Joaquim Miranda Maloa

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3526963701681982
  • Última atualização do currículo em 16/01/2017


Bacharel em Ciências sociais (2005) pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique; Licenciado (2008) em Sociologia pela mesma Universidade, Mestre (2012) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar. Tem experiência no campo da Sociologia Política Africana, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, direitos humanos, criminalidade urbana, controle social, conflitos sociais, justiça e democracia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joaquim Miranda Maloa
Nome em citações bibliográficas
MALOA, J. M.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ?O LUGAR DA DESORDEM: um estudo sociológico sobre o assalto à mão armada na cidade de Lichinga?,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Sérgio França Adorno de Abreu.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Assalto a mão armada, Violência, Jovens, Anomia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2005 - 2005
Graduação em Licenciatura em Sociologia.
Universidade Eduardo Mondlane, UEM, Moçambique.
Título: ? No Processo do Divórcio Qual é o Lugar dos Filhos? Estudo de Caso na Cidade de Maputo (2000-2005) ?..
Orientador: Profa.Dra. Nair Teles.
2002 - 2005
Graduação em Ciencias sociais.
Universidade Eduardo Mondlane, UEM, Moçambique.




Formação Complementar


2000 - 2000
Ciencias sociais. (Carga horária: 48h).
Universidade do Harare, UH, Zimbabue.


Atuação Profissional



Universidade Pedagógica, Delegação do Niassa, UP, Moçambique.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Eventual, Carga horária: 48
Outras informações
Docente de Curso de Bacharelato e Licenciatura em Historia Política e Gestão Pública [HIPOGEP]. Onde ministrei a disciplina de Introdução à Sociologia


Instituto de Formação em Administração Pública, Cidade de Lichinga., IFAPA, Moçambique.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Chefe do internato do Instituto de Formação em Administração Pública, Cidade de Lichinga. Docentes das disciplinas :Antropologia Socia, Organização do Estado e Estado Mocambicano.


Centro de Pesquisa e Promoção Social., CPS, Moçambique.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador Excutivo do Centro de Pesquisa e Promocao Social e Direcção e administração dos Núcleos de Estudo sobre o Ambiente, Cidadania, Desenvlovimento e Violência.



Projetos de pesquisa


2009 - 2009
?A situação socio-económico da Juventude em Moçambique: Estudo de Caso na Cidade de Lichinga"
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar as situações e processos de pauperização dos jovens residentes na cidade de Lichinga, procurando identificar tanto os fatores relacionados a uma recessão prolongada da sua situação socio-económico, como os decorrentes das tendências em curso de reestruturação da situação no mercado de trabalho . Serão privilegiadas as situações de liminaridade entre pobreza e não-pobreza. Para isso, pretende-se realizar uma demografia da exclusão e também investigar dinâmicas societárias nas situações de pauperização. Em termos gerais, a questão será tratada a partir das relações entre educação e mercado, e, mais especificamente, das relações entre instabilidade ocupacional, desemprego e condições de vida. A pesquisa tomará a situação socio-económico da Juventude como unidade de análise e, no seu interior, serão investigadas trajetórias sociais e ocupacionais dos jovens. Em termos empíricos, (a) serão processados e analisados resultados de um survey quantitativor; (b) entre essa amostra, serão selecionadas 30 jovens para realização de pesquisa qualitativa, com base em questionário semi-estruturado, para obter informações circunstanciadas de cada um ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joaquim Miranda Maloa - Coordenador.
2008 - 2009
?Na minha casa o que o celular faz: um estudo sociológico sobre o impacto do celular na esfera privada?
Descrição: O presente projecto, cujo titulo é ?Na minha casa o que o celular faz: um estudo sociológico sobre o impacto do celular na esfera privada?. Pretende analisar o impacto do celular na esfera privada, não só no que se refere aos fatos, mas na compreensão da percepção que os indivíduos têm sobre o celular na esfera privada, descrevendo assim o ambiente em que o celular configura e reconfigura as relações sociais na esfera privada. Procurando desta forma identificar os factores de ameaça, perigo que o celular traz nas relações sociais a nível da esfera privada. Para tanto, este estudo propôs a contribuir para o entendimento do impacto do celular na esfera privada sob óptica das teorias da sociologia do quotidiano de Peter Berger, Thomas Luckman, Serge Moscovisci, Denise Jodelet, Jean-Claude Abric e Arruda. Nesta perspectiva, recorreu-se, então à pesquisa bibliográfica e de campo. Trabalhou-se com entrevista semi-estruturado, a fim de operacionalizar as nossas reflexões. Constatou-se que o celular na esfera privada traz problema de: dependência, vigilância, violência doméstica, invasão a privacidade, divórcio e impacto sobre o rendimento familiar. Cabe, por, fim, ressaltar a importância da acção, interdisciplinar, tanto para uma análise cientifica do contexto e do grupo estudado, quanto à construção do impacto do celular na esfera privada. Palavras-Chave: Celular, Impacto, Esfera privada, Sociologia do quotidiano.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joaquim Miranda Maloa - Coordenador.
2008 - 2008
Bairros,Intervenção Policial e Desigualdade Social
Descrição: Esta pesquisa pretende investigar as zonas que ocorrem com maior frequencia as catanadas na Cidade de Lichinga, e para tanto buscar as conexões entre as intervenções policiais e estratégias da classe popular em contornar essa modalidade de acção criminal de um lado, perceber como estão estruturados as zonas para depois perceber as condições que presidiram o processo de autonomização de um campo de produção criminal na cidade de Lichinga. A finalidade deste projeto é lograr uma reconstituição compacta e expressiva do crime que moldam a vida social dos lichinguenses , averiguados pelo prisma da sociologia do crime e da violência capazes de restituir as múltiplas determinações dessas modalidades de acção criminosa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joaquim Miranda Maloa - Coordenador.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Tsonga
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MALOA, J. M.2011MALOA, J. M.. O lugar do marxismo em Mocambique. 1975-1994. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 122, p. 85-92, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MALOA, J. M.. Será que em Moçambique existe uma transição democrática completa?. SAVANA, Maputo, 15 jul. 2011.

