Jhonatan Uewerton Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9507784487924134
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), membro do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade (NEFS-UFPR) e docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Campus Avançado Goioerê. Tenho interesse nas áreas de História do Brasil Republicano, História do Esporte, História Social do Trabalho, Imigração e Pós-abolição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jhonatan Uewerton Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, J. U.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O jogo das tensões: clubes de imigrantes italianos no processo de popularização do futebol em Curitiba (1914-1933),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: André Mendes Capraro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em história.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Interpretação e o Corpo Criativo. (Carga horária: 85h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Revisão e Reelaboração do Projeto Político Pedagógico, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Revisão e Reelaboração do Projeto Político Pedagógico do IFPR - Campus Avançado Goioerê.
06/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, COPE - Comitê de Pesquisa e Extensão do Campus Goioerê, .

Cargo ou função
Membro Suplente.
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IF-Diversidade - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Capacitação, .

04/2015 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Seleção de Bolsista Cinema no IF, .

Cargo ou função
Membro da banca de seleção de bolsistas para o projeto de Extensão IF-Cinema.

Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Mestrando do Programa de Pós-graduação em História na Linha Intersubjetividade e Pluralidade: Reflexão e Sentimentos na História, membro do NEFS (Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade).


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Acadêmico


Colégio Nobel, NOBEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de história, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
Coordenador do IF-Diversidade - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Capacitação em Educação para a promoção dos Direitos Humanos e da Diversidade


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Driblando a exclusão: o futebol dos trabalhadores em Curitiba (1900-1950)
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de popularização do futebol em Curitiba na primeira metade do século XX, analisando o movimento de constituição de agremiações esportivas de trabalhadores pobres e a participação da população negra nestas empreitadas, levadas à cabo em uma conjuntura pós-abolicionista - marcada pela notável exclusão social e espacial deste segmento populacional e pela intensificação da racialização das relações sociais - e de formação da classe trabalhadora brasileira, que passava a se organizar para os mais variados fins, com evidente intuito de positivar sua condição de trabalhador e de avançar na conquista e manutenção de direitos. Enfocaremos, mais especificamente, a trajetória de dois clubes, o Britânia Sport Club e o Clube Atlético Ferroviário, ambos fundados por trabalhadores ferroviários da capital paranaense, respectivamente, em 1914 e 1930, e que alcançaram grande destaque no campo esportivo curitibano, arregimentando massas de aficionados identificados com as equipes e competindo em igualdade de condições com as principais agremiações da cidade. Objetivamos com este estudo aprofundar nossos conhecimentos sobre as múltiplas faces do associativismo de trabalhadores no período, os usos políticos dos tempos livres, a constituição do futebol enquanto um espetáculo de massas, as formas de ascensão social e de construção da cidadania assumidas pela população afrobrasileira e as intersecções entre o mundo do trabalho e do lazer na edificação de uma identidade comum entre os trabalhadores urbanos do período..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
O jogo das tensões: clubes de imigrantes italianos no processo de popularização do futebol em Curitiba (1914-1933)
Descrição: Pretende-se, com esse projeto, desenvolver um estudo sobre os primeiros anos do futebol em Curitiba. Partindo da trajetória de alguns clubes formados por imigrantes italianos, como o Savóia e o Palestra Itália, analisamos o processo de popularização desse esporte na cidade e os conflitos gerados por esse processo. Nosso recorte temporal abarca as primeiras décadas do século XX, período conhecido como Primeira República, e os anos iniciais da Era Vargas. Praticado na capital paranaense desde, pelo menos, 1906, o futebol, em suas diferentes apropriações e formas de organização, abarcava as tensões sociais da Curitiba do início do século XX. Desde sua chegada à cidade, o futebol foi praticado por diversos grupos sociais, entretanto, o controle das primeiras ligas formadas para a gestão desse esporte esteve restrito, de início, aos clubes fundados pelas elites curitibanas. Essa realidade começou a ser alterada na segunda metade da década de 1910, quando agremiações e atletas oriundos das classes populares passaram a competir na primeira divisão da principal liga da cidade. Em decorrência da popularização do futebol, na década de 1920, as práticas semiprofissionais se expandiram pela maior parte dos grandes clubes locais. Essa realidade terminou por, no ano de 1933, precipitar adoção do profissionalismo no futebol curitibano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
FUTEBOL À ITALIANA: Um olhar da Gazeta do Povo sobre o Palestra Itália de Curitiba.
Descrição: Nessa pesquisa objetivamos analisar as relações discursivas entre futebol e italianidade articuladas em torno do Palestra Itália Football Club, da cidade de Curitiba, ou então, mais precisamente, investigar a forma como esse clube foi tratado nas páginas do jornal Gazeta do Povo, em seu caderno Desportos, que cobriu o campeonato organizado pela Associação Sportiva Paranaense (ASP) em 1921, do qual o clube supracitado participou. Utilizando do modelo teórico-metodológico da micro-história e atentando para a metodologia de análise de periódicos, procuramos verificar as peculiaridades na cobertura da Gazeta do Povo sobre essa equipe, comparando com a cobertura de outros clubes curitibanos, em especial Internacional, Coritiba, Paraná e América, os quatro clubes tradicionais da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Filosofia e Cinema no IF
Descrição: Visa estimular os jovens do Ensino Médio a relacionarem temas filosóficos a filmes selecionados, cujo enredo seja propício para tanto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Descrição arquivística do acervo Conselho Regional de Desportos 1941-1985
Descrição: O projeto visa a identificação, classificação e disponibilização à comunidade científica e ao público em geral, do Acervo Documental do Conselho Regional de Desportos do Paraná, constituído de 164 caixas de documentos diversos, abrangendo o período de 1941 a 1985 (Fundo PB 061 Depósito 51), num esforço conjunto do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade (Anexo I), do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, todos da Universidade Federal do Paraná, e do Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Programa supercromo - UEM FM
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Jhonatan Uewerton Souza - Integrante / Fábio Viana Ribeiro - Coordenador.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J. U.2016SOUZA, J. U.. Apresentação ao Dossiê História dos Esportes. Vozes, Pretérito & Devir: Revista de História da UESPI, v. V, p. 4-9, 2016.

