Carla Sant' Ana de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5702965511124606
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2016). Com experiência na área de Educação Básica e Ensino Superior, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Escolar, Educação Inclusiva (Altas Habilidades/Superdotação). Com pesquisas nas áreas de Altas Habilidades/Superdotação, Criatividade e Epistemologia Genética (Cognição, Moralidade e Afetividade). Membro Associada GIEDH - Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Desenvolvimento Humano. Membro Associada da ANPEd. Membro Associada ConBraSD- Conselho Brasileiro para Superdotação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Sant' Ana de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, C.;OLIVEIRA, C. S.;DE OLIVEIRA, Carla Sant'Ana;OLIVEIRA, Carla Sant'Ana;OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Aberta à Distância, Unicentro.
Salvador Renna
Santa Cruz
85100000 - Guarapuava, PR - Brasil
Telefone: (42) 36211488


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em programa de mestrado e doutorado em educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A teoria da mente no processo criativo de crianças com Altas Habilidades/Superdotação frente ao uso de recursos multimídias.,
Orientador: Carla Luciane Blum Vestena.
Palavras-chave: Cognição; Educação Inclusiva; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; Criatividade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Mestrado em Educacao.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O processo criativo em estudantes com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: CARLA LUCIANE BLUM VESTENA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Especializado.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia Educacional.
2016 - 2016
Especialização em MBA em gestão do Ensino Superior. (Carga Horária: 320h).
Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Título: PPC: matriz curricular do curso de psicologia.
Orientador: Antonio Alexandre Pereira Junior.
2010 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: A Filosofia da Educação nos cursos de Pedagogia das Universidades Estaduais do Paraná.
Orientador: Carlos Herold Junior.
1997 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
colégio Estadual Cristo REI, CECR, Brasil.
1988 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual Manoel Ribas, CEMR, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em PENSANDO E FAZENDO PESQUISA EM FUNDAMENTOS DA EDUC. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Programa Institucional de Iniciação Científica. (Carga horária: 980h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2008 - 2008
boas praticas em manipulação de alimentos. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8
Outras informações
Docente do Departamento de Psicologia. Responsável pela disciplina: Desenvolvimento Humano na perspectiva Histórico-Cultural


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Excelência Acadêmica

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado CAPES/DS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestranda do PPGE/UNICENTRO, bolsista CAPES/DS

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCA􀁤􀂭O NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM DEBATE EM CONSTRU􀁤􀂭O. Carla Sant'Ana (PAIC/Funda􀁯􀁭o Arauc􀁩ria - UNICENTRO), Carlos Herold Junior (Orientador), e-mail: carlosherold@hotmail.com Universidade Estadual do Centro-Oeste_ UNICENTRO. Setor de Ci􀁲ncias Humanas, Letras e Artes_ SEHLA. Departamento de Pedagogia, Guarapuava-PR. Palavras-chave: Filosofia da Educa􀁯􀁭o, forma􀁯􀁭o docente, curso de pedagogia. Resumo: Objetivamos analisar como a filosofia da educa􀁯􀁭o tem se configurado enquanto disciplina do curso de Pedagogia. A an􀁩lise apoiou-se em subs􀁴dios te􀁹ricos colhidos em autores que discutem a disciplina e em dados obtidos por meio da an􀁩lise das ementas dos cursos de Pedagogia situados no Estado do Paran􀁩

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CAPES, .

Linhas de pesquisa
Educação
10/2014 - 02/2016
Pesquisa e desenvolvimento , CAPES, .


Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de referencia, Carga horária: 16
Outras informações
Tutora de referencia do Setor Pedagógico da Universidade Aberta do Brasil/Unicentro


Departamento de Letras- UNICENTRO, DELET, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título do Projeto: Filosofia da Educação e a Formação Docente: uma busca pela Identidade da Disciplina no curso de Pedagogia do Estado do Paraná. Palavras-chave: Filosofia da Educação, Formação Docente, Pedagogia, Paraná. Aluno: Carla Sant´Ana Orientador: Carlos Herold Junior 1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA ?Diz-se que toda educação deve ter uma orientação filosófica. Admite-se também que a filosofia desempenha um papel imprescindível na formação do educador.? (Saviani, 1989, p. 17). Com base neste preceito, compreendo que a Filosofia da Educação exerce função fundamental na formação do professor como forma de tornar o docente capaz de refletir criticamente sobre suas ações enquanto professor. Constituindo sua prática a partir de conhecimentos científicos bem elaborados. Possibilitando assim, a formação de um intelectual orgânico capaz de se posicionar politicamente diante do seu objeto de trabalho ?a educação?. Entende-se que a competência técnica do professor deve-se ao fato deste ter em sua formação uma densa base teórica que lhe proporcione subsídios para uma ação efetiva em diferentes contextos. Contudo, o que buscamos neste trabalho é compreender qual a identidade que a disciplina Filosofia da Educação adquire nos cursos de Pedagogia localizados na região centro-oeste estado do Paraná. Compreender a identidade da disciplina em nosso estado é uma necessidade que surgiu a partir da leitura do artigo ?A formação do educador e sua relação com a Filosofia da Educação: Uma reflexão sobre os pressupostos filosóficos, presentes nos programas de ensino de Filosofia da Educação dos cursos de Pedagogia, entre 1988 a 1998.? De Armindo Quillici Neto. Durante a tentativa de compreender a disciplina por meio de um levantamento bibliográfico, com intuito de entender a função da Filosofia da Educação na formação do professor pedagogo, nos deparamos com o referido artigo e começamos a discutir sobre a relação da Filosofia e o curso de pedagogia em nosso es


