Leonardo Corrêa Bomfim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0182989771691958
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Doutor no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, sob orientação da Profa. Dra. Martha T. Ulhôa, na área de Etnomusicologia - com bolsa CAPES. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Estadual Paulista - UNESP, orientado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo di Stasi e co-orientado pelo Prof. Dr. Alberto T. Ikeda - com bolsa CAPES e FAPESP. Graduado em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Professor no Colégio Pedro II (Federal) Campus Centro - na disciplina de Educação Musical. Durante a graduação ministrou aulas na Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP e na Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, ambos em 2009 e 2010. Participou de workshops e oficinas ministrados por músicos e educadores musicais, tais como: Hermeto Pascoal, Tom Zé, Arnaldo Antunes, Murray Schafer, Weber Lopes, Paulo Bellinati, entre outros. Participou da Banda de Música da UFOP como clarinetista, embora sua formação seja direcionada ao violão, trabalhando com arranjo, composição, improvisação e, sobretudo, ensino-aprendizagem. Atuou como tutor a distância das disciplinas Práticas Musicais da Cultura I e II, da Universidade de Brasília - UnB, disponibilizada pela Universidade Aberta do Brasil de Ensino a Distância - UAB/EAD durante o ano de 2015. Ministrou em 2016 a disciplina História da Música Popular Brasileira I para alunos de graduação da UNIRIO, participa do Grupo de Pesquisa "Música Étnica e Popular (Brasil / América Latina)"; do "Centro de Estudos em Música e Mídia - MUSIMID"; do Grupo de Pesquisa "Música Urbana no Brasil", e é membro da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Corrêa Bomfim
Nome em citações bibliográficas
BOMFIM, L. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O Sonho acabou? O Festival Psicodália: Experiências musicais em uma comunidade efêmera, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Martha Tupinambá de Ulhôa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Psicodália; psicodelia; experiência musical; comunidade efêmera.
2012 - 2014
Mestrado em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Os tons de Zé: Transformações paradigmáticas na obra de Tom Zé (1967-1976),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Carlos Eduardo Di Stasi.
Coorientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Tom Zé; Tropicália; Toc; H.J. Koellreutter; Estudando o Samba; Mudança de Paradigma.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
2007 - 2010
Graduação em Música.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: O Hibridismo Tropicalista e seu legado nas ambiguidades musicais.
Orientador: Guilherme Paoliello.




Formação Complementar


2015 - 2015
Teoria Antropológica II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Teoria Antropológica I. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Música Popular Urbana na América Latina. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2015 - 2015
Etnografia das Práticas Musicais. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2014 - 2014
Seminários Avançados em Música. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2014 - 2014
Música e Justiça Social. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Teoria das Redes e dos Sistemas e suas aplicações. (Carga horária: 6h).
SESC Vila Mariana, SESC, Brasil.
2013 - 2013
Redes e Mídias Sociais. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Workshop com Hermeto Pascoal. (Carga horária: 4h).
Bourbon Street Music Club, BSMC, Brasil.
2012 - 2012
Encontro de Etnomusicologia - Prof. Dra. REILY, S.. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Antropologia e Música: Leituras e escutas. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Música e Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Listening and Reading Test - Exame de Proficiência. (Carga horária: 4h).
Test of English for International Communication, TOEIC, Brasil.
2012 - 2012
Seminários de Pesquisa em Música. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Metodologia da Pesquisa em Música. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Historiografia e Música Popular. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Palestra com Néstor Garcia Canclini. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Oficina com Hermeto Pascoal. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2011 - 2011
Workshop de Educação Musical com Murray Schafer. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Música e Cultura das Mídias. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Palestra com Arnaldo Antunes. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Estética da Comunicação Musical. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Ciclo de Leituras e Sociologia da Música. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Workshop. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2009 - 2009
Palestra com Tom Zé. (Carga horária: 3h).
SESC - Bom Retiro, SESC, Brasil.
2006 - 2006
Guitarra. (Carga horária: 64h).
Escola de Música e Tecnologia, EM&T, Brasil.
2006 - 2006
Linguagem e Estruturação Musical - LEM. (Carga horária: 32h).
Escola de Música e Tecnologia, EM&T, Brasil.
2004 - 2004
Certificado de Competência em Inglês.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2001 - 2001
Língua Espanhola.
People Academia de Idiomas, PAI, Espanha.


Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Educação Musical, Carga horária: 40


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente - História da MPB I, Carga horária: 2


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Tutor a distância da disciplina Práticas Musicais da Cultura I, da Universidade de Brasília - UnB, disponibilizada pela Universidade Aberta do Brasil de Ensino a Distância. UAB/EAD

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 12
Outras informações
Tutor a distância da disciplina Práticas Musicais da Cultura II, da Universidade de Brasília - UnB, disponibilizada pela Universidade Aberta do Brasil de Ensino a Distância. UAB/EAD


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente - Etnomusicologia, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio Docente na Disciplina de Etnomusicologia para alunos da graduação em Música da UNESP


Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio - Observação e Regência - Ed. Musical, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio - Observação e Regência - Ed. Musical, Carga horária: 8


Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, EMMJCB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio - Observação e Regência - Ed. Musical, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio - Observação e Regência - Ed. Musical, Carga horária: 8


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Música Urbana no Brasil
Descrição: O Grupo de Pesquisa Música Urbana (inicialmente intitulado Música Brasileira, posteriormente Música Urbana no Brasil) é formado por docentes, pesquisadores e alunos ligados ao Instituto Villa-Lobos e PPG em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Criado em 2000, sua mudança de nome reflete uma ampliação de temáticas desenvolvidas por seus membros. Inicialmente o grupo foi liderado por Martha Tupinambá de Ulhôa e Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga (como líder e vice-líder em alternância), atualmente liderado por Martha Tupinambá de Ulhôa e Pedro Aragão. As investigações desenvolvidas são em geral transdisciplinares, sempre privilegiando o objeto música, mas se valendo de ferramentas teóricas e metodológicas adaptadas de outras áreas do conhecimento, em especial história, critica literária e ciências sociais. As metodologias e interpretação dos dados variam de acordo com a questão ou objeto em foco, na interseção das seguintes linhas de pesquisa: 1) Documentação e História da Música Popular; 2) Etnografia das Práticas Musicais; 3) Linguagem e Estruturação da Música Popular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Leonardo Corrêa Bomfim - Integrante / Martha Tupinamnbá de Ulhôa - Coordenador.
2013 - Atual
Centro de Estudos em Música e Mídia ? MUSIMID
Descrição: Tema: ?A canção romântica italiana: Paisagem sonora, consumo cultural e imaginário do Brasil no ?anos de chumbo? Descrição: É notória a contribuição da cultura italiana no Brasil, na cidade de São Paulo, sobretudo no início do século XX e após a II Guerra Mundial, período em que se estabelece e projeta internacionalmente o Festival de San Remo. Este projeto de pesquisa inventaria e analisa a música proveniente da Itália, que obteve sucesso expressivo no período compreendido entre 1960-1975, justamente a época em que a canção internacional, sobretudo italiana, domina as paradas de sucesso e de vendagem (Morelli, 2009). Para tanto, irá considerar como fontes de investigação, além de bibliografia, o repertório discográfico executado nos programas de rádio e televisão disponíveis e depoimentos. Dada a relevância e completude, elegemos catalogar e inventariar o acervo pessoal ? sobretudo discográfico e audiovisual ?pertencentes ao cantor, radialista e produtor Filippo d?Anello (Dick Danello). O projeto consiste em 3 subprojetos e pesquisa partirá de uma lista dos sucessos mais executados e solicitados pelos ouvintes do programa ?Parlando d?amore? (1974-...), produzido e apresentado por Danello para proceder à catalogação e análise das canções. Para tanto, a referência teórico-metodológica baseia-se nos critérios de análise propostos pelo musicólogo Christian Marcadet (2007). Num passo seguinte, serão entrevistados e memorialistas para confronto das informações coligidas. Com estas informações, almeja-se produzir: 1) um banco de dados, contendo as canções italianas veiculadas no rádio, no período de estudo; 2) um documentário radiofônico, 3) uma série de depoimentos a serem disponibilizados pelo canal Youtube, na página do MusiMid; 4) textos, a serem publicados em revistas nacionais e internacionais, contendo os resultados parciais e finais da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Leonardo Corrêa Bomfim - Integrante / VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte - Coordenador.
