Luísa Leite Santos de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1588581796332563
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Doutoranda em Teoria Literária no Programa de Pós-graduação em Literatura - PósLit da Universidade de Brasília - UnB, com bolsa de dedicação integral da Fundação de Apoio à Pesquisa - FAP/DF, de 2015 ao primeiro semestre de 2017. Bolsista Capes do Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE), atuando como Visiting Assistant in Research em Yale entre agosto de 2017 e janeiro de 2018. Mestra em Teoria Literária pela Universidade de Brasília com dissertação intitulada "O fluir-ricorso e os tempos de Finnegans wake", parcialmente financiada por bolsa Capes. Graduada em Letras - Português (Bacharelado e Licenciatura) pela mesma universidade. Tem como principais áreas de atuação teoria literária, filosofia e tradução. Integra o grupo de pesquisa Escritura: Linguagem e Pensamento (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1498560722566942) desde 2011. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luísa Leite Santos de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, Luísa de


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Literatura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Fluir-ricorso em Finnegans wake,
Orientador: Piero Luis Zanetti Eyben.
Palavras-chave: James Joyce; Finnegans wake; Desconstrução.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2013 - 2014
Mestrado em Literatura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O fluir-ricorso e os tempos de Finnegans Wake,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Piero Luis Zanetti Eyben.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Letras - Português.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Da diacronia à sincronia: estudo comparativo galego e português.
Orientador: Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida Salles.




Formação Complementar


2015 - 2015
Summer School 2015: The partition of sexes. (Carga horária: 21h).
Centro Internazionale per la Ricerca Filosofica, CRF, Itália.
2015 - 2015
Teoria e História do Ensino de Literatura Brasil. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Yale University, YALE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq em Projeto de Iniciação Científica na Universidade de Brasília (ProIC/UnB), na área de Literatura, com trabalho intitulado "A sátira menipeia e o inacabamento - de Gargantua a Brás Cubas".

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina Introdução à Teoria da Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina Literatura Brasileira - Barroco e Arcadismo do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitora bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina Introdução à Teoria da Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília.


Correio Braziliense, CB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária - CEDOC, Carga horária: 20


Centro Educacional Sigma, SIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Portuguesa, Carga horária: 15


Nova/SB, NOVA/SB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Revisora de textos, Enquadramento Funcional: Revisora de textos, Carga horária: 40