BIC- Universidade Estadual do Centro-Oeste, BIC-UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE E DOS SENTIMENTOS INTERINDIVIDUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR Carla Sant?Ana (ICB-UNICENTRO), Carla Luciane Blum Vestena (Orientadora), e-mail:cvestena@unicentro.com Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Humanas, Departamento de Pedagogia, Guarapuava- Paraná. Palavras-chave: Valores, sentimentos morais, equilibração, Piaget. Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar os afetos intuitivos e os sentimentos interindividuais de crianças em idade escolar, frente a questões reais e virtuais de conflitos morais. Utilizamos o método clinico Piagetiano, em especial, observações e dilemas morais junto às crianças da educação infantil. As crianças demonstraram características entre a anomia e predicados da heteronomia com destaque da coação adulta, na construção do seu julgamento moral.


fUNDAÇÃO DO BEM ESTAR DO MENOR, FUBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ESCRITORIO, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda, OPET, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrante da disciplina Epistemologia Genética na Especialização em Psicopedagogia


Universidade Aberta à Distância, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Professora da disciplina Metodologia de Pesquisa do curso Especilaização em LIBRAS

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Docente da disciplina Processos psíquicos do desenvolvimento humano e aprendizagem escolar no curso de Especialização em Geografia.


Colégio Guairacá, CG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação pedagógica, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE
2.
Educação


