Everlane Suane de Araújo da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4167499187439833
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutora em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2017), Mestra em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e Bacharel em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Professora Adjunta do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Paraíba, Campus I - João Pessoa. Atualmente, coordena o Laboratório de Estudos Demográficos-LED/DE/CCEN/UFPB. Tem experiência nas áreas de Demografia e Métodos Estatísticos, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade das estatísticas vitais, Mortalidade, Semiárido e Nordeste brasileiro, Idosos, Doenças Evitáveis, Condições de Vida e Programa Bolsa Família. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Everlane Suane de Araújo da Silva
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, E. S.;SILVA, E. S. A.;DE ARAÚJO DA SILVA, EVERLANE SUANE


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Modelos de Decisão e Saúde.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA MORTALIDADE INFANTIL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Neir Antunes Paes.
Coorientador: Cesar Cavalcanti da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mortalidade Infantil; Programa Bolsa Família; Semiárido brasileiro.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia / Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
2012 - 2013
Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: VIOLÊNCIA DE JOVENS NA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA: A DIALOGICIDADE ENTRE AS CONDIÇÕES DE VIDA E A MORTALIDADE POR AGRESSÕES,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Neir Antunes Paes.
Coorientador: César Cavalcanti da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Semiárido brasileiro; Mortalidade; JOVENS.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
2005 - 2011
Graduação em Estatística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Análise das Relações entre as Condições de Vida e da Mortalidade por Doenças Crônico-Degenerativas Evitáveis dos Idosos do Nordeste Brasileiro.
Orientador: Neir Antunes Paes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Viver e Morrer no Semiárido Brasileiro: Secularidade, Avanços e Desafios
Descrição: Tem-se como objetivo geral traçar um cenário sobre a situação da qualidade das estatísticas vitais, das principais causas básicas de morte e através de indicadores de mortalidade e de fecundidade verificar suas relações com as condições de vida para as microrregiões do Semiárido brasileiro, com ênfase para as primeiras idades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Everlane Suane de Araújo da Silva - Integrante / Neir Antunes Paes - Coordenador.
2014 - 2015
Natalidade no Semiárido Brasileiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Everlane Suane de Araújo da Silva - Integrante / Neir Antunes Paes - Coordenador.
2014 - 2015
Mortalidade no Semiárido Brasileiro
Descrição: Teve-se como objetivo geral traçar cenários sobre a situação da qualidade das estatísticas vitais e, através de indicadores, verificar suas relações com as condições de vida no período mais recente para as micro/mesorregiões do Semiárido brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Everlane Suane de Araújo da Silva - Integrante / Neir Antunes Paes - Coordenador.
2012 - 2013
Os Registros Vitais e as Condições de Vida no Semiárido Brasileiro
Descrição: Foram traçadas para o trabalho, quatro perspectivas de análise para o Semi-Árido brasileiro: investigar a qualidade das estatísticas vitais, estudar as principais causas básicas ou evitáveis de morte, investigar o relacionamento das estatísticas vitais com variáveis que reflitam as condições de vida da população e estabelecer cenários prospectivos do comportamento dessas estatísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Everlane Suane de Araújo da Silva - Integrante / Neir Antunes Paes - Coordenador.
2011 - 2016
Projeto Casadinho/ PROCAD
Descrição: Objetivo: consolidar uma rede integrada de intercâmbio nacional entre pesquisadores e núcleos dos dois Programas de Pós-Graduação (UFPB/PUC/SP), através das atividades de ensino, pesquisa e formação, na perspectiva de elevar o padrão de qualidade da formação no âmbito da pós-graduação, através de missões de estudos e pesquisas; Apoio: CNPq/Capes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (17) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Everlane Suane de Araújo da Silva - Integrante / Marinalva de Sousa Conserva - Coordenador / Waleska Ramalho Ribeiro - Integrante / Almira Almeida Cavalcante - Integrante / Alice Gambardella - Integrante / Eveny de Arruda Limeira - Integrante / Jacyelle Santos de Alcântara - Integrante / Aline Ferreira de Souza Silva - Integrante / Leid jane Modesto da Silva - Integrante / Waneide Alves dos Santos - Integrante / Emanuel Luiz Pererira - Integrante.
2010 - 2011
As Causas de Morte e o Paradoxo dos Registros Vitais e das Condições de Vida do Nordeste Brasileiro: Cenários Regionais Prospectivos
Descrição: Sub-projeto: O Paradoxo dos Registros Vitais e das Condições de Vida do Nordeste.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Everlane Suane de Araújo da Silva - Integrante / Neir Antunes Paes - Coordenador.
2010 - 2011
Desempenho do Programa Saúde da Família comparado com o das Unidades Básicas de Saúde no controle da hipertensão arterial sistêmica e fatores associados em municípios do Estado da Paraíba: um estudo de coorte longitudinal.
Descrição: com a proposta, pretendeu-se dar prosseguimento e ampliar um outro projeto financiado pelo CNPq/Ministério da Saúde (2008-2010) sobre avaliação da efetividade da hipertensão arterial do PSF e UBS em municípios do Nordeste. Teve-se como objetivo central, avaliar comparativamente o desempenho do PSF e das UBS no controle da hipertensão arterial sistêmica e identificar condições associadas aos fatores de risco nos municípios de João e Pessoa e Campina Grande na Paraíba, durante o ano de 2010 e 2011. Tratou-se de um estudo comparativo com enfoques quantitativos e qualitativos a ser realizado com profissionais de saúde, gestores e usuários, além da formação de uma dupla-coorte de usuários acompanhados e não acompanhados pelos programas. Foi utilizado como referencial teórico-metodológico as categorias básicas da avaliação da qualidade de Serviços de Saúde: estrutura-processo-resultado. Foram usados dados primários e secundários. Para a análise dos dados foram empregadas técnicas estatísticas descritivas e multivariadas e de análise de discurso. Com os resultados desta pesquisa pretendeu-se: fornecer indicadores sobre a efetividade dos programas nos municípios envolvidos na pesquisa; avaliar o impacto das políticas de saúde voltadas para a hipertensão; disponibilizar um banco de dados que servisse como suporte para os gestores em planejamento; contribuir para a definição de estratégias que garantissem o melhoramento dos acompanhamentos dos hipertensos; servir para delimitar políticas do controle da hipertensão, como também fornecer um elenco de sugestões como apoio às ações promovidas pelo Ministério da Saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Fontes de Dados Demográficos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE ARAÚJO DA SILVA, EVERLANE SUANE2018DE ARAÚJO DA SILVA, EVERLANE SUANE; PAES, NEIR ANTUNES . PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 1, p. 201-211, 2018.

