Igor Waltz Rangel Messias Pinheiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4401522668708317
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Professor Substituto do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). Doutorando em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), na linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mestre em Comunicação e Cultura (2015) e graduado em Comunicação Social, habilitado em Jornalismo (2010) pela UFRJ. É também membro do grupo de pesquisa "Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação" e sua pesquisa se concentra em Jornalismo Multimídia; Práticas jornalísticas na internet; Startups de mídia; Empreendedorismo e Inovação. Seu trabalho reflete como as startups de mídia representam uma nova tendência do mercado de jornalismo brasileiro, guiado pela hipótese de que sinalizam e sintetizam contradições de práticas jornalísticas na atualidade. Ao passo que o empreendedorismo emergente corresponde a aspirações por inovação, autonomia e independência econômica e expressa tendências dos mercados e contextos globais e locais, também colabora para reprodução de modos de tratar a notícia ancorados nos estatutos e retóricas do jornalismo que não são revistas, questionadas ou atualizadas pelos profissionais.

No campo profissional, atuou principalmente em associações setoriais, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), na Associação Brasileira das Indústrias de Química, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina) e na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), desenvolvendo e gerenciando projetos na área de Comunicação Organizacional e Jornalismo. Também trabalhou como pesquisador na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Igor Waltz Rangel Messias Pinheiro
Nome em citações bibliográficas
WALTZ, Igor;Waltz, Igor


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Jornalismo empreendedor: Inovação na grande mídia e na imprensa independente,
Orientador: Beatriz Becker.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: jornalismo; empreendedorismo; inovação; internet; Práticas jornalísticas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Organização Editorial de Jornais.
2013 - 2015
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Jornalista em Tempos de Internet: Considerações sobre identidade e práticas profissionais na comunicação em rede,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Muniz Sodré de Araújo Cabral.
Palavras-chave: jornalismo; internet; jornalismo digital; Identidade profissional; Práticas jornalísticas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Organização Editorial de Jornais.
2006 - 2009
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A imagem do jornalista - um estudo da representação cinematográfica.
Orientador: Fernando Alvares Salis.




Formação Complementar


2015 - 2015
Discutindo Saúde da Mulher,Sexualidade e Sociedade. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Marketing Digital. (Carga horária: 96h).
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Mídias Sociais. (Carga horária: 30h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas Fundamentos Teóricos da Informação I (60h) e Análise de Documentos (60h) no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS/UFF), em 2018/1 e 2018/2.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docente na disciplina "Startups, jornalismo multimídia e cultura da inovação" (Eletiva, 60h), ministrada em conjunto com a professora Beatriz Becker, na Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) em 2016/1 e 2016/2.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista do Núcleo de Imprensa da Escola de Comunicação da UFRJ.


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações
Departamento: Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV/DAPP). Na FGV/DAPP, eu era responsável por alimentar o site e as redes sociais da instituição, ?traduzindo? a linguagem acadêmica das pesquisas para um texto mais adequado à mídias sociais, sem abrir mão do posicionamento institucional e do rigor na apuração.


Associação Brasileira de Imprensa, ABI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 35
Outras informações
Na ABI, produzi reportagens e entrevistas para o site ABI Online e para o Jornal da ABI. As pautas giravam em torno de temas como liberdade de imprensa e de expressão, direitos humanos, atividades culturais e outros assuntos de interesse da comunidade profissional dos jornalistas.


SB Comunicação e Sistemas Ltda., SBCS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: jornalista, redator, assessor de imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhei gerenciando contas de clientes nas áreas de saúde, educação e cultura. Meu trabalho incluía assessoria de imprensa, produção de publicações institucionais e sites corporativos.


Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, ABIFINA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: jornalista, Carga horária: 25
Outras informações
Atuei na ABIFINA na Comunicação Institucional, editando newsletters e relatórios de atividades destinados aos associados e a agentes públicos.


Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica, PROTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista DTI-3/CNPq, Enquadramento Funcional: jornalista, Carga horária: 30
Outras informações
Meu trabalho na Protec consistia em produzir conteúdo para o portal institucional, a revista corporativa Pró-Inovação Tecnológica e a newsletter semanal da entidade. Atividades incluíam ainda clipping, gerenciamento das mídias sociais e produção de relatórios de audiência (Google Analytics).


Instituto Ciência Hoje/SBPC, ICH/SBPC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei na redação das revistas Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças, dos sites Ciência Hoje Online e CHC Online. Além de reportagens em texto, participei da produção de vídeos para os canais digitais.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação: diálogos possíveis
Descrição: O Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação ( MJAE) procura estabelecer diálogos interdisciplinares da área da Comunicação e do campo do Jornalismo com a área da Educação e outros saberes, amparados nas referências teórico-metodológicas da Análise Televisual e da Media Literacy. O Grupo tem desenvolvido com regularidade atividades de pesquisa, ensino e extensão que resultam em participações em congressos nacionais e internacionais, contribuições importantes para a formação de alunos de Graduação, PIBIC, Mestrado e Doutorado, publicação de artigos, capítulos de livros e livros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Igor Waltz Rangel Messias Pinheiro - Integrante / Beatriz Becker - Coordenador / Rafael Pereira da Silva - Integrante / Joana Tassinari - Integrante / Heitor Leal Machado - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2012 - 2015
O Jornalista em Tempos de Internet: Identidade e práticas profissionais na comunicação em rede
Descrição: O advento da internet estimulou a proliferação de ferramentas e espaços para produção e disseminação de bens culturais. A produção de conteúdos informativos, antes privilégio das empresas de comunicação, passa a ser acessível a todos que estejam inseridos no ambiente das redes telemáticas. Com a ascensão desses novos agentes dentro do ecossistema comunicacional, os jornalistas hoje se veem pressionados pelo enxugamento das redações, o aumento da sobrecarga de trabalho e a ditadura da instantaneidade. A emergência de um novo modelo comunicativo tem levado muitos autores a apontarem um processo de obsolescência da figura do jornalista. Partindo da hipótese de que estaria em curso não uma crise, mas uma reconfiguração da profissão, este projeto de mestrado visa identificar como os jornalistas hoje enxergam esse momento de transição. A partir desse quadro, tomamos o conceito de campo jornalístico de Bourdieu (1983; 1997; 2005) para verificar a correlação de forças internas para a emergência de novos valores e identificação de novos papéis sociais. Como metodologia, adotou-se um método etnográfico aplicado a dois grupos: jovens jornalistas, que cresceram dentro do novo paradigma da ?comunicação generalizada? (Miège, 2009); e profissionais com longa experiência em jornalismo, mas ainda atuantes na redação. Esta pesquisa observou que entre as duas amostras, a abertura ao diálogo e a maior participação dos públicos são encaradas pelos jornalistas como um processo irreversível e enriquecedor da notícia, ainda que a inserção nas rotinas produtivas da grande imprensa lhes confira estatuto sobre a palavra final..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.
5.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Aprovado em 1º lugar no processo seletivo para professor substituto, Departamento de Ciência da Informação, Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS/UFF).
2017
Classificado em 2º lugar no processo seletivo para professor substituto. Setor: Jornalismo, Departamento de Expressão e Linguagens, Escola de Comunicação (ECO/UFRJ).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BECKER, B.2018BECKER, B. ; WALTZ, Igor ; MACHADO, Heitor ; SILVA, R. P. . Inovação e juventude: um estudo sobre produção e consumo de notícias e o Jornalismo porvir. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE), v. 19, p. 89-105, 2018.

2.
WALTZ, Igor2017WALTZ, Igor. Mídia NINJA e o ethos profissional dos jornalistas: A ascensão da mídia livre sob a ótica da redação dos veículos de massa. MEDIAÇÃO, v. 19, p. 215-237, 2017.

3.
WALTZ, Igor2017 WALTZ, Igor. As vozes do Voz das Comunidades: considerações sobre polifonia e dialogismo no discurso da imprensa comunitária. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. 19, p. 221-232, 2017.

