Rafaela Moura Correia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6192069957267982
  • Última atualização do currículo em 15/01/2018


Formada em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e Mestre em Biologia Vegetal(ênfase em ecologia), pelo Programa de Biologia Vegetal da mesma universidade(2015). Iniciou a vida acadêmica desenvolvendo projetos na área de Fisiologia Vegetal, que resultaram em resumos de congresso e artigos. Em 2011, migrou para Ecologia vegetal, área em que desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso e mestrado, investigando a regeneração natural e mecanismos sucessionais em área de Floresta Atlântica na Paraíba (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Moura Correia
Nome em citações bibliográficas
CORREIA, R. M.;CORREIA, RAFAELA M.;CORREIA, RAFAELA MOURA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Botânica.
Rua Nelson Chaves S/N
Cidade Universitária
50670-420 - Recife, PE - Brasil - Caixa-postal: 50670420
Telefone: (81) 21268944
Ramal: 8944


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Implicações do uso do solo na Regeneração Natural: Uma abordagem ecológica do Banco de Sementes,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
2009 - 2013
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Papel do Banco de Sementes da Regeneração de dma Floresta Fragmentada.
Orientador: Felipe Pimentel Lopes de Melo.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Monitoramento de Áreas em Processo de Res. (Carga horária: 30h).
Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, CEPAN, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Campo:Ecologia e Conservação da Caatinga. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, CEPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
No âmbito do projeto "Rede de Restauração Ecológica no Corredor de Biodiversidade do Nordeste". Responsável por auxiliar na logística de campo e coleta de dados Florísticos das paisagens de estudo.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Atividade técnica-científica, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
A disciplina a qual se refere a monitoria, é Fitomorfologia, oferecida pela Dr. Isabel Cristina Sobreira Machado aos alunos do primeiros semestre do curso de Ciências Biológicas Bacharelado.



