Eliziane Manosso Streiechen

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1062660746215044
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (2015-2018); Mestra em Educação pela Universidade do Centro-Oeste de Guarapuava/PR (UNICENTRO, 2014); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007). Graduada em Letras Português/Inglês (SECAL, 2004); Bacharel em Letras/Libras (UFSC, 2012); Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (SEED/PR, 2003). Possui adicionais nas áreas de Deficiência Mental e Auditiva (1992-2000). Foi professora alfabetizadora e tradutora/intérpretes de língua de sinais (TILS) durante vinte anos. Faz parte do Quadro Próprio de Professores do Estado do Paraná (em licença). Foi uma das fundadoras da APAE de Ivaí/PR; Diretora e professora da Escola Especial (1998-2002); Atualmente, é docente do departamento de Letras da UNICENTRO, campus de Irati/PR. Nessa Instituição exerce ou exerceu as seguintes funções: professora da disciplina de Libras; professora na modalidade de Educação a Distância (EaD); coordenadora do Programa de Inclusão e Acessibilidade (2014-2015); coordenadora substituta do PIBID/Espanhol (2014-2015); coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (2014-2015); membro do Núcleo Estruturante (NDE) do departamento de Letras. Possui pesquisas relacionadas à aquisição da linguagem pelo surdo; CODA (Children of deaf adult); Inclusão; Surdez, entre outras temáticas. Possui três livros publicados: ?Língua Brasileira de Sinais - Libras?, pela Editora UNICENTRO de Guarapuava/PR, 2012; "Libras: aprender está em suas mãos", pela Editora CRV de Curitiba/PR, 2013 (2. ed. 2017) e "A aquisição da Libras em um contexto multilinguístico", pela Editora UNICENTRO, 2017. Contato: lizi_st@yahoo.com.br. ou lizi.unicentro@yahoo.com.br. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliziane Manosso Streiechen
Nome em citações bibliográficas
STREIECHEN, Eliziane. M.;STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati, Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.
Campus de Irati PR 153 - Km 7
Riozinho
84460000 - Irati, PR - Brasil
Telefone: (42) 34213066


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Um estudante bilíngue, uma mãe surda e a escola: percurso de encontros, desencontros e contradições, Ano de obtenção: 2019.
Orientador: Gilmar de Carvalho Cruz.
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). Filhos ouvi.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS.
2012 - 2014
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava, UNICENTRO, Brasil.
Título: A aquisição da linguagem por crianças ouvintes filhas de mãe surda em um contexto multilinguístico: um estudo de caso,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cibele krause Lemke.
2006 - 2007
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica. (Carga Horária: 610h).
Instituto Superior do Litoral do Paraná, ISULPAR, Brasil.
Título: A aquisição da linguagem escrita pelo aluno surdo.
Orientador: Tania Cristina Verona.
2008 - 2012
Graduação em Bacharelado em Letras Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Tradução comentada: "Mudanças estruturais para uma inclusão ética" - Marianne R. Stumpf.
Orientador: Ronice M. de Quadros.
2001 - 2004
Graduação em Letras.
Faculdade Santa Amélia - SECAL, SECAL, Brasil.
Título: A aquisição da linguagem escrita pelo aluno surdo.
Orientador: Ana Cláudia Fontana.
1988 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Arthur da Costa e Silva - EM, CEACS, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Seminário Esp.Teorias de Aquis de Seg. Língua. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em Educação a Distância e Continua. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava, UNICENTRO, Brasil.
2011 - 2011
Políticas Públicas em Educação a Distância. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava, UNICENTRO, Brasil.
2009 - 2009
Est. para Discussão sobre o Processo de Ens.Aprend. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2007 - 2008
Grupo de Estudos em Rede - Ed., Técnologia e Ens. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2007 - 2007
III Grupo de Estudos aos Sábados. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Grupo de Estudo aos Sábados - Educação Especial. (Carga horária: 28h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Educação Bilíngue para Surdos. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2004 - 2004
Educação Bilíngue para Surdos. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2003 - 2003
FORMAÇÃO DE PROFESSOR INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORT. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
1999 - 2000
Estudos Adicionais na Área de Deficiência Mental. (Carga horária: 1005h).
Instituto de Educação Estadual, IEE, Brasil.
1999 - 1999
CURSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - ÁREA DA SURDEZ. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
1998 - 1998
CURSO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
1998 - 1998
OFICINA DE TRABALHO SOBRE LIBRAS. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
1997 - 1997
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES - GRUPO DE ESTUDO. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
1994 - 1994
BILINGUISMO E LEITURA DE SINAIS. (Carga horária: 8h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE PONTA GROSSA, SMEDCPG, Brasil.
1994 - 1994
AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DO DEFICIENTE AUDITIVO. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE PONTA GROSSA, SMEDCPG, Brasil.
1992 - 1993
Adicional em Deficiência Auditiva. (Carga horária: 1060h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati, UNICENTRO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprova em 1º lugar no Concurso Público para Professores realizado em 2010.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 40


Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Carga horária: 20
Outras informações
Afastada em licença sem vencimento.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: QPM - aulas extraordinárias de Líng. Port., Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Intérprete de Língua Brasileira de Sinais/P., Carga horária: 20
Outras informações
Afastada em licença sem vencimento.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Escola de Ed. Especial - APAE, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação de Ivaí, SMEI, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Demiti-me para trabalhar na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) como professora efetiva e com dedicação exclusiva.