Eikon Idiomas, EIKON, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Dever escrever: ato aporético (Desconstrução e linguagem poética)
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo estudar as relações entre filosofia e teoria literária no âmbito do pensamento de Jacques Derrida. Ao debater as relações entre aporia e texto poético, o trabalho tem por foco pensar os impossíveis (os indecidíveis) derridiano quando pensados a partir da linguagem do poema, que impõe sempre um ?dever? diante da escritura, acima de todo o ?desejo? de escrever (para descontruir a proposta de Barthes). Como Derrida escreveu diversos livros sobre poesia e alguns poetas, serão privilegiados autores como Celan, Ponge, Mallarmé, Joyce, Shakespeare, Hugo, mas não se limitando a eles, a pesquisa estenderá as consequências dessa teoria para poetas contemporâneos. O aporte teorético de Derrida, ainda será cotejado com aqueles de Levinas, Lacoue-Labarthe e Nancy em um esforço de pensar a estética e a ética poemática do ponto de vista de sua retórica, seu ato, seu gesto. Como fundamento da pesquisa, estão programadas visitas ao Institut IMEC, centro de arquivamento de importantes manuscritos de Emmanuel Levinas e de Jacques Derrida, que contém os inéditos, seminários e cursos que podem ser consultados por pesquisadores. Pretendo acessar os textos em que a linguagem literária é problematizada a partir do imperativo ético para compreender como, no pensamento desses teóricos, a experiência poética é levada ao limite, é colocada como forma de apreensão da aporia, de debate acerca das aberturas (im)possíveis, mas necessárias ao ?sentido do mundo?, como afirmou Jean-Luc Nancy..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Luísa Leite Santos de Freitas - Coordenador / PIERO LUIS ZANETTI EYBEN - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Aportes aporéticos: desconstrução, ética e estética
Descrição: Edital Universal. O objetivo central desse projeto é o de problematizar, partindo do estatuto da aporia em Jacques Derrida, as implicações estéticas e éticas do pensamento da desconstrução para a teoria literária e a filosofia, entendidas como disciplinas propícias ao desenvolvimento das concepções da diferença nas ciências humanas. Nesse sentido, a questão da aporia será estudada em suas relações com a experiência impossível, como a define Derrida, e com a experiência-limite, em uma espécie de ética da escritura e do pensamento. Para isso, teremos por meta ? prática e imediata ? a implementação de três instâncias entre os pesquisadores envolvidos: (1) criação da Associação Luso-Brasileira de Estudos Derridianos (com sede em Brasília e em Coimbra), que terá como objetivo central mobilizar as pesquisas na área dentro dos estudos literários e filosóficos; (2) implantação de uma biblioteca e sala de estudos das obras do pensador franco-argelino e das demais consequências da desconstrução na sede do Grupo de Pesquisa Escritura: Linguagem e Pensamento (credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq), no Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília, que conta com sala já destinada a esse fim (B1-307), com a necessidade de mobiliário para reuniões, de recursos para uso digital, de materiais de escritório e didáticos; e (3) a criação do Ateliê de Tradução em Desconstrução, que objetiva formar discentes habilitados em tradução das obras mais representativas de pensadores como Blanchot, Derrida, Levinas, Lacoue-Labarthe, Kofman, Nancy. Está acordado e previsto no cronograma também um curso a ser ministrado entre a Universidade de Brasília e a Universidade de Coimbra sobre a problemática da ética e da estética da aporia em filosofia e literatura. Nesse sentido, faz-se necessário observar a importância do acordo de cooperação entre os programas de pós-graduação em literatura e em filosofia das Universidades de Brasília e Coimbra, respectivamente, com o objetivo de fomentar pesquisas em conjunto, bem como envio e recebimento de alunos para mestrados e doutoramentos em regimes de bolsa sanduíche e co-tutela..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Luísa Leite Santos de Freitas - Integrante / Fabricia Walace Rodrigues - Integrante / Piero Luis Zanetti Eyben - Coordenador / Mariana Graça Lira - Integrante / Lucas Sales Lyra - Integrante / Luísa Farias Caetano - Integrante / Raquel Bernardes Campos - Integrante / MARIANGELA FERREIRA ANDRADE PRAIA - Integrante / NIVALDA ASSUNÇÃO DE ARAÚJO - Integrante / LUDIMILA MOREIRA MENEZES - Integrante / MARCOS HENRIQUE CASTRO SOARES DE ARAÚJO - Integrante / DANIEL BARBOSA CARDOSO - Integrante / ANA FLÁVIA RIBEIRO OTERO - Integrante / LUCAS TIAGO MILHOME GALVÃO - Integrante / MONICA FERREIRA GASPAR DE OLIVEIRA - Integrante / GREGÓRIO SOARES RODRIGUES DE OLIVEIRA - Integrante / DANIELLE COHEN-LEVINAS - Integrante / FERNANDA BERNARDO - Integrante / RAFAEL MACHADO DA CUNHA - Integrante / GABRIELA LAFETÁ BORGES - Integrante / PAULA FRANCINETI DA SILVA - Integrante / JULIANA CECCI SILVA - Integrante / BERNARDINA MARIA DE SOUSA LEAL - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
A-ceder a Aporia ? Derrida entre a ética e a literatura
