Bruna Devens Fraga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8909861896739492
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Professora assistente do curso de Administração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutoranda e Mestre (2015) em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Atuou em projetos de desenvolvimento de sistemas de informação, CRA-SC, Projeto de Diagnóstico da Maturidade em Gestão do Conhecimento na DIRET (SESI/SENAI/IEL) (2013-2014) e atualmente participa do Projeto V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de Santa Catarina (ReCis) (2015-2017). Tem interesse em pesquisas nas áreas de Engenharia e Gestão do Conhecimento com ênfase em em Gestão do Conhecimento e Resiliência Organizacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Devens Fraga
Nome em citações bibliográficas
FRAGA, B. D.;FRAGA, BRUNA DEVENS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Núcleo de Gestão e Sustentabilidade.
R. Eng. Agrônomo Andrey Cristian Ferreira, s/n
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212449
Ramal: 2449
URL da Homepage: http://www.ngs.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Gregorio Jean Varvakis Rados.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Conhecimento como Ativo Organizacional: Estudo de Caso em um Programa de Pós-graduação,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Gregorio Jean Varvakis Rados.
Coorientador: Paulo Maurício Selig.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Avaliação de Maturidade em Gestão do Conhecimento; Práticas de Gestão do Conhecimento; Eixos de Conhecimento Crítico.
Grande área: Engenharias
2009 - 2012
Graduação em Administração Pública.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Identificação da relevância do papel do administrador na modelagem de processos para o desenvolvimento de soluções envolvendo tecnologias de informação e comunicação nas organizações.
Orientador: Julíbio David Ardigo.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Educandário Imaculada Conceição, EIC, Brasil.
1996 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Educandário Imaculada Conceição, EIC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Tutora a Distância, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância do Curso de Administração

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - Mestrado e Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora convidada - Disciplina Isolada
Outras informações
Declaramos que a pesquisadora Bruna Devens Fraga, portadora do CPF 078.693.949-7, ministrou o conteúdo sobre Práticas de Gestão do Conhecimento para a disciplina Engenharia e Gestão do Conhecimento, turma de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina. A programação das aulas foi dividida da seguinte forma: Aula 1 26/09 Conceitos da Gestão do Conhecimento Aula 2 e 3 03/10 e 10/10 Ferramentas, práticas e aplicações da Gestão do Conhecimento ? Na primeira aula, foram apresentados os conceitos e algumas práticas, conforme o processo de gestão do conhecimento (identificação, criação, compartilhamento, armazenamento, aplicação, retenção de conhecimento). Buscando apresentar as técnicas e ferramentas de forma pragmática, foram discutidos alguns cases de empresas que utilizaram algumas práticas de GC, como a Sadia, Petrobrás, Embraer, Gerdau, fazendo links com a realidade dos alunos e sua vivência no curso. ? No segundo momento, foi realizada uma dinâmica, na qual os alunos deveriam apresentar um caso prático ? vivenciado em estágio ou criado ? e, por meio da técnica de contar história (storytelling), compartilhá-la com a turma. Na história, os alunos apresentaram o contexto e a organização estudada, o problema, a prática de GC utilizada para solucionar o problema e o resultado obtido. ? Carga horária: 20 horas.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 4
Outras informações
A doutoranda Bruna Devens Fraga atuou em seu estágio docência entre os semestres de 2016/1 a 2017/1 sob a supervisão do prof. Dr. Gregorio Varvakis na disciplina de Gestão do Conhecimento nas Organizações.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, .


