Saul Benhur Schirmer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3160379668281765
  • Última atualização do currículo em 21/08/2018


Graduado em Física Licenciatura Plena (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestrado (2012) e doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFSM. Atualmente é professor do Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Saul Benhur Schirmer
Nome em citações bibliográficas
SCHIRMER, S. B.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Livros Didáticos e Dimensões da Ciência na Formação Inicial de Professores de Física, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Inés Prieto Schmidt Sauerwein.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Palavras-chave: Educação em Ciências; Formação Inicial de Professores; Análise e escolha de livros didáticos; Dimensões da Ciência; Livro Didático.
2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Textos Originais de Cientistas e Textos sobre História das Ideias da Ciência em uma proposta Didática sobre Ótica na Formação Inicial de Professores de Física,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Inés Prieto Schmidt Sauerwein.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; História e Filosofia da Ciência; Ensino de Física.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Graduação em Física Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso intermediário de LIBRAS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Curso Básico de LIBRAS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Paradigma e Ciência: Leitura e debate.. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Tutores UAB - UFSM. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Treinamento. (Carga horária: 24h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2008
Tópicos de Física Moderna. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2008
GRUPO DE TRABALHO DE PROFESSORES DE FISICA (GTPF):. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2005 - 2005
Conteúdos, Competências e Habilidades: Res Probl.. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado - CAPES/FAPERGS

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsa de Mestrado - CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação - Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista PRAE, Enquadramento Funcional: Coordenação de Projeto/atividade
Outras informações
Coordenação de Atividades do Projeto Institucional da Pró-Reitoria de Graduação "Pré-Vestibular Popular Alternativa" .

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de Física, Carga horária: 2
Outras informações
Participação no Projeto de Institucional da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM "Pré-Vestibular Popular Alternativa". Perfazendo 80h/aula no ano de 2004; 90h/aula no ano de 2005; 20h/aula no ano de 2006; 25h/aula no ano de 2007.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Participação PROLICEN, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Participação em três projetos do Programa de Licenciatuas da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM - PROLICEN como bolsista e pesquisador.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor da Disciplina de Física, Carga horária: 2
Outras informações
Participação no "Projeto Práxis Pré-vestibular popular: Acadêmicos e candidatos construnido um Diálogo" na elaboração de material didático e professor perfazendo carga horária de 40h/aula.


Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20


Escola de Educação Básica Educar-se, EDUCAR-SE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 2
Outras informações
Escola de Educação Básica vinculada a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC


Sistema Educacional Nossa Senhora do Rosário - E. E. M. Fronteira, ESCOLA FRONTEIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor da Disciplina de Física, Carga horária: 11
Outras informações
Atua como Professor da Disciplina de Física na última série do Ensino Fundamental e nos três anos de Ensino Médio


Cursos Garra, GARRA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Funcionário contratado, Enquadramento Funcional: Professor da Disciplina de Física, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como Professor em cursos preparatórios para concursos na cidade de Alegrete.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Funcionário contratado, Enquadramento Funcional: Professor da Disciplina de Física, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como Professor em cursos preparatórios para concursos na cidade de Rosário do Sul



