Gilvania Marinete de Santana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4106788160488432
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE - 2011). Mestre pelo programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2015). Atualmente esta cursando pós-graduação nível Doutorado pelo programa de pós graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2015/2019). Tem experiência na produção de filmes poliméricos e produção de biossensores nanoestruturados para a detecção de patógenos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilvania Marinete de Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, G. M.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO DE IMUNOSSENSOR PARA DETECÇÃO DA HEPATITE C EMPREGANDO NANOMATERIAIS DE CARBONO DOPADOS E DE NOVAS PROPRIEDADES ELETROQUÍMICAS,
Orientador: Rosa A. Fireman Dutra.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Engenharia Biomédica.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO DE CURATIVOS INTERATIVOS BASEADOS EM AGAR COM INCORPORAÇÃO DA CIPROFLOXACINA,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ricardo Yara.
Coorientador: Lêda cristina Silva.
2007 - 2011
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.




Formação Complementar


2012
Extensão universitária em Curso de Extensão: Práticas em Ciências Biológicas. (Carga horária: 200h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2016 - 2016
Microscopia Eletrônica de Baixa Voltagem. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
II Curso de Biossegurança para Laboratórios. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2012
Curso de Pedagogia Ambiental. (Carga horária: 40h).
Complexo Industrial Portuário de Suape, SUAPE, Brasil.
2010 - 2010
Auxiliar de Saude Bucal (ASB). (Carga horária: 600h).
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CEPRO, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal Joaquim Bezerra, EMJB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário, Carga horária: 20

Atividades

2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, .

Linhas de pesquisa
Pesquisa

Escola Municipal João Vieira Bezerra, EMJVB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professsoer, Carga horária: 20

Atividades

2012 - 2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de Citogenética, Carga horária: 60


Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de extensão, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do curso de extensão intitulado diagnóstico: do laboratório de pesquisa ao clínico.