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente do Setor de Contabilidade, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Resiliência organizacional
2.
Ciência, Tecnologia e Inovação
3.
Gestão do Conhecimento


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Devolutiva e Evolutiva da V Conferência Estadual de CT&I: Diretrizes para o Plano Estadual de CT&I
Descrição: O projeto tem como público-alvo a totalidade de atores partícipes do sistema catarinense de ciência, tecnologia e inovação, nas chamadas quatro hélices de inovação. Isso ocorre porque se prevê a elaboração de um elenco de projetos estratégicos a CTI catarinense, tendo por base dinâmica de coprodução entre representantes desses atores e os resultados dos diagnósticos e proposições sobre os sistemas regionais de CTI, também produzidos em coprodução durante a VCECTI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) .
Integrantes: Bruna Devens Fraga - Integrante / Gertrudes Aparecida Dandolini - Integrante / Roberto Carlos dos Santos Pacheco - Coordenador / João Artur de Souza - Integrante / Paulo Mauricio Selig - Integrante / Everton Ricardo do Nascimento - Integrante / Márcia Aparecida Prim - Integrante / Viviane Schneider - Integrante / Dorzeli Salete Trzeciak - Integrante / Alexandre Biz - Integrante / Vivian Alves - Integrante / Lídia Neumann Potrich - Integrante.
2015 - 2016
V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina - Fase 1
Descrição: Descrição: Este projeto foi elaborado pela Rede de Conhecimento e Inovação Sustentável (ReCIS), criada e liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Esta rede é composta por atores institucionais dos setores acadêmico, de pesquisa e empresarial, que se configuram em diferentes composições, de acordo com o desafio de PD&I efetivado. No presente projeto, a instrumentalização e gestão da pesquisa caberá ao Instituto Stela, organização de pesquisa e inovação, conveniada ao EGC/UFSC. O objetivo do projeto consiste na concepção e elaboração do Programa e na realização da V CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE SANTA CATARINA, em cumprimento à exigência da Lei Estadual de Inovação do Estado e, em colaboração multi-institucional com a Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e com as respectivas instituições de ensino e pesquisa que receberão os encontros regionais. Além de cumprir com demanda institucional à FAPESC sobre a realização de conferências estaduais, o projeto propõe uma edição diferenciada em relação às anteriores, visando à coprodução de análises situacionais e prospectivas entre os atores regionais de CT&I. Para tal, o programa está elaborado de modo a respeitar abrangência regional, representatividade institucional, coprodução regional e comparabilidade longitudinal (no tempo, em relação às próximas conferências e transversal (entre regiões do Estado). Para executar os objetivos do projeto, o EGC/UFSC concebeu, testou e aplicou modelo de análise de percepção de atores de CT&I sobre as dimensões de institucionalização, infraestrutura, mercado, educação, ciência, tecnologia e inovação. Também foram aplicadas dinâmicas de grupo para, além de explicitar o diagnóstico de percepção dessas dimensões, explicitar sugestões e propostas para o Estado e para as mesorregiões de Santa Catarina. O projeto previu, também, a realização das sessões da V Conferência nas cidades de Florianópolis, Chapecó, Lages, Criciúma, Itajaí e Jaraguá do Sul, com reunião de encerramento em Joinville, em novembro de 2015. Participaram acadêmicos, agentes de governo, empresários e representantes da sociedade civil organizada, de cada mesorregião. Os resultados podem ser vistos no site da V Conferência: http://www.conferenciacti.sc.gov.br/..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (8) .
Integrantes: Bruna Devens Fraga - Integrante / Gertrudes Aparecida Dandolini - Integrante / Roberto Carlos dos Santos Pacheco - Coordenador / Clarissa Stefani Teixeira - Integrante / Fernando Álvaro Ostuni Gauthier - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Marcelo Macedo - Integrante / Patrícia de Sá Freire - Integrante / Paulo Mauricio Selig - Integrante / Everton Ricardo do Nascimento - Integrante / Dorzeli Salete Trzeciak - Integrante / Aran Bey Tcholakian Morales - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2013 - Atual
Diagnóstico da Gestão do Conhecimento DIRET - SESI/SENAI/IEL
Descrição: Descrição: O Objetivo deste projeto é realizar a análise situacional da maturidade em Gestão do Conhecimento-GC e o mapeamento dos conhecimento críticos para as entidades nacionais SESI/SENAI/IEL. Para isto, as atividades foram divididas em duas fases: FASE 1 - Diagnóstico de Maturidade da Gestão do Conhecimento Nesta fase será realizado um mapeamento e análise do nível de maturidade em Gestão do Conhecimento de cada entidade nacional (SESI/SENAI/IEL), considerando suas redes de relacionamento e interação com os respectivos regionais. Os resultados deste diagnóstico, também, incluirão (i) recomendações sobre a situação das iniciativas de GC existentes (tais como, técnicas e ferramentas de GC) e (ii) indicação de práticas prioritárias de GC (tendo em vista os desafios estratégicos e as necessidades de inovação, com foco em inteligência de negócios e no apoio à tomada de decisão). FASE 2 - Mapeamento dos Conhecimentos Organizacionais Críticos Nesta fase será realizado um mapeamento dos conhecimentos organizacionais críticos para os negócios das três entidades e dos seus detentores (atores organizacionais que possuem estes conhecimentos), considerando o direcionamento desses conhecimentos na cadeia de valor dos processos. A realização e análise deste diagnóstico, também, incluirá uma descrição de como estão (são) organizados, registrados, disseminados e compartilhados esses conhecimentos nas redes, bases de conhecimento e repositórios de conteúdos; e recomendações para ações futuras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Bruna Devens Fraga - Coordenador / Gregorio Varvakis - Integrante / Danielly Inomata - Integrante / Mauricio Manhães - Integrante / Guillermo Davila - Integrante / Jaqueline Rossato - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina
