Steve de Oliveira Costa

Bolsista de Mestrado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UNICAMP, desenvolvendo seu projeto de pesquisa junto ao Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ-USP. Atua nas áreas de taxonomia de fanerógamas, o uso da florística para a construção de trilhas interpretativas em Programas de Educação Ambiental e monitoramento de projetos de restauração florestal para o manejo e conservação da diversidade vegetal regional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Steve de Oliveira Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, S. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia.
Rua Monteiro Lobato, 255, Laboratório de Taxonomia Vegetal
Cidade Universitária
13083865 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 13083970
Telefone: (19) 35216382


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Biologia Vegetal.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Programa de Adequação Ambiental e Agrícola do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ/USP: avaliação ambiental e socioeconômica de 18 anos de funcionamento,Orientador: Ricardo Ribeiro Rodrigues.
Coorientador: Letícia Ribes de Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: adequação ambiental de propriedades rurais; restauração ecológica; áreas de preservação permanente; reserva legal.
2009 - 2013
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Implantação de trilha interpretativa guiada e confecção de material didático como subsídio para ações de Educação Ambiental em Araras, SP.
Orientador: Renata Sebastiani; Rodolfo Antônio de Figueiredo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
8ª Jornada nas Estrelas (monitoria). (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Sistemática de Criptógamas (monitoria). (Carga horária: 216h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2013
Sistemática Vegetal (monitoria). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2013
Gestão de Áreas Verdes Rurais e Urbanas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2013
Biogeografia (monitoria). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
Boas práticas laboratoriais. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Botânica Sistemática (monitoria). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1998 - 1999
Curso de idiomas - Inglês. (Carga horária: 120h).
The Language Solution School, TLS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: aluno, Enquadramento Funcional: graduando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, .

02/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Gerenciamento de resíduos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.


Linhas de pesquisa


1.
Ensino e pesquisa em Ciências: a Botânica na Educação Básica
2.
Florística para manejo e conservação de ecossistemas naturais
3.
Bases florísticas para construção de trilhas interpretativas