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Mapeamento da compreensão emocional de crianças em risco social e vulnerabilidade
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar como o conhecimento sobre as emoções das crianças em risco e vulnerabilidade social no Brasil, refere-se às interações e aceitação entre seus pares, em comparação com os dados do Reino Unido. Será aplicado a Escala de Tarefa da Mente (Wellman & Liu, 2004), o Teste de Compreensão Emocional (Pons & Harris, 2000; Pons, Harris & de Rosnay, 2004), o Teste de Inteligência Emocional (Mayer, Caruso e Salovey, 2000) às crianças e o Teste da Escala de Percepção do Comportamento do Professor (Ladd & Profilet, 1996), aos professores que lecionam às crianças investigadas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Carla Sant' Ana de Oliveira - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS VALENTIM - Integrante / Samarah Perszel de Freitas - Integrante.
2014 - 2016
PROCESSO CRIATIVO DE ESTUDANTES COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO CONSTROEM ESTRATÉGIAS PARA DAR XEQUE MATE AOS CONFLITOS SOCIAIS.
Descrição: Com a intenção de compreender qual o cenário nacional de pesquisas sobre as Altas Habilidades/Superdotação, realizou-se uma busca por teses e dissertações, bem como artigos no banco de dados do Scielo. Todavia, vislumbrou-se definir um campo de buscas para garantir a qualidade da leitura e interpretação dos dados obtidos, de modo que no período entre 2002 e 2013 houve aproximadamente quarenta e cinco trabalhos Pós-Graduação Stricto Sensu que abordaram o tema das Altas Habilidades e Superdotação, esses trabalhos foram divulgados pelo Banco de Teses e Dissertações do CNPq- IBICT. Os resultados dessa pesquisa inicial indicaram que a temática das Altas Habilidades /Superdotação ainda é muito recente no Brasil, foi possível inferir que aconteceu uma ascensão deste tipo de pesquisa após os anos 2000, as discussões contidas nesses trabalhos permeiam a identificação e caracterização de sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação, bem como as políticas públicas de atendimento às necessidades educacionais especiais dos sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação e a formação de professores com vistas ao atendimento educacional especializado. Analisaram-se especificamente os trabalhos de 2013, nos quais aparecem os seguintes objetivos para cercear os debates: analisar a formação de professores, validar e/ou analisar testes de identificação de crianças com Altas Habilidades/Superdotação, Analisar práticas de atendimento educacional às crianças com AH/SD, verificar o que os professores entendem por AH/SD, analisar como os fatores socioemocionais interferem na vida escolar e psicológica da criança com AH/SD e, por fim análise das estratégias que a criança com AH/SD utiliza para solução de problemas, ou conflitos sociais. OBJETIVO GERAL: Investigar como acontece o processo de tomada de consciência de crianças com Altas Habilidades/Superdotação sobre os conflitos sociais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Analisar como o raciocínio lógico-matemático interfere no processo de produção criativa de crianças com Altas Habilidades/Superdotação. Verificar quais as condutas que as crianças com Altas Habilidades/Superdotação adotam mediante situações de conflitos, nas quais necessitam utilizar a criatividade para solucioná-los. Compreender como as interações sociais e interindividuais influenciam no processo criativo de crianças com Altas Habilidades/Superdotação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla Sant' Ana de Oliveira - Coordenador / Carla Luciane Blum Vestena - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2014 - Atual
INVESTIGAÇÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, COM VISTAS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Descrição: 1) Objetivo Geral: Investigar alunos regularmente matriculados no Ensino Regular das Escolas Municipais de Guarapuava/PR que apresentam indicadores de altas habilidades/superdotação, com vista à intervenção pedagógica. 2) Objetivos específicos e metas: 1. Disseminar aos professores da Rede Municipal de Educação de Guarapuava/PR o referencial teórico específico na área das altas habilidades/superdotação; 2. Orientar os professores Rede Municipal de Educação, indicadores para observação em sala de sula, instrumentos de sondagem inicial e Instrumento no âmbito lógico matemático linguístico e artístico, para a identificação de alunos com altas habilidades/superdotação, visando à educação inclusiva; 3. Investigar informações sobre o desenvolvimento da criança e comportamentos diversos por meio da escuta de pais e professores; 4. Avaliar as crianças selecionadas através de Instrumento Formal e Informal, associado à análise das habilidades específicas, com o objetivo de identificação e orientação ao corpo docente, família e ao aluno;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Carla Sant' Ana de Oliveira - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / JEFFERSON OLIVATTO DA SILVA - Integrante / JARCI MARIA MACHADO - Integrante / ANA APARECIDA DE OLIVEIRA MACHADO BARBY - Integrante / ROSEMERI RUPPEL STADLER STADLER - Integrante / PATRICIA NEUMAN - Integrante / ANGELA VIEIRA ANTUNES - Integrante / BERNADETE DE FÁTIMA BASTOS VALENTIM - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
Filosofia da Educação e a Formação Docente: uma busca pela Identidade da Disciplina no curso de Pedagogia do Estado do Paraná.
