João Batista Farias Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2782458992927378
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Aluno de doutorado em Filosofia na Universidade Federal de Goiás. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piauí. Desenvolve atualmente pesquisa no campo da ética contemporânea, mais especificamente a ética de Hans Jonas, bem como sobre o pensamento político de Hannah Arendt. Professor de filosofia do Instituto Federal do Piauí. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Batista Farias Junior
Nome em citações bibliográficas
FARIAS JR, J. B.;FARIAS JUNIOR, João Batista.;FARIAS JR, João Batista.;FARIAS, João Batista.;FARIAS JUNIOR, J. B.;JUNIOR, João Batista Farias;FARIAS, João B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí - Campus São João.
Av. Luis Carvalho, S/N
Matadouro
64760000 - São João do Piauí, PI - Brasil
Telefone: (86) 35733038
URL da Homepage: http://www5.ifpi.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Filosofia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Dr. Alexandre Franco de Sá).
Título: O conceito de responsabilidade política em Hans Jonas e Hannah Arendt,
Orientador: Adriano Correia Silva.
2013 - 2015
Mestrado em Ética e Epistemologia.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Vida e liberdade: os pressupostos ontológicos da ética da responsabilidade de Hans Jonas,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Helder Buenos Aires de Carvalho.
2009 - 2013
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Niilismo, técnica e ética em Hans Jonas.
Orientador: Helder Buenos Aires de Carvalho.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em História da Filosofia. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2011
Curso de Francês Elementar (Café Crème I - Módulo). (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Filosofia (Técnico Integrado ao Médio); Ética Ambiental (Tecnólogo em Gestão Ambiental).


