Ana Carolina Arenhardt Tomaz Bialetzki

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0502845856402393
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina e Especialista em "Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação" e em "Educação Ambiental". Com experiência no ensino básico, profissionalizante e superior atuou em instituições públicas e particulares ministrando disciplinas nas áreas de Química, Bioquímica e Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carolina Arenhardt Tomaz Bialetzki
Nome em citações bibliográficas
TOMAZ, A. C. A.;BIALETZKI, A. C. A. T.;ARENHARDT A.C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Paranavaí.
Avenida José Felipe Tequinha - de 1331/1332 ao fim
Jardim das Nações
87703536 - Paranavaí, PR - Brasil
Telefone: (44) 34820110
URL da Homepage: http://paranavai.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Pedagogizando por um mundo steampunk - uma análise cultural educacional por meio do filme: As loucas aventuras de James West,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Moisés Alves de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Educação Ambiental. (Carga Horária: 400h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2017
Especialização em andamento em +Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. (Carga Horária: 420h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Química.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2009
Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM QUÍMICA.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação a docência, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Química, Carga horária: 36


Instituto Superior de Educação do Carmo - Colégio Paroquial, PAROQUIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13


Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, FATECIE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor celetista, Carga horária: 40


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) ? uma ferramenta no ensino de química
Descrição: A utilização de metodologias que colaborem para a formação transdisciplinar compõem um grande número de trabalhos de pesquisa, porém poucas ferramentas com essa finalidade são divulgadas e utilizadas. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma metodologia que posiciona o educando no centro do processo de ensino-aprendizagem e compreende a evolução desse processo por meio da resolução de problemas. O trabalho aqui proposto pretende provocar a utilização da ABP como processo de aprendizagem no ensino de química, além de divulgar essa metodologia entre discentes do curso de química, para que isso se concretize a pesquisa será dividida em três etapas sendo elas o levantamento bibliográfico de trabalho que utilizem a metodologia no ensino de química, a criação de problemas transdisciplinares que contemplem conhecimentos químicos, e por fim a aplicação da ABP utilizando dos problemas desenvolvidos. A ação de desenvolvimento se dará pelos participantes discentes do curso de química com o objetivo de que estes tenham acesso a uma nova ferramenta de ensino e se desenvolverá em grupos de alunos do Ensino Médio que terão como oportunidade desenvolver-se e construir novos saberes por um método transdisciplinar. Tem-se como expectativa que as produções levantadas na pesquisa bibliográfica gerem maior conhecimento da metodologia e também a produção de uma problematização da metodologia, além disso a produção e aplicação dos problemas levarão a coleta de dados que permitirão a discussão sobre a metodologia e sua aplicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Arenhardt Tomaz Bialetzki - Coordenador / Edilaine Beatriz de Lima Silva - Integrante / Alexandre da Silva Avincola - Integrante / Tatyane Caruso Fernandes - Integrante.
2017 - 2018
Avaliação no ensino de química como processo de aprendizagem
Descrição: A proposta de abordagem pela perspectiva formativa, indicada nos parâmetros curriculares nacionais e estaduais do ensino médio, tem nesse trabalho o objetivo permitir aos futuros professores uma nova experiência no que tange ao processo avaliativo em sala de aula, utilizando a avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem, onde sua aplicação permite ao aluno ser parte ativa no processo, tornando-o um sujeito autônomo e crítico. Para o desenvolvimento dessa proposta temos por subsídio teórico materiais de autores como Barlow e Hadji, conhecidos no estudo dos processos de avaliação, além de diferentes trabalhos que nos permitem vislumbrar atividades de diversos tipos a serem aplicadas no ensino de química. Deste modo como parte da formação de futuros professores será permitido compreender e problematizar, por meio de pesquisas, os métodos de avaliação mais aplicados e também formas de compreender e aplicar atividades avaliativas que ultrapassem a esfera classificatória, e permitam uma regulação do processo de ensino aprendizagem, tanto para os futuros professores, como também para os alunos do ensino básico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Carolina Arenhardt Tomaz Bialetzki - Coordenador / VANESSA MASTEGUIN DA SILVA - Integrante.
2011 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID
Descrição: Um dos objetivos do Pibid é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de ensino médio, o que promove a integração entre educação superior e educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de ensino médio a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes de licenciatura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Carolina Arenhardt Tomaz Bialetzki - Integrante / Edivaldo Pereira dos Santos Júnior - Integrante / Bruna Martins de França - Integrante / Neide Maria Michelan Kiouranis - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2011
Sintese e caracterização de resina odontológica ativada com um bactericida e ensaios microbiológicos do material
Descrição: Este projeto objetiva a preparação de resinas dentárias para utilização em dentística restauradora. As resinas foram preparadas com a adição de um agente bactericida, o triclosan®. Testes mecânicos como micro dureza e teste flexural de 3 pontos foram realizados com amostras com diferentes concentrações do agente bactericida. Foi feito o teste de sensibilidade a agentes antimicrobianos (TSA) para verificar a existência de efeito bactericida na bateria S. Mutans. Foi verificada que conforme o incremento do triclosan®, as propriedades mecânicas foram alteradas e a existência do triclosan® como agente bactericida foi confirmada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Arenhardt Tomaz Bialetzki - Integrante / Antonio Eduardo Nicacio - Integrante / EMERSON MARCELO GIROTTO - Coordenador / Laís Sanseverino - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Bolsa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRICINOTTO, G.2015PRICINOTTO, G. ; Oliveira, M. A. de ; BIALETZKI, A. C. A. T. . Tornar-se professor ?diferente?: o riso contrariando a ideia difusionista. Congresso Paranaense de Educação em Química (4.: 2015 : Curitiba, PR) Anais / IV Congresso Paranaense de Educação em Química, v. 1, p. 180-186, 2015.