Descrição: 1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA ?Diz-se que toda educação deve ter uma orientação filosófica. Admite-se também que a filosofia desempenha um papel imprescindível na formação do educador.? (Saviani, 1989, p. 17). Com base neste preceito, compreendo que a Filosofia da Educação exerce função fundamental na formação do professor como forma de tornar o docente capaz de refletir criticamente sobre suas ações enquanto professor. Constituindo sua prática a partir de conhecimentos científicos bem elaborados. Possibilitando assim, a formação de um intelectual orgânico capaz de se posicionar politicamente diante do seu objeto de trabalho ?a educação?. Entende-se que a competência técnica do professor deve-se ao fato deste ter em sua formação uma densa base teórica que lhe proporcione subsídios para uma ação efetiva em diferentes contextos. Contudo, o que buscamos neste trabalho é compreender qual a identidade que a disciplina Filosofia da Educação adquire nos cursos de Pedagogia localizados na região centro-oeste estado do Paraná. Compreender a identidade da disciplina em nosso estado é uma necessidade que surgiu a partir da leitura do artigo ?A formação do educador e sua relação com a Filosofia da Educação: Uma reflexão sobre os pressupostos filosóficos, presentes nos programas de ensino de Filosofia da Educação dos cursos de Pedagogia, entre 1988 a 1998.? De Armindo Quillici Neto. Durante a tentativa de compreender a disciplina por meio de um levantamento bibliográfico, com intuito de entender a função da Filosofia da Educação na formação do professor pedagogo, nos deparamos com o referido artigo e começamos a discutir sobre a relação da Filosofia e o curso de pedagogia em nosso estado, observamos não haver dados sobre este assunto disponível para estudo, por isso achamos necessário fazer esta análise para contemplar os aspectos intrínsecos nos programas da disciplina nos cursos de Pedagogia localizados na região centro-oeste do Paraná e com isso apontarmos panoramicamen.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla Sant' Ana de Oliveira - Integrante / Carlos Herold Junior - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2012
A disciplina de filosofia da educação no curso de pedagogia: cursos de pedagogia da região centro-oeste do Paraná.
Descrição: 1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA Logo que iniciamos o curso de pedagogia, sentimos a ênfase que é dada aos fundamentos da educação: história da educação, sociologia da educação, psicologia da educação e filosofia da educação. Dentro dessas disciplinas, a relevância das discussões levadas a cabo em filosofia da educação mostrou-nos uma situação paradoxal: ao lado o valor dessa disciplina, suspeitamos que muitos acadêmicos e mesmo professores não a vêem como importantes para a formação de docentes. Interessante notar que essa suspeita reflete um debate muito comum na área de educação: o debate entre os ?teóricos? e os ?práticos? (SAVIANI, 2007). Para problematizar essa percepção originada já no primeiro ano do curso de pedagogia, elaboramos esse projeto que pretende responder à seguinte questão: Qual o papel que tem a disciplina de filosofia da educação nos cursos de pedagogia da região centro-oeste? Quais as principais tendências dessa disciplina nos cursos em questão? Quais as principais dificuldades percebidas por professores e alunos de pedagogia no trato do conhecimento filosófico em educação? Quais as efetivas contribuições que a filosofia da educação pode ter para a formação pedagógica em pedagogia? 2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral Analisar a importância e os modos de trabalho da filosofia da educação nos cursos de pedagogia da região centro-oeste. 2.2. Objetivo(s) específico(s) _ Analisar historicamente o surgimento da filosofia da educação enquanto disciplina acadêmica; _ Verificar como a filosofia da educação começou a ser ensinada nos cursos de pedagogia do Brasil; _ Estudar como os cursos de pedagogia da região centro-oeste do Paraná trabalham a filosofia da educação em seus ementários; _ Problematizar essas formas de trabalho com vistas a sublinhar a importância da filosofia da educação para a formação em pedagogia. 3. METODOLOGIA Parte da pesquisa será bibliográfica, buscando por subsídios na filosofia e na filosofia da educ.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla Sant' Ana de Oliveira - Integrante / Carlos Herold Junior - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
Afetos intuitivos e os sentimentos interindividuais de crianças em idade escolar
Descrição: Objetivo Geral Analisar os afetos intuitivos e os sentimentos interindividuais de crianças na educação infantil frente questões reais e virtuais de conflitos. Objetivo(s) específico(s) - Investigar como as crianças julgam afetivamente questões reais e virtuais de conflitos. - Identificar os sentimentos interindividuais de crianças na educação infantil diante de conflitos. - Comparar se os julgamentos afetivos feitos pelas crianças sobre as questões reais são análogos aos virtuais. METODOLOGIA Este estudo envolverá primeiramente um levantamento bibliográfico sobre desenvolvimento afetivo e cognitivo. Em seguida será feito um estudo dos CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) do município de Guarapuava-PR que desenvolvem junto a seus escolares e comunidade projetos de valores. Selecionaremos um CMEI que desenvolva projeto de valores a mais de 2 anos. Apresentaremos o projeto de pesquisa a escola a fim de que tenham o conhecimento da proposta e etapas a serem seguidas. Coletaremos junto aos pais das crianças selecionadas aleatoriamente o termo de consentimento livre e esclarecido (Anexo 1), conforme os (Conselhos Nacionais de Saúde, 1996 ? CNS ? 196/96). A amostra será de 5 criançcas de 4 anos de idade. Realizaremos observações locais em sala e em atividades extraclasse a fim de levantarmos os temas de investigação, e confeccionarmos os 2 dilemas de questões reais, para subsidiar a elaboração do instrumento (o dilema e o roteiro de entrevista). Posteriormente elaboraremos a partir dos temas já definidos, mais 2 dilemas de questões virtuais. Adaptaremos os dilemas com materiais concretos para maior compreensão das criançcas. Aplicaremos os quatro dilemas de julgamento afetivo e moral relativos a questões reais e virtuais, a fim de verificar junto as crianças os afetos intuitivos e sentimentos interindividuais. Analisaremos os dados conforme Bardin (1977) e o referencial de Piaget (1994; 2005). 5. RESULTADOS ESPERADOS A partir da investigaçã.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla Sant' Ana de Oliveira - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Centro-Oeste - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBY, A. A. O. M.2016 BARBY, A. A. O. M. ; VESTENA, C. L. B. ; OLIVEIRA, C. S. ; PISKE, F. ; MACHADO, J. M. ; FREITAS, S. P. ; MACHADO, C. L. . Working with Creativity of Gifted Students through Ludic Teaching. CREATIVE EDUCATION, v. 07, p. 1641-1647, 2016.