2.
SOUZA, J. U.2016SOUZA, J. U.. A 'Candidatura Sportiva' e outras aproximações entre esporte e política na Curitiba da Primeira República. Vozes, Pretérito & Devir: Revista de História da UESPI, v. V, p. 122-148, 2016.

3.
SOUZA, J. U.2015SOUZA, J. U.; CAPRARO, André M. ; SILVA, Marcelo Moraes . Futebol passado a limpo - resenha da obra 'Jogo Sujo - o mundo secreto da FIFA: compra de votos e escândalo de ingressos' de Andrew Jennings. Pensar a Prática (Online), v. 18, p. 1, 2015.

4.
SOUZA, J. U.2013SOUZA, J. U.; SILVA, T. E. P. ; PAULA, T. N. T. . Desdomesticando E. P. Thompson: Resenha do livro E. P. Thompson: Política e Paixão. Vozes, Pretérito & Devir - Revista de História da UESPI, v. 1, p. 235-240, 2013.

5.
SOUZA, J. U.2013SOUZA, J. U.; CAPRARO, André M. . Resenha de O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Anos 90 (Online) (Porto Alegre), v. 20, p. 325-330, 2013.

6.
SOUZA, J. U.2012SOUZA, J. U.. O clube e suas múltiplas faces: notas sobre futebol, imigração e pertencimento. Revista de História Regional, v. 17, p. 505-533, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDONCA, Joseli M. N. (Org.) ; SOUZA, J. U. (Org.) . Paraná Insurgente: história e lutas sociais - séculos XVIII ao XXI. 1ª. ed. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. v. 1. 347p .

2.
MENDONCA, Joseli M. N. (Org.) ; SOUZA, J. U. (Org.) . Paraná Insurgente: história e lutas sociais - séculos XVIII ao XXI (e-book). 1ª. ed. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. v. 1. 347p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, J. U.. A política nas ruas: protestos, associativismo e militância na Primeira República. In: Jhonatan Uewerton Souza; Joseli Maria Nunes Mendonça. (Org.). Paraná Insurgente: história e lutas sociais - séculos XVIII ao XXI. 1ªed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2018, v. 1, p. 207-227.

2.
SOUZA, J. U.. A identidade como negócio: o Palestra Itália F. C. e os imigrantes peninsulares em Curitiba. In: Lourenço Resende da Costa; José Junio da Silva; Lucimara Koss. (Org.). Fragmentos de identidade e cultura. 1ªed.São Paulo: Todas as Musas, 2018, v. 1, p. 193-219.

