Alexandre Arns Gonzales

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1189309094556640
  • Última atualização do currículo em 12/08/2018


Bolsista CAPES pelo Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília na área de concentração Democracia e Sociedade, membro do grupo de estudo Repensando relações sociedade e Estado (Resocie). Pesquisa sobre a economia política em torno da extração, coleta e processamento de dados, a partir do conceito de "capitalismo de vigilância" e suas implicações para a democracia. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado de Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), bolsista voluntário do Observatório de Política Exterior Uruguaia (OPEU) de 2012 a 2013 e do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) de agosto de 2012 a agosto de 2013. Trabalho de conclusão de curso sobre paradiplomacia intitulado "Sant'Ana do Livramento e Rivera: de cenário para promotores da integração sul-americana?". A dissertação do mestrado - "Quem Governa a Governança da Internet? Uma Análise do Papel da Iinternet nos Rumos do Sistema-Mundo" - analiso a governança da internet no campo das Relações Internacionais, sob o referencial teórico da Análise do Sistemas-Mundo, relacionando a internet com o desenvolvimento de um novo ciclo de acumulação sistêmico do capitalismo, identificando quais os agentes públicos e privados envolvidos, seus interesses e como ao moldarem a Governança da internet. Para pesquisa da tese de Doutorado interesso em compreender a dinâmica do capitalismo sob a lógica de acumulação baseada na extração massiva de dados e suas implicações sobre a as estruturas de poder nas Relações Internacionais, para a democracia, a reprodução de desigualdades sociais e entre os país. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Arns Gonzales
Nome em citações bibliográficas
GONZALES, A. A.;GONZALES, ALEXANDRE ARNS


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciência Política.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O Fim do Longo Século XX: A Emergência do Capitalismo de Vigilância [provisório],
Orientador: [ainda não definido].
Palavras-chave: Capitalismo; Governança da Internet; Relações internacionais; Democracia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
2014 - 2016
Mestrado em Ciência Política.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: QUEM GOVERNA A GOVERNANÇA DA INTERNET? UMA ANÁLISE DO PAPEL DA INTERNET SOBRE OS RUMOS DO SISTEMA-MUNDO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Alfredo Alejandro Gugliano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Relações internacionais; Governança da Internet; Ciência Política.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2013
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Sant'Ana do Livramento e Rivera: de cenário para promotoras da integração sul-americana?.
Orientador: Flávio Augusto Lira Nascimento.




Formação Complementar


2017 - 2017
9ª Edição do "South School on Internet Governance" - 2017. (Carga horária: 50h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Análise de Rede em Mídias Sociais Online. (Carga horária: 24h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
2015 - 2015
Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI). (Carga horária: 46h).
Comitê Gesto da Internet no Brasil, CGI.BR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia, ISAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Trabalho voluntário, Enquadramento Funcional: Trabalho voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Área de atuação: I - Realização de estudos e pesquisas que auxiliem a elaboração de políticas públicas no Brasil ou no exterior, voltadas para a promoção da soberania, da cidadania, da integração da América do Sul, do desenvolvimento sustentável, do desenvolvimento econômico e social, do desenvolvimento cinetífico-tecnológico e cultural; II - Promoção da educação mediante a prestação direta de serviços para o poúblico outr através de convênios; III - Fomento à produção e a divulgação do conhecimento científico no âmbito sociopolítico e econômico; IV - Incentivo e participação na poublicação e editoração de boletins, revistas, monografias, dissertações, teses, artigos, literaturas e sites sobre as áreas de atuação da associação; V -Produção de trabalhos escritos e audiovisuais, seminário, cursos, debates, conferências, congressos e eventos que promovam os valores supracitados no primeiro item; VI - Promoção da cultura, da defesa e da conservação do patrimônio histórico e artístico; VII - Atuação em ações de Advocacy de interesse naiconal e sul-americano.


Transmello, TRANSMELLO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 36
Outras informações
A Transmello e ECA são duas transportadoras internacionais de Sant'Ana do Livrmaneto e com atuação nos países do Mercosul. Elas prestam serviços de logística operacional, transporte internacional, escolta de cargas especiais, armazenagem, assessoria aduaneira e representação de transportes. Enquanto estagiário eu participei, em um primeiro momento, das atividades administrativas do ingresso e saída das cargas no porto seco; e, em um segundo momento, no setor financeiro da transportadora auxiliando na contabilidade.