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora da Escola Especial - APAE, Carga horária: 20
Outras informações
Demiti-me para cursar a Faculdade.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Estudantes bilingues ouvintes filhos de mãe surda: implicações para as práticas inclusivas das escolas brasileiras
Descrição: Este Projeto está sendo desenvolvido no doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
A(s) identidade(s) e a subjetividade dos filhos ouvintes que têm pais surdos
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a construção da(s) identidade(s) e a subjetividade dos filhos ouvintes que têm pais surdos. A pesquisa é de cunho qualitativa, descritiva com levantamento bibliográfico pertinente ao tema. Pretende-se, a partir dos resultados, colaborar para a produção do conhecimento na área da surdez, bem como trazer à tona algumas questões identitárias e as zonas de fronteiras em que os filhos ouvintes de pais surdos estão envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Política linguística no Estado do Paraná: línguas de imigração e línguas de fronteira
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como foco descrever e analisar as políticas linguísticas presentes nas práticas de ensino/aprendizagem de línguas em comunidades consideradas bilíngues seja por conta das línguas de imigração ou pelas línguas de fronteira existentes em certas regiões do estado do Paraná. No caso específico desta pesquisa, o estudo recai em comunidades na região centro-sul do estado do Paraná, mais especificamente nas cidades de Irati e Prudentópolis, as quais têm a língua ucraniana como língua de imigração e, portanto, como língua veicular em situações da comunicação cotidiana. Já na região oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu, há o funcionamento do português e do espanhol como línguas de fronteira, situação fortemente facilitada não só pela situação de fronteira, mas, também pelas tratativas comerciais que se dão nesse contexto. Subjacente a estes dois focos de estudo está, pois, a preocupação em desvelar as políticas de língua que regem as práticas linguísticas escolares. Neste sentido, o foco está direcionado tanto à interação que se desenvolve entre os atores do espaço escolar professores e alunos quanto ao manejo do fazer pedagógico pelo professor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliziane Manosso Streiechen - Integrante / Cibele Krause-Lemke - Coordenador / Tadinei Jacumasso - Integrante / Loremi LoregianPenkal - Integrante / Valdir Heitor Barzotto - Integrante / Milan Puh - Integrante / Jossiane Carla Bernar Luviza - Integrante / Herminia Ribeiro - Integrante / Jorgelina Tallei - Integrante.
2012 - 2014
A aquisição da Libras por crianças ouvintes filhas de mãe surda em um contexto multilinguístico: um estudo de caso
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no mestrado em Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Algumas reflexões sobre a função do Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais no contexto educacional inclusivo
Descrição: O referido projeto tem como objetivo refletir alguns aspectos relacionados ao profissional Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais, tais como funções, legislação e importância dentro do contexto educacional inclusivo de alunos surdos.Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual constará de um referencial teórico com levantamento bibliográfico pertinente ao tema, destacando aspectos importantes sobre as funções e responsabilidades e importância do Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais no contexto educacional brasileiro. Nesse sentido, tal estudo buscará divulgar o trabalho dos Intérpretes de Libras e incentivar acadêmicos, entre outros, a buscarem um maior aprofundamento da Língua Brasileira de Sinais e formação para que possam atuar como tradutores intérpretes de língua de sinais, suprindo, desta forma, a falta deste profissional no mercado de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
A aquisição da linguagem escrita pelo aluno surdo
Descrição: Pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - na Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de Iniciação à docência - PIBID
Descrição: Descrição: O objetivo central desta proposta consiste no fortalecimento da licenciatura em Língua Espanhola e nos processos que unem a Universidade e a Escola na formação e preparo de docentes cada vez mais aparelhados para enfrentar os desafios que cercam a docência. O projeto se pauta no desenvolvimento de práticas de formação, bem como de práticas linguísticas que possibilitem o acesso aos bens culturais da língua espanhola; comparação com a cultura de origem, ao ressaltar aspectos que envolvem as práticas de seu contexto: imigração; rituais específicos que têm raiz na cultura familiar e que, portanto, ofereçam e desenvolvam uma formação social aos educandos para além do trabalhado nas disciplinas curriculares básicas. Objetiva-se, portanto, uma formação de via dupla: preparar docentes para o exercício pleno do magistério de forma consciente e engajada com a educação básica; e preparar alunos para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, bem como para competir estrategicamente no mercado de trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (11) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Interlinguagens
2012 - Atual
Periódico: Interlinguagens


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Interlinguagens
2015 - Atual
Periódico: Práxis Educativa (UEPG. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Honra ao Mérito por ter obtido o 3º lugar da turma de Letras Português/Inglês, Faculdade Santa Amélia - SECAL.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:3
Héliton Diego LAU  Data: 02/02/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
COTOVIC, M.2018COTOVIC, M. ; STREIECHEN, Eliziane. M. ; ANTOSZCYSZEN, S. . Libras: algumas reflexões sobre a sintaxe. REVISTA ODISSÉIA, v. 3, p. 16-35, 2018.

