Wilka Catarina da Silva Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9194210696895915
  • Última atualização do currículo em 09/02/2017


Possui Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e Graduação em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). É professora do curso de Letras Português e Inglês na Universidade Potiguar e revisora de Língua Inglesa da Editora Universidade Potiguar. É pesquisadora e atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, língua adicional, língua inglesa, jogos eletrônicos, google docs e tecnologias da informação e comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilka Catarina da Silva Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, W. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Potiguar, Pro-Reitoria Academica.
Rua Floriano Peixoto, 295
Petrópolis
59080400 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32151234
URL da Homepage: https://unp.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: A APRENDIZAGEM DE INGLÊS MEDIADA POR JOGOS ELETRÔNICOS DO TIPO MMORPG,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Janaina Weissheimer.
Bolsista do(a): reuni, REUNI, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem; língua inglesa; Jogos Eletrônicos; MMORPG.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Graduação em Letras Língua Inglesa.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Centro de Educação Integrada, CEI, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de capacitação professor conteudista. (Carga horária: 20h).
Instituto Metrópole Digital, IMD, Brasil.
2012 - 2012
Introdução ao design experimental. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2012
Programa de Capacitação Pedagógica REUNI. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Atividades

07/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística III
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II
Literatura Anglo-Americana II
07/2014 - Atual
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
Inglês Instrumental II
Business English
02/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I
Literatura Anglo-Americana I
Metodologias e Práticas no Ensino de Língua Portuguesa

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, PRONATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 16


Instituto Metrópole Digital, IMD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Língua Inglesa, Carga horária: 16


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista REUNI de iniciação a docência na ECT, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Ágora, ÁGORA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor estagiário de língua inglesa, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


I Colóquio de Estudos da Linguagem, I CONEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12


XVI Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura, XVI CIENTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - 2010
Google Docs como mediador no ensino-aprendizagem da escrita em língua inglesa
Descrição: No processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, podemos nos valer das inúmeras possibilidades oferecidas pela Web 2.0, onde a palavra chave é interação. A ferramenta Google Docs, especificamente, permite a interação e o intercâmbio de idéias, possibilitando que o aluno seja, ao mesmo tempo, autor de seu próprio texto e editor das idéias de outros autores. Assim, os alunos co-escritores trabalham simultaneamente na co-construção de textos e na edição destes, o que desenvolve não somente a capacidade criativa, mas também o movimento argumentativo e contra-argumentativo. Assim, pretende-se desenvolver uma ação de pesquisa envolvendo a ferramenta Google Docs como mediadora no desenvolvimento da habilidade escrita dos aprendizes de inglês na UFRN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Wilka Catarina da Silva Soares - Integrante / Janaína Weissheimer - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Juris Rationis (UnP)
2014 - Atual
Periódico: Connexio - Revista Científica da Escola de Gestão e Negócios
2014 - Atual
Periódico: CATUSSABA
2014 - Atual
Periódico: QUIPUS
2014 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica de Petróleo e Gás
2014 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Mestrado em Administração


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, W. C. S.2013 SOARES, W. C. S.; WEISSHEIMER, J. . HIBRIDIZANDO O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA UFRN: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS ELETRÔNICOS DO TIPO MMORPG. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 357-373, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, W. C. S.; WEISSHEIMER, J. . Online Role Play Game and Second Language Learning. 1. ed. Saarsbrucken: Lambert Academic Publishing, 2016. v. 01. 80p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WEISSHEIMER, J. ; SOARES, W. C. S. . Additional Language Learning Mediated by Electronic Games in a Blended Learning Context. In: Interactive Computer aided Blended Learning, 2013, Florianópolis. ICBL2013. Austria: Kassel University Press, 2013.