Descrição: O presente projeto tem por finalidade estudar as relações entre ética e estética nos discursos literários e filosóficos tendo como ponto de partida a discussão acerca da aporia em Jacques Derrida. Para tanto, o problema da definição e da necessária demanda pela responsabilidade será com base nas discussões acerca da obra do filósofo franco-argelino, sobretudo em seus indecidíveis, tais como o dom, o perdão, a justiça, a escritura. O estudo transversal intentado aqui tem por norte o diálogo ininterrupto e sempre fecundo ? e, portanto, aporético ? entre literatura, teoria literária e filosofia, todos de um ponto de vista da diferença. Integrantes: Piero Luis Zanetti Eyben - Coordenador / Fabricia Walace Rodrigues - Integrante / Mariangela Ferreira Andrade Praia - Integrante / Rita de Cassi Pereira dos Santos - Integrante / Noeme da Piedade Klingl - Integrante / Gabriela Lafetá Borges - Integrante / Juliana Cecci Silva - Integrante / Paula Francineti da Silva - Integrante / Nivalda Assunção de Araújo - Integrante / Clara Teles Barreto Brandão - Integrante / Daniel Barbosa Cardoso - Integrante / Danilo de Carvalho e Frabetti - Integrante / Gustavo Santos Guimarães - Integrante / João Miguel Cobelo Foti - Integrante / Lucas Sales Lyra - Integrante / Luísa Leite Santos de Freitas - Integrante / Marcella Assis de Moraes - Integrante / Marcos Henrique Castro Soares de Araújo - Integrante / Mariana Graça Lira - Integrante / Monica Ferreira Gaspar de Oliveira - Integrante / Rafael Machado da Cunha - Integrante / Tallita Fernandes da Silva - Integrante / Fernanda Bernardo - Integrante / Ginette Michaud - Integrante / Bernardina Maria de Sousa Leal - Integrante / Ludimila Moreira Menezes - Integrante / Ana Flávia Ribeiro Otero - Integrante / Francis Espíndola Borges - Integrante / Gregório Soares Rodrigues de Oliveira - Integrante / Lucas Tiago Milhome Galvão - Integrante / Luisa Farias Caetano - Integrante / Maysa de Oliveira Sales - Integrante / Raquel Bernardes Campos - Integrante. Relacionada ao projeto coletivo acima descrito, desenvolve-se a pesquisa "O fluir-ricorso e os tempos de Finnegans Wake", ligada ao programa de pós-graduação em Teoria Literária da Universidade de Brasília..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luísa Leite Santos de Freitas - Integrante / Fabricia Walace Rodrigues - Integrante / Piero Luis Zanetti Eyben - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Desconstruções: literatura e estética
Descrição: O objetivo geral dessa pesquisa é analisar, nas obras de Jacques Derrida o desenvolvimento de uma visão estética acerca da linguagem e da literatura na qual o pensamento da diferença se estabelece. Para isso, além da leitura dos textos será necessária a sistematização dos principais conceitos debatidos pelo filósofo nessas obras: escritura, diferença, disseminação, origem, suplemento, rastro, presença, logocentrismo, gramatologia, signo. Como consequência dessa discussão, o projeto deve abranger os seguintes objetivos, a serem desenvolvidos por parte do trabalho de cada aluno: (a) compreender como se pode ler e analisar literatura após o ato fundante da desconstrução; (b) depreender uma estética da escritura a partir dos textos derridianos; (c) entender o processo operacional no qual todo texto propõe seu próprio método retórico de desconstrução; (d) debater as relações entre desconstrução e hermenêutica no estabelecimento da estética como disciplina; (e) compreender como a relação entre literatura e estética estão incluídas na desconstrução. Trata-se de um projeto conjunto entre Grupo de Pesquisa e alunos da Iniciação Científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luísa Leite Santos de Freitas - Integrante / Fabricia Walace Rodrigues - Integrante / Piero Luis Zanetti Eyben - Coordenador / Mariana Graça Lira - Integrante / Marcella Assis de Moraes - Integrante / MARIANGELA FERREIRA ANDRADE PRAIA - Integrante / MARCOS HENRIQUE CASTRO SOARES DE ARAÚJO - Integrante / DANIEL BARBOSA CARDOSO - Integrante / MONICA FERREIRA GASPAR DE OLIVEIRA - Integrante / RAFAEL MACHADO DA CUNHA - Integrante / RITA DE CASSI PEREIRA DOS SANTOS - Integrante / NOEME DA PIEDADE KLINGL - Integrante / MARCOS DE JESUS OLIVEIRA - Integrante / TALLITA FERNANDES DA SILVA - Integrante / DANILO DE CARVALHO E FRABETTI - Integrante / CLARA TELES BARRETO BRANDÃO - Integrante / GABRIELA LAFETÁ BORGES - Integrante / PAULA FRANCINETI DA SILVA - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Grupo de Leitura Dirigida: Ulysses
Descrição: Em reuniões semanais de 2 horas de duração, abertas a toda a comunidade, lemos juntos, na íntegra, Ulysses, de James Joyce, comentando e debatendo a cada trecho e levantando questões a respeito do texto. A intenção é um formato de aula adaptada a uma maior agência dos leitores e o aprofundamento da troca de impressões. Coordenação conjunta com Ana Flávia Otero..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luísa Leite Santos de Freitas - Integrante / ANA FLÁVIA RIBEIRO OTERO - Integrante / PIERO LUIS ZANETTI EYBEN - Coordenador.
2015 - 2015
Escritas em composição
Descrição: Leituras literárias conjuntas com a discussão e apresentação de questões de teoria literária. Concebido por Piero Luis Zanetti Eyben / Lucas Sales Lyra / Mariangela Ferreira Andrade Praia / Luísa Leite Santos de Freitas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luísa Leite Santos de Freitas - Integrante / Lucas Sales Lyra - Integrante / MARIANGELA FERREIRA ANDRADE PRAIA - Integrante / PIERO LUIS ZANETTI EYBEN - Coordenador.
2013 - 2013
Grupo de leitura dirigida: O espaço literário
Descrição: Encontros semanais para a leitura do livro O espaço literário (L'espace littéraire), de Maurice Blanchot, na íntegra. A leitura é seguida de debate..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luísa Leite Santos de Freitas - Integrante / Piero Luis Zanetti Eyben - Coordenador / Raquel Bernardes Campos - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2018
Support group for mental health and academic life
Descrição: In 2017, the project was presented and then accepted to receive a grant from the Office of Student Life at Yale University. The idea is to gather and talk about students' mental health, as a support group, with the help from the therapists from the university..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luísa Leite Santos de Freitas - Coordenador.Financiador(es): Yale University - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: o mutum