Mario de Almeida Marcas e Patentes, M A EXPERIENCE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente em Assuntos Internacionais, Carga horária: 44
Outras informações
Responsabilidade de realizar prospecção; intermediação entre consultores e agentes internacionais acerca de serviços no exterior; controle de prazos de processos no exterior; elaboração de orçamentos; encaminhamento de documentos para legalização e envio internacional; organização de reuniões; produção de relatórios, policy papers e briefings referente a situação econômica de determinado país ou região.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Capacidade Estatal: teoria, casos e mensuração
Descrição: A pesquisa procura debater a ampla literatura sobre Capacidade Estatal, em suas diversas áreas correlatas, e contribuir em âmbito teórico para este debate, incluindo discussões sobre mudanças do sistema internacional e transição tecnológica. Ademais, objetiva-se revisar as principais iniciativas de mensuração sobre Capacidade Estatal e Poder Nacional produzidas pela literatura e avaliar possibilidades de contribuições e avanços, englobando níveis doméstico e internacional. Dentre as áreas de estudo pesquisadas, elencam-se: Construção do Estado e Sociologia Histórica; Capacidade Estatal e Teoria das Relações Internacionais; Infraestrutura e Extração; Mercado e Desenvolvimento; Democracia; Digitalização e Tecnologia; e Identidade e Legitimidade..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Alexandre Arns Gonzales - Integrante / Igor Castellano da Silva - Coordenador / Eduardo Urbanski Bueno - Integrante / Fernando Dall'Onder Sebben - Integrante / Lucas Kerr de Oliveira - Integrante / Thiago Borne - Integrante / Christiano Ambros - Integrante / Luiza Corrêa - Integrante / Pedro Txai Leal Brancher - Integrante / Pedro Perfeito - Integrante / Júlio Cossio Rodriguez - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANABARRO, DIEGO RAFAEL2018 CANABARRO, DIEGO RAFAEL ; GONZALES, ALEXANDRE ARNS . Governança Global da Internet: Um mapa da Economia Política Internacional em torno dos identificadores alfanuméricos da rede. Carta Internacional, v. 13, p. 248-273, 2018.

2.
GONZALES, A. A.;GONZALES, ALEXANDRE ARNS2012GONZALES, A. A.; SILVA, C. S. M. ; LERINA, V. F. . Estudo Introdutório sobre a Política Externa argentina e brasileira: a construção da região sul-americana no cenário internacional. Revista Perspectiva, v. 05, p. 25-36, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANABARRO, D. R. ; GONZALES, A. A. . Governança Global da internet: um mapa da economia política internacional em torno dos identificadores alfanuméricos da rede. In: 6º Encontro da Associação BRasileira de Relações Internacionais, 2017, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos, 2017. v. 6º.

2.
GONZALES, A. A.. Quem governa a governança da internet? Uma análise do papel da internet sobre os rumos do sistema-mundo. In: 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016, Caxambu. Anais do 40º Encontro Anual da Anpocs, 2016.

3.
GONZALES, A. A.. PNBL e Marco Civil: conexão entre rede, rua e cidadania?. In: XI Congreso Nacional y IV Congreso Internacional sobre Democracia, 2014, Rosario. Congreso sobre democracia, entre el malestar y la innovación : los nuevos retos para la democracia en América Latina. Rosario: Editora de la Universidad, 2014. v. 1. p. p.389-p.406.

4.
GONZALES, A. A.. BRASIL: DIREITO NA REDE E O DIREITO À REDE?. In: Buscando o Sul, 2014, São Borja. 3º Seminário Buscando o Sul, 2014. v. 1.

5.
GONZALES, A. A.. O caso de Sant'Ana do Livramento e Rivera: de delimitadoras da divisa para vozes da fronteira. In: I Seminario: Transformaciones en los marcos políticos-institucionales a escala regional. II Seminario: Políticas sociales desde el territorio, 2013, Salto. Transformaciones en los marcos políticos-institucionales a escala regional. Salto: Universidad de la República, 2013. v. 1.

6.
LERINA, V. F. ; SILVA, C. S. M. ; GONZALES, A. A. . Análise comparativa da política externa argentina com a brasileira: a construção da região sul-americana no cenário internacional. In: Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos Internacionais, 2012, Porto Alegre. Fórum de Graduação 2012, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LERINA, V. F. ; SILVA, C. S. M. ; GONZALES, A. A. . Estudo Introdutório sobre a Política Externa argentina e brasileira: a construção da região sul-americana no cenário internacional. In: IV Salão Internacional de Extensão, Pesquisa e Ensino, 2012, Bagé, RS. Anais do IV SIEPE, 2012. v. 4.

