Livia Lais de Santana Silva

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4231092138770531
  • Última atualização do currículo em 03/01/2018


Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduação em Ciências Biológicas / Bacharelado também pela Universidade Federal de Pernambuco .Com experiência na área de Bioquímica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Livia Lais de Santana Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. L. S.;DE SANTANA SILVA, LIVIA LAIS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Bioquímica e Biofísica.
Avenida Professor Moraes Rego s/n
Cidade Universitária
50670420 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268540


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Lectina inseticida de sementes de Moringa oleifera (WSMoL): investigação de interação com Aedes aegypti e desenvolvimento de formulações ativas sobre o inseto,
Orientador: Patrícia Maria Guedes Paiva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE LECTINA DE SEMENTES DE Moringa oleifera (WSMoL) SOBRE Danio rerio (PEIXE PAULISTINHA),Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Patrícia Maria Guedes Paiva.
Coorientador: Paulo Sérgio Martins de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Ciências Biológicas / Bacharelado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Avaliação de atividade larvicida de preparações lectínicas de torta de sementes de Moringa oleifera contra Aedes aegypti.
Orientador: Patrícia Maria Guedes Paiva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Técnicas de Biologia Molecular. (Carga horária: 3h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.
2012 - 2012
?Biossegurança: Diagnóstico e Monitoramento das DS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Aluna de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.

Atividade realizada
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC-CNPq-UFPE). Projeto "Uso de extrato de cerne de Myracrodruon urundeuva no controle de pragas de sementes de Moringa oleifera armazenadas".
08/2010 - 07/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.

Atividade realizada
Bolsista de Iniciação Científiica do CNPq (PIBIC-CNPq-UFPE). Projeto: "Avaliação de atividade antibacteriana de extratos e preparações lectínicas de torta de sementes de Moringa oleifera".
03/2010 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.