Descrição: Descrição: Objetivos: 1) conceber e realizar a V Conferência Estadual de CTI; 2) instrumentalizar os Sistemas Regionais de Inovação de SC. Metodologia: a metodologia do projeto contempla as fases e respectivas atividades: I PESQUISA E PLANEJAMENTO: 1.1 Preparação para os Encontros Regionais, 1.2 Programação dos Encontros Regionais. II REALIZAÇÃO DOS ENCONTROS REGIONAIS E DE SÍNTESE: 2.1 Comunicação com as equipes regionais, 2.2 Participação nos Encontros Regionais, 2.3 Dinâmica durante os Encontros Regionais, 2.3.1 Instalação dos Grupos de Trabalho, 2.3.2 Respostas às perguntas referência, 2.3.3 Revisão com os demais grupos, 2.3.4 Elaboração de proposta de Plano de Ação, 2.3.5. Discussão em Plenária. III DOCUMENTAÇÃO E DIFUSÃO: 3.1. Documentação dos Encontros Regionais da V Conferência. Cronograma: Florianópolis 17/10/2015, Chapecó 22/10/2015, Criciúma 27/10/2015, Jaraguá do Sul 29/10/2015, Itajaí 03/11/2015, Lages 06/11/2015, Joinville (CiKi) 13/11/15..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2012 - Atual
Projeto CRA/SC
Descrição: Sistema para pesquisa a respeito do perfil, formação, atuação e oportunidades de trabalho do administrador catarinense das regiões do estado de Santa Catarina..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Devens Fraga - Coordenador / Daniel Koudi Nakano - Integrante / José Raupp da Rosa Júnior - Integrante / Nilton Gomes de Oliveira Neto - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / Júlio da Silva Dias - Integrante.
2010 - 2011
Foredi
Descrição: Foredi (formulário de editais) teve como objetivo elaborar um formulário on-line para submissão de projetos de pesquisa. E um segundo momento que direcionou o desenvolvimento para elaboração de um formulário para avaliação dos projetos submetidos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Devens Fraga - Coordenador / Daniel Koudi Nakano - Integrante / José Raupp da Rosa Júnior - Integrante / Nilton Gomes de Oliveira Neto - Integrante / Vinicius Mauro Yonamine - Integrante / Fábio dos Santos - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / Júlio da Silva Dias - Integrante.
2010 - 2010
e-Survey
Descrição: Módulo de criação de questionário para pesquisa do tipo survey feitas on line com segurança..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Devens Fraga - Integrante / Daniel Koudi Nakano - Integrante / José Raupp da Rosa Júnior - Integrante / Vinicius Mauro Yonamine - Integrante / Fábio dos Santos - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / Júlio da Silva Dias - Coordenador / Paulo Gustavo Magela de Faria Quinan - Integrante.
2009 - 2011
e-Voto
Descrição: Sistema para votação eletrônica em colegiado..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Devens Fraga - Coordenador / Daniel Koudi Nakano - Integrante / José Raupp da Rosa Júnior - Integrante / Nilton Gomes de Oliveira Neto - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / Júlio da Silva Dias - Integrante / Dayana Pierina Brustolini Spagnuelo - Integrante.
2003 - Atual
POLVO
Descrição: O polvo é uma plataforma concebida como ferramenta de apoio a aprendizagem, focada para incrementar a interação entre professores e alunos. O sistema foi concebido de forma modular, tendo os seguintes módulos principais: Material de Apoio; Trabalho Colaborativo; Mala Direta; Fórum. Tantos estes como os outros módulos do POLVO são controlados pelo núcleo do sistema, denominado POLVO CORE, que é tanto responsável pelo controle de acesso ao sistema como pelos direitos dos usuário em cada módulo dentro de cada entidade. Esta gênese permite que o sistema seja utilizado como plataforma para outras aplicações, tendo como diferencial um gerenciamento granular das ações dos usuários em cada nova aplicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Devens Fraga - Coordenador / Daniel Koudi Nakano - Integrante / José Raupp da Rosa Júnior - Integrante / Nilton Gomes de Oliveira Neto - Integrante / Vinicius Mauro Yonamine - Integrante / Fábio dos Santos - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / Júlio da Silva Dias - Integrante / Dayana Pierina Brustolini Spagnuelo - Integrante / Paulo Gustavo Magela de Faria Quinan - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Planejamento em Ciência e Tecnologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
1º lugar - Aluna destaque no 3º ano do 2º grau, Educandário Imaculada Conceição.
2006
Prêmio como ?empreendedora destaque?, Proporcionado pela Junior Achievement.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRAGA, BRUNA DEVENS2017FRAGA, BRUNA DEVENS; ERPEN, JULIO GRAEF ; VARVAKIS, GREGORIO ; SANTOS, NERI DOS . Business Intelligence: métodos e técnicas de gestão do conhecimento e as tendências para avanços do capital intelectual. Navus Revista de Gestão e Tecnologia, v. 7, p. 43-56, 2017.