3.
SOUZA, J. U.; CAPRARO, André M. . "Mercadorias postas em leilão": tensões sociais no prematuro processo de reconhecimento do profissionalismo no futebol paranaense. In: GOMES, Eduardo de Souza (org.); PINHEIRO, Caio Lucas Morais (org.). (Org.). Olhares para a profissionalização do futebol: análises plurais. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2015, v. , p. 235-263.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, J. U.. E a paridade?. A Carapuça, 23 set. 2008.

2.
SOUZA, J. U.. Overdose de Bola. A Carapuça.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. U.. Nem tudo começa com Vargas! Um panorama das relações entre esporte e política no Paraná da Primeira República. In: XV Encontro Regional de História ANPUH-PR, 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos do XV Encontro Regional de História ANPUH-PR, 2016. v. 1. p. 1-13.

2.
SOUZA, J. U.. De chuteiras e gravatas: apontamentos sobre a relação entre futebol e poder público na Curitiba das primeiras décadas do século XX. In: XXVIII Simpósio Nacional de História (ANPUH) - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História (ANPUH). Florianópolis: ANPUH, 2015. v. XXVIII. p. 1-16.

3.
SOUZA, J. U.. Jogando por cidadania: apontamentos sobre a experiência de atletas negros nas primeiras décadas do futebol curitibano (1909-1933). In: 7º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015, UFPR. Anais do 7º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015. p. 1-16.

4.
SOUZA, J. U.. Uma voz contra a seleção: aspectos regionais de um conflito pela hegemonia do futebol nacional. In: XXVII Simpósio Nacional de História ANPUH: Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

5.
SOUZA, J. U.. A cobertura da Gazeta do Povo sobre o Palestra Itália curitibano no campeonato de 1921. In: XIII Encontro Estadual de História Anpuh - Seção Paraná, 2012, Londrina. XIII Encontro Estadual de História, Anpuh-PR, Anais, Vol. II: do simpósio temático 14 ao simpósio temático 25, 2012. p. 1003-1013.

6.
SOUZA, J. U.. Cartão Vermelho ou Substituição? Futebol e Contra-Hegemonia na Líbia. In: 9º Fórum de Extensão e Cultura da UEM, 2011, Maringá. Cartão Vermelho ou Substituição? Futebol e Contra-Hegemonia na Líbia, 2011.

7.
SOUZA, J. U.. Um Palestra Itália em Curitiba: Apontamentos Comparados com o Caso Paulistano. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá. Textos Completos do V Congresso Internacional de História da UEM, 2011. p. 416-426.

8.
RIBEIRO, Fábio Viana ; SOUZA, J. U. . Universos do futebol: o amadorismo e profissionalismo no esporte bretão. In: V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação - XVI Semana de História da UEM, 2010, Maringá. Anais do V Fórum de Pesquisa e Pós-graduação em História (CD-ROM), 2010. p. 1147-1179.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J. U.. Jogando por cidadania: apontamentos sobre a experiência de atletas negros nas primeiras décadas do futebol curitibano (1909-1933). In: 7 Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015, Curitiba. Caderno de Resumos, 2015.

2.
SOUZA, J. U.. Curitiba, 'nova Sparta': o futebol como flagelo da modernidade. In: 2 Simpósio Internacional de estudos sobre futebol: Expressões, Memórias, Resistências e Rivalidades, 2014, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo, 2014. p. 73-73.

3.
SOUZA, J. U.. Futebol e Política na Líbia de Kadafi. In: II Simpósio de Futebol: migrações, mídias e sociabilidades, 2012, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2012. p. 9-9.

4.
SOUZA, J. U.. A cobertura da Gazeta do Povo sobre o Palestra Itália curitibano no campeonato de 1921. In: XIII Encontro Estadual de História Anpuh - Seção Paraná, 2012, Londrina. XIII Encontro Estadual de História ANPUH-PR CADERNO DE RESUMOS, 2012. p. 494-495.

