Anamelia Fontana Valentim

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  • Última atualização do currículo em 03/04/2018


Possui graduação em Tecnologia em Moda e Estilo (2006) e Pós graduação em Moda: criação e processo produtivo (2009) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestre em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul Catarinense. Atualmente é doutoranda em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul Catarinense e professora do Instituto Federal de Santa Catarina no Curso Técnico em Produção de Moda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anamelia Fontana Valentim
Nome em citações bibliográficas
VALENTIM, A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Escola Técnica Federal de Santa Catarina.
Avenida XV de Novembro, 61, IFSC
Aeroporto
88900000 - Araranguá, SC - Brasil
Telefone: (48) 35213300
Fax: (48) 35213307
URL da Homepage: www.ararangua.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: REFLEXÕES SOBRE A CÓPIA: REPRODUTIBILIDADE ESTÉTICA NAS CRIAÇÕES DE MODA, UM RECORTE DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes.
Palavras-chave: Moda; Cópia; Condenação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Confecção de artigos do vestuário e acessórios.
2008 - 2009
Especialização em MODA: CRIAÇÃO E PROCESSO PRODUTIVO. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: MODA, IDENTIDADE BRASILEIRA E GLOBALIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CARÊNCIAS E OS EQUÍVOCOS DA BRASILIDADE NO MERCADO TÊXTIL.
Orientador: Dra. Monique Vandresen.
2003 - 2006
Graduação em Tecnologia em Moda e Estilo.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: Organização das informações e padronização de métodos de produção no setor de amostras na lavanderia da empresa Giassi Ind. e Com. de Confecções.
Orientador: Iclair Milanez Ávila Nunes.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas : Teoria da Moda; História da Indumentária; Planejamento e Projeto de coleção.


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Tecnologia em Design de Moda, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Teoria da Moda; História da moda II e III; Planejamento e Projeto de coleção; Vitrinismo e Produção de moda.



Projetos de extensão


2014 - Atual
Consultoria e prestação de serviço de Produção de Moda para promoção dos artigos de vestuário produzidos na região da AMESC.
Descrição: O projeto se insere dentro da área temática de Têxtil/Vestuário e se enquadra na linha 2 faixa A: projetos como foco em extensão tecnológica envolvendo a parceria entre a instituição proponente (IFSC) no atendimento de demandas tecnológicas da instituição parceira (Center Fábricas) contribuindo para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, desenvolvendo consultorias e serviços tecnológicos, mais especificamente na área de produção de moda e fotografia de moda..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
VALENTIM, A. F.; BRANDAO, A. . Global Identities and Local Expressions:The Position of Brazilian Fashion in a Borderless Place. In: Laura Petican; Mariam Esseghaier; Angela Nurse; Damayanthie Eluwawalage. (Org.). Trending Now. 1ed.Oxfordshire: Inter-Disciplinary Press, 2013, v. 1, p. 275-283.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VALENTIM, A. F.. O que anda rolando no corpo docente. Catwalk, Araranguá SC, p. 50 - 51, 04 mar. 2013.

2.
VALENTIM, A. F.. O papel do visual merchandising nos espaços comerciais. Catwalk, Araranguá, 05 jul. 2012.

3.
VALENTIM, A. F.. Dica da professora: Saia longa, como usar?. Catwalk, Araranguá, 08 dez. 2011.

4.
VALENTIM, A. F.. Por que a moda muda?. Catwalk, Araranguá, 01 dez. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALENTIM, A. F.; MEDEIROS, A. O. ; SIMON, C. S. . A REDE SOCIAL COMO ESPAÇO PARA PRODUCAO DE IMAGENS DE MODA EM UM PROJETO DE EXTENSAO TECNOLOGICA. In: 6 ENP MODA, 2016, São Paulo. Anais 6 ENP MODA, 2016.

2.
VALENTIM, A. F.; KAULING, G. B. . Reflexões sobre a cópia na moda: divergências e atravessamentos. In: 3º CIMODE, 2016, Buenos Aires. Atas do Cimode 2016, 2016.

3.
VALENTIM, A. F.; KAULING, G. B. . REFLECTIONS ABOUT THE COPY IN FASHION: OVERLAPS AND DIVERGENCES ABOUT THE COPY IN FASHION: OVERLAPS AND DIVERGENCES. In: 3º CIMODE, 2016, Buenos Aires. Procceding CIMODE 2016, 2016.