Atividade realizada
Estágio voluntário no Laboratório de Glicoproteínas da UFPE.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Investigação de proteínas vegetais quanto às atividades inseticida e coagulante de leite
Descrição: Lectinas e inibidores de proteases são moléculas envolvidas no mecanismo de defesa das plantas e desta forma as plantas constituem potenciais fontes alternativas de compostos com atividade inseticida. A dengue é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e o controle do mosquito vetor Aedes aegypti é a principal medida adotada para controlar a doença. Cupins da espécie Nasutitermes corniger são capazes de invadir o ambiente urbano atacando madeira e tem sido crescente o interesse por substâncias naturais que promovam diminuição na taxa de sobrevivência desses insetos. Os gorgulhos da espécie Sitophilus zeamais infestam grãos de importância econômica e o combate ao inseto é feito com o uso de inseticidas altamente tóxicos aos humanos. O projeto propõe: a) Identificar tecidos de plantas como novas fontes de inibidores de tripsina, lectinas e proteases; b) investigar o efeito inseticida de inibidores de proteases e lectinas através da determinação do valor da concentração letal necessária para matar 50% dos insetos (CL50), da atividade repelente, da taxa de oviposição, do percentual de eclosão dos ovos, de parâmetros nutricionais dos insetos alimentados com dieta contendo proteínas vegetais e do índice de deterrência alimentar; c) elucidar mecanismos de ação inseticida de proteínas vegetais e d) identificar moléculas alvo das proteínas inseticidas no trato intestinal de insetos. Adicionalmente o projeto investigará proteases de plantas como alternativas ao coalho bovino na manufatura do queijo através da determinação de atividade proteolítica e coagulante de leite em tecidos vegetais, identificação de enzimas vegetais com potencial uso como coalho e avaliação de propriedades físico-químicas e organolépticas do queijo produzido com coalho vegetal. O estudo contribuirá para a determinação do potencial biotecnológico de moléculas de origem vegetal como inseticida ou coagulante de leite. A equipe conta com estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica e.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Livia Lais de Santana Silva - Integrante / Idila Maria da Silva Araújo - Integrante / Ana Patrícia Silva de Oliveira - Integrante / Luana Cassandra Breitenbach Barroso Coelho - Integrante / Patrícia Maria Guedes Paiva - Coordenador / Thiago Henrique Napoleão - Integrante / Nataly Diniz de Lima Santos - Integrante / Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro - Integrante / Emmanuel Viana Pontual - Integrante / Lidiane Pereira de Albuquerque - Integrante / Claudio Alberto Alves da Rocha Filho - Integrante / Afonso Cordeiro Agra Neto - Integrante / Maria Tereza dos Santos Correia - Integrante / Bernardo do Rego Belmonte - Integrante / Belany Emanuele Alves de Carvalho - Integrante / Kézia Santana de Moura - Integrante / Leonardo Prezzi Dornelles - Integrante / Thâmarah de Albuquerque Lima - Integrante / Roberto Araújo Sá - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Interação de lectinas vegetais com bactérias, fungos e protozoários - potencial biotecnológico e capacitação de pessoal
Descrição: Plantas são fontes de lectinas, proteínas hemaglutinantes que apresentam diversas bioatividades de interesse biotecnológico. O Laboratório de Glicoproteínas do Departamento de Bioquímica da UFPE tem como objetivos detectar, purificar e avaliar propriedades biológicas de lectinas vegetais. O projeto tem como finalidades: 1) Desenvolvimento biotecnológico ao propor o uso de lectinas vegetais como agente biodegradável para controle do crescimento de bactérias, fungos e protozoários patogênicos ao homem e as plantas e como ferramenta para análise de contaminação bacteriana em água do mar, 2) Fortalecimento da capacidade científica no país ao proporcionar o intercâmbio de conhecimento entre competências do Laboratório de Glicoproteínas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas da Universidade Católica de Santos (IPECI) bem como pela formação de recursos humanos ao viabilizar o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na UFPE e no IPECI, 3) Divulgação do conhecimento científico do país através da produção de artigos científicos para publicação em periódicos indexados, e em congressos nacionais e internacionais. A proposta visa: a) isolar e caracterizar lectinas presentes em tecidos vegetais; b) determinar o efeito das lectinas isoladas sobre bactérias, fungos e protozoários; c) obter culturas de bactérias presentes em bivalves coletados na cidade do Recife (Pernambuco) e na baía de Santos (São Paulo); d) investigar o índice de contaminação bacteriana de água do mar utilizando as lectinas isoladas como sensor e moluscos bivalves coletados em Recife e Santos como fontes de bactéria, desde que investigações sistemáticas em moluscos bivalves pode indicar áreas que são afetadas por poluição; e) publicação de artigos científicos em periódicos de circulação nacional e internacional; f) formação de estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE SANTANA SILVA, LIVIA LAIS2017DE SANTANA SILVA, LIVIA LAIS; ALVES, ROMULO NEPOMUCENO ; DE PAULO, DRIELE VENTURA ; DA SILVA, JOSÉ DAYVID FERREIRA ; DE OLIVEIRA, ANA PATRÍCIA SILVA ; COELHO, LUANA CASSANDRA BREITENBACH BARROSO ; NAVARRO, DANIELA MARIA DO AMARAL FERRAZ ; NAPOLEÃO, THIAGO HENRIQUE ; DO AMARAL, IAN PORTO GURGEL ; DE CARVALHO, PAULO SÉRGIO MARTINS ; PAIVA, PATRÍCIA MARIA GUEDES . Ecotoxicity of water-soluble lectin from Moringa oleifera seeds to zebrafish ( Danio rerio ) embryos and larvae. CHEMOSPHERE, v. 185, p. 178-182, 2017.

2.
DE OLIVEIRA, ANA PATRÍCIA SILVA2016DE OLIVEIRA, ANA PATRÍCIA SILVA ; DE SANTANA SILVA, LIVIA LAIS ; DE ALBUQUERQUE LIMA, THÂMARAH ; PONTUAL, EMMANUEL VIANA ; DE LIMA SANTOS, NATALY DINIZ ; BREITENBACH BARROSO COELHO, LUANA CASSANDRA ; DO AMARAL FERRAZ NAVARRO, DANIELA MARIA ; ZINGALI, RUSSOLINA BENEDETA ; NAPOLEÃO, THIAGO HENRIQUE ; PAIVA, PATRÍCIA MARIA GUEDES . Biotechnological value of Moringa oleifera seed cake as source of insecticidal lectin against Aedes aegypti. PROCESS BIOCHEMISTRY, v. 51, p. 1683-1690, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, I. M. S. ; GOMES, F. S. ; SILVA, L. L. S. ; SILVA, G. F. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Extratos de torta de sementes de Moringa oleifera com atividades hemaglutinante e antibacteriana. In: Silva, G.F.; Bergamasco, R.; Serafini, M.R.; Sant'Anna, M.C.S.. (Org.). Potencialidades da Moringa oleifera Lam.. 1ed.São Cristóvão: Editora UFS, 2012, v. 2, p. 95-104.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, I. M. S. ; VASCONCELOS, N. M. ; SILVA, L. L. S. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; NAPOLEÃO, T. H. ; LIMA, J. S. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Atividade antifúngica de preparações lectínicas obtidas de torta de Moringa oleifera. In: Encontro Nacional da Moringa 2012 - IV ENAM, 2012, Campina Grande. Encontro Nacional da Moringa 2012 - IV ENAM, 2012. p. 1-6.

