Izadora Maria da Conceição e Fernando

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4356541424904191
  • Última atualização do currículo em 05/03/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em História da UFMG como mestranda em História e Culturas Políticas. Tem interesse na História da América Latina, em especial as ditaduras militares do continente, memória e movimentos sociais. Possui experiência docente nos ensinos fundamental, médio e pré-vestibulares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Izadora Maria da Conceição e Fernando
Nome em citações bibliográficas
FERNANDO, I. M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Avenida Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095056
URL da Homepage: www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2012
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: COMUNICAÇÃO INTERNA EM PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO: aspectos teóricos e percepções de profissionais da Vale e da MinerConsult.
Orientador: Maria Aparecida de Paula.




Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de pesquisa sob orientação da Professora Laura Nogueira Oliveira


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de pesquisa sob a orientação do Professor Rodrigo Patto de Sá Motta.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Pesquisa sob orientação do Professor Luciano Mendes de Faria Filho.


Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte, CSA/BH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 27


Colégio Magnum Agostiniano Cidade Nova, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 18


Grupo Fibonacci, GRUPO FIBONACCI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio e Pré-Vestibular, Carga horária: 18


Chromos Colégio e Pré, CHROMOS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8


Associação Pré-UFMG, PRÉ-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8


Determinante Pré-Vestibular, DETERMINANTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Biosfera Pré-Vestibular, BIOSFERA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2


G8 Pré-Vestibular, G8, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8


Secretaria de Estado de Cultura (MG), SEC-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 30


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20


Colégio Abgar Renault, ABGAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
A caricatura no poder
Descrição: Pesquisa sobre caricaturas e charges no contexto do regime ditatorial, cujo objetivo é gerar reflexões sistemáticas de natureza teórica e metodológica sobre a utilização de registros visuais não somente como fontes auxiliares, mas como objeto principal da investigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Ouvir para contar construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos do curso de Química/Cefet-MG, décadas de 1960-1970
Descrição: A proposta da pesquisa é a de recolher, transcrever e constituir um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos-egressos diretamente envolvidos no processo de construção e de consolidação do curso Química do CEFET-MG, nas décadas de 1960 e 1970. Pretende-se que professores e funcionários relatem sua experiência na vida institucional, no que se refere diretamente à constituição do curso. Buscar-se-ão prioritariamente informações dos professores e funcionários depoentes sobre: dados biográficos, formação acadêmica/profissional, funções exercidas, sua inserção na Instituição e na construção do curso, suas lembranças/opiniões a respeito da elaboração das grades curriculares, das escolhas de conteúdos, de métodos de ensino e de práticas pedagógicas, de financiamento, de preferências acadêmicas e políticas, dentre outras. No que se refere aos alunos-egressos, pretende-se com as entrevistas o relato de como o currículo e a experiência escolar foi compreendida e vivenciada por esses sujeitos e da importância da formação recebida para a atuação profissional e/ou trajetória de vida. Também se buscará o espaço de apropriação da cultura escolar e a representação que as pessoas possuem do papel e da função da escola.Objetiva-se construir um acervo de fontes documentais que possam ser, posteriormente, utilizadas em projetos de pesquisa, em diversos campos de conhecimento, tais como a história institucional, da educação, da ciência. O produto final da pesquisa é a construção de um acervo de fontes orais, composto pelas entrevistas gravadas e transcritas que, juntamente com outras fontes documentais, possa permitir a construção trabalhos científicos sobre o Curso, sobre a própria Instituição, assim como trabalhos ligados à história da ciência e da educação técnica e tecnológica no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Izadora Maria da Conceição e Fernando - Coordenador / Laura Nogueira Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2010 - 2011
Pensar a Educação Pensar o Brasil - 1822/2022
Descrição: O Projeto articula ações de ensino, pesquisa e extensão e pretende desenvolver uma reflexão sobre a maneira como o Brasil tem sido pensado nos projetos e nas produções dos intelectuais brasileiros, notadamente daqueles que se dedicaram a pensar a educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDO, I. M. C.. Ouvir para contar - construção de um acervo de memórias de professores, funcionários e alunos egressos do curso de Química/ Cefet-MG, décadas de 1960-1970. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, L. N. ; FERNANDO, I. M. C. ; ALVES, T. . Memórias da criação do curso de Química no CEFET-MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERNANDO, I. M. C.. Análise da Constituição das primeiras turmas do curso de Química na Escola Técnica de Belo Horizonte, atual CEFET-MG - 1964/1966. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica -.Análise da Constituição das primeiras turmas do curso de Química na Escola Técnica de Belo Horizonte, atual CEFET-MG - 1964/1966. 2010. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:20:27