4.
VALENTIM, A. F.. Cidadania e experiência de consumo: uma aproximação com o conceito de partilha do sensível. In: 5 ENP MODA, 2015, Novo Hamburgo - RS. Anais 5 ENP Moda, 2015.

5.
VALENTIM, A. F.. A moda e sua construção na história: em busca de perspectivas menos totalizantes. In: X Semana de História política, 2015, Rio de Janeiro. Anais Semana de História Política, 2015.

6.
VALENTIM, A. F.. ROUPAS QUE NÃO VESTEM VIDAS: O AUDIOVISUAL E O FAST FASHION. In: 11 Colóquio de Moda, 2015, Curitiba. Anais Colóquio de Moda, 2015.

7.
VALENTIM, A. F.; KAULING, G. B. . ?A costura do invisível? e o ?Ato de criação?: moda, arte e política. In: 4 ENP Moda, 2014, Florianópolis. 4 ENP Moda, 2014.

8.
KAULING, G. B. ; VALENTIM, A. F. . Reflexões sobre a cópia na moda: divergências e atravessamentos. In: CONGRESSO CIENTÍFICO TÊXTIL E DE MODA, 2014, São Paulo. Anais Congresso Científico Têxtil e de Moda, 2014.

9.
KAULING, G. B. ; VALENTIM, A. F. . A VITRINE COMO UM DISPOSITIVO (NÃO) ? CRÍTICO. In: 10º Colóquio de Moda ? 7ª Edição Internacional 1º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda 2014, 2014, Caxias do Sul - RS. Anais Colóquio de Moda, 2014.

10.
VALENTIM, A. F.; MORAES, H. J. P. . OS SIGNIFICADOS CULTURAIS NO CONSUMO DA CÓPIA NA MODA. In: SIEP Consumo, 2013, São Paulo. Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo, 2013. v. 2.

11.
VALENTIM, A. F.. A CONDENAÇÃO DA CÓPIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA MODA. In: 3º ENP Moda, 2013, Belo Horizonte. 3 ENP Moda, 2013.

12.
VALENTIM, A. F.; BRANDAO, A. . The position of brazilian fashion in a borderless place. In: 4Th Global Conference Fashion: Exploring, Critical, Issues, 2012, Oxford. Ethos Hub, 2012.

13.
VALENTIM, A. F.; SILVA, U. C. . A democratização da moda através do co-branding: o caso da C&A. In: 8 Colóquio de Moda, 2012, Rio de Janeiro. Coloquio de Moda, 2012.

14.
VALENTIM, A. F.. A CÓPIA NA MODA: IMAGINÁRIO E ESPETÁCULO. In: IV SIMFOP, 2012, Tubarão. Anais do IV Simpósio sobre Formação de Professores, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VALENTIM, A. F.. CONSIDERAÇÕES SOBRE O FIM DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO DE MODA: ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS DE DESIGN COMO POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO DA LÓGICA EFÊMERA DO SISTEMA DA MODA. In: Reunião Regional SBPC, 2016, Palhoça. Anais Reunião Regional da SBPC em Palhoça, SC, 2016.

2.
VALENTIM, A. F.. CENAS DE DISSENSO: O POTENCIAL POLÍTICO DA MODA. In: Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas contemporâneas, 2014, Criciúma SC. Anais Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas contemporâneas, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALENTIM, A. F.. Cenas de dissenso da moda. In: IX Semana de história política e VI Seminário Nacional de história política, cultura e sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de resumos: Programa de pós-graduação em História da UERJ, 2014.

