da pesquisa científica - (webaula).

ASSOCIAÇÃO CIVIL GAUDIUM ET SPES, AGES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: INSTITUCIONAL, Carga horária: 40
Outras informações
AGES - Serviço de Medida Socioeducativa em meio aberto conveniado à prefeitura Municipal de São Paulo. Oferece atendimento socioeducativo à adolescentes e suas famílias na região de Pirituba/Jaragua com determinação de Medidas Judiciais em meio aberto como preconiza a Lei do SINASE/2012 de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade. Atende cerca de 90 adolescentes no mês; composta de equipe técnica: psicólogos,pedagogos e antropólogos utilizando como estratégia: atendimento individuais e grupais; grupos operativos e temáticos com as famílias; visitas domiciliares; visitas escolares; visitas as unidades acolhedoras. REPÚBLICA JOVEM:Serviço de acolhimento que oferece apoio e moradia subsidiada a grupos de jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social; com vínculos familiares rompidos ou fragilizados; em processo de desligamento de instituições de acolhimento, que não tenham possibilidade de retorno à família de origem ou de colocação em família substituta e que não possuam meios para auto-sustentação. Seu funcionamento é ininterrupto em regime de co-gestão, com o tempo máximo de permanência dos jovens de até três anos ou ao completar 21 anos.Com estrutura de habitação privada, deve receber supervisão técnica e localizar-se em áreas residenciais da cidade, seguindo padrão socioeconômico da comunidade onde estiverem inseridas. Mas, sem distanciar-se excessivamente do ponto de vista desse padrão.A república oferece atendimento durante o processo de construção da autonomia pessoal e possibilita o desenvolvimento de autogestão, auto-sustentação e independência, preparando os usuários para o alcance gradual desses estágios. Possui tempo de permanência limitado, podendo ser reavaliado e prorrogado em função do projeto individual formulado em conjunto com o profissional de referência.


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: curso, Carga horária: 30


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Conselho Tutelar de Jacareí, CT, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Institucional, Carga horária: 10
Outras informações
Atribuições especificas conforme a lei federal 8.069/90 artigo 136 do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor- PEB II, Enquadramento Funcional: CONTRATADO, Carga horária: 8
Outras informações
[MICROSOFT WORD] Cadastros DEFERIDOS de candidatos à Admissão docente, para ... - Ver como html Alexandre Marciano da Silva: 22052717: 0: 16: Ana Lucia Nascimento G Vieira: 27796549: 0: 17: Jussara Aline dos Santos: 28408471: 0: 18: Edna Dias Serrano: 29737273: 0: 19 www.deregiaodejacarei.com.br/geral/arquivos/2010-JUNHO...


LUCENA ASSESSORIA EMPRESARIAL S/C LTDA, LUCENA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 20
Outras informações
Capacitação de professores do ensino médio de escolas públicas parceiras do programa Jovem de Futuro desenvolvida juntamente com o Instituto Unibanco, de modo a viabilizar de novas metodologias que melhorem a qualidade e efetividade das práticas desses profissionais através de especialistas em tutoria virtual, sendo capaz de interagir, mediar e avaliar turmas no ambiente virtual de aprendizagem de instituição educacional.


Centro Paulista, EASY- ESPANHOL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: coordenador e instrutor, Enquadramento Funcional: instrutor, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador, divulgador e instrutor da língua espanhola


Pink and Bue - English e Español, PBF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: professor de espanhol, Enquadramento Funcional: aulas e traduções, Carga horária: 2
Outras informações
professor de língua estrangeira - ELE- Espanhol Língua Estrangeira e tradutor


Colegio Antonio Afonso, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: ministrar aulas de espanhol, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Espanhol - Fundamental I,II e Ensino Médio


Contabilidade Célio Brito, CB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: escrita fiscal, Enquadramento Funcional: fiscal, Carga horária: 40
Outras informações
escrita fiscal


Instituto educacional mariana Ribeiro, MR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: professor - fundamental I e II, Enquadramento Funcional: Ministrar aulas, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de espanhol - Fundamental I e II


Instituto Máximo de Educação, X, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol e filosofia, Carga horária: 8


Religiosos Terciários Capuchinhos - Amigonianos, TC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 20


SKILL - INGLÊS E ESPANHOL, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 4


