Simone Braghin

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  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Mestra em Sociologia e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é coordenadora de pesquisa na TODXS, professora no Projeto Aprender-Rotaract, membro do Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (NEDJUS/UFSCAR). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: judicialização da política, cidadania, Supremo Tribunal Federal, judicialização das relações sociais, acesso à justiça e Direitos Humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Braghin
Nome em citações bibliográficas
BRAGHIN, S.;BRAGHIN, Simone.;BRAGHIN, SIMONE


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Sociedade Civil no Supremo: avanço de uma agenda de direitos?,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Fabiana Luci de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: STF; Judicialização da política; Agenda de direitos; Usos do tribunal; Ativismo judicial.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Direito.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2017 - 2018
Especialização em Derechos Humanos y estudios críticos del Derecho.
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
Título: ENTRE EPISTEMOLOGIAS DO NORTE E SUL: DOS DISCURSOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL.
Orientador: Lucas Arrimada.
Bolsista do(a): Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales, CLACSO, Argentina.
2018
Graduação em andamento em Ciências Sociais (Licenciatura).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado) - Mod.: Ciência Política.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo - judicialização da política e ativismo judicial.
Orientador: Fabiana Luci de Oliveira.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso Formação de Tutores para EaD. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2017 - 2018
Castigo_y_Sociedad_ProblemasActualesEnTornoDelCastigo_y_ElControlDelDelito. (Carga horária: 168h).
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2017 - 2018
Curso Internacional Estudios Críticos de Derecho y Sociedad. (Carga horária: 168h).
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2017 - 2017
Teorías Críticas de la justicia. (Carga horária: 168h).
Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
2016 - 2016
Controle Social. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Teoria dos Jogos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Desenvolvimento de Equipes. (Carga horária: 10h).
Instituto Legislativo Brasileiro (Senado Federal), ILB, Brasil.
2016 - 2016
Survey e construção de questionários. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2015 - 2015
Análise qualitativa de texto/som/imagens com Nvivo. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.
2015 - 2015
Análise quantitativa na Sociologia com uso do SPSS. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.
2014 - 2014
Análise de Dados Categóricos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Geoprocessamento Aplicado às Ciências Sociais (..). (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Formulação/Implementação/Avaliação Políticas Públ.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
O uso da estatística e do Action nas Ciências Soci. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2012
Promotoras Legais Populares de São Carlos. (Carga horária: 92h).
Prefeitura Municipal de São Carlos - SP, PMSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 12
Outras informações
Tutora do Laboratório de Produção Acadêmica

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora bolsista da CAPES

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora e Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisadora no Projeto "Ações Afirmativas: ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais", realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFSCar). Recebi bolsa, na modalidade tutoria, para exercer trabalhos na equipe de avaliação do Projeto, enquanto política pública financiada pelo MEC via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente vinculada ao PET- Usina de Reflexões, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Educação Tutorial (PET) "Usina de Reflexão: dimensões societais, políticas e impactos epistemológicos no novo cenário de inclusão social e Ações Afirmativas na UFSCar", financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 4
Outras informações
Tutora da ACIEPE (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) "Usina de Cidadania e Direitos", ofertada no segundo semestre de 2013.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora bolsista de projeto de Extensão Universitária financiado pela UFSCar.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora bolsista do projeto "Conexões de Saberes".

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica, Carga horária: 12
Outras informações
Projeto de desenvolvimento do software SACI. as principais atividades desempenhadas, enquanto assessora técnica, foram a prospecção e o estabelecimento de redes de parcerias com empresas privadas de comunicação e assessorias de comunicação de universidades da rede pública federal. http://www.saci.ufscar.br/ https://pt.wikipedia.org/wiki/SACI_(software)

Atividades

11/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.

04/2017 - 03/2018
Treinamentos ministrados , Centro de Educação e Ciências Humanas, Laboratório de Produção Acadêmica em Ciências Sociais.

Treinamentos ministrados
Construção de Pôsteres: dos conteúdos acadêmicos aos macetes no uso do PowerPoint e Gimp
Currículo Lattes/CNPq: da criação à alimentação contínua
Instrumentalização acadêmico-metodológico nas Ciências Sociais (tutoria)
07/2015 - 12/2015
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.

Estágio realizado
Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD/CAPES).
10/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, .

Cargo ou função
Representante discente suplente no Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE).

Associação TODXS, TODXS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa Pura, Carga horária: 12
Outras informações
Membro do time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), sendo responsável por desenvolver metodologias de coleta e análise de dados, interpretá-los e elaborar relatórios.

Atividades

09/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Pesquisa & Desenvolvimento, .