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.2018STREIECHEN, Eliziane. M.; OLIVEIRA, J. J. . Escolhas lexicais no processo de tradução do português escrito para a língua de sinais. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE), v. 14, p. 110-120, 2018.

3.
KOBILINSKI, S. M.2016KOBILINSKI, S. M. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Processo de aprendizagem de Libras como L2 por adultos ouvintes. Interlinguagens, v. 7, p. 398-417, 2016.

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.2016STREIECHEN, Eliziane. M.. A(s) identidade(s) e a subjetividade dos filhos ouvintes que têm pais surdos. Interlinguagens, v. 07, p. 106-118, 2016.

5.
STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO2016STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO; BORGES, E. . Resenha: PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de segunda língua. Parábola: São Paulo, 2014.. Interlinguagens, v. 07, p. 77-82, 2016.

6.
DOURADO, K. J. N.2016DOURADO, K. J. N. ; STREIECHEN, Eliziane. M. ; ANTOSZCYSZEN, S. . O sujeito surdo no mercado de trabalho: desafios e paradoxos diante da legislação. Interlinguagens, v. 09, p. 183-206, 2016.

7.
STREIECHEN, Eliziane. M.2016STREIECHEN, Eliziane. M.; KRAUSE-LEMKE, C. ; OLIVEIRA, J. P. ; CRUZ, G. C. . Pedagogia surda e bilinguismo: pontos e contrapontos na perspectiva de uma educação inclusiva. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 39, p. 91-101, 2016.

8.
FREITAS, J.2015FREITAS, J. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Ouvindo a subjetividade do surdo. Interlinguagens, v. 06, p. 71-90, 2015.

9.
SCHEIFER, P. L. K.2015SCHEIFER, P. L. K. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Necessidades e desafios na inclusão do aluno surdo na Rede Regular de Ensino: o apoio pedagógico. Interlinguagens, v. 06, p. 91-104, 2015.

10.
LESZCZUK, A.2014LESZCZUK, A. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . O olhar do docente sobre o aluno surdo em uma sala regular de ensino. Interlinguagens, v. 5, p. 1-19, 2014.

11.
STREIECHEN, Eliziane. M.;STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO2014STREIECHEN, Eliziane. M.. CODA: cultura, linguagem e identidade. Interlinguagens, v. 1, p. 103-115, 2014.

12.
FRISOZ, R. T.2014FRISOZ, R. T. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Interlinguagens, v. 1, p. 197-209, 2014.

13.
STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO2014 STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO; KRAUSE-LEMKE, CIBELE . Análise da produção escrita de surdos alfabetizados com proposta bilíngue: implicações para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 14, p. 957-985, 2014.

14.
POCHAPSKI, A.2013POCHAPSKI, A. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Língua Brasileira de Sinais: uma análise dos desafios, limites e progressos. Interlinguagens, v. 1, p. 01-15, 2013.

15.
OLIVEIRA, J. J.2013OLIVEIRA, J. J. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Processo de aquisição-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua. Interlinguagens, v. 1, p. 142-154, 2013.

16.
GARSTKA, R.2013GARSTKA, R. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . A Escrita de Sinais no contexto inclusivo brasileiro. Interlinguagens, v. 1, p. 166-184, 2013.

17.
STREIECHEN, Eliziane. M.;STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO2012STREIECHEN, Eliziane. M.. Traduzir ou omitir? Algumas reflexões sobre fidelidade e bom senso no processo de tradução/interpretação em língua de sinais. Interlinguagens, v. 1, p. 25-38, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.. A aquisição da Libras em um contexto multilinguístico. 1. ed. Guarapuava/PR: Unicentro, 2017. v. 1. 150p .

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.. LIBRAS: aprender está em suas mãos. 2. ed. Curitiba/Paraná: CRV, 2017. v. 2. 148p .

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Libras: aprender está em suas mãos. 1. ed. Curitiba/Paraná: CRV, 2013. v. 1. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CRUZ, G. C. ; KRAUSE-LEMKE, C. . Políticas públicas de inclusão educacional e os desafios frente à formação docente. In: Antonio Carlos Frasson; Antonella Carvalho de Oliveira; Lucimara Glap. (Org.). Formação docente: princípios e fundamentos. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. , p. 222-239.

2.
BORGES, E. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Interfaces entre a abordagem complexa o o bilinguismo multidimensional na educação de surdos. In: Walkyria Magno e Silva; Elaine Ferreira do Vale Borges. (Org.). Complexidade em Ambientes de Ensino e de Aprendizagem de Línguas Adicionais. 1ed.Curitiba/Paraná: CRV, 2016, v. 1, p. 241-260.

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.; ZYCH, A. C. . A inclusão da Libras no Ensino Superior: reflexões críticas. In: Rejane Klein; Miriam Adalgisa Bedim Godoy. (Org.). Amplitude e olhares na formação de professores. 1ed.Curitiba/Paraná: CRV, 2015, v. 1, p. 41-56.