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor à distância., Carga horária: 15
Outras informações
Exerce a função de tutor à distância do curso Licenciatura em Filosofia na modalidade EAD. (Polo Piracuruca).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estágio docente. Disciplina ministrada: Introdução à Filosofia e à Redação Filosófica.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Outro (especifique) Integrante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
O desafio ético da responsabilidade como princípio e virtude frente à crise ambiental: um estudo para além de Hans Jonas e Alasdair MacIntyre
Descrição: Nada mais atual neste início de século XXI do que a discussão dos problemas decorrentes da ação humana sobre o meio ambiente. Um momento em que é de singular importância a mudança radical no modo de agir, isto é, no ethos humano. Constatação essa feita por todos aqueles que refletem sobre as graves transformações ambientais, sociais e comportamentais produzidas pela escalada planetária da técnica, reconhecendo que essa crise não é só ambiental, mas também de valores. Daí ser cada vez mais notória a efervescência das discussões em torno da ética ambiental . De acordo com Pelizzoli (1999), o tema de uma ética ambiental, é a questão que se encontra, cada vez mais, na base de toda discussão ambiental e da produção de conhecimento e pesquisa sérios. Para Oliveira (2000), a reflexão ético-ambiental talvez seja uma das maneiras mais eficazes, talvez mesmo a única, da humanidade superar a atual crise ecológica ocasionada pelo uso inadequado da tecnologia. O desenvolvimento promovido pela técnica e pela ciência abriu a discussão sobre a ambigüidade do progresso, capaz de melhorar as condições de vida, mas por outro lado, promotor da degradação ambiental. É a partir dessa discussão sobre a necessidade de uma ética ambiental que emerge o seguinte problema: qual categoria ética é, então, central para formulação de uma ética ambiental que inverta o círculo vicioso do desperdício, da insensibilidade em relação à natureza? Mais precisamente, que fundamentação filosófica dar a essa categoria ética, frente à diversidade de teorias éticas disponíveis hodiernamente? A hipótese principal deste trabalho é que responsabilidade é uma categoria central e indispensável para se pensar os fundamentos filosóficos de uma ética ambiental que dê conta de nossa necessidade histórica de reavaliação e reorientação dos padrões do agir humano. E que, do ponto de vista de sua fundamentação, a responsabilidade deve ser pensada não só como princípio, norma do agir, mas também como virtude moral, numa per.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: João Batista Farias Junior - Integrante / Isabel Cristina R H Gonçalves - Integrante / Francílio Vaz do Vale - Integrante / Lorena Maria de Moura Santos - Integrante / Luís Fernando Ferreira Macedo dos Santos - Integrante / Eduardo José Lima de Oliveira - Integrante / Charles Ferreira Irapuan Borges - Integrante / Raimunda Diva Caldas Vasconcelos - Integrante / Helder Buenos Aires de Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Uma teoria da verdade hermenêutico-pragmática na ética das virtudes? Um estudo crítico a partir da teoria moral de Alasdair MacIntyre
Descrição: O estudo se concentrará no mapeamento dos elementos conceituais que o próprio MacIntyre considerou explicitamente como essenciais para a formulação de parcela importante de sua própria teoria das virtudes e na identificação de como esses elementos estão mediados pelo filtro conceitual da sua teoria da racionalidade das tradições e de como eles pressupõem uma teoria da verdade hermenêutico-pragmática. Metodologicamente o estudo tomará como ponto central de análise o conceito de MacIntyre da pesquisa racional constituída pela tradição e dela constitutiva , na medida em que ele é o coração de seu edifício teórico no tocante à compreensão da racionalidade ética, tanto prática como teórica, e às relações entre tradição e racionalidade. É na formulação desse conceito que encontraremos as maiores evidências do débito de MacIntyre à hermenêutica de Gadamer e ao seu conceito de eficácia histórica; é também através desse conceito que se mostrará toda a carga histórica e os componentes narrativos que MacIntyre incorpora em seu conceito de racionalidade enraizada no interior das tradições ver Carvalho (2004) bem como seus débitos à contribuição filosófica de matiz pragmático. Além disso, é em torno desse conceito que se constitui o que chamaríamos, seguindo a interessante sugestão de Knight (1999), a meta-teoria macintyreana da racionalidade das tradições, que tem como um complemento a teoria substancial da racionalidade prática, sua teoria das virtudes. Entendemos que é nessa sua meta-teoria da racionalidade das tradições e aqui discordando radicalmente de Knight que MacIntyre incorporou os elementos teóricos da hermenêutica gadameriana, o locus teórico onde opera a pequena hermenêutica , de natureza não-metafísica, anti-fundacionalista, essencial para sua filosofia moral. Já sua teoria substancial da racionalidade prática (ou sua teoria das virtudes) é, agora aqui estamos concordando com Knight (1999), fundamentalmente aristotélico-tomista, especialmente em suas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: João Batista Farias Junior - Integrante / Isabel Cristina R H Gonçalves - Integrante / Lorena Maria de Moura Santos - Integrante / Luís Fernando Ferreira Macedo dos Santos - Integrante / Charles Ferreira Irapuan Borges - Integrante / Raimunda Diva Caldas Vasconcelos - Integrante / Gérson Albuquerque de Araújo Neto - Integrante / João Caetano Linhares - Integrante / Laecio de Almeida Gomes - Integrante / Rafael Lopes Azize - Integrante / Alessandro Pimenta Rodrigues - Integrante / José Elielton de Sousa - Integrante / Helder Buenos Aires de Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2013
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - Pet-Filosofia
Descrição: Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET-Filosofia. Programa que visa a melhoria da graduação através do incentivo ao desenvolvimento das atividade de ensino, pesquisa e extensão. Bolsista de 2010 a 2013..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: João Batista Farias Junior - Integrante / Helder Buenos Aires de Carvalho - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Cadernos Cajuína
2011 - Atual
Periódico: Cadernos do PET Filosofia


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Cadernos Cajuína


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética/Especialidade: Filosofia e literatura.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Cinema e Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FARIAS JUNIOR, João Batista.2017FARIAS JUNIOR, João Batista.. A BUSCA POR UM CONCEITO DE COMUNIDADE NA ÉTICA DA RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS. Revista Reflexões, v. 6, p. 97-108, 2017.

2.
FARIAS JR, J. B.2016FARIAS JR, J. B.. Hans Jonas' Critique of the Modern Concept of Causality. Student Pulse, v. 08, p. 01, 2016.