Projeto Aprender / Rotaract / Rotary International, APRENDER, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
O Projeto Aprender oferece gratuitamente a oportunidade para alunos de escola pública de aperfeiçoarem seus conhecimentos nas disciplinas cobradas nos diversos vestibulares de nosso país. Além de receber um apoio institucional da USP de São Carlos, o projeto é coordenado pelo Rotaract São Carlos Bandeirantes em parceria com o Rotary Bandeirantes. O projeto se estrutura por meio de um cronograma letivo que contém diversas atividades e aulas durante todo o ano, sempre com foco em nossos alunos e suas necessidades. (http://aprender.rotaractsanca.org/).

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Colégio Interativo Catanduva - COC Catanduva, COC CATANDUVA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 6
Outras informações
Professora substituta nas disciplinas Ciências Sociais (Ensino Fundamental 2), Filosofia e Sociologia (Ensino Médio).

Atividades

09/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Sociais (6º ano do Ensino Fundamental II)
Ciências Sociais (7º ano do Ensino Fundamental II)
Ciências Sociais (8º ano do Ensino Fundamental II)
Ciências Sociais (9º ano do Ensino Fundamental II)
09/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia (2º ano - Ensino Médio)
Sociologia (2º ano - Ensino Médio)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 20

Atividades

08/2018 - Atual
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Didática.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Ciências Sociais V.
03/2018 - 06/2018
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Didática.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Organização e Desenvolvimento da Educação Básica.
03/2018 - 6/2018
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Departamento de Didática.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de Prática de Ensino em Ciências Sociais IV.


Linhas de pesquisa


1.
Judiciário e Processo Decisório

Objetivo: Na linha Judiciário e Processo Decisório as discussões passam pelo desenho institucional do Judiciário e dos usos políticos dos tribunais, enfocando a dinâmica interna do processo deliberativo, e a reação da opinião pública e dos demais atores políticos às decisões dos tribunais. No aspecto da dinâmica interna, as pesquisas abordam tanto o padrão interno de decisão individual nos tribunais (Como os juízes decidem os casos?), quanto o padrão coletivo (Quais são os fatores determinantes nas decisões finais dos tribunais?, Como os juízes se compõem para votar?). O foco privilegiado desses estudos é o Supremo Tribunal Federal, mas também são abordadas outras instâncias e tribunais, problematizando os conceitos de judicialização da política e ativismo judicial..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise do Processo Decisório.
Palavras-chave: Poder Judiciário; Processo decisório; Judicialização da política; Judicialização das relações sociais; Ativismo judicial; Supremo Tribunal Federal.
2.
Estrutura Social, Poder e Mobilidades

Objetivo: Esta linha de pesquisa objetiva estudar transformações sociais na contemporaneidade e na sua dimensão histórica, tendo como referência suas implicações na estrutura social, nas relações de poder e na constituição de sociabilidades. Mudanças na produção e reprodução social dão novos sentidos à ação social, assim como às categorias espaço, tempo e identidades coletivas. A distinção de estudos macromicro e/ou das diversas dualidades características do pensamento sociológico dá lugar à busca de continuidades nos processos sociais nas quais as classificações são percebidas como parte de um todo mais amplo. Inclui temas como globalização, trabalho e crise da sociedade salarial, mercado de trabalho e inovação tecnológica, reconfiguração das classes sociais; atores sociais e ação coletiva; mobilidade social, ocupacional e espacial; exclusão social, territorialidade e migrações; qualificação, profissões e educação; justiça, violência e segurança..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.
Palavras-chave: Estrutura Social; Poder; Ação social; Identidades coletivas.
3.
Análise de perfil sociodemográfico
4.
Identidade e Diferenças
5.
Metodologia de Pesquisa
6.
Direitos Humanos e inclusão social