4.
STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO; CRUZ, G. C. ; KRAUSE-LEMKE, C. . Ouvintes e surdos, em casa, na escola: algumas intersecções (possiveis?). In: Jáima Pinheiro de Oliveira; Samuel Antoszczyszen; Silmara Pereira da Mata; Karen Regiane Soriano. (Org.). EDUCAÇÃO ESPECIAL: Desenvolvimento Infantil e Processos Educativos. 1ed.Curitiba/Paraná: CRV, 2015, v. 1, p. 89-112.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CRUZ, G. C. ; KRAUSE-LEMKE, C. . A INTERFERÊNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE FILHOS OUVINTES DE PAIS SURDOS. In: EDUCERE, 2017, Curitiba/Paraná. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017. p. 5466-5478.

2.
LAVA, F. ; STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO . O SURDO E O RECONHECIMENTO DO ?EU?. In: EDUCERE, 2015, Curitiba/Paraná. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho docente, 2015. p. 8240-8241.

3.
FONTANA, E. C. ; STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO . INTERPRETAÇÃO E RECRIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ- SC. In: EDUCERE, 2015, Curitiba/Paraná. Formação de Professores, Complexidade e trabalho docente, 2015. p. 22361-22362.

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.; KRAUSE-LEMKE, C. . A AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR CRIANÇAS OUVINTES FILHAS DE MÃE SURDA NUM CONTEXTO MULTILÍNGUE. In: Seminário de Pesquisa do PPE, 2013, Maringá/Paraná. XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.

5.
STELLE, T. G. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . OS PRINCIPAIS MITOS SOBRE OS SURDOS E A LÍNGUA DE SINAIS. In: EDUCERE, 2013, Curitiba/Paraná. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2013.

6.
STREIECHEN, Eliziane. M.; KRAUSE-LEMKE, C. . A CULTURA E AS IDENTIDADES DO POVO SURDO. In: Seminário Innternacional de Cultura, Arte e Comunidades, 2013, Irati/Paraná. Seminário Innternacional de Cultura, Arte e Comunidades, 2013.

7.
STREIECHEN, Eliziane. M.. CRIANÇAS OUVINTES BILINGUES FILHAS DE MÃE SURDA E A ALTERNÂNCIA DAS LÍNGUAS: LIBRAS E PORTUGUÊS. In: XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná ? CELLIP, 2013, Paranaguá/Paraná. XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná ? CELLIP, 2013.

8.
KIELT, F. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . A HISTÓRIA DOS SUJEITOS SURDOS E A LÍNGUA DE SINAIS. In: IV SEMANA DE PEDAGOGIA POLITICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA E DA PRÁTICA SOCIAL, 2013, Irati/Paraná. IV SEMANA DE PEDAGOGIA POLITICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA E DA PRÁTICA SOCIAL, 2013.

9.
STREIECHEN, Eliziane. M.. O QUE TODO PROFESSOR DEVE SABER SOBRE O ALUNO SURDO?. In: 15ª JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ? ?Literatura, Linguagem e Multiculturalismo - Veredas do imaginário e Cartografias da Memória.?, 2012, Marechal Cândido Rondon/PR. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2012.

10.
KALATAY, P. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL. In: III SEPED - Semana de Estudos do Curso de Pedagogia de Irati, 2012, Irati/Paraná. III SEPED - Semana de Estudos do Curso de Pedagogia de Irati, 2012. v. 3.

11.
STREIECHEN, Eliziane. M.. POR QUE O SURDO ESCREVE DIFERENTE?. In: II Simpósio Interlinguagens - Discutindo as Interfaces a Língua, Literatura e Ensino, 2011, Prudentópolis/Paraná. II Simpósio Interlinguagens - Discutindo as Interfaces a Língua, Literatura e Ensino, 2011. v. 02. p. 158-175.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; FONTANA, E. C. . LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DIANTE DE UMA CARGA HORÁRIA LIMITADA. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2016, Marília/ SP. Formação de professores na perspectiva inclusiva, 2016. v. 01.

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CRUZ, G. C. . VISÃO MECANICISTA OU SISTÊMICA: QUE CONCEPÇÕES EMBASAM AÇÕES DE PROFESSORAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE UM FILHO OUVINTE DE MÃE SURDA?. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2016, Marília/SP. Práticas pedagógicas inclusivas, 2016. v. 01.

3.
FONTANA, E. C. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . EXPECTATIVAS DOS ACADEMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE LIBRAS. In: IV Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em diálogo, 2016, Irati/Paraná. Práticas corporais, educação e os desafios da contemporaneidade, 2016. v. 01. p. 01-04.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONTANA, E. C. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: EXPECTATIVAS E DESAFIOS. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 2017, Londrina/Paraná. 3º Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física, 2017.

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.. TEORIA DA COMPLEXIDAS: ENSINO E DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém/Pará. IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015.

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.; BORGES, E. . AQUISIÇÃO DA LIBRAS NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE. In: I Congresso Internacional de Estudos em Linguagem (CIEL), 2015, Ponta Grossa. Cultura, Identidades e Subjetividades, 2015. p. 15-16.

