Jessie Ortiz Marimon

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  • Última atualização do currículo em 01/12/2017


Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG.(2015). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Especialista em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino surdo, com ênfase nas áreas de formação de professores para o ensino bilíngue e, de produção de materiais didáticos adaptados ao ensino surdo. Atualmente é professora de Libras no IFRS-Restinga. Tem experiência no ensino de Libras como segunda língua (L2) para ouvintes e, no ensino de História para surdos na perspectiva do ensino bilíngue. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jessie Ortiz Marimon
Nome em citações bibliográficas
MARIMON, J. O.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Restinga.
Rua Alberto Hoffmann
Restinga
91791508 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 32478400


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Narrativas de professores ouvintes em contextos de ensino bilíngue em salas específricas para surdos: o que contam sobre a (re)construção do trabalho e da identidade docente?,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Cleuza Maria Sobral Dias.
Coorientador: Suzane da Rocha Vieira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação bilíngue para surdos; trabalho e identidade docente; método (auto)briográfico.
2017
Especialização em andamento em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Surdez e Libras. (Carga Horária: 1234h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Sociologia e Política. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: A relação do capital social entre alunos e professores e o desempenho escolar na rede pública de ensino de Rio Grande.
Orientador: Hemerson Luiz Pase.
2016
Graduação em andamento em Pedagogia.
Instituto Cotemar, IC, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A representação de maternidade no Integralismo: uma análise da obra ?A Mulher no Século XX? de Plínio Salgado.
Orientador: Gizele Zanotto e Méri Rosane Santos da Silva.
2012 - 2013
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Tradução e Interpretação da Libras.
Escola de Educação Profissional São Jorge, SJ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2017
Atendimento escolar especializado em educação especial e inclusão.. (Carga horária: 195h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
2007 - 2007
Leituras em História Cultural. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2006 - 2006
Introdução à História da Língua Hebraica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Gestão Desportiva e de Lazer, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acessibilidade e Lazer
08/2017 - Atual
Ensino, Gestão Desportiva e de Lazer, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
08/2017 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
08/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras Português Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Práticas em Libras
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Restinga, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial.
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Restinga, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Educação a Distância.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Restinga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Restinga, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Restinga, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Letras Português Espanhol.
02/2017 - 07/2017
Ensino, Gestão Desportiva e de Lazer, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
02/2017 - 07/2017
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
02/2017 - 07/2017
Ensino, Eletrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras
10/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Campus Restinga, .

Atividade de extensão realizada
Ensino de Libras nível básico para ouvintes.

Escola Municipal de Educação Bilíngue Profª Carmen Regina Teixeira Baldino, EM EB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de história, Carga horária: 20
Outras informações
Ministra aula de historia em Libras para alunos surdos.

Atividades

02/2015 - 07/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama, SILVA GAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Contrato emergencial, Enquadramento Funcional: Professora intérprete de Libras, Carga horária: 20


E.M.E.F Altamir de Lacerda Nascimento, E.M.E.F.A.L., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Articuladora do projeto Escuna, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto Escuna foi criado em 2002 pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Rio Grande-RS, através do Núcleo Tecnológico Educacional em parceria com Universidade Federal do Rio Grande -FURG para promover a interação entre Escola, Comunidade e Universidade e, oportunizar e ampliar a inclusão digital à estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem disponibilizando laboratórios de informática nas escolas para a comunidade escolar. Este projeto contemplou, também, processos de formação continuada para professores multiplicadores atuarem na coordenação e articulação do projeto nas escolas contempladas.


Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant'ana, EMEFSAN'ANA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino de História para ouvintes e para surdos em salas especiais.


Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa, EMEFVC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

Atividades

03/2010 - 03/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Ação de tutoria no curso de especialização Rio Grande do Sul:Sociedade, Política e Cultura

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência realizado na disciplina de Tópicos Específicos na turma de Pedagogia-Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande -FURG sob coordenação da professora Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: LIvre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto financiado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Panamericana de Saúde.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto financiado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Panamericana de Saúde