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Sociedade Civil no Supremo: avanço de uma agenda de direitos?
Descrição: Objetivo é investigar se em que medida o Supremo Tribunal Federal (STF) tem contribuído para o avanço de uma agenda de direitos e de garantias à sociedade civil. Questionamos no debate sobre judicialização da política quais são as políticas públicas efetivamente judicializadas, em sede de controle concentrado de constitucionalidade das leis, comparando a agenda do STF com a agenda de produção legislativa federal, e observamos também como o Supremo decidiu as questões no âmbito dos direitos de cidadania levadas até ele. Nosso recorte temporal está no primeiro governo Lula (2003 a 2006). Analisamos nesse período a agenda do STF e a agenda de produção legislativa dos poderes Executivo e Legislativo federais, de modo a observar o quê da agenda legislativa foi judicializado e por quais atores. E analisamos detidamente, as petições iniciais levadas ao STF, referentes aos direitos de cidadania discutindo os objetivos postos na judicialização dessas políticas: fazer avançar, garantir ou restringir direitos. Para isso, utilizamos os dados de produção legislativa do SILeg, gerando uma base de dados quantitativa dessa produção, organizando-a em variáveis comparáveis com a base de dados de ações do STF, geradas a partir da consulta das petições iniciais de ADIs, ADPFs, ADOs e ADCs ingressadas no período, assim como a consulta do andamento dessas ações (acórdãos). Em geral, a análise apontou que a judicialização das políticas nesse período não teve como objetivo principal o avanço de uma agenda de direitos. Além disso, nossas conclusões apontam que a atuação do STF no período não contribuiu significativamente para o avanço ou expansão de garantias de direitos constitucionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Simone Braghin - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante.
2014 - 2014
Relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo: judicialização da política e ativismo judicial
Descrição: Este trabalho tem como objetivo posicionar e organizar o debate acerca do envolvimento do Poder Judiciário na política no Brasil, a partir da realização de um levantamento bibliográfico, mapeando as questões que são debatidas nessa bibliografia, cobrindo as áreas da Sociologia, da Ciência Política e do Direito. Para isso, elencamos os objetivos específicos de (a) mapear a metodologia empregada pelos autores do tema e (b) identificar a concepção de judicialização da política e de ativismo judicial com a qual esses autores trabalham. O ponto de partida para realizar o levantamento da literatura são os conceitos de judicialização da política e de ativismo judicial, problematizando se há (ou não) consenso acerca da definição dos conceitos e das consequências que esses fenômenos representados apresentam. A questão que norteia este trabalho é entender como a atuação do Judiciário brasileiro em relação às questões de políticas públicas tem sido retratada pelo debate qualificado dessas três áreas. Para isso, dividimos a metodologia em três movimentos: coleta, sistematização e análise da bibliografia. Como metodologia de coleta da bibliografia, utilizamos as palavras-chave judicialização da política, ativismo judicial, judiciário e políticas públicas, judiciário e política e Supremo Tribunal Federal/STF no mecanismo de busca da biblioteca eletrônica SciELO Brasil. Em seguida, como metodologia de sistematização, organizamos o material coletado. Por fim, os artigos foram organizados por tipo de pesquisa, considerando a forma como a discussão foi operacionalizada. Ao realizar a coleta na biblioteca eletrônica, obtivemos o total de 193 artigos dentro de um conjunto de 47 revistas. Para a análise desses artigos, utilizamos uma classificação temática baseada nos trabalhos de Taylor (2007) e de Oliveira (2012), de modo a cruzar as dimensões/aspectos que esses autores defendem serem essenciais para se compreender a influência do poder Judiciário na política. Com isso, pode-se observar que grande parte dos estudos sobre o judiciário ? em particular o Supremo Tribunal Federal ? e seu debate estão olhando sobre o ângulo institucional e os impactos desse poder na democracia brasileira, além disso, concluí-se que ainda são poucos os estudos sobre as demais dimensões/aspectos que retratam o Supremo e seu envolvimento na política..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Simone Braghin - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante.
2013 - 2016
Ações Afirmativas: ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais
Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa nas instituições parceiras neste projeto com foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas universidades. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Simone Braghin - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Ana Cristina Cruz - Integrante / Valter Silverio - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Joana Celia dos Passos - Integrante / Ivan Costa Lima - Integrante / Rodrigo Ednilson de Jesus - Integrante / Dayse Cabral de Moura - Integrante / Ivanilda Amado Cardoso - Integrante.
2013 - 2015
Processo Decisório no Supremo Tribunal Federal- formação de grupos e redes de votação
Descrição: O objetivo geral do projeto é discutir a formação de grupos e a constituição de redes de votação no STF (Supremo Tribunal Federal), enfocando as alterações de composição do tribunal ao longo dos últimos treze anos, e verificando o impacto que a trajetória de carreira dos ministros tem na determinação da composição destes grupos e no processo decisório do Tribunal. Para isso, analisarei ADINS (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) julgadas no período de 1999 a 2012, cujas decisões dividiram a corte (decisões não-unânimes). Buscarei identificar os motivos e as consequências do dissenso, discutindo se e como a trajetória de carreira dos ministros influencia no grau de divergência entre eles. Examinarei, ainda, o comportamento dos ministros que ingressaram no tribunal no período em análise, nas decisões de interesse do governo que os nomeou, comparando seu posicionamento frente aos demais ministros do tribunal, agregando maior quantidade de dados para testar de forma mais robusta o argumento de que o processo de nomeação implicaria subserviência do nomeado ao governo que o nomeou. Observarei se ministros nomeados em governos diferentes mas com trajetórias profissionais iguais votam sistematicamente da mesma forma nestas decisões ou não. Como objetivo secundário construirei uma base de dados de todas as decisões não unânimes de ADINS do STF nesse período, contribuindo para a consolidação de um campo de estudos que está em formação no Brasil, fornecendo material consistente para outros pesquisadores que tenham interesse em estudar o processo decisório no STF. A base teórico-metodológica que dá suporte à pesquisa agrega conceitos das teorias da decisão (modelos atitudinal, estratégico e institucional), da formação de grupos e da sociologia das profissões. O estudo valer-se-á de técnicas quantitativas (análise combinatória e regressão logística) e qualitativas (análise de conteúdo) de análise de dados. Haverá também o mapeamento de textos de jornal para compor o entendimento e a contextualização do processo decisório e da formação dos grupos - um segundo produto secundário será, portanto, o mapeamento da forma um segmento da mídia impressa retratou a atuação do Tribunal no período em estudo, permitindo incorporar ao modelo de análise a influência da opinião pública no comportamento do tribunal.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Simone Braghin - Integrante / Sarah Pereira da Silva - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Laboratório de Produção Acadêmica em Ciências Sociais
Descrição: O Laboratório de Produção Acadêmica em Ciências Sociais (LAPA), vinculado à Coordenação do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem como intuito reforçar a formação específica metodológica e instrumental dos discentes de graduação em Ciências Sociais. As atividades da equipe de tutores incluem: (a) atividades de tutoria, em que pós-graduandos (tutores) e graduandos trabalham conjuntamente em leituras de texto e uma produção textual final conveniente e adequada ao perfil do graduando; (b) minicursos de extensão atrelados as ferramentas e tópicos úteis à graduação em Ciências Sociais, especialmente normatização de trabalhos, bases bibliográficas, tópicos dirigidos e complementares às disciplinas obrigatórias em Ciências Sociais.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Simone Braghin - Integrante / Anna Catarina Morawska Vianna - Coordenador.
2012 - 2012
Levantamento de dados ? perfil socioeconômico da região de influência Lagoa do Sino
Descrição: Proposta desta pesquisa é realizar o levantamento e a sistematização dos indicadores socioeconômicos da região de Buri e Campina do Monte Alegre (SP) onde será implantado nos próximos dois anos o novo campus da UFSCar (Campus Lagoa do Sino). Com base na proposta institucional inicial, este campus deve servir como ferramenta de alavancagem do desenvolvimento local e, exatamente por isso, necessita de amplos estudos sobre a conformação social e econômica dos municípios que compõem a área de influência da região. Com base em indicadores compilados em sites estatísticos oficiais (IBGE, IPEA, SEADE) o objetivo deste projeto é sistematizá-los em um diagnóstico que permita a tomada de decisão da instituição e da ProEX nas ações destinadas ao novo campus, ajustando-as as condições sociais reais de seu entorno social, cultural, ambiental e econômico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Simone Braghin - Integrante / Vera Alves Cêpeda - Coordenador / Rafael Gustavo de Souza - Integrante.
2011 - 2011
Conexões de Saberes UFSCar/2010: diálogos entre a universidade e as comunidades populares
Descrição: Implementação do Projeto Conexoes de Saberes UFSCar2010 no âmbito do Programa "Conexoes de Saberes:diálogos entre a universidade e as comunidades populares" do MEC/SECADI, com a participação de alunos de graduação indígenas, quilombolas ou oriundos de comunidades populares. O projeto visa publicizar os fundamentos das Ações Afirmativas (teóricos, metodológicos e de alcance político/social) junto à comunidade discente/docente da universidade, promovendo, nesse processp/contexto a permanência qualificada de estudantes de origem popular na universidade. O projeto/programa nasce da identificação, nos últimos anos, da aplicação de políticas de democratização do acesso de estudantes de origem popular às universidades públicas. Destaca-se, dentre elas, a adoção de reservas de vagas para afrodescendentes e indígenas em diversas instituições de ensino superior. A UFSCar, após amplo debate com a comunidade, aprovou no final de 2006, para implantação em 2008, seu programa de ações afirmativas. O programa visa garantir o acesso e a permanência destas/es estudantes no espaço universitário, compreendendo que a permanência não se realiza exclusivamente através ações de assistência socioeconômica, mas também de ações de natureza sócio-pedagógica que reconheçam e valorizem a trajetória das/os estudantes de origem popular, ingressas/os ou não em função de políticas de reservas de vagas. O projeto Conexões de Saberes na UFSCar tem contribuído, nos anos de 2006, 2007 e 2009, para a criação e manutenção de um ambiente intelectual e cultural acolhedor aos saberes que as/os estudantes trazem de suas experiências escolares, sociais e existenciais. Para cumprir seus propósitos maiores, o projeto na UFSCar busca efetivar uma agenda de ações concatenada com a agenda nacional, como detalhada neste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) .