2.
OLIVEIRA, A. P. S. ; SILVA, L. L. S. ; PONTUAL, E. V. ; SANTOS, N. D. L. ; COELHO, L. C. B. B. ; NAVARRO, D. M. A. F. ; NAPOLEÃO, T. H. ; PAIVA, P. M. G. . Purificação de lectina com atividade larvicida contra Aedes aegypti a partir da torta de sementes de Moringa oleifera. In: Encontro Nacional da Moringa 2012 - IV ENAM, 2012, Campina Grande. Encontro Nacional da Moringa 2012 - IV ENAM, 2012. p. 1-5.

3.
SILVA, L. L. S.; ARAÚJO, I. M. S. ; COELHO, L. C. B. B. ; NAPOLEÃO, T. H. ; PAIVA, P. M. G. . Uso de extrato de cerne de Myracrodruon urundeuva para proteção de sementes de moringa oleifera contra cupim Nasutitermes corniger. In: Encontro Nacional da Moringa 2012 - IV ENAM, 2012, Campina Grande. Encontro Nacional da Moringa 2012 - IV ENAM, 2012. p. 1-5.

4.
ARAÚJO, I. M. S. ; SILVA, L. L. S. ; GOMES, F. S. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; SILVA, G. F. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. ; NAPOLEÃO, T. H. . Torta de sementes de Moringa oleifera: isolamento de lectina e detecção de atividade antibacteriana. In: Encontro Nacional de Moringa 2011 - III ENAM, 2011, Recife. Encontro Nacional de Moringa 2011 - III ENAM (Trabalho 04.08), 2011. p. 1-5.

5.
OLIVEIRA, A. P. S. ; ARAÚJO, I. M. S. ; SANTOS, N. D. L. ; SILVA, L. L. S. ; PEREIRA, D. F. ; SILVA, G. F. ; NAVARRO, D. M. A. F. ; NAPOLEÃO, T. H. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Torta de sementes de Moringa oleifera como fonte de lectina e agente larvicida contra Aedes aegypti. In: Encontro Nacional de Moringa 2011 - III ENAM, 2011, Aracaju. Encontro Nacional de Moringa 2011 - III ENAM (Trabalho 04.05), 2011. p. 1-4.

6.
ARAÚJO, I. M. S. ; GOMES, F. S. ; SILVA, L. L. S. ; SILVA, G. F. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Extratos de torta de sementes de Moringa oleifera com atividades hemaglutinante e antibacteriana. In: II Encontro Nacional de Moringa, 2010, Aracaju. II Encontro Nacional de Moringa, 2010. p. 1-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, I. M. S. ; VASCONCELOS, N. M. ; SILVA, L. L. S. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; NAPOLEÃO, T. H. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Lectin and antifungal activities from Moringa oleifera seed cakes. In: XLI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2012, Foz do Iguaçu. Programa e Resumos da XLI Reunião Anual da SBBq, 2012. p. R-017.

2.
SILVA, L. L. S.; ARAÚJO, I. M. S. ; NAPOLEÃO, T. H. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Avaliação de extratos de cerne de Myracrodruon urundeuva na proteção de sementes de Moringa oleifera ao ataque por cupins Nasutitermes corniger. In: VII Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2012, Maceió. VII Reunião Regional da FeSBE, 2012. p. 10.087.

3.
ARAÚJO, I. M. S. ; SILVA, L. L. S. ; NAPOLEÃO, T. H. ; GOMES, F. S. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; SILVA, G. F. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Atividade antibacteriana em preparações lectínicas de tortas de sementes de Moringa oleifera. In: VII Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2012, Maceió. VII Reunião Regional da FeSBE, 2012. p. 10.154.