2.
PISKE, F.2016 PISKE, F. ; VALENTIM, B. F. B. ; BARBY, A. A. O. M. ; VESTENA, C. L. B. ; OLIVEIRA, C. S. ; STOLTZ, T. ; MACHADO, C. L. . Barriers to Creativity, Identification and Inclusion of Gifted Student. CREATIVE EDUCATION, v. 07, p. 1899-1905, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VESTENA, C. L. B. ; SANTANA, C. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. 1. ed. Curitiba PR: CRV, 2016. v. 1000. 76p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE; VESTENA, C. L. B. . O raciocínio lógico matemático de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. In: Piske, Fernanda; Vestena, Carla L. B.; Stoltz, Tânia; Machado, Jarci; Barby, Ana A. O. M.; Bahia, Sara; Freitas, Samara P.. (Org.). Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos. 1ed.CURITIBA: PRISMA, 2017, v. 1, p. 183-208.

2.
SANTANA, C.; ECKSTEIN, M. P. W. ; KNUPPEL, M. A. C. . Do direito à prática da acessibilidade digital experiências em cursos de educação a distância. Práticas pedagógicas na educação a distânciaconcepções, tendências e desa fios. 1ed.Florianópolis -SC: Editora Universitária UDESC, 2016, v. 1, p. 386-402.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTANA, C.; TEIXEIRA, Gracieli Aparecida ; MELO, Alessandro. . Elas Vão a Luta: as mulheres construindo caminho para superar a servidão. Diário de Guarapuava, Guarapuava-PR, p. a12 - a12, 08 nov. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALENTIM, B. F. B. ; VESTENA, C. L. B. ; SANTANA, C. ; BARBY, A. A. O. M. ; MACHADO, J. M. ; STOLTZ, T. ; PISKE, F. . PROCESSO CRIATIVO DE ESTUDANTES BRASILEIROS COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. In: 4th International Congress of Educational Sciences and Development, 2016, Santiago de Compostela-Espanha. 4th International Congress of Educational Sciences and Development, 2016. v. 4.

2.
STADLER, R. R. S. ; SANTANA, C. ; DELIBERALLI, M. ; VESTENA, C. L. B. . O DESAFIO DE REALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO. In: XII Congresso Nacional de Educação, III Seminário Internacional de Representações Sociais - Educação, 2015, Curitiba-PR. Educere.bruc. Curitiba-PR: PUCPR, 2015. v. 1. p. 34686-34700.

3.
SANTANA, C.; STADLER, R. R. S. ; DELIBERALLI, M. ; VESTENA, C. L. B. . DEBATES CIENTÍFICOS: COMPREENDENDO A IDENTIDADE DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO BRASIL.. In: XII Congresso Nacional de Educação, III Seminário Internacional de Representações Sociais - Educação, 2015, Curitiba. Educere.bruc. Curitiba: PUCPR, 2015. v. 1. p. 37415-37433.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, C.; Kluge, Claudia P. ; VESTENA, C. L. B. . O sentimento interindividual e afetividade em crianças de 2 e 3 anos na Educação Infantil. In: Congresso de iniciação científica e pós-graduação, 2012, São Leopoldo -RS. O sentimento interindividual e afetividade em crianças de 2 e 3 anos na Educação Infantil. São Leopoldo-RS: Casa Leiria, 2012.

2.
SANTANA, C.; HEROLD JUNIOR, C. . A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAçãO E A FORMAçãO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA.. In: XVII Semana de Iniciação Científica, 2012, Guarapuava. XVII Semana de Iniciação Científica. Guarapuava: Unicentro, 2012. v. 1.

3.
SANTANA, C.; HEROLD JUNIOR, C. . A REESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA DO ESTADO E SUAS REPERCUSSÕES PARA EDUCAÇÃO. In: I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e XX Semana de Pedagogia, 2012, Guarapuava. I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e XX Semana de Pedagogia. Guarapuava-PR: Unicentro, 2012. v. 1.

4.
SANTANA, C.; HEROLD JUNIOR, C. . A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM DEBATE EM CONSTRUÇÃO.. In: 21º EAIC/2º EAITI, 2012, Maringá-PR. ANAIS DO 21º EAIC / 2º EAITI, 2012.

5.
SANTANA, C.; VESTENA, C. L. B. . AFETOS INTUITIVOS E OS SENTIMENTOS INTERINDIVIDUAIS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. In: II Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Guarapuava. II Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Guarapuava: Unicentro, 2011. v. 2.

6.
SANTANA, C.; VESTENA, C. L. B. . A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE E DOS SENTIMENTOS INTERINDIVIDUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. In: http://eventos.uepg.br/eaic/portal/, 2010, Guarapuava. Anais do XX EAIC, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, Carla Sant'Ana; VESTENA, C. L. B. . RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE BRASIL E ESPANHA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO A PARTIR DA LITERATURA CIENTÍFICA.. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE; PEREIRA JUNIOR, A. A. . DISCUSSÃO SOBRE O FILME 'UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA' COM O ENFOQUE EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTANA, C.. Planejamento Pedagógico na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTANA, C.. A formação moral na sociedade contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTANA, C.; STADLER, R. R. S. ; DELIBERALLI, M. ; VESTENA, C. L. B. . DEBATES CIENTÍFICOS: COMPREENDENDO A IDENTIDADE DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO BRASIL.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
STADLER, R. R. S. ; SANTANA, C. ; DELIBERALLI, M. ; VESTENA, C. L. B. . O DESAFIO DE REALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTANA, C.. PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MACHADO, E. ; SANTANA, C. . Criança Cyber e o uso de Aparatos Tecnológicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTANA, C.; HEROLD JUNIOR, C. . A DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS DA DISCIPLINA NO CURSO DE PEDAGOGIA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTANA, C.; Kluge, Claudia P. . OFICINAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTANA, C.; HEROLD JUNIOR, C. . A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTANA, C.; VESTENA, C. L. B. . AFETOS INTUITIVOS E OS SENTIMENTOS INTERINDIVIDUAIS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTANA, C.; SCHMEIDER, J. ; KOSLIK, W. ; PEREIRA JUNIOR, A. A. . III Jornada de Psicologia Saúde Mental e Práticas Profissionais. 2016.