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.; KRAUSE-LEMKE, C. . A CONSTITUIÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) E AS QUESTÕES LINGUÍSTICAS DOS FILHOS OUVINTES QUE TÊM PAIS SURDOS. In: 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI), 2014, Maringá/Paraná. 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014. p. 133-133.

Apresentações de Trabalho
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CRUZ, G. C. . Filhos de surdos: cultura, identidade, linguagem e escolaridade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Educação Inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.. A aquisição da Libras por crianças ouvintes filhas de mãe surda em um contexto multilinguístico: um estudo de caso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CRUZ, G. C. ; KRAUSE-LEMKE, C. . A interferência da língua de sinais na aquisição da escrita de filhos ouvintes de pais surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Teoria da Complexidade: Ensino e desenvolvimento da Libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LAVA, F. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . O surdo e o reconhecimento do 'eu'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FONTANA, E. C. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Interpretação e recriação das políticas de inclusão escolar no município de Balneário Camboriú- SC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
STREIECHEN, Eliziane. M.. A(s) Identidades(s) e a subjetividade dos filhos ouvintes que têm pais surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
STREIECHEN, Eliziane. M.; KRAUSE-LEMKE, C. . A constituição da(s) identidade(s) e as questões linguísticas dos filhos ouvintes que têm pais surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CHVAITCHUK, N. ; RIBEIRO, D. L. ; FEIX, S. D. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Tecnologias na aprendizagem da perífrase ESTAR+GERÚNDIO através de um curta metragem em Espanhol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
STREIECHEN, Eliziane. M.; LEMKE, C. k. . A aquisição da Libras por crianças ouvintes filhas de mãe surda num contexto multilíngue. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
STELLE, T. G. ; STREIECHEN, Eliziane. M. . Os principais mitos sobre os surdos e a língua de sinais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Crianças ouvintes bilingues filhas de mãe surda e a alternância das língua: Libras e Português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
STREIECHEN, Eliziane. M.; KRAUSE-LEMKE, C. . A cultura e as identidades do povo surdo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
STREIECHEN, Eliziane. M.. O que todo professor deve saber sobre o aluno surdo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Por que o surdo escreve diferente?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; SIQUEIRA, D.N. . ATUAÇÃO COMO TRADUTOR/ INTÉRPRETE DA LIBRAS/PORTUGUÊS. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
STREIECHEN, ELIZIANE MANOSSO. IV Semana da Inclusão promovida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Guarapuava.. 2017.

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Coordenadora da Sessão de Comunicação Oral. 2016.

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Coordenadora do Programa e Inclusão e Acessibilidade (PIA) da UNICENTRO. 2014.

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Coordenadora do PIBID/Espanhol. 2014.

5.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Coordenadora do Curso de Libras no Centro de Línguas (CEL). 2014.

6.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Vídeo de apresentação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras).. 2013.

7.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). 2013.

8.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Produção de Vídeo-aula para Educação a Distância. 2013.

9.
STREIECHEN, Eliziane. M.. COORDENAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO EVENTO "Encontro de Surdos". 2011.

10.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CHAIDA, C.S. . JOGOS COLEGIAIS DO PARANÁ - JOCOP´S. 2010.

11.
STREIECHEN, Eliziane. M.; SOARES, S. M. ; KAMONSKI, C.A . ENCONTRO DE SURDOS. 2009.

12.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CHAIDA, C.S. ; BLUM, M. A. B. . PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2007.

13.
STREIECHEN, Eliziane. M.; THOMAZ, R.I. ; GROCHOSKI, F. . IMPLANTAÇÃO DO BILINGUISMO NA ESCOLA. 1999.

14.
STREIECHEN, Eliziane. M.; LONGO, A. M. ; GRABICOSKI, M. . FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CAMPELLO, A. R. . I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.; STOCK, I. M. ; ZYCH, A. C. . 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E GESTÃO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; STOCK, I. M. . Minicurso de Libras. 2014. .

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Educação Especial com ênfase em tradução e interpretação em Libras - Libras I e II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Educação Especial com ênfase em tradução e interpretação em Libras - Libras I e II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.. História da Educação de Surdos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Oficina de Libras. 2013. .

6.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Libras - Língua Brasileira de Sinais (Regular). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Libras - Língua Brasileira de Sinais (Oferta Especial). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Oficina de Libras. 2013. .

9.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Oficina de Libras. 2013. .

10.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Instrumental de Libras. 2013. .

11.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Libras - Língua Brasileira de Sinais (Oferta Especial). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Educação e Diversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
STREIECHEN, Eliziane. M.. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

14.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Oficina de Libras. 2011. .

15.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Minicurso de Libras. 2011. .

16.
STREIECHEN, Eliziane. M.; KAMONSKI, C.A . Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua de Sinais - Libras. 2011. .

17.
STREIECHEN, Eliziane. M.; WILSMANN, M. . Curso Básico de Lingua Brasileira de Sinais (Libras). 2010. .

18.
STREIECHEN, Eliziane. M.; BLUM, M. A. B. . Educação Inclusiva: Direito a Diversidades. 2005. .

19.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Qualidade de Vida. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
STREIECHEN, Eliziane. M.; WILSMANN, M. . Curso Básico de Lingua Brasileira de Sinais (Libras). 2003. .