Integrantes: Simone Braghin - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Vera Alves Cêpeda - Coordenador / Rafael Gustavo de Souza - Integrante / Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio - Integrante / João Rafael da Silva Tadeu - Integrante / Priscila de Menezes Paladini - Integrante / Lerisson Christian Nascimento - Integrante / Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Ivan Ervolino - Integrante / Ivan Henrique de Mattos e Silva - Integrante / Bruno Bolognesi - Integrante / Bruno Vicente Lippe Pasquarelli - Integrante.
2010 - 2011
Aprimoramento e transferência de tecnologia do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI)
Descrição: O projeto Saci@Ipê está inserido no contexto de atuação das unidades de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A proposta é articular soluções tecnológicas de software para criação de um ambiente em rede, colaborativo e inovador para as assessorias de comunicação, emissoras de rádio e TV universitárias e grupos interessados na divulgação da ciência e na difusão do conhecimento. A ideia surge da experiência com o desenvolvimento e a utilização do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) da UFSCar e da possibilidade de articulação deste software com a base de dados da RedeIFES - experiência da UFPR para disseminação de arquivos de áudio e vídeo das emissoras universitárias - e a sua utilização em todas as IFES para que seja possível compartilhar conteúdo no âbito de uma agência de notícias multimídia de Ciência e Tecnologia das IFES. Também é visualizada a possibilidade de utilização do SACI para criação de uma Agência de Notícias de C&T das IFES. A ideia reflete um cenário no qual já é verificada há tempos a dificuldade dos jornalistas que cobrem a área de C&T no acesso a informações centralizadas das IFES e uma visibilidade ainda baixa da produção do conhecimento das universidades do sistema federal na mídia brasileira e internacional. Neste contexto e de um ponto de vista prático, este projeto pretende otimizar o SACI, promovendo ajustes, propondo e desenvolvendo novas soluções e inovações que lhe permitam se tornar uma ferramenta robusta, facilmente configurável e de fácil instalação e utilização pelos potenciais usuários do sistema as assessores de comunicação e as emissoras de rádio e televisão das IFES..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Simone Braghin - Integrante / Rodrigo Eduardo Botelho Francisco - Coordenador / Alex Fernando Orlando - Integrante / André Emílio Sanches - Integrante / Renato Keiti Sukomine - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Diego Zanchi - Integrante.
Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro / Pró-reitoria de Extensão - UFSCar - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
SACI@Ipê