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Pensamento francês contemporâneo.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Polonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Grego
Compreende PoucoLê Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, Luísa de2012FREITAS, Luísa de. Superação do Acabamento pela Atividade Estética. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), v. 1, p. 1, 2012.

2.
FREITAS, Luísa de2011FREITAS, Luísa de. A alteridade no contexto de François Rabelais: Vivência una do outro. ÁGUA VIVA (UNB), v. 1, p. 3462, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, Luísa de. Escrituras locales en contextos globales I. In: Claudia Hammerschmidt. (Org.). Condiciones de tiempo y espacio en la literatura: reflexiones con Borges y Cortazar. 1ed.Potsdam: Inolas Publishers, 2018, v. 1, p. 461-469.

2.
FREITAS, Luísa de. O despertar por vir. In: Piero Eyben; Fabricia Walace. (Org.). Cada vez o impossível: Derrida. 1a.ed.Vinhedo-SP: Editora Horizonte, 2015, v. 1, p. 140-144.

3.
FREITAS, Luísa de. O elíptico-escritural em Finnegans wake. In: Piero Eyben. (Org.). Pensamento intruso ? Jean-Luc Nancy & Jacques Derrida. 1ed.Vinhedo - SP: Editora Horizonte, 2014, v. 1, p. 253-258.