4.
BECKER, B.2016 BECKER, B. ; WALTZ, Igor ; SILVA, R. P. ; CODECA, G. . Protagonismo juvenil em áudio e vídeo: o movimento Ocupa nas telas do computador e da tevê. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 13, p. 8-18, 2016.

5.
WALTZ, Igor;Waltz, Igor2015WALTZ, Igor. O 'Jornalista Sentado' e Condições de Produção: considerações sobre práticas profissionais na comunicação em rede. LEITURAS DO JORNALISMO, v. 2, p. 116-133, 2015.

6.
BEZERRA,Arthur Coelho2014 BEZERRA,Arthur Coelho ; WALTZ, Igor . Privacidade, Neutralidade e Inimputabilidade da Internet no Brasil: Avanços e Deficiências no projeto do Marco Civil. Eptic (UFS), v. 16, p. 161-175, 2014.

7.
WALTZ, Igor;Waltz, Igor2013WALTZ, Igor. A Ley de Medios argentina e o discurso antirregulação em jornais brasileiros. Entre.Meios, v. 10, p. 1, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
Becker, Beatriz ; Waltz, Igor . Mapping Journalistic Startups in Brazil: An Exploratory Study. In: Laura Robinson; Jeremy Schulz; Apryl Williams. (Org.). Studies in Media and Communications. 1ed.: Emerald Publishing Limited, 2017, v. 13, p. 113-135.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WALTZ, Igor. Anistia Internacional divulga relatório sobre situação dos direitos humanos no mundo. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 25 fev. 2015.

2.
WALTZ, Igor. Tribunal europeu considera justificado uso de câmeras escondidas por jornalistas. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 24 fev. 2015.

3.
WALTZ, Igor. Brasil é o 2º no ranking dos pedidos de remoção de conteúdo no Twitter. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 20 fev. 2015.

4.
WALTZ, Igor. Imprensa internacional adota normas de segurança para jornalistas. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 13 fev. 2015.

5.
WALTZ, Igor. Liberdade de imprensa sofre ?declínio drástico? no mundo, diz RSF. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 12 fev. 2015.

6.
WALTZ, Igor. David Carr, colunista do jornal The New York Times, morre aos 58 anos. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 12 fev. 2015.

7.
WALTZ, Igor. Repórter do Estado de S. Paulo é atingido por bala de borracha em manifestação. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 28 jan. 2015.

8.
WALTZ, Igor. Maioria dos casos de violência contra jornalistas em 2014 ocorreu em manifestações. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 22 jan. 2015.

9.
WALTZ, Igor. Fotógrafo Domingos Peixoto vence categoria principal do Prêmio Embratel Claro. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 09 dez. 2014.

10.
WALTZ, Igor. Estudo aponta que 90% dos assassinatos de jornalistas ficam impunes. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 28 out. 2014.

11.
WALTZ, Igor. Brasil não melhora índices de violência contra jornalistas em 2013. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 20 dez. 2013.

12.
WALTZ, Igor. Unesco: 90% dos crimes contra jornalistas ficam impunes. Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, 07 maio 2013.

13.
WALTZ, Igor. Degelo do Ártico pode ocorrer até 2100. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 16 mar. 2009.

14.
WALTZ, Igor. Quando crescer, vou ser... Etnobiólogo. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 09 mar. 2009.

15.
WALTZ, Igor. Acesso livre, impacto global. Revista Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 25 fev. 2009.

16.
WALTZ, Igor. Quando crescer, vou ser... Oceanógrafo. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 09 fev. 2009.

17.
WALTZ, Igor. Estudantes desenvolvem isotônico natural. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 jan. 2009.

18.
WALTZ, Igor. Produção brasileira de óleo de xisto mais eficaz. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 30 nov. 2008.

19.
WALTZ, Igor. Novos dados para entender a Síndrome de Turner. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 nov. 2008.