2.
SANTANA, C.. IV JORNADA INTEGRADA DE PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIVERSIDADE. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VESTENA, C. L. B. ; SANTANA, C. . Metodologia do trabalho científico - Unidade 3. 2016.

2.
O, J. C. ; SANTANA, C. ; ECKSTEIN, M. P. W. ; KNUPPEL, M. A. C. . Especialização em libras. 2016.

3.
Siqueira, J. ; SANTANA, C. ; ECKSTEIN, M. P. W. ; KNUPPEL, M. A. C. . Filosofia para o Ensino Médio. 2016.

4.
Persegueiro, A. C. ; SANTANA, C. ; ECKSTEIN, M. P. W. ; KNUPPEL, M. A. C. . Filosofia para o ensino médio. 2016.

5.
SANTANA, C.; ECKSTEIN, M. P. W. ; KNUPPEL, M. A. C. . Especialização em Libras - Calendário. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Carla Sant'Ana; PEREIRA JUNIOR, A. A. . O Processo Criativo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE. Teoria e Prática Educacional da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE. DESENVOLVENDO A POTENCIALIDADE CRIATIVA DO SUPERDOTADO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE. Epistemologia Genética na Pós-graduação em Psicopedagogia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SANTANA, C.. Transtornos de Aprendizagem, Autismo, Altas Habilidades/Superdotação - Práticas de Ensino. 2016. .

6.
VESTENA, C. L. B. ; SANTANA, C. . Processos Psíquicos do Desenvolvimento Humano e Aprendizagem escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
SANTANA, C.. Altas Habilidades/Superdotação: características e o desenvolvimento da criatividade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SANTANA, C.. O uso das tecnologias na educação.. 2015. .

9.
O, J. C. ; OLIVEIRA, C. S. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; KNUPPEL, M. A. C. ; ECKSTEIN, M. P. W. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Libras - Unidade 3 - Expressões Faciais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

10.
STOCK, I. M. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. ; KNUPPEL, M. A. C. ; ECKSTEIN, M. P. W. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Libras - Unidade3 - Parâmetros da Língua de Sinais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

11.
STOCK, I. M. ; COSTA, A. A. ; BONATO, P. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Língua de Sinais na sala de aula - Unidade 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

12.
CWICK, J. R. ; COSTA, A. A. ; BONATO, P. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Língua de Sinais na sala de aula - Unidade 3 - LIBRAS. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

13.
STOCK, I. M. ; CWICK, J. R. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Língua de Sinais na sala de aula - Unidade 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

14.
CAMPELLO, A. R. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; SANTANA, C. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Língua de Sinais na sala de aula - Unidade 3. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

15.
CAMPELLO, A. R. ; COSTA, A. A. ; BONATO, P. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Escrita e Língua Brasileira - Capitulo 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

16.
CAMPELLO, A. R. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Escrita e Língua Brasileira - Capitulo 3. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

17.
SZCZEPANIK, G. E. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA - Metodologia de Ensino de Filosofia - Unidade 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

18.
GIUSTI, E. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA - Ensino de Lógica, Filosofia da linguagem e Ontologia - Unidade 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

19.
GIUSTI, E. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA - Ensino de Lógica, Filosofia da linguagem e Ontologia - Unidade 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

20.
GIUSTI, E. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . FILOSOFIA - Como ler os Clássicos - Unidade 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

21.
GIUSTI, E. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . FILOSOFIA - Como ler os Clássicos - Unidade 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

22.
PRESTES, R. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Legislação em Libras - Atividades. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

23.
VESTENA, C. L. B. ; OLIVEIRA, C. S. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Metodologia do Trabalho Científico. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

24.
STOCK, I. M. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Libras - Unidade 2 - Lei da Libras. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

25.
STOCK, I. M. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Libras - Unidade 1 - História da Educação de Surdos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

26.
Rutkoski, C. R. de O. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Unidade 1 Profª. Cecília Rafaelly de Oliveira Rutkoski. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

27.
ANGREWSKI, E. ; OLIVEIRA, C. S. ; COSTA, A. A. ; BONATO, P. . ENSINO DE FILOSOFIA PARA ENSINO MÉDIO - Pesquisa em Filosofia - Apresentação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

28.
STOCK, I. M. ; SANTANA, C. ; ECKSTEIN, M. P. W. ; BONATO, P. . História da educação dos surdos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

