Emília Rodrigues de Lima Barreto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2652515141941538
  • Última atualização do currículo em 01/12/2014


Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus de Botucatu (2011) e título de mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP campus de Jaboticabal (2014). Atua principalmente nas áreas de bem-estar e etologia de animais de produção com ênfase em bem-estar de bovinos na etapa pré-abate. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emília Rodrigues de Lima Barreto
Nome em citações bibliográficas
BARRETO, E. R. L.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Zootecnia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Qualidade do Manejo no Frigorífico: Efeitos no Bem-Estar Animal e na Qualidade da Carcaça e da Carne,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Hematomas; índice de qualidade de manejo; manejo pré-abate de bovinos; pH.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Zootecnia.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Bem-Estar Animal.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Atividades veterinárias; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2007 - 2011
Graduação em Zootecnia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Mondelli Indústria de Alimentos S.A., MIASA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Acompanhamento das atividades realizadas pelos monitores e auxiliares do setor de controle de qualidade e do funcionamento de cada setor da indústria (curral, sala de abate, câmaras frias, triparia, miúdos, graxaria, industrializados, embalagem, armazenamento, expedição).


Food Animal Iniciative, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagio curricular de conclusão de curso sob orientação do Professor Doutor Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa e Professor Doutor Roberto de Oliveira Roça. Desenvolvimento de atividades práticas na área de etologia de ovinos e boas práticas de bovinos de leiteiros.


Grupo ETCO FCAV UNESP Jaboticabal, ETCO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagio curricular de conclusão de curso sob orientação do Professor Doutor Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa e Professor Doutor Roberto de Oliveira Roça. Acompanhamento de projetos de pós-graduando membros do grupo e desenvolvimento de atividades teórico-práticas de bem-estar animal e etologia dos animais domésticos nas áreas de bovinos de corte e leiteiros, frangos de corte, galinhas poedeiras, equinos e suínos.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio extracurricular no Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA - Faculdade de Ciências Agronômicas, para avaliação das características da carne (bovina,ovina,suína,avicola), auxílio em análises laboratoriais (física, química, sensorial) e projetos de pesquisa em conjunto com a equipe de pós-graduação, sob orientação do professor Roberto de Oliveira Roça.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio extracurricular no setor de forragicultura com desenvolvimento de análises bromatológicas, auxílio em projetos de pesquisa em andamento e desenvolvimento de trabalhos científicos.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio extracurricular no setor de ovinocultura.



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Qualidade do Manejo no Frigorífico: Efeitos no Bem-Estar Animal e na Qualidade da Carcaça e da Carne
Descrição: Os objetivos com esta pesquisa foram avaliar a associação entre manejo pré-abate, bem-estar animal e qualidade das carcaças e da carne de bovinos de corte e a utilidade de um índice de qualidade de manejo nos frigoríficos. Foram avaliados 42.360 animais em três plantas frigoríficas sob o controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Foram registrados indicadores de bem-estar animal (frequências de quedas sofridas pelos bovinos), da qualidade de manejo (frequências de porteiradas sofridas pelos animais e utilização do bastão elétrico pelos manejadores), durante o manejo de condução dos animais nos frigoríficos, que foram usados para compor o Índice de Qualidade de Manejo (IQM). Foram registrados os indicadores de qualidade de carcaça (pH da carne e hematomas observados nas carcaças). Registrou-se também carnes com valor de pH acima de 5,9 e carcaças com presença de múltiplos hematomas (pelo menos três); além das ocorrências de abates de emergência realizados e atos de abuso (animais pisoteados e fraturados sendo manejados). Para efeito de controle foram registradas as seguintes informações do manejo: horário do dia, categorias de animais manejados e se houve mistura de categorias nos lotes de manejo. Para análise dos dados foram utilizados os procedimentos GLM e CORR do SAS, além de teste de Qui-quadrado e Análise de Componentes Principais (PCA). Houve efeito significativo (P<0,01) dos indicadores de bem-estar animal e de manejo sobre o IQM nas três plantas, sendo que o maior e menor valor foram observados nas plantas 3 e 1, respectivamente. Os valores de IQM sofreram aumento em todas as plantas quando ocorreram atos de abuso durante o manejo (P<0,01). Houve efeito significativo (P<0,01) de período do dia em IQM, quedas e porteiradas, com aumento nesses indicadores ao longo do dia de trabalho nos três frigoríficos. As categorias de animais manejados e a mistura de categorias também influenciaram (P<0,01) os valores de IQM. As análises de correlação mostraram forte associação entre os valores de IQM e a média de choques, resultado confirmado pela PCA, em que foi observada relação positiva entre a ocorrência de hematomas, média de quedas e de porteiradas. Para a ocorrência de carcaças com múltiplos hematomas houve efeito significativo (P<0,01) para a média de choques em todas as plantas. Carnes com pH ≥ 5,9 apresentaram menores valores de IQM e menores médias de choques apenas na planta 3 (P < 0,01) e maiores médias de porteiradas apenas na planta 1 (P<0,01). Houve aumento das médias de hematomas na ocorrência de atos de abuso nas plantas 1 e 2 (P < 0,01) e aumento dos valores de pH na planta 3 (P<0,01). Conclui- se que o IQM se mostrou uma ferramenta eficaz para o diagnóstico das condições de bem-estar de bovinos de corte durante o manejo nos frigoríficos, entretanto, não apresentou eficiência semelhante para a avaliação da qualidade das carcaças e da carne..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Emília Rodrigues de Lima Barreto - Coordenador / Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Bem-Estar Animal.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, T. D. ; COSTA, M. J. R. P. ; BRAGA, J. S. ; BARRETO, E. R. L. ; PELLECCHIA, A. J. R. . A Contribuição do Fator Humano no Transporte de Bovinos e os Gases do Efeito Estufa: Estudo de Casos. In: III Simpósio de Sustentabilidade & Ciência Animal (SISCA), 2013, Pirassununga. III Simpósio de Sustentabilidade & Ciência Animal (SISCA), 2013.