3.
FARIAS JR, J. B.2013FARIAS JR, J. B.. [resenha] JAMETON, Andrew; PIERCE, Jessica. The Ethics of Environmentally Responsible Health Care. New York: Oxford, 2004. 149p. ISBN 0-19-513903-8.. Cadernos do PET Filosofia (UFPI), v. 4, p. 119-121, 2013.

4.
FARIAS JR, J. B.2013FARIAS JR, J. B.. Hans Jonas e Paul Ricoeur: a ética da responsabilidade à luz da alteridade. Sapere Aude: Revista de Filosofia, v. 4, p. 243-253, 2013.

5.
FARIAS JR, J. B.2012FARIAS JR, J. B.. O domínio da técnica sobre o sentir no filme Equilibrium (Equilibrium, de Kurt Wimmer, 2002): um estudo a partir da conferência ?A questão da técnica? de Heidegger (ISSN 2178-5880). Cadernos do PET Filosofia (UFPI), v. 2, p. 123-127, 2012.

6.
FARIAS JR, J. B.2012FARIAS JR, J. B.. O homem camusiano: para além do absurdo, para além da revolta, rumo ao nada (ISSN 1809-3264). Revista Querubim, v. 2, p. 45-50, 2012.

7.
FARIAS JR, J. B.2012FARIAS JR, J. B.. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE NIILISMO, MODERNIDADE E TÉCNICA NA ÉTICA JONASIANA. Pólemos - Revista dos Estudantes de Filosofia da UnB, v. 1, p. 111-122, 2012.

8.
FARIAS JR, J. B.2012FARIAS JR, J. B.; SOBREIRA, S. A. . Liberdade e igualdade: a herança de Rousseau nos princípios de justiça de John Rawls. Revista Húmus, v. 6, p. 168-176, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FARIAS JR, J. B.; ROCHA, G. K. (Org.) . Ética: caminhos e perspectivas. 1. ed. United States: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2018. 186p .

2.
ROCHA, G. K. (Org.) ; FARIAS JUNIOR, João Batista. (Org.) . I Simpósio de Filosofia do Vale do São Francisco. 1. ed. Porto Algre: Editora Fi, 2017.

3.
FARIAS JR, J. B.. Vida e Liberdade: pressupostos ontológicos da ética da responsabilidade de Hans Jonas. 1ª. ed. São Paulo: Paco Editorial, 2015. 128p .

Capítulos de livros publicados
1.
FARIAS JR, J. B.. Por que deve existir o ser em vez do nada? Jonas em contraposição aos modernos. In: Marcelo Carvalho; Daniel Arruda Nascimento; Jelson Roberto de Oliveira; Maria Cristina Muller; Paulo Sérgio de Jesus Costa.. (Org.). Filosofia política contemporânea. 1ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. 1, p. 636-652.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS JR, J. B.. Por que deve existir o Ser em vez do nada: Jonas em contraposição aos modernos. In: III Simpósio Internacional Hermeneia: Metafísica e Virada Linguística, 2015, Florianópolis. III Simpósio Internacional Hermeneia: Cadernos de Resumos. Florianópolis: NefipOnline, 2015. p. 67-68.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS JUNIOR, João Batista.. A responsabilidade como princípio moral e político em Hans Jonas e Hannah Arendt. In: VIII Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFG, 2017, Goiânia. Anais do VIII Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFG. Goiânia: Gráfica UFG, 2016. v. 1. p. 38-38.

2.
FARIAS JR, J. B.. HANS JONAS E PAUL RICOEUR: UM DIÁLOGO. In: XV Simpósio de Produção Científica, 2015, Teresina. Livro de Resumos. TERESINA: UESPI, 2015. v. 1. p. 135-135.

3.
FARIAS JR, J. B.. NIILISMO, MODERNIDADE E TÉCNICA EM HANS JONAS. In: VI Seminário de Extensão, 2012, Teresina. Anais do 6º seminário de Extensão e 1º Encontro Pedagógico, 2012. v. 1. p. 63-63.