2012 - Atual
Música étnica e popular (Brasil/América Latina)
Descrição: Projeto-matriz de um grupo de investigação temática para estudo das práticas e músicas de tradição oral (étnica/folclórica) e populares no Brasil e América Latina. Os estudos podem enfocar aspectos técnico-estruturais (ritmos, melodias, harmonias, formas musicais etc) e/ou os seus contextos histórico-político-sociais, embasando-se principalmente em pressupostos teórico-metodológicos de vertente dialética, preocupando-se com questões como: a música e as relações de poder; a dinâmica e significados sociais das su as transformações; a produção musical e sua inserção nas relações sociais; a sua promoção institucional e outras. No enfoque mais amplo, busca-se os sentidos subjacentes das realizações sonoras nos grupos humanos, objetivando a sua melhor compreensão na perspectiva antropológica. O objetivo geral do grupo é o de promover a investigação e a divulgação das pesquisas, incentivando o intercâmbio entre pesquisadores, centros de estudos e o público interessado em geral. O projeto abrange, para o triênio 2010-2012, a pesquisa individual do coordenador do grupo de estudo, intitulado A Etnomusicologia Contemporânea e as Teorias da Globalização (II), que é a prorrogação do mesmo projeto do triênio anterior, voltado para a investigação bibliográfica de aspectos e conceitos sobre a pós-modernidade/globalização que contribuam para a compreensão do fenômeno cultural contemporâneo de incorporação de músicas de tradição oral (étnicas/folclóricas/populares) no cenário da cultura brasileira, que vem se notando, sobretudo, a partir de meados da década de 1990. Trata-se de trabalho de cunho predominantemente teórico, de atualização e aprofundamento de estudo da bibliografia sobre a cultura contemporânea, que possa ser aplicada à etnomusicologia atual, incluindo questões e conceitos como: hibridação (G. Canclini), ressignificação social-cultural, globalização do fluxo de bens culturais, identidade e outros que sirvam à compreensão do binômio: música étnica e globalização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Leonardo Corrêa Bomfim - Integrante / Alberto Tsuyoshi Ikeda - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação em Concurso Público - Colégio de Aplicação UFJF - João XXIII, Colégio de Aplicação UFJF - João XXIII.
2017
Aprovação em Processo Seletivo Público - Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ, Colégio Pedro II - Rio de Janeiro - RJ.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte ; BOMFIM, L. C. . Nel Rio dipinto di blu: A presença da música italiana na década de 1960 no Rio de Janeiro. In: Heloísa de Araújo Duarte Valente. (Org.). A canção romântica no Brasil dos. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2018, v. 1, p. 47-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOMFIM, L. C.. Psicodália: festival, experiência musical ou comunidade efêmera?!. In: 14° Encontro Internacional do Música e Midia - Musimid, 2018, São Paulo. Compassos, passos, espaços: os lugares da música, 2018. v. 14.

2.
BOMFIM, L. C.. O sonho acabou? O Festival Psicodália: uma retomada contracultural. In: VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ENABET, 2015, Florianópolis - SC. Redes, trânsitos e resistência, 2015.

3.
BOMFIM, L. C.. Mudanças paradigmáticas na obra de Tom Zé: Desconstruindo os tons do samba. In: III SIMPOM - Simpósio de Pós-Graduandos em Música, 2014, Rio de Janeiro. III SIMPOM - Simpósio de Pós-Graduandos em Música, 2014.

4.
BOMFIM, L. C.. 'A Eclosão da Tropicália e os migrantes nordestinos'. In: 'VI ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia', 2013, João Pessoa - PB. Música e Sustentabilidade, 2013.