Projetos de pesquisa


2015 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE IMUNOSSENSOR PARA DETECÇÃO DA HEPATITE C EMPREGANDO NANOMATERIAIS DE CARBONO DOPADOS E DE NOVAS PROPRIEDADES ÓPTICO-ELETROQUÍMICAS
Descrição: A infecção pelo vírus da hepatite C (VHC) é um problema global de saúde pública e uma potencial causa de morbilidade e mortalidade dos doentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Hepatite C atinge cerca de 170 milhões de pessoas no mundo, sendo 3,2 milhões somente no Brasil. A principal forma de transmissão do vírus é pela exposição a sangue através de objetos contaminados e produtos sanguíneos. O diagnóstico da Hepatite C é realizado através de dados clínicos, laboratoriais e histológicos, que por vezes precisão de mais de uma repetição do exame para se confirmar o resultado. Diante disto os biossensores vêm se destacando como uma importante ferramenta para o diagnóstico de uma serie de enfermidades, dentre elas as virais, pois se constituem de ferramentas, rápidas, eficazes e precisas. Para que os biossensores obtenham resultados mais sensíveis comumente se utiliza nanomateriais tais como os nanotubos de carbono (NTCs) e as nanopartículas de titâneo. Esse projeto pretende associar as vantagens do uso de NTCs funcionalizado com nanoparticulas de Titânio, para o desenvolvimento de um genossensor para a detecção do vírus da Hepatite C..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Gilvania Marinete de Santana - Coordenador / Rosa Amália Fireman Dutra - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2013 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE CURATIVO INTERATIVO BASEADO EM AGAR COM A INCORPORAÇÃO DA CIPROFLOXACINA
Descrição: Tem-se por definição de queimaduras a lesão tecidual decorrente de um trauma causado por fatores térmicos, elétricos, químicos, radioativos ou por contato com certos tipos de animais e vegetais. No Brasil as queimaduras são um serio problema de saúde pública, neste contexto, os biopolimeros surgem como uma alternativa no tratamento de ulceras e queimaduras, pois, possuem boa permeabilidade a gazes. Para melhorar a ação terapêutica dos biopolimeros, este projeto pretende estabelecer uma nova técnica de produção de filmes de Agar, incorporando ao biopolimero uma quantidade determinada de CIPRO, associando assim, ação antimicrobiana ao filme polimérico, visando obter um curativo interativo ou mesmo um novo substituto temporário de pele, eficaz e de baixa toxicidade, a fim de contribuir para o arsenal terapêutico no tratamento de úlceras e queimaduras na pele e desta maneira melhorando a eficiência na cicatrização e regeneração tecidual. Para tanto, ensaios visando analisar a estabilidade da formulação e a sua degradação através de processos de oxidativos avançados deverão ser realizados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Gilvania Marinete de Santana - Integrante / Leda cristina da silva - Integrante / Ricardo Yara - Coordenador.
2012 - Atual
ESTUDO DA REMOÇÃO E DEGRADAÇÃO DO FÁRMACO CIPROFLOXACINA, COM APLICAÇÃO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS
Descrição: Os produtos farmacêuticos, como os antibióticos comuns e os sintetizados para serem resistentes a microrganismos patogênicos, podem ser extremamente difícil de serem removidos do meio ambiente. Essas substâncias são caracterizadas como contaminantes emergentes, os quais são definidos como produtos químicos ou microbiológicos de constituintes previamente definido ou não reconhecido de interesse para a saúde humana ou ambiental. Embora este campo de pesquisa seja novo, um crescente esforço nesta área foi iniciado em todo o mundo com o objetivo de descobrir reações/processos de tratamento que possam ser eficazes na remoção desses produtos de forma econômica e ambientalmente viáveis. Diante do exposto, decidiu-se investigar a remoção e degradação do fármaco ciprofloxacina, um antibiótico, em efluentes sintéticos aquosos e não aquosos, através de processos oxidativos avançados, denominados abreviadamente por POA. A ciprofloxacina foi selecionado por ser um antibiótico largamente empregado no país, sendo uma medicação controlada pelo governo. No estado de Pernambuco, o mesmo é fabricado pela HEBRON. A importância desse estudo reside no fato de se apontar processo(s) para o tratamento desse fármaco que possa(m) contribuir com a preservação e reutilização do ambiente aquático onde são lançados os efluentes, tão importante para o atual e crescente desenvolvimento industrial no campo farmacêutico do estado de Pernambuco. Essa investigação foi iniciada no mês de fevereiro do corrente ano com uma aluna voluntária recém-graduada pela UPE, e encontra-se na fase dos experimentos iniciais com o processo de fotólise UV do fármaco, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Nutrição Parenteral, coordenado pela pesquisadora Dra. Beate Saegesser Santos, docente do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), utilizando-se da infra-estrutura de 3 laboratórios dessa instituição...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Extratos e lectina (s) de Alpinia Zerumbet (Pers.) Burtt & Smith: avaliação de atividades biológicas
Descrição: Purificação de uma proteína.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.