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Eduardo Botelho Francisco em 09/12/2014.
Descrição: Descrição: O projeto Saci@Ipê está inserido no contexto de atuação das unidades de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A proposta é articular soluções tecnológicas de software para criação de um ambiente em rede, colaborativo e inovador para as assessorias de comunicação, emissoras de rádio e TV universitárias e grupos interessados na divulgação da ciência e na difusão do conhecimento. A ideia surge da experiência com o desenvolvimento e a utilização do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) da UFSCar e da possibilidade de articulação deste software com a base de dados da RedeIFES - experiência da UFPR para disseminação de arquivos de áudio e vídeo das emissoras universitárias - e a sua utilização em todas as IFES para que seja possível compartilhar conteúdo no âbito de uma agência de notícias multimídia de Ciência e Tecnologia das IFES. Também é visualizada a possibilidade de utilização do SACI para criação de uma Agência de Notícias de C&T das IFES. A ideia reflete um cenário no qual já é verificada há tempos a dificuldade dos jornalistas que cobrem a área de C&T no acesso a informações centralizadas das IFES e uma visibilidade ainda baixa da produção do conhecimento das universidades do sistema federal na mídia brasileira e internacional. Neste contexto e de um ponto de vista prático, este projeto pretende otimizar o SACI, promovendo ajustes, propondo e desenvolvendo novas soluções e inovações que lhe permitam se tornar uma ferramenta robusta, facilmente configurável e de fácil instalação e utilização pelos potenciais usuários do sistema as assessores de comunicação e as emissoras de rádio e televisão das IFES.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Simone Braghin - Integrante / Rodrigo Eduardo Botelho Francisco - Coordenador / Alex Fernando Orlando - Integrante / André Emílio Sanches - Integrante / Renato Keiti Sukomine - Integrante / Aline Vanessa Zambello - Integrante / Diego Zanchi - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista Florestan ? Graduação em Ciências Sociais da UFSCar
2016 - 2016
Periódico: Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia
2017 - 2018
Periódico: Revista Ciências Sociais em Perspectiva (UNIOESTE)
2018 - 2018
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO
2018 - Atual
Periódico: REVISTA ENSAIOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Direito.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Direitos Humanos e Justiça.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Análise do Processo Decisório.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Outras Sociologias Específicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAGHIN, SIMONE2017BRAGHIN, SIMONE. O PODER EM RELAÇÃO: REVISITANDO O CONCEITO DE PODER EM MICHEL FOUCAULT, NORBERT ELIAS E PIERRE BOURDIEU. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 10, p. 155-167, 2017.

