Paloma Veras Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3874322621678641
  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Mestra em Letras pela Universidade Federal do Maranhão ? UFMA. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão ? UFMA. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano ? IESF. Desenvolve pesquisas nas áreas de Literatura e Sociedade e Literatura Maranhense. Atua como professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da Rede Privada de Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paloma Veras Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, P. V.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: As relações de poder em uma cidade em ruínas: o lugar dos excluídos no romance Vencidos e Degenerados,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: José Dino Costa Cavalcante.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Relações de Poder; Literatura e Sociedade; Novos Atenienses; Excluídos; Vencidos e Degenerados.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2017
Especialização em andamento em Curso de Especialização em Gestão Educacional e Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. (Carga Horária: 390h).
Instituto de Ensino Superior Franciscano, IESF, Brasil.
Título: A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E SOCIEDADE E A TEMÁTICA DO NEGRO NO ROMANCE ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS.
Orientador: Elaine de Jesus Melo Araújo.
2009 - 2013
Graduação em Letras - Espanhol.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO ESPAÇO LITERÁRIO MARANHENSE DO SÉCULO XIX: A RELAÇÃO LITERATURA E SOCIEDADE NOS ROMANCES ÚRSULA E O MULATO.
Orientador: José Dino Costa Cavalcante.




Atuação Profissional



Instituto Farina do Brasil, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa de séries do Ensino Fundamental II.



Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALCANTE, Dino2017CAVALCANTE, Dino ; PEREIRA, P. V. . O lugar dos excluídos em uma São Luís em ruínas: um olhar sobre o romance Vencidos e Degenerados. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE, v. 03, p. 65-81, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, P. V.; CAVALCANTE, Dino . Sob o signo da revolução: um olhar sobre Dentro da Noite Veloz, de Ferreira Gullar. In: José Dino Costa Cavalcante; Silvana Maria Pantoja dos Santos. (Org.). Entre a Face e o Dorso: Diálogos com a poética de Ferreira Gullar. 01ed.São Luís: EDUEMA, 2017, v. , p. 139-154.

2.
PEREIRA, P. V.; CAVALCANTE, Dino . Uma São Luís de Exclusões: Um olhar sobre os marginalizados no romance Vencidos e Degenerados. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Língua Portuguesa, Linguagem e Linguística. 01ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2017, v. 01, p. 129-144.

3.
CAVALCANTE, Dino ; PEREIRA, P. V. . As Relações Sociais em uma São Luís decadente: uma análise de Vencidos e Degenerados. In: Marize Aranha; Naiara Araújo; Sônia Almeida. (Org.). Discursos Linguísticos e Literários: investigações em Letras. 01ed.São Luís: EDUFMA, 2017, v. 01, p. 153-172.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, P. V.. A simbologia de uma cidade em ruínas: memórias discursivas e interdiscurso no romance Vencidos e Degenerados. In: III Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: discurso e contemporaneidade: histórias, espaços e subjetividades, 2017, São Luís. Anais do III Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: discurso e contemporaneidade: histórias, espaços e subjetividades. São Luís: EDUFMA, 2017. v. 01. p. 54-65.

2.
PEREIRA, P. V.. Entre Rupturas e Continuidades: o cotidiano dos escravos pós-abolição no romance Vencidos e Degenerados. In: I Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2017, Caxias. Anais do I Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. Caxias: EDUEMA, 2017. v. 01. p. 189-201.

3.
PEREIRA, P. V.. Uma São Luís de exclusões: um olhar sobre os marginalizados no romance Vencidos e Degenerados. In: I Congresso Internacional de Letras, 2017, Bacabal. Anais do I Congresso Internacional de Letras. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017. v. 01. p. 1630-1645.

4.
PEREIRA, P. V.. O Negro no ideário da Poesia Maranhense do Século XIX: Uma análise de Os Calhambolas, de Celso Magalhães. In: XV Encontro Humanístico de Ciências Humanas em Movimento, 2016, São Luís. Anais do XV Encontro Humanístico de Ciências Humanas em Movimento. São Luís: EDUFMA, 2016. v. 01. p. 605-610.