2.
PASSOS, K. G. F.2016PASSOS, K. G. F. ; PINTRO, S. ; FRAGA, B. D. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. ; VARVAKIS, G. . Inovação em serviços de informação: uma análise bibliométrica da produção científica. Biblios (Lima), v. 63, p. 28-43, 2016.

3.
INOMATA, D. O.2015INOMATA, D. O. ; MANHAES, M. C. ; FRAGA, B. D. ; VARVAKIS, G. . Mapeamento de Conhecimento: Identificação de Palavras através de Coocorrência. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 13, p. 279-297, 2015.

4.
DÁVILA CALLE, G. A.2014 DÁVILA CALLE, G. A. ; FRAGA, B. D. ; DIANA, J. B. ; SPANHOL, F. J. . O Ciclo de Gestão do Conhecimento na Prática: Um Estudo nos Núcleos Empresariais Catarinenses. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 3, p. 43-64, 2014.

5.
FERENHOF, H. A.2013 FERENHOF, H. A. ; FRAGA, B. D. ; SELIG, P. M. . Método Aprender a Crescer: uma nova perspectiva de crescimento para PMEs. Navus Revista de Gestão e Tecnologia, v. 3, p. 59-67, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FRAGA, B. D.; TRZECIAK, D. ; RAMOS, I. . Barreiras e facilitadores em gestão do conhecimento nas organizações: Um olhar para a tecnologia e o capital intelectual. In: Caroline Rodrigues Vaz; Danielly Oliveira Inomata; Mauricio Uriona Maldonado; Paulo Mauricio Selig. (Org.). Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento no Brasil. 2ed.Florianópolis: Editora UFSC, 2016, v. 1, p. 121-143.

