Ivanita Bentes Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2255713023815415
  • Última atualização do currículo em 23/10/2016


Possui Mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2006) Graduação em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2002), Graduação em Letras/ Língua e Literatura da Língua Inglesa pela Universidade Luterana do Brasil (2010) Já foi coordenadora do Núcleo de Estágio do IFPA-Campus Santarém,atualmente é coordenadora da Assessoria de Comunicação e professora EBTT do IFPA. Tem experiência na área de Letras- Inglês, Português e Literatura, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Inglês, Literatura, educação popular, alfabetização, conscientização. história. estudo, cultura, murumuru. autoafirmação. identidade e português. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivanita Bentes Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, I. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
AV. Castelo Branco, nº 621
Interventoria
68020-820 - Santarem, PA - Brasil
Telefone: (93) 35223757
URL da Homepage: www.ifpa.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A recepção crítica em torno de VERDE VAGOMUNDO de Benedicto Monteiro,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Prof. Dr. Silvio Holanda.
Palavras-chave: Literatura.
2008 - 2010
Graduação em Letras/ Língua e Literatura da Língua Inglesa.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: O Ensino da Língua Inglesa nas Escolas Públicas.
Orientador: Professora Silvia Cristina Barros de Sousa..
1998 - 2002
Graduação em Letras/Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Literatura na visão de um cego.
Orientador: Professora M.Sc Terezinha Pacheco.




Formação Complementar


2006 - 2006
Inglês Avançado. (Carga horária: 200h).
Serviço NAcional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2003 - 2004
Inglês Intermediário II. (Carga horária: 200h).
Serviço NAcional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2001 - 2002
Inglês Intermediário. (Carga horária: 200h).
Serviço NAcional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2000 - 2000
2º Curso de Expressão Teatral. (Carga horária: 30h).
Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.
2000 - 2000
1ª Oficina de Expressão Teatral. (Carga horária: 30h).
Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.
2000 - 2000
Inglês básico. (Carga horária: 180h).
Serviço Social do Comércio, SENAC, Brasil.
1998 - 1998
Formação de Agentes Multiplicadores em Educação Am. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, SECTMA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Estágio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2012 - 05/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental (PRONATEC)- CURSO: Auxiliar de agenciamento de Viagem
05/2012 - 05/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para Informática (PRONATEC) CURSO:Programador Web
04/2012 - 04/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa (PRONATEC)- Curso: Alfabetização Avançada
04/2012 - 04/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês Básico (PRONATEC) CURSO: Manutenção de Computador
03/2012 - 03/2012
Ensino, PROGRAMADOR DE COMPUTADOR, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
INGLÊS BÁSICO (PRONATEC)- CURSO: Programador WEB (BELTERRA)
03/2012 - 03/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnica de Comunicação e Expressão (PRONATEC)-Curso Porteiro e Vigia
07/2011 - 02/2012
Ensino, pedagogia(PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA LINGUA PORTUGUESA (PARFOR)-Monte Alegre
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (PARFOR) Monte Alegre
PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA (PARFOR)-Santarém
07/2010 - 07/2010
Ensino, PROCAMPO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO DO CAMPO

Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 40

Atividades

12/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
II jornada Literária: Descobrindo o Mundo Encantado de Inglês de Sousa
12/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
I Jornada Literária

Colégio Santa Clara, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Arte, Inglês, Português e Liter, Carga horária: 20

Atividades

08/2010 - 08/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto de Inglês Conhecendo a minha vida
11/2009 - 11/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto interdisciplinar Matemática também é arte

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Universitária, Carga horária: 20


Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do PARFOR
Outras informações
Disciplinas ministradas: Literatura Portuguesa I Literatura Portuguesa II Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Leitura e Produção Textual

Atividades

07/2012 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa II
Literatura Portuguesa I
Prática de Análise Literária