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Influência do Banco de Sementes da Regeneração Natural de uma Floresta Fragmentada
Descrição: O projeto é uma continuação do trabalho de conclusão de curso desenvolvido pela pesquisadora. Pretende esclarecer qual o perfil do banco de sementes de uma floresta fragmentada ao longo de uma cronosequência e quais as consequências das alterações taxonômicas e funcionais do banco de sementes na comunidade de plantas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Rafaela Moura Correia - Coordenador / Felipe Pimentel Lopes de Melo - Integrante.
2012 - 2013
Rede de Restauração Ecológica do Corredor de Biodiversidade do Nordeste
Descrição: O projeto tem o objetivo de desenvolver, através de pesquisas ecológicas aplicadas e treinamento intensivo de pessoal técnico, modelos gerais de reflorestamento para duas das mais importantes paisagens do Corredor de Biodiversidade do Nordeste (CBNE), presentes nos estados da Paraíba e Pernambuco. Esses modelos serão elaborados utilizando uma série de parâmetros ecológicos das espécies presentes na região, entendendo o potencial de regeneração natural de cada paisagem e incluindo nesses modelos espécies ameaçadas de extinção. A principal idéia é regionalizar modelos de reflorestamento parcimoniosos para a área de abrangência do CBNE de forma a diminuir o custo da restauração, aumentar a probabilidade de sucesso nos plantios e incorporar biodiversidade ameaçada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Rafaela Moura Correia - Integrante / Severino Rodrigo Ribeiro Pinto - Integrante / Hewerton Alves da Silva - Integrante / Ricardo Ambrósio Soares de Pontes - Integrante / Diele Lôbo da Silva - Integrante / Joaquim José de Freitas Neto - Integrante / Adriano Vicente dos Santos - Coordenador.
2011 - 2013
Papel do banco de sementes na regeneração de uma Floresta Estacional Semidecidual, no estado da Paraíba-Brasil.
Descrição: O projeto tem como objetivo, esclarecer através do estudo do banco de sementes de uma paisagem qual é o fator limitante da regeneração natural, se essa lenta regeneração se dá por um filtro de limitação de propágulos ou em etapas conseguintes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Rafaela Moura Correia - Integrante / Felipe Lopes Pimentel Melo - Coordenador.
2009 - 2011
Espécies invasoras como modelo para estudos ecofisiológicos em ambientes semi-áridos. Subprojeto: Capacidade de germinação e regeneração de plântulas de Prosopis juliflora sob estresse hídrico.
Descrição: Espécies invasoras como modelo para estudos ecofisiológicos em ambientes semi-áridos Descrição: Invasores bióticos são espécies que estabelecem uma nova área de distribuição na qual eles proliferam, espalham-se, e persistem em detrimento do ambiente. Invasões de novos territórios podem ser acidental/não intencional ou introduções intencionais pelo ser humano ou, causada por mudanças climáticas. A invasão em comunidades naturais por espécies introduzidas constitui uma grande ameaça à diversidade do planeta. A invasão biológica é uma conseqüência ecológica sem precedentes das alterações na distribuição da biota da Terra provocada pela globalização do comércio e transporte humanos. A caatinga é um dos ecossistemas brasileiros mais modificados pelo homem, extensas áreas foram substituídas por pastagens, campos de agricultura ou terras em fase de desertificação, levando a Caatinga a se transformar em um dos setores mais ameaçados do país. A algarobeira, Prosopis juliflora, foi introduzida na região Nordeste na década de 40 como mais uma alternativa para a convivência com a seca, uma vez que essa espécie fornece forragem para os animais. Apesar de suas boas qualidades, problemas com o crescimento desordenado da algarobeira em algumas áreas da caatinga tem posto em risco a conservação da diversidade de espécies lenhosas desse ecossistema. Outra espécie exótica na caatinga é algodão-de-seda, Calotropis prócera, que possui uma ampla distribuição geográfica principalmente em regiões semi-áridas. Esta espécie representa uma planta de incontestável importância ecológica e conservacionista por ser exótica e invasora de áreas degradadas de ecossistemas sob intensa ameaça, como a Caatinga e o Cerrado. A falta de informação do comportamento ecofisiológico de ambas as espécies em estudo no presente projeto, dificulta uma estratégia de manejo e assim o estabelecimento de um plano de contenção da expansão destas espécies na caatinga. Portanto, o objetivo principal deste projeto é.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Rafaela Moura Correia - Integrante / ALMEIDA-CORTEZ, JARCILENE S. - Coordenador / POMPELLI, MARCELO F. - Integrante / Antonio Fernando Morais de Oliveira - Integrante / Rodrigo de Queiroga Miranda - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Ecofisiologia Vegetal.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, R. Q.2014MIRANDA, R. Q. ; CORREIA, R. M. ; DE ALMEIDA-CORTEZ, JARCILENE SILVA ; POMPELLI, MARCELO FRANCISCO . Germination of Prosopis juliflora (Sw.) D.C. seeds at different osmotic potentials and temperatures. Plant Species Biology, v. 29, p. E9-E20, 2014.

2.
MIRANDA, RODRIGO DE QUEIROGA2013MIRANDA, RODRIGO DE QUEIROGA ; CORREIA, RAFAELA MOURA ; POMPELLI, MARCELO FRANCISCO . Germination of Prosopis juliflora (Sw.) D.C. seeds at different osmotic potentials and temperatures. Plant Species Biology, v. 1, p. n/a-n/a, 2013.

3.
Campos. M. L. O.2012Campos. M. L. O. ; Hsie, B.S. ; Granja, J. A.A. ; CORREIA, R. M. ; Silva, S.R.S ; ALMEIDA-CORTEZ, JARCILENE S. ; POMPELLI, MARCELO F. . Photosynthesis and antioxidant activity mechanisms in Jatropha curcas L. under salt stress.. Brazilian Journal of Plant Physiology (Impresso), v. 24, p. 55-67, 2012.