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Transformações e reflexões acerca das ações de uma comissão de gerenciamento de resíduos em um campus universitário (SP, Brasil)
Descrição: Na perspectiva de um ambiente mais sustentável, tornou-se uma demanda essencial o enfrentamento de desafios referentes à crise ambiental atual, de modo que a população crie condições para que o meio natural tenha a capacidade de resiliência em nível compatível ao de exploração do homem dos recursos naturais. Nesse contexto, no presente trabalho objetivou-se promover uma análise das transformações e reflexões acerca das ações de uma Comissão de Gerenciamento de Resíduos em um campus universitário, localizado no interior do estado de São Paulo (Brasil). Tratou-se de uma pesquisa documental, partindo-se da análise de atas de reunião, dentre outro documentos, referentes à atuação de uma Comissão de Gerenciamento de Resíduos em um campus universitário, desde a sua criação até a sua reativação. A questão do gerenciamento de resíduos em universidades é de grande relevância para a manutenção da qualidade ambiental dos espaços de trabalho dentro deste campus universitário, assim como em outras universidades. Adotou-se também o registro fotográfico da atual situação de áreas do local de estudo, como ferramenta para visualização dos fatos, e posterior discussão, reflexão e averiguação entre as ações desta comissão e suas efetivas práticas no período de sua inauguração, assim como no período de sua reativação. Os resultados obtidos possibilitaram uma melhor compreensão acerca do papel de práticas extensionistas e de ações em educação ambiental dentro dos espaços universitários que, em grande medida, contribuíram para a reativação desta Comissão de Gerenciamento de Resíduos neste campus universitário, retratou-se no presente estudo também o planejamento estratégico e as experiências desta comissão, desde a sua inauguração até o presente momento, de modo a fornecer subsídios para outras universidades e instituições que necessitem gerenciar seus resíduos de forma sustentável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Implantação de trilha interpretativa guiada e confecção de material didático como subsídio para ações de Educação Ambiental em Araras (SP)
Descrição: O município de Araras (SP) encontra-se inserido em um pólo de produção canavieira. A intensa atividade agrícola na região causa diferentes tipos de impactos ambientais, entre eles a fragmentação da vegetação natural. Nesse contexto, o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental, por meio do uso de trilhas interpretativas, surge como uma valiosa ferramenta de apoio à conservação da biodiversidade. Assim, no presente estudo teve-se como objetivo a elaboração de uma proposta para implantação de uma trilha ecológica de interpretação ambiental, do tipo guiada, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (CCA-UFSCar ? Araras, SP), pois além desse campus universitário abrigar uma diversidade biológica, cultural e histórica do município de Araras, ainda se trata de um centro de ensino, pesquisa e extensão de grande importância na região. Essa trilha contemplou aspectos naturais, históricos e culturais do local, e serviu como subsídio para elaboração de uma cartilha de atividades em Educação Ambiental, que servirá também como material para o treinamento de futuros guias à trilha delimitada. O método utilizado para a elaboração da trilha foi o de ?Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos?, tornando a escolha dos pontos menos subjetiva já que usa indicadores que refletem a atratividade de cada ponto interpretativo avaliado. Selecionou-se dez pontos interpretativos onde foram propostas atividades em Educação Ambiental. O público-alvo contemplou estudantes da Educação Básica do nono ano do Ensino Fundamental, oriundos da rede pública do município de Araras. A análise da trilha foi realizada por meio da aplicação de questionários semi-estruturados submetidos, previamente e posteriormente à visitação da trilha, aos estudantes. A trilha interpretativa guiada proposta mostrou-se como um instrumento efetivo de Educação Ambiental, pois se constituiu em uma oportunidade de reflexão individual e coletiva entre os visitantes a respeito dos temas sócio-ambientais propostos. O presente estudo permitiu que as atividades voltadas à Educação Ambiental, que foram desenvolvidas na trilha interpretativa guiada e que estão propostas na cartilha não se caracterizem como eventos isolados, mas sim como um processo educativo continuado e persistente, conforme proposição das bases que fundamentam os princípios da Educação Ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Análise documental e de percepção acerca da gestão de resíduos em um campus universitário (SP, Brasil)
Descrição: Este trabalho teve como objetivo verificar como é realizada a gestão de resíduos, assim como o processo de adequação ambiental, em um campus universitário no interior do estado de São Paulo (Brasil). Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho investigativo, partindo da análise de documentos e demais informações a respeito do tema. A pesquisa se concentrou nas ações de comissões criadas no campus com os objetivos de gerenciamento de resíduos, de segurança laboratorial e de adequação ambiental. Optou-se em trabalhar com essas comissões por entendermos que se tratam de instâncias de extrema importância para a qualidade dos espaços de trabalho dentro da instituição, bem como para a manutenção da qualidade ambiental da mesma, tendo em vista a correlação que ambas estabelecem nesses enfoques. Além dos documentos, adotou-se o registro fotográfico da atual situação das áreas do campus universitário, como ferramenta para visualização dos fatos, e posterior discussão e averiguação com as propostas das comissões e suas efetivas práticas, bem como dos fatores de impedimento das atividades. Os resultados obtidos possibilitaram uma melhor compreensão dos mecanismos e das dinâmicas de trabalho realizado em torno das atividades ligadas a geração, armazenamento e descarte correto de sustâncias e materiais, assim como dos desafios ainda a serem vencidos. Conclui-se que a gestão de resíduos em um campus universitário é essencial para eliminar riscos à comunidade acadêmica e demais frequentadores do campus, assim como ao ambiente que o delimita e suas mediações.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Steve de Oliveira Costa - Integrante / Danitielle Cineli Simonato - Integrante / Leonardo Vicente Rivetti - Integrante / Rodolfo Antônio de Figueiredo - Coordenador.
2010 - 2012
Estrutura e composição florística como subsídio para manejo e conservação do remanescente florestal do Campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Araras, SP)
Descrição: No presente estudo teve-se por objetivo realizar o levantamento florístico e fitossociológico de um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, localizado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, no município de Araras - SP, objetivando-se subsidiar futuras ações de manejo e conservação da biodiversidade vegetal regional. A amostragem quantitativa foi realizada por meio de sorteio e instalação de dez parcelas de 10 x 10 m². Todos os indivíduos vivos da comunidade vegetal arbustiva-arbórea fanerogâmica, localizados no interior das parcelas, com altura igual ou superior a 1,30 m e diâmetro à altura do peito igual ou superior a 4,8 cm foram coletados e identificados até o nível de espécie. Foram amostrados 454 indivíduos, totalizando 77 espécies, distribuídas em 60 gêneros de Angiospermas. A estrutura da comunidade vegetal de cada parcela foi avaliada qualitativamente e a partir dessa análise foram propostas ações de manejo tais como, a retirada da espécie exótica encontrada na área e o enriquecimento florístico com espécies nativas da região. Para evitar o desequilíbrio de espécies arbustivo-arbóreas, sugere-se a retirada das lianas em desequilíbrio e gramíneas exóticas, visando assim a otimização do papel do remanescente florestal na conservação da biodiversidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Ecologia Vegetal.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Moção de Congratulações ao trabalho de iniciação científica "Implantação de trilha interpretativa e confecção de material didático como subsídio para ações de Educação Ambiental em Araras (SP), Prefeitura do município de Araras.
2012
Prêmio Agroambiental - Premiação ao trabalho de iniciação científica (CNPq), Programa de pós-graduação em Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de São Carlos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, S. O.2018COSTA, S. O.; LIMA, L. R. ; SEBASTIANI, R. ; FIGUEIREDO, R. A. . Elaboração de material paradidático para o treinamento de futuros guias a Trilha dos Jequitibás da Universidade Federal de São Carlos (campus Araras - SP). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 62, p. 1-20, 2018.

