Gabriel Julian Wendling Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6081344600446071
  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Graduando em Psicologia pela Universidade FUMEC, em Belo Horizonte. Graduado em Design Gráfico também pela Universidade FUMEC. Foi voluntário e bolsista das ações de extensão universitária: DESIGN DE RESÍDUOS, que une design sustentável e artesanato urbano a partir da reutilização de resíduos sólidos; GRAFITE EM MOVIMENTO, que usa do design sustentável para gerar peças audiovisuais através do muralismo e da animação; e FOTOCOLAGE, que faz uso da fusão entre técnicas digitais e manuais para a construção de peças gráficas a partir do experimentalismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Julian Wendling Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, G. J. W.;WENDLING, G. J.


Formação acadêmica/titulação


2018
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2006 - 2013
Graduação em Design Gráfico.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Título: PRODUÇÃO GRÁFICA SUSTENTÁVEL: Processos semi-industriais como alternativa para a reinserção de resíduos sólidos no sistema de produção.
Orientador: RIBEIRO, Juliana Pontes.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em A Fotografia No Design De Superfície. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Introdução aos Tipos Móveis. (Carga horária: 16h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2011 - 2011
Monitoria no Dia Internacional Pinhole 2011. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Adobe InDesign CS4. (Carga horária: 18h).
Instituto de Pesquisa e Comunicação Digital, IPEC, Brasil.
2010 - 2010
Adobe Illustrator CS4. (Carga horária: 21h).
Instituto de Pesquisa e Comunicação Digital, IPEC, Brasil.
2010 - 2010
Como Produzir Portfólio de Artes Visuais. (Carga horária: 2h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2010 - 2010
Projetos Fotográficos e Fotografia de Autor. (Carga horária: 2h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria na Disciplina Arquivo e Criação. (Carga horária: 65h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria no Dia Internacional Pinhole. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria na Disciplina Fotografia. (Carga horária: 100h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2010 - 2010
Encontro Nacional dos Estudantes de Design. (Carga horária: 28h).
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2010 - 2010
Seminário Mineiro: A Inovação e Seus Impactos Sobr. (Carga horária: 6h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria na Disciplina Fotografia em Estúdio. (Carga horária: 101h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2009 - 2009
Workshop de Fotografia - Luiz Garrido. (Carga horária: 12h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2009 - 2009
Monitoria no Workshop Pinhole Day. (Carga horária: 4h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10