2.
DE OLIVEIRA, FABIANA LUCI2015 DE OLIVEIRA, FABIANA LUCI ; FALAVINHA, DIEGO H. S. ; BRAGHIN, SIMONE . Processo decisório no STF e o caso da Reforma do Judiciário / Decision-making process in Supreme Court and the case of Judicial Reform. Revista Direito e Práxis, v. 6, p. 365-394, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRAGHIN, SIMONE. Áskesis: Revista dxs Discentes do Programa de Pos-Graduação em Sociologia da UFSCar (Dossiê - Diversas faces de estudos sobre Acesso à Justiça e Cidadania; vol. 5 n.2/2016). 2. ed. São Carlos: , 2016. v. 5. 154p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGHIN, Simone.. Política(s) e democracia: assimilação de conflitos pela via judicial. In: XIV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2015, Araraquara. Movimentos sociais no século XXI: olhares sobre o Brasil Contemporâneo: Anais da XIV Semana da Pós-Graduação em Ciências Sociais. Araraquara: FCL-UNESP, 2015. p. 239-254.

2.
ZAMBELLO, A. V. ; MAIA, G. O. S. ; BRAGHIN, S. . A Anatomia da política de expansão do Ensino Superior Público Brasileiro. In: III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, 2013, Curitiba. Anais III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, 2013. v. 1.

3.
ZAMBELLO, A. V. ; BRAGHIN, S. ; CEPEDA, V. A. . A Reserva de vagas na UFSCar: processo decisório e dilemas da inclusão social via Ação Afirmativa. In: VII Encontro Anual da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação, 2012, Curitiba - PR. Anais do 7º Encontro da ANDHEP - 2012, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGHIN, Simone.. Política(s) e democracia: assimilação de conflitos pela via judicial. In: XIV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais Movimentos sociais no século XXI - olhares sobre o Brasil contemporâneo, 2015, Araraquara. Caderno de Resumos XIV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais Movimentos sociais no século XXI - olhares sobre o Brasil contemporâneo, 2015. p. 41-41.

2.
BRAGHIN, Simone.. Relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo: o debate acerca do envolvimento do poder Judiciário na política no Brasil. In: Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade, 2014, São Carlos. Caderno de resumos, 2014. p. 1-55.

3.
BRAGHIN, Simone.. Relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo: judicialização da política e ativismo judicial. In: IX Congresso de Iniciação Científica da UNIARA, 2014, Araraquara. Anais IX Congresso de Iniciação Científica da UNIARA, 2014.

4.
BRAGHIN, S.; ZAMBELLO, A. V. ; CEPEDA, V. A. . Processo decisório da Reserva de Vagas na UFSCar: uma análise da participação da comunidade nas versões do projeto.. In: II Congresso Paulista de Extensão Universitária, 2012, São Paulo. Congresso Paulista de Extensâo Universitária, 2012.

5.
BRAGHIN, S.; ZAMBELLO, A. V. ; CEPEDA, V. A. . Análise da participação da comunidade acadêmica nas versões do projeto de reserva de vagas na UFSCar. In: XI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2012, Araraquara. Caderno de Resumos: As Ciências Sociais e os desafios da interdisciplinaridade. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGHIN, Simone.. O debate acerca dos conceitos de Judicialização das relações sociais, judicialização da política e ativismo judicial no Brasil ? de 1998 a 2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRAGHIN, Simone.. Política(s) e democracia: assimilação de conflitos pela via judicial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRAGHIN, S.; AZEVEDO, G. F. . Acepções acerca dos termos judicialização da política, judicialização das relações sociais e ativismo judicial no Brasil - de 1998 a 2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BRAGHIN, S.. Relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo: o debate acerca do envolvimento do poder Judiciário na política no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BRAGHIN, Simone.. Relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo: judicialização da política e ativismo judicial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAGHIN, S.; CEPEDA, V. A. . Perfil socioeconômico da região de influência do campus Lagoa do Sino/UFSCar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BRAGHIN, S.; CEPEDA, V. A. ; COSTA, A. C. ; LIMA , D. R. ; OLIVEIRA, A. G. S. . Perfil do aluno ingressante na UFSCar: de 2007 a 2010. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRAGHIN, S.; CEPEDA, V. A. ; COSTA, A. C. ; LIMA , D. R. ; OLIVEIRA, A. G. S. . Políticas de permanência estudantil: o caso da UFSCar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ZAMBELLO, A. V. ; BRAGHIN, S. ; CEPEDA, V. A. . A reserva de vagas na UFSCar: processo decisório e dilemas da inclusão via Ação Afirmativa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAGHIN, S.; ZAMBELLO, A. V. ; CEPEDA, V. A. . Processo decisório da Reserva de Vagas na UFSCar: uma análise da participação da comunidade nas versões do projeto.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BRAGHIN, S.; ZAMBELLO, A. V. ; CEPEDA, V. A. . Análise da participação da comunidade acadêmica nas versões do projeto de reserva de vagas na UFSCar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BRAGHIN, S.. Intersecções entre Estado e Sociedade: o Direito como arena de mediação e proteção de direitos 2017 (Resenha).