5.
SOUZA, J. U.. Um Palestra Itália em Curitiba: apontamentos comparados com o caso paulistano. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá. Caderno de Resumos, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J. U.. Nem tudo começa com Vargas! Um panorama das relações entre esporte e política na Curitiba da Primeira República. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, J. U.. Jogando por cidadania: apontamentos sobre a experiência de atletas negros nas primeiras décadas do futebol curitibano (1909-1933). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, J. U.. História do Futebol nas décadas de 1930-1940. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, J. U.. Educação e Diversidade: qual o espaço das minorias no currículo?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, J. U.. Para além das fronteiras da cidade: contatos e migrações intermunicipais, interestaduais e internacionais na formação do futebol em Curitiba (1909-1933). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, J. U.. Curitiba, nova Sparta: o futebol como flagelo da modernidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, J. U.. O método biográfico na história do futebol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUZA, J. U.. A cobertura da Gazeta do Povo sobre o Palestra Itália curitibano no campeonato de 1921. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SOUZA, J. U.. Futebol e Política na Líbia de Kadafi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, J. U.. Cartão Vermelho ou Substituição? Futebol e Contra-Hegemonia na Líbia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, J. U.. Um Palestra Itália em Curitiba: Apontamentos Comparados com o Caso Paulistano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, J. U.. Muito mais que um futebol: amadorismo, profissionalismo e os problemas da unidade nominal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, J. U.. Universos do futebol: o amadorismo e profissionalismo no esporte bretão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, J. U.. História e Esporte. 2014. (Oficina).

2.
SOUZA, J. U.; FABRIS, P. B. . O cotidiano e o lazer em sua dimensão política: observações sobre a racialização das relações sociais em Curitiba na Primeira República. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, J. U.; FERRARI, Meire. P. S.; ALMEIDA, Fernanda M. P. S.. Concurso Público para o Cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Arte, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Goioerê. 2015. Instituto Federal do Paraná.

2.
SOUZA, J. U.; BASSO, Silvia E. O.; PROFETA FILHO, A. M.. Concurso Público para Professor de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama. 2015. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Formação em Educação Social. 2016. (Encontro).

2.
XV Encontro Regional de História ANPUH-PR.Nem tudo começa com Vargas! Um panorama das relações entre esporte e política na Curitiba da Primeira República. 2016. (Encontro).

3.
7 Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Jogando por cidadania: apontamentos sobre a experiência de atletas negros nas primeiras décadas do futebol curitibano (1909-1933). 2015. (Encontro).

4.
I Jornada Oitocentista: Em busca de novas perspectivas para se pensar o Brasil do século XIX. 2014. (Seminário).

5.
XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH.Uma voz contra a seleção: aspectos regionais de um conflito pela hegemonia do futebol nacional. 2013. (Simpósio).

6.
II Simpósio de Futebol: migrações e sociabilidades.Futebol e Política na Líbia de Kadafi. 2012. (Simpósio).

7.
Religião e Política: o papel do Islã na Primavera Árabe. 2012. (Outra).

8.
XIII Encontro Estadual de História ANPUH-Seção Paraná. A cobertura da Gazeta do Povo sobre o Palestra Itália curitibano no campeonato de 1921. 2012. (Congresso).

9.
XXVI Simpósio Nacional de História (ANPUH). 2011. (Simpósio).

10.
1º Simpósio de Estudos Sobre Futebol. 2010. (Simpósio).

11.
V Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação - XVI Semana de História da UEM.Universos do futebol: o amadorismo e profissionalismo no esporte bretão. 2010. (Outra).

12.
XIII Seminário de História.Muito mais que um futebol: amadorismo, profissionalismo e os problemas da unidade nominal. 2010. (Seminário).

13.
IV Congresso Internacional de História. 2009. (Congresso).

14.
XIV Semana de História - IV Fórum do Programa de Pós-graduação em História. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, J. U.; COMINETTI, G. P. F. . I Cinencontro. 2015. (Outro).

2.
SOUZA, J. U.. Maratona noturna: Os desejos da escuridão. 2008. (Outro).

3.
SOUZA, J. U.. Mostra de Cinema Japonês. 2008. (Outro).

4.
SOUZA, J. U.. Mostra Cinema e Maio de 1968. 2008. (Outro).

5.
SOUZA, J. U.. II Mostra de Cinema Brasileiro do Cinuem: Feminices. 2008. (Outro).

6.
SOUZA, J. U.. Cinema na UEM. 2007. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 14:08:52