4.
FREITAS, Luísa de. Poema como se instante. In: Piero Eyben. (Org.). Alegorias da poesia. 1ed.Vinhedo - SP: Editora Horizonte, 2014, v. , p. 121-138.

5.
FREITAS, Luísa de. Percurso ou peripécia: aporia como engrenagem narrativa. In: EYBEN, P. L. Z.. (Org.). Demoras na Aporia: bordas do pensamento e da literatura. 1ed.Vinhedo: Editora Horizonte, 2013, v. , p. 269-274.

6.
FREITAS, Luísa de. A Vivência Estética - Rabelais e Bakhtin. In: Maria Teresa de Assunção Freitas. (Org.). A Responsividade Bakhtiniana: na Educação, na Estética e na Política. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, v. , p. 485-486.

7.
FREITAS, Luísa de. Aspectos da eficiência da carnavalização na heteroglossia. In: Valdemir Miotello. (Org.). Círculo - Rodas de Conversa Bakhtiniana. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2010, v. , p. 195-197.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Luísa de. Literary education: a desired challenge. In: Harvard ITEC - International Teacher Education Conference, 2017, Cambridge, Massachussetts. Harvard ITEC 2017 PROCEEDING BOOK, 2017. v. 2. p. 1008-1010.

2.
FREITAS, Luísa de. A Vivência Estética: Rabelais e Bakhtin. In: I EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos, 2011, Juiz de Fora - MG. A Responsividade Bakhtiniana - na Educação, na Estética e na Política. Juiz de Fora - MG: Editora UFJF, 2011. p. 485-486.

3.
FREITAS, Luísa de. Aspectos da eficiência da carnavalização na heteroglossia. In: Rodas bakhtinianas, 2010, São Carlos - SP. Textos GEGe: círculo 2010. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2010. p. 195-197.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Luísa de. Derrida today: elliptical investigations on time. In: Derrida today, 2016, Londres. Derrida today abstract book, 2016. v. 1. p. 41-41.

2.
FREITAS, Luísa de. Estruturas do desfazimento: escrita e pensamento em ruínas. In: XVIII Congresso Internacional de Humanidades. Interculturalidade e Patrimônio em Contextos Latino-Americanos, 2015, Brasília. Caderno de resumos XVIII Congresso Internacional de Hu- manidades. Interculturalidade e Patrimônio em Contextos Latino-Americanos, 2015. v. 1. p. 167-167.

3.
FREITAS, Luísa de. Memória do Infinito nas Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa. In: XVII Congresso Internacional de Humanidades, 2014, Santiago do Chile. XVII Congresso de Humanidades, 2014.

4.
FREITAS, Luísa de. Superação do acabamento pela atividade estética. In: XIV Congresso Internacional de Humanidades, 2011, Brasília. Revista Intercâmbio do Congresso Internacional de Humanidades (UnB). Brasília, 2011. p. 116-116.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Luísa de. Literary education: a desired challenge for developing countries. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FREITAS, Luísa de. Education and literature: bringing them closer (both to us and to each other). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FREITAS, Luísa de. Time and Radical Literature. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREITAS, Luísa de. O Modernismo Literário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FREITAS, Luísa de. Condições de tempo e espaço na literatura: reflexões com Borges e Cortázar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FREITAS, Luísa de. Os idiomas da Literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FREITAS, Luísa de. Romance: gênero moderno. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FREITAS, Luísa de. Derrida today: Elliptical investigations on time. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FREITAS, Luísa de. Estruturas do desfazimento: escrita e pensamento em ruínas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FREITAS, Luísa de. Literatura e James Joyce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FREITAS, Luísa de. O despertar por vir. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
FREITAS, Luísa de. Memória do Infinito nas Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FREITAS, Luísa de. Implicações principais da circularidade em Finnegans wake: problemas das abordagens pioneiras e a descrição elíptica-escritural de Jacques Derrida (Bloomsday 2013). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FREITAS, Luísa de. O elíptico-escritural em Finnegans wake. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FREITAS, Luísa de. Percurso ou peripécia: aporia como engrenagem narrativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
FREITAS, Luísa de. Superação do acabamento pela atividade estética em literatura (XIV Congresso Internacional de Humanidades). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FREITAS, Luísa de. Aspectos da eficiência da carnavalização na heteroglossia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, Luísa de. Chão (movie script), 2018. (Tradução/Outra).