29.
STOCK, I. M. ; BONATO, P. ; CWICK, J. R. ; OLIVEIRA, C. S. . Libras - Unidade 2 - Lei da Libras. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

30.
GIUSTI, A. F. ; BONATO, P. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA - Ensino de Ética e Filosofia Política. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

31.
SANTANA, C.; VESTENA, C. L. B. . Desenvolvimento humano e aprendizagem escolar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

32.
VESTENA, C. L. B. ; SANTANA, C. . Processos do Des. Humano e a Aprendizagem Escolar - Unidade 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

33.
VESTENA, C. L. B. ; SANTANA, C. . ENSINO E PESQ. CIÊNCIA GEOGRÁFICA - Processos do Des. Humano e a Aprendizagem Escolar - Unidade 3. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

34.
VESTENA, C. L. B. ; SANTANA, C. . Desenvolvimento Humano e aprendizagem escolar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

35.
VESTENA, C. L. B. ; SANTANA, C. . Desenvolvimento humano e aprendizagem escolar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

36.
O, J. C. ; ECKSTEIN, M. P. W. ; KNUPPEL, M. A. C. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Didática e Educação dos Surdos - Unidade 3. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

37.
O, J. C. ; KNUPPEL, M. A. C. ; ECKSTEIN, M. P. W. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Didática e Educação dos Surdos - Unidade 1 - Apresentação das Atividades. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

38.
O, J. C. ; KNUPPEL, M. A. C. ; ECKSTEIN, M. P. W. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Didática e Educação dos Surdos - Unidade 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

39.
O, J. C. ; KNUPPEL, M. A. C. ; ECKSTEIN, M. P. W. ; OLIVEIRA, C. S. . ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS - Didática e Educação dos Surdos - Unidade 4. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

40.
Persegueiro, A. C. ; BONATO, P. ; COSTA, A. A. ; OLIVEIRA, C. S. . FILOSOFIA PARA ENSINO MÉDIO - Didática do Ensino de Filosofia - Apresentação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTANA, C.; SOUZA, J. P.; BARBOSA, M. A.. Participação em banca de DEBORA ZANETTI MEHRET.MÚSICA: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Guairacá.

2.
SANTANA, C.; SCHMEIDER, J.; MENDES, I. L.. Participação em banca de JOSELMA DE FÁTIMA DOMINGUES.ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS AO INDIVÍDUO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Guairacá.

3.
SANTANA, C.; Shipper, C. M.; Livinski, d.. Participação em banca de Maria Angélica Aparecida Barbosa.Inclusão de aluno com TEA em escolas da rede regular de ensino de Guarapuava-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

4.
Shipper, C. M.; Schinemann, C.; SANTANA, C.. Participação em banca de Marcia de Quadros Oliveira.Adaptação Curricular no processo avaliativo da aprendizagem escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

5.
STRUGAL, D.; SANTANA, C.; RIZI, C.. Participação em banca de Suelen Cristina Ribeiro.Educação Ambiental na escola por meio da Reciclagem de Resíduos Sólidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Guairacá.

6.
Shipper, C. M.; SANTANA, C.; Livinski, d.. Participação em banca de Maria Angélica Barbosa.INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA EM ESCOLAS REGULARES NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA ? PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

7.
SANTANA, C.; Shipper, C. M.; KASZMARECK, M.. Participação em banca de Maria Gracieli de Oliveira.A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA APAE COM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

8.
Souza, L.; SANTANA, C.; Shipper, C. M.. Participação em banca de Rosimery Santos.INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARAPUAVA ? PR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

9.
Shipper, C. M.; SANTANA, C.; Souza, L.. Participação em banca de Sabrina Lopes.ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

10.
SANTANA, C.; Livinski, d.; Shipper, C. M.. Participação em banca de Andrielle de Lima.EDUCAÇÃO DO SURDOCEGO: O DESAFIO DA APRENDIZAGEM NA REDE REGULAR DE ENSINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

11.
SANTANA, C.; Shipper, C. M.; Livinski, d.. Participação em banca de Janaina Ienke.TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

12.
SANTANA, C.; Shipper, C. M.; Fagundes, E.. Participação em banca de JAQUELINE FERREIRA DE ANDRADE.O MOVIMENTO APAEANO DO BRASIL: VISIBILIDADE SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS EXCEPCIONAIS DE TURVO ? PR.. 2016.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24 CONGRESSO BETT EDUCAR. 2017. (Congresso).

2.
I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação.CRIATIVIDADE, TALENTO E AH/SD. 2017. (Seminário).

3.
A PEDAGOGIA HOSPITALAR DESENVOLVENDO PRÁTICAS DE LEITURA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTO JUVENIL, DA DRAMATIZAÇÃO, DO LÚDICO E DA RECREAÇÃO NA ALA DE PEDIATRIA DO HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO.LITERATURA INFANTIL. 2013. (Oficina).

