Larissa Caldeira Gaspar Padre

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6813882654420377
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Bacharela em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2012), mestra em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2018). Foi assessora de comunicação na CESMT- Clínica Especializada em Saúde e Medicina do Trabalho. Faz parte do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação e do grupo de pesquisa Tracc-Experiência da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Cantora, compositora e musicista com cursos no Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista-BA e no Waltons New School of Music em Dublin-Irlanda. Além dos cursos e oficinas no Centro Cultural Ensaio, Coletivo 4, Núcleo Moderno de Música (Maestro Ubiratan Marques) e Funceb em Salvador-BA. Trabalhou como musicista voluntária no Music Matters Ireland e fez parte do Dublin Cultural Institute. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Caldeira Gaspar Padre
Nome em citações bibliográficas
CALDEIRA, Larissa;PADRE, C.G. Larissa


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Estudando Tom Zé: Crítica musical e o estético-político,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Larissa Caldeira Gaspar Padre.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2012
Graduação em Comunicação Social/Jornalismo.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: Estudando o Samba e seus horizontes estéticos.
Orientador: Prof. Me. Adriana Camargo.




Formação Complementar


2016
Extensão universitária em Alemão.
Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes, PROFICI, Brasil.
2018 - 2018
Curso Livre em Música Popular Brasileira.
Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de Teatro musical e coral performático.
Quatro Produções Artísticas, COLETIVO 4, Brasil.
2017 - 2018
Harmonia funcional e modal.
Núcleo Moderno de Música, NMM, Brasil.
2017 - 2018
Técnica vocal.
Centro Cultural Ensaio, CCE, Brasil.
2013 - 2014
Harmonia funcional de Blues e Jazz.
Waltons New School of Music, WNSM, Irlanda.
2013 - 2014
Test of Interactive English (TIE) Exam Preparation.
Dublin Cultural Institute Limited, DCI, Irlanda.
2010 - 2013
Violão erudito e Teoria musical.
Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista, CMM, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Qualificação Artística em Música. (Carga horária: 60h).
Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CAPES

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tirocínio docente: Estética da Comunicação, Carga horária: 68


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROEX
Outras informações
Projeto de Extensão: Uma Proposta Educativa para o Museu Regional Coordenador do Projeto: Celso Maciel Sousa Departamento Proex


Clínica Especializada em Saúde e Medicina do Trabalh, CESMT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria de Comunicação, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2010 - 2010
Uma proposta Educativa para o Museu Regional
Descrição: Coordenação: prof. Celso Maciel Sousa Bolsista: Larissa Caldeira Gaspar Padre.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CALDEIRA, Larissa; PEREIRA, C. . Estudando o Samba e Sgt. Pepper?s: a historicidade da crítica musical e a reconfiguração do sensível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CALDEIRA, Larissa. Música, crítica e circulação da experiência estética: diálogos possíveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CALDEIRA, Larissa; OLIVEIRA DE FARIAS, Daniel. . O ?Anjo maldito?: experiências, sensibilidades e valores nas disputas em torno da trajetória do cantor e compositor Jards Macalé. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CALDEIRA, Larissa; PEREIRA, C. . A Historicidade da crítica musical e a reconfiguração do sensível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CALDEIRA, Larissa. Estudando o Pagode segregamulher na opereta social crítica de Tom Zé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CALDEIRA, Larissa. Oh Senhor cidadão, eu quero saber!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CALDEIRA, Larissa. Senhor cidadão, eu quero saber!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CALDEIRA, Larissa. Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CALDEIRA, Larissa. A contribuição estético musical da música colonial portuguesa: do chorinho brasileiro ao ?Estudando o Samba? na desconstrução sonora de Tom Zé. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CALDEIRA, Larissa. Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CALDEIRA, Larissa. Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CALDEIRA, Larissa; CASEMIRO, R. R. ; NASCIMENTO, M. O. ; LIMA, P. M. ; CORREIA, L. M. ; PEREIRA, F. J. . ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS: COMO ESSE ELO VEM SENDO TRABALHADO EM VITÓRIA DA CONQUISTA?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CALDEIRA, Larissa; CARDOSO FILHO, J. . ESTUDANDO O SAMBA: crítica musical e o estético-político no disco de Tom Zé. BELO HORIZONTE: PUC Minas, 2018 (Revista Dispositiva - PUC Minas: Dossiê Mídia e Memória).