2.
FREITAS, Luísa de. O desbravamento da ética ? entre força, violência e performatividade. Belo Horizonte: Editora Horizonte, 2015. (Tradução/Artigo).

3.
EYBEN, P. L. Z. ; CAMPOS, R. B. ; FREITAS, Luísa de ; LYRA, L. S. . Ler O meridiano - Paul Celan, do diálogo interrompido à memória das datas. Belo Horizonte: Editora Horizonte, 2015. (Tradução/Artigo).

4.
FREITAS, Luísa de. Danielle Cohen-Levinas - Partilha da literatura. Vinhedo - SP: Editora Horizonte, 2014. (Tradução/Artigo).

5.
FREITAS, Luísa de. O instante literário e a significação corporal do tempo - Levinas leitor de Proust, 2013. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FREITAS, Luísa de. Dia internacional da mulher: história e alguns comentários. 2015; Tema: História. (Site).

2.
FREITAS, Luísa de. Livros juvenis não tão juvenis assim: Little Women. 2015; Tema: Literatura. (Site).

3.
FREITAS, Luísa de. Livros juvenis não tão juvenis assim: Heidi. 2015; Tema: Literatura. (Site).

4.
FREITAS, Luísa de. Livros juvenis não tão juvenis assim: O Jardim Secreto. 2015; Tema: Literatura. (Site).

5.
FREITAS, Luísa de. 83 anos de direito ao voto no Brasil. 2015; Tema: História. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, Luísa de. Literatura Infanto-Juvenil e Formação do Leitor. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para graduação).

2.
BORGES, Cláudio ; NADO, R. ; CAMPOS, R. B. ; FREITAS, Luísa de . Augusto de Campos lendo Haroldo. 2013. (Filmagem).

3.
GANANIAN, Gregorio ; SCANDURRA, Daniel ; CAMPOS, R. B. ; FREITAS, Luísa de ; M., D. O. M. . Arnaldo Antunes lendo Haroldo. 2013. (Filmagem).

4.
FREITAS, Luísa de. A sátira menipeia e o inacabamento - de Gargantua a Brás Cubas. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Modern Language Association Annual Convention. 2018. (Congresso).

2.
GMAN Lecture. 2017. (Outra).

3.
Open Forum at Yale University. 2017. (Simpósio).

4.
Poetry of Jan Wagner. 2017. (Outra).

5.
Publish or Perish. 2017. (Oficina).

6.
Derrida Today. Derrida today: Elliptical investigations on time. 2016. (Congresso).

7.
Journée d'étude Auto-Immunité Croisée et de la Différance. Islams et Occidents". 2016. (Encontro).

8.
XLI Congreso Internacional IILI - La Literatura Latinoamericana ? Escrituras Locales en Contextos Globales. Condiciones de tiempo y espacio en la literatura: reflexiones con Borges e Cortázar. 2016. (Congresso).

9.
Minicurso em Letramento com profa. Mirian Zappone. 2015. (Outra).

10.
XVIII Congresso Internacional de Humanidades: interculturalidade e patrimônio em contextos latino-americanos. Estruturas do desfazimento: escrita e pensamento em ruínas. 2015. (Congresso).

11.
I Seminário Semiótica do Texto. 2014. (Seminário).

12.
V Colóquio Internacional Escritura, linguagem e pensamento: cada vez, o impossível. Derrida 10 anos depois..O despertar por vir. 2014. (Seminário).

13.
XVII Congresso Internacional de Humanidades. Memória do Infinito nas Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa. 2014. (Congresso).