2.
FRAGA, B. D.; NASCIMENTO, E. R. ; SELIG, P. M. ; PACHECO, R. C. S. . Mesorregião Grande Florianópolis: resultados do encontro regional da VCECTI.. In: Roberto C. S. Pacheco; Paulo Mauricio Selig; Cesar Zucco. (Org.). V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina: metodologia e resultados para o plano estadual de CTI. 1ed.Florianópolis: Editora Instituto Stela, 2016, v. 1, p. 32-53.

3.
FRAGA, B. D.; NASCIMENTO, E. R. ; SELIG, P. M. ; PACHECO, R. C. S. . Mesorregião Norte: resultados do encontro regional da VCECTI.. In: Roberto C. S. Pacheco; Paulo Mauricio Selig; Cesar Zucco. (Org.). V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina: metodologia e resultados para o plano estadual de CTI. 1ed.Florianópolis: Editora Instituto Stela, 2016, v. 1, p. 101-125.

4.
VIDOTTO, J. F. ; FRAGA, B. D. ; BASTOS, R. C. . Capital Humano e Memória Organizacional: Os Estudos da Literatura Contemporânea. In: Caroline Vaz; Danielly Oliveira Inomata; Mauricio Uriona Maldonado; Paulo Mauricio Selig. (Org.). Capital Intelectual: teoria e prática. 1ed.Florianópolis: Editora EGC, 2014, v. 1, p. 71-88.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRAGA, B. D.; VARVAKIS, G. ; SELL, D. . Framework for analyzing critical knowledge related to the potential of organizational resilience. In: 14th IFKAD, 2018, Netherlands. Proceedings IFKAD 2018. Netherlands, 2018. v. 1.

2.
FRAGA, B. D.; VARVAKIS, G. ; SELL, D. . Relationships between organizational resilience and risks related to knowledge: an integrating review. In: VIII International Congressof Knowledge and Innovation (ciKi), 2018, Guadalajara. Proceedings of the VIII International Congressof Knowledge and Innovation (ciKi). Florianópolis: EGC/UFSC, 2018. v. 1.

3.
CAUMO, R. B. ; FRAGA, B. D. ; PACHECO, R. C. S. ; SELL, D. . A web como fonte na construção de sistemas de conhecimento. In: VIII Congress of Knowledge and Innovation (Ciki), 2018, Guadalajara. Proceedings of VIII Congress of Knowledge and Innovation (Ciki). Florianópolis: EGC-UFSC, 2018. v. 1.

4.
FRAGA, B. D.; CASAGRANDE, C. B. ; VARVAKIS, G. ; SELL, D. . An integrative review of organizational resilience components. In: 12th International Forum on Knowledge Asset Dynamics, 2017, Pettersburg. Proceedings 12th International Forum on Knowledge Asset Dynamics. Pettersburg: Arts for Business Ltd, 2017. v. 1. p. 1815-1828.

5.
FRAGA, B. D.; TRZECIAK, D. S. ; VARVAKIS, G. . Identificação de eixos de conhecimento crítico: estudo de caso em um programa de pós-graduação. In: VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). Florianópolis: EGC/UFSC, 2017. v. 1.

6.
FRAGA, B. D.; VIDOTTO, J. F. ; STEIL, Andrea Valeria ; SANTOS, J. L. S. . Relações téoricas e empíricas do capital humano com a aprendizagem e a memória organizacional: uma revisão de literatura. In: Congreso Internacional de Conocimiento e Innovación, 2016, Bogotá. Actas del VI Congreso Internacional de Conocimiento e Innovación (ciKi). Florianópolis: Editora EGC, 2016. v. 1.

7.
FRAGA, B. D.; ERPEN, J. G. ; VARVAKIS, G. ; SANTOS, N. . Business Inteligence: Métodos e Técnicas de Gestão do Conhecimento e as Tendências para Avanços do Capital Intelectual. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2015, Joinville. V Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. Florianópolis: UFSC, 2015. v. 1.