4.
FARIAS JR, J. B.. O HOMEM CAMUSIANO: PARA ALÉM DO ABSURDO, PARA ALÉM DA REVOLTA, RUMO AO NADA. In: VI Seminário de Extensão, 2012, Teresina. Anais do 6º seminário de Extensão e 1º Encontro Pedagógico, 2012. v. 1. p. 67-67.

5.
FARIAS JR, J. B.. NIILISMO, MODERNIDADE E TÉCNICA EM HANS JONAS. In: XX Seminário de Iniciação Científica da UFPI, 2012, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da Ufpi, 2012.

6.
FARIAS JR, J. B.. A teoria da verdade como correspondência em Aristóteles. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP, 2011, São Paulo. Cadernos de Resumos, 2011. p. 58-58.

Artigos aceitos para publicação
1.
FARIAS JUNIOR, João Batista.. MORRIS, Theresa. Hans Jonas?s ethic of responsibility: from ontology to ecology. Albany, NY: State University of New York Press (SUNY Series in Environmental Philosophy and Ethics), 2013, 236 p. ISBN: 978-1-4384-4881-7.. Peri, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS JUNIOR, João Batista.. Superar o antropocentrismo: rumo a uma ecologia real. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FARIAS JUNIOR, João Batista.. Minicurso 'Ética da responsabilidade: uma temática ambiental'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FARIAS JR, J. B.. Da crítica ao dualismo ao niilismo tecnológico em Hans Jonas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FARIAS JR, J. B.. O princípio responsabilidade como proposta ética para enfrentamento da crise ambiental e do niilismo ético contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FARIAS JR, J. B.. A experiência de ser petiano.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FARIAS JR, J. B.. 'O que é PET?'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FARIAS JR, J. B.. A experiência de ser petiano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FARIAS JR, J. B.. O que é o PET?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FARIAS JR, J. B.. A Escola de Frankfurt a partir do filme 'A Rosa Púrpura do Cairo'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FARIAS JR, J. B.. Hans Jonas e Paul Ricoeur: a ética da responsabilidade à luz da alteridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FARIAS JR, J. B.. 'Por que deve existir o ser em vez do nada?' Jonas contra os Modernos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FARIAS JR, J. B.. O homem camusiano: para além do absurdo, para além da revolta, rumo ao nada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FARIAS JR, J. B.. Niilismo, modernidade e técnica em Hans Jonas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FARIAS JR, J. B.. A teoria da verdade como correspondência em Aristóteles. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FARIAS JR, J. B.. A poesia e Heidegger: um retorno ao estudo do ser. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FARIAS JR, J. B.. Cine-PET nas escolas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
FARIAS JR, J. B.. A Teoria da verdade como Correspondência em Aristóteles. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FARIAS JR, J. B.; VILAS BOAS, I. ; CARVALHO, S. L. B. . Responsabilidade, tecnologia, niilismo: um enfoque não fundacionista das duas noções de responsabilidade em Hans Jonas. Curitiba: CRV, 2015. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS JR, J. B.. Mini-curso de Cinema e Filosofia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIAS JR, J. B.; GUIMARAES, J. L. B.; LIMA, A. P. A.. Participação em banca de Josuel Felipe dos Santos.A questão do sofrimento em Schopenhauer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

2.
FARIAS JR, J. B.; GUIMARAES, J. L. B.; SARAIVA, R. P. S.. Participação em banca de Mércia de Araújo Abreu.Implicações éticas nas relações de poder: analítica de Foucault. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

3.
FARIAS JR, J. B.; GUIMARAES, J. L. B.; SARAIVA, R. P. S.. Participação em banca de Poliana Coelho dos Santos.Poder e liberdade segundo Foucault. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

4.
FARIAS JR, J. B.; FERNANDES, M. G.; OLIVEIRA, D. M.. Participação em banca de Genival Santos de Oliveira.Kant e a questão da liberdade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

5.
FARIAS JR, J. B.; GUIMARAES, J. L. B.; SARAIVA, R. P. S.. Participação em banca de Francisco das Chagas de Sousa.Métodos punitivos e ressocialização no sistema prisional brasileiro: uma leitura foucaultina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