2.
SILVA, E. S. A.2018SILVA, E. S. A.; Paes, N. A. ; Silva, CC . Efeitos dos programas governamentais e da fecundidade sobre a mortalidade infantil do Semiárido brasileiro. Saúde em Debate, v. 42, p. 61, 2018.

3.
ARAÚJO, E. S.2017ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Programa Bolsa Família e a redução da mortalidade infantil nos municípios do Semiárido brasileiro. Ciencia & Saude Coletiva, v. 1, p. 120/2017, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Estratificação para o Estudo da Mortalidade Infantil e do Bolsa Família no Semiárido Brasileiro. In: Marinalva de Sousa Conserva; Joalinda de Moraes Alves; Emanuel Luiz Pereira da Silva. (Org.). A GESTÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL EM DEBATE. 1ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2016, v. 1, p. 208-224.

2.
Paes, N. A. ; ARAÚJO, E. S. . Youth mortality by violence in the semiarid region of Brazil. In: Raimondo Manca;Sally McClean;Christos H Skiadas. (Org.). New Trends in Stochastic Modeling and Data Analysis. 1ed.: ISAST 2015, 2015, v. , p. 359-366.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAES, NEIR ANTUNES ; Maciel, Kelfanio Alves ; SILVA, E. S. A. . UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE TÁBUAS DE VIDA PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO A PARTIR DOS ÓBITOS REGISTRADOS. In: XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018, Poços de Caldas-MG-BR. População, sociedade e políticas: desafios presentes e futuros, 2018.

2.
Paes, N. A. ; SILVA, E. S. A. . Mortalidade infantil e proteção social na região semiárida do Brasil. In: XXXI CONGRESO ALAS, 2017, Montivideo. Ciencias Sociales, 2017.

3.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE A MORTALIDADE INFANTIL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO PARA DADOS EM PAINEL. In: VII Congresso da Associação Latino-Americana de População (ALAP) e o XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais (ABEP), 2016, Foz do Iguaçu (Brasil). EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE A MORTALIDADE INFANTIL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO PARA DADOS EM PAINEL, 2016. p. 1.

4.
Paes, N. A. ; Silva, J. D. ; Cavalcanti, C.O. ; ARAÚJO, E. S. . UNIDADE E DIVERSIDADE DOS EVENTOS VITAIS E O DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. In: VII ALAP e XX ABEP, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016.