5.
BOMFIM, L. C.. A ritualização nas Repúblicas Federais de Ouro Preto - MG: dos hinos às 'rezas de cachaça' e suas implicações. In: 9º Encontro Internacional de Música e Mídia - 'O Gosto da Música', 2013, São Paulo. 9º Encontro Internacional de Música e Mídia -, 2013.

6.
BOMFIM, L. C.. ?Tom Zé: Estudando o Samba e a performance do tropicalista?. In: SIMPOM ? II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. ?O contexto brasileiro e a pesquisa em música?. Rio de Janeiro: Unirio, 2012. p. 815-824.

7.
BOMFIM, L. C.. ?Estudando o Samba de Tom Zé: O Toc do tempo ?quadridimensional??. In: III Encontro Regional Nordeste da ABET / I Encontro Regional Norte da ABET, 2012, Salvador. ?Formação e Diálogos interdisciplinares na Etnomusicologia Brasileira?. Salvador: UFBA, 2012. p. 23-24.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BOMFIM, L. C.. Experiências Musicais em uma Comunidade Efêmera - O Festival Psicodália. In: Colóquio do PPGM - UNIRIO, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BOMFIM, L. C.. Mudanças paradigmáticas na obra de Tom Zé: Desconstruindo os tons do samba. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BOMFIM, L. C.. 'A música 'imprecisa' e 'paradoxal' de Tom Zé - As transformações de do tropicalista'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BOMFIM, L. C.. A ritualização nas Repúblicas Federais de Ouro Preto - MG: dos hinos às 'rezas de cachaça' e suas implicações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BOMFIM, L. C.. A eclosão da Tropicália e os migrantes nordestinos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOMFIM, L. C.. Repúblicas Federais de Ouro Preto - MG: Ritualizações, hinos e 'rezas de cachaça'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BOMFIM, L. C.. Tom Zé: Estudando o Samba e a Performance do Tropicalista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BOMFIM, L. C.. Estudando o Samba de Tom Zé: O Toc do tempo Quadridimensional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BOMFIM, L. C.; LIMA, José Guilherme . Memórias do Samba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BOMFIM, L. C.; GISMONTI, E. ; DUARTE, R. ; SOUZA NETO, G. . Recital: "Tarde Azul" e "Sete Anéis". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. . Recital: "Tarde Azul". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BOMFIM, L. C.; VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte ; LIMA, José Guilherme ; MARTINEZ, Alexandre ; SOARES, Cintya F. M. ; BASTOS, Clara ; CAPUZZO, Helder ; SANTOS, Otávio ; CUNHA, Damyler ; SGAVIOLI, Flávia M. ; GRANZOTTO, Luan ; MARQUEZ, Bernardo . Música e Cultura das Mídias - Exercícios e Apontamentos de Clariaudiências v. 2. Da Vinci, 2011 (CD com Trabalhos Acadêmicos de Pós-Graduação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BOMFIM, L. C.. Polissonorum - Rio da Bossa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BOMFIM, L. C.; VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte ; SEVERIANO, J. . Entrevista com Jairo Severiano. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BOMFIM, L. C.; OSIECKI, A. . Entrevista com Alexandre Osiecki - Festival Psicodália. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BOMFIM, L. C.. Entrevista com Tom Zé e TV Folha. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BOMFIM, L. C.; BOMFIM, F. C. . Entrevista com maestro José Briamonte. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BOMFIM, L. C.. IV SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2015; Tema: IV SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. (Site).

2.
BOMFIM, L. C.. III SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2014; Tema: III SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
BOMFIM, L. C.. 120 Anos de Pixinguinha - Carinhoso, O Mundo Melhor de Pixinguinha e Samba na Areia. 2017. Interpretação.