14.
Bloomsday BSB 2013.Implicações principais da circularidade em Finnegans wake: problemas das abordagens pioneiras e a descrição elíptica-escritural de Jacques Derrida. 2013. (Encontro).

15.
Diáspora e pós-colonialismo na literatura - conferência com Luis Cardoso. 2013. (Outra).

16.
DUOJornalário para Haroldo de Campos - 10 anos com/sem Haroldo. 2013. (Congresso).

17.
III Colóquo Osman Lins - Linscritura: limiares da escrita osmaniana. 2013. (Outra).

18.
III Jornada de Estudos Literários PósLIT - Biagio D'Angelo. 2013. (Encontro).

19.
I Jornada de Estudos Literários POSLIT - Jean Maurel: "As vozes da literatura e a ventriloquia do filósofo". 2013. (Outra).

20.
I Liame - Simpósio do Grupo de Pesquisa em Literatura, Arte e Mídias.A partitura wakiana. 2013. (Simpósio).

21.
IV Seminário Internacional Escritura: Linguagem e Pensamento - Pensamento Intruso: literatura, filosofia e infiinito (no limiar de Nancy & Derrida.Os tempos de Finnegans wake.. 2013. (Seminário).

22.
9º Congresso de Iniciação científica do DF e 18º Congresso de Iniciação científica da UnB. François Rabelais: polifonia pantagruélica na construção da cultura ocidental carnavalizada. 2012. (Congresso).

23.
CêEmana BLOOM: 90 anos de Ulysses e 130 de nascimento de James Joyce.Showersa com Augusto de Campos sobre Finnegans Wake. 20. 2012. (Simpósio).

24.
II Seminário Internacional / III Seminário Nacional Escritura: Linguagem e Pensamento - Demoras na Aporia.Percurso ou peripécia: aporia como engrenagem narrativa. 2012. (Seminário).

25.
XIV Congresso Internacional de Humanidades: Dimensão temporal e espacial da linguagem e da cultura nos contextos latino-americanos. Superação do acabamento pela atividade estética. 2012. (Congresso).

26.
Evolução do romance moderno: evoluções temáticas e formais - Minicurso ministrado pelo Prof. Dr. Wladimir Krysinski. 2011. (Outra).

27.
I EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos.A Vivência Estética: Rabelais e Bakhtin. 2011. (Encontro).

28.
I Seminário Internacional / II Seminário Nacional Escritura: linguagem e pensamento - Derrida: limites & diferença em estética e ética... 2011. (Seminário).

29.
XIV Congresso Internacional de Humanidades - Dimensão temporal e espacial da linguagem e da cultura nos contextos latino-americanoanos. Superação do acabamento pela atividade estética. 2011. (Congresso).

30.
Bakhtin: literatura, cultura e linguagem - Prof. A. Ponzio. 2010. (Outra).

31.
Círculo - Rodas de Conversa Bakhtiniana.Aspectos da eficiência da carnavalização na heteroglossia. 2010. (Outra).

32.
II Semana da Linguagem: Práticas sociais no âmbito da linguagem. 2009. (Outra).

33.
Simpósio Formação da Literatura Brasileira 50 anos. 2009. (Simpósio).

34.
Conexões: Cinema e Psicanálise - Profa. Dra. Tania Rivera - UnB (Minicurso/12h). 2007. (Outra).

35.
Conexões: História do Cinema Mundial (Minicurso/42h). 2007. (Outra).

36.
Conexões: Videoarte rumo à multimídia - Prof. Dr. Elyeser Szturm - UnB (Minicurso/30h). 2007. (Outra).



Inovação



Outros projetos


Outras informações relevantes


Certificado de proficiência em inglês avançado (Certificate in advanced english - council european level C1) emitido pela University of Cambridge - ESOL examinations: English for speakers of other languages em dezembro de 2009. Certificação de proficiência em língua inglesa TOEFL em 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 11:13:24