2.
MALOA, J. M.. Violência Policial, ilegalismos e revolta popular em Moçambique. Pambazuka News (Ed. Português), Africa do Sul, p. 1 - 7, 07 abr. 2011.

3.
MALOA, J. M.. A crise da identidade do Ensino Superior em África. O Público, Lichinga, p. 8 - 11, 08 out. 2009.

4.
MALOA, J. M.. Emergência dum novo Paradigma para o Desevlovimento Distrital. O Público, Lichinga, p. 14 - 15, 26 jun. 2009.

5.
MALOA, J. M.. 'Considerações Críticas sobre Avaliação do Crime e Violência em Moçambique realizado pela Open Society Foudation Crime and Violence Prevention Initiative (OSFCVPI) e Open Society Iniative For Southern Afica (OSISA)?. Cadernos CPS, Mocambique-Lichinga, p. 1 - 39.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MALOA, J. M.. Cultura do Terror, Espaço da morte, Controle social e Segurança Publica em Moçambique entre 1975 e 1990. In: X Semana de Pós-Graduação em Sociologia, ?O campo de Atuação do Cientista Social nos dias de Hoje.?, 2011. X Semana de Pós-Graduação em Sociologia, ?O campo de Atuação do Cientista Social nos dias de Hoje.?. UNESP, Araraquara: UNESP, Araraquara. v. 1. p. 384-390.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MALOA, J. M.. Os filhos do ?diabo:? fatores explicativos do engajamento dos jovens moçambicanos na experiência do crime. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo 201, 2011, São Paulo. Caderno de Programação VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo 2011.

2.
MALOA, J. M.. CONSTRUINDO PERFIL DE CARREIRA CRIMINAL DE UM ?JOVEM ASSALTANTE? À MÃO ARMADA DE MOÇAMBIQUE ATRAVÉS DE HISTÓRIA ORAL. In: NEHO 20 ANOS HISTÓRIA ORAL: IDENTIDADE E COMPROMISSO, 2011, Cidade Universitaria. CADERNO DE RESUMO-NEHO 20 ANOS HISTÓRIA ORAL: IDENTIDADE E COMPROMISSO, 2011.