2.
BOMFIM, L. C.. Festa Junina do Colégio Pedro II - Realengo. 2017. Interpretação.

3.
BOMFIM, L. C.. Apresentação Musical em Concurso Literário Anderson Ulisses. 2017. Interpretação.

4.
BOMFIM, L. C.; FERREIRA, C. F.. . Apresentação do Duo Clarissa Ferreira e Léo Corrêa - Casamento Louise e Ricardo. 2015. Arranjo.

5.
BOMFIM, L. C.; FERREIRA, C. F.. . Apresentação do Duo Clarissa Ferreira e Léo Corrêa. 2014. Outra.

6.
BOMFIM, L. C.; BOMFIM, F. C. . Léo Corrêa - Vou deitar e rolar (quaquaraquaquá) Baden Powell. 2012. Audiovisual.

7.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. . Projeto Segunda Musical - Tarde Azul. 2010. Interpretação.

8.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. ; SOUZA NETO, G. . Sete Anéis. 2010. Arranjo.

9.
BOMFIM, L. C.; TORQUETE, D. ; DUARTE, R. . Cáis. 2010. Arranjo.

10.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. ; SOUZA NETO, G. . Projeto Segunda Musical - Sete Anéis. 2010. Interpretação.

11.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. ; SOUZA NETO, G. . Concerto de Violão UFOP 2010 - Sete Anéis. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. ; TORQUETE, D. . Concerto de Violão - 2010 / 02 - Cáis. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. ; SOUZA NETO, G. . Recital de Formatura - Sete Anéis. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
BOMFIM, L. C.. Variações sobre o Tema do Sítio do Pica-pau Amarelo. 2009. Arranjo.

15.
BOMFIM, L. C.. Sinal Fechado. 2009. Arranjo.

16.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. ; FERRO, M. L. . Concerto de Violão UFOP 2009 - Sítio de Pica-Pau Amarelo. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. . Concerto de Violão UFOP 2009 / 02 - Sinal Fechado. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
BOMFIM, L. C.. Mr. PC. 2008. Arranjo.

19.
BOMFIM, L. C.. Chá de Panela. 2008. Arranjo.

20.
BOMFIM, L. C.; VILLANI, P. T. ; DUARTE, R. . Concerto de Violão UFOP 2008 / 02 - Chá de Panela. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
BOMFIM, L. C.; DUARTE, R. ; VILLANI, P. T. . Concerto de Violão UFOP 2008 - Mr. PC. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

Artes Visuais
1.
BOMFIM, L. C.; LEIVA, R. ; AMADO, L. . Cenografia Palco do Sol - Festival Psicodália. 2017. Instalação.

2.
BOMFIM, L. C.; LEIVA, R. ; HERBSTER, Renan . Sinalização e Intervenções Artísticas - Festival Psicodália. 2016. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BOMFIM, L. C.; LIMA, José Guilherme . Memórias do Samba. 2011 (Apresentação Musical no VII Encontro de Música e Cultura das Mídias).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BOMFIM, L. C.. Participação em banca de Christian de Abreu Lima Dias.A Música de Rua atual no Rio de Janeiro - RJ: motivações, trajetórias e o lugar social do músico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Feira de Valorização das Culturas Indígenas.Música, arte e cultura indígena. 2017. (Oficina).

2.
VII Seminário dos Alunos do PPGAS (AntropologiaI) - Museu Nacional - UFRJ.Sonoridade e Ritmos - Debate. 2017. (Seminário).

3.
Colóquio do PPGM UNIRIO. 2015. (Congresso).

4.
Palestra Boaventura de Souza Santos - Diálogos Impertinentes - O Estado e a luta por direitos. 2015. (Seminário).

5.
VII ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. O sonho acabou? O Festival Psicodália: uma retomada contracultural. 2015. (Congresso).

6.
5ª Jornada de Estudos em Música e Mídia: Música e Cultura das Mídias - 5 Anos de exercícios de clariaudiência.A música "imprecisa" e "paradoxal" de Tom Zé - As transformações do tropicalista. 2013. (Outra).

7.
9º Encontro Internacional de Música e Mídia.A Ritualização nas Repúblicas Federais de Ouro Preto - MG: dos hinos às "rezas de cachaça" e suas implicações. 2013. (Encontro).