2.
GONZALES, A. A.. Globalização e paradiplomacia: o caso brasileiro. In: IV Salão Internacional de Extensão, Pesquisa e Ensino, 2012, Bagé, RS. IV SIEPE, 2012. v. 4.

Apresentações de Trabalho
1.
GONZALES, A. A.. QUEM GOVERNA A GOVERNANÇA DA INTERNET? UMA ANÁLISE DO PAPEL DA INTERNET SOBRE OS RUMOS DO SISTEMA-MUNDO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GONZALES, A. A.. Brasil na governança internacional da Internet: um emergente na construção do bem público comum?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
KOTZ, R. L. ; GONZALES, A. A. . Análise dos sistemas-mundo e o desafio dos emergentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GONZALES, A. A.. Brasil: direito na rede e o direito à rede?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GONZALES, A. A.. Programa Nacional de Banda Larga e Marco Civil: conexao entre rede, rua e cidadania?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GONZALES, A. A.. Paradiplomacia e instituições: potencialidades das relações Livramento (BR) e Rivera (UR) na integração regional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
GONZALES, A. A.. O caso de Sant'Ana do Livramento e Rivera: de delimitadoras da divisa para vozes da fronteira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GONZALES, A. A.. O caso de Sant'Ana do Livramento e Rivera: de delimitadoras da divisa para vozes da fronteira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GONZALES, A. A.; LERINA, V. F. ; SILVA, C. S. M. . Análise comparativa da política externa argentina com a brasileira: a construção da região sul-americana no cenário internacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GONZALES, A. A.. Globalização e paradiplomacia: o caso brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
GONZALES, A. A.. Ascensão e queda de gigantes: amadurecimento do capitalismo de vigilância?. São Paulo: Observatório da Internet, 2018 (Blog).

2.
GONZALES, A. A.. Ecossistema da Governança da Internet: organizações e instituições. São Paulo: Comunicação & Política, 2016 (Blog).

3.
GONZALES, A. A.. A Transição para Além da IANA. São Paulo: Observatório da Internet, 2016 (Observatório).

4.
GONZALES, A. A.. Criptografia. Porto Alegre: GRUPO DE PESQUISA: ANTROPOLOGIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL UFRGS, 2015 (Dicionário de Propriedade Intelectual).

5.
GONZALES, A. A.. Vigilância em massa ou mass surveillance. Porto Alegre: GRUPO DE PESQUISA: ANTROPOLOGIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL UFRGS, 2015 (Dicionário de Propriedade Intelectual).

6.
BRAVO-VALENZUELA, Thaísa ; DANTAS, A. A. M. ; SILVA, J. M. C. ; DUQUE ESTRADA, Rodrigo ; FARIA, D. J. R. ; GONZALES, A. A. ; ORMOND, Y. P. ; SA, S. P. ; RICCI, Carla ; RIEGER, C. Fernando ; ROCHA, R. A. M. . Fronteira em Perspectiva. Sant'Ana do Livramento (RS): Diretório Acadêmico de Relações Internacionais Embaixador Vinicius de Moraes, 2012 (Grupo de Discussão Acadêmico).

7.
BRAVO-VALENZUELA, Thaísa ; DANTAS, A. A. M. ; SILVA, J. M. C. ; DUQUE ESTRADA, Rodrigo ; FARIA, D. J. R. ; GONZALES, A. A. ; ORMOND, Y. P. ; SA, S. P. ; RICCI, Carla ; RIEGER, C. Fernando ; ROCHA, R. A. M. . Anais do Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais v.1, n.1 2012. Sant'Ana do Livramento (RS): Diretório Acadêmico de Relações Internacionais Embaixador Vinicius de Moraes, 2012 (Anais).

8.
GONZALES, A. A.; GRINKE, S. Greice ; LIRA, Flávio ; MACHADO, E. M. ; MIRANDA, X. Priscila ; VALENZUELA, Thaísa ; TEIXEIRA, P. Yves ; JUNIOR,R. C. Luiz . Observatório de Política Externa 2012 (Observatório).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Fórum da Internet no Brasil. 2017. (Outra).

2.
40º Encontro Anual da ANPOCS.QUEM GOVERNA A GOVERNANÇA DA INTERNET? UMA ANÁLISE DO PAPEL DA INTERNET SOBRE OS RUMOS DO SISTEMA-MUNDO. 2016. (Encontro).