20.
WALTZ, Igor. Física atualizada nas escolas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 02 nov. 2008.

21.
WALTZ, Igor. Entretenimento para animais. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 out. 2008.

22.
WALTZ, Igor. Ovário artificial poderá ser opção contra infertilidade. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 out. 2008.

23.
WALTZ, Igor. Desmatamento desigual. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 02 set. 2008.

24.
WALTZ, Igor. Luta por direitos básicos. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 06 ago. 2008.

25.
WALTZ, Igor. Reparação incompleta. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 02 jul. 2008.

26.
WALTZ, Igor. Esperança no combate ao alcoolismo. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 10 jun. 2008.

27.
WALTZ, Igor. Exercícios contra a obesidade infantil. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 13 maio 2008.

28.
WALTZ, Igor. Inimigo íntimo. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 05 maio 2008.

29.
WALTZ, Igor. Substância promissora contra Chagas. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 07 abr. 2008.

30.
WALTZ, Igor. Marte recriado no deserto de Utah. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 12 mar. 2008.

31.
WALTZ, Igor. Estudo mapeia mutações do vírus da dengue. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 27 fev. 2008.

32.
WALTZ, Igor. Insulina no combate a ferimentos. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 18 fev. 2008.

33.
WALTZ, Igor. O carnaval reabilitado. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 29 jan. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WALTZ, Igor. Capitães de Ressentimentos: Mídia e Conservadorismo no Brasil Contemporâneo. In: XI Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar), 2017, São Paulo. Anais do XI Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar), 2017.

2.
WALTZ, Igor. Redes, públicos e desafios epistemológicos contemporâneos do campo do Jornalismo. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

3.
BECKER, B. ; MACHADO, Heitor ; WALTZ, Igor ; SILVA, R. P. . Inovação e Juventude: Um Estudo Exploratório sobre o Consumo de Notícias e o Jornalismo Por Vir. In: 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2017, São Paulo. Anais da SBPJor 2017, 2017.

4.
BECKER, B. ; MACHADO, Heitor ; WALTZ, Igor . MJAE: Partilhando Experiência. In: II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas (CICOM), 2017, Juiz de Fora. Anais do II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas (CICOM). Juiz de Fora: UFJF, 2017. p. 39-44.

5.
WALTZ, Igor. As vozes do Voz Das Comunidades: Considerações sobre polifonia e dialogismo no discurso da imprensa comunitária. In: XXV Encontro Anual da Compós, 2016, Goiânia. Anais do XXV Compós. Brasília: Compós, 2016.

6.
WALTZ, Igor. Estratégias do jornalismo como agente mnemônico: Usos das memórias dos leitores na celebração dos 90 anos de O Globo. In: IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia (Alcar), 2016, Niterói. Anais do IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia (Alcar), 2016.

7.
BECKER, B. ; WALTZ, Igor ; SILVA, R. P. ; CODECA, G. . Protagonismo juvenil em áudio e vídeo: o movimento Ocupa nas telas do computador e da tevê. In: 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016, Palhoça. Anais da SBPJor 2016, 2016.

8.
WALTZ, Igor. Mídia NINJA e o ethos profissional dos jornalistas: A ascensão da mídia livre sob a ótica da redação dos veículos de massa. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016.

9.
WALTZ, Igor. O 'jornalista sentado' e condições de produção: Considerações sobre práticas profissionais na comunicação em rede. In: 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, 2015, Campo Grande. Anais do 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. Campo Grande: UFMS, 2015.

10.
WALTZ, Igor. O profissional de mídia e suas audiências: Considerações sobre práticas dialógicas jornalista-público. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

11.
WALTZ, Igor. 'Modelos de Imprensa e a Formação Identitária do Jornalista Brasileiro'. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WALTZ, Igor. Startups midiáticas e cultura da inovação no jornalismo digital brasileiro. In: Conexão Pós: I Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-graduação da ECO/UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Conexão Pós: I Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-graduação da ECO/UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, CFCH, Escola de Comunicação, 2017. p. 58-59.