2.
BRAGA, J. S. ; COSTA, M. J. R. P. ; BORGES, T. D. ; PELLECCHIA, A. J. R. ; BARRETO, E. R. L. ; PASCOA, A. G. . Tempo de Permanência de Bovinos no Chuveiro de Aspersão em Frigoríficos: Estudo de Casos Sobre o Gasto de Água. In: III Simpósio de Sustentabilidade & Ciência Animal (SISCA), 2013, Pirassununga. III Simpósio de sustentabilidade & Ciência Animal (SISCA), 2013.

3.
RICARDO, H. A. ; ATHAYDE, N. B. ; GIRÃO, L. V. C. ; BARRETO, E. R. L. ; PIVETTA, E. R. ; JOAQUIM, S. F. ; ROÇA, R. O. . Peso e Proporção dos Cortes Comerciais de Acordo com o Tipo Ovino. In: Conbravet - Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2011, Florianópolis/SC. Peso e Proporção dos Cortes Comerciais de Acordo Com o Tipo Ovino. Conbravet - Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária., 2011.

4.
ANDRADE, E. N ; COSTA, Q. P. B. ; GIRÃO, L. V. C. ; ATHAYDE, N. B. ; MIGUEL, G. Z. ; BARRETO, E. R. L. ; PAZDIORA, R. D. ; ROÇA, R. O. . Parâmetros de Qualidade da Carne de Bovinos Nelore Submetidos a Diferentes Temperaturas de Cocção.. In: Conbravet - Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2011, Florianópolis/SC. Parâmetros de Qualidade da Carne de Bovinos Nelore Submetidos a Diferentes Temperaturas de Cocção. Conbravet - Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária., 2011.

5.
Surge, C. A. ; Silveira, T. F. ; Costa, C. ; Montagna, G. M. R. B. ; BARRETO, E. R. L. ; Silveira, J. P. F. . Influência do híbrido e ponto de colheita da silagem de milho sobre a digestibilidade aparente do amido em borregas. In: 47a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010, Salvador,BA. 47a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.

6.
Marco Aurelio Factori ; Costa, C. ; Paulo Roberto de Lima Meirelles ; Gelci Carlos Lupatini ; Montagna, G. M. R. B. ; BARRETO, E. R. L. . Ensilagem de Híbridos de Milho Em Função do Estádio de Colheita, Tamanho de Partícula e Processamento. In: VI Simposio de Ciencias da UNESP - Dracena VII Encontro de Zootecnia - UNESP Dracena, 2010, Dracena. Ensilagem de Híbridos de Milho Em Função do Estádio de Colheita, Tamanho de Partícula e Processamento, 2010.

7.
Cassiano, E. C. O. ; Marques, F. ; Satomi, B. ; BARRETO, E. R. L. ; Pilan, G. J. G. ; Montagna, G. M. R. B. . Comportamento Materno de Ovinos. In: VI Simpósio de Ciências da UNESP - Dracena VII Encontro de Zootecnia - UNESP Dracena, 2010, Dracena. Comportamento Materno de Ovinos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, J. S. ; PASCOA, A. G. ; CRUZ, J. K. ; BARRETO, E. R. L. ; BORGES, T. D. ; PELLECCHIA, A. J. R. ; FRANCO, M. R. ; COSTA, M. J. R. P. . A INFLUÊNCIA DA PRESENÇA DE TOURO ADULTO EM LOTES DE BOVINOS NA FREQUÊNCIA DE HEMATOMAS NAS CARCAÇAS. In: 2ª Mostra Científica Expoinel, 2012, Uberaba. Anais 2ª Mostra Científica Expoinel, 2012.

2.
PASCOA, A. G. ; BORGES, T. D. ; BARRETO, E. R. L. ; BRAGA, J. S. ; PELLECCHIA, A. J. R. ; COSTA, M. J. R. P. . CARACTERIZAÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE BOVINOS PARA ABATE. In: 2ª Mostra Científica Expoinel, 2012, Uberaba. Anais 2ª Mostra Científica Expoinel, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
PASCOA, A. G. ; BORGES, T. D. ; BARRETO, E. R. L. ; BRAGA, J. S. ; PELLECCHIA, A. J. R. ; COSTA, M. J. R. P. . CARACTERIZAÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE BOVINOS PARA ABATE . 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BeefSummit Bem-Estar Animal. 2014. (Outra).