2.
COSTA, S. O.2017COSTA, S. O.. Bases florísticas para construção de trilha interpretativa e programas de Educação Ambiental na empresa Radio Hotel (Serra Negra, SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online), v. 12, p. 209-223, 2017.

3.
COSTA, S. O.2014COSTA, S. O.; LIMA, L. R. ; SEBASTIANI, R. ; FIGUEIREDO, R. A. . Avaliação de visitação à Trilha dos Jequitibás, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Araras, SP). Educação Ambiental em Ação, v. 49, p. 1-14, 2014.

4.
COSTA, S. O.2013COSTA, S. O.. Transformações e reflexões acerca das ações de uma comissão de gerenciamento de resíduos em um campus universitário (SP, Brasil). Educação Ambiental em Ação, v. 45, p. 1-12, 2013.

5.
Rivetti, Leonardo Vicente2012 Rivetti, Leonardo Vicente ; Simonato, Danitielle Cineli ; Costa, Steve De Oliveira ; Figueiredo, Rodolfo Antônio de ; COSTA, S. O. . Análise documental e de percepção acerca da gestão de resíduos em um campus universitário (SP, Brasil). Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 3, p. 98-111, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, S. O.; Rivetti, L. V. ; SIMONATO, D. C. ; FIGUEIREDO, R. A. . Análise documental e de percepção acerca da gestão de resíduos no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras, SP. In: I Seminário de Projetos Educativos e Educação Ambiental em Escolas Rurais, 2011, Araras. Anais do I Seminário de Projetos Educativos e Educação Ambiental em Escolas Rurais, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, S. O.; LIMA, L. R. . Estrutura e composição florística como subsídio para manejo e conservação do remanescente florestal do campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Araras, SP). In: XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2013, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar., 2013.

2.
COSTA, S. O.; FIGUEIREDO, R. A. ; LIMA, L. R. . Implantação de trilha interpretativa guiada e confecção de material didático como subsídio para ações de educação ambiental (Araras, SP). In: XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2013, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2013.

3.
COSTA, S. O.; SEBASTIANI, R. ; LIMA, L. R. ; FIGUEIREDO, R. A. . Implantação de trilha interpretativa guiada como subsídio para conservação da agrobiodiversidade em Araras (SP).. In: III Simpósio Agroambiental do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de São Carlos., 2013, Araras. Anais do III Simpósio Agroambiental do Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente.. São Carlos: Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2013. v. 1. p. 0-0.

4.
COSTA, S. O.; LIMA, L. R. ; SEBASTIANI, R. ; FIGUEIREDO, R. A. . Implantação de trilha interpretativa guiada e confecção de material didático como subsídio para ações de Educação Ambiental em Araras, SP. In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânico, 2013.

5.
LIMA, L. R. ; COSTA, S. O. . Estrutura e composição florística como subsídio para manejo e conservação do remanescente florestal do campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlosi. In: 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville - SC. Anais do 63º Congresso Nacional de Botânica - Botânica Frente às Mudanças Globais, 2012.