8.
GONTIJO, F. E. K. ; GESSNER, E. ; FRAGA, B. D. ; ARDIGO, J.D. . A Função do Gestor de Organização, Sistemas e Métodos na modelagem de Processos para Tecnologias da Informação e Comunicação. In: XXXV Encontro Nacnional de Engenharia de Produção, 2015, Fortaleza. Anais do XXXV Encontro Nacnional de Engenharia de Produção, 2015.

9.
FRAGA, B. D.; DIANA, J. B. ; SPANHOL, F. J. ; SELIG, P. M. . Capital intelectual e Polo de educação a distância: um estudo bibliométrico. In: KM BRASIL 2014 - Knowledge Management Brasil 2014 - 12º. Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, 2014, Florianópolis. Capital intelectual e Polo de educação a distância: um estudo bibliométrico, 2014.

10.
MANHAES, M. ; INOMATA, D. ; FRAGA, B. D. ; VARVAKIS, G. . Mapeamento De Conhecimento na Literatura Científica: Identificação de Palavras através de Coocorrência. In: XV ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014, Belo Horizonte. Anais do XV ENANCIB. Belo Horizonte: ECI - UFMG, 2014. p. 2843-2863.

11.
FRAGA, B. D.; DIANA, J. B. ; LASSO, A.N. ; SELIG, P. M. . Un estudio bibliométrico sobre Capital intelectual y polo de educación a distancia. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2014, Loja, Equador. Anais do IV Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2014. v. IV.

12.
ROSSATO, J. ; OSINSKI, M. ; FRAGA, B. D. ; VARVAKIS, G. . Mapeamento da Literatura Científica Brasileira sobre Compartilhamento do Conhecimento Organizacional entre 2007 e 2012. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2014, Loja, Equador. Anais do IV Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2014. v. IV.

13.
FRAGA, B. D.; FERENHOF, H. A. ; SELIG, P. M. . K?SHM: Um framework para Gestão de Stakeholders. In: II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (II SINGEP), 2013, São Paulo. K?SHM: Um framework para Gestão de Stakeholders, 2013.

14.
FERENHOF, H. A. ; FRAGA, B. D. ; SELIG, P. M. . Método Aprender a Crescer: uma nova perspectiva de crescimento para PMEs. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2013, Porto Alegre. ANAIS DO 3O. CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO (ciKi), 2013. v. 3.

15.
DAVILA, G. ; FRAGA, B. D. ; DIANA, J. B. ; SPANHOL, F. J. . O ciclo de gestão do conhecimento na prática: um estudo nos núcleos empresariais catarinenses. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2013, Porto Alegre. ANAIS DO 3O. CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO (ciKi), 2013. v. 3. p. 1088-1106.

Apresentações de Trabalho
1.
VARVAKIS, G. ; MANHAES, M. ; FRAGA, B. D. . Curso Diagnóstico de Maturidade em gestão do Conhecimento e Identificação de Eixos Críticos de Conhecimentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DAVILA, G. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . Diagnóstico de Maturidade em Gestão do Conhecimento ? Áreas de Gestão e Mercado. 2014.

2.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DAVILA, G. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . Diagnóstico de Maturidade em Gestão do Conhecimento ? IEL. 2014.

3.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DÁVILA CALLE, G. A. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . Diagnóstico de Maturidade em Gestão do Conhecimento ? SESI. 2014.

4.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DÁVILA CALLE, G. A. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . Glossário de Práticas de Gestão do Conhecimento. 2014.

5.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DÁVILA CALLE, G. A. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . Metodologia de Mapeamento dos Conhecimentos Críticos na DIRET-SESI/SENAI/IEL. 2014.

6.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DÁVILA CALLE, G. A. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . RELATÓRIO GLOBAL ? FASE 1 e 2: Diagnóstico de Maturidade em Gestão do Conhecimento na DIRET ? SESI/SENAI/IEL. 2014.