TOP 4 Idiomas, T4, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: consultor pedagógico, Carga horária: 4
Outras informações
consultor pedagógico na área da língua espanhola


Centro de Apoio Com. de Perus-Serviço de Medida Socioeducativa/MA, SMSE/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagogo Técnico sSocial, Carga horária: 40
Outras informações
Serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social ? CREAS e tem por finalidade prover atenção socioassistencial e o acompanhamento aos adolescentes e jovens de ambos os sexos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, determinadas judicialmente. O serviço deve contribuir para o acesso a direitos e a resignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Esse serviço está vinculado ao CREAS e mantém relação direta com a equipe técnica deste Centro, que deverá operar a referência e a contrareferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial e com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares, outras Organizações de Defesa de Direitos e demais políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social. Para garantir o comando e a gestão estatal, a equipe técnica do CREAS deve ser responsável pelo acompanhamento da prestação de serviço, assegurando em suas atribuições: A realização de reuniões mensais de coordenação técnica de monitoramento e avaliação com as executoras do serviço; As Medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade são sanções aplicadas ao adolescente que praticou ato infracional, conforme previsto no artigo 112, do Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA. Objetivo: Oferecer acompanhamento social ao adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa de Liberdade Assistida e/ou de Prestação de Serviços à Comunidade. Funcionamento: De segunda a sexta-feira, por um período de 8 (oito) horas diárias. Forma de acesso ao serviço: Encaminhamento das Varas Especiais da Infância e Juventude e do Departamento de Execuções da Infância e Juventude ?DEIJ.


SMSE/MA - Vila Nova Cachoeirinha, SMSE/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Pedagogo, Carga horária: 40
Outras informações
Serviço de Medida Socioeducativa em meio aberto conveniado à prefeitura Municipal de São Paulo. Oferece atendimento socioeducativo à adolescentes e suas famílias na região de Cachoeirinha, Casa Verde e Limão - Zona Norte de São Paulo/SP, com determinação de Medidas Judiciais em meio aberto como preconiza a Lei do SINASE/2012 de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Orçamento Criança e Adolescente
Descrição: Pesquisa Etinográfica na Atribuição do Conselheiro Tutelar de acordo a Lei Federal 8069 - Titulada: Estatuto da Criança e do Adolescente; onde o conselheiro aponta e participa no orçamento infância e adolescência no seu entendimento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS ÁREAS METROPOLITANAS
Descrição: O projeto se insere na 2a Edição do Fórum Científico Universitário UNIBAN/2011, trazendo como proposta a concepção de uma política de arte-cultura, destinada a minimização da violência nos centros urbanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) .
Integrantes: Alexandre Marciano da Silva - Integrante / Cláudio Hortencio - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - 2016
Projeto de leitura ?O Caçador de Pipas?
Descrição: Na Casa Naim, as crianças que frequentam o Núcleo Educacional São Felipe Neri, participaram de um projeto de leitura chamado ?O Caçador de Pipas?, onde o livro trabalhado foi justamente este, do autor Khaled Hosseini.Certo de que a leitura possui por si só um valor inestimável, esse projeto nasceu também com os objetivos de: despertar nas crianças o prazer pela leitura, potencializar o processo de leitura com relação à educação, contribuir para uma reflexão critica e transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento.A escolha em trabalhar com trechos da obra de Hosseini, que é um sucesso de vendas no mundo todo, foi de encontro às possibilidades de abordar com os participantes temas sobre etnias, injustiças educacionais, refletir e contextualizar as diversidades culturais, enfocar a religiosidade, os interesses políticos e estratégicos, conhecimento cultural do Oriente Médio, salientar a importância das amizades, entre outros.Para finalizar o Projeto, que contou com a colaboração de voluntários, as crianças e adolescentes desenvolveram uma atividade prática de confecção de pipas e posteriormente foram a campo soltá-las. Simbolicamente, elas representaram o estado de espírito de um dos personagens, que passa boa parte da história procurando se libertar do peso que sempre carregou, para então poder voar e ser livre novamente. Essa atividade contribuiu para a formação de valores como amizade, idealismo e valorização de quem são e de onde vieram..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2011 - Atual
Agência de fomento: FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (CONS.MUNICIPAL)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
4.
Grande área: Outros / Área: Bioética.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Alexandre Marciano da Silva  Data: 04/09/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, A. M.2014SILVA, A. M.; Pereira,I. . CONSELHO TUTELAR, ORÇAMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE E POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA.CONSELHO TUTELAR, ORÇAMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE E POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA.. http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0138.pdf, v. 1, p. 3-14, 2014.