3.
MALOA, J. M.. Violência Policial, ilegalismo e revolta popular em Moçambique. In: II Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Práticas de Extermínio, 2010, Fortaleza-CE. II Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Práticas de Extermínio. Fortaleza-CE: GT CLASCO, 2010. p. 5-100.

Apresentações de Trabalho
1.
MALOA, J. M.. Uma reflexão sobre a criminalidade em Moçambique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MALOA, J. M.. Plantações Florestais em Niassa: Expectativas e Desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MALOA, J. M.. O Desafio da Institucionalização de uma sociologia publica em Mocambique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MALOA, J. M.. Cidadania, crime e crise do sistema de justiça criminal em Mocambique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MALOA, J. M.. A institucionalização da ética no ensino da administração publica Mocambicana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MALOA, J. M.. Linguaguem e violência eleitoral em Moçambique.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MALOA, J. M.. Os filhos do ?diabo:? fatores explicativos do engajamento dos jovens moçambicanos na experiência do crime. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MALOA, J. M.. CONSTRUINDO PERFIL DE CARREIRA CRIMINAL DE UM ?JOVEM ASSALTANTE? À MÃO ARMADA DE MOÇAMBIQUE ATRAVÉS DE HISTÓRIA ORAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MALOA, J. M.. O lugar do marxismo em Mocambique. 1975-1994. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MALOA, J. M.. Mass Media Nas Eleições: Razões e Praticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MALOA, J. M.. O Desvio: Elementos Fundamentais para o Estudo do Crime em Moçambique. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MALOA, J. M.. Educar para Cuidar do Ambiente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MALOA, J. M.. As competências individuais requeridas para a modernização da administração pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MALOA, J. M.. Pensar e repensar o desenvolvimento rural hoje em Moçambique. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MALOA, J. M.. O lugar da desordem: um estudo sociológico sobre o assalto à mão armada na cidade de Lichinga. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MALOA, J. M.. O Sociólogo Moderno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MALOA, J. M.; Vene, Manuel Luis . Um Retorno ao Passado e Presente: Autoridade Tradicional em Moçambique. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MALOA, J. M.. Porque Chorar Se a vida ainda Não Acabou. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MALOA, J. M.. Classes sociais e autoridade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MALOA, J. M.. ENTREVISTA SOBRE O CRESCIMENTO DA CRIMINALIDADE EM NIASSA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MALOA, J. M.. ESPAÇO A VOZ DO CIDADAO. 2012.

3.
MALOA, J. M.. Entrevista sobre o ano Eduardo Mondlane. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MALOA, J. M.. Entrevista sobre As causas de Abuso Sexual de Menores. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MALOA, J. M.; Vene, Manuel Luis ; Daniel,J.O ; Zambeze,C . Educação Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MALOA, J. M.; Daniel,J.O ; Vene, Manuel Luis . Treinamento das Organizações da sociedade civil sobre Conceitos Básicos em Monitoria e Avaliação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cafe Academico. A Urbanização Moçambicana Contemporânea: Uma Visão Sobre Suas Características, Dimensão e Desafios. 2015. (Exposição).

2.
40 ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS.A Construção do urbano em Mocambique. 2013. (Encontro).

3.
Conferencia Internacional. Os intelectuais Africanos face aos desafios seculos XXI. Em Memoria de Ruth First (1925-1982).Cidadania, crime e crise do sistema de justiça criminal em Mocambique. 2012. (Outra).

4.
I Conferencia Nacional de Sociologia.O Desafio da Institucionalização de uma sociologia publica em Mocambique. 2012. (Outra).

5.
Jornada Cientifica-IFAPA.A institucionalização da ética no ensino da administração publica Mocambicana. 2012. (Outra).

6.
III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS DAS CULTURAS E LÍNGUAS AFRICANAS E DA DIÁSPORA NEGRA. ?Linguagem e Violência Eleitoral em Moçambique?. 2011. (Congresso).

7.
Imigração contemporânea em cidades globais: intolerância e solidariedadesI Encontro Brasil-África. 2011. (Encontro).

8.
NEHO 20 ANOS HISTÓRIA ORAL: IDENTIDADE E COMPROMISSO.CONSTRUINDO PERFIL DE CARREIRA CRIMINAL DE UM ?JOVEM ASSALTANTE? À MÃO ARMADA DE MOÇAMBIQUE ATRAVÉS DE HISTÓRIA ORAL. 2011. (Seminário).