Produção artística/cultural
Música
1.
CALDEIRA, Larissa. Pocket Show Enearte 2017. 2017. Interpretação.

2.
CALDEIRA, Larissa. EP- Projeto Simulacro Gênero e Performances musicais. 2016. Registro Fonográfico.

3.
CALDEIRA, Larissa. Fanfolia com Armandinho Macedo, Rose Banda e Larissa Caldeira.. 2016. Interpretação.

4.
CALDEIRA, Larissa. Vídeoclipe- Filosofia (Homenagem a Noel Rosa). 2015. Audiovisual.

5.
CALDEIRA, Larissa; SOARES, M. F. . Rádio Canção. 2015. Interpretação.

6.
CALDEIRA, Larissa; SOARES, M. F. . Armazém Cultural. 2015. Interpretação.

7.
CALDEIRA, Larissa. Apresentação com Projeto Music Matters no Axis Theather- Dublin/Irlanda. 2014. Outra.

8.
CALDEIRA, Larissa. CD Âmago. 2013. Registro Fonográfico.

9.
CALDEIRA, Larissa; EFFGEN, A. ; FORNASARI, P. ; ALMEIDA, H. . Sertãotango. 2013. Interpretação.

10.
CALDEIRA, Larissa. I Concerto de Música Popular. 2012. Interpretação.

11.
CALDEIRA, Larissa. Natal da Cidade. 2012. Interpretação.

12.
CALDEIRA, Larissa. Recital 2012.1 do CMM. 2012. Interpretação.

13.
CALDEIRA, Larissa. Tom da Terça. 2011. Interpretação.

14.
CALDEIRA, Larissa. Dia Nacional da Música Música Clássica - Ano I. 2010. Interpretação.

15.
CALDEIRA, Larissa. Fechando o Beco. 2010. Interpretação.

16.
CALDEIRA, Larissa; NOVAES, G. F. . Finalista- FestUESB com a música Incerto. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Livre Música Popular Brasileira. 2018. (Outra).

2.
Oficinas de Arte do Coletivo 4.II Mostra Artística do Coral Performático. 2018. (Oficina).

3.
VII Historicidades dos Processos Comunicacionais.Estudando o Samba e Sgt. Pepper?s: a historicidade da crítica musical e a reconfiguração do sensível. 2018. (Encontro).

4.
XIV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Música, crítica e circulação da experiência estética: diálogos possíveis. 2018. (Encontro).

5.
Comusica 2017- Congresso Nacional de Comunicação e Música. Estudando o Pagode segregamulher na opereta social crítica de Tom Zé. 2017. (Congresso).

6.
Musimid 2017- Encontro Internacional de Música e Mídia.?Oh Senhor cidadão, eu quero saber!?. 2017. (Encontro).

7.
XIII Enecult- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Senhor Cidadão, eu quero saber!. 2017. (Encontro).

8.
II Congresso Internacional sobre Cultura. A contribuição estético musical da música colonial portuguesa: do chorinho brasileiro ao ?Estudando o Samba? na desconstrução sonora de Tom Zé.. 2016. (Congresso).

9.
II Jornada dos Grupos de Pesquisa em Semiótica. 2016. (Outra).

10.
ReCom 2016.Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Seminário).

11.
SEMENTE- Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Seminário).

12.
XII Enecult- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Encontro).

13.
Curso de Qualificação Artística em Música - Formação Inicial e Continuada. 2012. (Outra).

14.
Tópicos de Harmonia e Improvisação no Jazz. 2012. (Oficina).

15.
3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural. 2011. (Congresso).