Projetos de extensão


2010 - 2013
Capacitação em Manejo e Design de Resíduos
Descrição: O projeto Design de Resíduos é um trabalho de educação em sustentabilidade ambiental e social, aliado à capacitação em design sustentável. O projeto propõe oficinas direcionadas para jovens de 15 a 18 de anos, moradores do Aglomerado da Serra, que visam a formação da consciência social, ambiental e cultural a partir da noção de reaproveitamento dos resíduos industriais. O trabalho objetiva capacitar o estudante para propor objetos utilitários a partir da metodologia criativa do design, sendo estes realizados através de processos produtivos artesanais. A intenção de reutilização e reaproveitamento dos materiais resultantes do descarte do consumo diário é de ressaltar a potencialidade estética e funcional desses suportes, geran do renda e também possibilidades de atividade profissional. Entende-se aqui o Design Sustentável como uma maneira de projetar que visa minimizar os impactos ambientais e sociais dos produtos desde a sua forma e material até o seu meio de produção. A importância social desse projeto consiste na inserção desses jovens na esfera produtiva da sociedade, proporcionando recursos metodológicos, técnicos e estéticos para que os beneficiados por essa capacitação tenham autonomia criativa e iniciativa empreendedora para gerar produtos dentro de uma perspectiva ambientalmente sustentável, economicamente viável, socialmente justa e de alto valor cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gabriel Julian Wendling Cardoso - Integrante / Juliana Pontes Ribeiro - Coordenador / Adriana Tonani - Integrante.Financiador(es): Universidade FUMEC - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Grafite em Movimento: dos muros para o vídeo
Descrição: Com este Projeto de Extensão, objetivou-se estabelecer entre os estudantes de uma universidade pública (UEMG) e de uma universidade particular (FEA-FUMEC) uma troca de informação e experiência, no universo da realização audiovisual, entre teoria e prática, fundamentada na evolução histórica das diversas tecnologias do registro do movimento sintético. Compreende também um intercâmbio entre o saber acadêmico e o popular, mediante a animação da arte do grafite, feitos nos muros da FUMEC e também de alguns coletados em diversos locais da cidade. Teve ainda como objetivo envolver a sociedade acadêmica e a comunidade através de intervenção artística influenciada pelo grafite e sua capacidade de interação e intervenção visual na cidade. O projeto propõe um estudo detalhado sobre o cenário do grafite de Belo Horizonte, apropriação dessa arte urbana e tradução para uma nova linguagem. Por fim, propõe promover uma nova característica, em busca de uma maneira ecologicamente correta de se produzir interferências urbanas. O projeto conta com um artigo publicado no Caderno de Artigos 2009 para o 7º Seminário De Extensão da Universidade FUMEC. ISBN 978-85-63372-03-1.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Gabriel Julian Wendling Cardoso - Integrante / Magda Rezende de Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2009
Fotografia Digital e Colagem Artesanal
Descrição: Em nossos dias, verifica-se imensa acessibilidade dos equipamentos fotográficos digitais, que, porém, vem acompanhada de sua recorrente subutilização ? percebe-se um processo de banalização do registro de imagens sem a devida e atualizada capacidade de lidar e manipular com essa produção no campo tão prolífico do design gráfico. O curso de Fotografia Digital + Colagem pretende aprofundar conceitos que normalmente não são contemplados em cursos da área, proporcionando ?ferramentas? para cada aluno pensar e produzir suas imagens, agregando valores, conceitos e fundamentos, usando para isso a compreensão dos processos digitais associados aos recursos de montagem artesanal ? colagens. Como encaminhamento didático, foi fundamental, em primeiro lugar, cuidar de fornecer melhor compreensão para o uso do equipamento digital e seus acessórios, bem como de softwares de manipulação e arquivamento, associados a um desenvolvendo da experiência pessoal em aulas de prática fotográfica, nas quais o participante aprofunda seus conhecimentos, testa na prática a iniciação teórica e realiza resultados valorosos. Cuidamos de providenciar para isso uma consistente informação teórica/histórica/conceitual por meio de aulas expositivas de arquivos de imagens da história das artes gráficas, da fotografia contemporânea e clássica, seus entroncamentos com as artes visuais, o campo editorial, as vanguardas históricas, etc. Autores e criadores que deram contornos de seriedade e respeito às pesquisas de linguagem fotográfica e seus hibridismos na colagem gráfica experimetal, desde as vanguardas estéticas do início do século XX até as correntes do chamado Design Autoral ? atividade intrinsecamente ligada ao mercado e simultaneamente inquieta na busca da nova linguagem e alargamento dos seus limites ?, independentemente na proposição de conceitos e generosa em seu caráter multivisionário e interdisciplinar. O projeto conta com um artigo publicado no Caderno de Artigos 2009 para o 7º Semin.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gabriel Julian Wendling Cardoso - Integrante / Mário Lúcio Arreguy Maia - Coordenador / Alexandre de Queiroz Lopes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design para Inovação Social.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Crowd-Design.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Ecodesign.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Produção Gráfica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
2º Prêmio Design: Menção Honrosa na categoria Design Gráfico com o projeto ?Música Industrial - Uma História Retrofuturista?., Universidade FUMEC.
2010
Concurso Design SE: Menção Honrosa na categoria Editorial, com o projeto "Ferrugem"., Universidade FUMEC.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CARDOSO, G. J. W.. Design de Superfície Sustentável. In: Juliana Pontes Ribeiro. (Org.). Design Socioambiental. 1ed.Belo Horizonte: Ed. FUMEC - Faculdade de Engenharia e Arquitetura, 2011, v. 1, p. 12-18.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARDOSO, G. J. W.. Comentário sobre a fotografia estenopéica. Grão | Periódico Fotográfico, Belo Horizonte, 17 ago. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, J. P. ; TONANI, A. ; CARDOSO, G. J. W. . Design de Resíduos: uma nova mentalidade para a transformação das esferas produtivas. In: IV Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2013, Porto Alegre. A insustentável leveza do ter : anais do IV Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) + International Symposium on Sustainable Design (ISSD). Porto Alegre: ed. Porto Alegre: Escola de Design Unisinos, 2013. v. 1. p. 158-167.