2.
SILVA, A. M.2011 SILVA, A. M.. Surdo-cegueira.Procedimentos Indispensáveis para a inclusão do aluno na escola. Revista do Professor (Rio Pardo), v. 370, p. 18-24, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, A. M.; Pereira,I. . Carta do leitor: ATENÇÃO AO MENOR. Science (New York, N.Y.: Online), São José dos campos/SP, p. 02 - 02, 14 jun. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. M.; Pereira,I. . Conselho Tutelar, Orçamento Criança e Adolescente e Política Socioeducativa. In: VIII Congresso Português de Sociologia, 2014, Évora. 40 anos de Democracia: Progressos, Contradições e perspectivas, 2014.

2.
SILVA, A. M.. O CONSELHO TUTELAR E A REDE DE PROTEÇÃO. In: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE, 2011, JACAREÍ. O CONSELHO TUTELAR E A REDE DE PROTEÇÃO, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. M.. Criança e Adolescente: Direito da Convivência Familiar e Comunitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, A. M.. O Órgão Conselho Tutelar - Definição e Histórico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, A. M.. Educação do Surdocego-Transpondo Obstáculos Através do estabelecimento da Comunicação 2010 (Educação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, A. M.. Cartilha Técnica de Orientação para Conselheiros tutelares. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, A. M.. A Não redução a maioridade penal. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, A. M.. O conselheiro tutelar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, A. M.. Seguidor de Foucault. 2012; Tema: Michael Foucault. (Blog).

2.
SILVA, A. M.. Facebook. 2009; Tema: Rede social. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. M.. Surdo-cegueira.Procedimentos indispensáveis para a inclusão do aluno na escola. 2011. (Editoração/Periódico).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
SILVA, A. M.. DELE - Diploma Espanhol de Língua estrangeira. 2008. Instituto Miguel de Cervantes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
METODOLOGIA DE TRABALHO SOCIAL PARTICIPATIVO COM A FAMÍLIA. 2015. (Encontro).

2.
VIII COLÓQUIO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES.ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. 2015. (Seminário).

3.
ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ADOLESCENTE E CONFLITUALIDADE.CONSELHO TUTELAR, ORÇAMENTO CRIANÇA-ADOLESCENTE (OCA) E POLITICA SOCIOEDUCATIVA. 2014. (Encontro).

4.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BOAS PRÁTICAS NA ADOLESCÊNCIA EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA.I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BOAS PRÁTICAS NA ADOLESCÊNCIA EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Seminário).

5.
TEMPO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E A REPETIÇÃO DO ATO INFRACIONAL. FÓRUM DAS VARAS ESPECIAIS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DO TJSP. 2014. (Exposição).

6.
Adolescente em Conflito com a Lei: avanços e desafios da política socioeducativa. 2013. (Seminário).

7.
Aula Magna: "A questão dos adolescentes no cenário punitivo da sociedade brasileira"."A questão dos adolescentes no cenário punitivo da sociedade brasileira". 2013. (Encontro).

8.
V ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA:ADOLESCÊNCIA E CONFLITUALIDADE.Conselho Tutelar,orçamento criança e a política socioeducativa. 2013. (Encontro).

9.
"A Lei 12.594/2012 - SINASE E A GESTÃO DE POLÍTICAS DE DIREITOS AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI.NEPAG -NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISAS ADOLESCENTE E GESTÃO PÚBLICA. 2012. (Seminário).

10.
"A Lei 12.594/2012 - SINASE E A GESTÃO DE POLÍTICAS DE DIREITOS AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI.NEPAG -NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISAS ADOLESCENTE E GESTÃO PÚBLICA. 2012. (Seminário).

11.
5 SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO MODELOS E PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS. Ação Socioeducativa a luz na nova Lei do SINASE. 2012. (Congresso).

12.
Direitos das Crianças e Adolescentes.Direitos da Criança e do Adolescente. 2012. (Encontro).

13.
IV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA:ADOLESCÊNCIA E CONFLITUALIDADE.O Conselho Tutelar como órgão de defesa da proposta orçamentária nas medidas socioeducativas. 2012. (Encontro).