2.
BECKER, B. ; MACHADO, Heitor ; WALTZ, Igor ; TASSINARI, J. . The centrality of TV News in the convergent media environment: rethinking how the links between production and reception assign meaning to the 2016 Olympic Games. In: International Association for Media and Communication Research (IAMCR), 2017, Cartagena. Journalism Research and Education Section (Asbtract Book), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
WALTZ, Igor. Capitães de Ressentimentos: Mídia e Conservadorismo no Brasil Contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
WALTZ, Igor. Startups midiáticas e cultura da inovação no jornalismo digital brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
WALTZ, Igor. Redes, públicos e desafios epistemológicos contemporâneos do campo do Jornalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BECKER, B. ; MACHADO, Heitor ; WALTZ, Igor . Inovação e Juventude: Um Estudo Exploratório sobre o Consumo de Notícias e o Jornalismo Por Vir. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BECKER, B. ; MACHADO, Heitor ; WALTZ, Igor . MJAE: Partilhando experiências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BECKER, B. ; WALTZ, Igor ; SILVA, R. P. ; CODECA, G. . Protagonismo juvenil em áudio e vídeo: o movimento Ocupa nas telas do computador e da tevê. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
WALTZ, Igor. Estratégias do jornalismo como agente mnemônico: Usos das memórias dos leitores na celebração dos 90 anos de O Globo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
WALTZ, Igor. As Vozes do Voz das Comunidades: Considerações sobre Polifonia e Dialogismo no Discurso da Imprensa Comunitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
WALTZ, Igor. Mídia NINJA e o ethos profissional dos jornalistas: A ascensão da mídia livre sob a ótica da redação dos veículos de massa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
WALTZ, Igor. O jornalista sentado e condições de produção: Considerações sobre práticas profissionais na comunicação em rede. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
WALTZ, Igor. O profissional de mídia e suas audiências: Considerações sobre práticas dialógicas jornalista-público. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
WALTZ, Igor. Modelos de imprensa e a formação identitária do jornalista brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
WALTZ, Igor. A Ley de Medios argentina e o discurso antirregulaçãoem jornais brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
WALTZ, Igor. A imagem do jornalista - um estudo da representação cinematográfica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Nordeste). 2018.

2.
WALTZ, Igor. Avaliador no DT Jornalismo (Intercom Sudeste). 2018.

3.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Interfaces comunicacionais (Intercom Nordeste). 2018.

4.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Norte). 2018.

5.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Jornalismo - Modalidade Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (Intercom Norte). 2017.

6.
WALTZ, Igor. Avaliador no DT Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Sul). 2017.

7.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Comunicação Multimídia (Intercom Sudeste). 2017.

8.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom, Categoria Relações Públicas, Modalidade Organização de evento (Intercom Nordeste). 2017.

9.
WALTZ, Igor. Avaliador no DT Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Sudeste). 2017.

10.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Jornalismo (Intercom Sudeste). 2017.

11.
WALTZ, Igor. Avaliador no DT Comunicação multimídia (Intercom Sudeste). 2017.

12.
Waltz, Igor. Debatedor Intercom Júnior - Interfaces Comunicacionais - Sessão 5 (Intercom Nacional). 2017.

13.
Waltz, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Jornalismo - Modalidade Jornal Mural (Intercom Nacional). 2017.

14.
Waltz, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Jornalismo - Modalidade Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (Intercom Nacional). 2017.

15.
Waltz, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Nacional). 2017.

16.
WALTZ, Igor. Avaliador de Resumos na 8ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC/UFRJ). 2017.

17.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Jornalismo - Modalidade Livro-reportagem (Intercom Centro-Oeste). 2016.

18.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Jornalismo (Intercom Sul). 2016.

19.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Rádio, TV e Internet (Intercom Sul). 2016.

20.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Jornalismo - Modalidade Revista-laboratório impressa (Intercom Sul). 2016.

21.
WALTZ, Igor. Relator de Trabalho na 25° Encontro da Compós. 2016.

22.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Jornalismo (Intercom Sudeste). 2016.

23.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Jornalismo, Modalidade Revista-laboratório impressa (Intercom Nordeste). 2016.