4.
ENCONTRO PARA AMBIENTAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS. 2013. (Encontro).

5.
III SEMINÁRIO INTEGRADOR DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICENTRO?,.praticas pedagógica no estágio supervisionado. 2013. (Seminário).

6.
II JORNADA DE GUARAPUAVA CÉREBRO E APRENDIZAGEM- DIFICULDADE DE APRENDIZEM E TREANSTORNOS DO COMPORTAMENTO.MONITORIA. 2013. (Outra).

7.
II JORNADA DE GUARAPUAVA CÉREBRO E APRENDIZAGEM- DIFICULDADE DE APRENDIZEM E TREANSTORNOS DO COMPORTAMENTO.MONITORIA. 2013. (Outra).

8.
V SIMPÓSIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA UNICENTRO- SELL-UNI.MONITORIA. 2013. (Simpósio).

9.
?Intelectuais Vanguardistas e suas Intervenções: O Diagnóstico do Tempo Presente e a Leitura de Novos Paradigmas?,. 2012. (Outra).

10.
?XX Semana de Pedagogia Educação e Humanidades: Conceitos e Contextos e 1° Seminário Internacional de Pesquisa em Educação. 2012. (Seminário).

11.
?XX Semana de Pedagogia Educação e Humanidades: Conceitos e Contextos e 1° Seminário Internacional de Pesquisa em Educação?,.REESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA DO ESTADO E SUAS REPERCUSSÕES PARA EDUCAÇÃO. 2012. (Seminário).

12.
21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação. 2012. (Encontro).

13.
21º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação de.A disciplina de Filosofia da Educação: um debate em construção.. 2012. (Encontro).

14.
XVII Semana de Iniciação Científica. 2012. (Seminário).

15.
XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2012. (Seminário).

16.
XVII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA. 2012. (Seminário).

17.
I Fórum das Licenciaturas e III Encontro do PIBID. 2011. (Encontro).

18.
II SIEPE ? Semana de Integração ensino, Pesquisa e Extensão.AFETOS INTUITIVOS E OS SENTIMENTOS INTERINDIVIDUAIS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. 2011. (Encontro).

19.
II SIEPE ? Semana de Integração ensino, Pesquisa e Extensão?,. 2011. (Encontro).

20.
XX Encontro Anual de Iniciação Cientifica- EAIC.A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE E DOS SENTIMENTOS INTERINDIVIDUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. 2011. (Encontro).

21.
FOR-HUM: Fórum das humanidades. 2010. (Seminário).

22.
I Simpósio de Educação Infantil. 2010. (Simpósio).

23.
XIX EAIC: Encontro Anual de Iniciação Cientifica. 2010. (Encontro).

24.
Boas práticas em Manipulação de Alimentos. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VESTENA, C. L. B. ; BARBY, A. A. O. M. ; VALENTIM, B. F. B. ; BERG, J. ; NEUMAN, P. ; FREITAS, S. P. ; MACHADO, J. M. ; OLIVEIRA, CARLA SANT?ANA DE . I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. 2016. (Outro).

2.
SANTANA, C.. III JORNADA DE PSICOLOGIA: COMPROMISSO COM A SUBJETIVIDADE III JORNADA DE PSICOLOGIA: SAÚDE MENTAL E PRÁTICAS PROFISSIONAIS. 2016. (Outro).

3.
MELO, Alessandro. ; ZANEDIM, Ana P. C. ; SANTANA, C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SOCIOLOGIA. 2013. (Outro).

4.
MELO, Alessandro. ; SANTANA, C. . ELAS VÃO A LUTA:MULHERES, TRABALHO E CINEMA. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia de Matos. ?NAS MONTANHAS DOS GORILAS?: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE FILMES NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.

2.
Suzamara Anicheski. Depressão em professores: uma reflexão sobre o contexto educacional brasileiro.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.

3.
Amanda Beatriz de Matos. Reflexões sobre a história da Educação Especial: avanços e retrocessos da legislação à prática.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.

4.
LEANDRO ZAZULA. Materialismo Histórico-cultural e o estudo da linguagem: contribuições para a compreensão do desenvolvimento humano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.

5.
Andrielle de Lima Oliveira. EDUCAÇÃO DO SURDOCEGO: O DESAFIO DA APRENDIZAGEM NA REDE REGULAR DE ENSINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.

6.
Cleusi Chaia Stadler. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.

7.
Graciele de Oliveira. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA APAE COM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.

8.
Janaina Ienke. DISTÚRBIO DO ESPECTRO AUTISTA: NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.

9.
Kauane Mayara Caldas Machado. INCLUSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE BIOLOGIA FRENTE AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Carla Sant' Ana de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, Carla Sant'Ana; VESTENA, C. L. B. . RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE BRASIL E ESPANHA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO A PARTIR DA LITERATURA CIENTÍFICA.. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 10:36:46