2.
BRAGHIN, SIMONE. Reflexões analíticas sobre Estado, Direito e Sociedade Civil: um compêndio da obra. São Carlos 2016 (Resenha).

3.
BRAGHIN, Simone.. Diversas faces de estudos sobre Acesso à Justiça e Cidadania. São Carlos, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGHIN, Simone.. Direito à Livre Orientação Sexual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRAGHIN, S.. Currículo Lattes/CNPq: da criação à alimentação contínua. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BRAGHIN, SIMONE. Construção de Pôsteres: dos conteúdos acadêmicos aos macetes no uso do PowerPoint e Gimp. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BRAGHIN, Simone.. Relatório Anual de Acompanhamento de Bolsista CAPES/CNPq. 2017. (Relatório de pesquisa).

5.
BRAGHIN, Simone.. Direito à Livre Orientação Sexual. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BRAGHIN, Simone.. Relatório Anual de Acompanhamento de Bolsista CAPES/CNPq. 2016. (Relatório de pesquisa).

7.
BRAGHIN, SIMONE. Facetas Jurídicas. 2016. (Imagem de capa de periódico).

8.
BRAGHIN, SIMONE. Direito à Livre Orientação Sexual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CEPEDA, V. A. ; SALES, C. M. R. ; BRAGHIN, S. ; VALDES, T. A. . Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE): Usina de Cidadania e Direitos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CEPEDA, V. A. ; BRAGHIN, S. ; ZAMBELLO, A. V. ; SANTOS, R. A. dos ; JUNIOR, T. S. ; PALADINI, P. M. ; SANTOS JUNIOR, T. ; TADEU, J. R. S. . Oficina de Economia Aplicada. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Semana de Ciências Sociais da UFSCar.Grupo de Trabalho Multidisciplinar. 2016. (Outra).

2.
17º Congresso Brasileiro de Sociologia. O debate acerca dos conceitos de Judicialização das relações sociais, judicialização da política e ativismo judicial no Brasil ? de 1998 a 2013. 2015. (Congresso).

3.
V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar.. 2015. (Seminário).

4.
XIV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Política(s) e democracia: assimilação de conflitos pela via judicial. 2015. (Outra).

5.
XVI Semana de Ciências Sociais Unesp Araraquara.ACEPÇÕES ACERCA DOS TERMOS JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA, JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E ATIVISMO JUDICIAL NO BRASIL ? DE 1998 A 2013. 2015. (Outra).

6.
Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade.Relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo: o debate acerca do envolvimento do poder Judiciário na política no Brasil. 2014. (Outra).

7.
I Workshop de Metodologia em Ciência Política. 2014. (Outra).

8.
IX Congresso de Iniciação Científica da UNIARA. Relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo: judicialização da política e ativismo judicial. 2014. (Congresso).

9.
II Jornadas de Políticas Públicas: múltiplas dimensões da agenda pública. 2013. (Encontro).

10.
I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: interfaces da Ciência Política. 2013. (Outra).

11.
Macchiavellicas - Seminários do PPG-POL: "Post-Neoliberalismo en Argentina? Rasgos de quiebre y continuidad en el Estado argentino anterior y posterior a la crisis Del 2001". 2013. (Outra).

12.
Seminário sobre o Observatório Nacional FONAPRACE. 2013. (Seminário).

13.
II Congresso Paulista de Extensão. Processo decisório da Reserva de Vagas na UFSCar: uma análise da participação da comunidade nas versões do projeto.. 2012. (Congresso).

14.
Macchiavellicas - Seminários do PPG-POL: "Simbologia e dominação no capitalismo contemporâneo". 2012. (Outra).

15.
Palestra: "Direitos e dimensões do Poder no uso privado das coisas públicas: um estudo de caso normativo sobre o modelo de gestão de políticas públicas por OSCIP". 2012. (Outra).

16.
Seminário de Aprofundamento de Estudos " El Proceso de Victimización de la Trabajadora Sexual Migrante". 2012. (Seminário).

17.
VII Encontro da ANDHEP.A reserva de vagas na UFSCar: processo decisório e dilemas da inclusão via Ação Afirmativa.. 2012. (Encontro).

18.
V Seminário Regional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher. 2012. (Seminário).

19.
II Conferência Municipal LGBTT de São Carlos. 2011. (Outra).

20.
II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política. 2011. (Outra).

21.
II Seminário Internacional "O lugar das idéias: centro e periferia no pensamento político-social.Pensar o desenvolvimento". 2011. (Seminário).