5.
PEREIRA, P. V.. A representação do Negro na Poesia Maranhense do século XIX: um estudo sociológico de O Calhambola e Sola'o, de Trajano Galvão. In: Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o Ensino de Língua e de Literatura na atualidade, 2016, São Luís. Anais do Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o Ensino de Língua e de Literatura na atualidade. São Luís: EDUFMA, 2016. v. 01. p. 01-12.

6.
PEREIRA, P. V.. O discurso no medievo e suas marcas em A demanda do Santo Graal. In: XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de professores de Literatura Portuguesa, 2012, São Luís -MA. Anais do XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), 2012. p. 2475-2487.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, P. V.. A simbologia de uma cidade em ruínas: memórias discursivas e interdiscurso no romance Vencidos e Degenerados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, P. V.; NOGUEIRA, T. V. A. S. . A literatura maranhense do século XX e sua relação com os conflitos sociais: um olhar sobre os romances Vencidos e Degenerados e Os Degraus do Paraíso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, P. V.. Entre rupturas e continuidades: o cotidiano dos escravos pós-abolição no romance Vencidos e Degenerados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, P. V.. Entre Ficção, Memória Coletiva e História: Uma reflexão acerca de Noite sobre Alcântara, de Josué Montello. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, P. V.. Uma São Luís de Exclusões: um olhar sobre os marginalizados no romance Vencidos e Degenerados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, P. V.. O Negro no ideário da poesia maranhense do século XIX: uma análise de Os Calhambolas, de Celso Magalhães. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, P. V.. A representação do negro na poesia maranhense do século XIX: um estudo sociológico de O Calhambola e Sola'o, de Trajano Galvão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, P. V.. Discurso e representatividade em torno do ser negro: uma leitura dos romances Úrsula e O Mulato. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, P. V.. Do negro ao mulato: entre sociedade, representação e esquecimento nas obras Úrsula e O Mulato. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PEREIRA, P. V.. A virtude, a consciência e a decadência no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PEREIRA, P. V.. A virtude, a consciência e a decadência no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, P. V.; Porto, V.M ; CAVALCANTE, Dino . São luís e os discursos fundadores: mitos, sentidos e identidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEREIRA, P. V.; Silva, C.N . Do profano ao sagrado: a ideologia medieval e suas marcas em A demanda do Santo Graal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PEREIRA, P. V.; TORRES, L.S. . Fogo morto: uma análise das relações humanas e sócio-econômicas do nordeste brasileiro à luz da Sociologia do Romance. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEREIRA, P. V.. O discurso no medievo e suas marcas em A demanda do Santo Graal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PEREIRA, P. V.. A construção de identidade nas personagens femininas de Arthur Azevedo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEREIRA, P. V.. A cristianização do mito arturiano: do caldeirão de abundância à Demanda do Santo Graal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PEREIRA, P. V.. ESPAÑA Y SUS PRINCIPALES MARCOS LITERAREOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional de Letras. Uma São Luís de Exclusões: um olhar sobre os marginalizados no romance Vencidos e Degenerados. 2017. (Congresso).

2.
I Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.Entre rupturas e continuidades: o cotidiano dos escravos pós-abolição no romance Vencidos e Degenerados. 2017. (Encontro).

3.
I Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.Entre Ficção, Memória Coletiva e História: Uma reflexão acerca de Noite sobre Alcântara, de Josué Montello. 2017. (Encontro).

4.
III DCIMA: Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: Discurso e Contemporaneidade: histórias, espaços e subjetividades.A simbologia de uma cidade em ruínas: memórias discursivas e interdiscurso no romance Vencidos e Degenerados. 2017. (Outra).