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA EDUCACAO DO CAMPO: PERFIL E ATUACAO DOS PROFESSORES NA REGIAO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE-RS, BRASIL.
Descrição: O projeto pretende realizar ações de pesquisa que incluem a produção coletiva e aplicação de instrumentos qualitativos que possibilitem o mapeamento e organização de um banco de dados das escolas rurais públicas de Ensino Fundamental Completo e/ou Médio, das redes municipal e estadual, bem como conhecimento em torno do perfil, formação, desafios e possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Saul Benhur Schirmer - Coordenador / Antonio Marcos Teixeira Dalmolin - Integrante / Marilisa Bialvo Hoffmann - Integrante / JOSE VICENTE LIMA ROBAINA - Integrante.
2017 - Atual
LICENCIATURAS DA AREA DE CIENCIAS DA NATUREZA: ESTUDO DE NOVOS CONTEXTOS DA FORMACAO DOCENTE
Descrição: O projeto visa aprofundar o seguinte problema de pesquisa: Quais são os fatores condicionantes e definidores da formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo ? Ciências da Natureza da UFRGS, bem como do curso de Licenciatura em Química do IFRS ? Campus Feliz? Quais são os aspectos epistemológicos e curriculares que estão presentes nesse curso de formação inicial e como estes podem repercutir no trabalho dos professores/futuros professores? Quais são as aproximações e afastamentos em termos curriculares, considerando as duas realidades estudadas? São questões que consideram a formação e a atuação desses profissionais como um dos elementos fundamentais no desenvolvimento da sociedade brasileira, pois deles se espera uma contribuição importante na tarefa de formar o cidadão consciente, crítico e atuante na realidade e nas vivências das comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS ARTICULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Descrição: O projeto de pesquisa se insere no contexto da formação de professores na Educação do Campo com ênfase da área de conhecimento das Ciências da Natureza. O objetivo é investigar, a partir da literatura, articulações entre ensino de ciências da natureza e a educação do campo caracterizando potencialidades que subsidiem o planejamento, desenvolvimento e a execução de ações relacionadas à formação docente. Para isso será realizado um estudo sistemático na produção acadêmica relacionada à educação em ciências e à educação do campo, onde se pretende caracterizar essas produções, manter a atualização das informações a respeito das relações entre ciências da natureza e educação do campo e compor um acervo de materiais que possam subsidiar ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da educação do campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2016
Metodos e Processos em Ensino e Aprendizagem de Ciências ( mpEAC)
Descrição: Estudos no campo da didática das ciências que envolvem investigações dos problemas do ensino e da aprendizagem das ciências referenciados nos saberes da ciência, da filosofia, da história da ciência e das ciências da educação. Relação pesquisa em educação em ciências e práticas docentes; Universidade e Espaços Educativos: espaços de formação e investigação; - implicações teóricas na construção do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Energia Nuclear: Mitos e Conflitos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Roberto Bairros da Silva em 17/02/2016.
Descrição: Projeto de Pesquisa que busca realizar a divulgação de Assuntos Relativos a Energia Nuclear por meio da Produção de uma Revista de História em Quadrinhos que contemple o olhar da Educação Ambiental sobre a temática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
"Conteúdos de Ensino, Resolução de Problemas e o Ensino de Física"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
"Conteúdos de Ensino, Resolução de Problemas e o Ensino de Física"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
"Tutoria Escolar e Estágios Supervisionados na Formação de Professores de Física"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2005 - 2009
Projeto Institucional de Extensão da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM - PROGRAD/UFSM - Pré-Vestibular Popular Alternativa
Descrição: Preparar alunos da região de Santa Maria/RS desprovidos financeiramente para concorrer ao vestibular, proporcionando crescimento cultural, crítico e reflexivo, oportunizando aos professores a preparação didática, metodológica, pedagógica e o contato com a realidade social. - Oportunizar a preparação de pessoas interessadas em ingressar na Universidade, e que por motivos econômicos se vêem alijados; - Desenvolver atividades de avaliação e auxílio sobre didática, metodologia de ensino, oferecendo formação pedagógica continuada aos voluntários que colaboram com o projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2005
Projeto Institucional de Extensão da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM - "Alternativa pré-vestibular popular"
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2003 - 2004
Projeto Institucional
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: O subprojeto PIBID-Física/UFSM em consonância com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência tem com o objetivo de contribuir na formação inicial dos estudantes e estimular os professores em exercício da Educação Básica a serem co-responsáveis pela formação de seus futuros colegas. Os GTs realizam reuniões semanais de planejamento e de avaliação das atividades implementadas, que visam elaborar, implementar e avaliar atividades didáticas que contemplem diferentes recursos didáticos nas escolas de educação básica de Santa Maria..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Saul Benhur Schirmer - Integrante / Inés Prieto Schmidt Sauerwein - Coordenador / Daniele Correia - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso)
2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE FÍSICA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHIRMER, S. B.2017SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . Livros didáticos em publicações na área de Ensino: contribuições para análise e escolha. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso), v. 22, p. 23-41, 2017.

2.
SCHIRMER, S. B.2016SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . História, significado e representações em ótica geométrica. CCNExt - Revista de Extensão, v. 3, p. 827-831, 2016.