2.
PRICINOTTO, G.2015PRICINOTTO, G. ; Oliveira, M. A. de ; BIALETZKI, A. C. A. T. . A ?Natureza? do ser químico. Congresso Paranaense de Educação em Química (4.: 2015 : Curitiba, PR) Anais / IV Congresso Paranaense de Educação em Química, v. 1, p. 222-227, 2015.

3.
BIALETZKI, A. C. A. T.2015BIALETZKI, A. C. A. T.; Oliveira, M. A. de . As identidades de ciência e de natureza construídas em um filme de Ficção Científica. Congresso Paranaense de Educação em Química (4.: 2015 : Curitiba, PR) Anais / IV Congresso Paranaense de Educação em Química, v. 1, p. 236-242, 2015.

4.
TOMAZ, A. C. A.2011TOMAZ, A. C. A.; NICACIO, A. E. ; SANSEVERINO, L. ; GIROTTO, E. M. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE RESINAS ODONTOLÓGICAS ADITIVADAS COM BACTERICIDA E ENSAIOS MICROBIOLÓGICOS. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), v. 1, p. 1, 2011.

5.
NICACIO, A. E.2011NICACIO, A. E. ; TOMAZ, A. C. A. ; GIROTTO, E. M. . DESENVOLVIMENTO E MODIFICAÇÃO DA SUPERFÍCIE DE MOLDES DE POLI(DIMETILSILOXANO) PARA MONTAGEM DE CELAS PARA MICROFLUÍDICA.. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), v. 1, p. 1-5, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
TOMAZ, A. C. A.; FRANCA, B. M. ; GAZZONI, D. A. ; KIOURANIS, N. M. M. . Reciclando o óleo vegetal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FRANCA, B. M. ; SANTOS JUNIOR, E. P. ; TOMAZ, A. C. A. . Oficinas temáticas e confecção de um aquecedor solar com materiais recicláveis para trabalhar a educação ambiental com alunos do Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Paranaense de Educação em Química. As identidades de ciência e de natureza construídas em um filme de ficção científica. 2014. (Congresso).

2.
36ª Reunião Anual Sociedade Brasileira de Química. Oficinas Temáticas no projeto PIBID/Química: contribuição para a formação docente. 2013. (Congresso).

3.
I Encontro Paranaense de Grupos Pibid - Química.Óleo Essencial Citronela: Utilidades e um método de extração. 2013. (Oficina).

4.
I Encontro do PIBID/UEM.Identificando açúcares redutores. 2012. (Encontro).

5.
I Encontro do PIBID/UEM.OFICINAS TEMÁTICAS E CONFECÇÃO DE UM AQUECEDOR SOLAR COM MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO. 2012. (Encontro).

6.
XXVIII Semana da Química - Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá.Reciclando o óleo vegetal. 2012. (Oficina).

7.
XX Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovaçãoção.DESENVOLVIMENTO E MODIFICAÇÃO DA SUPERFÍCIE DE MOLDES DE POLI(DIMETILSILOXANO) PARA MONTAGEM DE CELAS PARA MICROFLUÍDICA.. 2011. (Encontro).

8.
XX Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovaçãoção.SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE RESINAS ODONTOLÓGICAS ADITIVADAS COM BACTERICIDA E ENSAIOS MICROBIOLÓGICOS. 2011. (Encontro).

9.
XXVII Semana de Química. 2011. (Outra).

10.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química. 2010. (Encontro).

11.
XXVI Semana de Química. 2010. (Outra).

12.
XXV Semana de Química. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KIOURANIS, N. M. M. ; TOMAZ, A. C. A. . I Encontro do PIBID/UEM. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Edilaine Beatriz de Lima Silva. A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Química) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PRICINOTTO, G.2015PRICINOTTO, G. ; Oliveira, M. A. de ; BIALETZKI, A. C. A. T. . Tornar-se professor ?diferente?: o riso contrariando a ideia difusionista. Congresso Paranaense de Educação em Química (4.: 2015 : Curitiba, PR) Anais / IV Congresso Paranaense de Educação em Química, v. 1, p. 180-186, 2015.

2.
PRICINOTTO, G.2015PRICINOTTO, G. ; Oliveira, M. A. de ; BIALETZKI, A. C. A. T. . A ?Natureza? do ser químico. Congresso Paranaense de Educação em Química (4.: 2015 : Curitiba, PR) Anais / IV Congresso Paranaense de Educação em Química, v. 1, p. 222-227, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 6:25:54