Prêmios e títulos


2014
Biomateriais: Funções e Aplicabilidades, Faculdade ASCES.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, G. M.; ONOFRE, N. A. ; SANTANA, D. C. A. S. ; LIMA, C. S. A. ; SILVA, L. C. ; YARA, R. . Preparation and characterization of Agarose films incorporated with silver nanopartiche. In: 8º Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais, Biomateriais e Engenharia de tecidos, 2014, Rosario - Argentina. 8º COLAOB, 2014. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
GERMINIO, J. E. S. ; SANTANA, G. M. ; SILVA, A. K. S. ; DUTRA, R. A. F. . ?Electrochemical analysis of a sensor for hydrogenous peroxide based on thionin and graphene oxide. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTANA, G. M.; CARVALHO, A. G. O. ; RODRIGUEZ, B. G. A. ; SILVA, P. M. S. ; DUTRA, R. A. F. . Desenvolvimento de genossensor empregando nanotubos de carbono e Poli-L-Lisina para a detecção da Hepatite C?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTANA, G. M.; CABRAL, D. G. A. ; CARVALHO, A. G. O. ; RODRIGUEZ, B. G. A. ; DUTRA, R. A. F. . Polimerização da L-lisina empregando técnicas de deposição a vapor para a utilização em plataformas sensoras.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, C. E. ; SANTANA, G. M. ; SILVA, P. M. S. ; SILVA, B. V. M. ; DUTRA, R. A. F. . Immunosensor Based on a Conductive Nanostrutured Surface for the Diagnosis of Acute Myocardial Infarction. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SANTANA, G. M.; SILVA, C. E. ; SILVA, P. M. S. ; SILVA, B. V. M. ; DUTRA, R. A. F. . Noble Metal Surfaces Functionalization Using Thiol Self-Assembled Monolayer for Biosensor Aplication. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTANA, G. M.; SILVA, L. C. ; YARA, R. . Desenvolvimento de Substituto temporário de pele baseado em agar com a incorporação de Ciprofloxacina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ONOFRE, N. A. ; SILVA, Y. E. O. ; SANTANA, G. M. ; LIMA, C. S. A. ; SILVA, W. E. ; SOLIDONEO, E. G. ; SENA, K. X. F. R. ; SANTOS, F. A. B. ; SANTOS, B. A. ; YARA, R. ; SANTANA, G. M. . Preparation and characterization of Agarose films incorporated with silver nanopartiche. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTANA, G. M.; ONOFRE, N. A. ; SILVA, L. C. ; YARA, R. . UM NOVO OLHAR SOBRE AS QUEIMADURAS E SUAS DIFERENTES FORMAS DE TRATAMENTO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTANA, G. M.; ONOFRE, N. A. ; SILVA, L. C. ; YARA, R. . Biomateriais: Funções e Aplicabilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTANA, G. M.; ONOFRE, N. A. ; SILVA, C. A. S. ; SA, S. R. ; SILVA, L. C. . PERFIL DAS GESTANTES ATENDIDAS NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA/GLÓRIA DO GOITÁ ? PE NO ANO DE 2013. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTANA, G. M.; ONOFRE, N. A. ; SILVA, C. A. S. ; SA, S. R. ; SILVA, L. C. . PERFIL DOS PACIENTES DIABÉTICOS ATENDIDOS NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA/GLÓRIA DO GOITÁ ? PE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTANA, G. M.; ONOFRE, N. A. ; SILVA, C. A. S. ; SANTANA, D. C. A. S. ; LIMA, C. S. A. ; SILVA, L. C. ; YARA, R. . Elaboração de Filmes Poliméricos Baseados em Agarose com Incorporação de Ciprofloxacina para a utilização como novos substitutos temporários de pele. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVA, C. A. S. ; SANTANA, G. M. ; ONOFRE, N. A. ; NEVES, W. W. ; VILELA, L. M. B. . ESTUDO COMPARATIVO DE DIFERENTES TÉCNICAS NA IDENTIFICAÇÃO DE CEPAS DE LEVEDURA EM GRÃOS DE KEFIR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, C. A. S. ; ONOFRE, N. A. ; SANTANA, G. M. ; SILVA, Y. E. O. ; LIMA, C. S. A. ; YARA, R. . ?DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILME DE KEFIRANA COM POTENCIAL APLICAÇÃO COMO SUBSTITUTO TEMPORÁRIO DE PELE?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SANTANA, G. M.. Projeto Super Pilha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTANA, G. M.. Mata Ciliar e Poluição do Rio Siriji em Vicência - PE: Conscientização e Sensibilização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, L. C. ; SANTOS, B. S. ; SANTANA, G. M. . Estudo da fotodegradação da Ciprofloxacina em meio aquoso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SANTANA, G. M.. EXTRATOS E LECTINA(S) DE Alpinia zerumbet (pers.) Burtt & Smith: AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SANTANA, G. M.. Projeto Super Pilhas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTANA, G. M.. Bioquimica e Biotecnologia: Parceiros que revolucionam a ciência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTANA, G. M.; TORQUARTO, S. C.; COSTA, L. L.. Participação em banca de Aline Silva Brasil, Daniela de Souza Chagas, Juliana araújo.Descarte correto do óleo de cozinha, uma medida sustentável para a preservação do meio ambiente em Campina Grande-PB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.

2.
SANTANA, G. M.; TORQUARTO, S. C.; COSTA, L. L.. Participação em banca de João Paulo Aguiar de Britto Lyra, Kaiza Barros de Azevedo,.Descarte indevido de medicamentos: como a população lida com a problemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.

3.
SANTANA, G. M.. Participação em banca de Renata Carolina Santos Silva.Trabalhando as características morfológicas da espécie do Júca (Caesalpineae Ferrea), como recurso didático no ensino da botânica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica.?Desenvolvimento de genossensor empregando nanotubos de carbono e Poli-L-Lisina para a detecção da Hepatite C?. 2017. (Simpósio).