6.
FARIAS JR, J. B.; LIMA, A. P. A.; PEREIRA, M. G. M. R.. Participação em banca de Janaina Silva dos Santos.Felicidade em Aristóteles. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

7.
FARIAS JR, J. B.; SARAIVA, R. P. S.; PEREIRA, M. G. M. R.. Participação em banca de Eledilson Araújo.A felicidade segundo Santo Agostinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

8.
FARIAS JR, J. B.; SARAIVA, R. P. S.; FORTES, E. S.. Participação em banca de Gardênia Carvalho Sousa.Ética das virtudes em Aristóteles. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

9.
GUIMARAES, J. L. B.; FARIAS JUNIOR, João Batista.; SARAIVA, R. P. S.. Participação em banca de Rafael Paiva.A relação epistemológica entre sujeito-objeto no idealismo filosófico de Arthur Schopenhauer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

10.
LIMA, A. P. A.; FARIAS JUNIOR, João Batista.; GUIMARAES, J. L. B.; FERNANDES, M. G.. Participação em banca de Arnande Marques da Rocha.A concepção de virtude em Santo Agostinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

11.
OLIVEIRA, D. M.; FARIAS JUNIOR, João Batista.; SARAIVA, R. P. S.. Participação em banca de João Franco.A ação moral na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

12.
GUIMARAES, J. L. B.; FARIAS JUNIOR, João Batista.; SARAIVA, R. P. S.. Participação em banca de Luciana Borges Nunes.A relevância legal do estado político hobbesiano frente à lei natural na obra Leviatã. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

13.
LIMA, A. P. A.; GUIMARAES, J. L. B.; FARIAS JR, J. B.; SARAIVA, R. P. S.. Participação em banca de Lorena de Morais Cavalcante.O problema do mal em Santo Agostinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

14.
FARIAS JR, J. B.; SARAIVA, R. P. S.; OLIVEIRA, D. M.. Participação em banca de Luciene Aquino do Nascimento.A relação entre poder e verdade em Michel Foucault. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

15.
ROCHA, G. K.; FARIAS JR, J. B.; SANTOS, A. A.. Participação em banca de Lailton Carvalho dos Santos.A ética ambiental: uma investigação de Hans Jonas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

16.
ROCHA, G. K.; PEREIRA, M. G. M. R.; FARIAS JR, J. B.. Participação em banca de Jaciara da Silva Santos.Platão: a virtude da justiça como Paidéia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

17.
ROCHA, G. K.; FARIAS JR, J. B.; RODRIGUES, O. M.. Participação em banca de Maria dos Santos Gomes Rodrigues.O conceito de justiça na República de Platão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

18.
ROCHA, G. K.; SANTOS, A. A.; FARIAS JR, J. B.. Participação em banca de João Batista da Silva Ferreira.A verdade indubitável em Descartes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.

19.
ROCHA, G. K.; SANTOS, A. A.; FARIAS JR, J. B.. Participação em banca de Francisca Maria Portela dos Santos.A liberdade e graça divina em Santo Agostinho: uma equiparação entre o bem e o mal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Hans Jonas da UFRJ.Aspectos políticos da responsabilidade: um diálogo entre Hans Jonas e Hannah Arendt. 2016. (Seminário).

2.
Seminário Interno da Pós-graduação em Filosofia da UFG.A responsabilidade como princípio moral e político em Hans Jonas e Hannah Arendt. 2016. (Outra).

3.
XVII ANPOF.Comunidade Biótica: Hans Jonas e as relações entres os indivíduos na contemporaneidade. 2016. (Encontro).

4.
IV Colóquio Hans Jonas.Responsabilidade como conceito moral, político e religioso em Hans Jonas. 2015. (Encontro).

5.
V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.As implicações do darwinismo na Modernidade. 2014. (Outra).

6.
XVI Encontro Nacional da ANPOF.Por que deve existir o Ser em vez do nada? Jonas em contraposição aos modernos. 2014. (Encontro).

7.
Mini-curso Comunitarismo contra individualismo: una revision de los valores de occidente desde el pensamento de Alasdais MacIntyre. 2013. (Outra).