9.
VI EPOG.Os filhos do ?diabo:? fatores explicativos do engajamento dos jovens moçambicanos na experiência do crime. 2011. (Encontro).

10.
?Tecido Memória? - A feitura de um filme etnográfico sobre operários em Pernambuco trinta anos após a pesquisa inicial. 2010. (Seminário).

11.
A construção social do valor em mercados imobiliários: moradia, memória e espaço urbano entre a ?favela? e a ?rua?. 2010. (Seminário).

12.
A sociologia Urbana e a Escola de Chicago. 2010. (Seminário).

13.
Coloquio projecto tematico escrito da violencia 2010. 2010. (Seminário).

14.
GENOCIDES AND POLITICAL VIOLENCE IN A NEW POLITICAL ORDER. 2010. (Encontro).

15.
III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUANDOS Universidade de São Paulo EM SOCIOLOGIA. 2010. (Simpósio).

16.
II Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais: Práticas de Extermínio.Violência Policial, ilegalismo e revolta popular em Moçambique. 2010. (Seminário).

17.
IX Semana de Pós-Graduação em Sociologia da Unesp-Araraquara. Violência Policial, ilegalismo e revolta popular em Moçambique. Violência Policial, ilegalismo e revolta popular em Moçambique. 2010. (Congresso).

18.
Manuscrito economico-filosoficos de Karl Marx. 2010. (Seminário).

19.
Marx e os marxismos.O lugar do marxismo em Mocambique. 1975-1994. 2010. (Outra).

20.
Marx e os marxismos - Para onde vai Brasil?. 2010. (Outra).

21.
Pensamento sociologico de Erik Olin Wright.seminario. 2008. (Seminário).

22.
A Sociologia em Moçambique. 2007. (Simpósio).

23.
Leadsphip Academy. 2007. (Encontro).

24.
Mosubuluco. 2007. (Encontro).

25.
uma abordagem cultural na prevenção e mitigação do HIV/SIDA. 2007. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MALOA, J. M.. I CONFERENCIA PROVINCIAL SOBRE AS PLANTAÇÕES FLORESTAIS EM NIASSA. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Jofresse Araujo Janela Subir. Motivação no local de trabalho: estudo de caso na Direção Provincial dos Combatentes do Niassa. 2012. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico Médio Profissional) - Instituto de Formação em Administração Publica e Autárquica de Lichinga. Orientador: Joaquim Miranda Maloa.

2.
Jaquissone Alexandre Assuna. O impacto do sistema nacional de arquivos do Estado na Direção Provincial dos Combatentes do Niassa. 2012. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico Médio Profissional) - Instituto de Formação em Administração Publica e Autárquica de Lichinga. Orientador: Joaquim Miranda Maloa.

3.
Sandra Ermelindo Faustino Ulisse. Falta de Transporte no Instituto Nacional de Transportes Terreste-Niassa (INATTER). 2012. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico Médio Profissional) - Instituto de Formação em Administração Publica e Autárquica de Lichinga. Orientador: Joaquim Miranda Maloa.

4.
Natalia D.T.G. Wateia. Morosidade na Emissão de Cartas Biometricos. 2012. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico Médio Profissional) - Instituto de Formação em Administração Publica e Autárquica de Lichinga. Orientador: Joaquim Miranda Maloa.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MALOA, J. M.. ENTREVISTA SOBRE O CRESCIMENTO DA CRIMINALIDADE EM NIASSA. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


1)Graduado em Ciencias Sociais pela Universidade Eduardo Monldane (2005),Licenciado em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane. Docente de Antropologia Social II e de Organizacao de Estado Moçambicano, Ex-Coordenador do Centro de Pesquisa e Promocao Social, Desenvloveu pesquisa empiricas ligados aos temas cidadania, Violencia e assuntos sociais .
2) 1º Classificado pelo Projeto: O poder de decisão das mulheres no uso de preservativo nas relações sexuais: Estudo de caso na Província do Niassa. Pelo PNIHIV/SIDA- Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique ( PNIHIV/SIDA-MCT).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 16:53:52