3.
SCHIRMER, S. B.2014SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . Recursos Didáticos e História e Filosofia da Ciência em sala de aula: uma análise em periódicos de ensino nacionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, p. 61-77, 2014.

4.
SCHIRMER, S. B.2011SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . História e Filosofia da Ciência: um panorama em eventos e periódicos de Ensino de Física. Momento (Rio Grande), v. 20, p. 55-66, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . Um mapeamento dos trabalhos sobre Livros Didáticos nos ENPEC. In: FERRAZ, D. F.; SANTOS, F. S.; FRANCISCO, A. C.. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. II, p. 91-101.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . OS TRABALHOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO NO SNEF: SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES. In: XXI Simpósio nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do XXI SNEF 2015, 2015.

2.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . Um mapeamento dos trabalhos sobre Livros Didáticos nos ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas do X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

3.
SCHIRMER, S. B.; MUENCHEN, C. ; SAUERWEIN, I. P. S. . CTSA E CTS NOS ENPECs: UM OLHAR INICIAL SOBRE A ORIGEM, ESCOLHA E JUSTIFICATIVA. In: III Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande. Anais do III SINTEC. São Leopoldo: Casa Leiria, 2014.

4.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . REPRESENTAÇÕES EM ÓTICA GEOMÉTRICA E A BUSCA POR SIGNIFICADO NO ENSINO DA FÍSICA. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Atas eletrônicas do XX SNEF, 2013.

5.
CLAVE, G. H. ; SCHIRMER, S. B. ; SAUERWEIN, I. P. S. . Atividade Experimental sobre condução e convecção: uma proposta como estratégia para o ensino de física. In: V Congresso Internacional de Educação: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora, 2013, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2013.

6.
ROATH, T. M. ; SCHIRMER, S. B. ; SAUERWEIN, I. P. S. . Inserção da atividade experimental no ensino médio e exploração de seu potencial para entendimento do conteúdo: Experimento movimento em queda livre. In: V Congresso Internacional de Educação: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora, 2013, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2013.

7.
VARGAS, M. W. ; SCHIRMER, S. B. ; SAUERWEIN, I. P. S. . Atividades experimentais como centro de trabalho em aula: Uma experiência com pêndulo simples. In: V Congresso Internacional de Educação: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora, 2013, Santa Maria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação, 2013.

8.
SCHIRMER, S. B.; CORREIA, D. ; SAUERWEIN, I. P. S. . ONDE ESTÃO OS EGRESSOS DO PIBID/UFSM/SUBPROJETO FÍSICA?. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX ENPEC, 2013.

9.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . História e Filosofia da Ciência na Formação de Professores: considerações a partir de uma grade curricular. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências 15, 16 e 17 de outubro de 2012, 2012.

10.
BACK, S. ; FAGUNDES, S. M. K. ; SCHIRMER, S. B. . Tecnologia e Mapas Conceituais: Compartilhando Conhecimentos em uma Oficina Pedagógica. In: XI Encontro sobre Investigação na Escola, 2012, Bagé. Atas do XI Encontro de Investigação na Escola "Tecendo Saberes em rodas de conversa no Pampa", 2012.

11.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . História e Filosofia da Ciência: um panorama em eventos e periódicos de Ensino de Física. In: I Seminário Internacional de Educação em Ciências - SINTEC, 2011, Rio Grande. Anais do I Seminário Internacional de Educação em Ciências: 13, 14 e 15 de julho de 2011, 2011. v. 2. p. 18-28.

12.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS EM PERIÓDICOS DE ENSINO DE 2001 A 2010. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciencias e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Ensenanza de las Ciencias, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC e I CIEC, 2011.

13.
SCHIRMER, S. B.; ROSA, V. M. ; SAUERWEIN, I. P. S. . História E Filosofia da Ciência no SNEF: um quadro preliminar (2003 ? 2009). In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Atas do XIX SNEF, 2011.