8.
Ciclo de Palestras no DEMUS.Repúblicas Federais de Ouro Preto - MG: Ritualizações, hinos e "rezas de cachaça". 2013. (Encontro).

9.
VI ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia."A Eclosão da Tropicália e os migrantes nordestinos". 2013. (Encontro).

10.
28 Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Congresso).

11.
III Encontro Regional Nordeste da ABET / I Encontro Regional Norte da ABET.Estudando o Samba de Tom Zé - O Toc do Tempo. 2012. (Encontro).

12.
II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música.Tom Zé: Estudando o Samba e a Performance do Tropicalista. 2012. (Simpósio).

13.
VIII Encontro Internacional de Música e Mídia. 2012. (Encontro).

14.
Ciclo de Leituras e Sociologia da Música - ECA-USP / MusiMid. 2011. (Encontro).

15.
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - "Som e Instrumentação - Hermeto Pascoal".. 2011. (Outra).

16.
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - "Violão Brasileiro - Arranjo, Composição e Prática de Conjunto".."Violão Brasileiro - Arranjo, Composição e Prática de Conjunto".. 2011. (Oficina).

17.
II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP. 2011. (Encontro).

18.
III Jornada de Estudos em Música e Mídia: Os sortilégios da voz cantada. 2011. (Seminário).

19.
VII Encontro Internacinal de Música e Mídia - Música, Memória: Tramas em trânsito.Memórias do Samba. 2011. (Encontro).

20.
I Festival de Violão da UFOP. 2010. (Outra).

21.
IX Festival de Jazz de Ouro Preto. 2010. (Oficina).

22.
Masterclass de violão - Prof.Dr. Guilherme Vincens. 2010. (Outra).

23.
Projeto Meio-Dia - UFOP - Campus Morro do Cruzeiro.Apresentação no Projeto Meio-Dia. 2010. (Outra).

24.
Segunda Musical.Recital: "Tarde Azul" e "Sete Anéis". 2010. (Outra).

25.
VII Mostra de Música - UFOP - Palestra José Dias. 2010. (Outra).

26.
VII Mostra de Música - UFOP - Palestra Mara e Marina Toffolo. 2010. (Outra).

27.
VII Mostra de Música - UFOP - Palestra Marlon Santos. 2010. (Outra).

28.
VII Mostra de Música - UFOP - Palestra Ricardo Nachmanowicz. 2010. (Outra).

29.
VI Semana de Artes da UFOP.Recital: "Tarde Azul". 2010. (Outra).

30.
Workshop - Improvisação no Jazz - Prof.Dr. Matt Warnock. 2010. (Outra).

31.
V Mostra de Música da UFOP - Workshop Felipe Moreira. 2009. (Oficina).

32.
V Mostra de Música da UFOP - Workshop Serginho Silva. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOMFIM, L. C.. 120 Anos de Pixinguinha. 2017. (Concerto).

2.
BOMFIM, L. C.. Pixinguinha Para Crianças. 2017. (Concerto).

3.
BOMFIM, L. C.. Música Nobre - A Modinha que Nunca sai de Moda. 2017. (Concerto).

4.
BOMFIM, L. C.. Evento Dia dos Namorados - Música e Poesia. 2017. (Exposição).

5.
BOMFIM, L. C.. Festival Psicodália. 2017. (Festival).

6.
BOMFIM, L. C.. SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2016. (Congresso).

7.
BOMFIM, L. C.. Festival Psicodália. 2016. (Festival).

8.
BOMFIM, L. C.. Colóquio do PPGM UNIRIO. 2015. (Congresso).

9.
BOMFIM, L. C.. SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Christian de Abreu Lima Dias. A Música de Rua atual no Rio de Janeiro - RJ: motivações, trajetórias e o lugar social do músico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo Corrêa Bomfim.

2.
Rafael Casqueira. Da Raíz à Casca: O Rock Progressivo Brasileiro como referência composicional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Leonardo Corrêa Bomfim.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 7:52:34