4.
MIRANDA, RODRIGO Q.2011 MIRANDA, RODRIGO Q. ; OLIVEIRA, MARCELA T. P. ; CORREIA, R. M. ; ALMEIDA-CORTEZ, JARCILENE S. ; POMPELLI, MARCELO F. . Germination of Prosopis juliflora (Sw) DC seeds after scarification treatments. Plant Species Biology, v. 26, p. 186-192, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
LIRA, C. R. S. ; SILVA, L. A. ; RODRIGUES, M. S. P. ; CORREIA, R. M. ; AMORIM., V. O. ; FISCHER, E. . EXPRESSÃO SEXUAL EM Jatropha mutabilis (Pohl) Baill (Euphorbiaceae) EM DOIS AMBIENTES DA CAATINGA. In: José Domingos Ribeiro Neto; Fernanda Maria Pereira de Oliveira; Edgar Alberto do Espiríto Santo Silva; Danielle Gomes de Souza; Felipe Melo; Inara Leal; Marcelo Tabarelli. (Org.). Ecologia da caatinga: CURSO DE CAMPO 2013. 1ed.Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014, v. , p. 17-26.

2.
SILVA, L. A. ; LIRA, C. R. S. ; CORREIA, R. M. ; RODRIGUES, M. S. P. ; AMORIM., V. O. . INVESTIMENTO EM MASSA FOLIAR EM ESPÉCIES DECÍDUAS E PERENES EM UMA ÁREA DE CAATINGA. In: José Domingos Ribeiro Neto; Fernanda Maria Pereira de Oliveira; Edgar Alberto do Espiríto Santo Silva; Danielle Gomes de Souza; Felipe Melo; Inara Leal; Marcelo Tabarelli. (Org.). Ecologia da caatinga: CURSO DE CAMPO 2013. 1ed.Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014, v. , p. 71-78.

3.
JAMELLI, D. ; BRAGA, C. ; SILVA, L. A. ; CORREIA, R. M. ; AMORIM., V. O. . EFEITO DE PLANTAS FIXADORAS DE NITROGÊNIO NO RECRUTAMENTO DE HERBÁCEAS EM VEGETAÇÃO DE CAATINGA. In: José Domingos Ribeiro Neto; Fernanda Maria Pereira de Oliveira; Edgar Alberto do Espiríto Santo Silva; Danielle Gomes de Souza; Felipe Melo; Inara Leal; Marcelo Tabarelli. (Org.). Ecologia da caatinga: CURSO DE CAMPO 2013. 1ed.Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014, v. , p. 135-142.

4.
AMORIM., V. O. ; BRAGA, C. ; JAMELLI, D. ; SILVA, L. A. ; CORREIA, R. M. . DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DA COMUNIDAD E DO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU, PERNAMBUCO, BRASIl. In: José Domingos Ribeiro Neto; Fernanda Maria Pereira de Oliveira; Edgar Alberto do Espiríto Santo Silva; Danielle Gomes de Souza; Felipe Melo; Inara Leal; Marcelo Tabarelli. (Org.). Ecologia da caatinga: CURSO DE CAMPO 2013. 1ed.Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014, v. , p. 211-222.

5.
BRAGA, C. ; JAMELLI, D. ; VENTURA, D. J. ; REIS, T. R. ; LONDE, V. ; CORREIA, R. M. . Tillandsia recurvata L. (Bromeliaceae) causa impactos negativos sobre Schinopsis brasiliensis Engl (Anacardiaceae)?. In: José Domingos Ribeiro Neto; Fernanda Maria Pereira de Oliveira; Edgar Alberto do Espiríto Santo Silva; Danielle Gomes de Souza; Felipe Melo; Inara Leal; Marcelo Tabarelli. (Org.). Ecologia da caatinga: CURSO DE CAMPO 2013. 1ed.Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014, v. , p. 289-294.

