Patrícia Breternitz Lino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9332135654810428
  • Última atualização do currículo em 02/12/2013


Graduação em Educação Especial pela Faculdade Federal de São Carlos. Tem interesse pela educação especial, com ênfase em pessoas com necessidades especiais e em consultoria e assessoria educacional. Já trabalhou na área de deficientes intelectuais e atualmente na área de deficientes visuais, além de fazer um trabalho de Consultoria e Assessoria Pedagógica Cristã em igrejas e instituições de Ribeirão Preto e região. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Breternitz Lino
Nome em citações bibliográficas
LINO, P. B.


Formação acadêmica/titulação


2013
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2010
Graduação em andamento em Educação Especial.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.




Formação Complementar


2010 - 2010
Educação Especial. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Consultoria Pedagógica Cristã, CPC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Caracterização dos alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos das escolas públicas paulistas: uma análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica

Descrição: Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar as matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de São Paulo, com base no Censo Escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Patrícia Breternitz Lino - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
LINO, P. B. ; RIOS, C. V. ; TONON, S. . TRABALHANDO A DIVERSIDADE E O BULLYING NA SALA DE AULA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LINO, P. B. ; SOUZA, C. N. . Consultoria Pedagógica Cristã. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
LINO, P. B. . 2 Semana de Educação Especial. 2012. (Organização de Evento).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Musicalização na Educação Especial - Propostas de Atividades.Musicalização na Educação Especial. 2013. (Oficina).

2.
III Encontro PIBID - UFSCar: um balanço das ações compartihladas entre Universidade e escola.Trabalhando a diversidade e o bullying na sala de aula. 2013. (Encontro).

3.
3 Semana de Licenciatura em Educação Especial. 2013. (Outra).

4.
Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência.Espaço de formação compartilhada entre professores de educação básica e licenciados. 2013. (Outra).

5.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Aplicações do paradigma de escolha e relação com o ensiso em pessoas com deficiência intelectual. 2012. (Congresso).

6.
2 Semana da Educação Especial - Estudos e Vivências de Práticas Pedagógicas no Contexto Inclusivo.O lúdico e o movimento permeando as ações educativas. 2012. (Simpósio).

7.
2 Semana da Educação Especial - Estudos e Vivências de Práticas Pedagógicas no Contexto Inclusivo.Ensinar geometria plana com uso do geoplano para alunos com deficiência visual. 2012. (Oficina).

8.
Mini curso de Massoterapia.Mini curso de Massoterapia. 2012. (Oficina).

9.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.PIBID. 2012. (Outra).

10.
Educação Bilíngue para surdos: uma experiência em desenvolvimento no Uruguai.Educação Bilíngue para surdos: uma experiência em desenvolvimento no Uruguai. 2012. (Outra).

11.
II Semana da licenciatura em Educação Especial. 2012. (Outra).

12.
II Encontro Pibid - UFSCar: Universidade e Escola fazendo a diferença.PIBID UFSCar: Universidade e Escola fazendo a diferença. 2011. (Encontro).

13.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID UFSCAR.PIBID. 2011. (Outra).

14.
I Colóquio sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na Escolarização de alunos com deficiência. 2011. (Outra).

15.
I Semana de Integração Educação Física e Educação Especial. 2010. (Congresso).

16.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da associação brasileira de pesquisadores em educação especial. ABPEE. 2010. (Congresso).

17.
Atenção a infância: atualização no diagnóstico e intervenção nos transtornos globais do desenvolvimento. 2010. (Simpósio).

18.
II Jornada de estudos: interface entre a educação do campo e educação especial.II Jornada de estudos: interface entre a educação do campo e educação especial. 2010. (Outra).

19.
I Coloquial sobre Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na escolarização de alunos com deficiência. 2010. (Outra).

20.
Universidade Aberta.Universidade Aberta - monitoria. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARMO, J. S. ; LINO, P. B. . 1 Mostra sobre ensino da matemática na Perspectiva Inclusiva. 2013. .

2.
LINO, P. B. . 2 Semana de Educação Especial. 2012. (Outro).

3.
LINO, P. B. . IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2010. (Congresso).

4.
LINO, P. B. . Universidade Aberta. 2010. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patrícia Breternitz Lino. Caracterização dos alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos das escolas públicas paulistas: uma análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Especial) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliane Aparecida de Paula Perez Campos. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA DAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS: UM RECORTE DOS INDICADORES EDUCACIONAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educacao Especial) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Patrícia Breternitz Lino.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LINO, P. B. ; RIOS, C. V. ; TONON, S. . TRABALHANDO A DIVERSIDADE E O BULLYING NA SALA DE AULA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 28/08/2014 às 24:04:46