21.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Programa Alfabetização Solidária: Curso de Capacitação para Alfabetização de Jovens e Adultos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
STREIECHEN, Eliziane. M.; WILSMANN, M. . Curso Básico de Lingua Brasileira de Sinais (Libras). 2002. .

23.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Psicologia da Educação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Programa Alfabetização Solidária: Curso de Capacitação para Alfabetização de Jovens e Adultos. 2002. .

25.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Língua Portuguesa no Programa Alfabetização Solidária. 2002. .

26.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Língua Portuguesa no Programa Alfabetização Solidária. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, J. G.; KOVALSKI, R. A.; STREIECHEN, Eliziane. M.; BUFA, R. M.. Participação em banca de Roberta Aparecida Diadio.Educação bilíngue de alunos surdos: uma proposta de adaptação curricular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.; SIERAKOWISKI, A. P.; SHIER, V.. Participação em banca de Franciane Lava.O surdo e o reconhecimento do. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.; QUADROS, S. F.. Participação em banca de Soleni do Rocio Walter Borges.O indígena e a aprendizagem de línguas: contatos (im) possíveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.; VASICKI, M. E.; SILVA, R.. Participação em banca de Jéssica Puhl.Abordagem ecológica na compreensão da emergência de classificadores na Libras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

5.
STREIECHEN, Eliziane. M.; SIERAKOWISKI, A. P.; SHIER, V.. Participação em banca de Sandra Maria Kobilinki.Processo de aprendizagem de Libras como L2 por adultos ouvintes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

6.
STREIECHEN, Eliziane. M.; REIS, C.; QUADROS, S. F.. Participação em banca de Andréia Maria Pegorini Cantelli.A Educação dos surdos e suas relações na sociedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil.

7.
STREIECHEN, Eliziane. M.; REIS, C.. Participação em banca de Elisangela Leão.Monumentos de Dois Vizinhos: conhecimentos históricos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil.

8.
STREIECHEN, Eliziane. M.; QUADROS, S. F.; REIS, C.. Participação em banca de Noeli Manfredi Lazzari.As Tecnologias de Informação e Comunicação: uso do computador e internet como ferramenta pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil.

9.
STREIECHEN, Eliziane. M.; REIS, C.; QUADROS, S. F.. Participação em banca de Dilce Maria Hosda.Meio Ambiente e Sustentabilidade na Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil.

10.
STREIECHEN, Eliziane. M.; REIS, C.. Participação em banca de Giolcéli Angela Bettiato.Indisciplina na sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil.

11.
STREIECHEN, Eliziane. M.; PROCAILO, L.; TIUMAN, P.. Participação em banca de Leonice Sochinski.Ensino/aprendizagem da língua inglesa pelos alunos surdos no contexto da educação bilíngue. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

12.
STREIECHEN, Eliziane. M.; SIERAKOWISKI, A. P.; PROCAILO, L.. Participação em banca de Taline Galan Stelle.Os principais mitos sobre os surdos e a língua de sinais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

13.
PASINATTO, C. S.; STREIECHEN, Eliziane. M.. Participação em banca de Cláudia Suellen Passinatto.Dificuldades e possibilidades das aulas de Língua Portuguesa nas salas de apoio à aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

14.
LUZ, S. F. G.; STREIECHEN, Eliziane. M.. Participação em banca de Silmara Ferreira Gonçalves da Luz.?Domingo no parque?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

15.
ZAKRZEVSKI, M.; STREIECHEN, Eliziane. M.. Participação em banca de Marcia Zakrzevski.A produção escrita de crônicas a partir de uma WebQuest. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

16.
STREIECHEN, Eliziane. M.. Participação em banca de Rita de Cássia Przybisz.A inclusão sob o ponto de vista do aluno surdo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; ROCHA, C. R.; KUHN, T. C. G.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2018. Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.; ROCHA, C. R.; KUHN, T. C. G.; GUERRA, E.. Teste Seletivo para Intérprete de Libras. 2018. Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.; ZYCH, A. C.; BRITO, K. S.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2018. Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória/PR.

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.; COELHO, L. A. B.; ZYCH, A. C.. Teste Seletivo para Intérprete de Libras. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

5.
STREIECHEN, Eliziane. M.; JESUS, J. D.; MAZZAROLLO, T. R.; CARVALHO, V. F.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava.

6.
STREIECHEN, Eliziane. M.; JESUS, J. D.; MAZZAROLLO, T. R.; CARVALHO, V. F.. Teste Seletivo para Intérprete de Libras. 2017. Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava.

7.
STREIECHEN, Eliziane. M.; SILVA, R.; VASICKI, M. E.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

8.
STREIECHEN, Eliziane. M.; STOCK, I. M.; SILVA, R. C.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
SILVA, J. O.; ZYCH, A. C.; STOCK, I. M.; STREIECHEN, Eliziane. M.. Teste Seletivo para Intérprete de Libras. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava.