8.
Seminário "Análise do Discurso: a linguagem em movimento". 2013. (Seminário).

9.
III Jornada de Pesquisa do MEE. 2012. (Outra).

10.
II Minicurso de Cinema e Filosofia. 2012. (Outra).

11.
IV Jornada de Pesquisa em Filosofia do Programa de pós-graduação em Ética e Epistemologia. 2012. (Outra).

12.
XI Encontro Nordestino dos Grupos PET ? ENEPET.Cine-pet nas escolas. 2012. (Encontro).

13.
XXXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.O HOMEM CAMUSIANO: PARA ALÉM DO ABSURDO, PARA ALÉM DA REVOLTA, RUMO AO NADA. 2012. (Encontro).

14.
I SEMINÁRIO DE PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO DA UFPI. 2011. (Seminário).

15.
IV Mini-curso: "O trabalho de pesquisa na atividade discente".Plataforma Lattes. 2011. (Outra).

16.
IV Mini-curso: "O trabalho de pesquisa na atividade discente".Oficinas do PET-Filosofia. 2011. (Outra).

17.
IV Seminário de Metodologia Filosófica/ PET Filosofia.. 2011. (Seminário).

18.
Mini-curso Contingência, Modernidade e Pós-modernidade. 2011. (Outra).

19.
Mini-curso Descartes. 2011. (Outra).

20.
Minicurso Niilismo e Política. 2011. (Outra).

21.
V Seminário de Metodologia Filosófica. 2011. (Seminário).

22.
XII Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard. 2011. (Outra).

23.
XIV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia.A teoria da verdade como correspondência em Aristóteles. 2011. (Encontro).

24.
XVII Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia. Heidegger e a poesia: um retorno ao estudo do ser e a relação com a linguagem poética. 2011. (Congresso).

25.
XX Seminário de Iniciação Cientpifica.A Teoria da verdade como Correspondência em Aristóteles. 2011. (Seminário).

26.
I COLÓQUIO DE FILOSOFIA DA TÉCNICA. 2010. (Encontro).

27.
III Seminário de Metodologia Filosófica/ PET Filosofia. 2010. (Seminário).

28.
II MINICURSO DO PET-FILOSOFIA SOBRE O TRABALHO DE PESQUISA NA ATIVIDADE DISCENTE.Pet-Tutoria e Pet-Monitoria. 2010. (Seminário).

29.
I JORNADA DE PESQUISA DO MESTRADO EM ÉTICA E EPISTEMOLOGIA. 2010. (Outra).

30.
XV ENAPET (ENCONTRO NACIONAL DE PROGAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL).RÁDIO FILÓ- UM MEIO ALTERNATIVO PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO VIA PODCASTS. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIAS JR, J. B.. IV Colóquio Hans Jonas. 2015. (Congresso).

2.
FARIAS JUNIOR, João Batista.. VII Jornada de Pesquisa em Filosofia - UFPI. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francisco das Chagas de Sousa. Métodos punitivos e ressocialização no sistema prisional brasileiro: uma leitura foucaultina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: João Batista Farias Junior.

2.
Genival Santos de Oliveira. Kant e a questão da liberdade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: João Batista Farias Junior.

3.
Mércia de Araújo Abreu. Implicações éticas nas relações de poder: analítica de Foucault. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: João Batista Farias Junior.

4.
Poliana Coelho dos Santos. Poder e liberdade segundo Foucault. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: João Batista Farias Junior.



Outras informações relevantes


Aprovado em primeiro lugar no concurso para Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (Campus Corrente) [edital 01/2014]. Foi bolsista do grupo PET-FILOSOFIA da UFPI entre fevereiro de 2010 e março de 2013. Atualmente faz parte do corpo editorial da revista 'Cadernos do Pet Filosofia'. Tem como área de interesse a conexão existente entre cinema e filosofia, bem como a importância do primeiro para o ensino. Participa atualmente do grupo de estudos sobre a filosofia de Nietzsche coordenado pelo Prof.º Dr. Luizir de Oliveira/DEFI e do grupo de estudos sobre a filosofia de Hans Jonas coordenado pelo Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:28:36