24.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Rádio, TV e Internet - Modalidade Website Avulso (Intercom Nordeste). 2016.

25.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Jornalismo - Modalidade Livro-reportagem (Intercom Norte). 2016.

26.
WALTZ, Igor. Debatedor Intercom Júnior - Comunicação, ciência e educação (Intercom Nacional). 2016.

27.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Jornalismo (Intercom Sul). 2015.

28.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Norte). 2015.

29.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Rádio, TV e Internet - Modalidade Website Avulso (Intercom Sul). 2015.

30.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Jornalismo (Intercom Sudeste). 2015.

31.
WALTZ, Igor. Avaliador no Intercom Júnior - Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom Sudeste). 2015.

32.
WALTZ, Igor. Avaliador no Expocom - Categoria Rádio, TV e Internet - Modalidade Blog (Intercom Nacional). 2015.

33.
WALTZ, Igor. Debatedor Intercom Júnior - Jornalismo (Intercom Nacional). 2015.

34.
WALTZ, Igor. Parecerista no VIII Congresso dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação (Coneco-Rio) - GT3 Subjetividade, Narrativas e Produção de Sentido. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
WALTZ, Igor; LEAL, Tatiane. ; FERREIRA, M. B. ; GUEDES, R.R.S . Cazuza: Exagerado!. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
WALTZ, Igor. 'Menos florestas, mais formigas', in Tempo Português 7º ano Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

2.
WALTZ, Igor. 'Peixes ajudam na dispersão de sementes', in: Ciências - Araribá Plus 7º ano Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

3.
WALTZ, Igor. 'Astros para contar o tempo', in Conexão Matemática 7º ano Ensino Fundamental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

4.
WALTZ, Igor. 'Degelo do Ártico pode ocorrer até 2100', in Coleção Viver Juntos - Português, 8º Ensino Fundamental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

5.
WALTZ, Igor. 'Estudo mapeia mutações do vírus da dengue', in Coleção Viver Juntos - Ciências, 7º ano Ensino Fundamental, Guia Didático. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

6.
WALTZ, Igor. 'Desmatamento desigual', in Coleção Viver Juntos - Ciências, 7º ano Ensino Fundamental, Guia Didático. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR).Inovação e Juventude: Um Estudo Exploratório sobre o Consumo de Notícias e o Jornalismo Por Vir. 2017. (Encontro).

2.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Redes, públicos e desafios epistemológicos contemporâneos do campo do Jornalismo. 2017. (Congresso).

3.
II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas (CICOM). MJAE: Partilhando Experiências. 2017. (Congresso).

4.
XI Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar).Capitães de Ressentimentos: Mídia e Conservadorismo no Brasil Contemporâneo. 2017. (Encontro).

5.
XXVI Encontro Nacional da Compós. 2017. (Encontro).

6.
14o Encontro Nacional Pesquisadores em de Jornalismo (SBPJOR).Protagonismo juvenil em áudio e vídeo: o movimento Ocupa nas telas do computador e da tevê. 2016. (Encontro).

7.
IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia (Alcar).Estratégias do jornalismo como agente mnemônico: Usos das memórias dos leitores na celebração dos 90 anos de O Globo. 2016. (Encontro).

8.
XXV Encontro Nacional da Compós.As Vozes do Voz das Comunidades: Considerações sobre Polifonia e Dialogismo no Discurso da Imprensa Comunitária. 2016. (Encontro).

9.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "Mídia NINJA e o ethos profissional dos jornalistas: A ascensão da mídia livre sob a ótica da redação dos veículos de massa". 2016. (Congresso).

10.
6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo."O jornalista sentado e condições de produção: Considerações sobre práticas profissionais na comunicação em rede". 2015. (Simpósio).

11.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "O profissional de mídia e suas audiências: Considerações sobre práticas dialógicas jornalista-público". 2015. (Congresso).

12.
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "Modelos de imprensa e a formação identitária do jornalista brasileiro". 2014. (Congresso).

