André Luiz Rodrigues Carreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1638255760268755
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Possui graduação em História e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos. Sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Barreira, a dissertação, na área de História e Historiografia da Educação no Brasil, foi defendida em fevereiro de 2012 com o título: A Marcha do Progresso: a construção do cidadão republicano e a educação escolar na cidade de Santos. Atualmente, faz doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo/USP sob orientação do Prof. Dr. Flavio de Campos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luiz Rodrigues Carreira
Nome em citações bibliográficas
CARREIRA, A. L. R.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Stella Maris.
Avenida Conselheiro Nébias, 771
Boqueirão
11040000 - Santos, SP - Brasil
Telefone: (13) 32222320
URL da Homepage: http://www.colstellamaris.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Flavio de Campos.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Título: A Marcha do Progresso: a construção do cidadão republicano e a educação escolar na cidade de Santos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Luiz Carlos Barreira.
Palavras-chave: história; educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Graduação em História.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Título: Vida noturna no centro de Santos: ascensão, auge e decadência da boêmia santista.
Orientador: Yza Fava de Oliveira.




Atuação Profissional



Colégio Stella Maris, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor de História - Ensino Médio


Colégio Jean Piaget, CJP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de História, Filosofia e Sociologia - Ensino Fundamental e Médio.


Colégio Integrado Marza, MARZA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de História e Sociologia - Ensino Médio.


Prefeitura Municipal de Santos, PM/Santos, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor Efetivo de História.


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de História - Ensino Médio


Fundação Arquivo e Memória de Santos, FAMS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 40
Outras informações
Estagiário - Pesquisador em História e Historiografia Regional (Santos e Baixada Santista)



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARREIRA, A. L. R.2018CARREIRA, A. L. R.. A 'religião leiga da classe operária' e os sentidos da cidade: urbanização, trabalho e futebol na cidade de Santos (1890 - 1920). Recorde - Revista de História do Esporte, v. 11, p. 1-36, 2018.

2.
CARREIRA, A. L. R.2014 CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. Horizontes, v. 32, p. 101, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARREIRA, A. L. R.. "Cultivar o espírito, formar o caráter": ideologia do progresso, educação escolar e a construção do cidadão republicano na cidade de Santos. 1. ed. Paco Editorial, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
CARREIRA, A. L. R.. Cultivar o espírito, formar o caráter: ideologia do progresso e a construção do cidadão republicano nos grupos escolares da cidade de Santos. In: Ivone Goulart Lopes. (Org.). História da educação: desafios e perspectivas. 1ed.Curitiba/PR: Atena Editora, 2016, v. , p. 46-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARREIRA, A. L. R.. A bola rola nos caminhos da cidade: transformações urbanas, conflitos sociais e a popularização do futebol na cidade de Santos. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

2.
CARREIRA, A. L. R.. A bola rola nos caminhos da cidade: transformações urbanas, conflitos sociais e a popularização do futebol na cidade de Santos. In: XII Semana de História Política, 2017, Rio de Janeiro. Anais da XII Semana de História Política da UERJ, 2017.

3.
CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. In: XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP, 2014, Santos/SP. Anais do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH-São Paulo, 2014.

4.
CARREIRA, A. L. R.. ?Cultivar o espírito, formar o caráter?: ideologia do progresso e a construção do cidadão republicano nos grupos escolares da cidade de Santos. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba/PR. Percursos e Desafios na História da Educação Luso-brasileira, 2014.

5.
CARREIRA, A. L. R.; SCARFONI, E. N. . Edward Palmer Thompson: contribuições e conceitos para a história da educação brasileira. In: I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas, 2014, Uberlândia. Anais do I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas, 2014.

6.
CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá/MT. Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013.

7.
CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. In: III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro de História de Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

8.
CARREIRA, A. L. R.. Incorporar, assimilar, civilizar: por uma escola em busca da nacionalidade. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARREIRA, A. L. R.. A Marcha do Progresso: a República e a educação escolar na cidade de Santos. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? ?Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões, 2011, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

2.
CARREIRA, A. L. R.. A Marcha do Progresso: A República e a educação escolar na cidade de Santos. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-São Paulo, 2011.

3.
CARREIRA, A. L. R.. A construção de novos homens: a República, a educação escolar e as transformações sociais na cidade de Santos. In: VI Mostra de Pesquisa, IV Seminário de Educação e Cidadania, IV Colóquio de Acervos Escolares e VIII Encontro Estadual da ANFOP, 2011, Santos/SP. Anais da VI Mostra de Pesquisa, IV Seminário de Educação e Cidadania, IV Colóquio de Acervos Escolares e VIII Encontro Estadual da ANFOP., 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARREIRA, A. L. R.. The Foreign Threat: World War I and nationalisation through public education in the city of Santos. In: International Standing Conference for the History of Education 36 (ISCHE 36), 2014, Londres. Education, War & Peace Abstracts - ISCHE 36. Londres/UK: ISCHE, 2014.