2.
III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal. 2014. (Congresso).

3.
O Bem-Estar na Fazenda: Módulo 4 - Bovinos de Corte. 2014. (Outra).

4.
O Bem-Estar na Fazenda: Módulo 6 - Gestão Rural. 2014. (Outra).

5.
Análise Exploratória de Dados - Estatística Multivariada. 2013. (Outra).

6.
Simpósio de Bem-Estar e Qualidade da Carne Bovina. 2013. (Simpósio).

7.
Simpósio Internacional Bem-Estar Animal Como Valor Agregado nas Cadeias Produtivas de Carnes. 2013. (Simpósio).

8.
Workshop Internacional de Bem-Estar dos Animais de Produção. 2013. (Outra).

9.
2ª Mostra Científica Expoinel.CARACTERIZAÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE BOVINOS PARA ABATE . 2012. (Outra).

10.
Ciclo de Palestras Bem-Estar na Produção Animal. 2012. (Outra).

11.
Congreso Internacional "Bienestar Animal: Avances Y Estrategias Para el Futuro de Las Especies Productivas" y Segundo Encuentro Regional de Investigadores en Bienestar Animal. 2012. (Congresso).

12.
1º Simpósio Internacional de Avaliação Animal e Qualidade da Carne. 2011. (Simpósio).

13.
Curso Teórico-Prático Inovações na Avaliação e Melhoria do Bem-Estar de Frangos de Corte. 2011. (Outra).

14.
Ronda Latinoamericana Alltech 2011: Como alimentar o mundo em 2050? Ação local para um demanda global.. 2011. (Outra).

15.
Zootec - Congresso Brasileiro de Zootecnia: Mini-curso: Abate Humanitário: desafios e soluções no manejo de bovinos, suínos e aves. 2011. (Congresso).

16.
Zootec - Congresso Brasileiro de Zootecnia: Simpósio: Bovino e Bubalinocultura. 2011. (Congresso).

17.
SEAB Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu - Mercado da Carne e Técnicas de Produção. 2010. (Outra).

18.
VI Curso de Atualização em Avaliação e Formulação de Dietas - Módulo Leite. 2010. (Outra).

19.
Conferência: "Crise Global: Mudar a Consciência ou Perecer?". 2009. (Outra).

20.
Curso: "HACCP/APPCC - Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - Fundamentos, Princípios e Aplicações na Indústria de Alimentos". 2009. (Outra).

21.
Curso: Bovinocultura de Corte - Inseminação Artificial. 2009. (Outra).

22.
I Ciclo de Palestras do GEMPA - Grupo de Estudos de Manejo de Pastagens. 2009. (Outra).

23.
II Simpósio de Formação e Gestão de Haras. 2009. (Simpósio).

24.
SEAB Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu - Qualidade na Cadeia Produtiva de Carne e Leite. 2009. (Outra).

25.
VII Simpósio de Nutrição de Animais Monogástricos "Aves e Suínos". 2009. (Simpósio).

26.
Zootec - Congresso Brasileiro de Zootecnia - Minicurso : Alimentação de Animais de Zoológico. 2009. (Congresso).

27.
Zootec - Congresso Brasileiro de Zootecnia - Simpósio : Cadeia Negocial de Criação Animal Para Companhia, Preservação e Criações Alternativas. 2009. (Congresso).

28.
I Encontro Café Com leite. 2008. (Encontro).

29.
I Simpósio de Formação e Gestão de Haras. 2008. (Simpósio).

30.
Palestra: Empreendedorismo. 2008. (Outra).

31.
SEAB Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu - Integração Lavoura Pecuária: Aumento de Rentabilidade dos Sistemas. 2008. (Outra).

32.
Viagem Técnica - Fazenda Novo Corte (criação de ovinos). 2008. (Outra).

33.
SEAB Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu - Melhoramento Genético Animal e Biotecnologia: Como e Para Que Usa-los. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRETO, E. R. L.. Seminário Internacional de Bem-Estar de Bovinos. 2014. (Outro).

2.
BARRETO, E. R. L.. BeefSummit Bem-Estar Animal. 2014. (Outro).

3.
BARRETO, E. R. L.. Simpósio Internacional Bem-Estar Animal Como Valor Agregado nas Cadeias Produtivas de Carnes. 2013. (Outro).

4.
BARRETO, E. R. L.. Workshop Internacional de Bem-Estar dos Animais de Produção. 2013. (Outro).

5.
BARRETO, E. R. L.. Ciclo de Palestras Bem-Estar na Produção Animal. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Voluntária no Projeto Centrofauna, coordenado pela ONG Instituto Floravida para realização de atividades ligadas ao centro de manejo, reabilitação e triagem de animais silvestres (CETAS). O projeto visa a reintrodução à natureza de animais provenientes de cativeiros ilegais, além da conscientização da população acerca dos malefícios do tráfico à vida e ao bem-estar dos animais e ao meio ambiente. 2010.

Usuária nível intermediário do Pacote Office.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 15:42:18