14.
Palestra sobre O Estatuto da Criança e do Adolescente.Os Direitos Elencados na Lei Federal 8069/90 - ECA. 2012. (Oficina).

15.
9a CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.MOBILIZAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DA POLÍTICA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2011. (Encontro).

16.
Aula Magna do Seminário do Mestrado Adolescente em Conflito com a Lei.Adolescente em conflito com a Lei. 2011. (Seminário).

17.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.MOBILIZAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO DA POLÍTICA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2011. (Encontro).

18.
Conselho Tutelar em Ação:Desafios para a Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei. 2011. (Seminário).

19.
Educação integral e Educação Social: Desafios e Convergências entre a escola, família e a comunidade.A ação conselheira, de acordo ao artigo 56 e 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2011. (Seminário).

20.
III ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIBAN: ADOLESCÊNCIA E CONFLITUALIDADE.O ÓRGÃO CONSELHO TUTELAR - DEFINIÇÃO E HISTÓRICO. 2011. (Encontro).

21.
III SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO: CIDADE- LEGALISMOS E ILEGALISMOS. 2011. (Seminário).

22.
II SEMINÁRIO DE CONSELHEIROS E EX CONSELHEIROS TUTELARES DO VALE DO PARAIBA-SÃO PAULO.ÉTICA E COMNPROMISSO. 2011. (Seminário).

23.
VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2011. (Encontro).

24.
VII Seminário Nacional Adolescente em Conflito com a Lei.Adolescente em Conflito com a Lei. 2011. (Seminário).

25.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.O CONSELHO TUTELAR E A REDE DE PROTEÇÃO. 2011. (Seminário).

26.
Politícas Públicas de Atendimento a criança e ao adolescente. XVI Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros do Estado de São Paulo. 2010. (Congresso).

27.
Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Politicas de Atendimento a criança e ao Adolescente. 2009. (Congresso).

28.
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ? Conselho do FUNDEB..representante do conselho tutelar - Decreto municipal 63/2009. 2009. (Oficina).

29.
O Estatuto da Criança e do Adolescente.Apresentação da Lei 8069 - ECA. 2009. (Simpósio).

30.
1º ENCONTRO MUNICIPAL SOBRE SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS.GARANTIAS DE DIREITOS. 2008. (Encontro).

31.
Documento Federal-Orientações Técnicas:Serviços de Acolhimento para Criança e Adolescente-http://pt.scribd.com/doc/53288957/62/Anexo-II - página 103.CONSULTA PÚBLICA. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. M.. Diálogo sobre direito da criança e do adolescente. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
WANDA RIBEIRO JACINTO. Identificação do nome. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. (Orientador).

2.
MARIA APARECIDA CLEMENTE. A CONSTRUÇÃO DO NOME NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. (Orientador).

3.
PAULA PAULINO DE OLIVEIRA. A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA DE CRIANÇAS DE QUATRO ANOS. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. (Orientador).

4.
PRISCILA RIBEIRO BALDINI. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. (Orientador).

5.
PATRYCIA CAETANI MARTINS. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA E IDENTIDADE DA CRIANÇA. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Aparecida Clemente. A Construção do nome na Educação Infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Alexandre Marciano da Silva.

2.
Priscila Ribeiro Baldini. A Formação Pessoal e Social na Educação Infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Alexandre Marciano da Silva.

3.
Paula Paulino de Oliveira. A importância da Brincadeira de faz-de-conta para o desenvolvimento. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Alexandre Marciano da Silva.

4.
Wanda Ribeiro Jacinto. Identificação do Nome. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Alexandre Marciano da Silva.

5.
Patrycia Caetani Martins. A Prática Pedagógica na Construção da Autonomia e Identidade da Criança. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação infantil) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Alexandre Marciano da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. M.. Criança e Adolescente: Direito da Convivência Familiar e Comunitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, A. M.. O conselheiro tutelar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, A. M.. A Não redução a maioridade penal. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, A. M.. Facebook. 2009; Tema: Rede social. (Rede social).



Outras informações relevantes


Possuo diploma de proficiência em Língua Estrangeira - DELE - Diploma espanhol de Língua Estrangeira- reconhecido pelo Instituto Espanhol Miguel de Cervantes.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 7:22:06