14.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . Um ensaio sobre a interpretação de mapas Conceituais no Ensino de Física. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia. Programa do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LEIVAS, C. L. ; PEDRO, F. R. ; SCHIRMER, S. B. ; FRANCO, M. S. ; SAUERWEIN, I. P. S. . UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DO FENÔMENO DAS ROTAÇÔES. In: III Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande. Anais do III SINTEC. São Leopoldo: Casa Leiria, 2014.

2.
WOLLMANN, V. A. ; VELOZO, R. W. ; FRANCO, M. S. ; SCHIRMER, S. B. ; SAUERWEIN, I. P. S. . UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: CONHECIMENTOS PRÉVIOS, PESQUISA E OBSERVAÇÃO. In: III Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2014, Rio Grande. Anais do III SINTEC. São Leopoldo: Casa Leiria, 2014.

3.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . História, significado e representações em ótica geométrica. In: XII Encontro de Investigação na Escola, 2013, Santa Maria. Anais do XII EIE, 2013.

4.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . História e Filosofia da Ciência para sala de aula no EPEF (2002-2010). In: Encontro de Física 2011, 2011, Foz do Iguaçu. Programa do evento, 2011.

5.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . Interpretação de Mapas Conceituais a partir de Análise Estrutural. In: I Encontro Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2010. Anais do I CIECITEC, 2010.

6.
SILVA, P. R. B. ; DALMOLIN, A. M. T. ; SCHIRMER, S. B. . Jogos Teatrais no Ensino de Física interpretados mediante a utilização de Textos Originais de Cientistas e textos sobre a evolução das Idéias da Ciência.. In: I Encontro Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2010, Santo Ângelo. Anais do I CIECITEC, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORREIA, D. ; SCHIRMER, S. B. ; SAUERWEIN, I. P. S. . LEITURA, ESCRITA E O ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS A PARTIR DE UMA OFICINA PARA O PIBID. In: II FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; XIV FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO; e XVII SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2016, Santa Cruz do SUl. ANAIS DO II FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - ESCOLA E PROFESSOR/A: IDENTIDADES EM RISCO?, 2016.

2.
SCHIRMER, S. B.; TERRAZZAN E. A . "textos de divulgação científica com recurso possivel em aulas de Física". In: XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2006. Anais XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHIRMER, S. B.. ?História e Filosofia da Ciência na formação de professores de ciências?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHIRMER, S. B.. ?Ciência, Tecnologia e seus papéis na sociedade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0261-1.pdf. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHIRMER, S. B.; CORREIA, D. ; SAUERWEIN, I. P. S. . Textos e Problemas: Leitura e escrita em aulas de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SCHIRMER, S. B.; MUENCHEN, C. ; SAUERWEIN, I. P. S. . CTSA E CTS NOS ENPECs: UM OLHAR INICIAL SOBRE A ORIGEM, ESCOLHA E JUSTIFICATIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . Minicurso: Possibilidades e limitações para o uso de textos originais de cientistas e textos sobre a hostória da ideias da ciência em aulas de física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SCHIRMER, S. B.; CORREIA, D. ; SAUERWEIN, I. P. S. . ONDE ESTÃO OS EGRESSOS DO PIBID/UFSM/SUBPROJETO FÍSICA?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . História, significado e representações em ótica geométrica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHIRMER, S. B.; FAGUNDES, S. M. K. ; BACK, S. ; KREY, Isabel. . Mapas Conceituais como estratégia de ensino aprendizagem.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . História e Filosofia da Ciência para a sala de aula no EPEF (2002-2010). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS EM PERIÓDICOS DE ENSINO DE 2001 A 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SCHIRMER, S. B.; SILVA, P. R. B. ; DALMOLIN, A. M. T. . Empregando Textos Originais de Cinetistas e Textos sobre a Evolução das Ideias da Ciência em Jogos Teatrais.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SCHIRMER, S. B.; SILVA, P. R. B. ; DALMOLIN, A. M. T. . Construindo um Contexto Historico Cultural Mediante a utilização de Textos Originais de Cientistas e Textos Sobre a Evolução da Ciência Interpretados em jogos teatrais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SCHIRMER, S. B.; SILVA, P. R. B. ; DALMOLIN, A. M. T. . "Monitoramento e Análise de Concepções Espontâneas no Ensino de Física". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SCHIRMER, S. B.; TRENTIN, E. . Ttoria escolar no estagio curricular: uma experiencia no ensino médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SCHIRMER, S. B.; TERRAZZAN E. A ; Silva, S. I. . Tutoria escolar no estágio curricular: uma experiencia no ensino médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, P. R. B. ; DALMOLIN, A. M. T. ; SCHIRMER, S. B. ; PINHEIRO, D. K. ; OLIVEIRA, C. E. W. . Energia Nuclear: Mitos e Conflitos 2010 (Revista em Quadrinhos).