2.
CARREIRA, A. L. R.. Incorporar, assimilar, civilizar: por uma escola em busca da nacionalidade. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços & Patrimônios Escolares. Livro do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CARREIRA, A. L. R.. The ball rolls on the city paths: urban transformations, social conflicts and the football popularization in the city of Santos (Brazil). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARREIRA, A. L. R.. A ?religião leiga da classe operária? e os sentidos da cidade: urbanização, trabalho e futebol na cidade de Santos (1892 ? 1920). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARREIRA, A. L. R.. A ?religião leiga da classe operária? e os sentidos da cidade: urbanização, trabalho e futebol na cidade de Santos (1892 ? 1920). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARREIRA, A. L. R.. A bola rola nos caminhos da cidade: transformações urbanas, conflitos sociais e a popularização do futebol na cidade de Santos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARREIRA, A. L. R.. A ?religião leiga da classe operária? e os sentidos da cidade: urbanização, trabalho e futebol na cidade de Santos (1892 ? 1920). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARREIRA, A. L. R.. A bola rola nos caminhos da cidade: transformações urbanas, conflitos sociais e a popularização do futebol na cidade de Santos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARREIRA, A. L. R.. A bola rola nos caminhos da cidade: transformações urbanas, conflitos sociais e a popularização do futebol na cidade de Santos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARREIRA, A. L. R.. Futebol e Política: Episódios da História do Santos F. C.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CARREIRA, A. L. R.. Futebol, classe trabalhadora e as transformações urbanas na cidade de Santos no início do século XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARREIRA, A. L. R.. Sociabilidade torcedora e práticas de liberdade: notas etnográficas na quarta divisão paulista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CARREIRA, A. L. R.. The Foreign Threat: World War I and nationalisation through public education in the city of Santos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARREIRA, A. L. R.. ?Cultivar o espírito, formar o caráter?: ideologia do progresso e a construção do cidadão republicano nos grupos escolares da cidade de Santos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARREIRA, A. L. R.. A Marcha do Progresso: a construção do cidadão republicano e a educação escolar na cidade de Santos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARREIRA, A. L. R.. Incorporar, assimilar, civilizar: por uma escola em busca da nacionalidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CARREIRA, A. L. R.. A Marcha do Progresso: a República e a educação escolar na cidade de Santos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CARREIRA, A. L. R.. A Marcha do Progresso: a República e a educação escolar na cidade de Santos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
CARREIRA, A. L. R.. A construção de novos homens: a República, a educação escolar e as transformações sociais na cidade de Santos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CARREIRA, A. L. R.. A Marcha do Progresso: A República e a educação escolar na cidade de Santos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CARREIRA, A. L. R.. A vida noturna no centro de Santos: ascensão, auge e decadência da boêmia santista. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol.A bola rola nos caminhos da cidade: urbanização, trabalho e futebol na cidade de Santos (1892 ? 1920). 2018. (Simpósio).

2.
8ª Conferência Latinoamericana e caribenha de Ciências Sociais (CLACSO 2018). A ?religião leiga da classe operária? e os sentidos da cidade: urbanização, trabalho e futebol na cidade de Santos (1892 ? 1920). 2018. (Congresso).

3.
Encontro Nacional de Historiadores do Esporte.A ?Religião leiga da classe operária? e os sentidos da cidade: urbanização, trabalho e futebol na cidade de Santos (1892-1920). 2018. (Encontro).

4.
ISHPES Congress 2018. The ball rolls on the city paths: urban transformations, social conflicts and the football popularization in the city of Santos (Brazil). 2018. (Congresso).

5.
XXIV Encontro Regional da ANPUH-São Paulo.A ?religião leiga da classe operária? e os sentidos da cidade: urbanização, trabalho e futebol na cidade de Santos (1892 ? 1920). 2018. (Encontro).

6.
XII Semana de História Política.A bola rola nos caminhos da cidade: transformações urbanas, conflitos sociais e a popularização do futebol na cidade de Santos. 2017. (Seminário).

7.
XXIX Simpósio Nacional de História.A bola rola nos caminhos da cidade: transformações urbanas, conflitos sociais e a popularização do futebol na cidade de Santos. 2017. (Simpósio).

8.
International Standing Conference for the History of Education 36. The Foreign Threat: World War I and nationalisation through public education in the city of Santos. 2014. (Congresso).

9.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. ?Cultivar o espírito, formar o caráter?: ideologia do progresso e a construção do cidadão republicano nos grupos escolares da cidade de Santos. 2014. (Congresso).

10.
XXII Encontro Estadual de História ? Associação Nacional de História.Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2014. (Encontro).

11.
III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2013. (Encontro).

12.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2013. (Congresso).

13.
VIII Mostra de Pesquisa, VI Seminário de Educação e Cidadania, VI Colóquio de Acervos Escolares: Políticas educacionais e profissionalidade docente: perspectivas..Marcha do Progresso: a construção do cidadão republicano e a educação escolar na cidade de Santos. 2013. (Seminário).

14.
XXVII Simpósio Nacional de História. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2013. (Congresso).

15.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Incorporar, assimilar, civilizar: por uma escola em busca da nacionalidade. 2012. (Congresso).

16.
VI Mostra de Pesquisa, IV Seminário de Educação e Cidadania, IV Colóquio de Acervos Escolares e VIII Encontro Estadual da ANFOP.A construção de novos homens: a República, a educação escolar e as transformações sociais na cidade de Santos.. 2011. (Outra).

17.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? ?Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões.A Marcha do Progresso: A República e a educação escolar na cidade de Santos. 2011. (Encontro).

18.
XXVI Simpósio Nacional de História.A Marcha do Progresso: A República e a educação escolar na cidade de Santos. 2011. (Simpósio).

19.
V Mostra de Pesquisa, III Seminário de Educação e Cidadania e III Colóquio de Acervos Escolares.A Marcha do Progresso: A República e a educação escolar na cidade de Santos. 2010. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARREIRA, A. L. R.. A Marcha do Progresso: a construção do cidadão republicano e a educação escolar na cidade de Santos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CARREIRA, A. L. R.. Entre hinos, bandeiras e heróis: imigração européia, classe operária e a constituição da nacionalidade nos grupos escolares da cidade de Santos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 22:21:24