5.
Mardone França ; Paes, N. A. ; Maickel Ewerson Batista ; ARAÚJO, E. S. . Avaliação dos impactos na esperança de vida em função de cenários progressivos de redução parcial de mortes nas capitais brasileiras por acidente de trânsito e homicídios, na década 2000 ? 2010. In: VI CONGRESO DE ALAP, 2014, Lima. VI CONGRESO DE ALAP, 2014.

6.
Paes, N. A. ; SOUTO MAIOR, LV ; MELO, IRS ; ARAÚJO, E. S. . NASCER NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: DESIGUALDADES E A QUALIDADE DOS DADOS. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014, São Pedro. Anais do XI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014.

7.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Relações entre as Condições de Vida e a Mortalidade por Doenças Crônico-Degenerativas Evitáveis dos Idosos do Nordeste brasileiro.. In: XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2012, Águas de Lindóia. Anais do XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Paes, N. A. ; ARAÚJO, E. S. . Impact of a conditional cash transfer program on infant mortality rates in the Brazilian semiarid region. In: 4th Stochastic Modeling Techniques and Data Analysis International Conference and 5th Demographics 2016 Workshop, 2016, Valletta. SMTDA2016 Conference Proceedings, 2016. p. 319.

2.
Paes, N. A. ; Mardone França ; ARAÚJO, E. S. . Impacts on life expectancy due to progressive reduction of deaths from homicides and traffic accidents in the urban areas of Brazil. In: 60th ISI World Statistics Congress, 2015, RIO DE JANEIRO. Proceedings of the 60th ISI World Statistics Congress, 26-31 July 2015, Rio de Janeiro, Brazil, 2015. p. 2606.

3.
Paes, N. A. ; SILVA, E. S. A. . Youth mortality by violence in the semiarid region of Brazil. In: 3rd Stochastic Modeling Techniques and Data Analysis International Conference, 2014, Lisboa. SMTDA2014 Conference Proceedings, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Programas Governamentais e Seus Efeitos na Mortalidade Infantil do Semiárido Brasileiro. In: 61ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, 2016, Salvador-BA/Brasil. Livro de resumos da 61a Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras), 2016. p. 95.

2.
SOUTO MAIOR, LV ; MELO, IRS ; ARAÚJO, E. S. ; Paes, N. A. . A qualidade das declarações de nascimentos do semiárido brasileiro. In: 21º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - 2014, 2014, Natal-RN-BR. Anais - 21º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - 2014, 2014.

3.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . VIOLÊNCIA DE JOVENS NA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA: A DIALOGICIDADE ENTRE AS CONDIÇÕES DE VIDA E A MORTALIDADE POR AGRESSÕES. In: 21º SINAPE-Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2014, Natal. Anais - 21º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - 2014., 2014.

4.
GONDIM FILHO, A. G. C. ; ARAÚJO, E. S. ; SANTOS, J. P. ; Paes, N. A. . Relação entre as Condições de Vida e a Mortalidade dos Idosos por Doenças Cardiovasculares no Nordeste Brasileiro: Uma aplicação do Modelo de Regressão Beta. In: 58ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e o 15º SEAGRO, 2013, Campina Grande. Anais da 58ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e o 15º SEAGRO, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
Paes, N. A. ; Maciel, Kelfanio Alves ; SILVA, E. S. A. . UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE TÁBUAS DE VIDA PARA O SEMIÁRIDO BRASILEIRO A PARTIR DOS ÓBITOS REGISTRADOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PAES, NEIR ANTUNES ; Silva, Arthur Antônio Farias de Barros ; SILVA, E. S. A. . Fecundidade e Vulnerabilidade no Semiárido brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Programas Governamentais e Seus Efeitos na Mortalidade Infantil do Semiárido Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Efeitos do programa bolsa família e estratégia saúde da família sobre a mortalidade infantil no semiárido brasileiro para dados em painel. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ARAÚJO, E. S.; Mardone França ; Paes, N. A. . IMPACTS ON LIFE EXPECTANCY DUE TO PROGRESSIVE REDUCTION OF DEATHS FROM HOMICIDES AND TRAFFIC ACCIDENTS IN THE URBAN AREAS OF BRAZIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Cavalcanti, C.O. ; ARAÚJO, E. S. ; Paes, N. A. . Dialogicidade Temporal entre a Natalidade e a Condição de Vida no Semiárido Brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Paes, N. A. ; SOUTO MAIOR, LV ; MELO, IRS ; ARAÚJO, E. S. . Nascer no semiárido brasileiro: desigualdades e a qualidade dos dados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Paes, N. A. ; ARAÚJO, E. S. . Youth mortality by violence in the Brazilian semiarid region. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Violência de Jovens na Região Semiárida Brasileira: a Dialogicidade entre as Condições de Vida e a Mortalidade por Agressões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SOUTO MAIOR, LV ; MELO, IRS ; ARAÚJO, E. S. ; Paes, N. A. . A Qualidade das Declarações de Nascimentos do Semiárido Brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
GONDIM FILHO, A. G. C. ; ARAÚJO, E. S. ; SANTOS, J. P. ; Paes, N. A. . ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS CONDIÇÕES DE VIDA E DA MORTALIDADE DOS IDOSOS POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO NORDESTE BRASILEIRO, VIA MODELO DE REGRESSÃO BETA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Análise das relações entre as condições de vida e a mortalidade por doenças crônico-degenerativas evitáveis em idosos no Nordeste brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . Relações entre as Condições de Vida e a Mortalidade por Doenças Crônico-Degenerativas Evitáveis dos Idosos do Nordeste brasileiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GONDIM FILHO, A. G. C. ; LOPES, G. C. ; SILVA, E. S. A. . A QUALIDADE DA COBERTURA DOS ÓBITOS DOS ESTADOS BRASILEIROS EM 2008. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ARAÚJO, E. S.. Cenários Prospectivos das Estatísticas Vitais do Nordeste. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO, E. S.; Paes, N. A. . As causas de morte e o paradoxo dos registros vitais e das condições de vida do Nordeste brasileiro: cenários regionais prospectivos. 2011. (Relatório de pesquisa).