10.
STREIECHEN, Eliziane. M.; STOCK, I. M.; ZYCH, A. C.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati.

11.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CORSO, A.; QUADROS, S. F.. Seminário de Estágio supervisionado em Ed. Infantil do Curso de Pedagogia da Educação a Distância. 2013. Universidade Aberta do Brasil.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CIELLI: 5º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2018. (Congresso).

2.
V SEMINÁRIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE,.A aquisição da Libras por crianças ouvintes filhas de mãe surda em um contexto multilinguístico: um estudo de caso. 2018. (Seminário).

3.
EDUCERE.A interferência da língua de sinais na aquisição da escrita de filhos ouvintes de pais surdos. 2017. (Seminário).

4.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DIANTE DE UMA CARGA HORÁRIA LIMITADA. 2016. (Congresso).

5.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. 2016. (Congresso).

6.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. VISÃO MECANICISTA OU SISTÊMICA: QUE CONCEPÇÕES EMBASAM AÇÕES DE PROFESSORAS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE UM FILHO OUVINTE DE MÃE SURDA?. 2016. (Congresso).

7.
EDUCERE. O surdo e o reconhecimento do "eu". 2015. (Congresso).

8.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

9.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Teoria da Complexidade: Ensino e desenvolvimento da Libras. 2015. (Congresso).

10.
CIELLI - 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. A constituição da(s) identidade(s) e as questões linguísticas dos filhos ouvintes que têm pais surdos. 2014. (Congresso).

11.
I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS. 2014. (Congresso).

12.
II ENCONTRO PIBID/INGLÉS, I ENCONRO PIBID/ESPANHOL, I ENCONTRO PIBID/LEM NACIONAL. 2014. (Encontro).

13.
V SEMANA DE PEDAGOGIA ? V CICLO DE PALESTRAS E 1 SEMANA PARANAENSE SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO?. 2014. (Oficina).

14.
EDUCERE. OS PRINCIPAIS MITOS SOBRE OS SURDOS E A LÍNGUA DE SINAIS. 2013. (Congresso).

15.
EDUCERE. 2013. (Congresso).

16.
IV SEMANA PEDAGÓGICA: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO E DA PRÁTICA SOCIAL. 2013. (Oficina).

17.
SEMINÁRIO DE PESQUISA PPE. A aquisição da Libras por crianças ouvintes filhas de mãe surda num contexto multilíngue. 2013. (Congresso).

18.
SEMINÁRIO DE PESQUISA PPE. 2013. (Seminário).

19.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA, ARTE E COMUNIDADES.A CULTURA E AS IDENTIDADES DO POVO SURDO. 2013. (Seminário).

20.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA, ARTE E COMUNIDADES. 2013. (Seminário).

21.
15ª JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERARIOS. 2012. (Congresso).

22.
15ª JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. O que todo professor deve saber sobre o aluno surdo?. 2012. (Congresso).

23.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS ESLAVOS. 2012. (Simpósio).

24.
II SIMPÓSIO INTERLINGUAGENS - DISCUTINDO AS INTERFACES DA LÍNGUA, LITEREATURA E ENSINO.POR QUE O SURDO ESCREVE DIFERENTE. 2011. (Simpósio).

25.
AS NECESSIDADES DA ESCOLA A PARTIR DE SEUS LIMITES E AVANÇOS. 2010. (Outra).

26.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS. 2010. (Seminário).

27.
DISSEMINAÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR E DE GESTÃO ESCOLAR DA SEED/PR. 2009. (Seminário).

28.
APRENDIZAGEM LÚDICA COM SUCATA. 2008. (Oficina).

29.
ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE 9 ANOS. 2008. (Outra).

30.
ESTUDOS PARA ORGANIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA - ETAPA ÚNICA. 2008. (Outra).

31.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS - ETAPA ÚNICA. 2008. (Seminário).

32.
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM. 2008. (Outra).

33.
MOTIVAÇÃO E RELACIONAMENTO NO TRABALHO. 2008. (Outra).

34.
PROGRAMA AGRINHO - METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM. 2008. (Oficina).

35.
RECREAÇÃO E APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. (Oficina).

36.
A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O PLANO DE TRABALHO DOCENTE. 2007. (Oficina).

37.
ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2007. (Oficina).

38.
GRUPO DE TRABALHO EM REDE.EDUCAÇÃO, TÉCNOLOGIA E ENSINO. 2007. (Outra).

39.
III GRUPO DE ESTUDO AOS SÁBADOS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. (Outra).

40.
INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE. 2007. (Oficina).

41.
REFLEXÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. 2007. (Outra).

42.
COMO ATUAR DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2006. (Outra).

43.
CONTANDO HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS. 2006. (Oficina).

44.
ESTUDOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. 2006. (Oficina).

45.
ESTUDOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. 2006. (Outra).

46.
II ENCONTRO REGIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Caminho para Igualdade. 2006. (Encontro).

47.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. 2006. (Outra).

48.
TEATRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO. 2006. (Oficina).

49.
AUTO ESTIMA E MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO. 2005. (Outra).

50.
CURSO DIRIGIDO DE DIRETRIZES PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2005. (Oficina).

51.
I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Direito à Diversidade. 2005. (Seminário).

52.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO - CONQUISTA OU DESAFIO. 2005. (Outra).