2.
SCHIRMER, S. B.; TERRAZZAN E. A . CONTEÚDOS DE ENSINO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE FÍSICA (AMPLIANDO A CONCEPÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO MEDIANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS) 2006 (Artigo resultante do Projeto PROLICEN 2006, publicado no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM [).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHIRMER, S. B.; CORREIA, D. ; SAUERWEIN, I. P. S. . Textos e problemas: leitura e escrita em aulas de física. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SCHIRMER, S. B.. A utilização de Textos de Cientistas e Textos sobre ciência em aulas de Física. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. . Possibilidades e limitações para o uso de Textos Originais de Cientistas e Textos sobre a História das Ideias da Ciência em aulas de Física. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BACK, S. ; FAGUNDES, S. M. K. ; SCHIRMER, S. B. . Mapas Conceituais como estratégia de ensino aprendizagem.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, P. R. B. ; DALMOLIN, A. M. T. ; SCHIRMER, S. B. ; OLIVEIRA, C. E. W. ; OLIVEIRA, P. R. W. ; OLIVEIRA, M. A. W. ; PINHEIRO, D. K. . Energia Nuclear: Mitos e Conflitos.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista em quadrinhos).

6.
SCHIRMER, S. B.. Aulão de Revisão pré-prova. 2007. (palestra).

7.
SCHIRMER, S. B.. Aula de Física- Aulão de pré-vestibular. 2006. (palestra).

8.
SCHIRMER, S. B.. 7a. Edição da Sala do Professor do Concurso Vestibular. 2005. (participação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COUTINHO, R. X.; SCHIRMER, S. B.; PUNTEL, R. L.. Participação em banca de Bruna Ambros Baccin. A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Mestrado
1.
PUNTEL, R. L.; SCHIRMER, S. B.; COUTINHO, R. X.. Participação em banca de Bruna Baccin. A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHIRMER, S. B.; ECKHARD, D.; ALLEM, L. E.. Participação em banca de Guilherme de Lima de Menezes.Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
OLIVEIRA, E. S.; SCHIRMER, S. B.; VALENTE, Patrícia. Participação em banca de Rodolfo Kruger da Camara Ribas.Análise da abordagem em livros didáticos para o ensino de biotecnologia no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Um mapeamento dos trabalhos sobre Livros Didáticos nos ENPEC. 2015. (Encontro).

2.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.OS TRABALHOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO NO SNEF: SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES. 2015. (Simpósio).

3.
III Seminário Internacional de Educação em Ciências.CTSA E CTS NOS ENPECs: UM OLHAR INICIAL SOBRE A ORIGEM, ESCOLHA E JUSTIFICATIVA. 2014. (Seminário).

4.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.ONDE ESTÃO OS EGRESSOS DO PIBID/UFSM/SUBPROJETO FÍSICA?. 2013. (Encontro).

5.
Janela Aberta.Apresentação do Núcleo Ciência Viva. 2013. (Outra).

6.
V Congresso Internacional de Educação: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Atividades experimentais como centro de trabalho em aula: Uma experiência com pêndulo simples. 2013. (Congresso).

7.
V Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.Possibilidades e limitações para o uso de textos originais de cientistas e textos sobre a hostória da ideias da ciência em aulas de física. 2013. (Encontro).

8.
XII Encontro de Investigação na Escola.História, significado e representações em ótica geométrica. 2013. (Encontro).

9.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.REPRESENTAÇÕES EM ÓTICA GEOMÉTRICA E A BUSCA POR SIGNIFICADO NO ENSINO DA FÍSICA. 2013. (Simpósio).