Projetos de pesquisa


2001 - 2002
Atividades Discursivas na Alfabetização (ADA)
Descrição: O projeto tinha por objetivo verificar a produção textual dos alunos de alfabetização das escolas públicas municipais e apresentar aos professores desses alunos uma nova proposta metodológica de produção de textos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Projeto Revista IFPA em Movimento
Descrição: A comunicação faz-se necessária em todos os meios: social, escolar e familiar. E, considerando a necessidade de fazer essa interação entre o ensino, pesquisa e extensão com a sociedade em geral pensamos nesse projeto a fim de socializar conhecimentos, saberes e práticas profissionais adquiridos durante o ano no IFPA- Campus Santarém. Uma REVISTA contém conteúdos variados que serve para despertar os mais variados interesses das pessoas. A jornalista Marília Scalzo (2003) que a revista é um dos veículos de comunicação mais populares da sociedade contemporânea. Para a autora, a revista tem um papel privilegiado onde é simultaneamente um produto, um negócio, uma marca, um objeto, um conjunto de serviços, uma mistura de jornalismo e entretenimento. Por isso é que uma revista desperta a curiosidade e aguça o interesse pela leitura de nosso público alvo e eles divertem-se mergulhando no mundo do conhecimento e informação presente nas páginas da revista, que são de leitura fácil e prazerosa, que ajuda os leitores a conhecerem e valorizarem ainda mais o IFPA. Nesse sentido, uma revista se apresenta como uma tipologia textual favorável para despertar o interesse e a capacidade critica do aluno, na busca de compreender, interpretar e expressar-se por meio da leitura. Sendo uma leitura agradável e rápida, o aluno ainda conta com as imagens para melhor compreensão do texto escrito e lembranças dos projetos desenvolvidos no Campus Santarém. Dessa forma as revistas configuram como uma mídia acessível no que se refere a leitura e conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Projeto Revista IFPA em Movimento
Descrição: A comunicação faz-se necessária em todos os meios: social, escolar e familiar. E, considerando a necessidade de fazer essa interação entre o ensino, pesquisa e extensão com a sociedade em geral pensamos nesse projeto a fim de socializar conhecimentos, saberes e práticas profissionais adquiridos durante o ano no IFPA- Campus Santarém. Uma REVISTA contém conteúdos variados que serve para despertar os mais variados interesses das pessoas. A jornalista Marília Scalzo (2003) que a revista é um dos veículos de comunicação mais populares da sociedade contemporânea. Para a autora, a revista tem um papel privilegiado onde é simultaneamente um produto, um negócio, uma marca, um objeto, um conjunto de serviços, uma mistura de jornalismo e entretenimento. Por isso é que uma revista desperta a curiosidade e aguça o interesse pela leitura de nosso público alvo e eles divertem-se mergulhando no mundo do conhecimento e informação presente nas páginas da revista, que são de leitura fácil e prazerosa, que ajuda os leitores a conhecerem e valorizarem ainda mais o IFPA. Nesse sentido, uma revista se apresenta como uma tipologia textual favorável para despertar o interesse e a capacidade critica do aluno, na busca de compreender, interpretar e expressar-se por meio da leitura. Sendo uma leitura agradável e rápida, o aluno ainda conta com as imagens para melhor compreensão do texto escrito e lembranças dos projetos desenvolvidos no Campus Santarém. Dessa forma as revistas configuram como uma mídia acessível no que se refere a leitura e conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Festa Junina
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2002 - 2003
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Descrição: Alfabetização de jovens e adultos nos assentamentos do INCRA dos municípios de Alenquer, Santarém, Monte Alegre e Belterra..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2001 - 2001
Projeto Pré-Vestibular Solidário
Descrição: O projeto Pré-vestibular Solidário ajudava os jovens de baixa renda a se prepararem para o vestibular das universidades públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista IFPA em Movimento
2012 - Atual
Periódico: Revista IFPA em Movimento
2011 - Atual
Periódico: Informativo IFPA (Campus santarém)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUSA, I. B.. IFPA em Movimento. IFPA em Movimento, Santarém-PA, 01 dez. 2014.

2.
SOUSA, I. B.. IFPA em Movimento. IFPA em Movimento, Santarém-PA.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SOUSA, I. B.. Concurso Público do IFPA. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Outras participações
1.
SOUSA, I. B.. FESTIVAL FOLCLÓRICO DE SANTARÉM. 2011. SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Temático do DINTER em Educação. 2012. (Seminário).

2.
3º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).

3.
II Simpósio Cultural de Literatura Portuguesa- ?Do Trovadorismo ao Modernismo Português: História, Língua e Literatura?. 2003. (Congresso).

4.
Seminário Povos Indígenas ressurgidos na Realidade Sócio-jurítico-política Atual. 2002. (Seminário).

5.
II seminário Aberto do Ensino de Português e os Parâmetros Curriculares (coorganizadora).. 2001. (Congresso).

6.
Oficina de INGLÊS Instrumental.. 2001. (Oficina).

7.
Seminário ?A consolidação da LDB em Santarém?.. 2001. (Seminário).

8.
I congresso de Língua Portuguesa. Entidade. 1998. (Congresso).

9.
I Simpósio de Literatura brasileira.. 1998. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALESSANDRA BERNARDES VIEIRA. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NO PERÍODO DE 2005 A 2008 E SUA INFLUÊNCIA NA HISTÓRIA SANTARENA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM METODOLOGIA DO ENSI) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA. Orientador: Ivanita Bentes Sousa.

2.
Lindenilson da Silva Sousa. MURUMURU: COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO: ORIGEM, ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL, TITULAÇÃO E EDUCAÇÃO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM METODOLOGIA DO ENSI) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA. Orientador: Ivanita Bentes Sousa.

3.
FRANCISCO SOUSA DA SILVA. A TRAJETÓRIA DO MEB EM SANTARÉM: DA IMPLEMENTAÇÃO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR AO SEU COLAPSO PELO REGIME MILITAR.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EM METODOLOGIA DO ENSI) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA. Orientador: Ivanita Bentes Sousa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 4:30:00