6.
COSTA, S. O.; Lima, L.R. . Estrutura e composição florística como subsídio para manejo do remanescente florestal do Campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Araras, SP). In: XIX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos, 2011, São Carlos. Anais de Evento da UFSCar. 4ª edição. p.84, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, S. O.; LIMA, L. R. ; SEBASTIANI, R. ; FIGUEIREDO, R. A. . Atividades de Educação Ambiental para o treinamento de guias da trilha ecológica da UFSCar (Centro de Ciências Agrárias). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COSTA, S. O.; RODRIGUES JUNIOR, H. . Estratégias para potencializar o papel educador ambiental do Aquário de Ubatuba e do Projeto Tamar (Ubatuba, SP). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COSTA, S. O.; AMORIM, R. C. . Bases Floristicas para construção de trilha interpretativa na Empresa Radio Hotel (Serra Negra, SP). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COSTA, S. O.; LIMA, L. R. . Estrutura e composição florística como subsídio para manejo e conservação do remanescente florestal do campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Araras, SP).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COSTA, S. O.; FIGUEIREDO, R. A. ; LIMA, L. R. . Implantação de trilha interpretativa guiada e confecção de material didático como subsídio para ações de educação ambiental em Araras (SP).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COSTA, S. O.; LIMA, L. R. ; SEBASTIANI, R. ; FIGUEIREDO, R. A. . Implantação de trilha interpretativa guiada como subsídio para conservação da agrobiodiversidade em Araras (SP). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
COSTA, S. O.; Lima, L.R. . Estrutura e composição florística como subsídio para manejo e conservação do remanescente florestal do campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Araras, SP). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
COSTA, S. O.; Lima, L.R. . Estrutura e composição florística como subsídio para manejo do remanescente florestal do campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Araras, SP). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
COSTA, S. O.; SIMONATO, D. C. ; Rivetti, L. V. ; FIGUEIREDO, R. A. . Análise documental e de percepção acerca da gestão de resíduos no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
COSTA, S. O.; LIMA, L. R. . Estrutura e composição florística como subsídio para manejo do remanescente florestal do campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (Araras, SP). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana dos Estudantes de Biologia - Universidade Federal de São Carlos.Minicurso ministrado - Taxonomia de Campo: A importância da florística para a conservação da biodiversidade. 2018. (Outra).

2.
Webinar "Manejo fluvial sustentável: conceito de conectividade e hidrossistemas fluviais" - ministrado pela Prof. José Cândido Stevaux. 2018. (Outra).

3.
Webinar "Reservas Ecológicas: O que são e para que servem? - ministrado pela Profa. Vânia Regina Pivllo. 2018. (Outra).

4.
Webinar "A Flora do Cerrado" - Prof. Vinícius Castro Souza. 2017. (Outra).

5.
I Simpósio de Linhas de Pesquisa do CCA-UFSCar - Palestra. 2013. (Simpósio).

6.
I Simpósio de Linhas de Pesquisa do CCA-UFSCar - Palestra. 2013. (Simpósio).

7.
II Simpósio Agroambiental - Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente.Prêmio Agroambiental : consiste na escolha dos melhores trabalhos para apresentação oral no Simpósio e participação de mesa redonda. 2012. (Simpósio).

8.
I Seminário de Projetos Educativos e Educação Ambiental em Escolas Rurais.Análise documental e de percepção acerca da gestão de resíduos no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras, SP. 2011. (Seminário).

9.
I Simpósio Agroambiental - Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente (UFSCar-CCA). 2011. (Encontro).

10.
II Jornada Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, S. O.; FIGUEIREDO, R. A. ; SOARES, M. . Lixo e consumo. 2012. (Exposição).



Outras informações relevantes


Apoios Financeiros Recebidos: 1. Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - (Processo FAPESP nº. 12/06449-7): Projeto "Implantação de trilha interpretativa guiada e confecção de material didático como subsídio para ações de Educação Ambiental em Araras, SP" - (2012-2013). 2. Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq: Projeto "Estrutura e Composição Florística como subsídio para ações de manejo e conservação do remanescente florestal do Campus do CCA-UFSCar (Araras, SP)" - (2010-2012). Atividades de docência: 1. Desenvolvimento de monitoria voluntária e atividades didáticas junto às disciplinas de graduação de "Botânica Sistemática", "Taxonomia Vegetal", "Taxonomia de Criptógamas", "Biogeografia" e "Gestão de Áreas Verdes Rurais e Urbanas", ministradas aos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos. 2. Membro da Comissão de Gerenciamento de Resíduos da Universidade Federal de São Carlos.



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