2.
VI Sinater - Simpósio internacional de Diagnóstico e Terapêutica e IV Jornada Cientifica do LIKA. 2015. (Simpósio).

3.
Encontro Científico tecnológico Extensionista e didático do Departamento de Biofísica e Radiologia.Desenvolvimento de Substituto temporário de pele baseado em agar com a incorporação de Ciprofloxacina. 2014. (Encontro).

4.
Encontro Científico tecnológico Extensionista e didático do Departamento de Biofísica e Radiologia.Desenvolvimento de Substituto temporário de pele baseado em agar com a incorporação de Ciprofloxacina. 2014. (Encontro).

5.
II Fórum Sobre Adequações à Política Nacional de Resíduos Sólidos em Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco.. 2014. (Encontro).

6.
IV Congresso de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Asces e do III Encontro de Estudantes de Biomedicina e Farmácia do Agreste Pernambucano. 2014. (Congresso).

7.
IV Congresso de Biomedicina e Farmácia da Faculdade Asces e do III Encontro de Estudantes de Biomedicina e Farmácia do Agreste Pernambucano. 2014. (Congresso).

8.
IV Encontro de Biologia da FAFIRE. 2014. (Encontro).

9.
minicurso de Introdução à Citometria de Fluxo. 2014. (Seminário).

10.
minicurso de Introdução à Citometria de Fluxo. 2014. (Seminário).

11.
Semana de Biociências e Biotecnologia em Saúde: Ciência a Serviço da Sociedade. 2014. (Simpósio).

12.
XIV Simposio Latino Americano de Polímeros e XII Congresso Ibero Americano de Polimeros. Desenvolvimento de Substituto temporário de pele baseado em agar com a incorporação de Ciprofloxacina. 2014. (Congresso).

13.
XXI Semana de Biomedicina. 2014. (Congresso).

14.
I Simpósio Internacial de Mitocôndria e Metabolismo. 2012. (Simpósio).

15.
Purificação, Caracterização e Atividade Biológicas de Proteínas. 2012. (Outra).

16.
V Simposio de inovação em Ciências Biológicas. 2012. (Simpósio).

17.
Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental. 2011. (Outra).

18.
Bioquímica Clinica: Tópicos em Diagnóstico laboratorial. 2010. (Outra).

19.
Bioquímica e Biotecnologia: Parceiros que revolucionam a ciência. 2010. (Outra).

20.
I curso de extensão em Bioquímica.Bioquimica e Biotecnologia: Parceiros que revolucionam a ciência. 2010. (Outra).

21.
II Curso de extensão em Bioquímica. 2010. (Outra).

22.
I SEMEIO. 2010. (Encontro).

23.
Parasitologia Humana. 2010. (Oficina).

24.
Parasitologia Humana. 2010. (Oficina).

25.
IX Semana Universitária. 2009. (Encontro).

26.
Praticas microbiologicas. 2009. (Oficina).

27.
Proteínas: avanço científico que fortalecem esse ramo da Biologia Molecular. 2009. (Seminário).

28.
Semana Universitaria.Introdução as proteinas. 2009. (Oficina).

29.
VIII Semana do Biólogo. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTANA, G. M.. VIII SICBIO e I Workshop do LABENS. 2015. (Outro).

2.
SANTANA, G. M.. I Curso de extensãoem Bioquímica: Bioquímica e Biotecnologia =parceiros que revolucionam a Ciências. 2010. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. C. ; SANTOS, B. S. ; SANTANA, G. M. . Estudo da fotodegradação da Ciprofloxacina em meio aquoso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, C. E. ; SANTANA, G. M. ; SILVA, P. M. S. ; SILVA, B. V. M. ; DUTRA, R. A. F. . Immunosensor Based on a Conductive Nanostrutured Surface for the Diagnosis of Acute Myocardial Infarction. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTANA, G. M.; SILVA, C. E. ; SILVA, P. M. S. ; SILVA, B. V. M. ; DUTRA, R. A. F. . Noble Metal Surfaces Functionalization Using Thiol Self-Assembled Monolayer for Biosensor Aplication. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTANA, G. M.; CABRAL, D. G. A. ; CARVALHO, A. G. O. ; RODRIGUEZ, B. G. A. ; DUTRA, R. A. F. . Polimerização da L-lisina empregando técnicas de deposição a vapor para a utilização em plataformas sensoras.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:27:48