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
INVESTIGANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE DIFERENTES CONTEXTOS.
Descrição: Entre 2004 e 2005, o Brasil participou de um estudo promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a respeito da Avaliação das Políticas Públicas para a Primeira Infância. O relatório final da pesquisa foi concluído em julho de 2006 e aprovado pelo MEC em agosto do mesmo ano, tendo sido tornado público, primeiramente em inglês, no site da UNESCO no ano de 2007. No ano de 2006, o Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI) do Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (DPE), divulgou o documento Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de o a 6 anos à educação, contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área. Desde então temos verificado uma série de iniciativas governamentais voltadas para o atendimento desta etapa da Educação Básica, que contemplam as diretrizes sobre a qualidade da oferta, sobre as condições de infraestrutura, sobre a assistência para as crianças; e questões relativas ao currículo e à avaliação. Considerando este cenário, propomos com o presente projeto a realização de uma pesquisa sobre as políticas públicas para a Educação Infantil desenvolvidas no Brasil a partir do ano de 2004 até o ano de 2014, com o objetivo de compreender a influência dos organismos internacionais na proposição, implementação e efeitos das mesmas na oferta e atendimento às crianças de 0 a 6 anos de idade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jessie Ortiz Marimon - Coordenador / suzane da rocha vieira gonçalves - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ação e Inclusão
Descrição: O presente projeto destina-se à consolidação e continuidade das atividades em parceria com o NAPNE Restinga e à execução de ações para educação inclusiva, tanto na perspectiva do acompanhamento e colaboração das atividades da comunidade escolar, quanto no desenvolvimento de produtos e equipamentos de tecnologia, visando a contribuir com o ensino às pessoas com necessidades educacionais específicas . Para contemplar os aspectos da discussão e fomento desta temática na Instituição, serão organizadas atividades como seminários e apresentação de projetos sobre educação inclusiva, tal qual vem sendo desenvolvido desde 2012 através de cursos, oficinas e o Seminário de Educação e Diversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jessie Ortiz Marimon - Coordenador / Gisele Fraga do Nascimento - Integrante.
2017 - Atual
Curso de Libras nível básico para ouvintes
Descrição: Este projeto busca apoiar a divulgação e a vitalidade da Libras- Língua Brasileira de Sinais, reconhecida pela Lei 10.436/2002 como língua da comunidade surda brasileira. Em razão disso, esse projeto objetiva ensinar aspectos gramaticais e culturais da Libras e da cultura surda para ouvintes que queiram aprender a se comunicar em Libras para assim, diminuir as barreiras linguísticas existentes entre surdos e ouvintes garantindo maior acessibilidade social das pessoas surdas à informações e serviços. Para tanto, esse projeto prevê a produção de materiais gráficos impressos e vídeos que auxiliem na aprendizagem e na divulgação da Libras para ouvintes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Ensino de Libras nível básico para ouvintes
Descrição: Este projeto visa atender às determinações legais da Lei de Libras que, entre outros aspectos, busca apoiar o uso e a difusão da Libras de modo a garantir a acessibilidade social das pessoas surdas usuárias da língua brasileira de sinais. Desse modo, esse projeto objetiva ensinar aspectos gramaticais da Libras que permitam a comunicação entre surdos e ouvintes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


VEPOP-EXTREMO SUL: VER-SUS/EXTENSÃO ? Vivências em Educação Popular no Extremo Sul do Brasil
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
VEPOP-EXTREMO SUL: VER-SUS/EXTENSÃO ? Vivências em Educação Popular no Extremo Sul do Brasil
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Libras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-aprendizagem e desempenho escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MARIMON, J. O.. Narrativas de professoras ouvintes em contextos de ensino bilíngue em salas específicas para surdos: o que contam sobre a (re)construção do trabalho e da identidade docente?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARIMON, J. O.; Suzane da Rocha Vieira Gonaçalves . A (re)construção docente do professor ouvinte no ensino surdo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARIMON, J. O.; Suzane da Rocha Vieira Gonaçalves . A AVALIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR OUVINTE NO ENSINO SURDO,. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MARIMON, J. O.; FERNANDES, C. L. T. . O RESPEITO À DIFERENÇA LINGUÍSTICA: EXPERIÊNCIAS CURRICULARES PARA ALUNOS SURDOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MARIMON, J. O.. As (re) dimensões da maternidade: um estudo da (trans) formação social do corpo feminino.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MARIMON, J. O.. As (re) dimensões da maternidade: um estudo da (trans) formação social do corpo feminino.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Suzane da Rocha Vieira Gonaçalves; MARIMON, J. O.. Participação em banca de Ana Lêda Moita Rodrigues.PENSANDO NOVOS CAMINHOS PARA A AVALIAÇÃO ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARIMON, J. O.; Gisele Oliveira Fraga do Nascimetno; SILVA, C. F.. Banca de desempenho didático do processo seletivo simplificado para contratação temporária de Técnicos especializados em Língua de Sinais. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conali- Conferência Nacional de Libras. 2017. (Outra).

2.
Simpósio caminhos da Inclusão Saberes Científicos e Tecnológicos - sua importância para oa o desenvolvimento do ido indivíduo surdo.Narrativas de professores ouvintes em contextos de ensino bilíngue em salas específricas para surdos: o que contam sobre a (re)construção do trabalho e da identidade docente?. 2015. (Simpósio).

3.
XV Encontro das Escolas de Surdos do RS. 2015. (Encontro).

4.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. 2014. (Congresso).

5.
VII Congresso Internacional de educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação. 2013. (Congresso).

6.
X Seminário Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade. 2013. (Seminário).

7.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 ? Gênero, Violência e Poder. 2008. (Seminário).

8.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 ? Gênero, Violência e Poder.As (re) dimensões da maternidade: um estudo da (trans)formação social do corpo feminino.. 2008. (Seminário).

9.
II Congresso Internacional de Estudo Históricos: Imprensa, História, Literatura e Informação. 2007. (Congresso).

10.
XIII Jornada de Ensino de História e Educação. 2007. (Outra).

11.
XI Semana Acadêmica de História ? ?Patrimônio e Cultura: Outras Formas de se Pensar a História?. 2007. (Outra).

12.
XVI Congresso de Iniciação Científica, VI Mostra da Produção Universitária. As novas dimensões da maternidade nos estudos da sexualidade. 2007. (Congresso).

13.
3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2006. (Congresso).

14.
XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2006. (Seminário).

15.
Ciclo de palestras ?Uma Igreja, uma comunidade ? 250 anos da Catedral de São Pedro?. 2005. (Outra).

16.
Mesa Redonda: ?Conflitos no Oriente Médio: Iraque-Palestina?. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARIMON, J. O.. X Seminário Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Formação ministrada às professoras de Atendimento Educacinoal Especializado da rede municipal de educação de São Lourenço do Sul, sob o tema "O ensino surdo na perspectiva da diferença", em novembro de 2014.



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