5.
IV Semana Acadêmica do PGCULT: a pesquisa interdisciplinar em perspectiva.A literatura maranhense do século XX e sua relação com os conflitos sociais: um olhar sobre os romances Vencidos e Degenerados e Os Degraus do Paraíso. 2017. (Outra).

6.
Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o Ensino de Língua e de Literatura na atualidade.A representação do negro na poesia maranhense do século XIX: um estudo sociológico de O Calhambola e Sola'o, de Trajano Galvão. 2016. (Encontro).

7.
XV Encontro Humanístico: Ciências Humanas em Movimento.O Negro no ideário da poesia maranhense do século XIX: uma análise de Os Calhambolas, de Celso Magalhães. 2016. (Encontro).

8.
I Colóquio GELLD "Espaço Maranhense: diálogos entre língua, memória e literatura.A produção em verso e prosa no espaço literário maranhense. 2013. (Outra).

9.
64ª Reunião anual da SPBC. A virtude, a consciência e a decadência no ser negro no romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. 2012. (Congresso).

10.
I Seminário Nacional GPELD Linguagens, discursos e identidades.Discurso e representatividade em torno do ser negro: uma leitura dos romances Úrsula e O Mulato. 2012. (Seminário).

11.
I Seminário Nacional GPELD Linguagens, discursos e identidades.Discurso e representatividade em torno do ser negro: uma leitura dos romances Úrsula e O Mulato. 2012. (Seminário).

12.
IX Semana de Letras "Entre mares e mistérios: navegando pela memória e desvendando a arte da linguagem". 2012. (Seminário).

13.
XIV Encontro Regional dos estudantes de Letras.Do profano ao sagrado: a ideologia medieval e suas marcas em A Demanda do Santo Graal. 2012. (Encontro).

14.
XXIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de professores de Literatura Portuguesa. O Discurso no medievo e suas marcas em A Demanda do Santo Graal. 2012. (Congresso).

15.
XXIV SEMIC.Do negro ao mulato: entre sociedade, representação e esquecimento nas obras Úrsula e O Mulato. 2012. (Seminário).

16.
XXIV SEMIC.Do negro ao mulato: entre sociedade, representação e esquecimento nas obras Úrsula e O Mulato. 2012. (Seminário).

17.
I ELAEL: Encontro Latino Americano de Estudantes de Letras- Identidade e Integração Latino Americana.O discurso no medievo e suas marcas na Demanda do Santo Graal. 2011. (Encontro).

18.
III Seminário de pesquisa e Identidade: múltiplos olhares.A construção de identidade nas personagens femininas de Arthur Azevedo. 2011. (Seminário).

19.
31° ENEL: Língua, Memória e Cultura: as raízes no presente. 2010. (Encontro).

20.
I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguistica. A abordagem das variantes linguísticas da língua espanhola em sala de aula. 2010. (Congresso).

21.
II Encontro de Estudos Literários: Regionalismos e o Canône Nacional.Comunicação oral. 2010. (Encontro).

22.
III Fórum de Extensão da UFMA- Semana de Extensão. O potencial didático da música: estratégia inovadora e falicidora no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola. 2010. (Congresso).

23.
X Encontro Humanístico: Linguagens.O lúdico como coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola: uma experiência didática com crianças e adolescentes do projeto Dom Quixote (Vila Embratel- Neve). 2010. (Encontro).

24.
XII Encontro Maranhense dos Estudantes de Letras. 2010. (Encontro).

25.
CALOURADA CIENTÍFICO CULTURAL 2009.1. 2009. (Outra).

26.
I Encontro de Estudos Literários: da teoria à prática. 2009. (Encontro).

27.
IX Encontro Humanístico: Identidades. 2009. (Encontro).

28.
SEMANA PLURILÍNGUE.ESPAÑA Y SUS PRINCIPALES MARCOS LITERAREOS. 2009. (Outra).

29.
VIII Semana de Letras: Cosmopolitas e NERDS: o dialogismo e as relações de formação de individualidade. 2009. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:47:25