2.
RIBEIRO, J. P. ; TONANI, A. ; CARDOSO, G. J. W. . Design de Resíduos: consolidação de uma prática inclusiva. In: 9º Seminário de Extensão da Universidade FUMEC, 2012, Belo Horizonte. Caderno de Artigos 2012. Belo Horizonte: Ed. FUMEC, 2012. v. 1. p. 54-59.

3.
RIBEIRO, J. P. ; TONANI, A. ; CARDOSO, G. J. W. . Design de Resíduos: tecnologia social em design sustentável e artesanato. In: 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís. Anais do X Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís: EDUFMA, 2012.

4.
RIBEIRO, J. P. ; TONANI, A. ; CARDOSO, G. J. W. . Design de Resíduos: uma experiência de capacitação criativa e manejo de resíduos do consumo diário com jovens do Aglomerado da Serra. In: 8º Seminário de Extensão da Universidade FUMEC, 2011, Belo Horizonte. Caderno de Artigos 2010. Belo Horizonte: Ed. FUMEC, 2011. v. 1. p. 41-47.

5.
CARDOSO, G. J. W.. Design de Superfície Sustentável. In: III Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2011, Recife. Anais do International Symposium on Sustainable Design e Simpósio Brasileiro de Design Sustentável 2011. Recife: Editora Universitária UFPE, 2011. v. 1. p. 434-441.

6.
MAIA, M. L. A. ; LOPES, A. Q. ; CARDOSO, G. J. W. . Fotografia Digital e Colagem Artesanal. In: 7º Seminário De Extensão da Universidade FUMEC, 2010, Belo Horizonte. Caderno de Artigos 2009. Belo Horizonte: FUMEC, 2010. p. 29-31.

7.
OLIVEIRA, M. R. ; CARDOSO, G. J. W. . Grafite em Movimento: dos muros para o vídeo. In: 7º Seminário De Extensão da Universidade FUMEC, 2010, Belo Horizonte. Caderno de Artigos 2009. Belo Horizonte: FUMEC, 2010. p. 59-68.

Outras produções bibliográficas
1.
CARDOSO, G. J. W.. Revista Traça: arte gráfica universitária nº 04 ano 07. Belo Horizonte: Ed. FUMEC - Faculdade de Engenharia e Arquitetura, 2012 (Pesquisa fotográfica ?Ferrugem?).

2.
CARDOSO, G. J. W.. Revista Traça: arte gráfica universitária nº 03 ano 06. Belo Horizonte: Ed. FUMEC - Faculdade de Engenharia e Arquitetura, 2011 (Capa para a Revista Traça nº 03).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CARDOSO, G. J. W.. As Sombras de Irene (Ensaio Fotográfico). 2010. Fotografia.

2.
CARDOSO, G. J. W.. Ferro Velho 01 e 02 (Ensaios Fotográficos - Projeto Ferrugem). 2010. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Empreendedorismo e Ecodesign. 2014. (Outra).

2.
2º Prêmio Mostra Design. Ferro Velho Belo Horizonte e Música Industrial - Uma História Retrofuturista. 2012. (Exposição).

3.
8º Seminário de Extensão da Universidade FUMEC.Design de resíduos: uma experiência de capacitação criativa e manejo de resíduos do consumo diário com jovens do Aglomerado da Serra. 2011. (Seminário).

4.
III Symposium on Sustainable Design.Design de Superfície Sustentável. 2011. (Simpósio).

5.
II Mostra Mineira de Fotografia. Ferro Velho Belo Horizonte. 2011. (Exposição).

6.
Seminário Comunicação e Sustentabilidade. 2011. (Seminário).

7.
SENAI Casa Aberta Cecoteg.Projeto Capacitação e Manejo em Design de Resíduos. 2011. (Seminário).

8.
SENAI Casa Aberta Cecoteg.Design de Superfície Sustentável. 2011. (Seminário).

9.
Encontro Nacional dos Estudantes de Design. 2010. (Congresso).

10.
Seminário Mineiro: A Inovação e Seus Impactos Sobre a Pesquisa e Extensão. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WENDLING, G. J.; RIBEIRO, J. P. ; TONANI, A. . I REFUGO. 2013. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WENDLING, G. J.; RIBEIRO, J. P. ; TONANI, A. . I REFUGO. 2013. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 13:21:21