53.
II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: O desafio de ser professor na atualidade e as transformações na Educação Municipal. 2004. (Congresso).

54.
SEMANA PEDAGÓGICA. 2004. (Outra).

55.
V CONGRESSO DIOCESANO DE EDUCAÇÃO: EDUCAR COM AFETO. 2004. (Congresso).

56.
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA. 2003. (Seminário).

57.
CICLO DE EVENTOS EM LINGUÍSTICA - I CIEL. 2003. (Congresso).

58.
PROJETO DE EXTENSÃO PERTINENTE À DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA: HALLOWEEN.HALLOWEEN. 2003. (Outra).

59.
I FEIRA DO LIVRO. 2002. (Outra).

60.
II SEMINÁRIO DE SURDOS. 2002. (Seminário).

61.
PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIA: ASPECTOS GENÉTICOS DA DEFICIÊNCIA MENTAL.... 2002. (Outra).

62.
IV CONGRESSO DIOCESANO DE EDUCAÇÃO: O Cotidiano da escola e avaliação. 2001. (Congresso).

63.
39º ENCONTRO DAS APAEs DO PARANÁ. 2000. (Encontro).

64.
38º ENCONTRO DAS APAEs DO PARANÁ. 1999. (Encontro).

65.
CAPACITAÇÃO DOCENTE REPENSANDO A MATEMÁTICA. 1997. (Oficina).

66.
MÓDULO BÁSICO (MS-DOS - REDATOR). 1994. (Outra).

67.
OFICINAS INTEGRADAS DA CULTURA - TEATRO DE BONECOS. 1993. (Oficina).

68.
SEMINÁRIO PEDAGOGIA DE MEIOS. 1993. (Seminário).

69.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO - CICLO BÁSICO. 1991. (Outra).

70.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO - CICLO BÁSICO 3ª ETAPA. 1991. (Outra).

71.
CURSO DE AUALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO - CICLO BÁSICO 2ª ETAPA. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STREIECHEN, Eliziane. M.; THOMAZ, S. M. Z. . III (3RD) ENGLISH MASTERING COMMUNICATION. 2012. (Outro).

2.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CHAIDA, C.S. . ENCONTRO DE SURDOS. 2011. (Outro).

3.
STREIECHEN, Eliziane. M.; SIQUEIRA, D.N. . 1º ENCONTRO DE SURDOS EM GUAMIRANGA - PR. 2010. (Outro).

4.
STREIECHEN, Eliziane. M.; CONRADO, R.S. ; WILSMANN, M. . V ENCONTRO DE SURDOS EM IVAÍ - PR. 2004. (Outro).

5.
STREIECHEN, Eliziane. M.; GROCHOSKI, F. ; THOMAZ, R.I. . I ENCONTRO REGIONAL DE SURDOS EM IVAÍ - PR. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Franciane Lava. O surdo e o reconhecimento do "eu". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

2.
Rosilene Teresinha Frizon. Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

3.
Adriana Leszczuk. O olhar do docente sobre o aluno surdo em uma sala regular de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

4.
Andréia Maria Pegorini Cantelli. A Educação dos surdos e suas relações na sociedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

5.
Edina Dela Justina Devens. A ludicidade como ferramenta para a alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

6.
Luciane Inês Klein dos Santos. A importância dos jogos no processo de alfabetização matemática e letramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

7.
Giolcéli Angela Bettiato. Indisciplina em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

8.
Sandra Maria Kobilinki. Processo de aprendizagem da Libras como L2 por ouvintes adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

9.
Rodrigo Garstka. A Escrita de Sinais no Contexto Inclusivo Brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

10.
Adriane Pochapski. LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA ANALISE DOS DESAFIOS, LIMITES E PROGRESSOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

11.
Leonice Sochinski da Costa. ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PELOS ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

12.
Taline Galan STELLE. OS PRINCIPAIS MITOS SOBRE OS SURDOS E A LÍNGUA DE SINAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

13.
Fabielli Kielt. A História dos sujeitos surdos e a Língua de Sinais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

14.
Patricia Kalatai. As principais metodologias utilizadas na educação dos surdos no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

15.
Rita de Cássia Przybisz. A inclusão sob o ponto de vista do aluno surdo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

Orientações de outra natureza
1.
Elisandra Alves de Souza. Projeto de atividades Socioedicativas: Libras para crianças ouvintes. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.

2.
Liliane Aparecida Mazepa Koliski. Língua Brasileira de Sinais (Libras). 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati. Orientador: Eliziane Manosso Streiechen.



Outras informações relevantes


Aprovada em 3º lugar no Concurso Municipal para Professores na cidade de Ivaí em 1990;
Aprovada em 33º lugar no Concurso Publico para Professores do Estado do Paraná na área de Educação Especial realizado no ano de 2004;
Aprovada em 3º lugar no Concurso Público para Professores na área de Libras realizado em 2007.
Aprovada em 1º lugar no teste seletivo para Professor Colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati - UNICENTRO.
Aprovada em 1º lugar no Concurso Público para Professores, Disciplina de Libras realizado em 2010, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste de Irati - UNICENTRO.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 24:16:43