4.
ARAÚJO, I. M. S. ; SILVA, L. L. S. ; NAPOLEÃO, T. H. ; GOMES, F. S. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; PEREIRA, D. F. ; SILVA, G. F. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Moringa oleifera lectin and antibacterial activities from seed press cakes. In: XL Annual Meeting of The Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq), 2011, Foz do Iguaçu. Program and Abstracts of the XL Annual Meeting of SBBq, 2011. p. J-105.

5.
SILVA, C. E. ; ARAÚJO, I. M. S. ; SILVA, L. L. S. ; GALVAO, M. P. C. ; NAPOLEÃO, T. H. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Detecção de lectina na torta de sementes de Moringa oleifera obtida após extração de óleo com solvente orgânico. In: III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010, Recife. III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas (Biodiversidade: uma visão multidisciplinar), 2010. p. BIO 16.

6.
GALVAO, M. P. C. ; ARAÚJO, I. M. S. ; SILVA, L. L. S. ; SILVA, C. E. ; NAPOLEÃO, T. H. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Investigação da torta de sementes de Moringa oleifera obtida após prensagem mecânica como fonte de lectinas. In: III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010, Recife. III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas (Biodiversidade: uma visão multidisciplinar),, 2010. p. BIO 19.

7.
SILVA, L. L. S.; ARAÚJO, I. M. S. ; GOMES, F. S. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Atividade antibacteriana de extratos de torta de moringa beneficiada em prensa mecânica. In: III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010, Recife. III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas (Biodiversidade: uma visão multidisciplinar),, 2010.

8.
SILVA, L. L. S.; ARAÚJO, I. M. S. ; GOMES, F. S. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; COELHO, L. C. B. B. ; PAIVA, P. M. G. . Atividade antibacteriana de extratos de torta de sementes de Moringa oleifera beneficiadas em solvente orgânico. In: III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010, Recife. III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas (Biodiversidade: uma visão multidisciplinar), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. P. S. ; SILVA, L. L. S. ; LIRA, M. B. ; PONTUAL, E. V. ; SANTOS, N. D. L. ; COELHO, L. C. B. B. ; NAVARRO, D. M. A. F. . Atividade ovicida e estimulante de oviposição de lectina isolada da torta de sementes de Moringa oleífera.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAIVA, P. M. G. ; PONTUAL, E. V. ; SILVA, L. L. S. ; COELHO, L. C. B. B. . I Curso Teórico-Prático de Experimentação com Proteínas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12a. Reunião Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Bioquímica. Structural Stability of Moringa oleifera Seed Cake Lectin Towards Denaturing Conditions. 2014. (Congresso).

2.
Encontro Nacional da Moringa 2012 - IV ENAM. Uso de extrato de cerne de Myracrodruon urundeuva para proteção de sementes de moringa oleifera contra cupim Nasutitermes corniger. 2012. (Congresso).

3.
IV Encontro Nacional de Moringa ? ENAM..Uso de extrato de cerne de Myracrodruon urundeuva para proteção de sementes de Moringa oleifera contra cupim Nasutitermes corniger.. 2012. (Encontro).

4.
VII Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Avaliação de extratos de cerne de Myracrodruon urundeuva na proteção de sementes de Moringa oleifera ao ataque por cupins Nasutitermes corniger. 2012. (Congresso).

5.
VII Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Atividade antibacteriana em preparações lectínicas de tortas de sementes de Moringa oleifera. 2012. (Congresso).

6.
Encontro Nacional de Moringa 2011 - III ENAM. orta de sementes de Moringa oleifera: isolamento de lectina e detecção de atividade antibacteriana. 2011. (Congresso).

7.
II Encontro Nacional de Moringa.Extratos de tortas de sementes de Moringa oleifera com atividades hemaglutinante e antibacteriana. 2010. (Encontro).

8.
III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas.Atividade antibacteriana de extratos de tortas de moringa beneficiada em prensa mecânica. 2010. (Simpósio).

9.
Workshop "Potencial Biotecnologico da Caatinga". 2010. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. P. S. ; SILVA, L. L. S. ; LIRA, M. B. ; PONTUAL, E. V. ; SANTOS, N. D. L. ; COELHO, L. C. B. B. ; NAVARRO, D. M. A. F. . Atividade ovicida e estimulante de oviposição de lectina isolada da torta de sementes de Moringa oleífera.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 20:46:51