10.
II Seminário Internacional de Educação em Ciências.História e Filosofia da Ciência na Formação de Professores: considerações a partir de uma grade curricular. 2012. (Seminário).

11.
XI Encontro sobre Investigação na Escola.Tecnologia e Mapas Conceituais: Compartilhando Conhecimentos em uma Oficina Pedagógica. 2012. (Encontro).

12.
Encontro de Física 2011.História e Filosofia da Ciência para a sala de ula do EPEF (2002-2010). 2011. (Encontro).

13.
I Workshop de Ensino de Ciências - UFSM.Mapas conceituais como estratégia de ensino aprendizagem.. 2011. (Oficina).

14.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciencias e I Congresso Iberoamericano de Investigación en Ensenanza de las Ciencias. HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS EM PERIÓDICOS DE ENSINO DE 2001 A 2010. 2011. (Congresso).

15.
I Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. Interpretação de Mapas Conceituais a partir de Análise Estrutural. 2010. (Congresso).

16.
XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Um Ensaio sobre a Interpretação de Mapas Conceituais no Ensino de Física. 2010. (Encontro).

17.
III Encontro Estadual de Ensino de Física - RS.Empregando Textos Originais de Cinetistas e Textos sobre a Evolução das Ideias da Ciência em Jogos Teatrais.. 2009. (Encontro).

18.
X Congresso Iberoamericano de Extensión Universitária. 2009. (Congresso).

19.
Encontro Regional de Ensino de Física."Construindo um Contexto Histórico Cultural mediante a utilização de Textos Originais de Cientistas e Textos sobre a Evolução das idéias da Ciência interpretados em Jogos Teatrais". 2008. (Encontro).

20.
Oficina "Tópicos de Física Moderna". 2008. (Oficina).

21.
VII Encontro Sobre Investigação na Escola. 2007. (Encontro).

22.
VII Encontro Sobre Investigação na Escola."Monitoramento e Análise de Concepções Espontâneas no Ensino de Física". 2007. (Encontro).

23.
I Encontro Regional "Interação Universidade-escola na Formação de Professores"."Tutortia Escolar no Estágio Curricular: uma Experiência no Ensino Médio". 2006. (Encontro).

24.
Seminário Regional. 2006. (Seminário).

25.
Seminário Regional "Estágio Curricular na Formação Inicial de Professores"."Tutoria Escolar no Estágio Curricular: Uma experiência no Ensino Médio". 2006. (Seminário).

26.
XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM."Textos de divulgação científica como recurso possível em aulas de Física". 2006. (Outra).

27.
8ª Semana Academica do Curso de Física da UFSM. 2005. (Outra).

28.
Curso de Atualização e Aperfeiçoamento "Conteúdos, Competências e Habilidades:Resolução de problemas no Ensino de Física". 2005. (Outra).

29.
I Encontro Regional "Interação Universidade-Escola na Formação de Professores". 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROBAINA, J. V. L. ; CAMARGO, T. ; HOFFMANN, M. B. ; SCHIRMER, S. B. ; DALMOLIN, A. M. T. . XV Encontro sobre Investigação na Escola. 2018. (Congresso).

2.
SAUERWEIN, I. P. S. ; SCHIRMER, S. B. . XII Encontro de Investigação na Escola. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovado e Concurso Público para o Professor do Magistério Superior/Classe A/Nível I para a área de Educação do Campo e Ensino de Física na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, conforme o edital nº 285/2015. D.O.U., p. 50, Nº 69, terça-feira, 12 de abril de 2016.

Aprovado e Concurso Público para o Magistério Superior para a área de Ensino de Física e Estágio Curricular Supervisionado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, conforme o edital Nº 983/UFFS/2015. D.O.U. p. 73. Nº 40, terça-feira, 1 de março de 2016.

Foi membro do colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM durante dois anos (2012-2014), como representante do alunos.

Aprovado em Processo Seletivo para Professor Substituto de Física no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no ano de 2011 conforme Processo n. 23081.003778/2011-84. D.O.U. p. 56. Seção 3. Nº 72, quinta-feira, 14 de abril de 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:34:56