16.
Mostra de Cinema Conquista - Oficina "Sons par imagens e imagens para sons". 2010. (Oficina).

17.
Oficina Ações Culturais e Educativas em Museus. 2010. (Oficina).

18.
Características Básicas do Repertório para Violão Clássico. 2009. (Oficina).

19.
Curso Cinema e Audivisual: difusão e formação no Brasil e no mundo. 2009. (Oficina).

20.
Mini Curso Características Básicas do Repertório para Violão Clássico. 2009. (Outra).

21.
Oficina Cinema-Educação - Janela de Cinema Itinerante. 2009. (Oficina).

22.
Seminário Análises do Discurso: Os Sentidos do Corpo no Cinema. 2009. (Seminário).

23.
Minicurso Folkcomunicação - V Semana de Comunicação Social. 2008. (Oficina).

24.
Seminário Cineclubismo e Educação: Práticas, políticas e perspectivas. 2008. (Seminário).

25.
V Semana de Comunicação Social. 2008. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CALDEIRA, Larissa; CASEMIRO, R. R. ; NASCIMENTO, M. O. ; LIMA, P. M. ; CORREIA, L. M. ; PEREIRA, F. J. . ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS: COMO ESSE ELO VEM SENDO TRABALHADO EM VITÓRIA DA CONQUISTA?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CALDEIRA, Larissa. Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CALDEIRA, Larissa. A contribuição estético musical da música colonial portuguesa: do chorinho brasileiro ao ?Estudando o Samba? na desconstrução sonora de Tom Zé. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CALDEIRA, Larissa. Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CALDEIRA, Larissa. Estudando o Samba e seus horizontes estéticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CALDEIRA, Larissa. Estudando o Pagode segregamulher na opereta social crítica de Tom Zé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CALDEIRA, Larissa. Oh Senhor cidadão, eu quero saber!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CALDEIRA, Larissa. Senhor cidadão, eu quero saber!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CALDEIRA, Larissa; PEREIRA, C. . Estudando o Samba e Sgt. Pepper?s: a historicidade da crítica musical e a reconfiguração do sensível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CALDEIRA, Larissa. Música, crítica e circulação da experiência estética: diálogos possíveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CALDEIRA, Larissa; OLIVEIRA DE FARIAS, Daniel. . O ?Anjo maldito?: experiências, sensibilidades e valores nas disputas em torno da trajetória do cantor e compositor Jards Macalé. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CALDEIRA, Larissa; PEREIRA, C. . A Historicidade da crítica musical e a reconfiguração do sensível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Foi musicista voluntária do Projeto Music Matters em Dublin, Irlanda, anos 2013-2014. Apresentou-se com o projeto no Axis Theater-Dublin. Show Rádio Canção- Natal da Cidade 2015- Vit. Conquista-BA. Show Armazém Cultural- Jequié-BA, 2015. Show Marchinhas e outros carnavais-Fanfolia com Armandinho Macedo- Jequié-BA, 2015. Participou como intérprete no show do Maestro Carlos Porto no Natal da Cidade 2010, Vit. Conquista - BA, realizado na Praça Barão do Rio Branco. Realizou o show SertãoTango no Natal da Cidade 2012, Vitória da Conquista, na praça 9 de novembro. Realizou o Concerto SertãoTango no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, no ano de 2013, Vitória da Conquista - BA. Realizou o Concerto SertãoTango na Livraria Nobel, Vitória da Conquista, 2013. Participou do evento Beco do Samba, nos anos 2010 e 2011, promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista - BA. Participação Especial no Recital de Música da Casa da Cultura, ano 2010, na cidade de Vitória da Conquista. Participou como Intérprete na comemoração do Dia Nacional da Música Clássica - ano I, realizada pelo Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista, 2010. Participou como violonista do Recital de Música do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista, 2010. Participou como violonista na Semana Cultural do Conservatório Municipal de Música, 2009. Participou como intérprete vocal no concerto Tangueando por Los Buenos Aires, a convite do pianista argentino Pablo Fornasari, como parte do Latina Festival latino-americano de arte y cultura, Vitória da Conquista, 2011. Participou como intérprete vocal, juntamente à sua banda, com o show Voz das Américas, como parte do Latina Festival latino-americano de arte y cultura, Vitória da Conquista, 2011. Participou com show voz e violão no lançamento do livro Meus Poemas Esquecidos, do poeta Alberto David, 2010. Participou como intérprete vocal do Recital do Conservatório Municipal de Música de Vitória da Conquista, 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:30:28