2.
ARAÚJO, E. S.. Relatório de Atividades Realizadas no Projeto Relacionado ao Controle da Hipertensão Arterial no Nordeste do Brasil ? CNPq/UFPB. 2010. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Encontro Paraibano de Estatística. 2018. (Encontro).

2.
1o. Colóquio Internacional de Políticas Sociais multiterritorialidades e os desafios para a gestão da proteção socia. 2016. (Outra).

3.
61ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria.Modelos de Regressão para Dados de Contagem com o R. 2016. (Outra).

4.
61ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria.Programas Governamentais e Seus Efeitos na Mortalidade Infantil do Semiárido Brasileiro. 2016. (Outra).

5.
61ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria.Geoestatística para análise e modelagem de dados biométricos. 2016. (Outra).

6.
61ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria.Como você compara seus modelos? Quais os critérios você conhece? Saiba quais são suas opções e conheça a Medida L. 2016. (Outra).

7.
VII ALAP e XX ABEP. Avaliação das estatísticas vitais e registro civil usando métodos diretosAvaliação das Estatísticas Vitais e Registro Civil Usando Métodos Diretos. 2016. (Congresso).

8.
60th ISI World Statistics Congress. Impacts on life expectancy due to progressive reduction of deaths from homicides and traffic accidents in the urban areas of Brazil. 2015. (Congresso).

9.
21º SINAPE-Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.MC2- Modeling asymmetric data with R. 2014. (Simpósio).

10.
21º SINAPE-Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.MC8- Copulas: Introduction and Modelling with Examples using R. 2014. (Simpósio).

11.
21º SINAPE-Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.MC1-Modelagem Estatística para Risco Operacional. 2014. (Simpósio).

12.
3ª Semana da Estatística.INFERÊNCIA VIA BOOSTRAP COM APLICAÇÕES. 2014. (Outra).

13.
XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Nascer no Semiárido brasileiro: desigualdades e a qualidade dos dados. 2014. (Encontro).

14.
58ª Reunião Anual da RBras e o 15º SEAGRO.Análise das Relações entre as Condições de Vida e da Mortalidade dos Idosos por Doenças Cardiovasculares no Nordeste Brasileiro, Via Modelo de Regressão Beta. 2013. (Simpósio).

15.
20º SINAPE- Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Análise das relações entre as condições de vida e a mortalidade por doenças crônico-degenerativas evitáveis em idosos no Nordeste brasileiro. 2012. (Simpósio).

16.
XIX Encontro de Iniciação Científica.Cenários Prospectivos das Estatísticas Vitais do Nordeste. 2011. (Encontro).

17.
Estatística UFPB - 10 anos.Estatística UFPB - 10 anos. 2010. (Outra).



Outras informações relevantes


1. Estágio docência na disciplina da graduação em Estatística (Demografia I), com carga horária de 120 horas (60 horas no Mestrado e 60 horas no Doutorado).

2. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório na Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, com carga horária de 210 horas.

3. Participação da 3ª Semana da Estatística-UFPB/2014, com carga horária de 12 horas, distribuída: 4 horas do minicurso INFERÊNCIA VIA BOOSTRAP COM APLICAÇÕES e 8 horas de palestras e exposições.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 16:41:15