2.
SOARES, W. C. S.; WEISSHEIMER, J. . JOGOS ELETRÔNICOS DO TIPO MMORPG COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

3.
WEISSHEIMER, J. ; SOARES, W. C. S. . O Gênero WIKI e a escrita colaborativa em inglês como LE. In: VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Anais do VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIAN JR, O. ; WEISSHEIMER, J. ; Lígia Leite ; SOARES, W. C. S. ; UCHOA, J. M. ; QUEIROZ, R. ; VASCONCELOS, J. . O Ensino Bilíngue em Natal/RN: um mapeamento preliminar do contexto. Revista da ANPOLL (Impresso), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, W. C. S.; WEISSHEIMER, J. . Os Jogos Eletrônicos como Ferramenta na Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOARES, W. C. S.. Jogos eletrônicos do tipo MMORPG como ferramenta na aprendizagem de língua estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOARES, W. C. S.. Jogos Eletrônicos do Tipo MMORPG Como Ferramenta na Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, W. C. S.. Os Jogos Eletrônicos e a Aprendizagem de LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
WEISSHEIMER, J. ; SOARES, W. C. S. . Google Docs como mediador no ensino-aprendizagem da escrita em língua inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
WEISSHEIMER, J. ; SOARES, W. C. S. . A escrita colaborativa mediada pelo Google Docs na aprendizagem de inglês como LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOARES, W. C. S.. Jogos Eletrônicos e Aprendizagem de LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOARES, W. C. S.. Os Jogos Eletrônicos e a Aprendizagem de LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOARES, W. C. S.. Brave New World: The Industry of Hapiness. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ERICKSON, S. S. F. ; SOARES, W. C. S. . Letra & Voz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LUCENA, L. M.; GOMES, E. A. F.; SOARES, W. C. S.. Participação em banca de Eriberto Ferreira da Costa e Francisco Haroldo da Silva.Como didatizar as novas tecnologias na aprendizagem de uma língua estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Potiguar.

2.
LUCENA, L. M.; SANTOS, P. R. A.; SOARES, W. C. S.. Participação em banca de Arthur Rasec Cavalcante de Lira e Marcelo José da Silva.O uso de tiras cômicas como estímulo para o aprendizado de inglês no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Potiguar.

3.
MOURA, C. B.; MOURA, E. S. V.; SOARES, W. C. S.. Participação em banca de Pedro Henrique Rodrigues da Silva e Vinício Lima Medeiros.EBONICS: análise sociológica e comunicacional nos discursos dos rappers afro-americanos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Potiguar.

4.
MOURA, C. B.; SOARES, W. C. S.; PEGADO, Z. X. S.. Participação em banca de Sebastião Eduardo de Moura Galvão Júnior e Ricardo Alexandre.Análise do discurso religioso jeovista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Potiguar.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III ABRAPUI. Os Jogos Eletrônicos como Ferramenta na Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2012. (Congresso).

2.
V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.TICs e aprendizagem de inglês como LE: Estudos e reflexões. 2011. (Encontro).

3.
XIII SILEL - Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Simpósio).

4.
XIX Semana de Humanidades. Jogos Eletrônicos do Tipo MMORPG Como Ferramenta na Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2011. (Congresso).

5.
Semana de Ciência e Tecnologia.Os Jogos Eletrônicos e a Aprendizagem de LE. 2010. (Oficina).

6.
VI Seminário de Educação e Leitura.Jogos Eletrônicos e Aprendizagem de LE. 2010. (Seminário).

7.
VI Seminário de Educação e Leitura.A escrita colaborativa mediada pelo Google Docs na aprendizagem de inglês como LE. 2010. (Seminário).

8.
XVIII Semana de Humanidades. Os Jogos Eletrônicos e a aprendizagem de LE. 2010. (Congresso).

9.
Imagens: Ampliando o olhar. 2009. (Outra).

10.
Walking in a different world. 2009. (Oficina).

11.
XV CIENTEC.Brave New World: The Industry of Hapiness. 2009. (Outra).

12.
XV CIENTEC.Letra & Voz. 2009. (Outra).

13.
I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem. 2007. (Outra).

14.
XV Semana de Humanidades. 2007. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
VIAN JR, O. ; WEISSHEIMER, J. ; Lígia Leite ; SOARES, W. C. S. ; UCHOA, J. M. ; QUEIROZ, R. ; VASCONCELOS, J. . O Ensino Bilíngue em Natal/RN: um mapeamento preliminar do contexto. Revista da ANPOLL (Impresso), 2013.


Livros e capítulos
1.
SOARES, W. C. S.; WEISSHEIMER, J. . Online Role Play Game and Second Language Learning. 1. ed. Saarsbrucken: Lambert Academic Publishing, 2016. v. 01. 80p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 11:17:16