7.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DÁVILA CALLE, G. A. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . Diagnóstico de Maturidade em Gestão do Conhecimento ? SENAI. 2014.

8.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DÁVILA CALLE, G. A. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . Glossário de Gestão do Conhecimento. 2013.

9.
VARVAKIS, G. ; ROSSATO, J. ; MANHAES, M. ; DÁVILA CALLE, G. A. ; FRAGA, B. D. ; INOMATA, D. ; SELIG, P. M. . Metodologia para a análise situacional da maturidade em Gestão do Conhecimento ? GC na DIRET-SESI/SENAI/IEL. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
VARVAKIS, G. ; MANHAES, M. ; FRAGA, B. D. . Curso Diagnóstico de Maturidade em gestão do Conhecimento e Identificação de Eixos Críticos de Conhecimentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRAGA, B. D.; DAVILA CALLE, G.A.. Participação em banca de Rita de Cássia Barcellos. Diagnóstico da Gestão das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino Blumenau - SC. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FRAGA, B. D.. Coordenadora de Sessão de Apresentação de Artigos Acadêmicos - V CIKI. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Primeiro Curso Latinoamericano de Formação de Consultores da Metodologia Aprender a Crescer. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SELIG, P. M. ; MARQUES, M. A. J. ; GIUGLIANI, E. ; NASCIMENTO, E. R. ; FRAGA, B. D. ; TRZECIAK, D. S. ; POTRICH, L. N. ; TONIAL, G. ; ALVES, V. C. . VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. 2017. (Congresso).

2.
PACHECO, R. C. S. ; SELIG, P. M. ; BIZ, A. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. ; FRAGA, B. D. ; TRZECIAK, D. S. ; NASCIMENTO, E. R. ; POTRICH, L. N. ; ALVES, V. C. ; SCHNEIDER, V. . Devolutiva e Evolutiva da V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2017. (Outro).

3.
SELIG, P. M. ; GIUGLIANI, E. ; FRAGA, B. D. ; NASCIMENTO, E. R. ; TRZECIAK, D. S. . VI Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. 2016. (Congresso).

4.
FRAGA, B. D.; SELIG, P. M. . V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. 2015. (Congresso).

5.
PACHECO, R. C. S. ; SELIG, P. M. ; FRAGA, B. D. ; NASCIMENTO, E. R. . V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - Região Norte. 2015. (Outro).

6.
PACHECO, R. C. S. ; SELIG, P. M. ; FRAGA, B. D. ; NASCIMENTO, E. R. ; TRZECIAK, D. S. . V Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação - Região da Grande Florianópolis. 2015. (Outro).

7.
PACHECO, R. C. S. ; SELIG, P. M. ; FRAGA, B. D. ; NASCIMENTO, E. R. ; TRZECIAK, D. S. . V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - Joinville. 2015. (Outro).

8.
FRAGA, BRUNA DEVENS. Coordenadora de sessão de apresentação de artigos acadêmicos do V Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. 2015. (Congresso).

9.
FRAGA, B. D.; TRZECIAK, D. S. . Seminário: A PME dinâmica - Competir em Tempos Turbulentos. 2015. (Outro).

10.
SELIG, P. M. ; VAZ, C.R. ; ZARELLI, P. R. ; INOMATA, D. ; OSINSKI, M. ; FRAGA, B. D. . IV Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. 2014. (Congresso).

11.
FRAGA, BRUNA DEVENS; NUNES, C. S. ; DIANA, J. B. ; MARQUES, T. L. S. . VI Painel Científico do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. 2014. (Outro).

12.
SELIG, P. M. ; FERENHOF, H. A. ; FRAGA, B. D. . III Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Stephanie Yabe Saga. Caracterização dos fatores de mensuração do potencial de resiliência organizacional. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruna Devens Fraga.

2.
Caio Domingues Lopes. O papel da tecnologia na informação e comunicação no compartilhamento de conhecimento. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruna Devens Fraga.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SELIG, P. M. ; FERENHOF, H. A. ; FRAGA, B. D. . III Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 5:09:57