2.
VALENTIM, A. F.. Lookbook.nu: ciberespaço de comunicação, liberdade e resistência. In: 1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia, 2012, Palhoça. Caderno de Resumos, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
VALENTIM, A. F.. ROUPAS QUE NÃO VESTEM VIDAS: O AUDIOVISUAL E O FAST FASHION. En Moda Escola de empreendedores, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
VALENTIM, A. F.. TEDx: Da Efemeridade à Re-existência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VALENTIM, A. F.; MEDEIROS, A. O. ; SIMON, C. S. . A REDE SOCIAL COMO ESPAÇO PARA PRODUCAO DE IMAGENS DE MODA EM UM PROJETO DE EXTENSAO TECNOLOGICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VALENTIM, A. F.. ROUPAS QUE NÃO VESTEM VIDAS: O AUDIOVISUAL E O FAST FASHION. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VALENTIM, A. F.; KAULING, G. B. . ?A costura do invisível? e o ?Ato de criação?: moda, arte e política. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VALENTIM, A. F.; MORAES, H. J. P. . OS SIGNIFICADOS CULTURAIS NO CONSUMO DA CÓPIA NA MODA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VALENTIM, A. F.. A CONDENAÇÃO DA CÓPIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA MODA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VALENTIM, A. F.. A cópia na moda: imaginário social e espetáculo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
VALENTIM, A. F.. Lookbook.nu: ciberespaço de comunicação, liberdade e resistência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
VALENTIM, A. F.. Moda, Identidade brasileira e globalização: uma reflexão sobre as carências e os equívocos da brasilidade no design de moda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
VALENTIM, A. F.; BRANDAO, A. . The position of Brazilian fashion in a borderless place. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VALENTIM, A. F.. Mesa redonda: Mídia e Conhecimento: perspectivas sobre a formação do Imaginário social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VALENTIM, A. F.. Consultoria e prestação de serviço de Produção de Moda para promoção dos artigos de vestuário produzidos na região da AMESC.. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VALENTIM, A. F.; FELIZARDO, J. ; OLIVEIRA, A. H. P. ; CONCEICAO, Z. S. . Indústria de moda, feminismo e questões de gênero: intersecções contemporâneas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
VALENTIM, A. F.; KAULING, G. B. ; LUNARDI, E. F. . A escravidão e a Indústria Têxtil na história. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HONORATO, A.; VALENTIM, A. F.. Participação em banca de Aislana dos Santos da Rosa.Imaginação e linguagens da arte: provocando o processo criativo dos adolescentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fashion Colloquia 2014.The consumption of the copy, the condemnation and the democratization of fashion. 2014. (Outra).

2.
3 ENP Moda.A CONDENAÇÃO DA CÓPIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA MODA. 2013. (Encontro).

3.
CIEL.O consumo da cópia e a democratização da moda. 2013. (Outra).

4.
SIEP Consumo.OS SIGNIFICADOS CULTURAIS NO CONSUMO DA CÓPIA NA MODA. 2013. (Seminário).

5.
1 Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia.Lookbook.nu: ciberespaço de comunicação, liberdade e resistência. 2012. (Seminário).

6.
4 Global Conference Fashion: Exploring critical issues.The position of brazilian fashion in a borderless place. 2012. (Outra).

7.
Coloquio de Moda.A democratização da moda através do co-branding: o caso da C&A. 2012. (Outra).

8.
III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE.Moda, Identidade brasileira e Globalização: Uma reflexão sobre as carências e os equívocos da brasilidade no design de moda. 2012. (Simpósio).

9.
Simpósio de formação de professores: currículo, escola e conhecimento.A cópia na moda: imaginário e espetáculo. 2012. (Simpósio).

10.
Simpósio de formação de professores: currículo, escola e conhecimento.Mesa redonda: "Mídia e conhecimento: perspectivas sobre a formação do imaginário social". 2012. (Outra).

11.
Plano nacional de educação: Pensando um novo PNE. 2011. (Seminário).

12.
Workshop Visual Merchandising. 2011. (Outra).

13.
SENAC MODA INFORMAÇÃO. 2010. (Seminário).

14.
Palestra Inventando Moda com Doris Treptow. 2008. (Encontro).

15.
Oficina de Criação Projeto Jeans Tudo nas Universidades.Aproveitamento dos rejeitos da indústria de Jeans na confecção de bolsas. 2005. (Oficina).

16.
Ciclo Catarinense de Desenvolvimento:Confecção, Moda e Exportação. 2003. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Maria Candido. Em construção. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Alessandra Olisia Medeiros. A REDE SOCIAL COMO ESPAÇO PARA PRODUCAO DE IMAGENS DE MODA EM UM PROJETO DE EXTENSAO TECNOLOGICA. 2015. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Design de Moda) - Instituto Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anamelia Fontana Valentim.

2.
Carolina Sasso Simon. A REDE SOCIAL COMO ESPAÇO PARA PRODUCAO DE IMAGENS DE MODA EM UM PROJETO DE EXTENSAO TECNOLOGICA. 2015. Orientação de outra natureza. (Tecnologia em Design de Moda) - Instituto Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anamelia Fontana Valentim.



Inovação



Projeto de extensão



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