13.
Colóquio Internacional de Jornalismo. 2013. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Rupturas Metodológicas Para Uma Leitura Crítica da Mídia ? Comunidade, Mídia, Cidade. 2013. (Seminário).

15.
X Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio."A Ley de Medios argentina e o discurso antirregulaçãoem jornais brasileiros". 2013. (Seminário).

16.
30 anos de IDEA - Programa Transdisciplinar de Estudos Avançados. 2012. (Encontro).

17.
IV Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano: Discursos Midiáticos e Práticas Sociais. 2012. (Seminário).

18.
Seminário Entretenimento, Felicidade e Memória. 2012. (Seminário).

19.
XVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2012. (Congresso).

20.
A TV em Transição: Tendências de Programação no Brasil e no Mundo. 2009. (Seminário).

21.
RadioAção. II Semana de Radialismo da UFRJ. 2009. (Seminário).

22.
Meio a Meios. II Semana de Jornalismo da UFRJ. 2008. (Seminário).

23.
IV Editor em Ação. 2007. (Seminário).

24.
Meio a Meios. I Semana de Jornalismo da UFRJ. 2007. (Seminário).

25.
Seminário Assessoria de Imprensa. 2007. (Seminário).

26.
3º Seminário Esso-IETV de Telejornalismo. 2006. (Seminário).

27.
Interseção7, Semana de Propaganda e Marketing da Escola de Comunicação da UFRJ. 2006. (Seminário).

28.
Mídia da Crise ou Crise da Mídia?: Mídia e Democracia e Novas Formas de Ativismo Político. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BECKER, B. ; FONTELLA, A. ; FARIAS, D. M. ; SALLES, D. ; MACHADO, Heitor ; WALTZ, Igor ; TASSINARI, J. ; SCHETTERT, M. ; FIGUEIRA, M. ; MILANI, W. . Conexão Pós: I Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-graduação da ECO/UFRJ. 2017. (Congresso).

2.
BECKER, B. ; CODECA, G. ; WALTZ, Igor ; MACHADO, Heitor ; TASSINARI, J. ; SILVA, R. P. ; AMICO, R. ; MAGRINI, J. . Seminário Mídia e Educação. 2016. (Congresso).

3.
WALTZ, Igor. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. (Congresso).

4.
MAIA, Alessandra ; PERANI, L. ; ESCALANTE, Pollyana. ; WALTZ, Igor ; ERTHAL, Ana. ; MALHADO, R. ; FARO, M. ; FEIJO, F. . Seminário Internacional A Vida Secreta dos Objetos - Ecologias da Mídia. 2015. (Congresso).

5.
MAIA, Alessandra ; FARO, M. ; WALTZ, Igor ; CURI, G. . VII Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - Coneco. 2014. (Congresso).

6.
MAIA, Alessandra ; OLIVEIRA, T. ; PERANI, L. ; FARO, M. ; WALTZ, Igor . VI Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - Coneco. 2013. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WALTZ, Igor. Quando crescer, vou ser... Oceanógrafo. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 09 fev. 2009.

2.
WALTZ, Igor. Quando crescer, vou ser... Etnobiólogo. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 09 mar. 2009.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
WALTZ, Igor. 'Astros para contar o tempo', in Conexão Matemática 7º ano Ensino Fundamental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

2.
WALTZ, Igor. 'Degelo do Ártico pode ocorrer até 2100', in Coleção Viver Juntos - Português, 8º Ensino Fundamental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

3.
WALTZ, Igor. 'Estudo mapeia mutações do vírus da dengue', in Coleção Viver Juntos - Ciências, 7º ano Ensino Fundamental, Guia Didático. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

4.
WALTZ, Igor. 'Desmatamento desigual', in Coleção Viver Juntos - Ciências, 7º ano Ensino Fundamental, Guia Didático. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

5.
WALTZ, Igor. 'Menos florestas, mais formigas', in Tempo Português 7º ano Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).

6.
WALTZ, Igor. 'Peixes ajudam na dispersão de sementes', in: Ciências - Araribá Plus 7º ano Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto publicado em livro didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 9:51:15