3.
9º Latin American and Carebbean Internet Governance Forum (LAC-IGF. 2016. (Encontro).

4.
16º Fórum Internacional do Software Livre. 2015. (Feira).

5.
53ª Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.Governança da Internet: a construção da "Sociedade da Informação" e suas consequências para a ordem internacional. 2015. (Encontro).

6.
V Fórum da Internet no Brasil. 2015. (Encontro).

7.
VIII Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Brasil na governança internacional da Internet: um emergente na construção do bem público comum?. 2015. (Congresso).

8.
15º Fórum Internacional Software Livre. 2014. (Feira).

9.
14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). 2013. (Outra).

10.
5º Congresso Estadual das Cidades/RS. 2013. (Congresso).

11.
8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). 2013. (Outra).

12.
IV Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. 2013. (Encontro).

13.
Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos Internacionais. 2013. (Seminário).

14.
Seminário Crise de Representação e Renovação da Democracia. 2013. (Seminário).

15.
V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2013. (Simpósio).

16.
3º Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais.Fronteira em perspectiva. 2012. (Oficina).

17.
3º Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais.Grupo de Discussão Cartilha do EERRI. 2012. (Encontro).

18.
IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Globalização e paradiplomacia: o caso brasileiro. 2012. (Outra).

19.
Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos Internacionais.Cooperação Sul-Sul no século XXI. 2012. (Seminário).

20.
3º Econtro Discente da Unipampa (EDIUNI). 2011. (Encontro).

21.
7ª Bienal de UNE. 2011. (Outra).

22.
Fórum Permanente sobre Mercado de Trabalho em Relações Internacionais. 2011. (Outra).

23.
II Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. 2011. (Encontro).

24.
III Econtro de Discentes da Unipampa (EDIUNI).Monitoria de Grupo de Discussão. 2011. (Encontro).

25.
Semana Acadêmica 2011. 2011. (Outra).

26.
Como elaborar e publicar artigos científicos. 2010. (Oficina).

27.
Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais 15ª edição - Segurança Internacional e o Mundo hoje. 2010. (Encontro).

28.
II SIEPE Diversidade de Ideias para Ações Inovadoras. 2010. (Outra).

29.
XXXVII Conselho Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais. 2010. (Outra).

30.
4º LOGICOM: Seminário de Logística e Comércio Exterior. 2009. (Seminário).

31.
Antropologia e Cinema III: "Entre Homens e Guerra". 2009. (Outra).

32.
Democracia em Debate: 2. Seminário Nacional de Ciência Política da UFRGS. 2009. (Seminário).

33.
Direito Internacional (Público e Privado). 2009. (Oficina).

34.
III Congresso Estudantil da UFSM "A Democracia nas Universidades". 2009. (Congresso).

35.
I Salão Internacional Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX Mostra Científica Internacional, IX Salão Internacional de Iniciação Científica, II Salão Internacional de Extensão e I Salão Internacional de Ensino. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PERES, P. S. ; ALVES, H. ; GONZALES, A. A. ; SPHOR, A. ; MAGLIA, C. ; STEIN, G. Q. ; ZIEBELL, G. ; MORSCHBACHER, M. ; RIBAS, V. L. . I Seminário Internacional de Ciência Política da UFRGS - Estado e Democracia em Mudanças no Século XXI. 2015. (Outro).

2.
VALENZUELA, Thaísa ; RICCI, Carla ; RIEGER, C. Fernando ; GRINKE, S. Greice ; BARBOZA, Raísa ; ANVERSA, M. M. ; FARIA, D. J. R. ; ROCHA, R. A. M. ; ANDRIOLLI, A. A. ; SILVA, J. M. C. ; SA, S. P. ; GRANADA, E. V. ; PADILHA, R. C. ; ORMOND, Y. P. ; PINHEIRO, I. D. ; ANDRADE, R. S. ; SA, M. ; DUQUE ESTRADA, Rodrigo ; JUNIOR,R. C. Luiz ; GONZALES, A. A. . 3º Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. 2012. (Outro).

3.
SCHMIDT, R. V. ; MACHADO, E. M. ; GONZALES, A. A. . Mundo em Debate. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Conhecimento em informática:
?	Internet e sites de pesquisas;
?	Trabalha e conhece o Microsoft Office 2003, 2007 e 2010;



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 11:46:15