6.
CORREIA, R. M.; LIRA, C. R. S. ; SILVA, L. A. ; RODRIGUES, M. S. P. ; AMORIM., V. O. . CONTRIBUIÇÃO DA S PLANTAS PERENES E DECÍDUAS COMO FACILITADORAS EM UMA ÁREA DE CAATINGA. In: José Domingos Ribeiro Neto; Fernanda Maria Pereira de Oliveira; Edgar Alberto do Espiríto Santo Silva; Danielle Gomes de Souza; Felipe Melo; Inara Leal; Marcelo Tabarelli. (Org.). Ecologia da caatinga: CURSO DE CAMPO 2013. 1ed.Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014, v. , p. 263-272.

7.
CORREIA, R. M.. O QUE DETERMINA O ESTABELECIMENTO DE Tillandsia loliacea Mart. Ex Schult (Bromeliaceae) NO SUBSTRATO?. In: José Domingos Ribeiro Neto; Fernanda Maria Pereira de Oliveira; Edgar Alberto do Espiríto Santo Silva; Danielle Gomes de Souza; Felipe Melo; Inara Leal; Marcelo Tabarelli. (Org.). Ecologia da caatinga: CURSO DE CAMPO 2013. 1ed.Recife: Livrinho de Papel Finíssimo, 2014, v. , p. 566-574.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Hsie, B.S. ; Campos. M. L. O. ; Granja, J. A.A. ; CORREIA, R. M. ; Silva, S.R.S ; ALMEIDA-CORTEZ, JARCILENE S. ; POMPELLI, MARCELO F. . Fotossintese, osmorregulação e mecanismos de proteção em Jatropha curcas submetidas a estresse salino. In: XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal/XIVReunião Latino-Americana de Fisiologia Vegetal, 2011, Búzios. Brazilian Journal of Plant Physiology. Londrina: board, 2011. v. 23. p. 117-117.

2.
MIRANDA, R. Q. ; POMPELLI, MARCELO F. ; CORREIA, R. M. ; Hsie, B.S. ; Granja, J. A.A. ; ALVES, M. C.J.L. ; ALMEIDA-CORTEZ, JARCILENE S. . Photosynthesis and water-use efficiency in plantlets of Prosopis juliflora under drought stress.. In: XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal/ XIV Reunião Latino-americana de Fisiologia Vegetal, 2011, Búzios-RJ. Brazilian Journal of Plant Physiology. Londrina: Board, 2011. v. 23. p. 195-196.

3.
CORREIA, RAFAELA M.; MIRANDA, R. Q. ; OLIVEIRA, MARCELA T. P. ; ALMEIDA-CORTEZ, JARCILENE S. ; POMPELLI, MARCELO F. . Germinação de sementes de Prosopis juliflora (Sw) DC após tratamentos de escarificação. In: XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal/XIVReunião Latino-Americana de Fisiologia Vegetal, 2011, Búzios. Brazilian Journal of Plant Physiology. Londrina: board, 2011. v. 23. p. 100-100.

Apresentações de Trabalho
1.
CORREIA, R. M.; MIRANDA, R. Q. ; OLIVEIRA, MARCELA T. P. ; ALMEIDA-CORTEZ, JARCILENE S. ; POMPELLI, MARCELO F. . Germinação de sementes de Prosopis juliflora (Sw) DC após tratamentos de escarificação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CORREIA, R. M.; POMPELLI, MARCELO F. . Capacidade de germinação e regeneração de plântulas de Prosopis Juliflora sob estresse hídrico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal/ XIV Reunião Latino-Americana de Fisiologia VEGETAL. Germinação de sementes de Prosopis juliflora (Sw) DC após tratamentos de escarificação. 2011. (Congresso).

2.
XIX Congresso Nacional de Iniciação Científica. CAPACIDADE DE GERMINAÇÃO E REGENERAÇÃO DE PLÂNTULAS DE Prosopis Juliflora SOB ESTRESSE HÍDRICO. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 24:02:55