22.
I Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos. 2011. (Outra).

23.
IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. 2011. (Outra).

24.
IX Semana de Ciências Sociais - UFSCar. 2011. (Outra).

25.
Palestra "Iniciação Científica: objetivos e oportunidades". 2011. (Outra).

26.
Seminário Políticas Públicas Inclusivas e Mudança Social. 2011. (Seminário).

27.
Colóquio "A política hoje: teoria, ação e instituições". 2010. (Outra).

28.
I Conferência Municipal de Defesa Civil. 2010. (Outra).

29.
I Seminário Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. 2010. (Seminário).

30.
Palestra ?Raízes sociais e ideológicas do lulismo?. 2010. (Outra).

31.
Palestra "Como Escrever Artigos Científicos: estrutura e estratégias de linguagem". 2010. (Outra).

32.
Palestra "Discurso Político: fronteiras nebulosas". 2010. (Outra).

33.
VIII Semana de Ciências Sociais - UFSCar. 2010. (Outra).

34.
III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. 2009. (Outra).

35.
I Conferência Municipal LGBTT de São Carlos. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MISKOLCI, R. ; SILVERIO, V. R. ; LEITE JUNIOR, J. ; PEREIRA, B. P. ; CATOIA, C. C. ; SILVEIRA, D. S. ; PADILHA, F. A. ; MELLO, F. C. C. ; SILVA, G. M. ; DINIZ, G. Z. ; DAMAS, H. L. G. ; CARDOSO, J. P. ; FERREIRA, J. P. ; PRIORI, J. ; COELHO, J. F. J. ; DIEGO, K. ; MIGUEL, L. H. ; MORENO, P. A. C. ; BRAGHIN, S. ; JURADO, T. M. S. ; MIRANDA, Y. L. R. . V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. 2015. (Outro).

2.
OLIVEIRA, F. L. ; SINHORETTO, J. ; BONELLI, M. G. ; MELO, F. A. L. ; VIEIRA, G. ; SILVESTRE, G. ; DENARI, G. B. ; MACEDO, H. L. S. ; BORELLI, K. ; SOUZA, L. C. ; SCHLITTLER, M. C. C. ; PIRES, M. R. ; SILVA, S. P. ; BRAGHIN, S. ; SIQUEIRA, W. L. ; MIRANDA, Y. L. R. . Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade. 2014. (Outro).

3.
CEPEDA, V. A. ; SALES, C. M. R. ; BRAGHIN, S. ; VALDES, T. A. . Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE): Usina de Cidadania e Direitos. 2013. (Outro).

4.
CEPEDA, V. A. ; BRAGHIN, S. ; ZAMBELLO, A. V. ; TADEU, J. R. S. ; SOUZA, R. G. ; ANTONIO, G. H. B. de . Seminário Políticas Públicas Inclusivas e Mudança Social. 2011. (Outro).

5.
CEPEDA, V. A. ; NASCIMENTO, L. C. ; SOUZA, R. G. ; GUMIERO, R. G. ; ANTONIO, G. H. B. de ; BRAGHIN, S. ; ZAMBELLO, A. V. ; PALADINI, P. M. ; ERVOLINO, I. ; SILVA, I. H. M. E. ; BOLOGNESI, B. ; PASQUARELLI, B. V. L. . Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE): Usina de Cidadania e Direitos. 2011. (Outro).

6.
CEPEDA, V. A. ; ZAMBELLO, A. V. ; BRAGHIN, S. ; SANTOS, R. A. dos ; PALADINI, P. M. ; TADEU, J. R. S. ; SANTOS JUNIOR, T. . Oficina de Economia Aplicada. 2011. (Outro).

7.
BOTELHO, R. ; BRAGHIN, S. ; ZORZO, S. D. . Seminário Software Livre na UFSCar: o caso do projeto SACI. 2010. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CEPEDA, V. A. ; BRAGHIN, S. ; ZAMBELLO, A. V. ; SANTOS, R. A. dos ; JUNIOR, T. S. ; PALADINI, P. M. ; SANTOS JUNIOR, T. ; TADEU, J. R. S. . Oficina de Economia Aplicada. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CEPEDA, V. A. ; SALES, C. M. R. ; BRAGHIN, S. ; VALDES, T. A. . Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE): Usina de Cidadania e Direitos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRAGHIN, SIMONE. Direito à Livre Orientação Sexual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BRAGHIN, Simone.. Direito à Livre Orientação Sexual. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BRAGHIN, Simone.. Direito à Livre Orientação Sexual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BRAGHIN, S.. Currículo Lattes/CNPq: da criação à alimentação contínua. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BRAGHIN, SIMONE. Construção de Pôsteres: dos conteúdos acadêmicos aos macetes no uso do PowerPoint e Gimp. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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